carta convite nº 010/2017 preÂmbulo senai – serviço nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o...

49
Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº 010/2017 Página 1 de 49 Jurídico SFiems CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Sistema Fiems e do seu Pregoeiro, torna pública a realização de licitação na modalidade CONVITE, do tipo MENOR PREÇO, que se regerá pelos Regulamentos de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente publicados no DOU de 16/09/1998, com as alterações publicadas em 26/10/2001, 11/11/2002, 24/02/2006, 11/05/2011 e 23/12/2011, bem como pelas disposições deste Instrumento Convocatório e de seus anexos. Os documentos para participação, habilitação e propostas dos Licitantes serão recebidos pela Comissão de Licitação, na seguinte data, hora e local: Abertura: 22/09/2017 Horário: 14h30min de MS Local: Edifício Casa da Indústria – Av. Afonso Pena 1206 2º Andar B. Amambaí – Campo Grande/MS. 1 - DO OBJETO 1.1. A finalidade da presente licitação é a contratação de empresa para prestação de serviços de instalação de estrutura de rede cabeada na FATEC SENAI Dourados, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra necessária à instalação. 1.2 O valor total máximo para a contratação do objeto desta licitação será de R$ 233.002,51 (duzentos e trinta e três mil dois reais e cinquenta e um centavos), sendo: 1.3 A forma de execução será indireta, no regime de empreitada por preço global e prazo determinado, implicando na total e completa responsabilidade do LICITANTE VENCEDOR, por todo e qualquer serviço e fornecimento, que sejam necessários à completa e perfeita execução do serviço de acordo com os projetos executivos, especificações técnicas e disposições do contrato a ser firmado. 2. DA VISITA PRÉVIA 2.1. O licitante poderá visitar o local do serviço para melhor elaboração da proposta, correndo por sua conta os custos respectivos. 2.2. O licitante, seus empregados e agentes desde já desoneram o SENAI/MS de toda e qualquer responsabilidade relativamente à referida visita, no que tange a danos materiais e/ou morais que venham a ocorrer em função da citada inspeção. 2.3. O licitante não poderá, em hipótese alguma, modificar o preço e/ou condições de sua proposta sob alegação de desconhecimento das condições de execução do serviço ou de insuficiência de dados ou informações. 3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 1 de 49

Jurídico SFiems

CARTA CONVITE Nº 010/2017

PREÂMBULO O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Sistema Fiems e do seu Pregoeiro, torna pública a realização de licitação na modalidade CONVITE, do tipo MENOR PREÇO, que se regerá pelos Regulamentos de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente publicados no DOU de 16/09/1998, com as alterações publicadas em 26/10/2001, 11/11/2002, 24/02/2006, 11/05/2011 e 23/12/2011, bem como pelas disposições deste Instrumento Convocatório e de seus anexos. Os documentos para participação, habilitação e propostas dos Licitantes serão recebidos pela Comissão de Licitação, na seguinte data, hora e local:

Abertura: 22/09/2017 Horário: 14h30min de MS Local: Edifício Casa da Indústria – Av. Afonso Pena 1206 2º Andar B. Amambaí – Campo Grande/MS.

1 - DO OBJETO 1.1. A finalidade da presente licitação é a contratação de empresa para prestação de serviços de instalação de estrutura de rede cabeada na FATEC SENAI Dourados, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra necessária à instalação. 1.2 O valor total máximo para a contratação do objeto desta licitação será de R$ 233.002,51 (duzentos e trinta e três mil dois reais e cinquenta e um centavos), sendo: 1.3 A forma de execução será indireta, no regime de empreitada por preço global e prazo determinado, implicando na total e completa responsabilidade do LICITANTE VENCEDOR, por todo e qualquer serviço e fornecimento, que sejam necessários à completa e perfeita execução do serviço de acordo com os projetos executivos, especificações técnicas e disposições do contrato a ser firmado.

2. DA VISITA PRÉVIA

2.1. O licitante poderá visitar o local do serviço para melhor elaboração da proposta, correndo por sua conta os custos respectivos.

2.2. O licitante, seus empregados e agentes desde já desoneram o SENAI/MS de toda e qualquer responsabilidade relativamente à referida visita, no que tange a danos materiais e/ou morais que venham a ocorrer em função da citada inspeção. 2.3. O licitante não poderá, em hipótese alguma, modificar o preço e/ou condições de sua proposta sob alegação de desconhecimento das condições de execução do serviço ou de insuficiência de dados ou informações.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Page 2: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 2 de 49

Jurídico SFiems

3.1 Os representantes das pessoas jurídicas deverão apresentar até o início da sessão de recebimento da documentação e proposta, instrumento de procuração em documento público ou particular, exceto se tratarem de seus sócios ou diretores, devendo estes apresentar Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor.

a) Só terão o direito de usar da palavra, rubricar e ter acesso às documentações e propostas, apresentar reclamações ou recurso e assinar a ata, representante legal dos licitantes habilitados para o ato e os membros da Comissão Permanente de Licitação. a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar ata, interpor recurso, renunciar ao direito de interposição de recurso, enfim, para praticar em nome da licitante, todos os atos pertinentes a esta licitação. b) A participação de representante da empresa não credenciado, na forma deste edital, não implica na inabilitação da mesma, mas impede o representante de discordar ou de se manifestar contra as decisões tomadas pela comissão, bem como ao acesso aos documentos durante a sessão de abertura dos envelopes de “Habilitação e Proposta”. c) No caso da Procuração Pública ou Particular, o licitante deverá entregar a CPL uma cópia autenticada do Contrato Social ou instrumento equivalente que comprove a legitimidade de poderes da pessoa que a tiver assinado. Sendo que neste caso, a cópia autenticada do contrato social servirá para a sua habilitação, não havendo necessidade de outra cópia no envelope de documentação.

3.2 As licitantes, no dia, hora e local designados no preâmbulo, apresentarão toda a documentação exigida por este Edital em 02 (dois) envelopes – A e B - lacrados, distintos e opacos, identificados no lado externo pelo nome da licitante e número da licitação, com os seguintes conteúdos: Envelope A – Proposta de Preços Carta Convite nº 010/2017 NOME DA LICITANTE: (Identificação da licitante) CNPJ DA LICITANTE: Envelope B –Documentos de Habilitação CARTA CONVITE nº. 010/2017 NOME DA LICITANTE: (Identificação da licitante) CNPJ DA LICITANTE: 3.3 Não será permitida a participação de empresas consorciadas, devendo toda a documentação apresentada pertencer a um único CNPJ. 3.4 Em nenhum caso será concedido prazo para a apresentação de documentos para a habilitação que não tiverem sido entregues na sessão própria.

Page 3: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 3 de 49

Jurídico SFiems

3.5 Os documentos apresentados para habilitação, ficarão anexados ao processo, sendo vedado à possibilidade posterior de retirada ou substituição. 3.6 Não poderão participar, direta ou indiretamente, da presente licitação:

a) Consórcio de pessoas jurídicas; b) Pessoa jurídica impedida de licitar ou de contratar com qualquer um dos órgãos ou entidades que integrem o Sistema Fiems (FIEMS, SESI, SENAI e IEL); c) Pessoa jurídica em processo de recuperação judicial ou em processo falimentar; d) Pessoa jurídica cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócio, sejam dirigentes ou empregados do Órgão Licitador; e) Simultaneamente, pessoa jurídica do mesmo grupo econômico, sociedades coligadas, controladoras e suas respectivas controladas e empresas cujos sócios, cotistas ou diretores, sejam as mesmas pessoas de outra que esteja participando desta licitação e ainda seus cônjuges ou parentes em primeiro grau; f) Pessoa jurídica cujos empregados, consultores, técnicos ou dirigentes tenham colaborado, de qualquer forma, na elaboração deste Instrumento Convocatório e de seus Anexos; e g) Pessoas Jurídicas consideradas inidôneas pelo Tribunal de Contas da União.

3.7 No caso da Procuração Pública ou Particular, o licitante deverá entregar à CPL uma cópia autenticada do Contrato Social ou instrumento equivalente que comprove a legitimidade de poderes da pessoa que a tiver assinado. Sendo que neste caso, a cópia autenticada do contrato social servirá para a sua habilitação, não havendo necessidade de outra cópia no envelope de documentação. 3.8 Nenhuma pessoa, ainda que munida de procuração, poderá representar mais de uma licitante, sob pena das demais outorgantes perderem o seu direito à representação nas sessões públicas.

3.8.1 Será permitida a participação ativa de apenas um representante de cada licitante, especificamente designado, nas reuniões da presente licitação.

3.9 Os documentos necessários ao credenciamento poderão ser apresentados em original, os quais farão parte do processo licitatório ou por qualquer processo de cópia previamente autenticada em cartório;

3.9.1 de forma a dar agilidade ao andamento da sessão desta CARTA CONVITE, os membros da Comissão de Licitação ou qualquer servidor do SENAI não autenticará as documentações necessárias a participação na presente licitação, tanto na fase de credenciamento quanto na fase de habilitação, ficando sob a responsabilidade de cada licitante providenciar tais autenticações nos termos deste edital.

Page 4: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 4 de 49

Jurídico SFiems

4. DA HABILITAÇÃO

4.1 Para os fins de habilitação, todos os licitantes deverão apresentar os documentos relacionados neste tópico, na sua versão original ou em cópia autenticada, entregues na mesma ordem em que eles se encontram aqui descritos. 4.2 Somente poderão participar desta licitação pessoas jurídicas legalmente estabelecidas no País, cujo objeto social expresso no estatuto ou no contrato social especifique atividade pertinente e compatível com o objeto da presente licitação. 4.3 Os documentos apresentados em cópias simples deverão ser autenticados em cartório, exceto aqueles obtidos pela INTERNET. 4.4 A apresentação das informações e/ou dos documentos mencionados neste item 4 não isenta a licitante de ser submetida à diligência pela Comissão de Licitação para a comprovação das informações prestadas. 4.5 Serão inabilitadas as empresas que não tenham atendido as condições de habilitação estabelecidas neste instrumento. 4.6 Habilitação Jurídica

a) Registro comercial, no caso de empresa individual; b) Cópia autenticada em cartório do Contrato Social da Empresa ou Estatuto com

Ata da Assembleia que elegeu a atual diretoria, devidamente registrado na Junta Comercial do Estado ou publicação da mesma em jornal de grande circulação;

4.7 Qualificação Técnica

a) Certidão de Registro de pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); b) Comprovação da licitante de possuir em seu corpo técnico e que tenha vínculo profissional, na data de abertura das propostas, profissional(is) com formação técnica mínima em pelo menos uma das especialidades: formação superior na área de Redes de Computadores, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações.

c) Comprovação da licitante de possuir em seu corpo técnico e que tenha vínculo profissional, na data de abertura das propostas, um profissional com capacitação técnica em cabeamento de redes locais baseado em UTP e fibra ótica, básico e avançado, responsáveis por executar os serviços de cabeamento estruturado, devendo tal comprovação se dar na habilitação da licitação, através de certificado do referido curso. d) A comprovação do vínculo profissional formal do responsável técnico e do técnico em cabeamento, com o licitante deverá ser feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

Page 5: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 5 de 49

Jurídico SFiems

I. no caso de vínculo empregatício: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), expedida pelo Ministério do Trabalho, contendo as folhas que demonstrem o n.º de registro, qualificação civil, contrato de trabalho e última alteração de salário;

II. no caso de vínculo societário: ato constitutivo da empresa devidamente registrado no órgão de Registro de Comércio competente, do domicílio ou da sede do licitante; e

III. no caso de profissional autônomo, contrato de prestação de serviço devidamente registrado em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

e) Atestado(s) de capacidade técnica, devidamente registrado(s) no CREA da região onde os serviços foram executados, acompanhados(s) da(s) respectiva(s) Certidão(ões) de Acervo Técnico – CAT, que comprove(m) ter o(s) profissional(is) indicado para o atendimento a letra “b” supra, executado serviço similar ao objeto licitado. Tal(is) atestado(s) deverá(ão) ter sido emitido(s) por pessoa jurídica de direito Público ou privado.

f) Declaração de que o(s) responsável(eis) técnico(s) detentor(es) do(s) atestado(s) referido(s) no caput será(ão) o(s) responsável (eis) pela execução do serviço, com informação do(s) respectivo(s) nome(s), CPF e nº do registro na entidade profissional competente; g) Deverá a declaração supra a ser assinada em conjunto pelo representante legal da empresa e pelo(s) Responsável (eis) Técnico(s) mencionado(s); h) Certidão de registro de pessoa física no CREA, em nome do profissional responsável técnico pelo serviço constantes do atestado de capacidade técnica apresentado em atendimento a letra “e”, emitida pelo CREA da jurisdição do domicílio do profissional;

h) Declaração especial (conforme modelo Anexo V);

4.8 Regularidade Fiscal a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), pertinente

ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto licitado; b) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver,

relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

c) Prova de Regularidade com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), bem

como quanto aos Tributos Federais e da Dívida Ativa da União. (As certidões emitidas antes da edição da Portaria MF 443, de 17 de outubro de 2014, em vigor a partir de 20 de outubro de 2014, e Portaria RFB/PGFN nº. 1751, de 02 de outubro de 2014, possuirão eficácia durante o prazo de validade nelas expresso);

d) Prova de Regularidade para com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

(FGTS), expedido pela Caixa Econômica Federal, seja Negativa ou Positiva com efeitos de negativa;

Page 6: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 6 de 49

Jurídico SFiems

e) Prova de Regularidade Fiscal com a Fazenda Estadual seja Negativa ou Positiva

com Efeitos de Negativa que comprove a inexistência de débito com ICM/ICMS, podendo ser apresentadas certidões que tenham sido expedidas de forma genérica abarcando todos os tributos, ou ainda de forma específica, desde que seja contemplado o referenciado tributo.

f) Prova de Regularidade com Tributos Municipais, seja Negativa ou Positiva com Efeitos de Negativa que comprove a inexistência de débito com ISSQN, podendo ser apresentadas certidões que tenham sido expedidas de forma genérica, abarcando todos os tributos, ou ainda de forma especifica, desde que seja contemplado o referenciado tributo.

