cartas de oração dos nossos missionários · deus estÁ conosco! "não tenham medo! deus...

5
Leia e Glorifique a Deus por tudo que Ele está fazendo. Abril/2020 Cartas de Oração dos Nossos Missionários SEMADEM 2020 Missões... Cristo: Resposta para um Mundo em Crise" "

Upload: others

Post on 29-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas perto." Com essas palavras, uma colega de equipe

Leia e Glorifique a Deus por tudo que Ele está fazendo.

Abril/2020

Cartas de Oraçãodos Nossos Missionários

SEMADEM 2020Missões...

Cristo: Resposta para um Mundo em Crise""

Page 2: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas perto." Com essas palavras, uma colega de equipe

Miss. Jairo e VâniaJordânia

Oriente Médio, março de 2020.

Queridos Mantenedores e Intercessores, Graça e paz!

DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas

perto." Com essas palavras, uma colega de equipe compartilhava com refugiados sírios sobre o amor de Deus. Em seguida, outro colega lia, na língua árabe, o texto de Isaías 41.10 e, então, orávamos com eles. Assim fazíamos, ao final da visita, em cada casa que entrávamos. Em oração, pedíamos que Deus continuasse guardando suas vidas, que suprisse as suas necessidades e que alcançasse os seus corações com a Palavra de vida eterna. Contrapondo um ensino preponderante no Islamismo, de que Deus (Alá, no idioma árabe) é distante, eles concordavam com o ensino bíblico: "Sim, Deus está conosco!"

Por meio da leitura bíblica, o Todo-poderoso não estava falando apenas com aquele grupo de refugiados, mas conosco também, ceifeiros da seara santa, aqui no Oriente Médio. Sim, o Senhor está

conosco! Ele está sempre conosco. Em Sua insondável benevolência, o Mestre vem ao nosso encontro até mesmo em nossos momentos de maior necessidade, fragilidade e incredulidade, como fez com os discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24.13-32). O Senhor se move em nossa direção, alcança-nos no decorrer da jornada e caminha conosco. É por isso que temos condições de prosseguir, semear e frutificar. Pois, sem Ele, "nada podemos fazer!" (João 15.5).

Pela graça de Deus, podemos testemunhar que a família vai bem. Recentemente, celebramos o aniversário do David (28/01) e da Vânia (01/02). O aniversário do David foi muito significativo para a nossa família, já que ele completou seu primeiro ano de vida. Quanto ao Mateus, ele continua se desenvolvendo bem e tendo um bom desempenho escolar, inclusive no aprendizado do idioma árabe. Diante de tudo o que tem aprendido ao longo de sua jornada de vida, se o Senhor o vocacionar para o ministério, ele terá amplas possibilidades de ir bem mais longe que os pais. "Os filhos são como flecha nas mãos do arqueiro!" (Salmos 127.4).

Em recente comunicação, pedimos que intercedessem pela escalada da tensão aqui na região, em função do conflito envolvendo os EUA e o Irã. O Senhor ouviu as nossas orações e, a tensão diminuiu bastante. Contudo, pedimos que continuem orando pela paz no Oriente Médio.

Uma etapa muito importante do nosso trabalho teve início. Eu e Vânia começamos a lecionar aulas de inglês no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), mantido por uma das nossas organizações parceiras, a PMI (Povos Muçulmanos Internacional). Ao longo dos nossos primeiros meses aqui, trabalhamos para estruturar o curso, o que nos possibilitou agora dar início às aulas.

Quase todos os nossos alunos são refugiados. A maioria é originária da Somália e do Sudão. O povo Fur é a etnia majoritária entre eles, o que nos faz transbordar de alegria, já que esse é um povo que estamos trabalhando para alcançar desde 2003.

Tanto o povo Fur quanto o povo Somali são povos não alcançados, com uma população de mais de 99% de muçulmanos. Eles representam um grande desafio para a tarefa da Grande Comissão (Mateus 28.19-20). Rogamos que intercedam por eles, a fim de que o Senhor prepare os seus corações, como solo fértil, para receberem a mensagem de salvação.

Ao projetarmos o nosso trabalho, buscamos soluções de longo prazo para os nossos amigos refugiados. Entendemos que a atuação na área da educação é bastante relevante para eles, já que possuem altas taxas de analfabetismo. Na Somália, por exemplo, a taxa de analfabetismo é de 75% da população. Quanto aos Fur, quando iniciamos a nossa caminhada de trabalho com o povo, a língua materna deles sequer era grafada.

