carrapato - agricultura.rs.gov.br · sintomas do animal com carrapato: lesões e irritações na...

2
Obtenha mais informações na IVZ de seu município ou ligando para 51 3288 6200 Convênio 755826/2011/Mapa-RS/Seapa-RS [email protected] [email protected] Visite também o nosso site: www.agricultura.rs.gov.br Carrapato Previna-se contra este mal O carrapato bovino, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, causa prejuízos à indústria coureiro- calçadista e perdas na produção da carne, do leite e derivados. Além disso, ele também transmite os agentes da “Tristeza Parasitária Bovina” , enfermidade responsável pelos maiores índices de mortalidade nos rebanhos. No bovino, o carrapato se prende ainda bem pequeno (larva) e se desenvolve sugando o sangue do animal até atingir seu tamanho adulto. Ele fica junto ao animal durante três semanas, crescendo e se alimentando. SE-0003-12 FOLDER CARRAPATO A4.indd 1 07/05/12 15:07

Upload: nguyentram

Post on 03-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Obtenha mais informações na IVZ de seu

município ou ligando para 51 3288 6200

Convênio 755826/2011/Mapa-RS/Seapa-RS

[email protected]

[email protected]

Visite também o nosso site:

www.agricultura.rs.gov.br

CarrapatoPrevina-se contra este mal

O carrapato bovino, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, causa prejuízos à indústria coureiro-calçadista e perdas na produção da carne, do leite e derivados. Além disso, ele também transmite os agentes da “Tristeza Parasitária Bovina”, enfermidade responsável pelos maiores índices de mortalidade nos rebanhos. No bovino, o carrapato se prende ainda bem pequeno (larva) e se desenvolve sugando o sangue do animal até atingir seu tamanho adulto. Ele fica junto ao animal durante três semanas, crescendo e se alimentando.

SE-0003-12 FOLDER CARRAPATO A4.indd 1 07/05/12 15:07

Sintomas do animal com carrapato:Lesões e irritações na pele do animal e, em alguns casos, desânimo causado pelos agentes da “Tristeza Parasitária Bovina”.

Ciclo dos carrapatos:Na primavera (set/out) os carrapatos começam a aparecer em maior quantidade (esta é a primeira geração). Nessa época, as larvas estão nas pastagens, sobem nos bovinos e, em 21 dias, caem novamente no pasto para novas posturas. Dessas posturas, nasce uma segunda geração de larvas que irá infestar os bovinos em janeiro e fevereiro.

A terceira geração surge no outono, entre os meses de abril e maio, quando ocorre a maior presença de carrapatos bovinos.

Como fazer o controle do carrapato:Reduzindo a infestação dos campos e nos animais.

O melhor método de controle de carrapatos é realizado através de tratamentos estratégicos. Consegue-se isto tratando os animais antes da presença de seu pico máximo na pastagem.

Olhando o gráfico a seguir, podemos ver que o carrapato tem o primeiro ciclo no início da primavera, na maior parte do Estado. Os tratamentos estratégicos são realizados nos períodos anteriores ao crescimento da população de carrapatos no pasto, ou seja, antes de iniciarem a formação da primeira, segunda e terceira geração de parasitas. Esses tratamentos devem ser realizados independente se os carrapatos são vistos ou não nos animais. Nas fases de larva, os carrapatos são muito pequenos, dando a impressão de que não estão presentes.

No gráfico, estão marcadas as três principais épocas de tratamento preventivo no RS e, se for necessário algum tratamento intermediário, nunca fazê-lo com intervalos menores que 21 dias entre cada tratamento.

Dinâmica populacional do carrapato bovino no Rio Grande do Sul:

0

0

0

0

0

S O N D J F M A M J J A S0

5

10

15

20

25

300

1ª Geração

TratamentoMeses Fonte: IPVDF-RS

Méd

ia d

e ca

rrap

ato

s/b

ovin

o

2ª Geração

3ª Geração

Como você pode prevenir:• Não misturando carrapaticidas de diferentes princípios ativos.

• Recarregando o banheiro conforme as recomendações técnicas.

• Observando a manutenção correta do banheiro.

SE-0003-12 FOLDER CARRAPATO A4.indd 2 07/05/12 15:07