cartilha papel do vereador

9
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal Papel do Vereador Priscila Lapa Valério Leite

Upload: julio-cesar-sobrinho-santos

Post on 02-Aug-2015

30 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartilha Papel Do Vereador

* Atribuições

* Como Funciona a Câmara Municipal

Papel do Vereador

Priscila Lapa

Valério Leite

Page 2: Cartilha Papel Do Vereador

APRESENTAÇÃO

João Batista Rodrigues Presidente - UVP

A União dos Vereadores de Pernambuco, comprome-tida com o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, evisando contribuir para o bom funcionamento das Câmaras,publica esta cartilha elaborada por Priscila Lapa e ValérioLeite, assesores desta entidade, que de forma concisa e lin-guagem acessível, enfoca o trabalho do Vereador na socie-dade.

A maior participação dos cidadãos na administraçãopública passa, necessariamente, por um maior conhecimen-to sobre o funcionamento dos órgãos e o papel de cada agentepolítico.

Como entidade representativa do Legislativo Munici-pal, a UVP dá a sua contribuição nesse processo, auxiliandoos Vereadores no exercício do seu mandato e colaborandopara difundir a importância desses representantes do povona construção da cidadania.

Este caderno é uma publicação daUnião dos Vereadores de Pernambuco, entidaderepresentativa de Câmaras e Vereadores de PE

Autorizada sua reprodução, desde que citada a fonte.

Presidente da UVP:João Batista Rodrigues

Textos:Priscila Lapa e Valério Leite

Projeto Gráfico: Fernando Azevedo

Ilustrações:Ral

Revisão:Luciene Morais

Cartilha Papel do Vereador: Atribuições; Como funciona a CâmaraMunicipal / Priscila Maria Lapa; Valério Ático - 1 ed. - Recife: União dosVereadores de Pernambuco (UVP), 2005.

ISBN 85-98427-02-0

Administração Pública - Legislação. I. Ático Leite, Valério. II. MariaLapa, Priscila.

Page 3: Cartilha Papel Do Vereador

1 2

1- O VEREADOR:

2- A CÂMARA MUNICIPAL:

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL:Todo país tem uma Constituição, que é o con-

junto de leis que estabelecem os direitos e osdeveres dos cidadãos. A atual Constituição bra-sileira está em vigor desde 1988.

3- FUNÇÕES DA CÂMARA:

A Câmara dos Vereadores exerce importantesfunções para a sociedade. São elas:

FUNÇÃO LEGISLATIVA:

Também chamada de Câmara de Vereadores, aCâmara Municipal é a sede do Poder Legislativo.

A divisão de Poderes (Executivo, Legislativo eJudiciário) é feita pela Constituição Federal.

Além do Poder Legislativo, também existe no muni-cípio o Poder Executivo, que é exercido pelo Prefeitoe pelos Secretários.

O Vereador é o político que acompanha o dia-a-diadas comunidades e, por isso, conhece de perto suasnecessidades.

Os Vereadores existem para representar oscidadãos dos seus municípios. Cada Vereador érepresentante de uma parcela da população.

Eles têm o poder de fazer as leis que atendam aosinteresses da comunidade.

A Constituição também garante a independên-cia do Poder Legislativo Municipal.

Isso significa que nenhuma autoridade, de qual-quer órgão ou Poder, pode interferir nos trabalhosda Câmara Municipal.

A Câmara, no exercício de sua função legislativa,participa da elaboração de leis de interesse domunicípio.

A função legislativa é a que mais se destaca entreas funções da Câmara.Por meio das leis, os cidadãostêm seus direitos assegurados.

Além disso, as leis também são importantes para aharmonia entre os Poderes, orientam a vida daspessoas e dirigem a administração pública.

Sabemos, por exemplo, que um Prefeito só podefazer o que estiver permitido pelas leis, ou seja, ele nãopode fazer nada que a lei não autorize. Por isso asnormas municipais são tão importantes para ofuncionamento da cidade.

Cabe também aos Vereadores dar posse aoPrefeito e ao Vice-Prefeito.

Page 4: Cartilha Papel Do Vereador

3 4

FUNÇÃO FISCALIZADORA:

Através da função fiscalizadora, é possível ter umcontrole de como o Prefeito e os Secretários estãoadministrando o município, utilizando os recursospúblicos. A Câmara cumpre esta importante função como auxílio do Tribunal de Contas.

Cabe aos Vereadores acompanhar todas as açõesdo Executivo: realização de obras, compra de materiale de equipamentos, contratação de funcionários,prestação de serviços, fornecimento da merendaescolar, etc.

Os Vereadores podem solicitar que o Prefeito ouqualquer Secretário municipal compareça à Câmarapara dar explicações sobre os seus atos.

Caso queira apurar alguma irregularidade, a Câmarapode formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI).

