carnaval “quem é do remelexo. quem é do bole-bole. saí na...

8
Santos 467 anos DISTRIBUIÇÃO GRATUITA JORNAL Janeiro de 2013 ANO XXVI Nº 465 www.jornalespacoaberto.com Anderson Bianchi/PMS No próximo sábado (2 de fe- vereiro), a partir das 15h, a Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos se transformará em palco para o resgate dos memoráveis desfiles da famosa Banda Mole, no Carnabonde 2013. Na ocasião o Bonde Turísti- Carnaval “Quem é do remelexo. Quem é do bole-bole. Saí na Banda Mole” Divulgação/PMS co vira um trio elétrico, decorado de forma a representar o bloco ho- menageado, com atores caracteri- zados de antigos foliões, seguin- do o percurso pelas ruas do Cen- tro. A folia marca ainda a entrega oficial da chave do Município pelo prefeito ao Rei Momo, e a cerimô- nia em que antigos foliões da Ban- da Mole serão homenageados. “Quem é do remelexo. Quem é do bole-bole. Sai na Banda Mole” era o refrão da banda criada em 1977, que saia pelas ruas do Gon- zaga no sábado de Carnaval, com irreverência arrastando multidões. O último desfile da banda, por onde passaram os músicos Jame- lão, Aroldo Melodia e Carlinhos de Pilares, também a atriz Isadora Ribeiro e a modelo Valéria Valens- sa (primeira Globeleza), ocorreu em 1998. Mais Carnaval na Página 6. “Uma cidade mais justa e mais feliz” esse é o presente que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), gostaria de dar a Santos. Como entende que isso ainda é um sonho, diz que trabalhará arduamente para reduzir as desigualdades sociais, o grande desafio de seu governo. Última Página São Vicente 481 anos Financeiramente combalida, a Primeira Cidade do Brasil, segundo o prefeito Bili precisa ser reconstruída. Página 4 Arquivo/EA Divulgação Praia Grande 46 anos A cidade que mais cresce na região homenageou os emancipadores. Página 4

Upload: phamdieu

Post on 11-Feb-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Santos 467 anos

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAJ O R N A L

Janeiro de 2013ANO XXVI Nº 465 www.jornalespacoaberto.com

Anderson Bianchi/PMS

No próximo sábado (2 de fe-vereiro), a partir das 15h, a PraçaMauá, no Centro Histórico deSantos se transformará em palcopara o resgate dos memoráveisdesfiles da famosa Banda Mole,no Carnabonde 2013.

Na ocasião o Bonde Turísti-

Carnaval

“Quem é do remelexo. Quem é do bole-bole. Saí na Banda Mole”Divulgação/PMS

co vira um trio elétrico, decoradode forma a representar o bloco ho-menageado, com atores caracteri-zados de antigos foliões, seguin-do o percurso pelas ruas do Cen-tro. A folia marca ainda a entregaoficial da chave do Município peloprefeito ao Rei Momo, e a cerimô-

nia em que antigos foliões da Ban-da Mole serão homenageados.

“Quem é do remelexo. Quem édo bole-bole. Sai na Banda Mole”era o refrão da banda criada em1977, que saia pelas ruas do Gon-zaga no sábado de Carnaval, comirreverência arrastando multidões.

O último desfile da banda, poronde passaram os músicos Jame-lão, Aroldo Melodia e Carlinhosde Pilares, também a atriz IsadoraRibeiro e a modelo Valéria Valens-sa (primeira Globeleza), ocorreu em1998. Mais Carnaval na Página 6.

“Uma cidade mais justa e mais feliz” esse é o presente que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), gostaria de dar a Santos. Comoentende que isso ainda é um sonho, diz que trabalhará arduamente para reduzir as desigualdades sociais, o grande desafio de seu governo.

Última Página

São Vicente481 anos

Financeiramente combalida, aPrimeira Cidade do Brasil,

segundo o prefeito Bili precisaser reconstruída.

Página 4

Arquivo/EA

Divulgação

Praia Grande46 anos

A cidade que maiscresce na regiãohomenageou osemancipadores.

Página 4

Espaço Aberto

PÁGINA 2 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013

Mural

Diretora e Jornalista responsável: Noemi Franccesca de Macedo - Mtb 11.619 - Redação, Publicidade e Administração: Rua João Passoa, 60 - Cj. 62 - Centro - CEP 11013-000 - Santos - SP - Telefax.: (OXX13) 3219.1296 E-mails:[email protected] - [email protected] - [email protected] - Site: www.jornalespacoaberto.com - ESPAÇO ABERTO é uma publicação da Espaço Aberto - Assessoria e Consultoria em ComunicaçãoLtda - ME - CNPJ 08.785.061/0001-13 - Representante: ESSIÊ Publicidade e Comunicação S/C Ltda. - R. Abílio Soares, 227 - cj. 81/82, Paraíso - CEP 04005-000 – São Paulo; Tel.: (OXX11) 3057.2547 - Editoração: Luiz Vicente Filho- Tel.: (OXX13) 3022.0787 - Revisão: Mário Ribeiro de Paula - MTb 15.381 - Impressão: Gráfica Pana - Tel.: (OXX11) 3209-3538 - *0s artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando a opinião do jornal.

OPINIÃO

EDITORIAL

Médicos dãoeco ao gritopor saúde

*Roberto Paulino

Não é novidade que a Saúde vai muito mal noBrasil. O que ocorre nos municípios é um reflexoda política equivocada que se pratica no país, comrelação ao atendimento médico-hospitalar. Faltamleitos, médicos, equipamentos.

Em Santos, a situação não é diferente. Comcerca de meio milhão de habitantes, com a maioriadependente do SUS- Serviço Único deSaúde, a cidade recebe também pacien-tes dos demais municípios da região,precarizando mais ainda o setor.

