canudo - o jornal da tua academia

12
Canudo O JORNAL DA TUA ACADEMIA

Upload: associacao-academica-da-universidade-do-algarve

Post on 28-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O que acontece na tua Academia é do teu exclusivo interesse. Neste sentido, a nova Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve promete envolver e atualizar os estudantes em todas as questões. Com o Canudo, esperam-se momentos de diversão e informação. Exploram-se várias secções, desde os pelouros, núcleos pedagógicos, núcleos de estudantes, desporto, entre outras novidades, para as quais a comunidade académica pode contribuir!

TRANSCRIPT

Page 1: Canudo - O Jornal da tua Academia

CanudoO jOrnal da tua academia

Page 2: Canudo - O Jornal da tua Academia

2

O cantinhO da aaualga acOntecer na tua academiadespOrtOsecções autónOmas e núcleOs de estudantessó se pica quem tem agulhaagente infiltradO pOr farO

Índice

Ficha Técnica

www.aaualg.pt - Revista dedicada à comunidade académica.diretOra editOrial: Filipa Murta, [email protected] designer grÁficO: Luís Viegas, [email protected] cOrretOra linguÍstica: Filipa Murta, [email protected]; Filipa Rabaça, [email protected] cOmunicaçÃO: Filipe Quintas, [email protected]: 12 exemplares distribuição: Gratuitaperiodicidade: Primeira semana dos meses abril, junho, outubro e dezembromorada: Universidade do Algarve, Campus da Penha - 8005-139 FaropOrtugalOrtOgrÁficOESTA PUBLICAÇÃO JÁ SE ECONTRA ESCRITA COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

É com muito orgulho que a nova Direção-Geral da AAUAlg promove o regresso d’ “O Canudo”. Convido-vos a lerem todas as notícias acerca dos vários temas relaciona-dos com a nossa Academia e as atividades que desenvolvemos para ti! A AAUAlg está empenhada no cumprimento, com res-ponsabilidade, dos objetivos da AAUAlg enquanto Instituição: a representação dos estudantes da Universidade do Algarve e a defesa dos seus interesses.

rodrigo teixeiraPresidente da Direção Geral da AAUAlg

filipa murtaDireção Geral da AAUAlg

O que acontece na tua Academia é do teu exclusivo interesse. Neste sentido, a nova Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve promete envolver-te e atualizar-te em todas as questões.

Com o Canudo, esperam-te momentos de diversão e informação. Exploram-se várias secções, desde os pelouros, núcle-os pedagógicos, núcleos de estudantes, desporto, entre outras novidades, para as quais também podes contribuir!

123456

Page 3: Canudo - O Jornal da tua Academia

3

O Cantinho da AAUAlg

aaualg na assembleia da república

A Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) esteve presente na Assembleia da República, em Lisboa, no passado dia 5 de janeiro de 2016.

A deslocação teve como âmbito a audi-ência da Comissão Parlamentar de Educa-ção e Ciência às Federações e Associações Académicas para apresentação das Moções aprovadas no último Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), de forma a apresentar aos Deputados o que o Movi-mento Associativo Nacional pretende dis-cutir no futuro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Foram entregues, pelo Movimento Asso-ciativo Nacional, as Moções relativas à Aná-lise ao Programa do XXI Governo Constitu-cional para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Atribuição de Bolsas a Estudan-tes de Ação Social e de Mérito, a Aplica-ção do Indexante de Apoios Sociais (IAS) como valor de referência, Constituição do

Conselho Coordenador do Ensino Superior, Conselho para a Internacionalização do Ensino Superior Português, o Cumprimento dos contratos-programa nas Universidades Fundacionais e os Programas «Retomar» e «+Superior». O Movimento Associativo Nacional iniciou assim o ano de 2016 na defesa dos interesses dos estudantes do Ensino Superior Português.

Para enriquecer ainda mais esta desloca-ção, a AAUAlg esteve reunida com 6 dos 9 deputados eleitos pelo Distrito de Faro, no sentido de dar a conhecer os reais proble-mas dos estudantes do ensino superior português e, mais concretamente, da Universidade do Algarve. Fica a promessa de uma tentativa de reunir com os restan-tes, no sentido de fazer chegar a voz dos estudantes da Universidade do Algarve ainda mais longe!

