carl impey, paixão pela luz - audioeffetti.com · ci – na arquitetural não existe a adrenalina...

3
"Quando estou no console antes do espetáculo, já estamos prontos e somos nós que criamos a escuridão para começar... bem, aquele é um momento belíssimo! Dali em diante, por mais que o espetáculo já tenha sido exibido e apresentado várias vezes, existe sempre um momento de incerteza e de emoção por estar fazendo tudo "ao vivo": o espetáculo exige que estejamos 100% presentes, ali junto aos atores e diante do público. É um momento de muita adrenalina, como lançar-se de um rochedo altíssimo para um mergulho". Esta é a sensação de entrar em cena segundo Carl Impey: o motivo principal, junto com a possibilidade de criar, que o fez permanecer por tantos anos no mundo do show business. Ele nos falou sobre todos os aspectos do trabalho durante uma longa e interessante entrevista concedida em seu escritório e laboratório na Costa Cruzeiros (Costa Crociere em língua italiana), para a qual trabalha há 20 anos. FOTO: Robe Multimedia Há 20 anos Carl Impey é o projetista de iluminação das novas produções propostas por Costa Cruzeiros para seus passageiros. Em uma entrevista agradável ele nos contou sobre sua aventura profissional, o seu estilo, as suas escolhas estéticas e, naturalmente, os seus... projetos luminosos para o futuro. Carl Impey, paixão pela luz audioeffetti.com infopages Acima, Carl Impey. Abaixo, alguns dos espetáculos "iluminados" por Carl para Costa Cruzeiros.

Upload: lexuyen

Post on 13-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Carl Impey, paixão pela luz - audioeffetti.com · CI – Na arquitetural não existe a adrenalina do espetáculo, mas compensa com o gosto de reelaborar os espaços através da luz

"Quando estou no console antes do espetáculo, já estamos prontos e somos nós que criamos a escuridão para começar... bem, aquele é um momento belíssimo! Dali em diante, por mais que o espetáculo já tenha sido exibido e apresentado várias vezes, existe sempre um momento de incerteza e de emoção por estar fazendo tudo "ao vivo": o espetáculo exige que estejamos 100% presentes, ali junto aos atores e diante do público. É um momento de muita adrenalina, como lançar-se de um rochedo altíssimo para um mergulho". Esta é a sensação de entrar em cena segundo Carl Impey: o motivo principal, junto com a possibilidade de criar, que o fez permanecer por tantos anos no mundo do show business. Ele nos falou sobre todos os aspectos do trabalho durante uma longa e interessante entrevista concedida em seu escritório e laboratório na Costa Cruzeiros (Costa Crociere em língua italiana), para a qual trabalha há 20 anos.

FOTO

: Rob

e M

ultim

edia

Há 20 anos Carl Impey é o projetista de iluminação das novas produções propostas por Costa Cruzeiros para seus passageiros. Em uma entrevista agradável ele nos contou sobre sua aventura profissional, o seu estilo, as suas escolhas estéticas e, naturalmente, os seus... projetos luminosos para o futuro.

Carl Impey, paixão pela luz

audioeffetti.com infopages

Acima, Carl Impey.

Abaixo, alguns dos espetáculos "iluminados" por Carl para Costa

Cruzeiros.

Page 2: Carl Impey, paixão pela luz - audioeffetti.com · CI – Na arquitetural não existe a adrenalina do espetáculo, mas compensa com o gosto de reelaborar os espaços através da luz

Um esquema preparado por Carl Impey para o navio de cruzeiro Favolosa, e a renderização do palco. O software utilizado é WYSIWYG, que permite verificar o efeito de vários posicionamentos e aparelhos antes da instalação.

FOTO

: Rob

e M

ultim

edia

FOTO

: Rob

e M

ultim

edia

FOTO: Robe Multimedia

FOTO: Robe Multimedia

Impey, sul-africano, formado em literatura e apaixonado por espetáculo e cultura em geral, iniciou no setor por paixão e curiosidade, para depois chegar através de "uma iluminação", ou seja, ao mundo dos projetos de iluminação. Para ele o aspecto criativo é muito importante e a Costa Cruzeiros sempre deixou que ele tivesse um grande espaço para as próprias ideias, tanto que hoje ele já assinou mais de 100 projetos de iluminação. Um experimentador curioso, alterna esse trabalho com outros trabalhos freelance no mundo inteiro. Para a Costa Cruzeiros, Impey assina os projetos de iluminação das produções novas, define os equipamentos dos teatros dos navios e se encarrega também da iluminação arquitetural e de formar as equipes de técnicos que partirão prestando assistência durante os cruzeiros. Um defensor da marca SGM pela confiabilidade, de acordo com suas próprias palavras, "incomparável em termos de qualidade e preço", que descobriu graças a Marco Medica da Audio Effetti.

