câncer de mama · cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que...

17
Entendendo seu tratamento Câncer de mama

Upload: vuphuc

Post on 16-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

Entendendo seu tratamento

Câncer de mama

Page 2: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

2 3

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Entendendo seu tratamento

Compreendendo como é desenvolv idoo plano de tratamento

Cirurgia

Reconstrução e próteseexterna da mama

Radioterapia

Tratamento s istêmico

Cart i lha dosdireitos dos pacientes

Índice

4

6

8

14

16

20

30

Page 3: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

4 5

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Entendendoseu tratamentoNo cuidado do câncer, médicos de diferentes especialidades trabalham juntos para criar um plano de tratamento personalizado para você.

As opções e recomendações que o seu médico lhe dará dependerãode vários fatores, incluindo o tipo de tumor de mama, seu tamanhoe a extensão de sua disseminação (classificado em diferentes estágios do câncer), sua idade, se está ou não em menopausa, informações sobre os receptores hormonais e expressão da proteína de HER2do tumor.

A pesquisa de mutações em genes relacionados aos cânceres hereditários, também poderá fazer parte desta avaliação se houver indicação (por exemplo, BRCA1 ou BRCA2). Além do câncer, seu planode cuidados incluirá o tratamento de seus efeitos colaterais.

Antes do início do tratamento, é importante discutir os objetivose os possíveis efeitos colaterais com o seu médico. Leve as perguntas por escrito se for necessário e dê preferência para levar sempre alguém às consultas com você.

Pode fazer partedo seu plano de tratamento Cirurgia

Radioterapia

Quimioterapia

Terapia hormonal

Terapia direcionada

Ensaio clínico

Cuidado paliativo

Cada uma delas, sozinha ou combinada, pode ter como objetivo Retirar o câncer

Reduzir o crescimento do câncer

Reduzir o risco de disseminação do câncerpara outras partes do corpo

Encolher o tumor para melhorar a operabilidade

Aliviar os sintomas

Gerenciar os efeitos colaterais

Entre outros

5

Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer Center

Page 4: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

6 7

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Compreendendo como é desenvolvidoo plano de tratamento

“Seus médicos criarão um plano de tratamento que seja mais adequado para você’

Geralmente a cirurgia faz parte do plano de tratamento inicial das lesões encontradas nas mamas, percursoras de um possível câncer. O Carcinoma Ductal in Situ - CDIS, considerado o primeiro estágio do câncer de mama, ou o câncer de mama invasivo, em estagio inicial ou localmente avançado, podem ter a cirurgia como parte do planoem algum momento, pois os médicos usam a cirurgia para remover a parte da mama que tem o tumor.

Para se certificar de que todo o tumor é removido, o cirurgião irá retirar também uma pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança.

Embora o objetivo da cirurgia seja remover todo o câncer visível, células microscópicas podem ser deixadas para trás, seja na mama ou na axila.

Portanto, em algumas situações, isso significa que, após a avaliação final do “Médico Patologista”, outra cirurgia pode ser necessária para remover células tumorais remanescentes por uma questão de segurança.

Para cânceres invasivos maiores, ou aqueles que estão crescendo mais rapidamente, os médicos podem recomendar tratamento neoadjuvante com quimioterapiaantes da cirurgia. O tratamento neoadjuvante é aquele que é realizado antesdo procedimento cirúrgico. Pode ser com quimioterapia ou com terapia hormonal neoadjuvante (bloqueio hormonal), recomendada em situações específicas.

Após a cirurgia, o próximo passo no tratamento do câncer de mama invasivo em estágio inicial é reduzir o risco de recorrência, livrando-se de quaisquer células tumorais remanescentes, usando terapias adjuvantes, como radioterapia, quimioterapia, terapia direcionadae/ou terapia hormonal.

A necessidade de terapia adjuvante depende da probabilidade de células tumorais microscópicas permanecerem na mama ou no corpo, e da probabilidade de um tratamento específico funcionar. Embora a terapia adjuvante reduza o riscode recorrência, ela não o livra completamente.

Células normais

Hyperplasia atípica

Carcinoma Ductal in Situ

Câncer de mama invasivo

Page 5: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

8 9

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

CirurgiaA cirurgia para remover o tumor da mama e/ou avaliar os linfonodos para câncer, frequentemente, é um dos primeiros tratamentos para alguém diagnosticado com câncer de mama. Um cirurgião oncológico, médico especializado no tratamento de câncer, realizará este procedimento.

