capítulo 5. secchi estilos

2
Estilos de políticas públicas Constituem em procedimentos operacionais padrão de elaborar e implementar políticas. A política pública pode ser mais autocrática ou mais democrática. Os policy maker desenvolvem ou herdam táticas razoavelmente estáveis de tratamento dos problemas que entram em suas agendas. O estilo provas efeito na gestão da política pública: método de tomada de decisão, de avaliação das políticas públicas. Tipologia de Richardson, Gustafsson e Jordan Distinção entre estilos de políticas públicas predominantes em diferentes países, comunidades políticas e redes de políticas públicas. Os estilos de PP variam de acordo com: A abordagem na resolução de problema (PROATIVO A REATIVO) A relação entre atores governamentais e atores sociais (CONSENSUAL A IMPOSITIVO) PROATIVO REATIVO Racionalidade, clareza nos objetivos e analisa pautada nas opções de solução Ênfase ao incrementalismo, á atenção aos obstáculos políticos e institucionais e à mudança possível Lógica: gerencialista em que os objetivos estão previamente fixados Intenção: mudança significativa da realidade Lógica: política em que o primerio faz-se uma analise do ambiente, dos meiso disponíveis e dos obstáculos, para so então definir objetivos mais realistas A formulação e a implementação da PP não são frutos da expressão de

Upload: debora-meireles

Post on 12-Apr-2017

104 views

Category:

Economy & Finance


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capítulo 5. secchi estilos

Estilos de políticas públicas

Constituem em procedimentos operacionais padrão de elaborar e implementar políticas.

A política pública pode ser mais autocrática ou mais democrática.

Os policy maker desenvolvem ou herdam táticas razoavelmente estáveis de tratamento dos problemas que entram em suas agendas.

O estilo provas efeito na gestão da política pública: método de tomada de decisão, de avaliação das políticas públicas.

Tipologia de Richardson, Gustafsson e Jordan

Distinção entre estilos de políticas públicas predominantes em diferentes países, comunidades políticas e redes de políticas públicas.

Os estilos de PP variam de acordo com:

A abordagem na resolução de problema (PROATIVO A REATIVO)A relação entre atores governamentais e atores sociais (CONSENSUAL A IMPOSITIVO)

PROATIVO REATIVORacionalidade, clareza nos objetivos e analisa pautada nas opções de solução

Ênfase ao incrementalismo, á atenção aos obstáculos políticos e institucionais e à mudança possível

Lógica: gerencialista em que os objetivos estão previamente fixadosIntenção: mudança significativa da realidade

Lógica: política em que o primerio faz-se uma analise do ambiente, dos meiso disponíveis e dos obstáculos, para so então definir objetivos mais realistasA formulação e a implementação da PP não são frutos da expressão de intenções transformadoras dos policymakers.

IMPOSITIVO CONSENSUALOS PROTAGONISTA DO PROCESSO DE POLICYMAKER PREFEREM TOMAR DECISOES AUTONOMAS NÃO OBSTANTE A OPOSIÇÃO DE OUTROS ATORES PERIFÉRICOS.

OS ATORES PROTAGONISTAS TENTAM BALANCEAR, CONSTRATAR E MESMO ALTERAR SUAS PRÓPRIAS POSIÇÕES EM UM PROCESSO ABERTO PARA PARTICIPAÇÃO DE MAIS ATORES.

Participação na construção de políticas

Discussão do eixo consensual-impositivo, a participação é uma das formas de classificar estilos de PP. Podendo ser mais participativo ou menos.

Fung, elaborou um esquema analítico dos tipos de participação chamado cubo da democracia que sintetiiza três eixos:

Page 2: Capítulo 5. secchi estilos

Quem pode participar

Como são compartilhadas as informações e as tomadas decisões

Qual é o link entre as discussões e a decisão