5 – DA PROPOSTA DE PREÇOS – ENVELOPE “B”

5.1 Da apresentação da proposta de preço: a) As empresas licitantes deverão apresentar sua Proposta em envelope separado, nos termos do modelo constante do Anexo I (Modelo de Carta Proposta), em uma via, em papel timbrado, emitida por computador ou datilografada mecanicamente, redigida com clareza, sem emendas, rasuras, acréscimos ou entrelinhas, devidamente datada e assinada, como também rubricada. b) Indicar o nome empresarial da licitante, número de inscrição no CNPJ do estabelecimento da empresa que efetivamente irá realizar o objeto da licitação (o mesmo informado na habilitação), endereço completo e telefone para contato; c) Incluir no preço global proposto, todos os custos necessários para a realização do objeto desta licitação, bem como todos os impostos, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, taxas, fretes, seguros, deslocamentos de pessoal quando necessário, quaisquer outras taxas, custas ou emolumentos que incidam ou venham a incidir sobre a obra e demais serviços; d) Indicar o prazo para a execução do objeto desta licitação, que não poderá ser superior a 90 (noventa) dias corridos; e) Incluir como Anexos às propostas de preços apresentada o Orçamento Detalhado assinada por representante legal da empresa;

f) A título de informação, e não sujeito à desclassificação, mencionar o Banco, com a indicação do número da agência e da conta, para fins de pagamento; g) A licitante deverá apresentar os catálogos, prospecto ou folder legível e em português do Brasil, contendo descritivo dos seguintes produtos: Cabo U/UTP - Categoria 6 CM, Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6, Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6, Patch Panel – Categoria 6, Canaleta em Alumínio, Switch 24 Portas, Nobreak 1kva e Cabo óptico contendo o nome do fabricante ou distribuidor, endereço e telefone, que poderá ser utilizado pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio para a adequada realização da análise técnica. h) Juntamente com o catálogo, deverá ser apresentado a documentação das seguintes certificações: certificações Anatel conforme regulamento da entidade, Certificação UL ou ETL LISTED e Certificação ETL VERIFIED, dos itens: Cabo U/UTP -

Page 7: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 7 de 49

Jurídico SFiems

Categoria 6 – CM, Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6, Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6, Patch Panel – Categoria 6; i) Deverá ser entregue juntamente com a proposta a Licença Ambiental de Operação do fabricante, emitida pelo órgão responsável do município, referente ao cabeamento; 5.2 Toda proposta entregue será considerada com prazo de validade de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação, salvo se da mesma constar prazo superior, quando então prevalecerá este prazo.

5.3 Orçamento Detalhado – O orçamento detalhado deverá discriminar todos os serviços a serem executados, contendo as unidades de medições, quantitativos, preços unitários de todos os itens, subtotais, preço total preço global, que atenda aos seguintes requisitos: a) expressar em Reais (R$) os valores monetários; b) apresentar os quantitativos e resultados de todas as operações com apenas

duas casas decimais, desprezando as demais; e 5.4 A licitante deverá elaborar a sua proposta e juntamente com o seu Orçamento Detalhado com base neste Edital, seus anexos e na visita técnica, sendo de sua exclusiva responsabilidade o levantamento de serviços, a conferência de quantitativos, dos custos e tudo mais que for necessário para o cumprimento total das obrigações decorrentes da execução do objeto desta licitação. Durante a execução do serviço, a contratada não poderá alegar eventuais erros de quantitativos ou omissões de serviços no seu Orçamento Detalhado para justificar aditivos contratuais. Os quantitativos dos itens e subitens constantes da planilha detalhada da proposta deverão ser conferidos pelo licitante que, em caso de divergência, deverá formalizar consulta, anexando-se memória de cálculo do levantamento realizado. Após a análise, caso sejam aprovados, os quantitativos poderão ser alterados.

5.5 Para a cotação dos preços unitários do item ou subitem de execução os LICITANTES deverão observar os preços unitários orçados. Caso verificado na proposta de MENOR PREÇO preços unitários superiores ao orçado aplicar-se-á o disposto no item 7.5.2. 5.6 Os preços propostos serão de exclusiva responsabilidade da licitante, não lhe assistindo o direito de pleitear qualquer alteração, sob alegação de erro, omissão ou qualquer outro pretexto. 5.7 Em nenhuma hipótese poderá ser alterada a proposta apresentada, seja quanto ao preço, prazos de execução, forma de pagamento ou outra condição que importe em modificação dos termos originais. 5.8 Considerações finais sobre a proposta comercial:

a) Uma vez incluído no processo, nenhum documento será devolvido; b) Aberto o envelope de proposta comercial, nenhum documento poderá ser incluído ou substituído;

Page 8: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 8 de 49

Jurídico SFiems

c) Com o recebimento da proposta, a Entidade entenderá que todos os projetos, prazos, especificações, quantitativos e locais de instalação foram detalhadamente analisados e considerados compatíveis com a execução dos itens e subitens constantes na planilha detalhada da proposta; d) Em sua proposta, o licitante deverá considerar que a Entidade efetivará as retenções financeiras previstas nas legislações vigentes; e) Os preços unitários serão cotados pelo licitante e sua proposta estará sujeita a correção conforme indicado no item 7.3; f) Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem que tenha havido a convocação para a contratação, ficam os Licitantes liberados dos compromissos assumidos; e g) Revalidação da proposta: Caso o processo licitatório não tenha sido concluído, ou o contrato não tenha sido assinado dentro do prazo de validade da proposta, e havendo interesse, o licitante deverá, independentemente de notificação formal a Entidade, apresentar carta de prorrogação do prazo de sua proposta, por igual período. A não prorrogação da proposta será entendida como exercício do direito liberatório. Ao prorrogar a validade de sua Proposta o Licitante não poderá modificá-la.

6 – DOS DOCUMENTOS E DA ENTREGA 6.1 – Os envelopes fechados, deverão ser entregues até a data, hora e local determinados no preâmbulo deste Edital à Comissão de Licitação. 6.2 - Não serão aceitos pela Comissão, quaisquer documentos de habilitação e propostas entregues em local e hora diferentes dos fixados no preâmbulo deste Edital ou, ainda, que cheguem às mãos da Comissão após a abertura da Licitação. 6.3 - Os documentos de habilitação e as propostas apresentadas em envelopes sem identificação, não serão aceitos pela Comissão de Licitação.

7 - DA ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO E DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 7.1 - Os trabalhos da Comissão de Licitação serão iniciados, em sessão pública, na data, local e hora previstos no preâmbulo deste Edital, após o que será dado prosseguimento à primeira fase da Licitação que consistirá na abertura dos envelopes contendo as propostas de preços. Para julgamento das propostas, a COMISSÃO DE LICITAÇÃO adotará o critério de MENOR PREÇO. 7.1.1 - A COMISSÃO DE LICITAÇÃO se reserva no direito de: a) analisar e julgar, em outra oportunidade, o conteúdo dos envelopes apresentados; b) realizar diligências para esclarecimento do que entender necessário; c) exigir, para fins de conferência, os originais de todos os documentos presentados em cópias;

Page 9: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 9 de 49

Jurídico SFiems

d) sanear possíveis falhas não essenciais ou fazer correções de caráter formal no curso do procedimento, desde que o licitante possa satisfazer as exigências pertinentes dentro do prazo de 5 (cinco) dias corridos contados da intimação da decisão da COMISSÃO DE LICITAÇÃO, que será precedida de parecer jurídico; e e) a COMISSÃO DE LICITAÇÃO poderá solicitar pareceres técnicos, para orientar a sua decisão nas fases de habilitação e julgamento de propostas. 7.2 Caso existam propostas com o mesmo preço global, o desempate será efetuado pela COMISSÃO DE LICITAÇÃO, por sorteio, em ato público, para o qual todos os licitantes serão convocados, com ou sem a presença dos interessados, em data e horário previamente comunicados. 7.3 Da Correção de Erros 7.3.1 As propostas serão examinadas pela COMISSÃO DE LICITAÇÃO e equipe técnica, para verificação de erros aritméticos, que serão corrigidos da seguinte forma:

a) quando houver discrepância entre os valores em algarismos e por extenso, o valor por extenso prevalecerá; b) quando houver erro no resultado da multiplicação da quantidade pelo preço unitário de determinado item, o preço unitário fornecido prevalecerá, salvo se houver erro grosseiro e má colocação do ponto decimal, situação na qual prevalecerá o preço unitário corrigido; e c) quando houver erro do somatório total dos itens e subitens da planilha, a correta adição prevalecerá. 7.3.2 O PREÇO GLOBAL será ajustado pela COMISSÃO DE LICITAÇÃO de acordo com o procedimento acima. 7.4. Da desclassificação das propostas. 7.4.1 Após a análise das propostas, serão desclassificadas, as propostas que: a) apresentarem preço global superior aos limites estabelecidos pela Entidade, ou com preços manifestamente inexequíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada a sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto; e b) não atenderem às exigências contidas nesta Carta Convite. 7.4.2 Consideram-se manifestamente inexequíveis as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinquenta por cento) do valor orçado pela administração; ou b) valor orçado pelo SENAI/MS. 7.4.3 Caso a LICITANTE não aceite o ajuste efetuado do valor ofertado, na forma

Page 10: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 10 de 49

Jurídico SFiems

prevista no item 7.3.2 terá sua proposta desclassificada. 7.4.4 Quando todas as licitantes forem inabilitadas ou todas as propostas forem desclassificadas, a Comissão de Licitação poderá fixar às licitantes o prazo de 08 (oito) dias úteis para apresentação da nova documentação e/ou de outras propostas, escoimadas das causas referidas na condição anterior. 7.4.5 Não serão desclassificadas propostas pela ocorrência de vício que, a juízo da COMISSÃO DE LICITAÇÃO, possa ser sanado sem que se comprometa a igualdade de tratamento dispensado às empresas licitantes. 7.5 Da classificação das propostas 7.5.1 As propostas serão classificadas na ordem crescente dos preços globais cotados, sendo colocada em primeiro lugar a de MENOR PREÇO. 7.5.2 Uma vez classificadas as propostas, será verificada na planilha detalhada do detentor da melhor oferta, a existência de itens ou subitens com preços unitários superiores aos orçados pelo SENAI/MS. Nesta hipótese, a COMISSÃO DE LICITAÇÃO convocará a PROPONENTE para negociar a adequação daquele(s) item(ns) ou subitem(ns). 7.5.3 A adequação implicará no ajustamento do valor global apresentado inicialmente. 7.5.4 Frustrada a negociação prevista no item 7.5.2, a COMISSÃO DE LICITAÇÃO poderá, mediante decisão fundamentada, desclassificar a proposta. 7.5.5 Durante o julgamento não serão reformulados os fatores e os critérios previstos neste Edital, sob pena de responsabilidade. 7.6 A segunda fase consistirá na abertura do envelope contendo a documentação da licitante que apresentar o menor preço. a) Os documentos serão conferidos pela Comissão de Licitação, que os rubricará, um por um, juntamente com os representantes das Licitantes, ficando à disposição dos interessados para exame e eventual manifestação. b) Quando verificada certidão com validade expirada, e podendo esta ser emitida diretamente do site do órgão competente, a Comissão promoverá consulta à internet para verificação da regularidade da empresa, observado que a impossibilidade de acesso ao respectivo site, frustrando o objetivo da diligência, acarretará a inabilitação da empresa. c) Quando verificada a falta de algum documento de habilitação e podendo este ser emitido diretamente do site do órgão competente, a Comissão promoverá consulta à internet para verificação da regularidade da empresa, observado que a impossibilidade de acesso ao respectivo site, frustrando o objetivo da diligência, acarretará a inabilitação da empresa. d) Se o licitante classificado em primeiro lugar for inabilitado e depois de julgados eventuais recursos interpostos, proceder-se-á a abertura dos envelopes de habilitação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para que o

Page 11: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 11 de 49

Jurídico SFiems

seguinte classificado que preencha as condições de habilitação seja declarado licitante vencedor, nas condições de sua proposta. 7.7 A Comissão de Licitação, a seu exclusivo critério, poderá interromper a sessão pública para julgamento dos documentos de habilitação oferecidos pelos licitantes, objetivando confirmar as informações prestadas e, após o julgamento, divulgar seu resultado nessa mesma sessão. a) a ausência de documentos no envelope próprio ou a verificação de vícios nas propostas/documentações poderão ser sanadas pelo representante legal presente à reunião, desde que de posse do documento original ou da informação sanadora do vício, ou ainda, ser aplicado o disposto na letra “c” do subitem anterior. 7.8 Caso a Comissão de Licitação decida não divulgar o resultado nessa mesma sessão, ela será encerrada e nesse caso os envelopes de documentação e propostas serão rubricados pelos participantes presentes e pela Comissão de Licitação, ficando sob sua guarda para continuidade em outra sessão, sendo marcada, no ato, a data em que o SENAI/MS, após análise da documentação de habilitação, comunicará formalmente o resultado da segunda fase. 7.9 A desclassificação de qualquer Licitante importa na sua exclusão dos trabalhos subsequentes. 7.10 Os envelopes contendo a documentação das empresas desclassificadas serão devolvidos, inviolados, aos respectivos Licitantes. 7.11 Ao encerramento de quaisquer das sessões, será lavrada Ata de reunião, para assentamento dos fatos relevantes que ocorreram, a qual deverá ser assinada pela Comissão de Licitação e pelos licitantes presentes. 7.12 Ocorrendo empate entre duas ou mais propostas o desempate se dará por sorteio. 7.13 Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital, bem como proposta de OPÇÃO, nem preço ou vantagens baseadas nas ofertas das demais licitantes. 7.14 A Comissão de Licitação divulgará o resultado do julgamento deste Certame, mediante fax, carta, telefone ou outro meio hábil, caso não estejam presentes os prepostos dos licitantes na sessão que foi tomada a decisão.