Em alguns casos, para avaliar esta margem, um médico patologista poderá ser solicitado durante a cirurgia. Este procedimento, se for indicado, é chamado de congelação.

Cirurgia da mamaAs opções são:

Ressecção segmentarou quadrantectomiaEsta cirurgia remove o tumor bem como uma pequena margem livre de câncer ao redor dele.

Apesar do nome quadrantectomia, não significa que um quarto da mamaé retirado e a maior parte permanece. Tanto para CDIS quantopara câncer invasivo, os médicos geralmente recomendam a realizaçãode radioterapia para o tecido mamário remanescente. A incisão, será realizado a depender de muitas variáveis e as mais importantes nessa escolha são o local onde o tumor (câncer) se encontra e se ele é palpável ou não pelo médico. Quando o tumor não é palpável, utiliza-se uma marcação pré-operatória com um líquido radiotraçador injetado na mama antesda cirurgia por método de Ultrassom ou Mamografia (chamado ROLL -do inglês Radio Occulted Lesion Localization).

No momento da cirurgia, um aparelho chamado gama probe identifica onde o radiotraçador está localizado e a cirurgia é realizada.

RadiotraçadorEuroprobe Nódulo + Probe Cicatriz

Page 6: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

10 11

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Mastectomia Esta cirurgia remove toda a mama, incluindo aréola e mamilo.

Pode ou não ser combinada com cirurgia reparadora (reconstrutiva). Em casos selecionados, o médico pode preservar pele, aréola e mamilo. Chamamos o procedimento de adenomastectomia.

Após uma cirurgia, a mama terá cicatriz e a forma ou tamanho podem ficar diferente do que antes.

Após a mastectomia Após a reconstrução

A decisão exata do local a ser realizada a incisão é variável e pode ser definida

somente no momento da cirurgia, principalmente nos casos onde a lesão não

é palpável ou o cirurgião plástico indicar.

Cirurgia da axilaA cirurgia também é utilizada para avaliar linfonodos (gânglios) próximos, como, por exemplo, na axila, para detecção de células tumorais. Isso ajuda o médico a decidir sobre o tratamento mais adequado. Os linfonodos servem como estações coletoras de linfa, um líquido claro que flui por todo o corpo. À medida que a linfa drena para fora da mama e para os gânglios linfáticos vizinhos, pode transportar células tumorais que podem ter se separado do tumor original. Se houver câncer nos linfonodos, é chamado de câncer de mama linfonodo positivo e, se não houver, negativo.

As opções são:

Biópsia ou pesquisa de linfonodo sentinela (LNS)Os linfonodos sentinelas são os primeiros gânglios linfáticos propensos a coletar células tumorais, que se separaram de um tumor. Chamado assim parecer uma sentinela ou um guardião dos demais linfonodos.

Durante uma biópsia, o cirurgião encontra e remove, em média, de 1 a 3 linfonodos sentinelas debaixo do braço.

O médico patologista, então, examina esses linfonodos para detecçãode células tumorais.

Para encontrar os linfonodos sentinelas, o cirurgião injeta um corantee/ou um marcador radioativo na área do câncer e/ou ao redor do mamilo.O corante ou radiotraçador trafega até os linfonodos, chegando primeiroaos sentinelas.

O cirurgião pode encontrar estes linfonodos quando eles mudam de cor(se o corante for usado) ou desprendem radiação (se o marcador for usado).

10

Page 7: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

12 13

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Corante e/ou radiotraçador Probe Cicatriz

Se os linfonodos sentinelas estiverem livres de câncer, as pesquisas têm mostrado que existe uma boa possibilidade de que os demais linfonodos também estejam livres de câncer e nenhuma cirurgia adicional será necessária. Se os linfonodos sentinelas apresentarem evidência de câncer, o cirurgião pode realizar a retirada dos linfonodos axilares adicionais ou, em alguns casos, indicar outro método para reduzir o risco de disseminação local, como, por exemplo, a radioterapia.

Esvaziamento axilar Durante o esvaziamento axilar, o cirurgião remove alguns linfonodos debaixo do braço, que são examinados por um patologista, para detecção de células tumorais.

