campeonato nacional marcha em estrada – 35 e 50 km · campeonato nacional marcha em estrada –...

18
CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos) do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada realizar-se-ão em separado das restantes provas deste Campeonato. Realiza-se também o Campeonato Nacional de Marcha para Veteranos nestas 2 distâncias, conforme Regulamento próprio. 1.2 Os atletas participantes nos 50 km serão também classificados na prova de 35 km apenas se terminarem a prova de 50 km. 2. NORMAS REGULAMENTARES 2.1 Poderão participar atletas dos escalões Sénior e Veteranos que se enquadrem numa das seguintes situações: a) Sejam portugueses e estejam filiados numa Associação Distrital ou numa Federação Estrangeira Congénere; b) Sejam estrangeiros e estejam filiados numa Associação Distrital; c) Sejam portugueses e estejam filiados no INATEL d) Sejam estrangeiros e filiados numa Federação Congénere, e tenham obtido autorização expressa da FPA para participar nesta Competição 3. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas pelos clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPAnas respectivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt. Inscrições de atletas filiados numa Federação estrangeira serão enviadas para a FPA via Federação Membro da IAAF. Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas” no início da época, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado. 3. CLASSIFICAÇÕES Nestes Campeonatos haverá classificação individual e coletiva no escalão absolutos. Serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros atletas do escalão de Sub-23. A pontuação de cada equipa será obtida somando o número de pontos correspondente à classificação dos três primeiros atletas portugueses ou equiparados (RGC Artº 6.2) de cada equipa, sendo o número de pontos atribuído a cada atleta correspondente à respetiva ordem de classificação. Definida a pontuação das equipas, estas serão seriadas por ordem crescente do total de pontos obtidos. Os desempates serão feitos a favor dos clubes que tenham o último elemento da equipa melhor classificado. 4. POSTOS DE ABASTECIMENTO E DE REFRESCAMENTO A organização providenciará postos de abastecimento e refrescamento de acordo com as Regras da IAAF, podendo os participantes utilizar abastecimentos pessoais.

Upload: others

Post on 10-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km

1. NOTA INTRODUTÓRIA

1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos) do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada realizar-se-ão em separado das restantes provas deste Campeonato. Realiza-se também o Campeonato Nacional de Marcha para Veteranos nestas 2 distâncias, conforme Regulamento próprio.

1.2 Os atletas participantes nos 50 km serão também classificados na prova de 35 km apenas se terminarem a prova de 50 km.

2. NORMAS REGULAMENTARES

2.1 Poderão participar atletas dos escalões Sénior e Veteranos que se enquadrem numa das seguintes situações: a) Sejam portugueses e estejam filiados numa Associação Distrital ou numa Federação Estrangeira

Congénere; b) Sejam estrangeiros e estejam filiados numa Associação Distrital; c) Sejam portugueses e estejam filiados no INATEL d) Sejam estrangeiros e filiados numa Federação Congénere, e tenham obtido autorização

expressa da FPA para participar nesta Competição 3. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas pelos clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPA” nas respectivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt. Inscrições de atletas filiados numa Federação estrangeira serão enviadas para a FPA via Federação Membro da IAAF. Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas” no início da época, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado.

3. CLASSIFICAÇÕES

Nestes Campeonatos haverá classificação individual e coletiva no escalão absolutos. Serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros atletas do escalão de Sub-23. A pontuação de cada equipa será obtida somando o número de pontos correspondente à classificação dos três primeiros atletas portugueses ou equiparados (RGC Artº 6.2) de cada equipa, sendo o número de pontos atribuído a cada atleta correspondente à respetiva ordem de classificação. Definida a pontuação das equipas, estas serão seriadas por ordem crescente do total de pontos obtidos.

Os desempates serão feitos a favor dos clubes que tenham o último elemento da equipa melhor classificado. 4. POSTOS DE ABASTECIMENTO E DE REFRESCAMENTO A organização providenciará postos de abastecimento e refrescamento de acordo com as Regras da IAAF,

podendo os participantes utilizar abastecimentos pessoais.

Page 2: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Largo da Lagoa, 15 B – 2799-538 Linda-a-Velha | [email protected] | https: //anavportugal.pt 1

I – Introdução

O Campeonato Nacional Marcha 20 Kms em Estrada vai-se disputar a 13 de janeiro de 2019 (Domingo) pelas 09.00 horas em Porto de Mós nas distâncias de 20 Kms para ambos os géneros. É uma organização da FPA/ANAV em parceria com a Câmara Municipal local.