8 - DOS RECURSOS 8.1 Os recursos referentes às decisões da Comissão de Licitação deverão ser interpostos no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após o conhecimento da decisão correspondente, em petição escrita dirigida ao Presidente da Comissão de Licitação do Sistema FIEMS. 8.2 Interposto (s) o (s) recurso (s), o fato será comunicado às demais Licitantes para, se quiserem, impugná-lo (s) no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do recebimento da comunicação.

Page 12: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 12 de 49

Jurídico SFiems

8.3 Recebidas as impugnações ou esgotado o prazo para tanto, a Comissão de Licitação poderá reconsiderar a sua decisão, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis contados da data final para sua interposição. 8.4 Não serão conhecidos os recursos interpostos fora do prazo legal. 8.5 A Comissão de Licitação franqueará aos interessados, desde a data de início do prazo para interposição do recurso até seu término, vistas ao processo de Licitação no local indicado nesta CARTA CONVITE ou naquele por ela indicado, em dias úteis, em horário comercial. 8.6 Os recursos das decisões referentes à habilitação ou inabilitação de Licitantes e o julgamento de propostas terão efeito suspensivo, podendo a Comissão de Licitação, motivadamente e, havendo interesse do SENAI/MS, atribuir efeito suspensivo, aos demais recursos interpostos.

9 – DO CONTRATO

9.1 Após a homologação da presente licitação a Licitante vencedora será convocado para assinar o contrato de prestação de serviços na forma do Anexo IV, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados da data do recebimento da convocação.

9.1.1 O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo SENAI/MS.

9.2 É facultado ao SENAI/MS, quando o convocado não assinar o contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação. 9.3 A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pelo SENAI/MS caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas no Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI. 9.4 O disposto no item anterior não se aplica aos licitantes que não aceitarem a contratação, nas mesmas condições propostas pelo primeiro adjudicatário, inclusive quanto ao prazo e preço. 9.5 O contrato será lavrado na forma da minuta do anexo IV. 9.6 O prazo de execução do objeto licitado será de 45 (quarenta e cinco) dias corridos, contados a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado através de termo aditivo mediante acordo entre as partes.

Page 13: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 13 de 49

Jurídico SFiems

9.7 O prazo de vigência do contrato será de 135 (cento e trinta e cinco) dias corridos contados da sua assinatura, podendo ser prorrogado através de termo aditivo mediante acordo entre as partes. 9.8 Farão parte do contrato, independentemente de transcrição, todas as condições constantes da presente CARTA CONVITE, seus anexos e as propostas apresentadas pela Licitante. 9.9 O não cumprimento de quaisquer obrigações contratuais ou legais sujeitará o contratado às penalidades previstas no contrato e Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI. 9.10 Os serviços deverão ser prestados rigorosamente dentro das especificações estabelecidas nas propostas vencedoras e no respectivo contrato. A não observância dessa condição implicará na rescisão automática do contratado.

9.11 A nota fiscal deverá ser emitida da seguinte forma: SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CNPJ: 03.772.576/0003-27 Insc.Mun.: 158 55 007 RUA VINTE DE DEZEMBRO, 2445 Bairro: JARDIM RASSLEM CEP - 79813-280 - DOURADOS/MS

10 - DAS PENALIDADES 10.1 O LICITANTE que causar o retardamento do andamento do certame, prestar informações inverídicas em sua documentação para habilitação ou propostas, não mantiver a proposta, fraudar de qualquer forma o procedimento desta Licitação; ou o vencedor que, convocado dentro do prazo de validade da proposta, deixar de entregar documentação exigida no EDITAL, deixar de cumprir as condições para a contratação previstas, apresentar documentação falsa, não assinar o Contrato ou instrumento equivalente, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa, ficará sujeito às seguintes penalidades:

I. Ser declarada desclassificada/inabilitada no presente certame;

II. Advertência;

III. Multa de até 10% (dez por cento) do valor global estimado do Contrato; e

IV. Suspensão do direito de licitar e contratar com o SENAI/MS pelo prazo de até 2 (anos) anos, sem prejuízo das demais penalidades.

10.2 As penalidades só deixarão de ser aplicadas se ocorrer fato superveniente, justificável, aceito pela Comissão de Licitação e submetido à aprovação da Autoridade Superior, observando-se que somente serão aplicadas mediante procedimento administrativo, no qual serão assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Page 14: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 14 de 49

Jurídico SFiems

10.3 No processo de aplicação da penalidade é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, facultada a defesa prévia do interessado no respectivo processo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis. 10.4 As penalidades previstas poderão ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. 10.5 O valor das multas aplicadas deverá ser recolhido no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da notificação.

10.5.1 Se o valor da multa não for pago, ou depositado, será automaticamente descontado do pagamento a que a licitante Contratada fizer jus. Em caso de inexistência ou insuficiência de crédito da licitante Contratada o valor devido será cobrado administrativa e/ou judicialmente.

11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A licitante vencedora fica proibida de veicular publicidade acerca do objeto desta CARTA CONVITE, salvo se houver prévia autorização da Administração do SENAI/MS. 11.2 A licitante vencedora se obriga a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos que se fizerem necessários, na execução, em até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial do Contrato. 11.3 A Comissão de Licitação poderá, a seu critério exclusivo e no interesse do SENAI/MS, aceitar documentações e/ou propostas que contenham omissões e/ou irregularidades formais, desde que tais omissões e/ou irregularidades sejam irrelevantes e não causem prejuízos ao SENAI/MS e/ou proponentes (Decisão nº 570/92 – Plenário, do Tribunal de Contas da União). 11.4 O SENAI/MS poderá por interesse próprio, devidamente justificado, cancelar a presente licitação, no seu todo ou em parte, inclusive por vício ou ilegalidade, de ofício ou mediante provocação, bem como adiá-la ou prorrogar o prazo para recebimento das propostas, sem que caiba aos licitantes qualquer direito a reclamação ou indenização. 11.5 Após o julgamento da licitação a autoridade competente, mediante despacho fundamentado e até a assinatura do Contrato, poderá em razão de quaisquer fatos ou circunstâncias desabonadoras, supervenientes, que venham a ser conhecidas, desclassificar os licitantes, que por esse motivo não terão direito de requerer indenização ou ressarcimento, ficando ainda sujeitos às penalidades previstas no regulamento de Licitações e Contratos do SENAI. 11.6 É vedado a subcontratação de outra empresa para a execução total dos serviços objeto desta CARTA CONVITE. 11.7 A participação nesta Licitação implica na aceitação plena das normas constantes deste edital. 11.8 Os casos não previstos neste edital, serão resolvidos pela Comissão de Licitação e submetidos à homologação do Diretor Regional do SENAI/MS.

Page 15: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 15 de 49

Jurídico SFiems

11.9 O SENAI/MS poderá adiar ou suspender os procedimentos licitatórios, dando conhecimento aos interessados, se assim exigirem as circunstâncias. 11.10 É facultado à Comissão de Licitação ou à autoridade superior promover, em qualquer fase da Licitação, diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, caso em que poderão ser suspensos os procedimentos licitatórios até a realização da diligência. É vedada a inclusão de documentação que deveria ter sido anteriormente apresentada. 11.11 Os Licitantes deverão certificar-se, com a necessária antecedência, de todas as condições locais e de fatores que possam afetar o objeto da Licitação, não sendo levada em consideração qualquer argumentação posterior. a) não será aceita, em qualquer hipótese, a participação de licitante retardatária, a não ser como ouvinte; b) o SENAI/MS não se responsabilizará pelas documentações e propostas que forem entregues em outro local que não seja o indicado no preâmbulo desta CARTA CONVITE, ou, ainda, propostas que forem enviadas via Correios ou outro meio, que não chegarem até a Comissão de Licitação. 11.12 Quaisquer informações adicionais que se façam necessárias para o cumprimento desta Licitação, referente à documentação de habilitação, serão prestadas pelo Presidente da Comissão de Licitação, na Avenida Afonso Pena, n.º 1.206, 2º Andar, Bairro Amambaí, Campo Grande – MS, em horário comercial, devendo ser formuladas por escrito. 11.13 As despesas decorrentes da execução do objeto da presente CARTA CONVITE correrão à Conta Contábil 31010604005001. 11.14 Fica eleito o Foro da Comarca de Campo Grande/MS, para dirimir questões oriundas desta Licitação, renunciando as partes a qualquer outro por mais privilegiado que seja. 11.15 Fazem parte deste Edital, como anexos:

ANEXO I – Termo de Referência, Planilha Orçamentária e Especificação dos Materiais e Equipamentos ANEXO II – Modelo de Carta Proposta; ANEXO III – Modelo de Declaração do Responsável Técnico; ANEXO IV – Declaração Especial; ANEXO V – Minuta de Contrato;

Eziquiel Santana Caires Presidente Comissão de Licitação

Page 16: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 16 de 49

Jurídico SFiems

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1 – OBJETO Constituem objeto da presente licitação a contratação de empresa para execução de serviços de instalação de estrutura de rede cabeada na FATEC SENAI Dourados, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra necessária à instalação, conforme especificações constantes do Anexo I deste Edital. 2 – OBJETIVO Prover a FATEC SENAI Dourados uma infraestrutura adequada e necessária ao desenvolvimento de suas atividades, objetivando um atendimento de qualidade. 3 – DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS: 3.1.Descrição Geral da Demanda: 3.1.1.Cabeamento Estruturado 3.1.1.1. A contratada deverá realizar serviço de instalação de cabeamento estruturado na unidade FATEC SENAI Dourados; 3.1.1.2. O serviço de cabeamento é composto por todos os itens estabelecidos na tabela de serviços previstos no Anexo I deste termo; 3.1.1.3. A contratada deverá realizar análise prévia da demanda no local e elaborar projeto prévio, o mesmo deverá ser aprovado pela coordenadoria de tecnologia da informação; 3.1.1.5. Sendo aprovada a Ordem de Serviço, a contratada deverá executá-la dentro do prazo estabelecido; 4 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 4.1 – Os serviços de cabeamento estruturado deverão ser realizados no prazo máximo de até 90 (noventa) dias corridos contados da assinatura do contrato. 4.2. – Caso ocorra adiamento/cancelamento, a Contratada será comunicada com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência; 5. PAGAMENTO 5.1 O pagamento ao contratado será efetuado em medições mensais a obra, sendo a primeira com trinta dias após o início dos serviços e os demais a cada trinta dias subsequentes, sendo que a última medição se dará na entrega dos serviços. O pagamento se dará com até 20 (vinte) dias corridos após a apresentação da nota fiscal, com o respectivo aceite do serviço por parte da Entidade.

Page 17: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 17 de 49

Jurídico SFiems

5.2. Das Medições

5.2.1. O representante da Entidade e da CONTRATADA farão conjuntamente, medições mensais no dia correspondente ao autorizado para início da obra, ou no primeiro dia útil subsequente, de acordo com as etapas do cronograma físico-financeiro apresentado pelo Licitante vencedor, sendo considerado como etapa o período de cada medição. Somente será medido o serviço executado conforme o previsto no cronograma, observados os respectivos projetos, especificações e preços das planilhas e o disposto nos itens seguintes. 5.2.2. Poderá ser ultrapassado o limite previsto acima, para antecipação de serviços previstos no Cronograma, desde que solicitado com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência e autorizado pela Entidade. 5.2.3. Poderão ser medidos serviços executados antecipadamente ao previsto no cronograma, a fim de compensar outros em atraso, desde que o valor total da medição não ultrapasse o total previsto na etapa e não haja prejuízo em relação à qualidade e ao bom andamento da obra. 5.2.4. Poderá ser ultrapassado o limite previsto no item anterior desde que atendida qualquer das hipóteses abaixo: a) O valor a ser faturado corresponda aos valores em atraso de etapas

anteriores acrescidos dos previstos na etapa; b) Antecipação de serviços previstos no cronograma, desde que previamente

autorizados pela Entidade. 5.2.5. Os preços unitários servirão para permitir medições de eventuais acréscimos ou deduções de serviços decorrentes de modificações nos projetos ou nas especificações, autorizadas pela Entidade. 5.2.6. Não serão medidos serviços executados em desacordo com os projetos e as especificações que integram o Contrato. 5.3 Na primeira parcela, a nota fiscal deverá estar acompanhada de uma cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica.

