cartilha mÍdias sociais nas eleiÇÕes 2016de... · de amparar as campanhas digitais da rede ......

39
CARTILHA MÍDIAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES 2016 TECNOLOGIAS E PRáTICAS INOVADORAS

Upload: vandien

Post on 07-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CARTILHA

MÍDIAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES 2016TECNOLOgIAS E práTICAS INOvADOrAS

Com o início da era da comunicação, onde tudo se transporta para a internet, os atores políticos viram a necessidade de ocupar as mídias sociais e agir de acordo com a evolução do ciberespaço. O mundo digital permite que o (a) candidato (a) possa alcançar e interagir com o eleitorado em qualquer lugar e a qualquer momento.

Esta cartilha foi organizada com o objetivo de amparar as campanhas digitais da REDE Sustentabilidade nas eleições municipais de 2016. Trata-se de uma coletânea de dicas e estruturas de pensamento capazes de estimular a inteligência coletiva, a co-criação na política, a perspectiva de uma cultura de paz, o consenso progressivo, a democratização da democracia e a sustentabilidade por inteiro.

AprESENTAÇãO

São plataformas projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento de conteúdo e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

MÍDIAS SOCIAIS

Mídias Sociais são canais de relacionamento com diferentes possibilidades de interação e participação entre os usuários. Uma via de mão dupla que permite que o usuário também produza.

MÍDIAS SOCIAIS

redes Sociais são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais das redes sociais é a sua abertura, que possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Um dos princípios das redes sociais, por ser uma ligação social, é a conexão fundamental entre as pessoas, que se dá por meio da identidade.

A ideia da mídia social é criar um canal de comunicação rápido, fácil e de baixo custo operacional para que as pessoas possam dialogar e transmitir ideias.

MÍDIAS SOCIAIS pArA quê?

Mídias Sociais para comunicar-se e relacionar-se:

pense em interação que reforce a construção colaborativa, a participação, a troca de informações e opiniões entre as pessoas.

Crie engajamento para espalhar suas ideias.

Para que a campanha se desenvolva com segurança e você alcance os resultados esperados, antes, é preciso planejar. Depois, estabelecer metodologia de manutenção e monitoramento de todas as ações nas redes sociais.

É essencial: • Definir a linha editorial e linguagem a serem

adotadas na campanha e na comunicação com os eleitores.

• planejar ações digitais que viabilizem interações com os seguidores.

• Criar uma identidade visual para os perfis nas redes sociais.

• Gerar conteúdo criativo e inovador.

1º pASSO: ATIvAÇãO DA CAMpANhA DIgITAL

E mais:• Planejar e realizar ações de relacionamento com

blogueiros, imprensa, ativistas e formadores de opinião.

• Monitorar as menções ao candidato nas redes sociais.

• Analisar os resultados periodicamente.

ENTENDA OS bENEfÍCIOS DA ATIvAÇãO

Na medida em que organizamos nossa atuação nas redes sociais, criamos condições favoráveis para:

• Construção de uma presença on-line relevante para o eleitor.

• Criação de um novo ponto de contato e relacionamento com os eleitores.

• Possibilidade de influenciar debates e causas.• Consolidação do posicionamento do candidato e

suas bandeiras.• Oportunidade de conhecer as opiniões dos eleitores

e aperfeiçoar as ações.• fidelização do público-alvo.

2º pASSO: TEr uM pLANO ESTrATégICO

É necessário desenvolver um plano para atender às demandas da sua audiência. Assim, a estrutura do planejamento em Mídias Sociais é tão importante quanto a campanha em si.

Porque?• Aumenta o impacto de mídia.• Possibilita a geração de buzz (ideia que se espalha).• Estreita o relacionamento e gera identificação do

eleitor com o candidato.• Contribui para a experiência da interatividade • Aumenta o nível de reputação.• reduz os riscos da difusão de conteúdos negativos• Aumenta as intenções de voto.

3º pASSO: rEALIzE SEu pLANO ESTrATégICO

• Estruture os canais nas redes sociais que você quer usar.

• Defina a linguagem com o seu público.• Estruture pelo menos 10 ações digitais.• Desenvolva conteúdos criativos e relevantes para o

eleitor.• Finque suas bandeiras.

A palavra inglesa tweet significa “pio de passarinhos”, simbolizando os vários “pios” (pequenas mensagens) que se

acumulam na timeline do Twitter.