Cirurgias da axila podem ter como efeito colateral o linfedema - inchaço da mão e/ou braço, que se desenvolve quando um bloqueio no sistema linfático faz com que o líquido se acumule na região. O linfedema pode se desenvolver imediatamente após a cirurgia ou ocorrer meses, até mesmo anos, após o tratamento ter terminado. Converse com seu médico e membros da equipe sobre maneiras de reduzir o risco, sintomas que você possa ter e maneiras de lidar com essa condição.

Algumas palavras que você podeler no resultado de sua cirurgia

LivresNenhuma célula cancerosa encontrada na extremidade do tecido removido durante a cirurgia.

ComprometidasPresença de células tumorais vãopara a margem do tecido removido.

ExíguasPresença de células tumorais vão paraperto da margem do tecido removido.

Linfonodo-positivoLinfonodos apresentam evidência de câncer.

Linfonodo-negativoLinfonodos não apresentam evidência de câncer.

Em algumas cirurgias,a paciente pode receber alta com um dreno. Isso

pode ser necessário para que o excesso de

líquidos seja retirado continuamente por

alguns dias.

Dreno Blake

Margens

Envolvimento de linfonodo

Page 8: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

14 15

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Reconstrução e prótese externa da mama

A reconstrução mamária pode ajudar uma mulher a recuperar sua autoestima, senso de feminilidadee sexualidade, que pode ter sido perdido após uma mastectomia, e a reduzir sentimentos de depressão e alterações de sua autoimagem.

A maioria das mulheres submetidas a uma mastectomia são candidatas à reconstrução de

mama e, assim, reverter muitos efeitos negativos. Uma mulher que fez uma quadrantectomia,

geralmente, não precisa de cirurgia reparadora.

No entanto, é importante que a mulher tenha a consciência de que a cirurgia reparadora pode não

ser capaz de tornar a mama reconstruída igual à natural. E ainda que esta modalidade terapêutica

pode ser indicada em sucessivas etapas.

Glândula mamária

Músculo grande peitoral

Prótese Plástica estética Plástica reparadora

A reconstrução pode ser feita usando tecido retirado de outra parte docorpo ou implantes mamários. Dependendo das opções de tratamento,de suas preferências e da recomendação médica, a reconstrução mamária pode ser feita no mesmo dia da mastectomia ou meses ou anos mais tarde.

Em geral, os resultados da reconstrução imediata são melhores, porque a pele e outros tecidos da região mamária não apresentam a rigidez e as cicatrizes tardias. No entanto, seu médico pode recomendar o adiamentoda reconstrução da mama se a radioterapia for parte do seu planode tratamento.

Se você optar por não fazer a cirurgia reparadora ou precisa adiá-la,você pode querer considerar uma prótese de mama externa ou uma formade mama artificial.

Próteses de mama são personalizadas para a maioria das mulheres.

Elas ajudam a equilibrar o corpo, evitam que seu

sutiã suba no lado da mastectomia e possibilitam que você tenha um aspecto

simétrico ao usar suas roupas. Prótese expansora

Page 9: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

16 17

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Radioterapiacom feixe externo A radioterapia de feixe externo distribui radiação de uma máquina localizada fora do corpo. É o tipo mais comum de tratamento com radiação.

Radioterapia É um tratamento que utiliza radiação ionizante para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Pode ser indicada também para controlar sangramentos e reduzir tumores que estejam causando dor e comprimindo outros órgãos.

A radioterapia também atinge as células sadias, mas como elas possuem uma capacidade maior de se regeneraremdo dano causado pela radiação, na maioria das vezes, o tumor é destruído e as células normais se recuperam após o términodo tratamento.

Algumas dúvidas vão surgir e é normal que você queira conversar. Por isso, conte com a nossa equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, que estará acompanhando cada etapado seu tratamento.

Eles irão apoiar e ajudar você com dicas de como minimizar os possíveis efeitos colaterais para que você lide com o tratamento da forma mais confortável possível.

Durante as aplicações, você não conseguirá ver a radiação

e não vai sentir nada.

Page 10: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

18 19

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Radioterapiaintraoperatória Tratamento com radiação administrado com uso de uma sonda no centro cirúrgico durante a cirurgia.

O tumoré removido cirurgicamente.

A radiaçãoé aplicada por cerca de 20a 30 minutos.

O aplicadoré removido e a incisão fechada.

A pontado aplicadoré posicionada na cavidade tumoral, na mama.