5.4 Nas demais parcelas, a nota fiscal deverá estar acompanhada da cópia da guia de recolhimento do INSS e do FGTS, e da folha de pagamento dos funcionários que trabalham no canteiro de obras. 5.5 A cada medição deverá ser emitida nota fiscal correspondente aos serviços efetivamente executados e aceitos, da seguinte forma: SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CNPJ: 03.772.576/0003-27 Insc.Mun.: 158 55 007 RUA VINTE DE DEZEMBRO, 2445 Bairro: JARDIM RASSLEM CEP - 79813-280 - DOURADOS/MS

5.6 Deverão ser destacados nas notas fiscais, os valores gastos com mão de obra no percentual de 50% e com os materiais utilizados na execução dos serviços no percentual de 50%, nos termos da norma vigente.

Page 18: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 18 de 49

Jurídico SFiems

5.7 Da Liquidação e do Pagamento

5.7.1. A Entidade pagará ao licitante vencedor, os valores apurados nas medições mensais a que se refere ao subitem 5.1 deste Edital. 5.7.2. A nota fiscal/fatura deverá ser emitida pelo próprio licitante vencedor, obrigatoriamente com o número de inscrição no CNPJ apresentado nos documentos de habilitação, da proposta e contida no próprio instrumento do Contrato, não se admitindo notas fiscais/faturas emitida com outro CNPJ, mesmo aqueles de filiais ou da matriz. 5.7.3. A nota fiscal/fatura será emitida pelo licitante vencedor em inteira conformidade com as exigências legais, especialmente as de natureza fiscal, acrescida das seguintes informações: a) indicação do objeto do Contrato; b) indicação do número do Contrato; c) indicação da medição a que se refere o faturamento; d) destaque, conforme regulação específica, das retenções incidentes sobre o

faturamento (ISSQN, INSS, IRRF e outros), se houver; e) destaque de valor relativo a qualquer retenção aplicada pela Entidade, para

produzir, exclusivamente, efeitos financeiros no ato de pagamento, não podendo alterar o valor total do documento fiscal;

f) conta bancária nº. XXXX, Banco XXX, agência XXX, conforme indicado pelo Licitante vencedor na sua proposta.

5.7.4 São condições para que a Entidade efetue qualquer liquidação e pagamento de despesa do CONTRATO: a) documento fiscal preenchido conforme o disposto no item 5.7.3 deste Edital b) relatório da medição mensal, a que se refere ao subitem 5.2.1 deste Edital,

assinada pela fiscalização e Licitante vencedor; e c) comprovante de pagamento das parcelas do prêmio da garantia ou do(s)

seguro(s), caso este(s) esteja(m) sendo pago(s) parceladamente; 5.7.5. Observadas as condições previstas nos itens 5.7.3 e 5.7.4 deste edital, caberá ao licitante vencedor protocolizar a documentação junto a Entidade, até o último dia útil do mês correspondente à data de emissão, para ser aprovado em até 3 (três) dias úteis. 5.7.5.1. A não aprovação pela Entidade importará na devolução integral da documentação ao licitante vencedor, com as informações referentes aos motivos da desaprovação, observando-se que o prazo estabelecido no item 5.7.5 deste edital passará a ser contado da data de reapresentação da documentação ao SENAI/MS, devidamente saneada. 5.7.6. O pagamento será efetuado em moeda nacional por meio de ordem bancária, no prazo de até 20 (vinte) dias corridos, imediatamente subsequentes ao prazo estabelecido no item 5.7.5 deste Edital, observado o item 5.7.5.1.

Page 19: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 19 de 49

Jurídico SFiems

5.7.7. A devolução de nota fiscal/fatura não aprovada, em hipótese alguma, servirá de pretexto para que o licitante vencedor suspenda a execução dos serviços, deixe de efetuar o pagamento devido a seus empregados ou deixe de adimplir qualquer obrigação financeira decorrente da execução do CONTRATO. 5.7.8. Quando da efetivação do pagamento da nota fiscal/fatura serão deduzidos os valores correspondentes à retenção na fonte de tributos e contribuições de qualquer esfera de governo (federal, estadual ou municipal), na forma e modo determinado pelo ordenamento jurídico aplicável; 5.7.9. A Entidade poderá sustar os pagamentos devidos ao licitante vencedor, no todo ou em parte, enquanto houver pendência relativa: a) à liquidação de obrigação financeira em virtude de penalidade ou

inadimplência contratual; b) à existência de débitos para com a Entidade, quando não coberto pela

garantia contratual ou esta for insuficiente; c) à existência de débitos para com terceiros ou outros débitos de

responsabilidade do licitante vencedor, relacionados com os serviços contratados, que possa ensejar a responsabilização solidária ou subsidiária da Entidade; e

d) ao descumprimento de obrigação relacionada ao objeto do Contrato.

5.7.10. As ocorrências previstas no item acima deste Edital não constituem a Entidade em mora, não geram direito à alteração de preços, atualização monetária, compensação financeira ou paralisação da prestação dos serviços, reservando-se a Entidade no direito de se utilizar dos pagamentos devidos ao licitante vencedor para cobrir as pendências apuradas.

5.7.11. Fica vedada a emissão de duplicatas com base no Contrato, não se responsabilizando a Entidade, em hipótese alguma, por seu pagamento, que se responsabilizará, exclusivamente, pelo pagamento das faturas do licitante vencedor. 5.7.12. Ocorrendo alterações no projeto ou nas especificações, o pagamento será feito com base na medição dos serviços aprovados pela Entidade. 5.7.13. A Entidade se reserva o direito de descontar do pagamento eventuais débitos da Licitante Vencedora, relacionados à obra, como danos e prejuízos contra terceiros, multas e outros que sejam devidos. 5.7.14 A Entidade reserva-se no direito de reter/descontar o valor integral da Ação ajuizada em seu desfavor, por trabalhadores da Licitante Vencedora ou terceiros subcontratados por esta, até sua posterior liquidação ou exclusão do polo passivo. 6 – PRAZO DE VIGÊNCIA CONTRATUAL O prazo de vigência do contrato será de 180 (cento e oitenta) dias corridos contados da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo. 7 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Page 20: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 20 de 49

Jurídico SFiems

7.1 Fornecer todo o material de acordo com as especificações técnicas constantes do referido Termo de Referência; 7.2 Cumprir todas as atividades designadas no presente Termo; 7.3 Executar os serviços de acordo com as especificações constantes neste termo; 7.4 Cumprir todas as orientações da CONTRATANTE, para o fiel desempenho das atividades específicas; Prestar todos os esclarecimentos solicitados pela contratante; 7.5 Arcar com todos os encargos sociais e trabalhistas, previstos na legislação vigente, e de quaisquer outros em decorrência da sua condição de empregadora, no que diz respeito aos seus empregados; 7.6 Responsabilizar-se por quaisquer acidentes de que venham ser vítimas os seus empregados em serviço, cumprindo todas as suas obrigações quanto às leis trabalhistas e previdenciárias e lhes assegurando as demais exigências para o exercício das atividades; 7.7 Indicar um preposto a quem a fiscalização se reportará de forma ágil, bem como organizar e coordenar os serviços sob a responsabilidade da CONTRATADA; 7.8 Comunicar a CONTRATANTE toda e qualquer irregularidade ocorrida ou observada na execução dos serviços; 7.9 - A empresa deverá emitir ART do Serviço a ser prestado, sendo o responsável técnico devidamente registrado ou contratado na empresa responsável pelo atendimento do contrato; 7.10 A Contratante somente autorizará a execução dos serviços constantes neste documento para os profissionais que comprovarem as devidas qualificações técnicas constantes no item anterior e subitens, conforme natureza do serviço a ser executado. 7.11 Todo cabeamento instalado pela contratada deverá possuir identificação e certificação utilizando-se de equipamento específico para este fim, ficando a contratada responsável em entregar o relatório de certificação de pontos ao SENAI MS em até 05 (cinco) dias úteis após a instalação na respectiva unidade; 8. CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS: 8.1. Da Prestação de Serviços: 8.1.1. Para prestação de serviços descrita neste termo, a Contratada poderá ser demandada pelo SENAI/MS em horário diferenciado, fora do horário comercial, devendo esta estar disponível para prestação de serviços no regime 24 x 7 (vinte e quatro horas, sete dias por semana), inclusive sábados, domingos e feriados; 8.1.2. Quaisquer mudanças nos locais e horários de atendimento serão acordadas previamente entre as partes;

Page 21: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 21 de 49

Jurídico SFiems

8.1.3. Não será permitida a subcontratação no que diz respeito aos serviços realizados diretamente nos cabos ópticos e metálicos, como: Emendas ópticas por fusão, testes em cabeamento óptico, testes em cabeamento metálico com equipamento scanner, lançamento de cabos ópticos e metálicos, conectorização de cabos metálicos, instalação de bastidores de emenda óptica, distribuidores ópticos, caixas de emendas ópticas e terminadores ópticos e seus devidos acessórios. Todos estes serviços deverão ser realizados por profissionais pertencentes ao quadro de funcionários da empresa contratada; 8.1.4. Toda a mão de obra necessária aos serviços de instalação, a partir da infraestrutura oferecida pela Contratante, será de responsabilidade única e exclusiva da Contratada; 8.1.5. A instalação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada de forma a não afetar o funcionamento dos serviços já em operação, garantindo a continuidade dos serviços de voz e dados aos seus atuais usuários; 8.1.6. No caso de necessidade de interrupção de outros serviços ou equipamentos, em decorrência da instalação a ser efetuada, esta deverá estar devidamente planejada e ser acordada com antecedência junto à Contratante; 8.1.7. Qualquer dano causado pela Contratada ou seus prepostos, seja por imperícia, acidente ou negligência, deverá ser reparado de imediato. Sem a execução do reparo, as faturas pendentes não serão pagas; 8.1.8. Todos os funcionários da Contratada deverão portar identificação quando da execução dos serviços; 8.1.9. Todos os materiais fornecidos pela Contratada receberão aceite prévio da CONTRATANTE antes de serem aplicados, os mesmos deverão atender as especificações do Anexo I; 8.1.10. Uma sequência de testes de aceitação do sistema de cabeamento deverá estar prevista e será conduzida pela Contratada com acompanhamento da CONTRATANTE; 8.1.11. Todos os materiais e serviços do presente edital deverão seguir as normas para cabeamento UTP e Fibra ótica ANSI/TIA/EIA/568ª, deverão ser certificados separadamente em modo permanente e possuir garantia mínima de 25 anos, comprovado através de declaração do fabricante. O equipamento, os quais os pontos serão certificados, deverá gerar relatórios das medidas realizadas. 8.2. Retirada do Cabeamento Inutilizado 8.2.1. As exigências aqui apresentadas se justificam no cenário atual de reutilização do cobre, pois alguns problemas são encontrados como: emissão de gases tóxicos pela queima de resíduos plásticos e pelo processo de metalurgia do cobre; deposição de PVC e PE (polietileno) em aterros sanitários; alto custo ambiental dos processos metalúrgicos que demandam grande quantidade de energia;

Page 22: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 22 de 49

Jurídico SFiems

8.2.2. A contratada será responsável pela retirada de todo o sistema de cabeamento de dados e voz atual em caso de substituições de cabos antigos a ser inutilizado com a ativação da nova rede estruturada; 8.2.3. Essa retirada deverá ser feita em conjunto entre a empresa Detentora e o fabricante da nova solução de cabeamento que cuidarão desde a retirada dos materiais até a reciclagem, com o objetivo de preservar o meio ambiente e racionalizar a utilização de recursos não renováveis através do tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado; Um técnico designado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação deverá acompanhar e atestar o serviço acima. 8.2.4. Para a coleta seletiva dos materiais inutilizados a serem reciclados, o fabricante deverá disponibilizar no local da obra, nos pavimentos envolvidos, bolsas de coleta tipo “Big Bag”; 8.2.5. Todos os materiais retirados pela instaladora e recebidos pelo fabricante deverão ser separados e encaminhados para reciclagem, evitando a emissão de poluentes ou destinação incorreta de seus resíduos; 8.2.6. Os processos de tratamento de resíduos plásticos, PVC, polietileno, cobre e outros efetuados pelo fabricante da solução de cabeamento deverão ser devidamente autorizados e certificados pelos órgãos com responsabilidade ambiental, devendo, obrigatoriamente, ser apresentada cópia do seguinte documento do fabricante: a) Licença Ambiental de Operação, emitida pelo órgão responsável do município. 9 – OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 9.1. Responsabilidades do SENAI/MS: a) Fornecer os dados considerados necessários, no tempo devido; b) Fornecer à CONTRATADA, os acessos necessários para montagem da infraestrutura, como também planta atualizada dos laboratórios de informática e unidades do SENAI; c) Aprovar os produtos apresentados pela CONTRATADA em cada etapa do seu desenvolvimento; d) Designar Colaborador para os contatos e acompanhamento das ações da CONTRATADA; e e) Efetuar o pagamento conforme definido no item 5. 10 – QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA 10.1 Certidão de Registro de pessoa jurídica no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); 10.2. Comprovação da licitante de possuir em seu corpo técnico e que tenha