TWITTEr

4º pASSO: uTILIzE O TWITTEr

O Twitter será um veículo importantíssimo para promover a importância do voto consciente nas eleições municipais em 2016.

Deve ser usado como um hub (concentrador) de notícias e um direcionador de tráfego para outros canais que possam promover a sua campanha.

Ferramenta bastante funcional nos questionamentos aos opositores e informes da agenda de compromissos do candidato.

5º pASSO: NãO bASTA CrIAr A CONTA NO TWITTEr

É preciso integrar a ferramenta às outras ações digitais, criando conteúdos relevantes, postando ao tempo e frequência certos, agindo de forma inteligente nos casos de crise.

O conteúdo deve ser informativo e participativo. Não precisa ser exclusivamente auto promocional. Preste esclarecimentos em questões controversas, explicite suas ações, bandeiras e posicionamentos partidários em relação a questões nacionais e mundiais.

6º pASSO: AprIMOrE O uSO DO TWITTEr

Lembre-se:

• Você tem apenas 140 caracteres para comunicar-se, seja direto.

• Faça ao menos três twitees por dia. Mantenha o seu canal ativo.

• Imagens falam: procure utilizar fotos em seus posts diários.

• Acrescente links em suas postagens sempre que possível. Leve o eleitor para o site da campanha e ou compartilhe assuntos inovadores que você tenha acesso.

• Utilize um redutor de link para suas postagens. O migre.me é bem confiável.

• Pense em um roteiro de posts temáticos que agreguem conhecimento. Evite martelar o mesmo conteúdo na cabeça do seu eleitor. Mostre que a diversidade é um diferencial seu.

• Utilize capas temáticas da campanha para enfeitar seu perfil, elas causam impacto positivo.

• Prepare uma foto sóbria para o avatar do seu perfil.

7º pASSO: SIgA NO TWITTEr fIgurAS púbLICAS quE vOCê ADMIrA

Em 2016 o Facebook alcançou mais de 2 bilhões de usuários ativos, sendo 89 milhões só no Brasil. Além disso, em 2013 o termo ‘eleição’

foi o segundo mais mencionado no Facebook em todo mundo.

fACEbOOK

8º pASSO: CrIE uMA fANpAgE NO fACEbOOK

É peça chave em qualquer campanha eleitoral e oferece ótimas oportunidades de relacionamento com o eleitor. Tenha em mente que o bom uso da ferramenta representa a possibilidade do voto:

• Apareça, tenha presença.• Aposte nos bons modos.• Evite desgastes e descrédito. • Tenha cuidado para não ser chamado de chato

pelos eleitores.

9º pASSO: ENTENDA A DIfErENÇA ENTrE pErfIL E Fanpage

As diferenças clássicas:

O perfil pessoal limita-se a 5000 adicionados, o que, embora seja bastante importante como capital político, se torna muito pouco em contingente de votos se o porte da cidade for maior que 100.000 habitantes. Lembre-se que no seu perfil há muitos amigos que não são necessariamente seus eleitos.

Na fanpage não há limite de seguidores. As ideias podem ser compartilhados na fanpage atingindo um bom contingente de potenciais eleitores.

10º pASSO: ExErCITE bOAS práTICAS NO fACEbOOK

1. use uma página do facebook (Fanpage) e não o seu perfil (pessoal)Uma campanha eleitoral deve ser devidamente configurada no Facebook como página, pois somente através da página o candidato terá informações demográficas e por interesses de seus fãs, poderá ter um número ilimitado de curtidores e outras configurações que um perfil não permite. 

2. planeje a presença do candidato no facebookDefina o seu público-alvo, estude as páginas de oponentes e veja quais suas estratégias, defina uma linguagem para usar, verifique quais recursos serão necessários para administrar a página, quem serão os administradores e crie um calendário de conteúdo semanal. 

10º pASSO: ExErCITE bOAS práTICAS NO fACEbOOK

3. produza conteúdo interessante ao seu eleitor (fã)Uma campanha de Facebook de sucesso geralmente é alicerçada em bons conteúdos. O engajamento em sua fanpage depende da relevância das informações que você produz e ou reproduz para o seu público.

4. Saiba gerenciar crises Durante a campanha é muito comum alguns assuntos saírem do controle, por isso é essencial definir procedimentos para diversas situações que possam aparecer.