Esta prova realiza-se em simultâneo com os Nacionais Absolutos de distâncias superiores, pelo que existirá classificação oficial após os 20 Kms. Eventuais desistências, não inviabilizam as classificações já conquistadas.

II – Participações

Neste evento podem participar todos os atletas devidamente inscritos na FPA, em ambos os géneros com idade igual ou superior a 35 anos, nos escalões definidos pela IAAF/WMA e subordinadas ainda ao RGC da FPA (Regulamento Geral de Competições).

III – Inscrições Preliminares

As inscrições deverão ser feitas pelos Clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPA” nas respectivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt.

Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas”, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado. As inscrições tornar-se-ão definitivas após a sua confirmação até 30m antes da hora marcada para o início da prova no secretariado da Competição.

IV - Classificações

Existirão classificações individuais por género para todos os escalões, sendo as mesmas extraídas das classificações oficiais do organizador da prova. Estas serão obtidas através do sistema de pontuação de cada género e escalão, atribuindo-se ao 1º classificado 8 pontos, ao 2º classificado 7 pontos, e assim sucessivamente, até 1 ponto aos restantes classificados. Efetuado o somatório dos pontos dos atletas, vencerá o Clube que obtiver maior pontuação em ambos os géneros. Serão classificados os clubes que tiverem um mínimo de 3 atletas em competição. Os casos de empate serão decididos a favor dos clubes que obtiverem mais primeiros lugares no conjunto das provas do programa completo. Caso o empate subsista, aplicar-se-á o mesmo critério em relação aos segundos lugares, e assim sucessivamente, até ao desempate.

REGULAMENTO Camp. Nacional Marcha 20km em Estrada 2019

Page 3: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Largo da Lagoa, 15 B – 2799-538 Linda-a-Velha | [email protected] | https: //anavportugal.pt 2

V – Prémios

Serão atribuídos os títulos de Campeão Nacional Colectivo por género e medalhas aos três primeiros classificados de cada escalão etário e género.

VI – Postos de Abastecimento e de Refrescamento

A organização providenciará postos de abastecimento e refrescamento de acordo com as Regras da IAAF.

VII – Alterações

Quaisquer alterações que sejam necessárias introduzir após a divulgação do presente regulamento, serão divulgadas exclusivamente no site https://anavportugal.pt, e na documentação entregue com os dorsais.

VIII – Direção Técnica

A coordenação deste evento estará sob responsabilidade do representante da ANAV.

IX - Outros

O participante, ao proceder à inscrição nesta competição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captada em filmagens ou fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais da competição.

Page 4: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Porto de Mós -

Domingo - 13 de Janeiro de 2019

Sen / Sub-23 / Vet Masc / Fem

Sen / Sub-23 / Vet Masc / Fem

Veteranos Masc

09:30 Inf Masc / Fem

Veteranos Fem

Masc

Fem

Jun Masc / Fem

11:45 Ini Masc / Fem

12:30 Juv / Vet Masc / Fem

20 km Camp. Nacional Veteranos

1km

09:00

Provas Extra

Camp. Nacional Veteranos

10 km

10:00

NOTA IMPORTANTE:

As inscrições para as Provas Extra deverão ser feitas directamente para a

ADAL - Associação Distrital de Atletismo de Leiria

Todas as outras inscrições deverão ser feitas através da Plataforma Lince

Provas Observação

Provas Extra

Camp. Nacional de Marcha em Estrada - 35 km e 50 km

20 km

50 km

35 km

Campeonato Nacional

15 km

Sen / Sub-23 / Vet

5 km

20 km

4 km

Pág. 1 de 1

Page 5: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA

NOTA INTRODUTÓRIA Realizam-se simultaneamente os Campeonatos Nacionais de Estrada de Veteranos com

Regulamento próprio. Realizam-se também os Campeonatos Nacionais de Estrada de Desporto Adaptado com

classificações separadas por cada uma das classes. 1. NORMAS REGULAMENTARES

1.1 Poderão participar atletas do escalão Júnior, Sénior e Veteranos que se enquadrem numa das seguintes situações:

a) Sejam portugueses e estejam filiados numa Associação Distrital ou numa Federação Estrangeira Congénere;

b) Sejam estrangeiros e estejam filiados numa Associação Distrital; c) Sejam portugueses e estejam filiados no INATEL d) Sejam estrangeiros e filiados numa Federação Congénere, e tenham obtido autorização

expressa da FPA para participar nesta Competição

Os atletas referidos em b) e d) não terão direito quer ao título de campeão individual, quer aos respectivos lugares de honra.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas pelos clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPA” nas respetivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt. Inscrições de atletas filiados numa Federação estrangeira serão enviadas para a FPA via Federação Membro da IAAF. Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas” no início da época, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado.