Se a população vive um drama em virtude doprecário atendimento, os médicos que atuam nes-se setor, também vivem o dilema. Aproveitando oinício de uma nova administração, os médicos re-solveram expor a real situação da saúde, onde nãoraro, são tão vítimas quanto a população.

Em recente ofício encaminhado à Secretaria de

Saúde de Santos, os médicos relacionam a má re-muneração, uma das principais razões pela escas-sez de profissionais, a falta de segurança nos Pron-tos Socorros e outras unidades, falta de equipa-mentos e de material básico (de álcool a materialpara procedimento cirúrgico), de higiene e de es-trutura física dos imóveis. Enfim, um relato assus-

tador que demonstra a situação de riscoà integridade física não apenas dos pa-cientes, mas também dos profissionais.Diante do relato dos médicos, medidas

mais que urgentes são necessárias para evitar ocaos. O Município não pode se quedar à espera desolução e os governos do Estado e Federal nãopodem ficar alheios à essa realidade que se agravaa cada dia.

O grito por saúde é forte o suficiente para quehaja união dos poderes na busca por solução.

Ele está voltando - O ex-vereadorsantista Carlos Mantovani Calejon estávoltando à Câmara. Selando uma grandeamizade, ele retorna ao Legislativopara assessorar o vereador AntônioCarlos Banha Joaquim (PMDB). A ex-periência somada vai, com certeza,“causar” não apenas no Castelinho(sede da Câmara), mas na Cidade.Baixo cleroAos poucos vai ganhando corpo a ar-ticulação do vereador Banha para aorganização do Baixo Clero, os novosvereadores que, pelo próprio novicia-do desconhece (em tese) os trâmitesda Câmara, até mesmo para dar maisvisibilidade aos próprios projetos. Pro-curado por alguns dos novos pares,Banha tem demonstrado maestria nasexplicações. Já tem gente preocupadacom essa liderança.Cabo de guerra - Fernanda Vanucci,primeira suplente do PPS santista seprepara para em 4 de fevereiro assu-mir uma cadeira na Câmara, na vagado vereador Marcelo Del Bosco queassumiu a Secretaria de Defesa da Ci-dadania. Ela garante que não há cabode guerra com o colega e coloca umapá de cal nos boatos. “Não nomeeiminha equipe porque ainda não souvereadora”.No cemitérioO portuário Carlos Eduardo da Silva(Jarrão), ex-presidente do Sintraport-Sindicato dos Operários e dos Traba-lhadores Portuários nas Administra-ções dos Portos é o novo coordenadordos cemitérios de Santos. Segundo in-formações, Jarrão não tem dormido;não por medo de assombração, maspela agenda cheia. Dizem que ele querconhecer cada detalhe da chamada“última morada”..Zona Noroeste - Agora vai... A Pre-feitura de Santos lançou edital de lici-tação internacional para a primeirafase das obras de macrodenagem daZona Noroeste. A licitação é para aconstrução de cinco estações elevató-rias, comportas, galerias e 21 bombas.As obras, quando concluídas solucio-narão o maior problema dessa região,as enchentes.Poupado - O prefeito de São Vicente,Luis Cláudio Bili (PP), foi poupadodas vaias do numeroso público quecompareceu a estréia do espetáculoEncenação da Fundação de São Vicen-te. Quando o apresentador anunciavaa presença de políticos, uma sonoravaia ecoava pelo local.

Queixo de vidro - “Nós não temosqueixo de vidro” disse o prefeito Biliao ser questionado por um repórtersobre as consequências de suas frasesquixotescas ao se referir ao seu ante-cessor na prefeitura, Tércio Garcia(PSB) que não lhe passou o cargo, jáque havia partido para a cidade de Li-meira, onde fora nomeado secretário.Mal estar - É visível o mal estar quan-do se encontram no mesmo ambienteo deputado federal Márcio França(PSB) e o prefeito Bili. Foi assim du-rante a visita do governador Alckmina São Vicente.O passado condena - As críticas doprefeito Bili às administrações anteri-ores de São Vicente (8 anos de MárcioFrança e 8 anos de Tércio Garcia), se-gundo o deputado Márcio França sãoincoerentes, “pois ele (Bili) fez partedesses governos”.Os tempos são outros - França, ape-sar do mal estar espalhado pelo ambi-ente quando ocupado por ele e Bili, dizque, como deputado está à disposiçãodo prefeito vicentino por quem man-tém respeito, lembrando que é seu pa-drinho de casamento e padrinho polí-tico “afinal ele passou mais de 10anos no PSB” conclui o deputado,presidente estadual do partido.Demora - Vereadores santistas, es-pecialmente os tucanos estão apre-ensivos com a demora de o prefeitoPaulo Alexandre (PSDB) definir sualiderança na Câmara. A grande apostaestá em torno do vereador José Las-cane, um dos decanos na vereança domunicípio. Mas como em políticanada é o que é enquanto não for sa-cramentado, a apreensão aumenta amedida que crescem os boatos de queMarcus de Rosis (PMDB) tem chan-ce de ocupar o cargo em detrimentodos tucanos. De Rosis não comenta.O prefeito também não.Última notíciaA Prefeitura de Santos vai construircinco novas unidades de Saúde e refor-mar seis desses equipamentos. Cons-trução: duas Unidades de Saúde da Fa-mília (Bairro Caruara - Área Conti-nental, e no Centro); duas Academiasde Saúde (Marapé e Centro) e o prédioda Secção de recuperação e Fisiotera-pia, na Zona Noroeste (este imóvel jáestá em construção). Reformas: UBSsGonzaga, Campo Grande, Marapé,Conselheiro Nébias, Valongo e umaUSF (Unidade de Saúde da Famíia) noMonte Serrat.