- Rodrigo Teixeira

dia solidário

A atual vertente económica do país, pou-co contribui no que se refere às carências de uma percentagem bastante significativa de pessoas carenciadas, devido, sobretu-do, ao facto de serem cada vez mais. Como tal, torna-se fulcral a criação de projetos como o Dia Solidário, sendo o seu objetivo primordial, a promoção da solidariedade entre os docentes e discentes da nossa Universidade do Algarve, ajudando, assim, os mais carenciados.

O Dia Solidário, ou a “Terça Feira Solidária” ocorrerá todas as semanas, às terças feiras e estará presente em todos os campi da Uni-versidade do Algarve, em diversos pontos.

Serão colocadas três caixas de cartão nos locais com mais afluência de cada campus, sendo cada uma, respetivamente, para rou-pa, brinquedos e alimentos. Os bens serão recolhidos ao longo da semana e com fim na entrega a instituições de caridade.

Esperamos que este projeto seja realiza-do com sucesso e que haja adesão por par-te de quem terá conhecimento do mesmo.

Para muitos de nós é um simples gesto, gesto esse que fará toda a diferença na vida daqueles que mais precisam.

- Ana Hilário

Page 4: Canudo - O Jornal da tua Academia

4

reunião com a dges e o novo ministro da ciência, tecnologia e ensino superior

A AAUAlg esteve presente, no dia 12 de janeiro de 2016, em Lisboa, para duas reu-niões, no âmbito da política educativa do Movimento Associativo Nacional.

Às 11 horas, na Avenida Duque d’Ávila, com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), foram discutidas questões de Ação Social, como o Regulamento de Atribuição de Bolsas, as Bolsas de Mérito, os Progra-mas «Retomar» e «+ Superior». É de notar uma cooperação profícua com a DGES, cul-minando nas grandes vitórias recentes dos estudantes do Ensino Superior português: o aumento do limiar de elegibilidade de 14 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) para 16 vezes, abrangendo a possibilidade de mais estudantes poderem obter Bolsa de Estudo, bem como o pagamento em dia certo no mês das Bolsas de Estudo.

Pelas 14 horas e 30 minutos, no Teatro Thalia, com o Ministério da Ciência, Tecno-logia e Ensino Superior (MCTES), incluindo o Sr. Ministro, Professor Doutor Manuel Heitor. Esta foi uma reunião de apresenta-ção do MCTES ao Movimento Associativo

Nacional em que foram abordados alguns assuntos tais como: Ação Social e Abando-no Escolar, o rejuvenescimento do corpo docente das Instituições de Ensino Supe-rior (IES), o futuro do sistema de governan-ça da parte científica (nomeadamente a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecno-logia), a constituição do Conselho Coorde-nador do Ensino Superior (CCES) e a aposta nos Cursos Técnicos Superiores Profissio-nais (TeSP), no Subsistema Politécnico, de forma a serem colocados mais estudantes no Ensino Superior.

O MCTES referiu também a meta do Go-verno em atingir 30% de graduados no En-sino Superior, faixa etária entre os 30 e os 34 anos, de acordo com as metas da OCDE, bem como a aposta na oferta de formação em Competências Digitais. Neste sentido, a AAUAlg afirma-se na representação exter-na (política educativa), junto aos principais agentes do Ensino Superior português.

- Rodrigo Teixeira

Page 5: Canudo - O Jornal da tua Academia

5

ualg careers fair

A Ualg Careers Fair realiza-se nos dias 12 e 13 de Abril, no Complexo Pedagógico do Campus da Penha, em Faro.

Esta iniciativa organizada pela Universi-dade do Algarve (UAlg) e pela Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), tem como objetivo contribuir para a entrada de estudantes e diplomados da Ualg no mercado de trabalho, facilitando-lhes o processo de procura de emprego e de-senvolvimento de uma carreira profissional.

No entanto, muito é importante a reter acerca desta feira de empregabilidade:

- Apresentação de empresas- Recrutamento- Workshops- Stand Empresa- Stand carreira

horário de funcionamento:12 de abril – 08h30 às 18h0013 de abril – 09h30 às 18h00

Para mais informações, consulta, através da internet, a página da Universidade do Algarve, nomeadamente na seção Viver, em Alumni / Saídas Profissionais. Garante já a tua participação e inscreve-te!

- Rita Mauzinho

tomada de posse dos órgãos sociais da aaualg - 2016

Rodrigo Teixeira irá liderar, durante o man-dato de 2016, a Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve. A tomada de posse ocorreu no passado dia seis de janeiro, pelas 18 horas, no Grande Auditó-rio do Campus de Gambelas.