Page 3: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas perto." Com essas palavras, uma colega de equipe

Miss. Jairo e VâniaJordânia

O Centro de Desenvolvimento Cultural tem sido um instrumento fundamental para a execução das nossas atividades. Por meio dele, muitas famílias são atendidas semanalmente. Lá, somamos esforços com a nossa equipe de trabalho. Numa ação conjunta, oferecemos aulas de inglês, espanhol, futebol, corte e costura, zumba e pilates. Há também uma equipe de voluntários atendendo os refugiados na área da saúde. Estamos em busca de mais voluntários que possam dedicar tempo (quem sabe um período de férias?) para trabalhos de curto prazo. Caso haja interessados, por favor, deixem-nos saber. Sua ajuda será valiosa!

A crise migratória continua sendo um dos grandes desafios dos nossos dias. A ONU estima que os recentes conflitos em Idlib, na Síria, já deixaram mais de meio milhão de deslocados, em uma das maiores ondas de deslocamento desde o início da guerra. Ao longo dos anos de conflito, o nosso país tem sido um dos principais destinos para aqueles que conseguem cruzar as fronteiras. Muitos chegam aqui em condições de grande vulnerabilidade, em sua maioria, mulheres e crianças. Como proceder diante de tamanho desafio? Somos tão poucos, com tão poucos recursos, com tantas limitações. Senhor, multiplica os pães e os peixes que confiamos em Tuas mãos! Louvamos a Deus pelo acesso que temos aos nossos amigos deslocados e pedimos que intercedam para que o Senhor nos conceda oportunidades criativas de testemunhar. A nossa oração é que eles encontrem não apenas um lugar de refúgio ou uma oportunidade de recomeço, mas também a possibilidade de experimentarem uma nova vida em Cristo Jesus. Sim, Deus está conosco! É Ele quem nos diz: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41.10). No Emanuel, Deus conosco,

Família Oliveira Jairo, Vânia, Mateus e David

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Page 4: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas perto." Com essas palavras, uma colega de equipe

ABC-TD/AF, 05 de abril de 2020.

Queridos Mantenedores e Intercessores,Saudações aqui do Norte da África!

Espero que vos encontre sob a proteção do nosso Pai Celestial! Tenho clamado por vocês e creio no agir do Pai. Aqui do outro lado estamos bem e seguimos firmes para o alvo. A situação em volta de nós é caótica como em todos os outros países onde a Corona vírus se faz presente, mas estamos bem e seguindo todas as orientações de segurança.

Uma coisa muito boa é que nos outros anos o calor era intenso e beber água quente era terrível. Neste ano a organização comprou um freezer solar para todos os moradores da Estação (local onde moro), é claro que pagamos mensalmente pelo uso do freezer, mas tenho água fresca. Fiquei muito feliz mesmo, pois agora que os meus cabelos já estão brancos, eu não aguento beber água na temperatura ambiente (40 a 47 graus). D é maravilhoso! Se você clamou por esta vitória, muito obrigada, o Pai ouviu o nosso clamor.

A vida fora da estação:Clínica – Estou muito feliz com o trabalho no quartinho construído na clínica da Ig local. Especialmente neste

tempo de quarentena. As crianças tem vindo de 32 à 150 km para receber tratamento, pois eu sou a única que trabalho com este tipo de crianças no país. Tive que separar um dia especial para as crianças do vilarejo (TT). Na semana passada trouxeram uma criança que não podia nem abrir os olhinhos. Ele estava muito mal e temi pela sua vida. Fizemos exames, tratamos e clamamos por ele. Na terça-feira passada, ele retornou a clínica completamente diferente. Ele está bem, agora só estamos acompanhando para restauração do seu físico. Sou grata ao Pai pela vida desta criança.

Bianca – ela é uma menininha linda que nasceu normal, mas com poucos dias de vida começou a chorar muito e não conseguia se mexer. Os seus pais a levou ao médico, mas eles disseram que era normal e que ela iria mudar quando crescesse. O tempo passou e a Bianca piorou. Agora com dois anos e meio (2 anos e 6 meses), ela já não anda, não fala, não fica de pé e nem segura a cabeça. Os espasmos a deixa completamente imobilizada. A sua família é da nossa linha de pensamento. Faz um mês que estamos trabalhando com a Bianca e estou muito feliz, pois agora ela já está engatinhando, dormindo bem e brincando. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estou muito feliz de ver a Bianca se sentindo melhor e a esperança da família renovada. A Ele, toda honra, toda glória e todo o louvor!

Malik (3 anos de idade) – este é um menininho de 3 anos que veio da capital. Ele sofre de espasmos. Os espasmos são muito fortes e faz o seu corpinho ficar sempre encurvado. A sua mãezinha o leva para cima e para baixo tentando encontrar alguém para ajudá-lo. Malik tem feridas ao longo de toda a espinha causadas por queimaduras. Acharam q u e f a z e n d o i s s o e l e f i c a r i a e r e t o . Queimaram em volta da sua boquinha pra ver se ele conseguia falar e queimaram em volta do seu umbigo para ver se ele conseguia vencer a obstipação. Agora eles nos encontraram, e já faz quinze dias que estamos cuidando dele. Por favor, clamem pelo Malik. Eu sei que os estragos já foram feitos, mas queremos que ele tenha a alegria de se sentir amado e respeitado.

