campanha de jejum vitÓria sobre a perseguiÇÃo 1° … · multiplicarei a tua descendência por...

24
www.sede.umnovotempo.org.br/estudos 1 CAMPANHA DE JEJUM VITÓRIA SOBRE A PERSEGUIÇÃO 1° DIA = TEMA: O SENHOR REVELA AS INTENÇÕES DO INIMIGO = TEXTO: JEREMIAS 11:18 À 23. 18. O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações. 19. Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 20. Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. 21. Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos. 22. Sim, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. 23. E não haverá deles resto nenhum, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição. 01) Introdução: 1° Razões das Perseguições: a) Fatores políticos e econômicos = Daniel Cristão. b) Ameaça ao Status = (muitos pioneiros perseguem aqueles que ameaçam a seca posição)/ Paulo Cristão. c) A inveja = Qualquer pessoa que faça qualquer coisa que chame a atenção de outras pessoas, sofrerá perseguição por motivo de inveja. José passou a ser perseguido por seus irmãos essencialmente porque estava se elevando acima dos outros (mediante a projeção de seus sonhos, que ele pensava que algum dia tornar- se-iam realidade, o que acabou sucedendo). Além disso, ele era favorecido por seu pai, outro fator provocador da inveja. d) Motivos Religiosos = Sacerdotes / perseguiram a Jesus. e) O Medo = (Uma pessoa pode começar a perseguir a outra por medo dela). Saul perseguiu Davi. OBS: As perseguições são promovidas pela natureza carnal, pervertida, pecaminosa das pessoas.

Upload: ledat

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

1

CAMPANHA DE JEJUM VITÓRIA SOBRE A PERSEGUIÇÃO

1° DIA = TEMA: O SENHOR REVELA AS INTENÇÕES DO INIMIGO = TEXTO: JEREMIAS 11:18 À 23. 18. O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações. 19. Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 20. Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. 21. Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos. 22. Sim, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome. 23. E não haverá deles resto nenhum, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição. 01) Introdução: 1° Razões das Perseguições: a) Fatores políticos e econômicos = Daniel Cristão. b) Ameaça ao Status = (muitos pioneiros perseguem aqueles que ameaçam a seca posição)/ Paulo Cristão. c) A inveja = Qualquer pessoa que faça qualquer coisa que chame a atenção de outras pessoas, sofrerá perseguição por motivo de inveja. José passou a ser perseguido por seus irmãos essencialmente porque estava se elevando acima dos outros (mediante a projeção de seus sonhos, que ele pensava que algum dia tornar-se-iam realidade, o que acabou sucedendo). Além disso, ele era favorecido por seu pai, outro fator provocador da inveja. d) Motivos Religiosos = Sacerdotes / perseguiram a Jesus. e) O Medo = (Uma pessoa pode começar a perseguir a outra por medo dela). Saul perseguiu Davi. OBS: As perseguições são promovidas pela natureza carnal, pervertida, pecaminosa das pessoas.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

2

2° A Vontade de Deus Pode Incluí-las, Pelo Seguinte Motivo: a) Como um meio de nossa purificação. b) Como um meio de treinamento. Somos “exercitados” através das tribulações, e assim desenvolvemos forças espirituais. c) Como parte de nossa missão a qual talvez requeira essas adversidades. 3° Perseguições Contra Vida Espiritual. a) Oposição do mundo: é impossível de alguém possuir qualquer grau de Santidade e não sofrer oposição por parte de um mundo hostil = João 15:19 à 21 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. a) União com Cristo = A nossa união com Cristo, nos faz inimigos do Diabo e por causa disso ele vai nos perseguir sem desistir jamais para nos separar de Cristo. I Pedro 5:8 à 11 8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.11 A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! OBS: Aqueles que se dedicam a Jesus Cristo com uma fé firme e leal, que andam segundo o Espírito e que amam a verdade do evangelho, experimentarão problemas e tristezas. Na realidade, sofrer por amor a justiça é evidência de que nossa devoção a Cristo é genuína ( Mt 5:10 à 12; At 14:22; Rm 8:17,18; IITm 2:12). Por essa razão, problemas na vida do crente podem ser um sinal de que ele está agradando a Deus e sendo-lhe fiel. As aflições freqüentemente acompanham o crente na sua luta espiritual contra o pecado, o mundo ímpio e Satanás (I Pe 1:6 à 9; Ef 6:12). Através de severas provas, o Senhor permite que o crente compartilhe do seu sofrimento e assim forma nele a excelência de caráter que Ele deseja ( Rm 5:3à5; II Col 1: 3à7; Tg 1: 2à4). Quando você sofre e permanece fiel a Cristo, é considerado bem-aventurado, porque sobre você “repousa o Espírito da glória de Deus”

