car rossel

2
EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR EXERCÍCIO: O Carrossel OBJECTIVO: Proporcionar aos alunos um espaço criativo de reflexão sobre temas embaraçosos METODOLOGIA: 1.ª fase: os participantes são convidados a escreverem de forma anónima, numa pequena folha de papel, uma pergunta que imaginam que um jovem colocaria e que fosse embaraçoso responder ou que já lhes tenha sido feita e lhes tenha criado dificuldades quanto à maneira de responder. 2.ª fase: o animador/formador recolhe as questões devidamente dobradas e coloca-as num envelope ou saco de pano. 3.ª fase: formam-se dois grupos com um número par de participantes, de 6 a 8 pessoas por grupo. As cadeiras são dispostas em dois círculos: • um interior com os assentos virados para fora; • outro exterior com os assentos virados para dentro; 4.ª fase: os elementos do círculo exterior são convidados a sair da sala e recebem instruções do formador: este grupo retira uma das questões recolhidas e vai colocar-se no papel de jovens com determinadas dificuldades; os elementos do círculo interior são profissionais/técnicos que vão tentar dar resposta às questões colocadas pelo grupo que representa os jovens. Os jovens e adultos entram na sala e sentam-se frente aos técnicos. Logo que estejam todos sentados frente a frente, inicia-se o jogo. O formador dá apenas dois a três minutos para este diálogo. Passado esse tempo, o moderador faz um sinal («bate as palmas») e os jovens levantam-se e sentam-se na cadeira à sua direita, no sentido dos ponteiros do relógio. Todos se movimentam em simultâneo. A seguir, repetem a mesma pergunta a um novo técnico. O moderador volta a fazer sinal para trocarem de posição. Este processo repete-se sucessivamente até que cada elemento do conjunto exterior faça a sua pergunta e receba uma resposta de cada um dos elementos sentados no conjunto interior.

Upload: ana-margarida-cariano

Post on 20-Feb-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Dinâmica de grupo para utilizar em contexto de formação

TRANSCRIPT

Page 1: Car Rossel

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

EXERCÍCIO: O Carrossel

OBJECTIVO: Proporcionar aos alunos um espaço criativo de reflexão sobre temas embaraçosos

METODOLOGIA:

1.ª fase: os participantes são convidados a escreverem de forma anónima, numa pequena folha de papel, uma pergunta que imaginam que um jovem colocaria e que fosse embaraçoso responder ou que já lhes tenha sido feita e lhes tenha criado dificuldades quanto à maneira de responder.

2.ª fase: o animador/formador recolhe as questões devidamente dobradas e coloca-as num envelope ou saco de pano.

3.ª fase: formam-se dois grupos com um número par de participantes, de 6 a 8 pessoas por grupo.

As cadeiras são dispostas em dois círculos:• um interior com os assentos virados para fora;• outro exterior com os assentos virados para dentro;

4.ª fase: os elementos do círculo exterior são convidados a sair da sala e recebem instruções do formador: este grupo retira uma das questões recolhidas e vai colocar-se no papel de jovens com determinadas dificuldades; os elementos do círculo interior são profissionais/técnicos que vão tentar dar resposta às questões colocadas pelo grupo que representa os jovens.

Os jovens e adultos entram na sala e sentam-se frente aos técnicos. Logo que estejam todos sentados frente a frente, inicia-se o jogo.O formador dá apenas dois a três minutos para este diálogo. Passado esse tempo, o moderador faz um sinal («bate as palmas») e os jovens levantam-se e sentam-se na cadeira à sua direita, no sentido dos ponteiros do relógio. Todos se movimentam em simultâneo. A seguir, repetem a mesma pergunta a um novo técnico. O moderador volta a fazer sinal para trocarem de posição. Este processo repete-se sucessivamente até que cada elemento do conjunto exterior faça a sua pergunta e receba uma resposta de cada um dos elementos sentados no conjunto interior.

5.ª fase: seguidamente, trocam-se as posições dos dois grupos e as pessoas que estiveram a responder passam a fazer perguntas, e vice-versa, com o mesmo procedimento.

6.ª fase: todos os participantes sentam-se em círculo. O animador convida cada um a falar das dificuldades que sentiu nas respostas que deu e nas ajudas que recebeu, tendo a mesma questão sido respondida por vários técnicos.A partir desta análise será possível identificar estratégias adequadas para as perguntas que tenham gerado maiores dificuldades, desenvolver competências específicas (desempenhar um papel de técnico e de jovem, neste caso, pôr-se no lugar do outro...), além de esclarecer dúvidas sobre alguns conteúdos.

Page 2: Car Rossel