Page 23: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 23 de 49

Jurídico SFiems

vínculo profissional, na data de abertura das propostas, profissional(is) com formação técnica mínima em pelo menos uma das especialidades: formação superior na área de Redes de Computadores, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações. 10.3 Comprovação da licitante de possuir em seu corpo técnico e que tenha vínculo profissional, na data de abertura das propostas um) profissional, com capacitação técnica em cabeamento de redes locais baseado em UTP e fibra ótica, básico e avançado, responsáveis por executar os serviços de cabeamento estruturado, devendo tal comprovação se dar na habilitação da licitação, através de certificado do referido curso 10.4. A comprovação do vínculo profissional formal do responsável técnico e do técnico em cabeamento, com o licitante deverá ser feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos: I. no caso de vínculo empregatício: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), expedida pelo Ministério do Trabalho, contendo as folhas que demonstrem o n.º de registro, qualificação civil, contrato de trabalho e última alteração de salário; II. no caso de vínculo societário: ato constitutivo da empresa devidamente registrado no órgão de Registro de Comércio competente, do domicílio ou da sede do licitante; e III. no caso de profissional autônomo, contrato de prestação de serviço devidamente registrado em Cartório de Registro de Títulos e Documentos. 10.4) Atestado(s) de capacidade técnica, devidamente registrado(s) no CREA da região onde os serviços foram executados, acompanhados(s) da(s) respectiva(s) Certidão(ões) de Acervo Técnico – CAT, que comprove(m) ter o(s) profissional(is) indicado para o atendimento ao item 10.2 supra, executado serviço similar ao objeto licitado. Tal(is) atestado(s) deverá(ão) ter sido emitido(s) por pessoa jurídica de direito Público ou privado. 10.5) Declaração de que o(s) responsável(eis) técnico(s) detentor(es) do(s) atestado(s) referido(s) no caput será(ão) o(s) responsável (eis) pela execução do serviço, com informação do(s) respectivo(s) nome(s), CPF e nº do registro na entidade profissional competente; 10.6) Deverá a declaração supra a ser assinada em conjunto pelo representante legal da empresa e pelo(s) Responsável (eis) Técnico(s) mencionado(s); 10.7) Certidão de registro de pessoa física no CREA, em nome dos profissionais responsáveis técnicos pelo serviço constantes do(s) atestado(s) de capacidade técnica apresentados em atendimento ao item 10.4, emitida pelo CREA da jurisdição do domicílio do profissional; 10 – VALOR ESTIMADO / DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 10.1 – O valor a ser pago ao CONTRATADO será conforme o cumprimento

Page 24: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 24 de 49

Jurídico SFiems

estabelecido no Objeto deste contrato. 10.1.1. – Da Dotação Orçamentária UNIDADE ORGANIZACIONAL: 3103010107 - UNIDADE DE PROJETOS DOURADOS Centro de Responsabilidade: 30710010114 - REFORMA E AMPLIAÇÃO LAB MICRO E CANTINA IST Código contábil: 31010604005001 11 – SUPERVISÃO DOS SERVIÇOS O acompanhamento e a fiscalização dos serviços serão realizados pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, bem como da equipe que estiver à frente do projeto. 12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Os serviços deverão ser entregues rigorosamente dentro das especificações estabelecidas na proposta e no Termo de Referência. A inobservância desta condição implicará a recusa dos serviços sem que caiba qualquer tipo de reclamação por parte da contratada. A empresa fará declaração expressa de que está apta a iniciar os serviços na data programada no Termo de Referência. 13 - DA APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO E ACEITAÇÃO DAS PROPOSTAS 13.1. A licitante deverá apresentar os catálogos, prospecto ou folder legível e em português do Brasil, contendo descritivo dos seguintes produtos: Cabo U/UTP - Categoria 6 CM, Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6, Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6, Patch Panel – Categoria 6, Canaleta em Alumínio, Switch 24 Portas, Nobreak 1kva e Cabo óptico contendo o nome do fabricante ou distribuidor, endereço e telefone, que poderá ser utilizado pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio para a adequada realização da análise técnica. 13.2. Juntamente com o catálogo, deverá ser apresentado a documentação das seguintes certificações: certificações Anatel conforme regulamento da entidade, Certificação UL ou ETL LISTED e Certificação ETL VERIFIED, dos itens: Cabo U/UTP - Categoria 6 – CM, Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6, Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6, Patch Panel – Categoria 6; 13.3. Deverá ser entregue juntamente com a proposta a Licença Ambiental de Operação do fabricante, emitida pelo órgão responsável do município, referente ao cabeamento; 13.4 A apresentação do catálogo, prospecto ou folder deverá ocorrer juntamente com as propostas; 13.5. Não será considerado como catálogo, arquivo em formato texto e que seja produzido através de montagem e colagem de imagem e transcrição simples do descritivo do produto ofertado.

Page 25: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 25 de 49

Jurídico SFiems

13.6 O catálogo que não possibilitar uma boa compreensão do produto ofertado com o indicado na proposta da licitante será desconsiderado e consequentemente a proposta será desclassificada; 13.7 Entende-se como boa compreensão o catálogo que apresente imagens e descritivos de forma nítida e bem definidas e que não gerem dúvidas quando da análise.

Page 26: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 26 de 49

Jurídico SFiems

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

1 SERVIÇO Unid Qtd Valor Unitário

Valor Total

01.01 Instalaca[o pontos de rede Cat6 (Deslocamento hospedagem e alimentacão)

UN 126 R$ 327,33 R$ 41.243,58

01.02 fusao em cabo optico UN 16 R$ 94,85 R$ 1.517,60

01.03 Instalação de suporte projetor, com fornecimento de materiais.

UN 21 R$ 548,60 R$ 11.520,60

01.04 instalacao de cabo VGA, com fornecimento de materiais.

UN 21 R$ 400,90 R$ 8.418,90

01.05 Instalaca[o de infraestrutura para circuitos ele[tricos

mt 160 R$ 44,73 R$ 7.156,80

01.06 Instalaca[o pontos eletricos UN 60 R$ 36,93 R$ 2.215,80

01.07 Retirada de Infraestrutura existente UN 60 R$ 27,92 R$ 1.675,20

01.08 instalacao de ponto de rede e eleticos em mesa

UN 72 R$ 81,07 R$ 5.837,04

01.09 instalacao de mini rack, com fornecimento de materiais.

UN 4 R$ 739,10 R$ 2.956,40

02. MATERIAL R$ 0,00

02.01 Patch panel cat6 Furukawa UN 9 R$ 919,33 R$ 8.273,97

02.02 Guia de cabo 1U Furukawa UN 13 R$ 116,11 R$ 1.509,43

02.03 Cabo de rede UTP Cat6 CM Furukawa

mt 6.760,00 R$ 3,97 R$ 26.837,20

02.04 Conector RJ45 Femea Ct6 Furukawa UN 126 R$ 37,34 R$ 4.704,84

02.05 Patch Cord cat6 3 mt UN 169 R$ 50,21 R$ 8.485,49

02.06 Patch Cord cat6 1,5 mt UN 169 R$ 36,05 R$ 6.092,45

02.07 Velcro UN 5 R$ 35,13 R$ 175,65

02.08 Fita Rotuladora 24mm UN 5 R$ 308,91 R$ 1.544,55

02.09 Regua de energia 12 tomadas UN 4 R$ 125,60 R$ 502,40

02.10 Conector RJ45 macho Ct6 Furukawa UN 280 R$ 5,35 R$ 1.498,00

02.11 Nobreak NHS Compact Plus 1000 UN 4 R$ 836,98 R$ 3.347,92

02.12 Switch HP 1920-24G10/100/1000Mbps RJ45

UN 9 R$

2.570,73 R$ 23.136,57

02.13 Cabo ele[trico flexi[vel prysmian 2,5mm2 (azul)

MT 1.000,00 R$ 3,86 R$ 3.860,00

02.14 Cabo ele[trico flexi[vel PP 2,5mm2 MT 250 R$ 7,41 R$ 1.852,50

02.15 Terminal pino 2,5mm2 UN 290 R$ 2,96 R$ 858,40

02.16 Tomada BLK 20A 3P branca UN 170 R$ 14,35 R$ 2.439,50

02.17 Fita isolante UN 5 R$ 10,76 R$ 53,80

02.18 Perfil duplo 25 D branco liso DUTOTEC, com acessórios.

UN 50 R$ 448,38 R$ 22.419,00

02.19 Kit Parafuso e bucha 6 UN 1.000,00 R$ 1,79 R$ 1.790,00

02.20 fita dupla face MT 10 R$ 80,71 R$ 807,10

Page 27: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 27 de 49

Jurídico SFiems

02.21 Cabo telefone 20 pares UN 1.400,00 R$ 9,39 R$ 13.146,00

02.22 Cabo óptico indoor/outdoor de 06FO monomodo

MT 1.400,00 R$ 7,39 R$ 10.346,00

02.23 Mini Gibik UN 8 R$ 422,10 R$ 3.376,80

02.24 Extencao optica UN 16 R$ 158,25 R$ 2.532,00

02.25 Mini DIO UN 6 R$ 145,17 R$ 871,02

TOTAL GERAL R$ 233.002,51

Page 28: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 28 de 49

Jurídico SFiems

ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS

1. CABO U/UTP - CATEGORIA 6 FURUKAWA – 6M Descrição: Possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA-568-C.2 CATEGORIA 6.; O cabo utilizado deverá possuir certificação Anatel, conforme definido no Ato Anatel número 45.472 de 20 de julho de 2004, impressa na capa externa; Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte; Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, e sistema de rastreabilidade que permita identificar a data de fabricação dos cabos; Capa externa em composto retardante à chama, com baixo nível de emissão de fumaça (CM); Possuir preferencialmente o Selo Verde de Qualidade Ambiental aplicado para cabos de Telemática; Temperatura de operação de –20° a 60°C; O cabo deverá ser fornecido em bobinas do tipo RIB (reel in a box); Deverá ser apresentado através de catálogos ou proposta técnica de produto do fabricante, testes das principais características elétricas em transmissões de altas velocidades (valores típicos) de ATENUAÇÃO (dB/100m), NEXT (dB), PSNEXT(dB), RL(dB), ACR(dB), para frequências de 100, 200, 350 e 550Mhz.

2. CORDÃO DE CONEXÃO - PATCH CORD FURUKAWA - CATEGORIA 6 Descrição: Possui Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED. Deve ter duas certificações Anatel conforme regulamento da entidade: a do cabo flexível conforme classe de flamabilidade e do cordão de manobra; Deve cumprir com os requisitos quanto à taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a norma RoHS. Deve possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Deverão ser montados e testados em fábrica, com garantia de performance; O acessório deve ser confeccionado em cabo par trançado, U/UTP Categoria 6 (Unshielded Twist Ed Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexível, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em material não propagante a chama tipo LSZH, c onectorizados à RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem atender às especificações contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6, ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 mm de níquel e 1,27 mm de ouro, para a proteção contra oxidação, garras duplas para garantia de vinculação elétrica com as veias do cabo; Deve possuir classe de flamabilidade CM; Temperatura de operação de –20° a 60°C; O Cabo utilizado deve apresentar Certificação ETL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 CATEGORIA 6 (stranded cable);

Page 29: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 29 de 49

Jurídico SFiems

Deve possuir capa protetora (boot) do mesmo dimensional do RJ-45 plug e proteção à lingueta de travamento de cor preta; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6.

3. CONECTOR RJ-45 FÊMEA FURUKAWA - CATEGORIA 6

Descrição: Possuir Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED; Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante à chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade); Possuir protetores 110IDC traseiros para as conexões e tampa de proteção frontal (dust cover) removível e articulada com local para inserção, (na própria tampa), do ícone de identificação; Possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 mm de níquel e 1,27 mm de ouro; O keystone deve ser compatível para as terminações T568A e T568B, segundo a ANSI/TIA/EIA-568-C.2; Possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação e permitir inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; O conector fêmea deverá possibilitar a crimpagem dos 8 condutores ao mesmo tempo proporcionando deste modo uma conectorização homogênea. Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11; Identificação da Categoria gravado na parte frontal do conector; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6; O produto deve cumprir com os requisitos quanto a taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a diretiva RoHS.