Adeus... Eles nos deixaram em 2012

Ao linear de um novo ano, vol-tamos nossos olhos para os 365dias que formaram o ano de 2012.Será que o ano foi bom? Muitosfatos importantes aconteceramentre nós. Ao lado deles, a tristezatambém se fez presente com o fa-lecimento de importantes persona-gens dos meios de comunicaçãono Brasil e no mundo, a saber:

Nossas despedidas aos santis-tas: jornalistas Carlos HenriqueKlein, ex-redator de “A Tribuna”;Lauro Tubino, ex-editor de Turis-mo de A Tribuna, Miguel Antonioda Silva Neto; José Roberto deMatos Mineiro, radialista; LuizCarlos Barreto, fotógrafo, além deMilton Teixeira, jornalista e dire-tor do Sistema Santa Cecília deComunicação.

Jornalistas brasileiros: Joel-mir Beting, Loureiro Júnior, Her-nani Donat e Luiz Fernando Mer-cadante, todos paulistas; MillôrFernandes, Ney Peixoto do Vale eLuiz Mario Gazzaneo, cariocas; Carlos Valadares, que também eranarrador esportivo e publicitário,mineiro; Jair Francisco Hamms,catarinense; Ivonete Maia, ex-pre-sidente do Sindicato dos Jornalis-tas do Ceará bem como da Asso-ciação Cearense de Imprensa; Inil-do Paulo Pereira e Cláudio Cabral, gaúchos; além de Ivan Lessa,paulista radicado na Inglaterra.

Outros: Ricardo Fischers, ex-presidente da Associação nacio-

nal de Editores de Revistas; LuizGonzaga Noriega, locutor esporti-vo, e Wilson de Freitas, radialis-tas, todos paulistas; Ernani PiresFerreira, locutor de turfe, carioca;Orlando Batista, locutor esporti-vo, catarinense; Laércio de Sou-za, radialista, baiano; Ezequiel Bar-bosa, cinegrafista, gaúcho; Ed-mundo Rodrigues, desenhista eeditor de historias em quadrinhos,paraense; Manoel Alves de Oli-veira, radialista, norte-rio-gran-dense; e Gutemberg Monteiro,ilustrador e editor de historias emquadrinhos, mineiro.

Pelo Mundo: Jornalistas Mal-colm Browne, Judith Crist, MikeWallace, Anthony Shadid, ArthurSulzberger, Chris Econonaki e Hil-ton Kramer, todos norte-americanos;Miguel Portas, Margarida Marantee Manuel António Pina, portugue-ses; Femi Adi (em acidente aéreo),Aviantora Dody, Nur Didik Angha-ra, Ismiyati Sunarto e Aditya Sukar-di, todos indonesianos; Max Fa-tchen, australiano; Antonio Cisne-ros, peruano; Mike Baker, inglês;Germano Mosconi, italiano; IstvánCsurka, hungriano; e Poul Tries Pe-dersen, dinamarquês.

Outros: Eve Arnold e Cris Ale-xander, ambos fotógrafos, DickClark e Donald Cornelius, apresen-tadores de televisão, Ralph Mc-Quarrie, ilustrador e designer, eJohn Turner Sargent, ilustrador,todos norte-americanos; IgrejasCaieiro, radialista e locutor, portu-guês; Enzo Sellerio, fotógrafo, ita-liano; Victor Ariagada Rios, ilus-

trador e desenhista, chileno; BobHolness, apresentador de televi-são, inglês; Hans Hammarskiold,fotógrafo, sueco; e Liborio Noval,fotógrafo, cubano.

Assassinados: Dezenas de pro-fissionais foram assassinados nodesempenho de suas funções noBrasil e no exterior: Anderson Lean-dro da Silva, proprietário de produ-tora de televisão, paranaense; LuizHenrique Georges, proprietário do“Jornal da Praça” e Paulo RobertoRodrigues Cardoso, ambos sulmato-grossense; Mário RondolfoMarques Lopes, carioca; Décio Sá,maranhense; Valéria Luiz de Olivei-ra, goianiense; além do mato-gros-sense Eduardo Ribeiro Carvalho.

Outros: Pelo mundo... os jor-nalistas Gilles Jacquies, francês;Mary Colvin, norte-americana;Alfredo Villatoro, hondurenho;Kaniran Salaheddin, iraquiano;Enenche Gogwin Akogwu, nigeri-ano; Nika Yamamoto, japonesa;René Orta Salgado, GuilhermoLuna Varela e Regina Martinezz,mexicanos; Tariq Kamal, Auran-gzeb Tunio e Murtaza Razvi, pa-quistanenses; Rajesh Misha eChandrika Rai, indianos. Ainda...Esteban Rodriguez e Gabriel Huge,fotógrafos mexicanos; Abdul Gha-ni Kaakeh, cinegrafista sírio; eRemi Ochlik, fotógrago francês.

Que melhores dias transcorramno ano de 2013.

*Roberto Paulino é jornalista, fo-tógrafo, escritor e pesquisadorcultural.

Ninguém duvida do prestígio do prefeito santista, Paulo AlexandreBarbosa, junto ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A maisrecente prova foi a imediata liberação do custeio das festividades doaniversário de 467 anos da Cidade, pelo programa “Festivais de Verão Péna Areia”, da Secretaria Estadual de Turismo, que financiará o show docantor Fábio Jr. neste sábado (26) no Canal 2.

O custeio foi obtido após reunião com o governador que ficou sensi-bilizado com os argumentos de Paulo Alexandre sobre as dificuldadesorçamentárias enfrentadas pela prefeitura neste início do ano. De acordocom o prefeito, o governador entendeu que o evento é um atrativo turís-tico para a região que recebe milhares de visitantes nesta época do ano. Oprefeito só não revelou o valor despendido para o evento.

ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013 - PÁGINA 3SANTOS

“Se eu pudesse daria de presentea Santos, nesse aniversário de 467anos, o tão aguardado sistema de ma-crodrenagem para a Zona Noroeste,região mais populosa da cidade queteria seu maior problema (enchentes)resolvido”. Deputado Luciano Ba-tista (PSB)

“Ah, eu daria o Sistema de Saúdecriado pelo governo do PT em San-tos, voltando a cuidar verdadeiramen-te das pessoas”. Deputada Telma deSouza (PT)

“Daria tranquilidade (fim da vio-lência) para que a população pudesseestudar, trabalhar, passear, enfim, vi-ver em paz. Santos é uma cidade ma-ravilhosa que acolhe como filhos, pes-soas dos mais diversos lugares doBrasil e do mundo”. Vereador Ma-noel Constantino (PMDB)

“Eu daria mais horas de solpara que todos pudessem usufruirpor mais tempo das belezas dessaterra” Professora Márcia UrbanoPitini, de Uberaba/MG

“Meu presente seria transformarSantos em uma cidade mais justaemais feliz para todos os santistas”Prefeito Paulo Alexandre Barbosa(PSDB)

Presentes467 anos

Uso da Tribuna Livre em discussão

Para Sadao Nakai, a Ponta da Praia (onde nasceu) é o bairropara onde seu pensamento voa quando fala em Santos “Devido asmudanças climáticas e a interferência do homem com a dragagemdo canal praticamente eliminando a praia em frente ao Aquário, ageografia desse trecho maravilhoso foi alterada, mesmo assim,

continua sendo um lugar impar, fantástico”

Neste sábado, quando a ci-dade comemora 467 anos defundação, a Sessão Solene daCâmara, marcada para as 11h,será presidida pelo professor deartes marciais e armador de pes-ca, Sadao Nakai (PSDB), vere-ador em segunda legislatura, atu-al presidente do Legislativo.

Criar uma nova dinâmica noLegislativo, buscando maiorproximidade com a população éum dos objetivos de Sadao, quepara começar, na reunião da

mesa diretora da Câma-ra, agendada para o pró-ximo dia 31 com a parti-cipação de representan-tes dos partidos, coloca-rá em discussão o uso daTribuna Livre (expedien-te pelo qual o munícipepode se manifestar noplenário). O objetivo étorná-la mais acessívelaos cidadãos. De acordocom o atual regulamento, só temacesso ao expediente o muníci-

pe que represente uma entidade.O presidente Sadao Nakai,

entende que qualquer cidadão,desde que respeite as regras,pode se manifestar. “É com-petência do governo dar vozà população eé isso que

pretendemos facilitar.*O orador da Sessão Solene

em comemoração ao aniversá-rio da Cidade será o vereadorSandoval do Nascimento Soares(PSDB)

Fotos: Divulgação

* Carlos Pinto – Jornalista e Presidente do ICACESP

PÁGINA 4 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013 CIDADES

Carlos Pinto

A solidez da economia de um país não estácalcada unicamente no projeto econômico dessepaís. Há uma dependência criada pela globaliza-ção que nos coloca a todos, no mesmo barco. Essaglobalização nos trouxe o euro e a formação de umbloco de países europeus, como uma tentativa deescapar ao domínio do dólar e a crescente expan-são econômica da China.

Com o estouro da economia americana, inici-ada pelos golpes no mercado financeiro aliadosaos golpes imobiliários, nem a Europa se segurou.E um país arrasta o outro para o abismo da insol-vência. Os que acharam que a força do euro erainesgotável gastaram o que podiam e não podiam.Portugal se deu ao luxo de construir três auto-estradas, todas no mesmo sentido. E não há trân-sito para ocupar as três. Tive oportunidade deverificar in loco esta situação.

No mesmo sentido caminharam Espanha, Itá-lia, França e principalmente a Grécia. Hoje, quan-do a realidade bate à porta, apertam-se os cintos,e tal aperto como sempre, cai nas costas da popu-lação mais pobre. Cresce o desemprego, firmasfecham as portas e todo mundo grita e ninguémtem razão. Estava eu na Espanha quando se reali-zaram as eleições gerais. Os socialistas que deti-nham o poder em quase todo o território espanholforam aniquilados pelos conservadores que ven-ceram em mais de 80% do país.

O mesmo ocorreu em Portugal, mas essa mu-dança de regime político em pouco ou quase nadaamenizou a situação econômica nos dois países,por sinal, berços de meus ancestrais. Ambos con-tinuam amargando altas taxas de desemprego, epresos a uma política de austeridade que no fun-do, por sua radicalidade, acaba surtindo resulta-dos contrários ao esperado. Em Portugal, entreoutras coisas, no intuito de conter despesas go-vernamentais, fechou-se o Ministério da Cultura.Aliás, este item é sempre o primeiro a sofrer asconsequências das irresponsabilidades governa-mentais.

No Brasil, em função disso e dos gastos queo Governo Federal vem enfrentando por ter acei-tado sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas,sem falar na Copa das Confederações, entendoque podemos estar caminhando para um poço semfundo. Melhor empregada seria essa dinheiramatoda, que com certeza fará a fortuna, ou aumenta-rá a fortuna de uma serie de corruptos, se constru-íssem mais hospitais, mais escolas, mais centrosculturais.

Esse princípio já se nota no apertão de cintoque a grande maioria dos municípios vem, acerta-damente, fazendo, em seus orçamentos. E o car-naval, a maior festa popular do país já começa asentir os efeitos. Várias cidades, inclusive capi-tais como é o caso de Florianópolis, decidiramnão realizar os tradicionais desfiles de blocos e deescolas de samba. Como sempre, a cultura vaipara o brejo, principalmente a cultura popular.