3. CLASSIFICAÇÕES

3.1 Neste Campeonato haverá classificação individual e coletiva nos escalões de Juniores e Seniores.

As classificações de Seniores incluem todos os atletas Seniores e Veteranos inscritos na competição. Serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros atletas masculinos e femininos do escalão de Sub-23.

3.2 A classificação coletiva será obtida somando o número de pontos correspondentes à classificação dos 4 primeiros atletas portugueses ou equiparados (RGC Artº 6.2) de cada equipa. Em caso de empate, o desempate será resolvido a favor da equipa cujo quarto elemento esteja melhor classificado.

Page 6: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Camp. Nacional de Estrada

Oeiras - Jamor -

Sábado - 12 de Janeiro de 2019

14:30 Jun / Sen / Vet

14:35 Adaptado

14:45 Jun / Sen / Vet

14:45Corrida Allianz com

os Campeões10 Km Masc / Fem

Fem

Masc

10 Km Masc

10 Km

10 Km

Pág. 1 de 1

Page 7: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES EM PISTA COBERTA

1. NORMAS REGULAMENTARES

1.1- Poderão participar atletas masculinos e femininos, dos escalões de Juvenis e Juniores, que tenham obtido os resultados de qualificação do escalão de Juniores que se indicam na Tabela de Marcas de Qualificação, no período estipulado, e que se enquadrem numa das seguintes situações:

a) Sejam Portugueses e estejam filiados numa Associação Distrital ou numa Federação Estrangeira

Congénere; b) Sejam estrangeiros e estejam filiados numa Associação Distrital; c) Sejam Portugueses e estejam filiados no INATEL; d) Sejam estrangeiros e filiados numa Federação Congénere, e tenham obtido autorização expressa

da FPA para participar nesta Competição. Os atletas referidos em b) e d), não terão direito quer ao título de Campeão individual, quer aos respetivos lugares de honra. Os atletas estrangeiros menores de 18 anos não serão considerados, para este efeito, estrangeiros.

1.1.1- A participação dos atletas estrangeiros (RGC Artº 6.3), excluindo os atletas referidos no ponto 5.4, far-se-á nos seguintes termos:

a) Em todas as corridas com eliminatórias, não têm acesso às finais; b) Em corridas de final direta e nos saltos em altura e com vara não há condicionamento de

acesso à final; c) Nos restantes concursos não têm direito aos três ensaios finais exceto quando houver um

número de atletas igual ou inferior a oito.

1.2- Se o atleta faltar a alguma das provas em que se inscreveu e confirmou a participação, ou não comparecer a uma final para a qual tenha sido apurado, sem apresentar justificação prévia e válida, não será autorizado a participar nas restantes, conforme Regra 142.4 do regulamento da IAAF.

1.3- Nas estafetas apenas poderá participar uma equipa de cada clube.

1.3.1- Não é permitida a inscrição de equipas de estafetas constituídas por atletas individuais, ou por atletas de diferentes clubes.

1.4- As corridas de distância igual ou superior a 400 metros, bem como as corridas de estafetas, serão

disputadas por séries.

1.5- Os atletas Juniores que participem em corridas ou provas de marcha de distância igual ou superior a 1.500 metros, não poderão participar noutra corrida ou prova de marcha nessa jornada, independentemente da ordem de participação nessas provas. Os atletas do escalão juvenil que participem em corridas ou provas de marcha de distância igual ou superior a 300 metros, não poderão participar posteriormente nessa jornada noutra corrida, prova de marcha ou concurso. No caso de um atleta juvenil participar na eliminatória de uma prova de corrida ou concurso, que se realize antes da corrida ou prova de marcha de distância igual ou superior a 300 metros em que participe, não poderá participar nos ensaios que ainda faltem no concurso ou na final que se realizem após esta prova.

1.6- Os atletas só poderão participar em três provas individuais e uma estafeta sendo as provas combinadas

consideradas uma prova individual, não podendo fazer mais que duas no mesmo dia.

Page 8: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

2. INSCRIÇÕES 2.1- Inscrições Preliminares

As inscrições deverão ser feitas pelos clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPA” nas respetivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt. Inscrições de atletas filiados numa Federação estrangeira serão enviadas para a FPA via Federação Membro da IAAF.

Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas” no início da época, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado.\

2.2- Confirmação das Inscrições

Deverão ser respeitados os prazos de confirmação de participação por prova, assim como os horários de apresentação na Câmara de Chamada e o previsto de entrada dos atletas na pista, oportunamente divulgados e afixados no local da competição.

Chama-se a atenção para este horário, uma vez que expirado o tempo atribuído para a confirmação de inscrição, proceder-se-á de imediato à elaboração das séries e sorteio de pistas nas corridas e da ordem de ensaio nos concursos.

3. MODOS DE APURAMENTO

Os modos de apuramento nas corridas serão decididos pelos Delegados Técnicos com base no número de atletas que confirmem a sua participação e, sempre que possível, nas Regras da IAAF.

4. CONTROLO DE ENGENHOS

A organização autoriza a utilização de engenhos pessoais, desde que homologados, os quais serão disponibilizados para utilização de todos os atletas. Assim, os engenhos devem ser entregues na Câmara de Chamada para verificação até 2 horas antes da hora marcada para o início da prova respetiva. Os engenhos aprovados serão colocados na zona de lançamento. No final da prova os engenhos entregues para homologação devem ser levantados na Câmara de Chamada.

Page 9: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

5. CLASSIFICAÇÕES

5.1- Nestes Campeonatos existirá classificação individual e coletiva. 5.2- Nestes Campeonatos serão pontuados até ao máximo de 12 atletas por prova, atribuindo-se ao primeiro

classificado 12 pontos, ao segundo classificado 11 pontos, e assim sucessivamente, até 1 ponto ao eventual 12º classificado. As Provas Combinadas não terão pontuação a dobrar.

5.3- Cada clube pode apresentar a quantidade de atletas que desejar por disciplina, desde que sejam

possuidores dos Marcas de Qualificação, mas só poderão pontuar até um máximo de 3 (três) atletas por clube, sendo os outros para efeito de pontuação, considerados como atletas individuais.

5.4- Os atletas estrangeiros (RGC Artº 6.3) filiados na F.P.A., poderão pontuar para o seu clube, até um

máximo de dois por equipa, a eles não se aplicando o referido em 1.1.1. Não se aplica também o referido em 1.1.1. aos atletas estrangeiros referidos no RGC Artº 6.2.

5.5- A soma dos pontos dos atletas de cada clube ditará a pontuação dos mesmos. 5.6- Definida a pontuação das equipas, estas serão seriadas por ordem decrescente do total de pontos

obtidos. 5.7- Nestes Campeonatos, a classificação coletiva só considerará os clubes que tenham apresentado cinco

atletas com mínimos a participar. 5.8- Os casos de empate serão decididos a favor dos clubes que obtiverem mais primeiros lugares no

conjunto das provas do programa. Se o empate subsistir, aplicar-se-á o mesmo critério em relação aos segundos lugares, e assim sucessivamente.

5.9- As medalhas a atribuir aos 3 atletas das provas combinadas serão entregues durante a jornada de Domingo antes da realização das estafetas.

Page 10: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS EM PISTA COBERTA

1. NORMAS REGULAMENTARES

1.1- Poderão participar atletas masculinos e femininos, dos escalões de Juvenis, que tenham obtido os resultados de qualificação do escalão de Juvenis que se indicam na Tabela de Marcas de Qualificação, no período estipulado, e que se enquadrem numa das seguintes situações:

a) Sejam Portugueses e estejam filiados numa Associação Distrital ou numa Federação Estrangeira

Congénere; b) Sejam estrangeiros e estejam filiados numa Associação Distrital; c) Sejam Portugueses e estejam filiados no INATEL; d) Sejam estrangeiros e filiados numa Federação Congénere, e tenham obtido autorização expressa

da FPA para participar nesta Competição. Os atletas referidos em d), não terão direito quer ao título de Campeão individual, quer aos respetivos lugares de honra.

1.2- Se o atleta faltar a alguma das provas em que se inscreveu e confirmou a participação, ou não comparecer a uma final para a qual tenha sido apurado, sem apresentar justificação prévia e válida, não será autorizado a participar nas restantes, conforme Regra 142.4 do regulamento da IAAF.

1.3- Nas estafetas apenas poderá participar uma equipa de cada clube.

1.3.1- Não é permitida a inscrição de equipas de estafetas constituídas por atletas individuais, ou por atletas de diferentes clubes.

1.4- As corridas de distância igual ou superior a 400 metros, bem como as corridas de estafetas, serão

disputadas por séries.

1.5- Os atletas que participem em corridas ou provas de marcha de distância igual ou superior a 300 metros, não poderão participar posteriormente nessa jornada noutra corrida, prova de marcha ou concurso.