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

3

I Pe 4:13 = ALEGRAI-VOS = É um princípio do reino de Deus que o sofrimento pela causa de Cristo faz aumentar a medida da alegria que o crente desfruta no Senhor. Daí não se deve invejar os que sofrem pouco, ou nada pelo Senhor. I Pe 4:14 = O ESPÍRITO DA GLÓRIA E DE DEUS = Aqueles que sofrem por causa da sua lealdade a Cristo são bem aventurados, porque o Espírito Santo estará com eles de modo especial. Suas vidas estarão cheias da presença do Espírito Santo para neles operar, abençoá-los, ajudá-los e proporcionar-lhes um antegozo da gloria do céu (At 6:15). 02) Deus Nos Revela O Que Está Oculto:

a) (Jeremias 11:18) = O Senhor nos fez saber, e soube; Deus em primeiro lugar traz ao nosso entendimento o que está acontecendo. Então começamos a entender quem são os perseguidores. (Muitas vezes a pessoa não sabe explicar, mas sabe que alguém está contra ela). b) Então me fizeste ver as suas maquinações: O Espírito Santo de Deus abre as nossos olhos e então começamos a ver, exatamente o que os perseguidores estão fazendo para nos prejudicar e destruir. Neemias / Eliseu. OBS: Deus quer que Você saiba quem está te perseguindo no seu trabalho, na sua família, no seu convívio social e também na sua fé. Deus vai te fazer enxergar os planos e as ações dos que te perseguem, para destruir tua família, teu trabalho, teu ministério, tua vida Espiritual em nome de Jesus. 03) Deus Nos Mostra Com Detalhes:

a)V: 19 = Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro. (Jeremias declara que ele não estava percebendo o perigo, que ele estava ingênuo demais e sem nenhuma malícia, confiava naquelas pessoas). b) Porque eu não sabia que tramavam contra mim (Enquanto Jeremias não tinha conhecimento da perseguição, não oferecia nenhuma resistência ao sucesso do plano dos seus perseguidores), c) Dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto. (Ex: Destruir a pessoa e o seu casamento d) Destruir a vida profissional e os bens adquiridos – Destruir a vida espiritual e os ministérios).

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

4

e) A ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. (O plano é de morte). Os perseguidores não têm misericórdia. 04) Deus Conhece As Emoções E As Afeições Do Homem Bem Como Seus Pensamentos E Propósitos.

V:20 = Mas, o Senhor dos Exércitos, justo juiz , que prova o mais interno do coração, (Temos a segurança que Deus, é justo, não julga como o homem julga, pois não vê como o homem vê, Jamais vai Ter o culpado por inocente e nem o inocente por culpado). 05) Jeremias Tinha Certeza De Que Deus Lhe Daria A Oportunidade De Ver Seus Perseguidores Derrotados.

_ Veja eu a tua vingança sobre eles. (Temos que confiar em Deus plenamente e entender que a vingança pertence a Deus não à nós).

06) Jeremias Se Abriu Para Deus E Para A Ação De Deus. Pois a ti revelei a minha causa. (Hoje mesmo vamos dizer a Deus o que precisamos e queremos que ele faça aos nossos perseguidores).

07) Proposta de Deus. Ler Vers. 21,22 e 23. OBS: No V:19 os perseguidores declaram planejar cortar Jeremias da terra e no V:23 Deus declara que dos perseguidores não haverá mais Nem o resto deles.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

5

2° DIA =TEMA: PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DAS RIQUEZAS PROMETIDAS POR DEUS.

Texto: Gêneses 26:12 à 25. 12 ¶ Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; 14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. 15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. 16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós. 17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. 18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. 19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. 20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. 21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. 22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra. 23 Dali subiu para Berseba. 24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. 25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço. Introdução:

Deus procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte, a partir de Isaque, filho de Abraão (Gen 17:21 = A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano).. Noutras palavras, não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; ele também precisava aceitar pela fé as promessas de Deus. Somente então é que Deus diria: “Eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente” (Gen 26:24 = Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

6

sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.). Isaque também tinha de ser obediente para continuar a receber as bênçãos do concerto.

1) Isaque É Perseguido Porque As Promessas Começaram A Se Cumprir Em Sua Vida

(Ler V:12 à 13 = 12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. 13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo) – Cento por um é a expressão significativa da prosperidade incomum com que Deus estava enriquecendo a Isaque. Era, portanto uma produção duas a quatro vezes maior do que a média conseguida por outros.Tal prosperidade suscitava a inveja dos filisteus que passaram a desejar-lhe o mal, entupindo-lhe os poços, cavados ainda no tempo de Abraão.

2) Como Estão Agindo Os Que Te Perseguem? (Ler V:15 = E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.) - A maneira que os perseguidores de Abraão encontraram para persegui-lo foi entulhando os poços que seu pai, Abraão havia cavado, enchendo-os de terra. “Hoje existe um chavão que diz assim: Estão colocando areia nos meus negócios”, Ou colocando areia na negociação.

3) As Vezes Você Se Torna Rejeitado Por Ser Prospero.

“Aquele Que Te Inveja Não Tem Prazer Em Estar Com Você (V:16 E 17 = 16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós. 17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.)”.