4. PATCH PANEL FURUKAWA – CATEGORIA 6

Descrição: Possuir Certificação UL ou ETL LISTED; Possuir Certificação ETL VERIFIED; O produto deve cumprir com os requisitos quanto a taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a norma RoHS. Possuir certificação de canal para 4 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Apresentar largura de 19’’, e altura de 1U ou 44,5mm para os Patch Panels de 24 portas e 2U ou 89mm para os Patch Panels de 48 portas. Ser disponibilizado em 24 ou 48 portas com conectores RJ-45 fêmea na parte frontal, estes devem ser fixados a circuitos impressos; Os conectores fêmea RJ-45 devem possuir as seguintes características: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6, possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 µm de níquel e 1,27 µm de ouro, possuir

Page 30: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 30 de 49

Jurídico SFiems

terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação, permitindo inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; Ser fornecido com guia traseiro perfurado, em material termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade) com possibilidade fixação individual dos cabos, proporcionando segurança, flexibilidade e rapidez na montagem; Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6; Compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2, sem a necessidade de trocas de etiqueta;

4. CANALETA EM ALUMÍNIO

Canaletas em alumínio extrudado de 24 e 45 mm; Espessura mínima de 1,5 mm e liga especial; Propriedades paramagnéticas e não centelhamento; Perfis fabricados através de processo de extrusão; Colocação da tampa sob pressão; Fornecimento em barras de 3m. Tampas fabricadas em alumínio; Curvas internas e externas de 90 graus, fabricadas em alumínio; Suporte a acabamento natural e anodizado/pintado; Tampa com encaixe sob pressão; Acessórios fabricados em material termoplástico de engenharia ABS/PC-V0

5. SWITCH HP 24 PORTAS

Switch avançado com gerenciamento inteligente Gigabit de 24 portas com 4 portas de GbE SFP 24) Portas RJ-45 10/100/1000 com negociação automática (4) Portas SFP 1000 Mbps Suporta no máximo 24 portas 10/100/1000 com detecção automática e mais 4 portas SFP 1000BASE-X ou uma combinação delas Memória e processador MIPS a 500 MHz 32 MB flash Tamanho do buffer de pacote: 4,1 Mb 128 MB SDRAM Latência Latência de 100 Mb: < 5 µs Latência de 1000 Mb: < 5 µs Capacidade de produção até 41,7 Mpps Capacidade de routing/switching 56 Gbps

Page 31: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 31 de 49

Jurídico SFiems

Caracteristicas de gestão IMC - Intelligent Management Center Interface de linha de comando limitada Navegador da Web Gerenciador SNMP IEEE 802.3 Ethernet mib Voltage de entrada 100 - 240 VCA, nominal (dependendo da fonte de alimentação escolhida) Gama de temperaturas de funcionamento 0 a 40° C Intervalo de umidade para funcionamento 10 a 90% (sem condensação)

6. NOBREAK 1KVA

Tensão de entrada nominal: 120V - 220V automático Frequência de entrada: 47Hz - 63Hz (permite ser ligado com gerador) Subtensão: 95V/180V Sobretensão: 145V/ 250V Potência de saída nominal contínua: 1000VA/600W Tensão de saída nominal: 120V / 220V (configurável através de jumper interno) Faixa de saída em modo inversor: 120V +-3% ( 220V+-3%) Frequência de saída em modo inversor: 50Hz/60Hz +-0,1% inversor adaptável de acordo com a frequência de entrada da rede elétrica Tempo de acionamento do inversor: <0,8ms Forma-de-onda em modo inversor: Senoidal Rendimento a plena carga em rede: >=95% para 120V/120V ou 220V/220V />=90% para 120V/220V ou 220V/120V Rendimento a plena carga em bateria: >=75% Tensão de operação: 24V Quantidade: 2x7Ah/12V Tipo da bateria: Selada VRLA , chumbo-ácida, livre de manutenção Tempo de recarga da bateria: 10h após 90% descarregada Vida útil da bateria: Entre 2 e 5 anos, conforme número de ciclos de descarga e da temperatura ambiente.

7. MÓDULO GBIC Product Type: SFP (mini-GBIC) Interfaces/Ports: 1 x 1000Base-SX Interfaces/Ports Details: 1 x LC 1000Base-SX Connectivity Media: - 62.5/125 µm Multi-mode Fiber - 50/125 µm Single-mode Fiber Data Transfer Rate: 1Gbps Gigabit Ethernet Full-duplex Dimensions: 0.46" Height x 0.54" Width x 2.24" Depth

Page 32: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 32 de 49

Jurídico SFiems

8. FIBRA ÓTICA

Aplicações: Ambiente de Instalação: Interno / Externo Ambiente de Operação: Subterrâneo em dutos Fibra Óptica : Fibras ópticas revestidas em acrilato curado com UV, que podem ser do tipo SM (Monomodo), MM (Multimodo) OM1, OM2, OM3 e OM4. Revestimento Primário da Fibra: Acrilato curado com UV. Elemento Óptico: Fibras ópticas revestidas em acrilato, isoladas por revestimento de material termoplástico tipo tight buffer. Elemento Central: Elemento de material dielétrico posicionado no centro do núcleo para prevenir os esforços de contração do cabo e manter o cabo cilíndrico. Como membro central se emprega um elemento em FRP (Fiber Reinforced Plastic). Núcleo: Conjunto constituído por fibras ópticas tipo monomodo ou multimodo revestidas em acrilato, isoladas por revestimento de material termoplástico tipo "tight", envoltas por elementos de tração não-metálico e revestido com uma capa de material termoplástico, formando um cordão óptico monofibra. O conjunto de cordões é encordoado ao redor do membro central e protegido por um materias hidro-expansíveis. Capa Externa: Sobre o núcleo do cabo deve ser aplicado por extrusão um revestimento de material termoplástico não-propagante à chama e resistente a fungos e raios "UV", com grau de proteção conforme definido na classe de flamabilidade.

Page 33: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 33 de 49

Jurídico SFiems

ANEXO II Modelo de Carta Proposta

Campo Grande/MS, ...... de ........................... de 2017.

À Comissão de Licitação

REF.: Carta convite N.º 010/2017

Prezados Senhores,

Apresentamos nossa proposta de preços para a prestação serviços de instalação de estrutura de rede cabeada na FATEC SENAI Dourados, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra necessária à instalação.

Nesta oportunidade, declaramos que:

a) O levantamento dos quantitativos de serviços foi elaborado de acordo

com os projetos e especificações fornecidas no presente Edital, responsabilizando-nos pela total execução das obras pelo preço global apresentado;

b) O preço global constante do nosso orçamento para a execução das

obras relativas ao presente edital é de R$ ...................... (..........................................).

c) Em nossos preços propostos estão incluídas todas as despesas diretas e indiretas com materiais, mão de obra, equipamentos e ferramentas, óleos lubrificantes, combustíveis e fretes, transportes horizontais e verticais, impostos, taxas e emolumentos, leis sociais e trabalhistas, deslocamento de pessoal quando necessário, seguros e lucros, bem como quaisquer outros encargos necessários para a execução dos serviços;

d) O prazo de execução integral dos serviços é de ......... (...........................)

dias corridos, contados da data estabelecida na “Ordem de Execução de Obras e Serviços” emitida pela Unidade de Engenharia do SISTEMA FIEMS;

e) O prazo de validade da nossa proposta de preços é de 60 (sessenta)

dias corridos, contados a partir da data da sua abertura.

Informamos, outrossim, que estamos encaminhando em anexo a Planilha Orçamentária para execução do serviço, detalhada por item de serviço, expressos em Reais e devidamente assinada por engenheiro responsável.

Page 34: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 34 de 49

Jurídico SFiems

Informamos ainda, os dados bancários para pagamento: Banco: Agencia: Conta Correne:

Atenciosamente,

(Nome e assinatura do responsável e/ou representante legal da empresa)

Page 35: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 35 de 49

Jurídico SFiems

ANEXO III

(MODELO) DECLARAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS DECLARAÇÃO DA EMPRESA REFERENTE AO(S) RESPONSÁVEL (EIS) TÉCNICO(S) PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO Declaramos, em atendimento ao previsto no Edital da Carta Convite nº. 010/2017 que o(s) Sr(s) ........................................................................ é (são) nosso(s) indicado(s) como Responsável(eis) Técnico(s) para acompanhar a execução dos serviços, objeto da licitação do presente Convite. Local e data

Assinatura do responsável pela empresa Nome do responsável pela empresa

DE ACORDO: Nome(s), Assinatura(s), CPF (MF) e CREA do(s) Responsável (eis) Técnico(s)

Page 36: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 36 de 49

Jurídico SFiems

ANEXO IV

DECLARAÇÃO ESPECIAL

Ao SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DE MS Prezados Senhores, A empresa____________________________, inscrita no CNPJ sob o n° ___________, por meio de seu representante legal Senhor (a)__________________, portador da cédula de identidade nº_____________, expedida pelo______________, inscrito (a) no CPF sob nº__________________, DECLARA, sob as penalidades da Lei, para fins de licitação, CARTA CONVITE nº 010/2017:

a) que recebeu e estudou todos os documentos inerentes à presente competição e tomado conhecimento integral do teor do edital de licitação supracitado, sujeitando-se às disposições nele contidas;

b) que não emprega menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e que não emprega menores de 16 (dezesseis) anos, salvo se na condição de aprendiz, a partir dos 14(quatorze) anos;

c) que respeita os direitos sociais dos trabalhadores preceituados na Constituição Federal e na Consolidação da Leis Trabalhistas, no que tange a não utilização e/ou a utilização dentro dos parâmetros estabelecidos em Lei, de trabalhos forçados, discriminatórios, periculosos, insalubres e penosos;

d) que não cumpre suspensão ou está impedida de licitar ou contratar com as entidades do Sistema “S” (SENAI, SESC, SEBRAE, etc).;

e) que não foi declarada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública e/ou com as entidades do Sistema “S” (SENAI, SESC, SEBRAE, etc.);

f) que comunicará qualquer fato ou evento superveniente quanto à habilitação ao certame supra, especificamente à Qualificação Técnica, Regularidade Fiscal, Capacidade Jurídica e Situação Econômico-Financeira;

g) que na composição societária não existe participação de dirigentes ou empregados das Entidades;

h) que o Ato Constitutivo apresentado é o vigente; i) que concorda e submete-se a todas e cada uma das condições impostas

pelo referido edital. Atenciosamente ____________________ assinatura do representante legal

Page 37: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 37 de 49

Jurídico SFiems

ANEXO V

MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM O SENAI - SERVIÇO NACIONAL DA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL E A EMPRESA ....................

CONTRATO Nº /2017.

PARTES: I – SENAI - SERVIÇO NACIONAL DA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, CNPJ 03.772.576/0001-65, Av. Afonso Pena, 1206, 4º andar, Ed. Casa da Indústria, Campo Grande (MS), representado pelo Diretor Regional .............................., doravante designado CONTRATANTE; e II - _____________, CNPJ _____________, rua _____________, nº_______, Bairro/Vila ____________________________na cidade de __________, Estado de -______________________________, representada pelo(a) _____________, CPF nº __-________________, doravante denominada CONTRATADA. Resolvem celebrar o presente contrato de prestação de serviços, em consonância com os termos do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI e as cláusulas e condições a seguir especificadas. CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de estrutura de rede cabeada na FATEC SENAI Dourados, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão de obra necessária à instalação. Parágrafo único - Fazem parte integrante deste Contrato, independente de sua transcrição, o Edital de Licitação na modalidade Convite nº 010/2017, seus anexos e a Proposta da CONTRATADA, datada de __ de ______ de 2017, e demais elementos constantes do Processo Adm. PRC201700452.

CLÁUSULA SEGUNDA – DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 2.1.Descrição Geral da Demanda: 2.1.1.Cabeamento Estruturado 2.1.1.1. A contratada deverá realizar serviço de instalação de cabeamento estruturado nas unidades da FATEC SENAI Dourados; 2.1.1.2. O serviço de cabeamento é composto por todos os itens estabelecidos na tabela de serviços previstos neste contrato; 2.1.1.3. A contratada deverá realizar análise prévia da demanda no local e

Page 38: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 38 de 49

Jurídico SFiems

elaborar projeto prévio, o mesmo deverá ser aprovado pela coordenadoria de tecnologia da informação; 2.1.1.5. Sendo aprovada a Ordem de Serviço, a contratada deverá executá-la dentro do prazo estabelecido; CLÁUSULA TERCEIRA - DA EXECUÇÃO 3.1 Os serviços de cabeamento estruturado deverão ser realizados no prazo máximo de até 90 (noventa) dias corridos contados da assinatura do contrato. 3.2 Caso ocorra adiamento/cancelamento, a Contratada será comunicada com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência; CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 4.1. Compete à CONTRATADA, além das demais obrigações previstas: 4.2 Fornecer todo o material de acordo com as especificações técnicas constantes do contrato; 4.3 Cumprir todas as atividades designadas no presente contrato; 4.4 Executar os serviços de acordo com as especificações constantes neste contrato; 4.5 Cumprir todas as orientações da CONTRATANTE, para o fiel desempenho das atividades específicas; Prestar todos os esclarecimentos solicitados pela contratante; 4.6 Arcar com todos os encargos sociais e trabalhistas, previstos na legislação vigente, e de quaisquer outros em decorrência da sua condição de empregadora, no que diz respeito aos seus empregados; 4.7 Responsabilizar-se por quaisquer acidentes de que venham ser vítimas os seus empregados em serviço, cumprindo todas as suas obrigações quanto às leis trabalhistas e previdenciárias e lhes assegurando as demais exigências para o exercício das atividades; 4.8 Indicar um preposto a quem a fiscalização se reportará de forma ágil, bem como organizar e coordenar os serviços sob a responsabilidade da CONTRATADA; 4.9 Comunicar a CONTRATANTE toda e qualquer irregularidade ocorrida ou observada na execução dos serviços; 4.10 - A empresa deverá emitir ART do Serviço a ser prestado, sendo o responsável técnico devidamente registrado ou contratado na empresa responsável pelo atendimento do contrato; 4.11 A Contratante somente autorizará a execução dos serviços constantes neste documento para os profissionais que comprovarem as devidas qualificações

