capela de santo antÓnio de alcoutim um olhar sobre...

2
núcleo museológico de arte sacra ORGANIZAÇÃO: Município de Alcoutim Capela de Santo António ALCOUTIM CONTACTOS: Divisão de Cultura, Turismo e Desporto Tel:. 281 540 509 Fax: 281 546 363 [email protected] www.cm-alcoutim.pt Capela de Santo António ALCOUTIM NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE ARTE SACRA C.R.C POUSADA Ermida de Nossa Senhora da Conceição Igreja Matriz Castelo Igreja da Misericórdia Capela de Santo António Parque Turismo Casa da Cultura IGREJAS DE Um Olhar sobre as ALCOUTIM CAPELA DE SANTO ANTÓNIO DE ALCOUTIM Este pequeno edifício religioso dedicado a St.º António, o santo casamenteiro, apresenta um corpo central rectangular com nave única, coberta por uma abóbada de berço, ladeado por uma pequena sacristia. Arquitectonicamente enquadrado no formulário maneirista (meados do Séc. XVI a finais do Séc. XVII), apresenta um portal de cantaria de verga recta arquitravada, encimado por uma pequena abertura com quatro orifícios formando uma cruz. A coroar a pequena fachada encontra-se um pedestal com uma cruz em alvenaria, que juntamente com um pequeno campanário, sobressaído do telhado no lado da sacristia, lhe dão o aspecto exterior de edifício religioso. Desconhece-se a data da sua fundação, mas é bem possível que tenha sido mandada construir pelos Condes de Alcoutim em finais do Séc. XVI, princípios do Séc. XVII, visto localizar-se na frente da casa condal, construída provavelmente no Séc. XVI. Outro indício que leva a esta atribuição é o facto de o título “Conde de Alcoutim” ter sido atribuído a 13 de Junho, dia dedicado a Santo António. O culto a St.º António difundiu-se muito a partir do Séc. XIV. Comprovando, também, esta hipótese temos a referência à Rua de St.º António aparecida em documentação antiga do Séc. XVII. O altar é de alvenaria, onde existiu pintura marmoreada, apresentando um pequeno nicho absidal central onde se apresenta a imagem de vulto perfeito de St.º António, do período rococó (finais do Séc. XVIII). Referências do final do Séc. XIX indicam-nos que a imagem do patrono da capela era ladeada pelas de St.ª Benedita e St.ª Eugénia. Esta capela, que sofreu obras de recuperação e beneficiação ao longo dos séculos, chegando mesmo a estar em ruínas, foi recentemente toda restaurada pela Câmara Municipal de Alcoutim, que aqui instalou o Núcleo Museológico de Arte Sacra concelhio.

Upload: lydat

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

núcleo museológico de arte sacraORGANIZAÇÃO:

Município de AlcoutimCapela de Santo António

ALCOUTIM

CONTACTOS:Divisão de Cultura, Turismo e Desporto

Tel:. 281 540 509Fax: 281 546 363

[email protected]

Capela de Santo AntónioALCOUTIM

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE ARTE SACRA

C.R.C

PO

USAD

A

Ermida de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz

Castelo

Igreja da Misericórdia

Capela de Santo António

Parque

Turismo

Casa da

Cultura

IGREJAS DE Um Olhar sobre as

ALCOUTIM

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO DE ALCOUTIM

Este pequeno edifício religioso dedicado a St.º António, o santo casamenteiro, apresenta um corpo central rectangular com nave única, coberta por uma abóbada de berço, ladeado por uma pequena sacristia. Arquitectonicamente enquadrado no formulário maneirista (meados do Séc. XVI a finais do Séc. XVII), apresenta um portal de cantaria de verga recta arquitravada, encimado por uma pequena abertura com quatro orifícios formando uma cruz. A coroar a pequena fachada encontra-se um pedestal com uma cruz em alvenaria, que juntamente com um pequeno campanário, sobressaído do telhado no lado da sacristia, lhe dão o aspecto exterior de edifício religioso.