10º pASSO: ExErCITE bOAS práTICAS NO fACEbOOK

5. Interaja com simpatia e paciência Responda a todas as solicitações em sua página, não deixe nenhuma sem resposta. Seja humilde e simpático para dar uma resposta, mesmo que seja uma crítica.

6. Construa laços emocionaisSeja leve nas conversas, aproveite a oportunidade para se posicionar como alguém que estará sempre próximo do eleitor. 

7. utilize fotos e vídeos em suas postagensO uso de diversos tipos de formatos torna o conteúdo mais acessível a todos os públicos e atraem os eleitores para a interação com o candidato.

8. Seja autênticoOs eleitores percebem quando é montado um personagem, por isso, é fundamental que o candidato seja fiel a seus princípios e causas que apoia.

9. Mostre os bastidores da campanhaEsse processo é fundamental para que o eleitor construa uma relação com o candidato.

10º pASSO: ExErCITE bOAS práTICAS NO fACEbOOK

10. utilize os botões de interaçãoConvide pessoas para curtir sua página. Peça aos amigos mais próximos que doem posts em suas redes. Utilize o check in com frequência para dizer aos seus seguidores onde você está. Faça postagens utilizando emoticons, comentários com figurinhas, edite o “como você está se sentindo” e outros símbolos para reforçar seus posicionamentos.

Clique na opção de atualizar status do Facebook. Nessa parte, é possível saber se o recurso de transmissão ao vivo está liberado. Procure por um ícone com uma pessoa emitindo sinais. Se tiver, toque nele.

11º pASSO: vá DE fACEbOOK Live!

Na tela de transmissão, vá até a parte superior no canto direito. Você pode selecionar qual câmera usar (frontal ou traseira). A imagem transmitida aparece no fundo da tela. Em “Descreva seu vídeo”, coloque um título que será exibido quando a transmissão for iniciada. Depois disso, basta tocar em “Transmitir ao vivo” para começar.

Em seguida, faça a transmissão. O vídeo aparecerá para os amigos, e bastará  tocar no botão de reproduzir para assistirem ao streaming ao vivo.

Quando quiser terminar a transmissão, aperte o botão de “encerrar transmissão” e você receberá um alerta com um resumo do tempo e das interações durante o streaming. Além disso, há a opção de salvar o vídeo no rolo da câmera do celular.

11º pASSO: vá DE fACEbOOK Live!

Vale lembrar que o vídeo fica na timeline, mesmo após o fim da transmissão. Tenha cuidado com suas falas, pois a ferramenta não permite edições.

12º pASSO: CurTA Fanpages DE CAuSAS quE vOCê ACrEDITA

Ao longo da vida do YouTube vários os tipos de vídeos mobilizaram os utilizadores: Quedas, vídeos de músicas e humor atingiram estatutos virais.

Agora há uma nova ‘sensação’ na plataforma de vídeo da Google: vídeos políticos.

YOuTubE

O YouTube é a oportunidade de estender o “tempo de televisão”, detalhar cada proposta, informar as intenções aos eleitores e justificar as escolhas, tudo isso de maneira organizada e ampla.

13º pASSO: CrIE uM CANAL NO YOuTubE

Um canal no YouTube direciona as mensagens ao público-alvo, aumentando a probabilidade do voto e as taxas de retorno através dos comentários e compartilhamentos.

Para atingir todo o objetivo de utilizar o YouTube, os vídeos precisam ser relevantes, com propostas e soluções claras, estruturadas e fundamentadas.

Vídeos de pergunta e resposta, por exemplo, são uma potente ferramenta para interação, aproximação e engajamento com o eleitor.

14º pASSO: DESENvOLvA CONTEúDOS CO-CrIATIvOS

A fala deve ser direta e bem articulada. Busque uma linguagem simples e atrativa.

Crie seus próprios vídeos pelo celular.

Existem estratégias, ferramentas e detalhes que otimizam o canal e aumentam o alcance dos vídeos:

1. A postura é a primeiras dela. Seja sóbrio, austero. As desistências acontecem muito rapidamente, é preciso impactar logo na primeira imagem.

15º pASSO: AuMENTE O ALCANCE DOS SEuS vÍDEOS

2. A descrição do vídeo também é importante e deve ser considerada. As frases, assim como a fala, devem ser curtas, de fácil compreensão. É interessante incluir links relevantes e informações que agreguem valor ao conteúdo do vídeo.

3. Incluir tags na descrição do vídeo o torna atraente para os mecanismos de busca, e as palavras-chave devem ser escolhidas com cautela.