Etapa 1 Etapa 2

Etapa 3 Etapa 4

A radioterapia é mais frequentemente administrada após uma quadrantectomia para ajudar a diminuir o risco de recorrência (reaparecimento da doença) na mama. Com a cirurgia moderna e a radioterapia, as taxas de recidiva na mama são, atualmente, inferiores a 5% nos 10 anos seguintes ao tratamento. Isto significa que muitas mulheres com câncer de mama em estágio inicial não terão vida mais longa se fizerem mastectomia do que se escolherem uma quadrantectomia seguida de radioterapia.

A radioterapia causa efeitos colaterais, incluindo fadiga, inchaço da mama, vermelhidão e/ou mudança da cor da pele e dor e/ou queimação onde a radiação foi dirigida, às vezes com formação de bolhas ou descamação. Muito raramente, uma pequena parte periférica do pulmão pode ser afetada pela radiação, causando pneumonite, inflamação do tecido pulmonar, relacionada com a radiação, que, em geral, não causa sintomas.

Algumas pessoas apresentam falta de ar, tosse seca e/ou dor no peito dois a três meses após o término da radioterapia, porque o tratamento pode causar inchaço e um endurecimento ou espessamento dos pulmões, chamado fibrose.Estes efeitos adversos, normalmente, são temporários.

Page 11: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

20 21

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Tratamento sistêmicoO tratamento sistêmico engloba a quimioterapia, a terapia hormonale as terapias direcionadas, explicadas nas seções abaixo. As indicações a seguir são suscetíveis a modificações, pois novos medicamentos são incorporados ao tratamento sempre após pesquisas rigorosas que demonstrem o benefício dessas novas drogas.

QuimioterapiaA quimioterapia é o uso de fármacos para destruir células tumorais, geralmente interrompendo sua capacidadede crescerem e dividirem. Pode ser administrada antesda cirurgia para reduzir o tumor ou após como um tratamento adjuvante.

Também é utilizada para tratar o câncer mamário metastático ou recorrente. Um oncologista clínico, especialista no tratamento de câncer com medicação, prescreve a quimioterapia.

Pela veia periférica Via port-a-cath

A quimioterapia sistêmica é conduzida através da corrente sanguínea para atingir as células tumorais em todo o corpo. A quimioterapia para o câncer de mama

pode ser administrada através de uma punção das veias ou como pílulas ou cápsulas por via oral.

O intervalo entre as aplicações da quimioterapia pode variar de 1 a 4 semanas, dependendo do esquema de

medicação mais adequado para você.

Várias classes de medicamentos são empregadas, isoladas ou em combinação,a depender da necessidade do tratamento, estando englobadas na denominação comum de quimioterapia.

Os efeitos adversos da quimioterapia dependem de características pessoais,do tipo de medicação e da dose utilizada. Em geral, os efeitos colaterais incluem fadiga, risco de infecção, náuseas e vômitos, perda de cabelos, perda de apetitee diarreia, dependendo da medicação.

Você será orientada pelo médico e demais membros da equipe sobre os efeitos colaterais específicos do tratamento que esteja recebendo naquele momento, devendo esclarecer todas as suas dúvidas. Estes efeitos adversos podem frequentemente ser evitados ou manejados durante o tratamento e, geralmente, desaparecem após o seu término.

Terapia hormonal(terapia endócrina ou bloqueio hormonal)

Para as mulheres com tumores de mama que crescem estimulados por hormônios femininos (que apresentam receptores de ligação para estrógeno e progesterona), a terapia hormonal, também chamada de terapia endócrina, estará inserida no seu tratamento.

Page 12: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

22 23

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Como esses tipos de tumores usam hormônios para estimular seu crescimento, bloquear sua ação é uma estratégia eficiente para prevenir a recorrência do câncer e aumentar as chances de sucessono tratamento em tumores iniciais, isoladamente ou apósa quimioterapia, dependendo do caso. A terapia hormonal também é eficaz como tratamento para câncer de mama metastático, controlando a progressão do câncer e os sintomas, aumentandoas expectativas e qualidade de vida.

Tamoxifeno O tamoxifeno bloqueia a ligação do estrogênio às célulasdo câncer de mama.