Temos outros casos e a cada mês estarei compartilhando um novo caso para que vocês possam estar clamando por eles junto comigo.Por favor, agradeçam ao Pai:!Pelas crianças que tem chegado até nós;!Pela direção do Pai no cuidado das crianças deficientes;!Pela farmácia e laboratório da clínica que tem me autorizado a fazer os exames e pagar no final do mês, isso tem me ajudado muito no cuidado das crianças deficientes.Por favor, clamem comigo por:!Provisão mensal para a compra de medicamentos;!Sabedoria no cuidado de cada caso que chega até mim;!Proteção física, emocional e espiritual.

A sua vitória é a minha vitória; a minha vitória é a sua vitória!Com muita gratidão,

IKA

Missionária IkaNorte da África

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM

Page 5: Cartas de Oração dos Nossos Missionários · DEUS ESTÁ CONOSCO! "Não tenham medo! Deus está conosco! Ele não está longe, mas perto." Com essas palavras, uma colega de equipe

Sul da Bahia, março de 2020.

Queridos Mantenedores e Intercessores,

Paz do Senhor Jesus Cristo a todos vós. Viemos através desta falar do nosso relatório trimestral e agradecer, em nome de Jesus, pelas vossas orações e manutenção financeira para nós e esta Obra no Campo Missionário Indígena, aqui no extremo Sul da Bahia. No mês de janeiro de 2020, fizemos vários trabalhos evangélicos nos lares das aldeias e nos lugares de cultos, estudo da palavra de Deus para os novos convertidos, cultos Infanto Juvenil, ministração da Santa Ceia do Senhor nas três aldeias: Corumbauzinho, Cassiana e Boca da Mata. Ainda nos dias 19 e 20 de janeiro, ministramos cultos evangelísticos na aldeia Bujigão, e também realizamos o batismo de 7 candidatos na praia da mesma aldeia. Fizemos uma programação evangelística especial com irmãos das aldeias Cassiana e Boca da Mata, então aproveitamos e realizamos o batismo de alguns irmãos, jovens das aldeias Cassiana (4 jovens), e Boca da Mata (3 jovens), pois já havíamos completado o estudo do discipulado com eles, ainda no mês de janeiro, realizamos culto evangélico na frente da casa do cacique na aldeia Pé do Monte Pascoal e também contamos histórias bíblicas para as crianças. Veio uma missionária nos visitar aí do Rio de Janeiro e trouxe biscoitos, leite em pó, nescau e foi servido para as crianças e quem estava presente no culto. No mês de fevereiro de 2020, continuamos com os cultos Infanto Juvenil nas aldeias Corumbauzinho e Boca da Mata, onde entregamos presentes para as crianças que foram doados pelos irmãos de Maricá/RJ. Obrigado queridos irmãos, as crianças e nós agradecemos. E sobre a obra da complementação da construção da congregação de Corumbauzinho, o rebaixamento do teto já está completo e a obra da frente da Igreja está bem adiantada. Os cultos evangelísticos, culto de estudo e a Santa Ceia do Senhor para os membros em comunhão, foram realizado durante o mês de fevereiro, tivemos mais decisões de almas nas 3 aldeias. E no começo do mês de março de 2020, foi realizado culto de Santa Ceia nas aldeias Corumbauzinho e Boca da Mata, e culto evangelístico na aldeia Cassiana nos dias 14 e 15 de março. Depois do dia 18, tivemos que evitar entrar nas aldeias por motivo da pandemia do Coronavírus, estamos também em casa na cidade de Itamaraju e daqui orientamos nossos irmãos que estão a frente dos cultos de cada congregação na aldeia e nossos alunos indígenas que estudaram conosco o básico e médio Teológico do IBE, estão nos ajudando para que a Obra não pare e Jesus continue sendo glorificado, eles estão fazendo os cultos nas casas dos irmãos nas aldeias.

PEDIDOS DE ORAÇÃO1 – Por nós e familiares;2 – Pelos novos convertidos e batizados;3 – Por complementação das casas de Deus nas aldeias Corumbauzinho e Boca da Mata;4 – Por complementação da obra da nossa casa em Inoã-Maricá/RJ;5 – Para que o Senhor repreenda esta pandemia e possamos ver a Obra de Deus avançar tanto nas cidades e no Campo Missionário.

A paz do Senhor Jesus à todos com abraços fraternos, Pr. Félix e Miss Rita de Cassia, nossa filha Elicássia e nossos irmãos indígenas.

Miss. Rita e FélixTribos Indígenas Brasileiras

Pr. Renato ConceiçãoDiretor da SEMADEM