15º pASSO: AuMENTE O ALCANCE DOS SEuS vÍDEOS

4. A duração do vídeo não pode ser nem muito longa, nem muito curta. Deve haver tempo hábil para tudo ser dito. Às vezes é mais interessante segmentar as informações em uma série de vídeos, ao invés de produzir um vídeo de dez minutos.

A ideia é conquistar o público e ter o seu trabalho reconhecido, oferecer um conteúdo de qualidade para os internautas, fazendo com que eles se identifiquem com o que está sendo dito e passem a acompanhar o seu trabalho.

Esse profissionalismo no meio é chamado de Youtuber, ou seja, alguém que trabalha de forma profissional e com qualidade na plataforma.

16º pASSO: SEjA uM YOuTubEr

Crie um canal de opinião e/ou escolha suas causas e levante suas bandeiras!

Mantenha uma frequência de produção de vídeos e interaja com o público-alvo.

Avaliar  o alcance das publicações, a interação do público nas postagens e se essas reações foram favoráveis ou não, são pontos que precisam ser levados em conta

para mensurar o impacto da presença do candidato nas redes sociais.

MéTrICAS NAS rEDES SOCIAIS

Dentre os parâmetros a serem analisados, destacamos a quantidade de acessos, compartilhamentos, conversão em cliques, seguidores, comentários e citações em outros meios. As ações devem ser mensuradas em três dimensões:

Alcance: quantos estão nos vendo, qual o grau efetivo e potencial de disseminação dos conteúdo publicados.

17º pASSO: AvALIE O SEu DESEMpENhO

Influência: quem está nos vendo, qual o grau de atenção e mobilização que um determinado perfil pode gerar em outros.

Engajamento: que uso fazem do que está sendo visto, qual o grau de participação e envolvimento em relação ao conteúdo publicado.

No TwitterAvalie o número de seguidores e quais segmentos você alcançou. Verifique a atratividade de seus posts. Compare o número de pessoas que você segue x o número de seus seguidores.

Enumere quantas vezes você foi mencionado no Twitter.

Monitore as taxas de clique. É possível utilizar códigos de rastreamento (tipo bitly) para acompanhar, medir e analisar essas taxas.

17º pASSO: AvALIE O SEu DESEMpENhO

No facebook Por meio de um recurso disponibilizado aos administradores das páginas no Facebook, é possível visualizar inúmeras métricas de audiência como a quantidade de pessoas que visualizaram os posts publicados, quantas pessoas foram atingidas pela publicação, quantos likes e comentários que a publicação recebeu.

No YouTube O YouTube Analytics mostra quais vídeos estão alavancando mais visitas, os comentários e as tendências por trás deles.

Fique atento a Legislação Eleitoral. Leia a íntegra da resolução nº 23.457/2015 - Tribunal Superior Eleitoral

Conheça o Manual de Candidaturas Sustentáveis da rEDE

18º pASSO: O brASIL vAI fAzEr 18!

Para receber o Kit Eleições da rEDE envie um email para [email protected]

Compartilhe conosco suas experiências. Boa sorte!

1. Instagram é uma das redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos mais populares do mundo. O aplicativo – disponível para Andoid, iOS e Windows Phone - é gratuito e fácil de usar. É possível editar as imagens com filtros e molduras. veja como criar uma conta.

OuTrAS rEDES quE vOCê prECISA CONhECEr

2. Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se “autodestruindo“. Saiba mais.

3. Telegram é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança, é super rápido, simples e grátis. Você pode usar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou computadores. Saiba mais.

OuTrAS rEDES quE vOCê prECISA CONhECEr

4. WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Saiba mais.

Estamos torcendo por você e seu município.

ObrIgADA!

Consultoria

Carla [email protected](61) 9 9976-2341(31) 9 9668-0056

As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p.

O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p.

A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial? Lisboa: Instituto Piaget, 1997. 226 p

Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. 212 p.

Revista Nova Escola. “Estamos todos conectados: o filósofo francês diz que a Internet vai nos permitir construir uma Inteligência Coletiva”

rEfErêNCIAS bIbLIOgráfICAS

“A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade”

A Sociedade Informática, Ed. Brasiliense - Adam Schaff

Linguagem e Conhecimento, Ed. Almedina - Adam Schaff

www.portaleducacao.com.br

www.insite.pro.br

www.redesustentabilidade.org.br

www.techtudo.com.br