Anualmente, o Prefeito deve remeter as contasdo município para os Vereadores apreciarem eapós o parecer do Tribunal de Contas, voltam paraa Câmara para serem votadas.

Essa prestação de contas deve conter todos osgastos realizados (pagamento de servidores, com-pra de materiais e equipamentos, manutenção deescolas e hospitais, obras realizadas, etc) e tam-bém todo o dinheiro arrecadado durante o ano.

Os Vereadores devem observar atentamentecomo estão sendo aplicados os recursos públicos.

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA:

A Câmara também exerce uma função administrativa,organizando seus serviços, como a composição daMesa Diretora, a organização e o funcionamento dasComissões.

FUNÇÃO DE ASSESSORAMENTO:

Os Vereadores também podem auxiliar o Poder Exe-cutivo a administrar o município, fazendo indicações deações a serem tomadas em favor da população.

Através de indicações, os Vereadores podem suge-rir a construção de escolas, a abertura de estradas, lim-peza pública, assistência à saúde, entre outros.

PRESTAÇÃO DE CONTAS:

FUNÇÃO JUDICIÁRIA:

A Câmara exerce uma função judiciária, porque cabea ela processar e julgar o Prefeito quando ele cometeralguma irregularidade. E julga os próprios Vereadoresque também cometam irregularidades.

Todos os anos, os Vereadores julgam as contas daPrefeitura, decidindo se o Prefeito teve uma atuaçãoREGULAR ou IRREGULAR na aplicação dos recursospúblicos.

Page 5: Cartilha Papel Do Vereador

5 6

LEGISLATURA:

Legislatura é todo o período do mandato, que dura4 anos. Inicia-se no dia 1º de janeiro do ano seguinteao da eleição municipal.

SESSÃO LEGISLATIVA:

Sessão Legislativa é o período de um ano.

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO:

4- FUNCIONAMENTO DA CÂMARA:

Toda Câmara Municipal tem que ter uma sede. É nelaonde se reúnem os Vereadores para a discussão evotação dos projetos.

COMPOSIÇÃO:

O número de Vereadores que compõem a CâmaraMunicipal varia de acordo com o tamanho da populaçãodo município. Esse critério é chamado dePROPORCIONALIDADE.

A Lei Orgânica do Município é o conjunto de nor-mas que regem o município. Na Lei Orgânica es-tão definidas as atribuições dos Poderes e dosórgãos, bem como os deveres e os direitos doscidadãos. A Lei Orgânica funciona como a “Constituição”do município.

REGIMENTO INTERNO:

O regimento interno disciplina todas as atividades daCâmara. É um documento muito importante para o seufuncionamento, porque define as articulações dosórgãos da Câmara, a tramitação dos projetos de lei etodas as questões administrativas. Ele é elaborado pelo conjunto dos Vereadores e, parater validade, precisa ser aprovado pelo Plenário. O regimento interno da Câmara deve estar de acordocom a Lei Orgânica do Município.

A Câmara Municipal funciona com os seguintes órgãos:

Mesa: Dirige a CasaPlenário: Reúne todos os Vereadores para votar asleis e tomar as decisões importantesBancadas:Reúnem os membros dos diversos partidosLíderes: São os representantes das bancadas

Há ainda a Secretaria da Câmara, que cuida da parteadministrativa e das finanças.

5- ÓRGÃOS:

SEDE:

Page 6: Cartilha Papel Do Vereador

7 8

MESA DIRETORA:

A Mesa Diretora, eleita pelos Vereadores, tem a res-ponsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos eadministrar a Câmara.É composta geralmente pelo Presidente, Vice-Presi-dente, 1º e 2º Secretários.

O Regimento Interno da Câmara é que define a formacomo os membros são eleitos (se a votação é abertaou secreta), a duração do mandato e a possibilidadede reeleição.

PLENÁRIO:

BANCADAS:

Os Vereadores organizam-se em bancadas, quereúnem os partidos com representação na Câmara. Os partidos formam bancadas para articular açõese votar conjuntamente matérias de seu interesse. Assim,em todas as Câmaras existem a bancada do governoe a bancada da oposição.

LÍDERES:

Cada bancada tem um líder que a representa. O líder,escolhido entre os partidos que compõem a bancada,fala em nome de todos os que representa.

O Plenário é composto por todos os Vereadores. Éno plenário que os Vereadores debatem as matérias eos projetos de lei que tramitam na Câmara. Também éno plenário que os Vereadores autorizam osempréstimos, convênios e julgam as contas doPrefeito.Por isso, pode-se dizer que o Plenário é oórgão decisório da Câmara.

As Comissões têm como objetivo discutir e elaborarpareceres sobre os projetos em tramitação.

Elas podem ser permanentes ou temporárias.

As Comissões Permanentes fazem parte daprópria estrutura da Câmara.