Page 39: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 39 de 49

Jurídico SFiems

técnicas constantes no item anterior e subitens, conforme natureza do serviço a ser executado. 4.12 Todo cabeamento instalado pela contratada deverá possuir identificação e certificação utilizando-se de equipamento específico para este fim, ficando a contratada responsável em entregar o relatório de certificação de pontos ao SENAI MS em até 05 (cinco) dias úteis após a instalação na respectiva unidade; CLÁUSULA QUINTA – DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE 5.1. Constituem obrigações do CONTRATANTE: a) Fornecer os dados considerados necessários, no tempo devido; b) Fornecer à CONTRATADA, os acessos necessários para montagem da infraestrutura, como também planta atualizada dos laboratórios de informática e unidades do SENAI; c) Aprovar os produtos apresentados pela CONTRATADA em cada etapa do seu desenvolvimento; d) Designar Colaborador para os contatos e acompanhamento das ações da CONTRATADA; e e) Efetuar o pagamento conforme definido na cláusula sétima CLÁSULA SEXTA – CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS: 6.1. Da Prestação de Serviços: 6.1.1. Para prestação de serviços descrita neste contrato, a Contratada poderá ser demandada pelo SENAI/MS em horário diferenciado, fora do horário comercial, devendo esta estar disponível para prestação de serviços no regime 24 x 7 (vinte e quatro horas, sete dias por semana), inclusive sábados, domingos e feriados; 6.1.2. Quaisquer mudanças nos locais e horários de atendimento serão acordadas previamente entre as partes; 6.1.3. Não será permitida a subcontratação no que diz respeito aos serviços realizados diretamente nos cabos ópticos e metálicos, como: Emendas ópticas por fusão, testes em cabeamento óptico, testes em cabeamento metálico com equipamento scanner, lançamento de cabos ópticos e metálicos, conectorização de cabos metálicos, instalação de bastidores de emenda óptica, distribuidores ópticos, caixas de emendas ópticas e terminadores ópticos e seus devidos acessórios. Todos estes serviços deverão ser realizados por profissionais pertencentes ao quadro de funcionários da empresa contratada; 6.1.4. Toda a mão de obra necessária aos serviços de instalação, a partir da infraestrutura oferecida pela Contratante, será de responsabilidade única e exclusiva da Contratada;

Page 40: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 40 de 49

Jurídico SFiems

6.1.5. A instalação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada de forma a não afetar o funcionamento dos serviços já em operação, garantindo a continuidade dos serviços de voz e dados aos seus atuais usuários; 6.1.6. No caso de necessidade de interrupção de outros serviços ou equipamentos, em decorrência da instalação a ser efetuada, esta deverá estar devidamente planejada e ser acordada com antecedência junto à Contratante; 6.1.7. Qualquer dano causado pela Contratada ou seus prepostos, seja por imperícia, acidente ou negligência, deverá ser reparado de imediato. Sem a execução do reparo, as faturas pendentes não serão pagas; 6.1.8. Todos os funcionários da Contratada deverão portar identificação quando da execução dos serviços; 6.1.9. Todos os materiais fornecidos pela Contratada receberão aceite prévio da CONTRATANTE antes de serem aplicados, os mesmos deverão atender as especificações do Anexo I; 6.1.10. Uma sequência de testes de aceitação do sistema de cabeamento deverá estar prevista e será conduzida pela Contratada com acompanhamento da CONTRATANTE; 6.1.11. Todos os materiais e serviços do presente edital deverão seguir as normas para cabeamento UTP e Fibra ótica ANSI/TIA/EIA/568ª, deverão ser certificados separadamente em modo permanente e possuir garantia mínima de 25 anos, comprovado através de declaração do fabricante. O equipamento, os quais os pontos serão certificados, deverá gerar relatórios das medidas realizadas. 6.2. Retirada do Cabeamento Inutilizado 6.2.1. As exigências aqui apresentadas se justificam no cenário atual de reutilização do cobre, pois alguns problemas são encontrados como: emissão de gases tóxicos pela queima de resíduos plásticos e pelo processo de metalurgia do cobre; deposição de PVC e PE (polietileno) em aterros sanitários; alto custo ambiental dos processos metalúrgicos que demandam grande quantidade de energia; 6.2.2. A contratada será responsável pela retirada de todo o sistema de cabeamento de dados e voz atual em caso de substituições de cabos antigos a ser inutilizado com a ativação da nova rede estruturada; 6.2.3. Essa retirada deverá ser feita em conjunto entre a empresa Detentora e o fabricante da nova solução de cabeamento que cuidarão desde a retirada dos materiais até a reciclagem, com o objetivo de preservar o meio ambiente e racionalizar a utilização de recursos não renováveis através do tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado; Um técnico designado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação deverá acompanhar e atestar o serviço acima. 6.2.4. Para a coleta seletiva dos materiais inutilizados a serem reciclados, o fabricante deverá disponibilizar no local da obra, nos pavimentos envolvidos, bolsas de coleta tipo “Big Bag”;

Page 41: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 41 de 49

Jurídico SFiems

6.2.5. Todos os materiais retirados pela instaladora e recebidos pelo fabricante deverão ser separados e encaminhados para reciclagem, evitando a emissão de poluentes ou destinação incorreta de seus resíduos; 6.2.6. Os processos de tratamento de resíduos plásticos, PVC, polietileno, cobre e outros efetuados pelo fabricante da solução de cabeamento deverão ser devidamente autorizados e certificados pelos órgãos com responsabilidade ambiental, devendo, obrigatoriamente, ser apresentada cópia do seguinte documento do fabricante: a) Licença Ambiental de Operação, emitida pelo órgão responsável do município.

CLÁUSULA SÉTIMA - DO VALOR DOS SERVIÇOS DA FORMA DE PAGAMENTO 7.1 O valor contratado é de R$...............(........). 7.1.1 O pagamento ao contratado será efetuado em medições mensais a obra, sendo a primeira com trinta dias após o início dos serviços e os demais a cada trinta dias subsequentes, sendo que a última medição se dará na entrega dos serviços. O pagamento se dará com até 20 (vinte) dias corridos após a apresentação da nota fiscal, com o respectivo aceite do serviço por parte da Entidade. 7.2. Das Medições

7.2.1. O representante da Entidade e da CONTRATADA farão conjuntamente, medições mensais no dia correspondente ao autorizado para início da obra, ou no primeiro dia útil subsequente, de acordo com as etapas do cronograma físico-financeiro apresentado pelo Licitante vencedor, sendo considerado como etapa o período de cada medição. Somente será medido o serviço executado conforme o previsto no cronograma, observados os respectivos projetos, especificações e preços das planilhas e o disposto nos itens seguintes. 7.2.2. Poderá ser ultrapassado o limite previsto acima, para antecipação de serviços previstos no Cronograma, desde que solicitado com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência e autorizado pela Entidade. 7.2.3. Poderão ser medidos serviços executados antecipadamente ao previsto no cronograma, a fim de compensar outros em atraso, desde que o valor total da medição não ultrapasse o total previsto na etapa e não haja prejuízo em relação à qualidade e ao bom andamento da obra. 7.2.4. Poderá ser ultrapassado o limite previsto no item anterior desde que atendida qualquer das hipóteses abaixo: a) O valor a ser faturado corresponda aos valores em atraso de etapas

anteriores acrescidos dos previstos na etapa; b) Antecipação de serviços previstos no cronograma, desde que previamente

autorizados pela Entidade. 7.2.5. Os preços unitários servirão para permitir medições de eventuais acréscimos ou deduções de serviços decorrentes de modificações nos projetos ou nas especificações, autorizadas pela Entidade.

Page 42: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 42 de 49

Jurídico SFiems

7.2.6. Não serão medidos serviços executados em desacordo com os projetos e as especificações que integram o Contrato. 7.3 Na primeira parcela, a nota fiscal deverá estar acompanhada de uma cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica.

7.4 Nas demais parcelas, a nota fiscal deverá estar acompanhada da cópia da guia de recolhimento do INSS e do FGTS, e da folha de pagamento dos funcionários que trabalham no canteiro de obras. 7.5 A cada medição deverá ser emitida nota fiscal correspondente aos serviços efetivamente executados e aceitos, da seguinte forma: SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CNPJ: 03.772.576/0003-27 Insc.Mun.: 158 55 007 RUA VINTE DE DEZEMBRO, 2445 Bairro: JARDIM RASSLEM CEP - 79813-280 - DOURADOS/MS

7.6 Deverão ser destacados nas notas fiscais, os valores gastos com mão de obra no percentual de 50% e com os materiais utilizados na execução dos serviços no percentual de 50%, nos termos da norma vigente.

7.7 Da Liquidação e do Pagamento

7.7.1. A Entidade pagará ao licitante vencedor, os valores apurados nas medições mensais a que se refere ao subitem 7.1 deste Edital. 7.7.2. A nota fiscal/fatura deverá ser emitida pelo próprio licitante vencedor, obrigatoriamente com o número de inscrição no CNPJ apresentado nos documentos de habilitação, da proposta e contida no próprio instrumento do Contrato, não se admitindo notas fiscais/faturas emitida com outro CNPJ, mesmo aqueles de filiais ou da matriz. 7.7.3. A nota fiscal/fatura será emitida pelo licitante vencedor em inteira conformidade com as exigências legais, especialmente as de natureza fiscal, acrescida das seguintes informações: a) indicação do objeto do Contrato; b) indicação do número do Contrato; c) indicação da medição a que se refere o faturamento; d) destaque, conforme regulação específica, das retenções incidentes sobre o

faturamento (ISSQN, INSS, IRRF e outros), se houver; e) destaque de valor relativo a qualquer retenção aplicada pela Entidade, para

produzir, exclusivamente, efeitos financeiros no ato de pagamento, não podendo alterar o valor total do documento fiscal;

f) conta bancária nº. XXXX, Banco XXX, agência XXX, conforme indicado pelo Licitante vencedor na sua proposta.

7.7.4 São condições para que a Entidade efetue qualquer liquidação e pagamento de despesa do CONTRATO:

Page 43: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 43 de 49

Jurídico SFiems

a) documento fiscal preenchido conforme o disposto no item 7.7.3 deste Edital b) relatório da medição mensal, a que se refere ao subitem 7.2.1 deste Edital,

assinada pela fiscalização e Licitante vencedor; e c) comprovante de pagamento das parcelas do prêmio da garantia ou do(s)

seguro(s), caso este(s) esteja(m) sendo pago(s) parceladamente; 7.7.5. Observadas as condições previstas nos itens 7.7.3 e 7.7.4 deste edital, caberá ao licitante vencedor protocolizar a documentação junto a Entidade, até o último dia útil do mês correspondente à data de emissão, para ser aprovado em até 3 (três) dias úteis. 7.7.5.1. A não aprovação pela Entidade importará na devolução integral da documentação ao licitante vencedor, com as informações referentes aos motivos da desaprovação, observando-se que o prazo estabelecido no item 7.7.5 deste edital passará a ser contado da data de reapresentação da documentação ao SENAI/MS, devidamente saneada. 7.7.6. O pagamento será efetuado em moeda nacional por meio de ordem bancária, no prazo de até 20 (vinte) dias corridos, imediatamente subsequentes ao prazo estabelecido no item 7.7.5 deste Edital, observado o item 7.7.5.1. 7.7.7. A devolução de nota fiscal/fatura não aprovada, em hipótese alguma, servirá de pretexto para que o licitante vencedor suspenda a execução dos serviços, deixe de efetuar o pagamento devido a seus empregados ou deixe de adimplir qualquer obrigação financeira decorrente da execução do CONTRATO. 7.7.8. Quando da efetivação do pagamento da nota fiscal/fatura serão deduzidos os valores correspondentes à retenção na fonte de tributos e contribuições de qualquer esfera de governo (federal, estadual ou municipal), na forma e modo determinado pelo ordenamento jurídico aplicável; 7.7.9. A Entidade poderá sustar os pagamentos devidos ao licitante vencedor, no todo ou em parte, enquanto houver pendência relativa: a) à liquidação de obrigação financeira em virtude de penalidade ou

inadimplência contratual; c) à existência de débitos para com a Entidade, quando não coberto pela

garantia contratual ou esta for insuficiente; c) à existência de débitos para com terceiros ou outros débitos de

responsabilidade do licitante vencedor, relacionados com os serviços contratados, que possa ensejar a responsabilização solidária ou subsidiária da Entidade; e

d) ao descumprimento de obrigação relacionada ao objeto do Contrato.

7.7.10. As ocorrências previstas no item acima deste Edital não constituem a Entidade em mora, não geram direito à alteração de preços, atualização monetária, compensação financeira ou paralisação da prestação dos serviços, reservando-se a Entidade no direito de se utilizar dos pagamentos devidos ao licitante vencedor para cobrir as pendências apuradas.