Carl Impei – estou todo esse tempo em Costa porque sempre me deram espaço para criar livremente. Além disso, conheço a situação e o público, sem esquecer o prazer do ambiente de trabalho italiano, onde existe um ótimo clima e o gosto em usar a criatividade, inventando a solução mesmo quando parece que não existe uma.

sensibilidade diferente em relação à estética e à música.Na Costa eu encontrei espaço para projetos arquiteturais, como por exemplo nos salões e nos espaços comuns dos navios. Na Costa eu encontrei espaço para projetos arquiteturais, como por exemplo nos salões e nos espaços comuns dos navios.

TVocê encontra a mesma satisfação na atuação ao vivo e na arquitetural?CI – Na arquitetural não existe a adrenalina do espetáculo, mas compensa com o gosto de reelaborar os espaços através da luz. Por exemplo, através dos LEDs, estudamos o modo de criar uma coloração diferente do ambiente de acordo com os momentos do dia, para dar aos passageiros a impressão de estar sempre em um lugar diferente. Geralmente programo oito ambientações, mais uma série de cenários para usos específicos, como os pequenos shows

Page 3: Carl Impey, paixão pela luz - audioeffetti.com · CI – Na arquitetural não existe a adrenalina do espetáculo, mas compensa com o gosto de reelaborar os espaços através da luz

AudioeffettiVia A. Manuzio, 57 A16143 - Genova - ItalyTel: +39 010.5451202Fax: +39 [email protected]

Creditswww.audioeffetti.comwww.costacrociere.itwww.sgm.it

Você se encarrega também dos equipamentos técnicos dos espetáculos... CI – Sim, temos que respeitar o orçamento no momento de escolher as marcas e os aparelhos. O equipamento padrão deve ter cerca de 96 dimmers de 2,5 kW, de 60 a 80 projetores incandescentes entre modeladores e PC, fornecidos sempre com color scroller, entre 30 e 40 scanners e testadores móveis e ainda alguns estrobos, máquina de fumaça, máquina de confetes, servidor de mídia para vídeo, etc.. Porém ultimamente, já que os scrollers estão sempre dando problemas, graças a Audio Effetti encontramos um 575 de descarga da SGM com color changing CMY eletrônico, uma verdadeira máquina de confiabilidade e durabilidade, uma máquina simples que nunca dá problemas e funciona em todas as condições.

Tem preferência por alguma marca?CI – Ultimamente nós adquirimos muito material da SGM pelo mesmo motivo: apesar do prestígio de outras marcas, os projetores SGM são resistentes, simples, utilizáveis por todos e precisam de pouca manutenção, além disso as peças de reposição são fáceis de encontrar e raramente tivemos que fazê-lo, apesar da Audio Effetti ter sempre oferecido uma assistência impecável.

Qual é a relação com Audio Effetti?CI – Audio Effetti é distribuidora da SGM: marca que aprendemos a conhecer graças à disponibilidade de Marco Medica (dono da Audio Effetti). Ele nos mostrou e nos fez testar aparelhos que depois foram muito úteis, como os 575 de descarga da SGM com color changing CMY eletrônico, que resolveram

nossos problemas de confiabilidade, ou os moving heads, que oferecem uma ótima relação qualidade/preço para a renderização das cores, a confiabilidade e a simplicidade de uso. Devo dizer que a Audio Effetti faz mais do que um simples trabalho de distribuição: nos mostra as novidades, são muito rápidos com as substituições... poucos prestam assistência e consultoria tão bem. E para nós é realmente importante, pois uma vez que estamos navegando o material deve ser impecável e não podemos levar uma quantidade de reposições para todos os imprevistos! Por exemplo, quando por causa de uma queda de energia quebramos nove moving heads, Marco os substituiu logo sem custo adicional. Além disso, é necessário atualizar as ofertas: a partir de quando é feito o pedido até quando os equipamentos são montados, por causa do longo tempo de fabricação pode passar de dois a três anos e, nesse meio tempo, os aparelhos podem sair de catálogo ou podem mudar de preço... Marco sempre foi disponível para encontrar um acordo.