Os perigos que rondamnossa economia

Praia Grande completou 46anos de emancipação político-ad-ministrativa e para celebrar a data,entre as várias atividades progra-madas pela prefeitura, homenageouos emancipadores. A homenagemaconteceu no dia 19 (data da eman-

Cidade comemorou aniversáriohomenageando os emancipadores

Jairo Marques/PMPG

Praia Grande a cidade que mais cresce na região

cipação) em cerimônia realizada naPraça dos Emancipadores, na Av.Marechal Mallet com Av. Costa eSilva.

Foram homenageados: CirceToschi e o ex-prefeito DorivaldoLoria Junior (Dozinho). Homena-

gem póstuma: João Bispo dosSantos, Josias Nunes da Silva eApolônio Dias da Silva, na oca-sião representados pelos filhos.

Além da homenagem presididapelo prefeito Alberto Mourão(PSDB), foi apresentada a nova iden-tidade visual da Administração Mu-nicipal, (um círculo representado porpessoas de mãos dadas traduzindoo crescimento demográfico ace-lerado, a miscigenação de pes-soas com a unificação de umacidade onde não há distinçãode bairros e áreas residenciais).Foi realizada também a 7ª Re-gata Festiva, no Pólo NavegaSão Paulo, na área de Lazer ÉzioDall´Acqua (na entrada da ci-dade) reunindo cerca de 200competidores de vela de diver-sas cidades do Estado de SP.

Passeio Ciclístico - AAssociação de Pais e Amigos

dos Excepcionais de Praia Grande(Apae-PG) promove, neste domin-go (27), um passeio ciclístico como objetivo divulgar o trabalho daentidade. A concentração será na es-quina das avenidas Presidente Cas-telo Branco e Presidente Costa eSilva, no Bairro Boqueirão, às 9h.O evento conta com o apoio da Pre-feitura de Praia Grande.

Praia Grande

São Vicente

Encenação – Martim Afonso reencontrou os índios na 31ª edi-ção da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o maior espe-táculo ao ar livre em areia de praia do mundo. O espetáculo pelaprimeira vez apresentado em forma de musical, sob a direção dosecretário de Cultura Amauri Alves (diretor e produtor teatral), mar-cou o retorno às origens, mostrando a história da cidade, desde acultura indígena à chegada do navegador Martim Afonso (vividopelo ator global Carlos Casagrande). Sem os efeitos pirotécnicosusados nas últimas edições, a Encenação devolve ao espetáculo, areal importância de São Vicente, a Primeira Vila do Brasil. O espetá-culo foi apresentado no período de 19 a 22, na arena montada naPraia do Gonzaguinha e assistido por mais de 28 mil pessoas.

São Vicente 481 anos – mais um recomeço“Área Continental é o filho que mais chora”

Júlio Cesar/PMSVApesar das noites mal dormi-

das em função da preocupaçãocom a difícil situação financeira domunicípio, o prefeito Luis Cláu-dio Bili (PP) não perde o bom hu-mor, a esperança de dias melhorese a acidez das frases de efeito.

Insistentemente assediado parafalar sobre a situação caótica em queassumiu a administração de São Vi-cente, cidade que completou 481anos no dia 22, o prefeito Bili, emmeio às declarações de amor à cida-de, explica que está na hora de acre-ditar no futuro melhor. “Trabalharpara esse futuro melhor já esta-mos fazendo, e embora tenha as-sumido a cidade em situação tãoprecária, de forma que jamais pudeimaginar, tenho o compromisso depassar, quando for o momento, obastão de forma equilibrada”.

Bili aos poucos vai se ajeitan-do na cadeira e em tom mais bran-do, explica que independentemen-te do estado em que a cidade seencontra (na data da entrevista: 18/01) com lixo por todos os lados,greve de servidores, salários atra-sados e muitas, muitas dívidas, “acidade está entrando nos trilhos”.

“São Vicente completa 481anos (22/01), mas neste ano nãotemos muito a comemorar, poisnos deparamos com prioridadesem todos os setores e precisamos,imediatamente, dar atendimentoaos cidadãos e promover a ma-

Prefeito Bili apesar dos problemas está confiante no futuro

nutenção viária como um todo.Por onde começar? Pedindo a co-laboração e a paciência da popu-lação, pois estamos contornandovárias frentes para viabilizar oretorno à normalidade”, explicouo prefeito ao ser questionado so-bre as prioridades do município.

Área Continental - Se a si-tuação na parte insular da cidadeapresenta problemas, a área conti-nental, onde vivem cerca de 120mil pessoas é muito mais compli-cada. Ao falar sobre essa região, oprefeito disparou: “A Área Conti-nental é o filho da cidade que maischora. Lá precisa de tudo, saúde,educação. Vamos lutar para ter umhospital naquela região, e paraisso não mediremos esforços enem economizaremos pedidos”.

Apesar de ter assumido há me-nos de um mês (1º/01), o prefeitode São Vicente já é conhecido emBrasília, como “o homem do pi-res”, alcunha que não o aborrece,pois entende que se não pedir, senão mostrar a realidade financeira-mente caótica da cidade, os gover-

nos estadual e federal não têmcomo saber das necessidades.

Presente – Reduzir o déficitfinanceiro sem deixar de atender asnecessidades básicas do município,é segundo o prefeito, o objetivo ini-cial de sua gestão. Para isso estácortando gastos, revendo contratosde aluguel, de telefones celulares,acabando com os carros oficiais, járeduziu o secretariado, de 32 para15, e outras ações em curso.

O prefeito ressalta que apesarda importância dos 481 anos, a ci-dade carece de muitos equipamen-tos básicos e se ele tivesse condi-ções de presentear São Vicente, lhedaria um hospital digno. “Comopara isso dependo de recursos, oque a cidade não tem, não me aca-nho de pedir apoio, ajuda aos Go-vernos do estado e da União”.* confira no site www.jornalespacoaberto.com a entrevista naíntegra

ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013 - PÁGINA 5EDUCAÇÃO

Projeto levará alunos da rede municipalao Parque Ecológico Voturuá

A partir do mês de março, alu-nos da rede municipal de São Vi-cente farão visitas monitoradaspor biólogos da Prefeitura ao Par-que Ecológico Voturuá. As visitasacontecerão as terças, quartas equintas-feiras. As escolas da áreacontinental serão as primeiras aserem beneficiadas.

Durante a atividade serão ex-plicadas às crianças a rotina dosanimais selvagens que vivem noparque. Os alunos ainda terão aoportunidade de fazer um pas-seio pela Trilha da Pedreira, quetem 900 metros de extensão, Estudantes vão conhecer a rotina dos animais selvagens que vivem no Parque Voturuá

Divulgação

acompanhados de monitores trei-nados para conduzirem os visi-tantes.

Essa atividade faz parte doProjeto Amigo do Parque, da Se-cretaria de Esportes, Turismo eLazer do município, cujo objeti-vo é transformar cada aluno emum multiplicador da boa convi-vência com a natureza. Em diaschuvosos, os alunos participa-rão de atividades de educaçãoambiental dentro de um espaçofechado no parque. Ao final davisita receberão o selo “EU SOUAMIGO DO PARQUE”.

LiteraturaCom oficinas, cinema, apresentações musicais, palestras com

escritores e livros a preços populares, está sendo realizada no Cen-tro de Itanhaém, a 1ª Feira Literária de Itanhaém – “Caminhos daLeitura”. Desde quinta-feira (24), das 9h às 19h, a feira oferecelivros a preços populares, oficinas, cinema, apresentações musi-cais e encontro com autores da literatura nacional como FredericoBarbosa, Janaína Tokitaka e José Roberto Torero. O evento terminaneste domingo (27).

Termina no próximodia 31, a programaçãode férias de janeiro daBiblioteca Municipal“Poeta Paulo Bomfim”,de Itanhaém. De segun-da a sexta-feira, estãodisponíveis diversasoficinas, entre elas, Horado Conto, pipas, origa-mi, E.V.A., além da expo-sição “O que Ler nas Fé-rias” e apresentações musicais.

A biblioteca reservou um espa-ço voltado ao cinema. Aberto aopúblico, qualquer pessoa poderá

Programação de férias na BibliotecaMunicipal de Itanhaém

Divulgação

assistir aos filmes exibidos. E emcartaz estão: “Era do Gelo 4” e“Meu Malvado Favorito” . Na ofi-cina de E.V.A., crianças e adultos

aprendem a confeccio-nar marcador, bolsa,porta-caneta e capa decaderno com materialderivado de uma borra-cha não tóxica, mistura-da a tecnologia de etil,vinil e acetato.

A Biblioteca fica naRua Cunha Moreira,71, no Centro, e estáaberta, naturalmente,

também, àqueles que pretendemconsulta e/ou leitura alheia à pro-gramação de férias. Mais informa-ções pelo telefone (13) 3426-1477.

PÁGINA 6 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013CARNAVA

L

Espaço Astral

Silvia Helena

SIGNO DO MÊS: AQUÁRIO

Silvia Helena - AstrólogaTel: 3466-4500 - Site: www.stellium.jor.brE-mail: [email protected]

21 de Janeiro – 19 de Fevereiro

No dia 19 de janeiro as 19h51,o sol começou a caminhar pelosigno de Aquário, um signo quenos reformula a solidariedade, obem estar, o ser amigo. Reconhe-cemos logo um aquariano. Numaroda de amigos eles estarão sem-pre colocando uma opinião dife-rente, mas sempre com a inten-ção de trazer uma nova forma depensar e de fazer as coisas evo-luírem.

Aquarianos são independen-tes e livres pensadores, adoramaconselhar e seus conselhos têmsempre um caráter revolucionário.Estão sempre pensando no futu-ro. Parecem pessoas difíceis, masquem conquistar sua amizade terásempre um amigo sincero do seulado.

A abordagem aquariana sobre

sua carreira profissional é seme-lhante à sua abordagem em ou-tras áreas da vida, e pode ser re-sumida pela palavra originalida-de. Dão a qualquer emprego umaqualidade especial e individualbem como uma abordagem niti-damente pessoal. Por serem inde-pendentes não gostam de inter-ferência na sua maneira de traba-

lhar, detestam que alguém fiqueolhando por cima de seus ombrose lhe dando conselhos desneces-sários.

Em geral os aquarianos não sepreocupam com seu ambiente detrabalho, podem trabalhar em umasala com barulho, sem que isso afeteseu rendimento. Adoram trabalharcom outras pessoas e se sentem

Na Redação por cortesia da Dimare S.A. e nas bancas a sua espera. São muitas as opções de leitura.

Nas Bancas

bem fazendo algo necessáriopara muita gente, se sentindo ne-cessário, por isso podem partici-par de sindicatos, sociedadesclassistas e clubes em geral.

Não esquecendo, são dife-rentes e imaginativos e a liber-dade se faz presente em toda asua trajetória de vida.

Reformar e inovar - as armas aquarianas

Praia GrandeNeste município, os

desfiles serão realizadosem dois dias (11 e 12). Asarquibancadas e camaro-tes, que comportarão 15mil pessoas, já estão sen-do instaladas na Passare-la do Samba “João Apo-lônio”, anexa ao Kartó-dromo (localizado noComplexo Esportivo eCultural Leopoldo EstásioVanderlinde).

Os desfiles são gratui-tos e deles participam 14escolas de samba, dividi-das em Grupo Especial(seis agremiações) e 1ºGrupo (com oito escolas),além da abertura do Blo-co Afoxé.

Grito no Conviver -Os participantes do Con-viver Ocian já estão pre-parando o tradicional Gri-to Carnavalesco. O baileacontece todos os anosna unidade e mobiliza osidosos. Este ano o even-to ocorre no dia 1º de fe-vereiro e são esperadas300 pessoas.

O tradicional desfile deblocos pelos bairros da Ci-dade: o ‘Santos Carnaban-da 2013’, com a participaçãode 70 bandas começa nestasexta-feira (25) e prossegueaté terça-feira de Carnaval(12 de fevereiro).

A programaçãodeste fim de semana:Na abertura, sexta-feira (25), desfilam:‘Banda do Siqueira’- Macuco (19h às21h); ‘Cobras’ - Ma-rapé (19h às 21h);‘Vila Belmiro’ (21h às23h) e ‘Vila Mathias’(21h às 23h). Sábado (26), a‘Banda Jau’ - Aparecida(14h às 16h); ‘Skinão do Ma-rapé’ (16h às 18h) e finali-zando com ‘Bebo mas nãotravo’ – Vila Belmiro (19h às21h). Domingo (27), a ‘Pa-dre Anchieta’- Macuco (14hàs 16h), ‘Vila Santista’ - Es-

Esquentando os tamborins para o reinado de Momo

Santos Carnabanda 2013

Santos

tuário (14h às 16h), ‘Dragão’- Embaré (16h às 18h) e ‘Ma-racatu Quiloa’ - Centro (16hàs 18h).

Promovido pela prefeitu-ra, por meio da Secult (Secre-taria de Cultura), o evento

conta com diversas medidasvisando a segurança dos par-ticipantes. O itinerário tem oacompanhamento da PolíciaMilitar, da CET (Companhiade Engenharia de Tráfego),além de segurança contrata-da pelos blocos. Mais infor-mações: 3226-8000.

A Corte Carnavalescasantista de 2013, formadapelo Rei Momo João PauloRivera, a Rainha AndressaTeles da Silva, da Escola deSamba Vila Mathias, a Prin-cesa Rosemaly dos Santos,da Unidos dos Morros, oCidadão e Cidadã-Samba,Manoel Aparecido Ferreirae a Edna Cristina da Cruz,abrirá os desfiles na Passa-rela do Samba Dráusio daCruz, por onde desfilarão 15agremiações, em três noitesde folia, dias 9, 10 e 11 defevereiro.

De acordo com a progra-mação, a Corte entrará naPassarela do Samba, nastrês noites, sempre às 21h eos desfiles deverão ter iní-cio às 22h.

Ordem dos desfilesDia 9 - Grupo de Acesso apartir das 22h - entrada dasescolas.• Dragões do Castelo• Camisa Alvinegra• Zona Noroeste• Mocidade Dep. do Samba

Ingressos - Os convitespara a arquibancada custa-rão R$10,00 e R$ 5,00 (com adoação de um quilo de ali-mento não-perecível – exce-to sal e açúcar, para estudan-tes, professores, maiores de60 anos e aposentados).Como nos anos anteriores,quem adquirir ingressos paraos dias 10 ou 11 tem acessogratuito para o desfile do dia9. O início das vendas ocor-re no fim de janeiro (em dataa ser definida), na bilheteriado Teatro Municipal BrazCubas (Av. Sen. Pinheiro Ma-chado, 48, Vila Mathias).

• Bandeirantes do SaboóDia 10 - Grupo Especial apartir das 22h - entrada dasescolas• Padre Paulo• Real Mocidade Santista• Amazonense• Brasil• Vila MathiasDia 11 - Grupo Especial apartir das 22h - entrada dasescolas• Império da Vila• Sangue Jovem• Unidos dos Morros• X-9• União Imperial

Divulgação

Divulgação

A Corte do Carnaval Santista saúda os foliões

ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013 - PÁGINA 7

467 Anos

“Reduzir a desigualdade socialé o desafio deste governo”

Esteja onde estiver, quando fala em Santos, o primeiro lugar quevem à mente do prefeito Paulo Alexandre é o Monte Serrat de

onde tem ampla visão da cidade

Isabela Carrari/PMS

Divulgação

Dia 268h - Ato Cívico ao monumento a Braz Cubas - Praça da República9h - Missa - Catedral - Praça José Bonifácio11h - Sessão Solene na Câmara – Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 – Vila Nova12h30 - Largada da Regata de Aniversário pelo Navio Veleiro “Cisne Branco”em frente ao Emissário Submarino, no José Menino16h - Premiação aos vencedores da regata – Sede Náutica do Clube Internacional de Regatas na Ponta da Praia17h - Apresentação da Velha Guarda da Escola de Samba X-9 – Teatro Guarany - Praça dos Andradas s/nº20h - Show do cantor Fábio Júnior - Praia em frente ao Canal 2

Dia 2710h - 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos “Troféu Renata Agondi”- Praia de Aparecida - em frente ao Colégio Escolástica Rosa.

A programação em comemoraçãoaos 467 anos de fundação teve iníciodia 19, quando o Instituto Históricoe Geográfico de Santos realizou ses-são solene em comemoração aos 75anos de existência da entidade. Comatividades musicais e esportivas, ascomemorações serão encerradas como show do cantor Fábio Júnior.