É eficaz na redução do risco de recorrência na mama operada, no aparecimentode um novo tumor na outra mama e de metástases a distância. Tambémé indicado para reduzir o risco de câncer de mama em mulheres com alto riscode desenvolver a doença. Os efeitos colaterais do tamoxifeno podem incluir ondas de calor, ressecamento vaginal, aumento no risco de trombose e de alterações uterinas. Estes efeitos serão constantemente monitorados pelo médico e sua equipe, que passará as orientações adequadas para você. Há um risco pequeno de câncer de endométrio, porém o benefício da terapia com tamoxifeno extrapola em muito esse risco, e você estará sob devida vigilância.

No entanto, o tamoxifeno melhora a saúde óssea, em pacientes na menopausa, e os níveis de colesterol sérico, além de ser uma opção de tratamento para pré e pós-menopausadas.

Inibidores da aromatase (IA)Fármacos como anastrozol, exemestano e letrozol diminuem a quantidade de estrogênio produzida por tecidos diferentes dos ovários em mulheres pós-menopáusicas.

As pesquisas mostram que todos os três fármacos funcionam igualmente beme têm efeitos colaterais semelhantes, que podem incluir dores muscularese articulares, ondas de calor, ressecamento vaginal, aumento no risco de perda de massa óssea, incluindo osteoporose e elevação nos níveis de colesterol. Orientações sobre como reduzir os efeitos colaterais são importantes, sendo necessária a devida vigilância e eventualmente poderá ser necessário

o tratamento da perda de massa óssea e do aumento dos níveis de colesterol.As mulheres que ainda não passaram pela menopausa não devem tomar IA, porque estes fármacos não bloqueiam os efeitos do estrogênio produzido pelos ovários. Frequentemente, os médicos irão monitorar os níveis sanguíneos de estrogênio em mulheres cuja menstruação tenha parado recentemente, espontaneamente ou por ação da quimioterapia, para se certificar de queos ovários não estão mais produzindo esse hormônio.

FulvestrantoO fulvestranto é um agente hormonal que se liga ao receptor de estrógeno, determinando sua degradação.

Está indicado somente para tratamento de mulheres com câncer de mama metastático e que estejam na pós-menopausa. A aplicação desta medicação é por via intramuscular e uma vez por mês (as 3 primeiras aplicações são quinzenais).

Os efeitos colaterais decorrem do bloqueio hormonal estrogênico, como ondasde calor, ressecamento vaginal e fadiga.

Supressão ovarianaInterromper a produção de estrógeno pelos ovários é um dos mais antigos tratamentos hormonais para o câncer de mama positivo para receptor hormonal nas mulheres em pré-menopausa com câncer de mama metastático.

Os medicamentos, chamados análogos do hormônio liberador de gonadotrofina ou luteinizantes (GnRH ou LHRH), impedem que os ovários produzam estrogênio, causando menopausa temporária. A goserelina e a leuprolida são fármacos administrados por injeção no subcutâneo, que bloqueia a produção de estrógeno pelos ovários, sendo administrados com intervalo de 1 a 3 meses. A ação pode durar até 6 meses. Mais comumente, esses fármacos são administrados com tamoxifeno ou IA como parte do tratamento do câncer de mama, adjuvanteou metastático.

Às vezes, podem ser administrados isoladamente. A remoção cirúrgica dos ovários, chamada ooforectomia, também é uma opção a ser considerada para a supressão ovariana, neste caso permanente e irreversível.

Page 13: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

24 25

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Terapia direcionadaA terapia direcionada é um tipo de tratamento medicamentoso que tem como alvo os genes específicos ou proteínas presentes no câncer ou mesmo no ambiente tecidual, que contribui para o crescimento do câncer. Este tipo de tratamento bloqueia o crescimento e a disseminaçãodas células tumorais, ao mesmo tempo em que limitaos danos às células saudáveis.

Pesquisas mostram que nem todos os tumores de mama têm os mesmos alvos. Para encontrar o tratamento mais eficaz, o seu médico pode realizar exames especializados para identificar genes, proteínas e outros fatores específicos parao seu tumor, alguns bem estabelecidos na prática médica e outros que podemser investigativos.

Terapia direcionada para HER2Se o câncer for do tipo HER2 positivo, ou seja, se expressar essa proteína de forma aumentada, seu médico poderá recomendar medicamentos que afetam apenas as células tumorais positivas para HER2. Estes tratamentos anti-HER2 bloqueiam a ação desta proteína, interrompendo os estímulos para o crescimento das células tumorais.