Tomaram posse os seguintes órgãos: Direção-Geral; Mesa da Assembleia Magna; Conselho Fiscal e os Núcleos Pedagógicos. A cerimónia também contou com a presen-ça de algumas associações académicas do país, entre elas, a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e de alguma federações, a Federação Académica de Lisboa (FAL) e a Federação Académica do Porto (FAP).

De destacar ainda, os discursos relevantes

do Magnífico Reitor da Universidade do Al-garve, Prof. Doutor António Branco, Presiden-te da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau e Presidente cessante da Direção-Ge-ral, Nuno Lopes. Os seus testemunhos contri-buíram para que os presentes refletissem sobre a verdadeira representação e importância que a Associação Académica da Universidade do Algarve, assume junto de algumas entidades e inclusive, na cidade de Faro.

Page 6: Canudo - O Jornal da tua Academia

6

dia aberto na ualg 2016

No dia 18 de Fevereiro de 2016, foi reali-zado o já habitual dia aberto da Universida-de do Algarve às escolas básicas e secundá-rias da região algarvia. O Campus da Penha, o Campus de Gambelas e a Escola Superior de Saúde abriram as suas portas a cerca de 2.000 alunos, número que cresceu comparativamente ao do ano passado. Esta data é para muitos, o primeiro con-tacto com o mundo universitário, em que através de apresentações, jogos, experi-mentações e entre outros tipos de ativida-des, conhecem a imensa oferta educativa da nossa Universidade.

Neste dia, os alunos do ensino secun-dário também tiveram a oportunidade de clarificar ideias e intenções sobre qual o curso a que se irão candidatar futuramen-te. Enquanto isso, os alunos do ensino bá-sico ficaram a conhecer os cursos de verão que a universidade dispõe e que poderão atender já no final do ano letivo.

O dia aberto é, na sua essência, a maneira de podermos mostrar à comu-nidade escolar que o Algarve tem todas as condições para oferecer um ensino superior de qualidade. Prova disso é o constante aumento do número de candi-daturas à nossa academia.

- Luís Alves

festa da esght

Os alunos da Escola Superior de Ges-tão, Hotelaria e Turismo do Algarve - Faro (UAlg), dos cursos de Gestão, Gestão Hote-leira, Marketing e Turismo, irão realizar no dia 21 de abril, no Bar Castelo (junto à Ci-dade Velha), um evento conjunto. Este visa fomentar, divulgar e assegurar a dinâmica de união e de companheirismo, estabeleci-da ao longo dos anos.

Como tem vindo a ser demonstrado em algumas iniciativas, como a criação de “Co-missões de Festas”, as turmas que estão a organizar, vão abraçar esta nova iniciativa.

Este evento proporcionará uma vivên-cia única ao público, em que no mesmo espaço vão encontrar-se uma junção exclusiva, dos mais dinâmicos cursos da Universidade do Algarve.

- Catarina Gonçalves

AproveitA e AcompAnhA A rubricA dA AAuAlg,

A “academia nO ar” de segundA FeirA

A seXtA FeirA, nA tuA ruA!

AindA podes contAr com A emissão especiAl

dA quintA FeirA, destinAdA os núcleos de

estudAntes e secções AutónomAs!

dO que estÁs à espera? 102.7 fm

A Acontecer na tua Academia

Page 7: Canudo - O Jornal da tua Academia

7

Desporto

agenda mensal – março 2016aulas grupo aaualg - Mensalidades março – 2º trimestre - Ciclo Passeios Pedestres / Caminhadas / Corridas- Caminhada “ Saúde em dia” – 6 de março de 2016 às 9h30m

modalidades coletivas aaualg - Treinos e jogos de preparação para as segundas jornadas concentradas das diferentes modalidades - Preparar as participações das equipas nas jornadas concentradas do 2º semestre - Organização e participação na 2ª JC Andebol – Faro, Pavilhões da Penha e Farense, dias 2 e 3;- Participação na 2ª JC de Basquetebol Masculino, na Covilhã dias 9 e 10;- Participação na 3ª JC de Futsal Masculino, na Covilhã de 14 a 16;

troféus reitor ualg - Futsal masculino – jogos agendados para março - Futebol de 7 – jogos agendados para março - Ver outros – Karting, Basquetebol e Voleibol, Ténis de Mesa - Circuito de Golfe AAUAlg 2016. Ver com Paulo Rodrigues – CGAAUAlg