Page 44: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 44 de 49

Jurídico SFiems

7.7.11. Fica vedada a emissão de duplicatas com base no Contrato, não se responsabilizando a Entidade, em hipótese alguma, por seu pagamento, que se responsabilizará, exclusivamente, pelo pagamento das faturas do licitante vencedor. 7.7.12. Ocorrendo alterações no projeto ou nas especificações, o pagamento será feito com base na medição dos serviços aprovados pela Entidade. 7.7.13. A Entidade se reserva o direito de descontar do pagamento eventuais débitos da Licitante Vencedora, relacionados à obra, como danos e prejuízos contra terceiros, multas e outros que sejam devidos. 7.7.14 A Entidade reserva-se no direito de reter/descontar o valor integral da Ação ajuizada em seu desfavor, por trabalhadores da Licitante Vencedora ou terceiros subcontratados por esta, até sua posterior liquidação ou exclusão do polo passivo. CLÁUSULA OITAVA– DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA 8.1 São de responsabilidade da CONTRATADA em decorrência deste contrato:

1. Quaisquer acidentes na execução do serviço, inclusive quanto às redes de serviços públicos ou uso indevido de marcas e patentes, e ainda, os fatos de que resultem as descrições ou danificações das instalações, inclusive àquelas que, na hipótese de mora, decorram de fato fortuito ou força maior e a integral liquidação de indenização acaso devida a terceiros;

2. A quantidade dos materiais a serem empregados, assim como o processo de sua utilização, cabendo-lhe, inclusive, a execução dos serviços que, não aceitos pela fiscalização, deverão ser refeitos;

3. O pagamento de impostos, taxas, e serviços, encargos sociais e trabalhistas, e quaisquer despesas referentes à obra, inclusive licença em repartições públicas, registros, publicações, autenticações de Contrato e dos documentos a ele relativos, se necessário;

4. Eventuais acidentes de trabalho com funcionários na execução dos serviços são de responsabilidade da CONTRATADA.

CLÁUSULA NONA - PRAZO DE EXECUÇÃO E VIGÊNCIA CONTRATUAL 9.1 O prazo de execução do objeto licitado será de 90 (noventa) dias corridos, contados a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado através de termo aditivo mediante acordo entre as partes. 9.2 O prazo de vigência do contrato será de 180 (cento e oitenta) dias corridos contados da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado através de termo aditivo mediante acordo entre as partes.

Page 45: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 45 de 49

Jurídico SFiems

CLÁUSULA DÉCIMA– DA DENÚNCIA E RESCISÃO 10.1 No decorrer da vigência deste instrumento, havendo interesse de uma das partes, o presente Contrato poderá ser denunciado, antes da data pré-estabelecida na cláusula sétima, para que ocorra seu término, mediante comunicação por escrito, dessa intenção, com antecedência mínima de dez dias, sem ônus para quaisquer das partes, e respeitado o prazo de defesa através de recurso administrativo. Parágrafo Primeiro – O inadimplemento total ou parcial das obrigações contratuais assumidas dará ao CONTRATANTE o direito de rescindir unilateralmente este contrato, sem prejuízo de outras penalidades previstas neste instrumento. Parágrafo Segundo – Ensejará ainda, a rescisão do presente instrumento celebrado com a CONTRATADA, caso esta cometa alguns dos casos abaixo elencados: I. Emissão fraudulenta ou irregular de documentos e/ou utilização do nome do

CONTRATANTE à prática de qualquer ato ilícito; e

II. Prática de ato relevante ás normas éticas e da boa conduta. Parágrafo Terceiro – A rescisão contratual poderá ser: a) administrativa, mediante ato escrito do CONTRATANTE;

b) amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo; e

c) judicial, na forma da lei. Parágrafo Quarto – A rescisão administrativa dependerá de autorização escrita do Diretor Regional do CONTRATANTE, precedida de relatório fundamentado da área responsável pela fiscalização/execução do presente. Parágrafo Quinto - Quando a rescisão ocorrer por razões de interesse do CONTRATANTE, por motivos de alta relevância, justificados e determinados pelo Diretor Regional do CONTRATANTE, exaradas no processo administrativo a que se refere o presente contrato ou a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato, a CONTRATADA será ressarcida dos prejuízos que comprovadamente tenha sofrido. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DAS PENALIDADES 11.1 A recusa injustificada em assinar o contrato dentro do prazo fixado, caracterizará o descumprimento total da obrigação e poderá acarretar à CONTRATADA as seguintes penalidades:

a) Perda do direito à contratação;

b) Suspensão do direito de licitar com as Entidades do Sistema FIEMS (SESI, SENAI, IEL, FIEMS), por prazo não superior a 2 (dois) anos; e

Page 46: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 46 de 49

Jurídico SFiems

b) Aplicação de multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor Contratado.

11.2 Pela inexecução total ou parcial do objeto do presente CONTRATO, execução insatisfatória da obra, mora de execução, omissão e outras falhas, o CONTRATANTE poderá aplicar à CONTRATADA, após regular processo administrativo, garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa, as seguintes sanções:

a) Advertência por escrito, sempre que verificadas pequenas falhas técnicas corrigíveis ou atraso no cumprimento da obra;

b) Multa:

b.1) de 0,5 % por dia de atraso na entrega de cada etapa, calculada sobre o valor total das etapas não concluídas até o término do prazo de execução, limitada a 10% do mesmo valor;

b.2) de 2,0 % sobre o valor dos serviços não executados, no caso de inexecução parcial do contrato limitada a 10% do valor do contrato;

b.3) de 0,2 % sobre o valor total do Contrato, por infração a qualquer

cláusula ou condição do contrato não especificada nas alíneas “1” e “2” deste inciso, limitada a 10% do valor do contrato, aplicada em dobro na reincidência; e

b.4) de 10 % sobre o valor total do Contrato, no caso de rescisão do

contrato por ato unilateral do CONTRATANTE, motivado por culpa da Contratada, não se eximindo a mesma das demais sanções cabíveis.

c) Suspensão do direito de licitar com as Entidades do Sistema FIEMS (SESI, SENAI, IEL, FIEMS), por prazo não superior a 2 (dois) anos.

11.3 No processo de aplicação da sanção administrativa é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, facultada a defesa prévia da CONTRATADA no respectivo processo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis. 11.4 As sanções previstas poderão ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. 11.5 O valor das multas aplicadas deverá ser recolhido no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da notificação.

11.5.1 Se o valor da multa não for pago, ou depositado, será automaticamente descontado do pagamento a que a CONTRATADA fizer jus. Em caso de inexistência ou insuficiência de crédito da Contratada o valor devido será cobrado administrativa e/ou judicialmente.

11.6 A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, mediante motivação formal nos autos respectivos, garantidos o contraditório e a ampla.

Page 47: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 47 de 49

Jurídico SFiems

11.7 No caso de rescisão determinada por ato unilateral do CONTRATANTE ficam asseguradas ao Contratante, sem prejuízo das sanções cabíveis:

a) execução dos valores das multas e indenizações devidos ao CONTRATANTE; e b) retenção dos créditos decorrentes do contrato até o limite dos prejuízos causados ao CONTRATANTE.

11.8 O inadimplemento, total ou parcial, das obrigações contratuais, dará ao contratante o direito de rescindir unilateralmente o contrato, sem prejuízo das penalidades previstas neste Contrato, além das perdas e danos que vierem a ser apurados, ressalvadas as hipóteses de caso fortuito e força maior devidamente comprovadas e impeditivas da prestação dos serviços. 11.9 As multas devidas em decorrência do atraso no cumprimento das obrigações ou da rescisão do contrato serão descontadas dos créditos a que a CONTRATADA fizer jus, podendo, ainda, ser cobradas judicialmente. 11.10 As paralisações, porventura solicitadas ao contratado pelo CONTRATANTE não serão computadas como atraso no prazo global, bem como não ensejará a aplicação de multas contra ambas as partes.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA FISCALIZAÇÃO 12.1 O acompanhamento e a fiscalização dos serviços serão realizados pela Coordenação de TI do Sistema FIEMS, na pessoa do Coordenador, bem como da equipe que estiver à frente do projeto. 12.2 A fiscalização será exercida no interesse do CONTRATANTE e não exclui nem reduz a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por quaisquer irregularidades e, na sua ocorrência, não implica corresponsabilidade do CONTRATANTE ou de seus agentes e prepostos. 12.3 Somente será admitida a substituição de profissional detentor de atestado apresentado na fase de habilitação, por outro com experiência equivalente ou superior. 12.4 A proposta de substituição de profissional deverá ser feita por escrito, fundamentada e instruída com as provas necessárias à comprovação da situação que se apresenta, e incluirá a indicação do novo profissional com o respectivo acervo técnico, e acompanhada da baixa da ART do profissional que está sendo substituído. 12.5 Para a sua efetivação, a proposta de substituição deverá ser apreciada e aprovada pelo Fiscal do Contrato. Parágrafo primeiro. A fiscalização feita pelo CONTRATANTE não diminui, substitui ou suprime a responsabilidade técnica da CONTRATADA decorrente das obrigações aqui assumidas.

Page 48: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 48 de 49

Jurídico SFiems

Parágrafo segundo. O CONTRATANTE orientará a CONTRATADA sobre a fiel execução dos serviços contratados, podendo exigir a correção dos serviços que julgar inaceitável, sem aumento das despesas para o CONTRATANTE. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA– ENCARGOS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIOS E TRIBUTÁRIOS 13.1 A CONTRATADA se obriga a remunerar diretamente aos seus empregados utilizados na execução do objeto do presente contrato, sobre os quais exercerá todo e qualquer poder diretivo na condução e realização dos trabalhos, inclusive velando e respondendo pelos itens de segurança do trabalho, devendo recolher pontualmente todos os encargos trabalhistas e previdenciários. 13.2 Todos os encargos trabalhistas, contribuições sociais e tributos que, na data da apresentação da proposta, incidam sobre a execução deste contrato, serão arcados exclusivamente pela CONTRATADA. 13.3 O inadimplemento da CONTRATADA, com referência a qualquer dos encargos mencionados, não transfere ao CONTRATANTE a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do Contrato ou restringir sua execução. 13.4 Fica garantido ao CONTRATANTE o direito de regresso contra a CONTRATADA com relação a qualquer dos encargos, contribuições e tributos, que dele sejam exigidos e por ele sejam eventualmente pagos, incidindo nesta hipótese correção pelo IGP-M (divulgado pela Fundação Getúlio Vargas) mais juros de 0,5% (meio por cento) ao mês. 13.5 O CONTRATANTE quando fonte retentora, descontará e recolherá, nos prazos legais, os pagamentos que efetuar e os tributos incidentes, em conformidade com a legislação vigente. 13.6 Deverão ser destacados nas notas fiscais, os valores gastos com mão-de-obra no percentual de 50% (cinquenta por cento) e com os materiais utilizados na execução dos serviços no percentual de 50% (cinquenta por cento), nos termos da legislação vigente.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DA CESSÃO OU TRANSFERÊNCIA 14.1 O presente contrato não poderá ser objeto de cessão ou transferência no todo ou em parte. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 15.1 Os serviços deverão ser entregues rigorosamente dentro das especificações estabelecidas na proposta e no contrato. A inobservância desta condição implicará a recusa dos serviços sem que caiba qualquer tipo de reclamação por parte da contratada. A empresa fará declaração expressa de que está apta a iniciar os serviços na data programada no contrato. 15.5 É vedada a CONTRATADA:

Page 49: CARTA CONVITE Nº 010/2017 PREÂMBULO SENAI – Serviço Nacional de … · 2017. 9. 20. · a.1) o documento de procuração deverá dar plenos poderes ao representante para assinar

Processo Adm. PRC201700452 Carta Convite nº

010/2017 Página 49 de 49

Jurídico SFiems

1. Caucionar ou utilizar o presente Contrato para qualquer operação financeira, sem a prévia e expressa autorização do CONTRATANTE;

2. Opor, em qualquer circunstância, direito de retenção sobre o serviço; e

3. Interromper unilateralmente o serviço sob alegação de inadimplemento por parte do CONTRATANTE.

15.6 Todas as despesas necessárias à formalização deste contrato, bem como os tributos, tarifas e emolumentos deste, decorrentes de sua execução e todos os encargos de natureza trabalhista e previdenciária serão de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA, não havendo qualquer solidariedade por parte do CONTRATANTE. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DO VALOR ESTIMADO/DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 16.1 O valor a ser pago ao CONTRATADO será conforme o cumprimento estabelecido no Objeto deste contrato. 16.2 As despesas decorrentes desta licitação serão pagas com recursos próprios e correrão na Unidade Organizacional: 3103010107 - UNIDADE DE PROJETOS DOURADOS, Centro de Responsabilidade: 30710010114 - REFORMA E AMPLIAÇÃO LAB MICRO E CANTINA IST, Código contábil: 31010604005001. CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – DO FORO 17.1 As partes elegem o foro da Comarca de Campo Grande - MS, para dirimir quaisquer dúvidas suscitadas na execução deste contrato e renunciam, expressamente, quaisquer outros, por mais privilegiado que seja.

17.2 O presente contrato obriga as partes por si, seus herdeiros e sucessores a qualquer título e, é celebrado em caráter de absoluta autonomia, sem qualquer vínculo de ordem trabalhista. Assim, justos e contratados, assinam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas para que produza os efeitos legais e de direito. Campo Grande/MS, de de 2017.

PELO CONTRATANTE PELA CONTRATADA Testemunhas: Nome: Nome: CPF: CPF: