carlos abreu amorim é o candidato do psd · escolas e foram recolhidas mais de três milhões de...

12
21.02.2013 | notícias de gaia Ano XXVIII | n.º 527 | Quinzenal | 21 de fevereiro 2013 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Casa Cristão Agências Funerárias Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 2 4430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574 Email: [email protected] Sofia Martins Sousa Advogada Novo email [email protected] NOTÍCIAS DE GAIA jornal.... siga-nos! :) Carlos Abreu Amorim é o candidato do PSD José Guilherme Aguiar pode avançar com candidatura independente... pág.3 ACIGAIA provomeu campanha no Natal para potenciar vendas nas lojas de proximidade. Dentro de poucos dias, iniciativa vai estar na rua, para dinamizar a Páscoa... Pág. 2 Na Páscoa compre no comércio local Na Páscoa compre no comércio local FANTASPORTO’2013 prestes a começar FANTASPORTO’2013 prestes a começar FANTASPORTO’2013 prestes a começar FANTASPORTO’2013 prestes a começar FANTASPORTO’2013 prestes a começar Rui Veloso padrinho do Marés Vivas’13 Compostagem chega às hortas comunitárias Pág. 4 Pág. 4

Upload: doandien

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

21.02.2013 | notícias de gaia

Ano XXVIII | n.º 527 | Quinzenal | 21 de fevereiro 2013 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

Casa CristãoAgências

Funerárias

Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 24430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574

Email: [email protected]

Sofia Martins SousaAdvogada

Novo [email protected]

NOTÍCIAS DE GAIAjornal....

siga-nos! :)

Carlos AbreuAmorim é o

candidato do PSDJosé Guilherme Aguiar pode avançar com candidaturaindependente... pág.3

ACIGAIA provomeu campanha no Natal parapotenciar vendas nas lojas de proximidade.Dentro de poucos dias, iniciativa vai estar narua, para dinamizar a Páscoa... Pág. 2

Na Páscoa compreno comércio localNa Páscoa compreno comércio local

FANTASPORTO’2013prestes a começar

FANTASPORTO’2013prestes a começar

FANTASPORTO’2013prestes a começar

FANTASPORTO’2013prestes a começar

FANTASPORTO’2013prestes a começar

Rui Veloso padrinho doMarés Vivas’13

Compostagem chega àshortas comunitárias

Pág. 4

Pág. 4

notícias de gaia | 21.02.2013 pág. 2

A Ecopilhas tem em curso a iniciativa"Pilhão vai à Escola", projeto que desafiaas Escolas, que ministrem pelo menosum nível de escolaridade, desdecreches ao ensino secundário, arecolherem seletivamente pilhas ebaterias portáteis usadas.

Na primeira edição da iniciativa, anoletivo 2011-2012, as 299 Escolas daregião norte que participaram nainiciativa, recolheram mais de um milhãode pilhas e baterias portáteis usadas.

Em termos nacionais, participaramno "Pilhão vai à Escola" cerca de 900escolas e foram recolhidas mais de trêsmilhões de pilhas e baterias usadas.

O projeto "Pilhão vai à Escola"sensibiliza alunos, professores e acomunidade escolar no seu todo, paraa importância da recolha de pilhas ebaterias usadas e oferece às escolas apossibilidade de ganhar materiaisrelacionados com as atividades

escolares. O período de recolha do anoletivo 2012-2013 decorre de 1 de junhode 2012 a 31 de maio de 2013. Asescolas que queiram participar podeminscrever-se emwww.pilhaoescola.ecopilhas.pt.

Tratar as Pilhas para Proteger oAmbiente!

A Ecopilhas, Sociedade Gestora deResíduos de Pilhas e Acumuladores, éuma empresa sem fins lucrativosconstituída pelos principais Produtorese Importadores de Pilhas eAcumuladores que operam no mercadoportuguês. Tem como função principalassegurar o funcionamento do SIPAU(Sistema Integrado de Pilhas eAcumuladores Usados), gerindo umconjunto de operações que assegurama recolha seletiva, armazenagemtemporária, triagem e reciclagem daspilhas e acumuladores portáteis e

industriais usados.A Ecopilhas é também Entidade de

Registo dos Produtores de Pilhas eAcumuladores Portáteis e Industriais.

Entre 2004, ano em que a Ecopilhas

teve o seu arranque operacional e 2012,a Entidade Gestora assegurou a recolhae envio para reciclagem de mais de 150milhões de pilhas e acumuladoresportáteis.

"Pilhão vai à Escola" premeia recolhade pilhas e baterias

ACIGAIA apostana dinamização

do comérciotradicional

Durante todo o mês de dezembro, a ACIGAIA promoveu a iniciativa‘Neste Natal compre no Comércio Tradicional’, junto dos seus associados.

O objectivo, como o próprio nome indica, era potenciar a economia local,levando os clientes a preferirem as lojas de rua às grandes superfícies oua lojas de outras cidades.

Grande parte dos associados da ACIGAIA aderiu à iniciativa. Osclientes que fizessem compras nos estabelecimentos comerciais tinhamdireito a uma senha com um número. No final de Dezembro, o cliente vencedorfoi o do talão com o número igual ao da lotaria de Natal.

O primeiro prémio foi entregue a Ana Almeida, cliente da loja de Arranjosde Costura, em Vilar de Andorinho.

Já o segundo foi entregue a uma cliente da Ourivesaria Ricardo Mota,nos Carvalhos.

Sónia Pinto, dona da loja de Arranjos de Costura, mostrou-se muitosatisfeita com a iniciativa. Esta acção serviu para “chamar mais a atençãoe cativar novos clientes”, explica, assegurando que também irá participarna Páscoa.

Os prémios entregues aos dois vencedores foram angariados junto daslojas participantes.

A vencedora recebeu uma mesa de centro, um radio, um bolo, umatorradeira, um edredom e ainda um conjunto de jardinagem.

Já a segunda recebeu uma panela de pressão e um conjunto degarrafas de vinho do Porto.

O presidente da ACIGAIA já garantiu que na Páscoa os associadospoderão aderir a uma iniciativa semelhante, de modo a dar um pequenoalento as vendas. O importante mesmo é “divulgar o comércio de proximidadetradicional”, salientou Francisco Claro de Oliveira.

21.02.2013 | notícias de gaiapág. 3

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing

impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Pressingdirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected]

directores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção: Paulo Jorge Sousaredacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);

Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; NilceCosta; Nuno Filipe; Patrícia Correia; PauloTavares; Raul Martins; Tânia Tavares CP 4278;

Vasco Silva Paulo.nota: os conteúdos dos artigos de opinião são

responsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

Editorial* Artur Villares

FumoUm destes dias, vendo a

RTP Memória, passava oprograma "Um dia na vida de…",relativo a algumaspersonalidades dos anos 70.Nesta emissão falava umasenhora sobre tapeçaria deArraiolos e outras criações. Umexcelente programa a preto ebranco, quando ainda atelevisão tinha alguma coisa deinteressante para dizer. O queme chamou a atenção foi aentrevistada estartranquilamente a fumar durantea entrevista, subindo o fumo pelaimagem, numa memóriaverdadeiramente antiga, hojeabsolutamente impossível. Fez-me lembrar o eterno cinemaclássico, em que o fumo,deslizando no espaço, criavauma verdadeira envolvência noexemplar preto e branco daépoca.

Hoje, era de puritanos eadeptos do pensamento único,temos uma televisão higiénica,bacteriologicamente pura, semfumo, sem contradição, todaenfileirada na mais convicta pós-modernidade. O facto de já nãoprestar para nada, de qualquermodo já nem interessa aninguém.

Depois da divisão no seio doPSD Gaia, Luís Filipe Menezeslevou o nome do independenteCarlos Abreu Amorim a votação,para encabeçar a próximacandidatura às Autárquicas.

A comissão política votou e onome ficou, finalmente, escolhido com13 votos a favor e uma abstenção.

Carlos Abreu Amorim é agora,oficialmente, o candidato apoiadopelos sociais democratas. Um nomeque surge depois da recusa deMarco António Costa em regressara Gaia e do nome de JoséGuilherme Aguiar nãt ter geradoconselho no seio do PSD local.

Na lista, que vai a votos emOutubro, está ainda o nome deFirmino Pereira, como numero dois daautarquia. Já José Guilherme Aguiarterá sido indicado para cabeça delista à assembleia municipal.

O nome de Guilherme Aguiartinha sido votado como eventualcandidato à câmara, a 28 deJaneiro, por proposta de FilipeMenezes, mas o resultado foi umempate. O social democratapretendeu ultrapassar este epate,argumentando ter direito a voto dequalidade, apesar de a eleição tersido por votação secreta.

Firmino Pereira criticou a decisão,alegando que o seu nome não foiadmitido a votação. Luís FilipeMenezes remeteu, então, a decisãosobre a candidatura para PedroPassos Coelho e os órgão nacionaisdo partido. No entanto, a 31 deJaneiro, voltou a chamar a si oprocesso.

Menezes levou então àcomissão política concelhia umaproposta de consenso, liderada por

Filipe Menezes escolheCarlos Abreu Amorim

Abreu Amorim, que mereceu aaprovação.

Fontes próximas de GuilhermeAguiar revelam que o gaiense, ac-tual vereador do Desporto nacâmara de Matosinhos, não teráficado satisfeito com o resultado epondera agora liderar umacandidatura independente à câmarade Gaia.

Carlos Eduardo Almeida deAbreu Amorim nasceu em Outubrode 1963 e tem um doutoramento emDireito. É professor universitário.

É vice-presidente da bancadaparlamentar do PSD, na

Assembleia da Republica e nasultimas Legislativas foi eleito pelocirculo eleitoral de Viana do Castelo.

Actualmente pertence àComissão de AssuntosConstitucionais, Direitos, Liberdadese Garantias [Suplente]; Comissãodo Ambiente, Ordenamento doTerritório e Poder Local; ComissãoEventual para Acompanhamentodas Medidas do Programa deAssistência Financeira a Portugal; eComissão Parlamentar de Inquéritoao Processo de Nacionalização,Gestão e Alienação do BancoPortuguês de Negócios S.A.

notícias de gaia | 21.02.2013 pág. 4

Considerado um dos maioresmúsicos nacionais Rui Veloso dispensaapresentações e vai estar no palco doFestival Marés vivas no dia 20 de Julhopara um concerto bem português.

Escolhido para apadrinhar o Festi-val nesta edição que se aproxima,promete não deixar ninguém indiferentenaquele que é o maior Festival de Verãodo Norte.

Nasce em Lisboa, no ano de 1957.E aos três meses de idade muda-secom a família para o Porto. Com quinzeanos é influenciado pelos blues e pornomes como Eric Clapton, Bob Dylane B.B. King.

Dono de um acervo de clássicos quenos impressionam e que fazem invejaa muitos artistas pela originalidade e porinfluenciar gerações inteiras, pais e filhos,canções que fazem parte da nossa vida,da nossa história.

Anos de muitos sucessos edistinções públicas, concertos, convites,

Rui Veloso padrinho do Marés Vivas’13

produções, participações, prémios emuito mérito caracterizam o percursoartístico de Rui Veloso.

De volta ao Porto irá agora no dia 20de Julho subir ao palco principal do Fes-tival Marés Vivas para um concerto

mágico e arrepiante, onde podemostrocar os “Vês pelos Bês” sem que issonos importe.

O município de Gaia, através da Divisão doAmbiente e Salubridade, entregou 22 compostoresdomésticos aos utilizadores das novas hortascomunitárias implementadas pela Gaiurb noempreendimento social da Quinta do Monte Grande,em Vilar de Andorinho.

Trata-se de um projeto municipal que visa asensibilização das populações para a adoção de umpapel ativo e responsável na defesa do ambiente ena promoção da qualidade de vida, desenvolvido como apoio da Suldouro, que disponibiliza os compostoresdomésticos.

A entrega dos recipientes foi antecedida de umaexplicação prévia sobre as boas práticas de utilização,desde a separação da matéria prima orgânica do lixodoméstico, conservação e manutenção do compostor,bem como reutilização do composto na terra a cultivar.

A sessão contou com a presença de SilvanoTeixeira, director geral do Departamento de Habitaçãoda Gaiurb, e de Fátima Silva, chefe da Divisão Munici-pal do Ambiente.

A valorização dos empreendimentos sociaisatravés da implementação de hortas e jardins e damobilização dos moradores para o seu tratamento emanutenção corresponde a um procedimento habitualdo Departamento de Habitação da Gaiurb, mas oprocesso pode variar de acordo com os espaçosdisponíveis, como acontece com as hortas comunitáriasdo empreendimento Alberto Martins Andrade, em S.Félix da Marinha, criada em 2007, do empreendimentoDr. Mário Cal Brandão, de Avintes, criada em 2009,do empreendimento D. Manuel Martins, criada em2012.

O projeto de promoção e manutenção de hortascomunitárias integra uma das componentes daintervenção da Gaiurb que visa, essencialmente,

Hortas comunitárias de Gaiavalorizadas pela compostagem

Gaiurb e Divisão do Ambiente entregaram os compostores domésticos

sensibilizar, motivar e premiar os moradores para apreservação dos espaços comuns, numa lógica depromoção de relações de boa vizinhança.

O compromisso dos munícipes consiste em tratarda boa conservação do espaço, promover adiversidade de cultivos e utilizar os produtos da hortapara consumo próprio, não podendo comercializá-los.

Para além das preocupações ambientais e com aqualidade de vida das populações, esta iniciativa visatambém proporcionar às famílias carenciadas a

obtenção de alimentos essenciais à sua subsistência,contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar.

Consciente das fragilidades das populaçõesresidentes em habitação social, motivadas por factoresde precaridade laboral, desemprego, elevado númerode pensionistas, menores ao encargo, entre outros, aGaiurb pretende alargar esta iniciativa a outrosempreendimentos sociais, designadamente D.Armindo Lopes Coelho e Dr. Adelino Amaro daCosta, ambos em Olival.

21.02.2013 | notícias de gaiapág. 5

Novo email: [email protected]

O amor esteve em cima da mesa noencontro Conversas Abertas, realizadopelo Lar António Almeida Costa, no dia14 de fevereiro. Os lares sociaisSalvador Brandão e José TavaresBastos também festejaram o amor aomais alto nível, demonstrando que oamor não tem idade.O painel repleto de convidados dedestaque para o Lar António AlmeidaCosta (LAC) abordou o tema do amor,nas suas diversas vertentes para umaplateia atenta.O mesário do LAC, Jorge Soares,abordou o tema de forma descontraídae divertida, realçando que se deveseparar o Dia dos Namoradores do Diado Amor: “Quando éramos novosnamorávamos com uma rapariga e nasemana a seguir com outra, então ondeestava o amor?”, brincou. No entanto,Jorge Soares frisou a vertente do amorem família.A diretora do lar, Helena Ferreira,moderou o encontro, afirmando aimportância de haver amor num lar sociale que o mesmo pode ser expressoquando se pergunta se alguém estábem ou quando se ajuda uma pessoaa aconchegar-se: “O amor é o que doude mim ao outro”.A assessora da provedoria daMisericórdia de Gaia para o voluntariado,Maria Augusta Ferraz, contou a suaexperiência de amor que tem dado erecebido ao longo dos 23 anos devoluntariado no lar, atividade para a qualcontou também com a compreensão doamor da sua vida – o marido: “Fica muitasvezes sozinho para eu vir para o lar“.Maria Augusta Ferraz referiu ainda quetodos têm um dom.O amor foi ainda revisitado sobre oponto de vista mais técnico e científico

Conversas abertas sobre amor

pela neuropsicóloga Catarina Sousaque, para além de explicações maiscientíficas, apresentou ainda as históriaspor detrás de alguns dos símbolos doamor. No final, Catarina Sousa deixou odesafio: “Vamos fazer um esforço paranos respeitarmos e nos amarmos mais”.Também João Xavier, utente do lar, deuo seu testemunho sobre o que entendepor amor e como se pode vivê-losendo utente de um lar social.“Precisamos todos uns dos outros”,referiu na sua intervenção.O padre Silvério Rato, do Semináriodo Cristo Rei, apresentou a vertentemais espiritual do amor: “O amor é umsó e só tem uma fonte que é Deus”.

Mas o amor entre casal não foiesquecido pelo lar que reservou aoscasais um lugar especial para umarefeição especial neste dia.

O amor não tem idade

O amor não tem idade foi a abordagemescolhida pelo Lar Salvador Brandão,em Gulpilhares, para comemorar o Diado Amor, como lhe chamou.A diretora do lar expôs aos presentes,entre utentes e outros convidados, oscasos de amor entre casais que foramacontecendo no LSB ao longo dosanos, e que, gradualmente, foramganhando a aceitação e a simpatia de

todos. O LSB já foi palco de várioscasamentos entre utentes que seconheceram no lar, mas existem muitasoutras histórias, como contou a diretoraIrene Fontoura: “Tivemos e ainda temosoutras histórias de amor que não seconcretizaram em casamento, mas quemerecem todo o nosso respeito”.Os utentes da Misericórdia de Gaia sãoum bom exemplo de como não háidade para amar e as manifestações decarinho e de amor são frequentes nosequipamentos sociais da instituição.Também os casais do Lar JoséTavares Bastos, da Madalena,lembraram o Dia dos Namorados deuma forma muito doce e calorosa.

notícias de gaia | 21.02.2013 pág. 6

A 33ª edição do Fantasporto, o grande festival decinema de Portugal e um dos 25 maiores do Mundo(segundo a revista Variety), realizar-se-á entre 25 deFevereiro a 10 de Março. A semana de 1 a 10 deMarço é dedicada, como habitualmente, àscompetições internacionais Secção Oficial CinemaFantástico de longas e curtas metragens, Secção OficialSemana dos Realizadores, Secção Oficial Orient Ex-press, Cinema Português (filmes e escolas).

DE KIM KI DUK A GUILLERMO DELTORO UM MUNDO DE NOVOSFILMES PARA VER

2013 é um ano cheio de grandes regressos. Asecção oficial e competitiva Orient Express volta comfilmes de altíssima qualidade e de grandes autoresconhecidos do público do Fantasporto.

O sul coreano Kim Ki Duk que arrepiou o público

FANTASPORTO’2013 continua afazer serviço público

Mais filmes, mais diversidade cultural, mais eventos, ainda mais qualidade

para contar naquela história e a longa-metragem queagora é distribuída em Portugal pela Zon Lusomundo,vai abrir o Fantasporto 2013 de forma oficial, sendoeste também o primeiro filme da competição da secçãode cinema fantástico.

Como sempre, o bom cinema espanhol marcapresença no Fantasporto, nesta caso,. Uma co-produção Espanha, Portugal e França. “Insensíveis”de Juan Carlos Medina conta uma história que começana véspera da guerra civil espanhola. Um grupo decrianças insensíveis à dor é internada num hospital nocoração dos Pirenéus. Nos dias de hoje, David Martel,neurocirurgião, tem de encontrar os seus paisbiológicos para se submeter a um transplanteindispensável à sua sobrevivência. Nesta procura vi-tal, vai reanimar os fantasmas da sua infância.

Com um dos melhores papeis do ano, a actrizRachel Weisz (não foi por acaso que foi nomeada

para melhor atriz nos Globos de Ouro) passa pelatela do Teatro Rivoli em “The Deep Blue”. O dramabritânico de Terence Davies conta a história da mulherde um juiz britânico apanhado numa teia amorosa deauto-destruição.

Para fechar o Fantasporto 2013 nada melhor queum a história futurista mas com um tom muito irónico edramático. Outra das distribuidoras portuguesas, aPrisvideo, junta-se ao festival a traz-nos “Robot &Frank” de Jake Schreier com Frank Langella, SusanSarandon e Peter Sarsgaard.

AS RETROSPECTIVAS EHOMENAGENS ANTÓNIO DEMACEDO E AS "STARS" DO CINEMAFRANCÊS

O Fantasporto conta ainda com retrospectivas

do nosso festival com filmes como “O Bordeldo Lago” e “O Arco” apresenta Pieta.

Uma das mais famosas esculturas deMichelangelo inspirou Kim Ki-Duk. Aliás, ocartaz do filme é uma representação do origi-nal, Jesus morto nos braços de Maria, apósa crucificação. Já o japonês Takahsi Miike olhapara um popular jogo de computador “AceAttorney”. Depois de “Ichi the Killer”, um outroherói a fazer justiça pelas próprias mãos.

Outro dos regressos ao festival, mesmoque seja como produtor e não comorealizador, é o do mexicano Guillermo delToro. Depois do êxito do seu “O Labirintodo Fauno”, vencedor de diversos Óscares,retomou a sua faceta de produtor e trabalhoucom Andrés Muschietti que tinha trazido aoFantasporto em 2008 a curta-metragem“Mama”. Del Toro achou que havia muito mais

FANTASPORTO’2013

21.02.2013 | notícias de gaiapág. 7

dedicadas a António de Macedo que será galardoado com o Prémio por umaCarreira, às “Stars do Cinema Francês”, estas em toda a beleza através dosrostos dos seus actores e actrizes, o espaço “Fantas Previews” com a exibiçãode duas dezenas de filmes inéditos comercialmente em Portugal cujos direitospertencem à Cinema Novo CRL, o já tradicional “Fantas em Curtas”, eventosespeciais, exposições, conferências e homenagens várias.

A edição de 2013 que vai celebrar em antestreia absoluta em Portugal omais recente e mais criativo cinema do Mundo, homenageará também a duplaMichael Powell e Eric Pressburger, relembrando os 65 anos da sua obra prima“The Red Shoes” (1948) que será exibida em cópia restaurada pelo BFI(British Film Institute)na noite de abertura do certame. Outra homenagem seráfeita ao falecido realizador belga, um dos mais importantes realizadores decinema de animação Mundiais e grande amigo do Fantasporto, René Laloux.Será exibido para celebrar a sua realização há 40 anos da obra prima “OPlaneta Selvagem” e numa outra sessão que abrirá o pré Fantas na noite de25 de Fevereiro o Grande Auditório do Rivoli receberá os...

“BEAUTIFY JUNKYARDS” EXECUTAM AO VIVO ABANDA SONORA DE “O PLANETA SELVAGEM”

Um filme emblemático e marcante que reúne uma série de elementosinspiradores e que atraem. Desde as paisagens surrealistas-alienígenas, atéàs reflexões sobre a condição humana e seus desequilíbrios para com o meioenvolvente, passando pela vastidão cósmica e suas múltiplas realidades. OsDraags, raça superior dominante, subjugam e perseguem os humanos (Oms).Com traços de ironia entre a sua evolução tecnológica e espiritual e o seucomportamento selvático, espelhando de forma brilhante algumas vicissitudesda própria humanidade. Um filme belíssimo e intemporal para o qual os Beau-tify Junkyards exploraram a sua vertente mais espacial da sua sonoridade,mas sempre em comunhão com a natureza, arriscando atravessar portões deespaço e tempo numa viagem sem regresso.

2012 vê nascer os Beautify Junkyards, uma banda que é um pouco frutodo acaso. Alguns elementos dos Hipnótica juntam-se a outros músicos edecidem fazer uma série de retiros da cidade com o objectivo de fazer sessõesde gravação ao ar livre, no campo, em comunhão com toda atmosfera sonorae visual envolvente.

Munidos de um estúdio móvel resgataram ideias e músicas dos anos 60 e70 e adaptaram-nas aos tempos que se vivem, século XXI com sociedades ecriação artística em ebulição como há muito não se assistia. As músicas gravadassão recriações de originais dos anos 60 e 70 na sua maioria da “folk outunal”inglesa mas também com extensões à música electrónica e ao tropicalismo.

notícias de gaia | 21.02.2013 pág. 8

A edição de 2013, enquadrada noâmbito do 27º aniversário do CaleEstúdio Teatro, vai decorrer aossábados do dia 9 de Março até 4 Maio,nas instalações da AssociaçãoRecreativa de Canidelo (Rua do Meiral,51 – junto ao cruzamento dos 4Caminhos), em Vila Nova de Gaia.

Os espectáculos têm início às22h00.

Os detentores de Passaporte Cul-

CALE-se 7 - FestivalInternacional de Teatro

tural beneficiam de umaredução de 50% no preço dobilhete. Bilhete normal: 3 Euros.Bilhete Passaporte Cultural: 1,5Euros. Bilhete duplo: 5 Euros.Bilhete duplo Passaporte Cul-tural: 2,5 Euros

Programação

9 MarçoEspectáculo : A DEMANDAAutor : Paulo Moreiras(adaptação do romance "Ademanda de D. FuasBragatela")

Grupo : TEATRO AMADOR DOPOMBALGénero : Comédia

16 MarçoEspectáculo : A DOBRAAutor : Esdras Domingos e RenataMoréGrupo : COMPANHIA DO NÓ(S.Paulo, Brasil)Género : Comédia

23 de MarçoEspectáculo : MILENA DE PRAGAAutor : José Jorge LetriaGrupo : CONTACTO - Companhia deTeatro Água Corrente de OvarGénero : Drama

6 de AbrilEspectáculo : É URGENTE O AMORAutor : Luís Francisco RebeloGrupo : TEATRO EXPERIMENTALDE MORTÁGUAGénero : Drama

13 de AbrilEspectáculo : B.A.R.C.A.Autor : Gil VicenteGrupo : CONTRA-REGRAGénero : Comédia

20 de abrilEspectáculo : A VERDADEIRAHISTÓRIA DE ROMEU E JULIETAAutor : Laura FerreiraGrupo : GRUPO DRAMÁTICO ERECREATIVO DA RETORTA(Valongo)

Género : Comédia

27 de AbrilEspectáculo : O GATOAutor : Henrique SantanaGrupo : KASPIADAS - Grupo Cénicoda Casa do Povo de Pontével(Cartaxo)Género : Comédia

4 de MaioEspectáculo : A NOITEAutor : José SaramagoGrupo : OS PLEBEUS AVINTENSESGénero : Comédia

CERIMÓNIA DE ENTREGADOS "PRÉMIOS CALE" |ENCERRAMENTO DO "CALE-se 7"

Os júris do CALE-se 2013, que temo seu "arranque" marcado para 9 Março2013 são: Salvador Santos,administrador do Teatro Nacional S.João; Filomena Gigante, actrizprofissional; e Cândido Xavier, directordo CALE-se.

O Carnaval na Misericórdia de Gaia foi comemorado durante todo o dia pelascrianças e idosos com encontros e reencontros.

Entre confetes, música e muitos anos passados Fernanda Portela, utente doLar António Almeida Costa com 80 anos de idade, e Aníbal Valdemar, utente doLar Salvador Brandão, e com 76 anos de idade, reencontraram-se, no Lar JoséTavares Bastos, na Madalena, e recordaram velhos tempos.

Reencontro emdia de Carnaval

Este ano, os utentes juntaram-se no Lar José Tavares Bastos, e, na companhiade vários colaboradores, fizeram a festa com a presença de um amigo/dj convidado.Muitos dançaram e brincaram. Outros divertiram-se com o assistir à festa.

Da parte da manhã o baile foi outro. As muitas princesas, fadas e heróisreceberam na Creche e Jardim de Infância D. Emília de Jesus Costa visitascarnavalescas do Lar António Almeida Costa (LAC) que convidaram as crianças adesfilarem para mostrar as suas fantasias, e para um breve baile.

As crianças do Centro de Acolhimento Temporário N.ª Sr.ª da Misericórdiaviveram o Carnaval de uma forma muito intensa com o deslumbre das fantasias,bem como com a visita de alunos e professoras da Escola EB2/3 Inês de Castroque representaram uma peça infantil para os mais pequeninos.

Madalena segura

21.02.2013 | notícias de gaia

Lúcia Moniz anima noite no Brazão

pág. 9

Após ter dirigido cinco espectáculosno Teatro Experimental do Porto,desde 2010, como encenadorresidente, Gonçalo Amorim assumiu asfunções de director artístico dacompanhia profissional no início desteano. Na sequência de um convite quelhe havia sido feito em 2009, o CCT/TEP viu, finalmente, criadas ascondições para que o desempenhodeste cargo pudesse ser assumido empleno.

A companhia profissional delineadapor António Pedro em 1953, tem, noano em que comemora 60 anos deespectáculos regulares, um directorartístico para o futuro. Em ano decomemorações, saberemos unir umpassado histórico de capital importânciano Teatro Português, embora numpercurso em que nem todos osmomentos foram grandiosos, a umpresente de grande afirmação perantea crise e a um futuro que nos projectará

Gonçalo Amorim assumiudireção artística do TEP

de novo para a primeira linha de teatroem Portugal.

Todo este processo que levou àcontratação de Gonçalo Amorim para asnovas funções foi amadurecido, numaarticulação cada vez mais próxima nos

A parte final do ano de 2012 foicomplexa, por factores decorrentes dacrise que se abateu sobre o povoportuguês, obrigando o CCT/TEP acancelar o espectáculo inicialmenteprevisto para Novembro, na sequênciade problemas financeiros. Felizmente,a resposta do município de Vila Novade Gaia foi, uma vez mais, decisiva eeficaz.

Gonçalo Amorim concebeu ecoordenou já o projecto artístico para ospróximos quatro anos, que emDezembro submetemos ao concursopara apoios directos da Direcção-Geraldas Artes/Secretaria de Estado daCultura. É um projecto forte, articuladocom algumas co-produções, quepretende dinamizar o teatro a partir deVila Nova de Gaia para o País, com aconsciência de que os dinheiros públicoscom que possamos ser contempladosobedecerão ao rigor de uma aplicaçãode serviço público. Estamos confiantesnas escolhas do júri do concurso e napromulgação da tutela. Aguardamos…

A calendarização integral daprogramação de 2013 e o esboço daacção dos próximos anos serãoanunciados em breve. Para que issoaconteça é indispensável oconhecimento da decisãogovernamental.

Luís de Sttau Monteiro, com encenaçãode António Júlio, estará no Auditório doCentro Cultural e Social de Olival, desegunda a sexta-feira, em duasrepresentações diárias, às 10H30M eàs 15H00M. Este espectáculo,estreado em 2012, cumprirá este cicloem reposição, no âmbito dos acordosque o CCT/TEP tem com escolassecundárias de todo o país que sedeslocarão, uma vez mais, a Vila Novade Gaia.

E estreou a primeira produção doano: "Os Maias", a partir do romance deEça de Queirós, com encenação deGonçalo Amorim, no Auditório Munici-pal de Gaia. Este espectáculo estaráem cena a partir de 20 de Fevereiro,em dois ciclos de representações: oprimeiro de 20 de Fevereiro a 14 deMarço, às segundas, quartas, quintas esextas-feiras, às 10H30M e 15H00M,e, aos sábados, às 21H30M; osegundo entre 15 e 27 de Março, dequarta-feira a sábado, às 21H30M e aosdomingos, às 16H00M.

A importância da criação de novospúblicos que permitam renovar o afluxoaos espectáculos teatrais, passa deuma forma privilegiada pelas escolas, eestes serão, também, momentosinovadores no percurso do novo direc-tor artístico.

últimos três anos, emque a Direcção doCCT/TEP nuncacolocou sequer ahipótese de umasegunda escolha. Oseu percurso comoencenador e como ac-tor e as suasqualidades decoordenação edirecção numapermanente busca desoluções inovadorasem defesa de umteatro de qualidade,que sejasimultaneamente umteatro para o grandepúblico, levaram-nosa tornear todos osobstáculos e aencontrar o consenso,entre as duas partes,para que esta decisãofosse tomada agora.

E mFevereiro, oTEP temd o i sespectáculosem cena,c o mincidência nosprogramascurricularesdo ensino.

Entre 18de Fevereiroe 14 deM a r ç o ,"FelizmenteHá Luar!", de

Lúcia Moniz anima noite no BrazãoComeçou da melhor forma o segundo ciclo do ‘Conta-me Histórias’.

Lúcia Moniz foi a convidada de honra e encantou a plateia que encheuo Cine Teatro Eduardo Brazão.

A artista cantou alguns dos seus temas mais conhecidos e partilhouhistórias pessoais e profissionais, contagiando toda a plateia com o seusorriso fácil.

Tito Couto e Artur Silva foram os anfitriões da noite e, como sempre,foram inquietando a convidada com perguntas envoltas de humor,arrancando gargalhadas de muitos que por lá passaram.

O Conta-me volta já no dia 15 de Março, de novo no Brazão, epromete histórias com muito rock à mistura.

notícias de gaia | 21.02.2013 pág. 10

Notícias de Gaia n.º 527 de 21 de fevereiro de 2013

Notícias de Gaia n.º 527 de 21 de fevereiro de 2013

TEGOPIPELO DIREITO À

CONTRATAÇÃO COLECTIVANuma demonstração clara dos trabalhadores desta empresa no seu empenho

em defesa da contratação colectiva e dos direitos conquistados, nomeadamenterelactivamente aos salários (a grande maioria aufere salários inferiores a 650 eurose os trabalhadores querem que este seja o limite mínimo), ao aumento de 3%,cumprindo os valores da inflação de 2012, bem como a remuneração devida aotrabalho extraordinário de acordo com o contracto em vigor e o número de dias

feriados.Numa empresa que apresenta lucros avultados não é compreensível o

bloqueio à negociação que esta empresa tem praticado sabendo-se que um dosseus representantes é vice-presidente da Associação patronal dos industriaismetalúrgicos e metalomecânicos.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do Partido Comunista Portuguêssolidariza-se com estes trabalhadores em luta e repudia a chantagem inadmissívelcolocada por quem quer ver este país na miséria:

Governo que criou uma legislação laboral que penaliza de forma brutal quemtrabalha deixando intacto os acumuladores de capital. Uma minoria de patrõescolocados em grandes grupos económicos que passam sobre a crise acumulandoescandalosos lucros à custa de quem trabalha, e não estando ainda satisfeitos,apelam a mais e mais sacrifícios a quem está no limiar da pobreza (o salário mínimoem Portugal é sinónimo de pobreza!). Os que aplicam a precariedade sabendoque esta é um sinal de máxima exploração laboral possível neste momento.

É tempo de derrotar esta política que coloca os criadores de toda a real riquezado país, os trabalhadores, num patamar de miséria e de fazer ouvir as justasreivindicações por este país.

Os compromissos e acordos do patronato para com os trabalhadores têm deser cumpridos. Os trabalhadores da TEGOPI tem a razão do seu lado.

Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP

21.02.2013 | notícias de gaiapág. 11

ASSEMBLEIA GERAL ANUALDe harmonia com o disposto na lei e nos

estatutos, convoco os Senhores Accionistasdesta Sociedade para reunirem em AssembleiaGeral Extraordinária a realizar na Sede Social,no próximo dia 28 de Março, pelas 10h30, coma seguinte ordem do dia:

1 - Discutir, aprovar ou modificar o Relatório,Balanço, Contas e Parecer do Fiscal Únicorelativos ao exercício de 2012.

2 - Deliberar sobre a proposta de aplicaçãode resultados.

3 - Proceder à apreciação geral daAdministração e Fiscalização da Sociedade.

As propostas de deliberação a apresentarpelo Concelho de Administração bem como asindicações e documentos mencionados no n°1 do art° 289 do Código das SociedadesComerciais, encontram-se à disposição dosSenhores Accionistas na sede da Sociedade apartir da data da publicação presenteconvocatória.

Tem direito a estar presente na AssembleiaGeral, intervir nos trabalhos e votar, os SenhoresAccionistas que possuam acções nos termosdo N° 3 do Art° 13 dos Estatutos e dêemconhecimento à Sociedade do número deacções ao portador que possuam, até quinzedias antes da data marcada para a reunião.

Vila Nova de Gaia, 06 de Fevereiro de 2013O Presidente da Assembleia Geral

a) assinatura ilegível

Notícias de Gaia n.º 527 de 21 de fevereiro de 2013

CONVOCATÓRIA

Tratamento de Alumínio e Ferro, S.A.ASSEMBLEIA GERAL

ORDINÁRIACONVOCATÓRIA

De harmonia com o disposto no n.º 2 do Art.25º dos Estatutos, convoco os Srs. Associadosa reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária,pelas 18 H do próximo dia 21 de Março (Quinta-feira), na nossa Sede sita à Rua ConceiçãoFernandes (Centro Hospitalar Gaia/Espinho –Unidade I), com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS1º - Leitura, discussão e votação da Acta da

Assembleia anterior;2º - Leitura, apreciação e votação do Relatório

de Actividades e Contas do ano 2012;3º - Leitura, apreciação e votação do Parecer

do Conselho Fiscal sobre as contas do ano2012;

4º - Trinta minutos, para tratar de assuntosde interesse para a Instituição.

Nota – Se à hora designada não estiverempresentes associados em número suficientepara a obtenção de maioria simples, aAssembleia funcionará validamente 30 minutosmais tarde com qualquer número de presenças,como determina o n.º 4 do Artigo 26º.

Vila Nova de Gaia, 07 de Março de 2013O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL

Firmino Jorge Anjos Pereira

Notícias de Gaia n.º 527 de 21 de fevereiro de 2013 Notícias de Gaia n.º 527 de 21 de fevereiro de 2013

monólogosmunicipais

Abreu Amorim irásubstituir Menezes?

Continuam a dar que falar as Autárquicas de Gaia. Especialmentena ala laranja. Primeiro era Marco António Costa o candidato natural.Depois apareceu Firmino Pereira a mostrar-se disponível para servir omunicípio. Seguiu-se José Guilherme Aguiar como a melhor escolha. Mas,no final, o PSD apresentou oficialmente Carlos Abreu Amorim comocandidato as eleições de Outubro. Também já se sabe que, na lista,aparece o nome de Firmino Pereira como número dois e que, JoséGuilherme Aguiar foi indicado para liderar a Assembleia Municipal.

Sublinho o indicado. Segundo algumas informações que circulam naimprensa, Guilherme Aguiar não terá ficado satisfeito com esta nomeaçãoe pondera uma candidatura como independente. A confirmar-se, estacandidatura poderá fazer toda a diferença nos resultados eleitorais, jáque, dificilmente, quer o PS quer o PSD conseguirão uma maioria absoluta.

Mas nem só Guilherme Aguiar parece insatisfeito com esta decisão.Logo após a reunião, César Oliveira apresentou a demissão da comissãopolítica. O actual presidente da Assembleia Municipal sempre foi um

militante activo da concelhia e, com esta acção marca uma posição clarade descontentamento.

O PSD Gaia está a passar por momentos de alguma intranquilidade.Primeiro na escolha do candidato. Depois nestas rupturas de figuras quetinham algum peso político para o partido. Será que, em Outubro, terávalido a pena estas guerras internas?

A nomeação de Carlos Abreu Amorim foi aprovada com 13 votos afavor e uma abstenção. Actualmente é deputado na Assembleia daRepública, vice-presidente da bancada dos sociais-democratas, e foieleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo… as relações com Gaiaficarão conhecidas quando foi a apresentação oficial da candidatura!

Ainda Miguel Relvas. Esteve em Gaia. Numa das sessões do Clubedos Pensadores. Na plateia, um grupo interrompe o ministro e entoa‘Grândola Vila Morena’. Há uma série de dias que o tema é cantadopara mostrar descontentamento. Descontentamento em relação aoGoverno, em relação à grave situação que assola o país e se agravade dia para dia, em relação à deficiente qualidade de vida de muitosportugueses.

Miguel Relvas ouviu-o de novo no dia seguinte. Desta vez em Lisboa.Parece que o povo começa a mostrar-se. Primeiro com hinos... o que

se seguirá?Quanto ao Clube dos Pensadores... definitivamente, Joaquim Jorge

deveria ter-se controlado. Não foi bonito assistir ao bate-boca entre ele ea plateia e muito menos o tom com que se dirigiu aos manifestantes.Assim, nem os ministros, nem o público em geral, vão querer voltar aGaia.

Tânia Tavares

notícias de gaia | 21.02.2013 última

CP promove a60.ª edição da

Rota dasAmendoeiras

no DouroA CP reedita este ano as viagens

às Amendoeiras em Flor, comexcursões programadas para osprimeiros quatro sábados de março,aliando o comboio ao autocarro. Ainiciativa assinala este ano a sua 60.ªedição, revestindo-se desta vez como forte simbolismo das bodas dediamante.

Para esta edição de 2013 foramprogramados três itinerários,efetuados em comboio especial eautocarro, com saídas de PortoCampanhã às 07H20 e chegada aoPocinho às 10H11. No sentido inverso,os comboios especiais partem doPocinho às 19H47 e chegam a PortoCampanhã às 22H55.

Estas viagens decorrem aosábado, nos dias 2, 9, 16 e 23 demarço de 2013.

Os percursos permitem apreciar abeleza e o esplendor do cenário floridode Trás-os-Montes e Alto Douro, assimcomo desfrutar do património cultural egastronómico de algumas das maisbelas vilas e aldeias de Portugal:

ROTA A – Pocinho, Museu do Côa(visita cultural), Figueira de CasteloRodrigo (almoço), Castelo Rodrigo(visita cultural), Barca d’Alva, PenedoDurão (vista panorâmica), Freixo deEspada à Cinta, Pocinho.