São elas: Comissão de Constituição e Justiça,Comissão de Finanças, Comissão de Saúde,Comissão de Educação, Comissão deDesenvolvimento Econômico, etc.

As Comissões Temporárias são criadas com a fi-nalidade de tratar de um assunto específico, com pra-zo para terminar.

COMISSÕES:

Elas podem ser de dois tipos:

Comissões Especiais: são formadas para analisarum determinado assunto, que pela sua importância eurgência precisa ser tratado separadamente. Elastambém têm um prazo para concluir seus trabalhos.

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI): criadacom o objetivo de apurar um determinado fato, ou seja,cumpre uma função investigativa. Assim, como asComissões Especiais, as CPIs têm um prazo certo paraconclusão do seu trabalho.

Page 7: Cartilha Papel Do Vereador

9 10

6- SESSÕES:

A Câmara realiza periodicamente reuniões para avotação das matérias. Essas reuniões são chamadasde sessões plenárias. Elas podem ser:

- Ordinárias: realizadas nos dias e horas marcadaspelo Regimento Interno- Extraordinárias: realizadas fora do horário marcadopara as sessões ordinárias.- Especiais: realizadas para homenagens ecomemorações.- Audiências Públicas: realizadas com a participaçãodireta da população.

Quórum é o número de Vereadores necessário paraque uma sessão e uma votação aconteçam. Essenúmero varia de acordo com o tipo da sessão e amatéria que vai ser votada.

a) Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município:

O Vereador pode criar uma proposta para alterar aLei Orgânica do Município, mas essa proposta tem umatramitação diferenciada na Câmara: é votada em doisturnos e aprovada por 2/3 dos Vereadores da Casa.

b) Projetos de lei:

Projeto de lei é a proposição que tem por finalidaderegular as matérias no município e que precisa sersancionada pelo Prefeito. Os Vereadores podemapresentar projetos de Leis Complementares,projetos de Leis Ordinárias e projetos de LeisDelegadas. Vale ressaltar que quem apresenta umprojeto de lei é dono da iniciativa, porém, quando a leié aprovada, passa a ser uma lei da Câmara.

c) Projetos de resolução:

As resoluções são atos que têm efeito apenas nointerior da Câmara e não necessitam da sanção doPrefeito para sua promulgação.

Os Projetos de Resolução tratam de temas como acriação de Comissões Especiais, elaboração doRegimento Interno, destituição da Mesa ou de qualquerde seus membros, concessão de licença aVereadores, etc.

d) Projetos de decreto legislativo:

São normas que só podem ser definidas pela Câ-mara de Vereadores e provocam efeitos externos. Paraentrar em vigor não tem que passar pela sanção doPrefeito.

Exemplos desse tipo de matéria são a concessãode títulos honoríficos e a aprovação ou rejeição dascontas do Município.

e) Emendas a projetos de lei, de resolução ou dedecreto legislativo:

Emendas são proposições apresentadas pelo Ve-reador, quando ele deseja alterar a forma ouconteúdo da proposição principal: projetos de lei, deresolução ou de decreto legislativo.

8- PROPOSIÇÕES QUE OS VEREADORES PODEM APRESENTAR NA CÂMARA:

7- QUÓRUM:

Page 8: Cartilha Papel Do Vereador

11

f) Indicação ao Executivo ou aos Vereadores:

Indicação é uma espécie de sugestão por escritoapresentada pelo Vereador. Através da indicação, oVereador pode sugerir medidas de interesse públicoaos Poderes competentes ou também para sugerir amanifestação de uma ou mais comissões sobredeterminado assunto, visando à elaboração de projetosobre matéria de iniciativa da Câmara.

g) Moções:

Moção é a proposição em que é sugerida a mani-festação, apelo, congratulação ou protesto da Câmarasobre determinado assunto.

h) Requerimentos:

O requerimento é um instrumento muito comum nostrabalhos legislativos.

Através dele, o Vereador pode solicitar providênci-as administrativas e relativas ao Regimento Interno, bemcomo obter informações da Mesa Diretora da Câma-ra, do Prefeito ou de qualquer outra autoridade do Exe-cutivo Municipal.

i) Parecer:

O parecer é o pronunciamento da Comissão ou daAssessoria Técnico-Legislativa sobre matéria sujeitaao seu estudo. Normalmente, é oferecido por escritopelo Relator da matéria.

j) Recurso:

Recurso é a proposição destinada a alterar decisõestomadas por órgãos da Casa - Presidência da Câma-ra, Presidências das Comissões, Mesa Diretora e Co-missões.

Page 9: Cartilha Papel Do Vereador

Rua Altinho,19 - Madalena - Recife / PE - BrasilCEP: 50.610-140 Fone: 3228.6465

e-mail: [email protected] - www.uvp.com.br