maria car

14

Upload: ana-cristina-baumgratz

Post on 09-Jul-2015

324 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Maria car
Page 2: Maria car

É difícil precisar quando a máquina de escrever foi "inventada"; e também é difícil precisar quando ela começou a ser fabricada. A primeira patente para uma máquina de escrever foi concedida na Inglaterra para Henry Mills em 1713.

Não havia detalhes sobre a máquina em si ou sobre exemplares fabricados, portanto ainda paira a dúvida se a patente foi concedida realmente para uma máquina de escrever.

Segundo o historiador Michael Adler, a primeira máquina de escrever documentada foi fabricada por um nobre italiano chamado Pellegrino Turri por volta de 1808.

Ele fabricou um artefato para que uma amiga, cega, pudesse se corresponder com ele. A máquina em si já não existe, mas algumas das cartas sim.

Page 3: Maria car

A primeira máquina de escrever documentada foi fabricada por um nobre italiano chamado Pellegrino Torre por volta de 1808. Ele fabricou um artefato para que uma amiga, cega, pudesse se corresponder com ele. A máquina em si já não existe, mas algumas das cartas sim.

Page 4: Maria car

Uma curiosidade desta máquina: Choques foi o responsável pelo teclado QWERTY. O nome foi dado porque essa é a seqüência das primeiras letras da fileira de cima do teclado. O teclado QWERTY continua presente até hoje nos teclados de computadores.

Page 5: Maria car

Computador

Page 6: Maria car

Curiosidade: os computadores dessa segunda geração foram inicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares. Um modelo similar pode ser visto no desenho “Os Simpson”, mais especificamente no posto de trabalho de Homer, técnico de segurança na Usina Nuclear.

Page 7: Maria car

Com a terceira geração dos computadores, surgiram também os teclados para digitação de comandos. Monitores também permitiam a visualização de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas gráficos que conhecemos e utilizamos atualmente.

Page 8: Maria car
Page 9: Maria car

1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC . 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.

Page 10: Maria car

1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 2000: após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.

Page 11: Maria car
Page 12: Maria car
Page 13: Maria car

No fim de 2009 publicamos um artigo com configurações apropriadas para 2010. E como a informática não para de evoluir, precisamos compartilhar novas configurações para 2011.

Page 14: Maria car

Não é bem o que mudou, é o que está mudando, pois tudo indica que o processo evolutivo ainda está só no começo. Essa mudança está na capacidade de processamento e de armazenagem de dados na memória do computador: quanto mais memória, mais tarefas podem ser executadas, e cada vez com mais sofisticação. Os efeitos especiais que se vêem num filme, como O Parque dos Dinossauros, por exemplo, são o resultado prático dessa evolução: eles só não foram feitos antes porque não havia computadores com memória capaz de processar as toneladas de dados necessárias para animar os mastodontes.Em 1981, quando a IBM lançou seu primeiro micro pessoal, seu custo era muito alto, pouquíssimas pessoas tinham acesso aos computadores, hoje esse preço caiu 1/10 000 000 do valor original. Se a velocidade dos aviões a jato comerciais tivesse aumentado na mesma proporção comparada a um computador, uma hipotética viagem da Terra à Lua num Boeing, que em 1981 levaria 17 dias, hoje seria feita em menos de 15 milésimos de segundo.

O interessante é como o microprocessador invadiu nossas vidas, máquinas de café de escritório ou de refrigerante dos postos de gasolina, que parecem um armário, tem um microprocessador. Quando o usuário escolhe sua opção – café com leite, pouco açúcar, por exemplo -, a máquina executa uma operação, a partir de instruções fixas e seqüenciais: baixa o copinho, mistura os pós de café e de leite e o açúcar, esquenta e despeja a água, e libera o misturador de plástico. Tudo isso é feito a partir de um computador.As grandes inovações tecnológicas trazidas pela máquina modificaram completamente o perfil dos conhecimentos e habilidades das pessoas, exigindo uma reformulação da formação profissional e dos talentos humanos. O impacto da moderna tecnologia sobre o comportamento das pessoas e das empresas foi certamente profundo e definitivo.