ROTA B – Freixo de Numão;Penedono (tempo livre); Trancoso(almoço); Marialva; Meda (visita cul-tural) Longroiva; e Vila Nova de FozCôa.

ROTA C – Pocinho, Alfândega daFé (almoço), Cerejais (visitapanorâmica), Mogadouro, Torre deMoncorvo, e Pocinho.

O preço desta viagem (comboio+ autocarro) é de 36 euros por adultoe 19 euros para crianças, no caso daROTA A, e de 34 euros por adulto e19 euros por criança, nos casos dasrotas B e C.

Os bilhetes para a Rota dasAmendoeiras estão já à venda em todaa rede de bilheteiras CP, através docall center CP (808 208 208) e nabilheteira electrónica NetTICKET.

Com a primavera a caminhar apassos largos, renasce com ela obrilho dos campos, que se começama encher de cor com o florir dasAmendoeiras, tornando as paisagensdeste concelho num espetáculo quevale a pena descobrir.

É a natureza em festa queconvida a uma visita em família a estaregião do Vale do Côa. Deste modo,de 22 de Fevereiro a 10 de Março,sob o lema ‘Onde a primaveraacontece mais cedo’, o Município deFigueira de Castelo Rodrigo vai, umavez mais, levar a cabo a Festa daAmendoeira em Flor, apresentando,para o efeito, um cartaz bastantediversificado, com atividades culturaise desportivas, artesanato, bem comoo ‘Mercado da Amendoeira em Flor’,que pretende promover os produtosdo Concelho.

A Festa da Amendoeira em Flor éo cartaz turístico mais antigo da região,contando já com 72 anos deexistência, recebendo milhares de

Festa da Amendoeira em Flor 2013Cartaz turístico mais antigo da região apela a uma visita a Figueira de Castelo Rodrigo

visitantes anualmente, que procuram, nestasterras de Riba – Côa, a natureza em todo o seuesplendor. É esta natureza ímpar, aliada aovasto património arquitetónico, à gastronomia eàs gentes afáveis e hospitaleiras, que fazemdeste concelho, um destino turístico de excelência.

Um dos principais objetivos deste programafestivo é dinamizar todo o potencial turístico daregião, numa tentativa de promover e divulgarainda mais o concelho turisticamente, e de dar aconhecer os nossos produtos endógenos, oartesanato e a gastronomia de Figueira deCastelo Rodrigo.

Durante os três fins-de-semana em que vaidecorrer o evento, a autarquia figueirense organizatambém o ‘Mercado da Amendoeira em Flor’, quevai decorrer no Mercado Municipal coberto da Vila,onde os visitantes poderão comprar os deliciososprodutos locais (como enchidos, pão, vinho, azeite,mel, licores e queijos da região). Existirá,igualmente, animação durante todos os diasdesta festividade.

Do ponto de vista das atividades lúdicas edesportivas, destaque para a I Montaria ao javalina Serra da Marofa, para o II Passeio BTT “Nostrilhos da Amendoeira em Flor”, bem como paraum espetáculo de Stand Up Comedy, com os LxComedy Club, composto por Luís Franco Bastos,Ricardo Vilão, Rui Sinel de Cordes e SalvadorMartinha.

Locais a descobrir e visitar

Figueira de Castelo Rodrigo, para além doimenso património ambiental com que a naturezanos presenteou, tem também um legadoarquitetónico que merece uma visita. CasteloRodrigo, pelo seu grande valor histórico e pelasua localização a impor-se na paisagem, é,actualmente, considerada uma das mais belas

Aldeias Históricas de Portugal. Um pouco mais ao lado,poderá subir ao alto da Serra da Marofa, a 977 metros dealtitude, e apreciar a vista sobre o imenso horizonte que seestende mesmo à sua frente.

Ali mesmo, pode ainda visitar a capela de N.ª Senhorade Fátima e a estátua do Cristo Rei, colocada em 1956. Ascapelas evocativas dos mistérios do Rosário e a Criptasubterrânea são também pontos de paragem obrigatórianuma visita ao Alto da Serra da Marofa.

Barca d’Alva, aldeia ribeirinha deste concelho, é hoje umponto de paragem obrigatória para os milhares de turistasque anualmente sobem o rio Douro. As longas escarpasque denunciam a descida até Barca d’Alva são portadorasde uma singular beleza e obrigam a uma paragem nomiradouro natural do Alto da Sapinha. Aqui se vislumbra aunião de dois rios, o Águeda e o Douro, e dois países, Por-tugal e Espanha.

O Alto da Sapinha é um dos miradouros naturais maisbelos do concelho e fica na estrada que liga Escalhão aBarca D’Alva. Daí vislumbram-se os terrenos escarpadosrepletos de olivais. Mas, é no início da Primavera, queadquirem maior beleza, com a floração das Amendoeiras. Éque também se pode deleitar uma sumptuosa panorâmicado Vale do Douro e da foz do Rio Águeda.

O majestoso Convento Santa Maria de Aguiar temcaracterísticas de estilo românico e gótico. Neste templo,venera-se a imagem de Nossa Senhora da Guia – Padroeirado concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. É uma belaimagem de roca, com uma expressão doce e serena. Desalientar ainda a presença de uma imagem de Santa Catarinafeita em jade ou pedra ançã do Século XVI. Em Portugal sãoraras as esculturas semelhantes a esta.

Por esta altura da floração da amendoeira, também osdesignados “Povos de Baixo” – constituídos pelaslocalidades de Freixeda do Torrão, Vale de Afonsinho, Quintãde Pêro Martins e Penha de Águia –, presenteiam osvisitantes com um imenso e deslumbrante manto colorido,oferecido pela floração dos muitos amendoais que estas terraspossuem. Uma rota a descobrir neste período da Festa daAmendoeira em Flor.