No caso de um atleta participar na eliminatória de uma prova de corrida ou concurso, que se realize antes da corrida ou prova de marcha de distância igual ou superior a 300 metros em que participe, não poderá participar nos ensaios que ainda faltem no concurso ou na final que se realizem após esta prova.

1.6- Os atletas poderão participar em três provas individuais e uma estafeta sendo as provas combinadas

consideradas como uma prova individual, não podendo fazer mais que duas no mesmo dia. 2. INSCRIÇÕES 2.1- Inscrições Preliminares

As inscrições deverão ser feitas pelos clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince da FPA” nas respetivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt. Inscrições de atletas filiados numa Federação estrangeira serão enviadas para a FPA via Federação Membro da IAAF.

Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas” no início da época, referente a “Inscrições em Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo com o divulgado.

Page 11: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

 

2.2- Confirmação das Inscrições

Deverão ser respeitados os prazos de confirmação de participação por prova, assim como os horários de apresentação na Câmara de Chamada e o previsto de entrada dos atletas na pista, oportunamente divulgados e afixados no local da competição.

Chama-se a atenção para este horário, uma vez que expirado o tempo atribuído para a confirmação de inscrição, proceder-se-á de imediato à elaboração das séries e sorteio de pistas nas corridas e da ordem de ensaio nos concursos.

3. MODOS DE APURAMENTO

Os modos de apuramento nas corridas serão decididos pelos Delegados Técnicos com base no número de atletas que confirmem a sua participação e, sempre que possível, nas Regras da IAAF.

4. CONTROLO DE ENGENHOS

A organização autoriza a utilização de engenhos pessoais, desde que homologados, os quais serão disponibilizados para utilização de todos os atletas. Assim, os engenhos devem ser entregues na Câmara de Chamada para verificação até 2 horas antes da hora marcada para o início da prova respetiva. Os engenhos aprovados serão colocados na zona de lançamento. No final da prova os engenhos entregues para homologação devem ser levantados na Câmara de Chamada.

5. CLASSIFICAÇÕES

5.1- Nestes Campeonatos existirá classificação individual e coletiva. 5.2- Nestes Campeonatos serão pontuados até ao máximo de 12 atletas por prova, atribuindo-se ao primeiro

classificado 12 pontos, ao segundo classificado 11 pontos, e assim sucessivamente, até 1 ponto ao eventual 12º classificado, As Provas Combinadas não terão pontuação a dobrar..

5.3- Cada clube pode apresentar a quantidade de atletas que desejar por disciplina, desde que sejam

possuidores das Marcas de Qualificação, mas só poderão pontuar até um máximo de 3 (três) atletas por clube, sendo os outros para efeito de pontuação, considerados como atletas individuais.

5.4- A soma dos pontos dos atletas de cada clube ditará a pontuação dos mesmos. 5.5- Definida a pontuação das equipas, estas serão seriadas por ordem decrescente do total de pontos

obtidos. 5.6- Nestes Campeonatos, a classificação coletiva só considerará os clubes que tenham apresentado cinco

atletas com mínimos a participar. 5.7- Os casos de empate serão decididos a favor dos clubes que obtiverem mais primeiros lugares no

conjunto das provas do programa. Se o empate subsistir, aplicar-se-á o mesmo critério em relação aos segundos lugares, e assim sucessivamente.

5.8- As medalhas a atribuir aos 3 atletas das provas combinadas serão entregues durante a jornada de Domingo antes da realização das estafetas.

Page 12: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

I – Introdução

O Campeonato Nacional Estrada 10 Kms vai-se disputar a 12 de Janeiro de 2019 (Sábado) para

ambos os géneros, em Lisboa, com um programa horário a divulgar pela FPA, que superintende

este evento.

II – Participações

Neste evento podem participar todos os atletas devidamente inscritos na FPA, em ambos os

géneros com idade igual ou superior a 35 anos, nos escalões definidos pela IAAF/WMA e

subordinadas ainda ao RGC da FPA (Regulamento Geral de Competições).

III – Inscrições Preliminares

As inscrições deverão ser feitas pelos Clubes ou atletas individuais através da “Plataforma Lince

da FPA” nas respectivas áreas de acesso em https://lince.fpatletismo.pt.

Dando cumprimento ao exarado nas “Normas Administrativas”, referente a “Inscrições em

Competições Nacionais” neste Campeonato haverá cobrança de taxas de inscrição de acordo

com o divulgado.

