capacidades táticas conceitos, princípios e sistemas

46
Capacidades Táticas Capacidades Táticas Conceitos, princípios e Conceitos, princípios e sistemas sistemas

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

128 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Conceitos, princípios e Conceitos, princípios e sistemassistemas

Page 2: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Treinamento Tático: caracteriza o Treinamento Tático: caracteriza o tipo de treinamento que tem por tipo de treinamento que tem por objetivo desenvolver, estabilizar e objetivo desenvolver, estabilizar e aperfeiçoar sistematicamente todas aperfeiçoar sistematicamente todas as capacidades e habilidades que as capacidades e habilidades que são necessárias para o são necessárias para o comportamento tático na competiçãocomportamento tático na competição

Page 3: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Tática: São ações de ataque e Tática: São ações de ataque e defesa, (individual, de grupo e defesa, (individual, de grupo e coletiva) que se realizam no decorrer coletiva) que se realizam no decorrer de uma partida para surpreender ou de uma partida para surpreender ou contrapor as ações realizadas pelo contrapor as ações realizadas pelo adversário.adversário.

Page 4: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

KONZAG, G. e KONZAG, I. (1980:209) KONZAG, G. e KONZAG, I. (1980:209) consideram como “soma total dos consideram como “soma total dos comportamentos individuais, coletivos, comportamentos individuais, coletivos, aquelas medidas e atitudes para obter aquelas medidas e atitudes para obter o desenvolvimento do rendimento o desenvolvimento do rendimento máximo das próprias capacidades máximo das próprias capacidades físicas e psíquicas em um jogo, físicas e psíquicas em um jogo, respeitando as regras do adversário”.respeitando as regras do adversário”.

Page 5: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Nos jogos desportivos coletivos, onde a Nos jogos desportivos coletivos, onde a tomada de decisão é uma constante na tomada de decisão é uma constante na atuação dos atletas e na execução de atuação dos atletas e na execução de suas jogadas, a tática apresenta-se suas jogadas, a tática apresenta-se como forma de resolução dos como forma de resolução dos problemas que possa vir enfrentar o problemas que possa vir enfrentar o praticante, através de uma ação praticante, através de uma ação consciente, visando um objetivo consciente, visando um objetivo específico.específico.

Page 6: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

GRECO (1996), afirma que a todo o GRECO (1996), afirma que a todo o momento tem se a interferência de momento tem se a interferência de vários fatores como tempo, espaço, vários fatores como tempo, espaço, adversário, bola, e meta, que serão adversário, bola, e meta, que serão para o atleta problemas a serem para o atleta problemas a serem resolvidos.resolvidos.

Definindo ainda que “a tática é um Definindo ainda que “a tática é um princípio, um sistema de planos de princípio, um sistema de planos de comportamento e de possibilidades comportamento e de possibilidades de tomada de decisão". de tomada de decisão".

Page 7: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

ROTH citado por GRECO (1996), ROTH citado por GRECO (1996), apresenta uma classificação da tática em apresenta uma classificação da tática em relação a sua função e característica.relação a sua função e característica.

Função: diz respeito às ações do atleta na Função: diz respeito às ações do atleta na situação de ataque ou defesa, situação de ataque ou defesa, determinada pela posse de bola ou não. determinada pela posse de bola ou não.

Característica: diz respeito ao número de Característica: diz respeito ao número de atletas envolvidos na ação, podendo ser atletas envolvidos na ação, podendo ser individual, de grupo ou coletiva. individual, de grupo ou coletiva.

Page 8: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Individual: ocorre quando um jogador, Individual: ocorre quando um jogador, através de uma aplicação de uma através de uma aplicação de uma técnica em uma situação de jogo, visa técnica em uma situação de jogo, visa atingir determinado objetivo. atingir determinado objetivo.

Grupo: são ações coordenadas entre Grupo: são ações coordenadas entre dois ou três jogadores/alunos, visando dois ou três jogadores/alunos, visando um objetivo comum. Exemplo: uma um objetivo comum. Exemplo: uma tabela para finalizar um ataque. tabela para finalizar um ataque.

Page 9: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Coletiva: elaboração de ações Coletiva: elaboração de ações simultâneas, envolvendo três ou simultâneas, envolvendo três ou mais jogadores, conforme um plano mais jogadores, conforme um plano de ação geral em relação ao objetivo. de ação geral em relação ao objetivo. Exemplo: execução de marcação Exemplo: execução de marcação pressão nos homens de defesa pelos pressão nos homens de defesa pelos atacantes e meias. atacantes e meias.

Page 10: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Exemplos de orientações táticas Exemplos de orientações táticas individuais:individuais:

Meia defensivo: Marcação Meia defensivo: Marcação individual sobre determinado individual sobre determinado atleta adversário.atleta adversário.

Volante: Cobertura do lateral Volante: Cobertura do lateral durante quando o mesmo apóia.durante quando o mesmo apóia.

Atacante: Jogar aberto pela pontaAtacante: Jogar aberto pela ponta

Page 11: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas Exemplos de orientações táticas de Exemplos de orientações táticas de

grupo:grupo: 2 Meias ofensivos: Jogarem mais 2 Meias ofensivos: Jogarem mais

próximos da área e dos atacantes.próximos da área e dos atacantes. Volante, meia e lateral: Aproximarem Volante, meia e lateral: Aproximarem

para a realização de triangulações para a realização de triangulações pelo lado direito do campo.pelo lado direito do campo.

2 Zagueiros: Responsáveis por 2 Zagueiros: Responsáveis por organizarem a linha de impedimento.organizarem a linha de impedimento.

Page 12: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas Exemplos de orientações táticas Exemplos de orientações táticas

coletivas:coletivas: Os meias e os atacantes deverão Os meias e os atacantes deverão

marcar pressão a saída de bola do marcar pressão a saída de bola do adversário. adversário.

A marcação da equipe adversária A marcação da equipe adversária será feita por zona em todos os será feita por zona em todos os setores do campo.setores do campo.

Valorizar passes curtos evitando Valorizar passes curtos evitando lançamentos.lançamentos.

Page 13: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Goleiro 186 cm 75kg Concentração Goleiro 186 cm 75kg Concentração agressividade , massa muscular agressividade , massa muscular elevada , velocidade de reação .elevada , velocidade de reação .

Page 14: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Lateral 172 cm 70kg. Lateral 172 cm 70kg. Resistência de Resistência de sprint, técnica de passe longo bem sprint, técnica de passe longo bem desenvolvida, , atenção ofensiva e desenvolvida, , atenção ofensiva e defensiva, resistência aeróbica.defensiva, resistência aeróbica.

Page 15: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Zagueiros 178 cm Zagueiros 178 cm 79kg.Velocidade , 79kg.Velocidade , força ,concentração , tempo de força ,concentração , tempo de bola,táticas defensivas bola,táticas defensivas desenvolvidas.desenvolvidas.

Page 16: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Volantes 174 cm 76kg.Resistência Volantes 174 cm 76kg.Resistência aeróbica , resistência de sprint, força aeróbica , resistência de sprint, força , concentração, técnica bem , concentração, técnica bem desenvolvida.desenvolvida.

Page 17: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Meias 171 cm Meias 171 cm 71kg.Velocidade,agilidade , elevado 71kg.Velocidade,agilidade , elevado acervo técnico, concentração.acervo técnico, concentração.

Page 18: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Características da Posições no Características da Posições no FutebolFutebol

Atacantes 172 cm Atacantes 172 cm 78kg.Velocidade , força técnica 78kg.Velocidade , força técnica ofensiva ofensiva desenvolvida,agressividade .desenvolvida,agressividade .

Page 19: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - HistóriaHistória

A estrutura tática evoluiu como o futebol.A estrutura tática evoluiu como o futebol. O principal objetivo do jogo era o gol.O principal objetivo do jogo era o gol. Organizações táticas não eram Organizações táticas não eram

importantes.importantes. 1º relato de organização tática é de 1521.1º relato de organização tática é de 1521. Em Florença dois times de 27 jogadores Em Florença dois times de 27 jogadores

travaram uma batalha tática n campo.travaram uma batalha tática n campo. A Inglaterra organizou as táticas iniciais. A Inglaterra organizou as táticas iniciais.

Page 20: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - HistóriaHistória

Em 1860 define-se o número de Em 1860 define-se o número de jogadores.jogadores.

A evolução levou a elaboração dos A evolução levou a elaboração dos sistemas táticos e se focou na perfeita sistemas táticos e se focou na perfeita ocupação do campo de jogo. ocupação do campo de jogo.

Os treinadores perceberam que um Os treinadores perceberam que um time que ocupasse o espaço do campo time que ocupasse o espaço do campo de forma simétrica ou racional, teria de forma simétrica ou racional, teria vantagens no jogo. vantagens no jogo.

Page 21: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades TáticasCapacidades Táticas

Resultados de uma melhor Resultados de uma melhor organização tática: eficiência na organização tática: eficiência na transição ataque e defesa, transição ataque e defesa, diminuição de espaços livres no diminuição de espaços livres no campo e aumento na dinâmica do campo e aumento na dinâmica do jogo.jogo.

Page 22: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1863- 1x1x1x8 (Inglaterra)1863- 1x1x1x8 (Inglaterra)

Page 23: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1870- 1x1x2x7 (Inglaterra)1870- 1x1x2x7 (Inglaterra)

Page 24: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1871-1x2x2x6 (Escócia). Utilização do 1871-1x2x2x6 (Escócia). Utilização do passe.passe.

Page 25: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1883-1x2x3x5 (Escócia). Modelo 1883-1x2x3x5 (Escócia). Modelo piramidal piramidal

Page 26: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1925-WM. (Herbert Chapman). 1925-WM. (Herbert Chapman). Técnico do Arsenal Técnico do Arsenal

Page 27: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1954-1x4x2x4 (Hungria).1954-1x4x2x4 (Hungria).

Page 28: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1962-1x4x3x3 (Brasil).1962-1x4x3x3 (Brasil).

Page 29: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

1966-1x4x4x2 (Mundial)1966-1x4x4x2 (Mundial)

Page 30: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

Podemos definir como sistema tático a Podemos definir como sistema tático a posição de uma equipe, antes do início posição de uma equipe, antes do início de uma partida, depois de um tiro de de uma partida, depois de um tiro de meta adversário e em situações de meta adversário e em situações de ocupação racional do campo. ocupação racional do campo.

Os principais sistemas utilizados Os principais sistemas utilizados atualmente são: atualmente são: 4x4x2 / 4x3x3 / 4x4x2 / 4x3x3 / 3x5x2 / 3x6x13x5x2 / 3x6x1..

Page 31: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

Fundamentos dos Sistemas TáticosFundamentos dos Sistemas Táticos Correta ocupação do terreno.Correta ocupação do terreno. Correto equilíbrio entre as linhas.Correto equilíbrio entre as linhas. Transformação rápida e racional da Transformação rápida e racional da

relação ataque e defesa.relação ataque e defesa. (Balanço defensivo e Contra ataque.) (Balanço defensivo e Contra ataque.)

Page 32: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

Divisão do campo em setoresDivisão do campo em setores

Defesa Meio campo AtaqueDefesa Meio campo Ataque

CAMPO DE

DEFESA

Page 33: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas - Capacidades Táticas - SistemasSistemas

O campo de jogo pode ser dividido O campo de jogo pode ser dividido em setores para facilitar a em setores para facilitar a distribuição dos jogadores, e também distribuição dos jogadores, e também para definir ações táticas especificas para definir ações táticas especificas nos setores.nos setores.

Page 34: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 4x4x2 Sistemas Modernos 4x4x2

Page 35: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 4x4x2 Sistemas Modernos 4x4x2

QuadradoQuadrado O sistema apresenta dois zagueiros, O sistema apresenta dois zagueiros,

dois laterais, dois volantes, dois dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes. atualmente é meias e dois atacantes. atualmente é o sistema mais utilizado pelo futebol o sistema mais utilizado pelo futebol brasileiro. apresenta boa distribuição brasileiro. apresenta boa distribuição tática dentro do campo, e permite tática dentro do campo, e permite uma boa transição entre posturas uma boa transição entre posturas defensivas e ofensivas. defensivas e ofensivas.

Page 36: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 4x4x2 Sistemas Modernos 4x4x2

LosangoLosango A diferença para o A diferença para o

quadrado é o número quadrado é o número de volantes (3) e um de volantes (3) e um único meia. È uma único meia. È uma variação do sistema variação do sistema anterior.anterior.

Page 37: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 3x5x2Sistemas Modernos 3x5x2

Muito usado na Muito usado na EuropaEuropa

3 zagueiros3 zagueiros 5 no meio campo5 no meio campo 2 alas ofensivos2 alas ofensivos 2 atacantes2 atacantes

Page 38: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 3x6x1Sistemas Modernos 3x6x1

ParecidoParecido com o com o 3x5x2. 3x5x2.

Possui só 1 atacante.Possui só 1 atacante. Congestiona o meio.Congestiona o meio. Dependo dos Dependo dos

jogadores pode se jogadores pode se tornar muito tornar muito ofensivo.ofensivo.

Page 39: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Sistemas Modernos 3x6x1Sistemas Modernos 3x6x1

O mais ofensivo.O mais ofensivo. 3 atacantes.3 atacantes. 2 zagueiros, 2 2 zagueiros, 2

laterais, um volante laterais, um volante e dois meias, ou e dois meias, ou ( dois volantes e 1 ( dois volantes e 1 meia). meia).

Page 40: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Princípios OfensivosPrincípios Ofensivos

Conceito: ações táticas e Conceito: ações táticas e estratégicas, que uma equipe estratégicas, que uma equipe desenvolve, quando em posse de desenvolve, quando em posse de bola, visando fazer o gol.bola, visando fazer o gol.

Page 41: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Princípios OfensivosPrincípios Ofensivos

1- Desmarcar-se1- Desmarcar-se 2-Ataques2-Ataques 3-Contra-ataques3-Contra-ataques 4-Ocupação racional do campo4-Ocupação racional do campo 5-Apoio5-Apoio 6-Troca de orientação ( virada de jogo)6-Troca de orientação ( virada de jogo) 7-Velocidade do jogo7-Velocidade do jogo 8-Variação de ritmo de jogo8-Variação de ritmo de jogo

Page 42: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Princípios DefensivosPrincípios Defensivos

Conceito: são ações táticas que Conceito: são ações táticas que ocorrem sem a posse de bola ocorrem sem a posse de bola visando o avanço do adversário.visando o avanço do adversário.

Page 43: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Princípios DefensivosPrincípios Defensivos

1-Vigilância1-Vigilância 2-Pressão e espera ( marcação)2-Pressão e espera ( marcação) 3-Quebra de ritmo3-Quebra de ritmo 4-Cobertura (balanço defensivo)4-Cobertura (balanço defensivo) 5-Antecipação5-Antecipação 6-Trocas6-Trocas 7-Interceptação7-Interceptação 8-Carga8-Carga

Page 44: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Organização de jogoOrganização de jogo

Na organização de uma equipe em Na organização de uma equipe em campo, deve-se observar algumas campo, deve-se observar algumas situações para melhorar a qualidade situações para melhorar a qualidade do jogo e otimizar o resultado. do jogo e otimizar o resultado.

Page 45: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Organização de jogoOrganização de jogo

1-Grupo de jogadores1-Grupo de jogadores 2-Conhecer os adversários2-Conhecer os adversários 3-Tamanho e condições do campo.3-Tamanho e condições do campo. 4-Tipo de competição e regulamento.4-Tipo de competição e regulamento. 5-Clima5-Clima 6-Condição física dos atletas.6-Condição física dos atletas. 7-Personalidade dos atletas7-Personalidade dos atletas 8-Bolas paradas, escanteios, scout8-Bolas paradas, escanteios, scout 9-Árbitro9-Árbitro

Page 46: Capacidades Táticas Conceitos, princípios e sistemas

Capacidades Táticas Capacidades Táticas Orientações TáticasOrientações Táticas

São orientações que todas as equipes São orientações que todas as equipes devem seguir para uma boa postura devem seguir para uma boa postura dentro do campo.dentro do campo.

1) Apoiar a ação do companheiro, 2) 1) Apoiar a ação do companheiro, 2) Superioridade numérica, 3) Buscar o Superioridade numérica, 3) Buscar o passe, 4) Trocar a orientação do jogo, passe, 4) Trocar a orientação do jogo, 5) Manter a posse de bola, 6) Jogar 5) Manter a posse de bola, 6) Jogar sem a bola, 7) Marcação eficiente, 8) sem a bola, 7) Marcação eficiente, 8) Aproveitar espaços livres, 9) Aproveitar espaços livres, 9) Desmarcar-se Desmarcar-se

10) Realizar coberturas eficientes.10) Realizar coberturas eficientes.