TrastuzumabeO trastuzumabe é aprovado para o tratamento de câncer de mama avançado e como terapia adjuvante ou neoadjuvante para tumores não metastáticos positivos para HER2. Nestes casos, ele será realizado por 1 ano.

Para câncer metastático, o trastuzumabe é administrado combinado com diferentes tipos de quimioterapia ou hormonioterapia, por um tempo prolongado.

Os pacientes que recebem trastuzumabe têm um risco pequeno (2% a 5%)de alterações cardíacas, que aumenta se ele tiver outros fatores de risco para doença cardíacas. Um monitoramento da função cardíaca é realizado periodicamente durante o uso do trastuzumabe, visto que a maior parte destas alterações desaparece com a descontinuação da medicação.

Mais recentemente, agentes que inibem vias específicas da sinalização intracelular ou interferem no ciclo celular podem ser associadosà hormonioterapia. Esses medicamentos bloqueiam pontos específicosde vias de estímulo ao crescimento das células de câncer de mamacom receptores de estrógeno e progesterona. Seu uso combinado com a hormonioterapia já está bem estabelecido em estudos clínicos, sendo exemplificados abaixo:

Com inibidor de mTOR

EverolimusO everolimus é aprovado, em associação com exemestano, para tratar câncer de mama metastático com expressão de receptores hormonais que progrediu durante a terapia hormonal com letrozol ou anastrozol.

O everolimus e medicamentos semelhantes estão sendo pesquisados em combinação com terapia hormonal, tanto para câncer de mama metastático quanto para aquele em estágio inicial.

Com inibidores de ciclina (CDK4/CDK6)

PalbociclibeO palbociclibe está em fase de aprovação no Brasile, quando utilizado com hormonioterapia, aumentou o tempo de controle do câncer de mama na doença metastática receptor hormonal positiva, sendo umaopção terapêutica nestes casos.

Page 14: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

26 27

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

PertuzumabeO pertuzumabe é aprovado para o tratamento de câncer de mama, tanto na neoadjuvância como na doença metastática.

No tratamento adjuvante, o benefício parece ocorrer em situações particulares, não sendo utilizado de rotina. A combinação de trastuzumabe, pertuzumabe e docetaxel ou paclitaxel tornou-se padrão de cuidados para o tratamento de câncer de mama avançado como primeiro tratamento.

LapatinibeO lapatinibe pode ser utilizado em mulheres com câncer de mama metastático positivo para HER2 quando o trastuzumabe e o pertuzumabe, em associação com outras terapias, já não são eficazes no controle do crescimento do câncer.

Nestes casos, a combinação de lapatinibe e a quimioterapia capecitabina é a mais utilizada. O lapatinibe pode ser utilizado em associação com trastuzumabe para câncer que continua crescendo durante tratamento com trastuzumabe. A recente aprovação de ado-trastuzumabe- emtansine(TDM-1), alterou o momento de uso de lapatinibe, pois revelou-se mais eficaz do que a combinação de lapatinibee capecitabina. O lapatinibe é agora mais comumente usado após o tratamento com TDM-1.

Ado-trastuzumabe-emtansine (TDM-1)

TDM-1 é aprovado para o tratamento de câncer de mama metastático em pacientes que progrediram após exposiçãoao trastuzumabe e quimioterapia com paclitaxel ou docetaxel.

BevacizumabeO bevacizumabe é um agente que bloqueia a formaçãode vasos sanguíneos que venham a contribuir como crescimento tumoral.

Tem uma indicação bastante restrita para situações específicas no tratamentodo câncer de mama metastático, sempre associado à quimioterapia.

Estudos já demonstraram que não há benefício no tratamento da doença não metastática com bevacizumabe, tanto como neoadjuvante como adjuvante.Efeitos colaterais, como hipertensão arterial, risco aumentado de sangramentoe tromboses e perda de proteína pela urina podem ocorrer e determinar algumas vezes a suspensão do tratamento.

O câncer de mama pode voltar no mesmo local (chamado recidiva local), na parede torácica ou nos linfonodos sob o braçoou no tórax (recidiva regional).

Câncer de mama recidivadoSe o câncer de mama retornar após o tratamento paraa doença de estágio inicial, é chamado de câncer recidivado.