comunicação gdaaualg - RUA FM – 2ª e 5ª às 14h – Gravação do programa Academia no Ar - Desporto - Efetuar a informação semanal GDAAUAlg - Realizar a agenda mensal GDAAUAlg - Execução de todo o trabalho preparatório para a dinamização de mais uma edição do evento/projeto Cuida-Te do IPDJ (mês de abril) - Promover e tentar agendar uma formação da modalidade Florball- Ver orçamentos para melhorias dos polidesportivos da UAlg- Execução de todo o trabalho preparatório para a presença das equipas AAUAlg, apuradas para as fases finais dos CNUS a realizar no mês de abril - Presença no Meeting de Gestão do Desporto “Perspetivas e Desafios na Gestão das Orga-nizações Desportivas” a realizar no dia 10 em Tavira

fica atiVO, fica saudÁVel e fica feliZ!

Page 8: Canudo - O Jornal da tua Academia

8

Secções Autónomas e Núcleos de Estudantes

agenda de atividades - feminis ferventis

destaque:23.º Aniversário da Primeira Atuação da

Feminis Ferventis - 24 de março

participações:11 e 12 de março - FaroXViii fartuna - festival de tunas acadé-micas da cidade de faro (extraconcurso)Organização: Versus Tuna - Tuna Académi-ca da Universidade do Algarve

15 e 16 de abril - CoimbraXi tunalidades - festival internacional de tunas femininas d'as fans (a concurso)Organização: As FANS - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra

22 e 23 de abril - Figueira da Fozii festival feminino de tunas académi-cas de costa de lavos (a concurso)

JUNTA-TE A NÓS!

ensaios às terças e quintas-feiras

das 19h45 às 22h00 no complexo

pedagógico do campus da penha

agenda de atividades - real tuna infantina

mercados A Real tuna Infantina costuma marcar pre-sença, nos sábados de manhã, nos merca-dos de Loulé e Olhão.Nos próximos meses de março e abril irão continuaram a marcar presença;

retiro da real tuna infantinaTodos os anos a Real Tuna Infantina tem como uma das suas atividades, a realiza-ção de um retiro de tuna;

atuação no internacional dayDia 9 de março atuação no Internacional Day para jovens de várias nacionalidades. Local: Anfiteatro Teresa Gamito da Faculda-de Ciências Humanas e Sociais (FCHS).

festivais Dias 8-10 de abril em Coimbra e dias 22-24 de abril em Abrantes.

Page 9: Canudo - O Jornal da tua Academia

9

farOeste’16 – o encontro de tunas no teatro lethes

A Versus Tuna – Tuna Académica da Univer-sidade do Algarve – iniciou o novo ano com uma nova iniciativa. Um mês antes do XVIII FARTUNA – Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro –, trouxeram até terras lusita-nas tunas de norte a sul do país e, consigo, o inegável espírito tunante.

Ponto histórico da cidade farense, o Teatro Lethes, além de acolher o mais variado leque de espetáculos, recebeu no passado sábado quatro tunas convidadas e uma plateia bem composta. Durante quase três horas de espe-táculo, a animação foi garantida.

Pela tradição, “as senhoras primeiro”: a Feminis Ferventis, Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, fez as honras da casa. A tuna feminina, filha do sol e do mar, canta e encanta desde 1992. Percorren-do o país de norte a sul, levam sempre consi-go o traje académico, marca da Universidade do Algarve. Com uma alegria contagiante, fizeram as delícias de miúdos a graúdos do mais solene instrumental, passando pel’O Ferreiro, pelo original Hino da Tuna, finalizan-do com o Canto à cidade,música dedicada à cidade de Faro e também às tunas visitantes.

Seguidas pela T.A.S.C.A., a Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada foi sem dúvida uma das que mais marcaram o espetáculo. Do português ao inglês, sem esquecer o francês, do malhão malhão, que vida é a tua?, ao tiro liro liro à saia da carolina, estas foram algumas das músicas populares mais conhecidas da cultura portuguesa que animaram o público.

“Nós queremos é bagaço, somos duros como o aço” (Hino da Tuna – Bagatunaço): é assim intitulada a Bagatuna, Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Espontânea e alegre, entre obstáculos e peri-pécias, desde A balada do bruzado até Bolo-nha em 5 anos, para a Bagatuna “a formação da nossa tuna e o crescimento da nossa menina é o nosso maior orgulho”.