IV - Classificações

Existirão classificações individuais por género para todos os escalões, sendo as mesmas

extraídas das classificações oficiais do organizador da prova. Estas serão obtidas através do

sistema de pontuação de cada género e escalão, atribuindo-se ao 1º classificado 8 pontos, ao

2º classificado 7 pontos, e assim sucessivamente, até 1 ponto aos restantes classificados.

Efetuado o somatório dos pontos dos atletas, vencerá o Clube que obtiver maior pontuação em

ambos os géneros. Serão classificados os clubes que tiverem um mínimo de 4 atletas em

competição. Os casos de empate serão decididos a favor dos clubes que obtiverem mais

primeiros lugares no conjunto das provas do programa completo. Caso o empate subsista,

aplicar-se-á o mesmo critério em relação aos segundos lugares, e assim sucessivamente, até ao

desempate.

V – Prémios

Serão atribuídos os títulos de Campeão Nacional Colectivo por género e medalhas aos três

primeiros classificados de cada escalão etário e género.

REGULAMENTO

Camp. Nacional Estrada 2019

Page 13: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

VI – Alterações

Quaisquer alterações que sejam necessárias introduzir após a divulgação do presente

regulamento, serão divulgadas exclusivamente no site https://anavportugal.pt, e na

documentação entregue com os dorsais.

VII - Outros

O participante, ao proceder à inscrição nesta competição, autoriza a cedência, de forma

gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captada em filmagens ou

fotografias que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças

comunicacionais da competição.

Page 14: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Camp. Nacional de Clubes Pista Coberta (Apuramento)

Pombal (Fem / Masc) - Expocentro

POMBAL - MANHÃ

Domingo - 20 de Janeiro de 2019

POMBAL - TARDESábado - 19 de Janeiro de 2019

Domingo - 20 de Janeiro de 201909:00 Comprimento Fem 15:00 Comprimento Fem

09:05 400 m Masc 15:05 400 m Masc

09:20 Altura Masc 15:20 Altura Masc

09:20 Vara Fem 15:20 Vara Fem

09:25 400 m Fem 15:25 400 m Fem

09:45 800 m Masc 15:45 800 m Masc

10:05 800 m Fem 16:05 800 m Fem

10:15 60 m Fem 16:15 60 m Fem

10:15 Comprimento Masc 16:15 Comprimento Masc

10:30 60 m Masc 16:30 60 m Masc

10:45 1 500 m Fem 16:45 1 500 m Fem

10:50 Peso Fem 16:50 Peso Fem

10:55 1 500 m Masc 16:55 1 500 m Masc

11:15 60 m bar Masc 17:15 60 m bar Masc

11:45 Triplo Salto Fem 17:45 Triplo Salto Fem

11:55 Altura Fem 17:55 Altura Fem

11:35 60 m bar Fem 17:35 60 m bar Fem

12:15 Vara Masc 18:15 Vara Masc

11:50 3 000 m Masc 17:50 3 000 m Masc

12:25 Peso Masc 18:25 Peso Masc

12:05 3 000 m Fem 18:05 3 000 m Fem

12:20 5 000 m Marcha Masc 18:20 5 000 m Marcha Masc

13:00 Triplo Salto Masc 19:00 Triplo Salto Masc

13:00 3 000 m Marcha Fem 19:00 3 000 m Marcha Fem

13:30 4x400 m Masc 19:30 4x400 m Masc

13:45 4x400 m Fem 19:45 4x400 m Fem

MODO DE PROGRESSÃO DAS FASQUIAS

Altura (Fem) 1,35 (+5) --> 1,55 (+3) --> 1,76 (+2)

Altura (Masc) 1,65 (+5) --> 1,90 (+4) --> 2,02 (+2)

Vara (Fem) 1,80 (+20) --> 3,20 (+15) --> 3,95 (+10) --> 4,15 (+5)

Vara (Masc) 2,60 (+20) --> 4,00 (+15) --> 4,75 (+10)

MÍNIMOS DE PONTUAÇÃO MÍNIMOS DE PONTUAÇÃO

PROVAS Masculinos Femininos PROVAS Masculinos Femininos

60 m 7,74 8,84 5.000 / 3.000 Marcha 29 00,00 19 00,00

400 m 53,94 65,04 Altura 1,70 1,40

800 m 2 05,00 2 30,00 Vara 2,80 2,00

1 500 m 4 20,00 5 20,00 Comprimento 5,80 4,60

3 000 m 9 30,00 11 40,00 Triplo Salto 12,00 9,70

60 m bar 9,84 10,64 Peso 9,50 8,50

4X400 m 3 48,00 4 40,00

Pág. 1 de 3

Page 15: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Horário de Câmara de ChamadaPOMBAL - MANHÃ

