cartilha a evolução que sua obra precisa explicativaecomodule.com.br/cartilha.pdf · esta...

5
A evolução que sua obra precisa Cartilha Explicativa

Upload: vokhanh

Post on 21-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A e

volu

ção

que s

ua o

bra

pre

cisa

Cartilha Explicativa

- Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos.- Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede.- Melhor estrutura – As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes, criando uma estrutura mais segura.- Economia de até 100% no uso de madeiras para caixarias (pilares, vergas e contra-vergas).- Economia de até 100% da massa de assentamento, pois possuem encaixe perfeito e pode ser assentado usando cola PVA ou acrílica.- Economia de até 50% de ferro.- Ecologicamente corretos, pois não dependem da queima de milhares de árvores em fornos para cozimento.- Durabilidade e resistência maior do que o tijolo comum, chegando a suportar até 6 vezes mais peso.- Fácil acabamento. Não precisa rebocar e pintar, gerando maior economia.- Lindo acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando o uso de apenas um impermeabilizante e rejunte flexível.- Revestimento pode ser feito diretamente sobre o tijolo, usando apenas uma fina camada (2 a 3 mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato.- O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos.- Obra mais limpa, reduzindo drasticamente os entulhos.- Isolamento acústico devido aos dois furos.- Isolamento térmico – No verão, o furo dos tijolos formam câmaras térmicas evitando que o calor que está do lado de fora penetre no interior da residência, deixando a temperatura interna inferior à externa. No frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa.- Proteção de Umidade – Esses furos também propiciam a evaporação do ar, reduzindo e até mesmo evitando a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.- Instalações Hidráulicas – Toda a tubulação é embutida nos furos, dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional.- Instalações Elétricas – assim como nas instalações hidráulicas, também são embutidas nos furos, dispensando mangueiras condutoras e caixas de luz, permitindo que os interruptores e tomadas serem fixados diretamente sobre os tijolos.

- A construção deve ser feita levando-se em conta as dimensões dos tijolos ecológicos. Por esse motivo, é ideal que você avise ao seu projetista/arquiteto/engenheiro sua intenção de uso previamente. Se você precisar, a ECOMODULE conta com uma equipe técnica capaz de dimensionar e adaptar sua planta ao padrão de nossos produtos, minimizando ou eliminando esta desvantagem.- Não é recomendado para locais com umidade densa constante, como poços, muros ou diques de contenção de água, terrenos excessivamente encharcados ou muito próximos a riachos e fontes de água.- Os pavimentos (paver, lajotas) suportam veículos pequenos e médios, não recomendado para locais com movimentação de veículos pesados e cargas concentradas.

Vantagens

Desvantagens

O piso ou a fundação devem ser construídos previamente já com as barras de ferro com 1,70m fundidas. Para isto, se faz necessário o posicionamento da primeira fileira para posicionar com precisão as barras.

Esta primeira fileira deve ser fixada com massa convencional (cimento e areia) de modo a nivelar corretamente a base da parede.

- O primeiro passo é desenvolver a sua planta de acordo com os padrões de tamanho dos tijolos ecológicos. Para isto, a ECOMODULE conta com profissionais capacitados a auxiliá-lo no processo de adaptação de sua obra. Se necessário, podemos trabalhar junto com o engenheiro de sua preferência.

Dimensões: a medida do tijolo ecológico padrão é de 12,5 cm x 25 cm x 7 cm, com um rendimento médio de 56 tijolos por metro quadrado.

Recomenda-se um espaçamento de 1mm entre os tijolos para o assentamento da primeira fileira (pode ser usado espaçador de porcelanato 1mm), sendo que os próximos serão encaixados na fileira anterior, dispensando o uso de espaçador.

Nas demais fileiras, os tijolos são ‘’encaixados’’ e fixados com cola branca (PVA), adesivo acrílico ou selante. O rendimento aproximado é de 200g por metro quadrado de parede.

- Para as colunas, preencher os furos a cada 50cm, evitando bolhas de ar. A proporção recomendada é de:- 2 partes de areia- 1 parte de pó de brita ou pedrisco- 1 parte de cimento.

- Para reforçar os cantos, recomenda-se o uso de grampos para interligar as colunas.

Caso haja a necessidade de estrutura mais reforçada, as colunas podem ser feitas de forma modular conforme as imagens:

Instruções de Uso

- Nas construções de um único pavimento, recomenda-se fazer uma cinta de amarração na base e topo das janelas ou a cada metro de altura da parede usando os tijolos com canaleta e ferro de 1/4" (um quarto de polegada). Não é necessário amarração, já que os encaixes dos tijolos

fazem o processo de reforço da estrutura.

- Com o uso do tijolo ECOMODULE você não precisa mais do método antigo para instalação da rede elétrica e hidráulica, que geralmente é quebra da parede, comprometendo sua estrutura. Os próprios furos dos tijolos ecológicos já formam o espaço ideal para passagem delas.

A distribuição das colunas ao longo da construção faz com que o peso não fique concentrado em pontos fixos da estrutura, aumentando a resistência e confiabilidade da construção.

- Para a instalação de tomadas e interruptores, o processo é super simples, bastando seguir alguns passos básicos. Não é necessário quebrar a parede, aproveitando o furo dos tijolos ECOMODULE.

- Para a rede hidráulica, o processo é parecido, bastando apenas fazer os cortes internos horizontais ou usando os tijolos com canaleta.

- Para construções com mais de um piso, recomenda-se a seguinte estrutura de preenchimento de furos dos tijolos (colunas)

A amarração da laje com as colunas é simples e deve ser feita conforme as instruções abaixo. Note que, indiferente da quantidade de pisos, os furos devem ser mantidos vazados, com uso de cones ou copos descartáveis, para garantir a eficiência térmica e acústica das paredes