Conhecida pelas suas irreverentes ca-pas bordeaux, a TUALLE, Tuna Universitária Afonsina de Loulé, é o exemplo de como o espírito académico prevalece após o fecho das portas do Instituto Superior Dom Afonso III, no seio do qual nasceu. Para os presentes, talvez a tuna convidada mais conhecida, pela proximidade geográfica. Encantaram donzelas com a conhecida serenata Riso de Menina e deram continuidade com Tive medo de acordar. - Tatiana Palma

iii simpósio farmacêutico

O Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Algar-ve organiza, no próximo dia 1 de abril, no campus de Gambelas, o III Simpósio Farmacêutico. Ocorrido bianualmente, este evento é uma das principais atividades que o NECiFarm disponibiliza aos seus estudan-tes, trazendo até à Universidade do Algarve personalidades de reconhecida compe-tência do seio farmacêutico. O NECiFarm convida toda a comunidade académica e docente a participar. - Ana Sofia Bota, Presidente da Direção do NECiFarm

Page 10: Canudo - O Jornal da tua Academia

10

Só se pica quem tem agulha

1ª anedotaUm universitário pergunta ao outro:- Porque é que estás tão chateado? -Pedi ao meu pai dinheiro para comprar livros...- E então?- Mandou-me os livros...

técnicas de comunicação, ainda me continuo a questionar sobre a utilidade desta cadeira. Para além dos professores nos tratarem como miúdos de 10º ano, o conteúdo parece um breve resumo do Português e Inglês do secundário.

Um dia, numa aula desta ilustre cadeira, o professor de Inglês pediu-nos para resolver uns exercícios.Após a resolução, normal-mente, era designada uma questão a cada aluno, de modo a corrigir os exercícios.

Estava tudo a correr bem, mas como íamos ter frequência na aula seguinte, um colega meu estava a rever matéria. Apesar de ter feito todos os exercícios, o professor, reparando que não estava a ver algo rela-cionado com a aula, resolveu fazer pergun-tas ao meu colega até que este errasse em alguma. Ainda aguentou um bocado sem falhar, mas quando chegou ao ponto de errar, o professor começou a ralhar com e mandou-o sair. Parecia que tinhamos vol-tado ao básico. Ele não estava a incomodar ninguém, estava no seu cantinho a fazer os exercícios e quando os acabou foi rever a matéria da outra cadeira.

O meu colega, como era de esperar, não voltou a pôr os pés nas aulas deste ilustre senhor, mas chegou ao exame e tirou um 17!

Até que foi um melão bem metido...A única coisa que pedimos, como estu-

dantes universitários, é que os professores nos respeitem como adultos e sejam im-parciais, assim como eles esperam o nosso respeito. Penso que não é pedir muito.

- Miguel Mestre

Tradição do curso de Gestão na rece-ção aos alunos do primeiro ano. Com as histórias caricatas e puramente inventadas pelos académicos, estes alunos cumprem assim o “ritual”. Neste ano letivo 2015/2016 a história foi baseada no roubo do auto-carro da universidade. Após o roubo do autocarro os alunos seguiram para uma casa de meninas onde usaram e abusaram da integridade física e psicológica destas. No final, quando chegou a hora de pagar a conta, colocaram a mesma em nome da reitoria da Universidade do Algarve e após isto, seguiram no autocarro abandonando o mesmo na ilha da Culatra.

A queixa foi em nome do Reitor (dado puramente inventado), que depois de lida, o conselho de veteranos procedeu à chamada da reitoria, defendendo a queixa que apresentará. Chamou-se em defesa do curso, uma académica, que estava ocorrente da situação. De segui-da, o conselho de veteranos procedeu à chamada dos culpados, sendo conside-rados culpados.

A sentença foi relacionada com comida. Fizeram-se acompanhar nesta “refeição” pela mesa do tribunal, que também sabo-reou esta iguaria. - Catarina Cavaco

2ª anedotaPai: Porque tiveste tão poucos valores no Exame?Filho: Ausência!Pai: Não foste ao Exame?Filho: Fui, quem se sentava à minha frente é que não!

anedOtas

Page 11: Canudo - O Jornal da tua Academia

11

Agente infiltrado por Faro

Fotos tiradas por Raquel Brotas, 1º ano de Design de Comunicação

Page 12: Canudo - O Jornal da tua Academia