Dois grupos conhecidos na regiãofazem show nas tendas da orla. O Gru-po Feitiço se apresenta neste sábado

(26), na Tenda 3 (localizada na orla doBoqueirão), e no dia 27, na Tenda 4(Embaré). A Banda Trilha Sonora seapresenta neste sábado (26), na Ten-da 5 (Aparecida), e no dia 27, na Ten-da 1 (Pompeia). Os shows nas tendasacontecem das 19h às 23h. Ainda dia27 as outras barracas abrigam apre-sentações da Banda Modullum (Ten-da 2, Gonzaga); Oscar Guzella e Or-questra (Tenda 3) e Luiz Romano &Cia (Tenda 5, Aparecida).

Programação

EA - Antes de assumir a pre-feitura teve conhecimento de todaa situação envolvendo a Adminis-tração?

PAB - As informações princi-pais foram repassadas, mas comoé comum nesse processo, o apro-fundamento só é possível a partirde análise mais detalhada dos con-

Oprefeito de Santos, PauloAlexandre Barbosa (PSDB),nesse primeiro mês de gover-

no tem trabalhado em média 14 horaspor dia, inclusive nos finais de sema-na. Em entrevista ao Espaço Aberto(EA), reafirma que o grande desafio deseu governo é reduzir as desigualda-des sociais da cidade, priorizando im-portantes áreas como saúde e educa-ção. Ele chega cedo à prefeitura, porvolta das 7h, em alguns dias, como naúltima quarta-feira (23), antes das 6h,para desespero de sua equipe.

Paulo Alexandre Barbosa (PAB)explica que para atingir seu objetivo(reduzir as desigualdades sociais), viveum período de grande esforço e comoo objetivo é melhorar a vida do cida-dão, não será um prefeito de gabinete“vou às ruas ouvir a população”.

Na entrevista ao EA falou sobreprojetos, prioridades e economia, sen-do este último item, tratado com mui-to cuidado, polidamente descartandoalgumas questões como a atual situa-ção financeira do Município.

tratos e relatórios analíticos queforam produzidos só a partir do dia1º de janeiro.

EA - Há informações que a si-tuação financeira do município nãoé das melhores como anunciado nofim da gestão anterior e apresentadívidas. Qual é a real situação fi-nanceira de Santos; quanto o pre-feito encontrou em caixa; quais sãoas dívidas e prazos para quitação;se há dívidas, quais são e se podemser renegociadas?

PAB - O quadro financeiro daPrefeitura de Santos não é ruimcomparado com outras prefeiturasda região. O problema é que o cus-teio vem crescendo progressiva-mente nos últimos 10 anos, até porconta dos serviços criados e au-mento da infraestrutura da Admi-nistração. A Prefeitura tem, em ge-ral, capacidade de investimento re-duzida, perto de 5% do total doorçamento. É pouco para os inves-timentos necessários. Para mudaresses valores, lançamos o Progra-ma Eficiência Total, visando redu-zir despesas. Nossa meta é gastarmenos com a máquina pública emais com o cidadão.

Entre as ações para atingir esseobjetivo, além de reduzir os gas-tos cotidianos como água, luz etelefone de todas as secretarias,estamos reavaliando os contratosde locação. Gastamos hoje, emmédia, R$ 11,5 milhões por ano

com aluguel de imóveis. Além derever valores, vamos reavaliar ne-cessidades, realocando funcioná-rios, otimizando espaços para can-celar as locações que não são ne-cessárias. Nossa meta é reduzir10% do valor gasto com esse fime, a longo prazo, utilizar imóveispróprios.

- os sub-itens da pergunta nãoforam respondidos

EA - Dos projetos em andamen-to: Hospital dos Estivadores, San-tos Novos Tempos e outros, qualdeles já está em desenvolvimentono novo governo?

PAB - Estamos analisando osprojetos em andamento para queeles tenham sequência. No casodo Hospital dos Estivadores, porexemplo, o projeto está sendo ava-liado para que possamos definirum cronograma da obra.

EA - O Secretário de Saúde,Marcos Calvo, recentemente fa-lou da possibilidade de transferiro Pronto Socorro Central do pré-dio da Santa Casa para outro lo-cal. O que existe de concreto nes-sa informação?

PAB - Já existe estudo feitopela secretaria para realizar a trans-ferência e otimizar o serviço, a fimde melhorar o atendimento da po-pulação. Uma equipe técnica ava-lia a localização da área e espera-mos, ainda neste semestre, definiro local.

EA - Existe projeto para a en-trada da cidade? Se existe qual é,e previsão para implantação.

PAB - Com relação à obra daentrada da cidade, há apenas umestudo. Nossos esforços agoraserão voltados a transformar esteestudo em projeto, para que pos-samos viabilizar a obra.

EA - Qual o bairro ou local dacidade que mais o preocupa e o quepretende fazer para amenizar a si-tuação.

PAB - Nós estamos atentosaos problemas de todo o municí-pio. O desafio de nosso governoé garantir que o santista cresçajunto com a cidade, levando de-

PÁGINA 8 - ESPAÇO ABERTO/JANEIRO 2013 SANTOS

senvolvimento para todos. Tere-mos atenção especial às áreasmais carentes, realizando projetosna Zona Noroeste, nos morros, nocentro e na área continental.

Já começamos a atuar com esseenfoque, priorizando a destinaçãodas verbas do Dade (Departamentode Apoio ao Desenvolvimento dasEstâncias) para investimentos nosmorros e ZN. Do total de R$ 31,9milhões, o maior investimento, R$ 8milhões será destinado à constru-ção de um ginásio poliesportivo, oComplexo Esportivo M. Nascimen-to Júnior, na ZN. Outro grande in-vestimento será a destinação de R$5,6 milhões para a implantação doCentro Cultural da Vila Progresso.

Ao final da entrevista, o prefeitoPaulo Alexandre (filho do último pre-feito nomeado na Cidade, Paulo Bar-bosa) elegeu o Monte Serrat comolocal com o qual mais se identifica.