Desconhece-se a data da sua fundação, mas é bem possível que tenha sido mandada construir pelos Condes de Alcoutim em finais do Séc. XVI, princípios do Séc. XVII, visto localizar-se na frente da casa condal, construída provavelmente no Séc. XVI. Outro indício que leva a esta atribuição é o facto de o título “Conde de Alcoutim” ter sido atribuído a 13 de Junho, dia dedicado a Santo António. O culto a St.º António difundiu-se muito a partir do Séc. XIV. Comprovando, também, esta hipótese temos a referência à Rua de St.º António aparecida em documentação antiga do Séc. XVII.

O altar é de alvenaria, onde existiu pintura marmoreada, apresentando um pequeno nicho absidal central onde se apresenta a imagem de vulto perfeito de St.º António, do período rococó (finais do Séc. XVIII). Referências do final do Séc. XIX indicam-nos que a imagem do patrono da capela era ladeada pelas de St.ª Benedita e St.ª Eugénia.

Esta capela, que sofreu obras de recuperação e beneficiação ao longo dos séculos, chegando mesmo a estar em ruínas, foi recentemente toda restaurada pela Câmara Municipal de Alcoutim, que aqui instalou o Núcleo Museológico de Arte Sacra concelhio.

O património religioso no concelho de Alcoutim reflecte a generosidade e o empenhamento das suas gentes. Apesar de serem em número reduzido e dos limitados recursos que dispunham, integraram-se nas normas vigentes em toda a região algarvia.

Aos principais centros urbanos do litoral recorreram sistematicamente nas obras de maior importância, quer para adquirir alfaias agrícolas, quer para mandar vir artistas construir e ornamentar os seus templos.

A exposição “Um Olhar Sobre as Igrejas de Alcoutim” patente neste núcleo tem como objectivo divulgar, junto da comunidade alcouteneja e da população visitante, o roteiro da arte sacra do concelho, integrando-o no conjunto do seu património cultural e, assim, contribuindo para o conhecimento da sua história singular.

Ao assumir-se também como veiculo de extensão pedagógica junto da população local, nomeadamente a escolar, este núcleo pretende dar a conhecer a história da arte do concelho no contexto da arte regional, nacional e europeia.

Localização dos Templos 3

21

9

8

654

1413

12 11

10

7

19

18

17

16

15

Templo

Pequeno Templo

1. Alcoutim - Igreja Matriz do Salvador.2. Alcoutim - Ermida de Nossa Senhora da Conceição.3. Alcoutim - Igreja da Misericórdia.4. Alcoutim - Capela de Santo António. 5. Alcoutim - Ermida de S. Sebastião 6. Alcoutim - Ermida do Espirito Santo. Já não existe.7. São Martinho (freguesia de Alcoutim) - Ermida de S. Martinho. Já não existe.8. Santa Marta (freguesia de Alcoutim) - Ermida de Santa Marta.9. Giões - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assumpção.10. Giões - Ermida de S. Domingos. Em ruínas.11. Clarines (freguesia de Giões) - Ermida de Nossa Senhora da Oliveira.12. Relíquias (freguesia de Giões) - Ermida de Nossa Senhora as Relíquias. Já não existe.13. Martinlongo - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.14. Martinlongo - Capela do Espirito Santo. 15. Martinlongo - Ermida de S. Sebastião.16. Santa Justa (freguesia de Marinlongo) - Ermida de Santa Justa.17. Pereiro - Igreja Matriz de S. Marcos18. Vaqueiros - Igreja Matriz de S. Pedro.19. Alcaria Queimada (freguesia de Vaqueiros) - Ermida de S. Bento.

Imagem de N.ª Sr.ª de Santa JustaCapela de N.ª Sr.ª de Santa JustaSANTA JUSTA - MARTINLONGO

Imagem de Cristo SalvadorIgreja Matriz de AlcoutimALCOUTIM

Imagem de N.ª Sr.ª do RosárioIgreja Matriz de GiõesGIÕES

Estandarte ProcissionalSanta Casa da MisericórdiaALCOUTIM

Igreja MatrizVAQUEIROS

Caixa de EsmolasIgreja Matriz de PereiroPEREIRO

Imagem de Menino DeusIgreja Matriz de VaqueirosVAQUEIROS