O câncer recorre porque uma porcentagem de células tumorais pode permanecer latente no corpo após o tratamento e, posteriormente, se multiplicarem o suficiente para se tornarem visíveis e diagnosticadas como uma recorrência do tumor inicial.

Se ocorrer uma recorrência, o ciclo de exames começará novamente para obtero máximo possível de informações, avaliando a extensão do acometimento atuale muitas vezes com uma nova biópsia para verificar se o câncer mudou ou mantém as mesmas características do tumor inicial. Essa biópsia confirma o diagnóstico e verifica o estado atual dos receptores hormonais e HER2, pois isso pode ter mudado desde o primeiro diagnóstico do câncer.

O tratamento do câncer de mama recidivado depende do(s) tratamento(s) anterior(es), do tempo desde o diagnóstico original, da localização da recorrência e das características atuais do tumor.

Page 15: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

28 29

Entendendo seu tratamento Entendendo seu tratamento

A.C.Camargo Cancer CenterA.C.Camargo Cancer Center

Para as mulheres que desenvolvem uma recidiva namama após uma cirurgia parcial seguida de radioterapia,o tratamento recomendado é uma nova remoção completa, através da mastectomia. Em geral, o cânceré completamente removido durante esta cirurgia.

Mulheres com câncer de mama recorrente, frequentemente, apresentam emoções como descrença ou medo. As pacientes devem conversar com seu médico e equipe de cuidados sobre esses sentimentos e perguntar sobre serviços de apoio.

Câncer de mama metastáticoSe o câncer de mama tiver disseminado ou voltado para outro local do corpo, ele é chamado de câncer metastático.

Os objetivos primários do tratamento para câncer de mama metastático são prolongar a vida e aliviar os sintomas, mantendo a qualidade de vida. Sua equipe de cuidado pode recomendar um plano de tratamento que combine quimioterapia, terapia direcionada, radioterapia e/ou terapia hormonal para controlar o câncer. Pelo fato de não ser incomum que o câncer de mama metastático respondaa várias combinações de fármacos, você pode precisar mudar o tratamento com bastante frequência. Cuidados paliativos também serão importantes para ajudara aliviar os sintomas e efeitos colaterais.

Para a maioria dos pacientes, o diagnóstico de câncer metastático é muito estressante e, às vezes, difícil de suportar. Recomenda-se que os pacientes e suas famílias falem sobre como estão se sentindo com médicos, enfermeiros, assistentes sociais ou outros membros da equipe.

cérebro

pulmão

fígado

osso

metástase

Tumor podedisseminarparalinfonodos

O Câncer de mama pode voltar em outra parte do corpo, como ossos, pulmões, fígado e cérebro (recidiva a distância ou metástase a distância).

Page 16: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

Cartilha dosdireitos dos pacientes

Para apoiar e auxiliar o paciente diagnosticado com câncer, elaboramos uma cartilha que reúne “Os direitos do paciente com câncer”.

Essa foi a forma encontrada para demonstrar nossa preocupação tambémcom algumas questões práticas, sociais e financeiras que afetam os pacientes.

Essa compilação de legislações trata dos direitos das pessoas portadorasde câncer e/ou de doenças graves, sendo que o seu objetivo é facilitaro entendimento e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem atenuar os impactos financeiros e sociais dos pacientes oncológicos.

Na Cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer você encontra informações sobre:

• Saque do FGTS;

• PIS;

• Compra de veículos adaptados ou especiais;

• Isenção do IPI, do ICMS e do IPVA;

• Dispensa do rodízio de veículos;

• Transporte coletivo gratuito;

• Quitação de financiamento de imóvel, compra de veículos adaptados ou especiais;

• Entre outros benefícios aos quais o paciente e sua família têm direito.

Para consultar a cartilha, acesse www.accamargo.org.br

30

Page 17: Câncer de mama · Cartilha dos direitos dos ... pequena área de tecido saudável ao redor, que chamamos de margem de segurança. ... O tratamento neoadjuvante é aquele que é

Central de Relacionamento:

11 2189-5000

Ouvidoria:

11 2189-5170

Agendamento de consultas, examese informações.

Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.Sábado, das 8h às 14h.

Reclamações, elogios ou sugestõesde pacientes e acompanhantes referentesao atendimento oferecido e serviços prestados.

Segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. Sexta-feira, das 8h às 17h.

[email protected]