Domingo - 20 de Janeiro de 2019

Horário da prova

Prova Sexo TipoHora limite da confirmação

Horário de entrada na

Pista09:00 Comprimento Fem 08:00 08:15 - 08:25 08:30

09:05 400 m Masc 08:05 08:40 - 08:50 08:55

09:20 Altura Masc 08:05 08:35 - 08:45 08:50

09:20 Vara Fem 07:50 08:05 - 08:15 08:20

09:25 400 m Fem 08:25 09:00 - 09:10 09:15

09:45 800 m Masc 09:00 09:20 - 09:30 09:35

10:05 800 m Fem 09:20 09:40 - 09:50 09:55

10:15 60 m Fem 09:15 09:50 - 10:00 10:05

10:15 Comprimento Masc 09:15 09:30 - 09:40 09:45

10:30 60 m Masc 09:30 10:05 - 10:15 10:20

10:45 1 500 m Fem 10:00 10:20 - 10:30 10:35

10:50 Peso Fem 09:50 10:05 - 10:15 10:20

10:55 1 500 m Masc 10:10 10:30 - 10:40 10:45

11:15 60 m bar Masc 10:15 10:50 - 11:00 11:05

11:45 Triplo Salto Fem 10:45 11:00 - 11:10 11:15

11:55 Altura Fem 10:40 11:10 - 11:20 11:25

11:35 60 m bar Fem 10:35 11:10 - 11:20 11:25

12:15 Vara Masc 10:45 11:00 - 11:10 11:15

11:50 3 000 m Masc 11:05 11:25 - 11:35 11:40

12:25 Peso Masc 11:25 11:40 - 11:50 11:55

12:05 3 000 m Fem 11:20 11:40 - 11:50 11:55

12:20 5 000 m Marcha Masc 11:35 11:55 - 12:05 12:10

13:00 Triplo Salto Masc 12:00 12:15 - 12:25 12:30

13:00 3 000 m Marcha Fem 12:15 12:35 - 12:45 12:50

13:30 4x400 m Masc 12:45 13:05 - 13:15 13:20

13:45 4x400 m Fem 13:00 13:20 - 13:30 13:35

Horário de apresentação na Câmara de Chamada

Pág. 2 de 3

Page 16: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Horário de Câmara de ChamadaPOMBAL - TARDE

Sábado - 19 de Janeiro de 2019Domingo - 20 de Janeiro de 2019

Horário da prova

Prova Sexo TipoHora limite da confirmação

Horário de entrada na

Pista15:00 Comprimento Fem 14:00 14:15 - 14:25 14:30

15:05 400 m Masc 14:05 14:40 - 14:50 14:55

15:20 Altura Masc 14:05 14:35 - 14:45 14:50

15:20 Vara Fem 13:50 14:05 - 14:15 14:20

15:25 400 m Fem 14:25 15:00 - 15:10 15:15

15:45 800 m Masc 15:00 15:20 - 15:30 15:35

16:05 800 m Fem 15:20 15:40 - 15:50 15:55

16:15 60 m Fem 15:15 15:50 - 16:00 16:05

16:15 Comprimento Masc 15:15 15:30 - 15:40 15:45

16:30 60 m Masc 15:30 16:05 - 16:15 16:20

16:45 1 500 m Fem 16:00 16:20 - 16:30 16:35

16:50 Peso Fem 15:50 16:05 - 16:15 16:20

16:55 1 500 m Masc 16:10 16:30 - 16:40 16:45

17:15 60 m bar Masc 16:15 16:50 - 17:00 17:05

17:45 Triplo Salto Fem 16:45 17:00 - 17:10 17:15

17:55 Altura Fem 16:40 17:10 - 17:20 17:25

17:35 60 m bar Fem 16:35 17:10 - 17:20 17:25

18:15 Vara Masc 16:45 17:00 - 17:10 17:15

17:50 3 000 m Masc 17:05 17:25 - 17:35 17:40

18:25 Peso Masc 17:25 17:40 - 17:50 17:55

18:05 3 000 m Fem 17:20 17:40 - 17:50 17:55

18:20 5 000 m Marcha Masc 17:35 17:55 - 18:05 18:10

19:00 Triplo Salto Masc 18:00 18:15 - 18:25 18:30

19:00 3 000 m Marcha Fem 18:15 18:35 - 18:45 18:50

19:30 4x400 m Masc 18:45 19:05 - 19:15 19:20

19:45 4x400 m Fem 19:00 19:20 - 19:30 19:35

Horário de apresentação na Câmara de Chamada

Pág. 3 de 3

Page 17: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Camp. Nacional de Sub-18 (Juvenis) e Sub-20 (Juniores) Provas Combinadas em Pista Coberta

Braga - Nave Desportiva

Sábado - 12 de Janeiro de 2019 Domingo - 13 de Janeiro de 2019

15:00 60 m Masc HEP - Juv 09:00 60 m bar (0,76) Fem PEN - Juv

15:35 Comprimento Masc HEP - Juv 09:15 60 m bar (0,91) Masc HEP - Juv

16:15 60 m Masc HEP - Jun 09:40 Altura Fem PEN - Juv

16:50 Peso (5 kg) Masc HEP - Juv 10:30 Vara Masc HEP - Juv

16:55 Comprimento Masc HEP - Jun 11:00 60 m bar (0,84) Fem PEN - Jun

17:50 Altura Masc HEP - Juv 11:30 Peso (3 kg) Fem PEN - Juv

17:55 Peso (6 kg) Masc HEP - Jun 11:35 Altura Fem PEN - Jun

18:50 Altura Masc HEP - Jun 12:30 Comprimento Fem PEN - Juv

12:45 60 m bar (1,00) Masc HEP - Jun

13:20 1.000 m Masc HEP - Juv

13:25 Peso (4 kg) Fem PEN - Jun

13:30 800 m Fem Pen - Juv

14:00 Vara Masc HEP - Jun

14:25 Comprimento Fem PEN - Jun

15:25 800 m Fem PEN - Jun

15:30 1.000 m Masc HEP - Jun

MODO DE PROGRESSÃO DAS FASQUIAS

JUVENIS JUNIORES

Altura (Fem) a definir localmente a definir localmente

Altura (Masc) a definir localmente a definir localmente

Vara (Masc) a definir localmente

Juvenis

Juniores

MARCAS DE QUALIFICAÇÃO

Provas

Heptatlo / Pentatlo

2.350 (Pentatlo) /

3.200 (Heptatlo) /

2.700 (P. Técnico)

3.700 Heptatlo /

4.700 Decatlo /

2.900 (P. Técnico)

FemMasc

3.900 Heptatlo /

5.300 (Decatlo) /

3.000 (P. Técnico)

2.450 (Pentatlo) /

3.500 (Heptatlo) /

2.800 (P. Técnico)

Pág. 1 de 2

Page 18: CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km · CAMPEONATO NACIONAL MARCHA EM ESTRADA – 35 e 50 km 1. NOTA INTRODUTÓRIA 1.1 As provas de 35 e 50 km (Masculinos e Femininos)

Horário de Câmara de Chamada

Sábado - 12 de Janeiro de 2019

Horário da prova

Prova Sexo TipoHora limite da confirmação

Horário de entrada na

Pista

15:00 60 m Masc HEP - Juv 14:00 14:35 - 14:45 14:50

15:35 Comprimento Masc HEP - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

16:15 60 m Masc HEP - Jun 15:15 15:50 - 16:00 16:05

16:50 Peso (5 kg) Masc HEP - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

16:55 Comprimento Masc HEP - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

17:50 Altura Masc HEP - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

17:55 Peso (6 kg) Masc HEP - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

18:50 Altura Masc HEP - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

Domingo - 13 de Janeiro de 2019

09:00 60 m bar (0,76) Fem PEN - Juv 08:00 08:35 08:45 08:50

09:15 60 m bar (0,91) Masc HEP - Juv 08:15 08:50 - 09:00 09:05

09:40 Altura Fem PEN - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

10:30 Vara Masc HEP - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

11:00 60 m bar (0,84) Fem PEN - Jun 10:00 10:35 - 10:45 10:50

11:30 Peso (3 kg) Fem PEN - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

11:35 Altura Fem PEN - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

12:30 Comprimento Fem PEN - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

12:45 60 m bar (1,00) Masc HEP - Jun 11:45 12:20 - 12:30 12:35

13:20 1.000 m Masc HEP - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

13:25 Peso (4 kg) Fem PEN - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

13:30 800 m Fem Pen - Juv -- -- -- -- - -- -- -- --

14:00 Vara Masc HEP - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

14:25 Comprimento Fem PEN - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

15:25 800 m Fem PEN - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

15:30 1.000 m Masc HEP - Jun -- -- -- -- - -- -- -- --

Horário de apresentação na Câmara de Chamada

Horário de apresentação na Câmara de Chamada

Horário de entrada na

Pista

Horário da prova

Prova Sexo TipoHora limite da confirmação

Pág. 2 de 2