4) As Promessas De Deus Nos Dão Animo Para Crer Na Nossa Herança.

(Ler Gêneses 26:17 à 19 = 17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou. 18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. 19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

7

nascente) – Quando o servo de Deus está crendo nas promessas do Senhor ele tem animo para novas tentativas. Glória a Deus.

5) Os Perseguidores Também Insistiram Em Contender.

(Gêneses 26:20 = Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele)– ESEQUE no Hebraico quer dizer Contenda. Quantas vezes a prosperidade gera contenda terríveis e têm levado muitos a desistir de lutar pela conquista da própria herança.

6) Isaque Tenta Sair Da Contenda E Vai A Busca De Outro Poço.

(Ler Gêneses 26:21 = Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.) – Poço SITNA = quer dizer no hebraico: inimizade ódio ou acusação ... da mesma raiz da qual deriva a palavra satanás que é o acusador.

7) Não Há Desanimo Enquanto Há Fé E Esperança Nas Promessas De

Deus, Mesmo Que A Perseguição Seja Grande E Contínua.

(Ler Gêneses 26:22 = Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.) – Poço REOBOTE = quer dizer alargamento ou amplitude. Deus tem para as nossas vidas o tempo da grande vitória sobre os nossos perseguidores. Deus tem reservado um REOBOTE para nos, por isso não podemos desistir até chegarmos a Reobote em nome de Jesus.

“Porque agora nos deu lugar o Senhor e prosperaremos na terra”. Podemos ser terrivelmente perseguidos por causa das promessas de prosperidades e riquezas de Deus nas nossas vidas, mas jamais elas deixarão de se cumprir quando prosseguirmos com confiança sem desanimar.

8) Deus Sempre Vai Aparecer Coma Sua Confirmação No Momento Certo.

(Ler Gêneses 26:24 = Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo) – Do mesmo modo hoje o Senhor nos lembra de que não devemos temer as perseguições, porque elas não poderão impedir de se cumprir em nossas vidas suas santas promessas.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

8

9) Isaque Não Se Esqueceu Do Altar Do Senhor E Nem Se Esqueceu De Adorar Invocando O Senhor.

(Ler Gêneses 26:25 = Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.).

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

9

3° DIA =TEMA: PERSEGUIÇÃO PARA IMPEDIR A LIBERTAÇÃO DO QUE NOS ESCRAVIZA. Texto: Êxodo 5:1 à 23 1 ¶ Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. 2 Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel. 3 ¶ Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada. 4 Então, lhes disse o rei do Egito: Por que, Moisés e Arão, por que interrompeis o povo no seu trabalho? Ide às vossas tarefas. 5 Disse também Faraó: O povo da terra já é muito, e vós o distraís das suas tarefas. 6 Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: 7 Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha. 8 E exigireis deles a mesma conta de tijolos que antes faziam; nada diminuireis dela; estão ociosos e, por isso, clamam: Vamos e sacrifiquemos ao nosso Deus. 9 Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas. 10 ¶ Então, saíram os superintendentes do povo e seus capatazes e falaram ao povo: Assim diz Faraó: Não vos darei palha. 11 Ide vós mesmos e ajuntai palha onde a puderdes achar; porque nada se diminuirá do vosso trabalho. 12 Então, o povo se espalhou por toda a terra do Egito a ajuntar restolho em lugar de palha. 13 Os superintendentes os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa do dia, como quando havia palha. 14 E foram açoitados os capatazes dos filhos de Israel, que os superintendentes de Faraó tinham posto sobre eles; e os superintendentes lhes diziam: Por que não acabastes nem ontem, nem hoje a vossa tarefa, fazendo tijolos como antes? 15 ¶ Então, foram os capatazes dos filhos de Israel e clamaram a Faraó, dizendo: Por que tratas assim a teus servos? 16 Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos. Eis que teus servos são açoitados; porém o teu próprio povo é que tem a culpa. 17 Mas ele respondeu: Estais ociosos, estais ociosos; por isso, dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR. 18 Ide, pois, agora, e trabalhai; palha, porém, não se vos dará; contudo, dareis a mesma quantidade de tijolos.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

10

19 Então, os capatazes dos filhos de Israel se viram em aperto, porquanto se lhes dizia: Nada diminuireis dos vossos tijolos, da vossa tarefa diária. 20 Quando saíram da presença de Faraó, encontraram Moisés e Arão, que estavam à espera deles; 21 e lhes disseram: Olhe o SENHOR para vós outros e vos julgue, porquanto nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar. 22 Então, Moisés, tornando-se ao SENHOR, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? 23 Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo. Introdução: O cumprimento da promessa divina de libertação pode parecer muitas vezes mais incerto do que nunca, pois as vezes as situações piora em vez de melhorar. (Ler exodo 5:21 à 23 = 21 e lhes disseram: Olhe o SENHOR para vós outros e vos julgue, porquanto nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar. 22 Então, Moisés, tornando-se ao SENHOR, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? 23 Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo.) – Através dessas circunstâncias desanimadoras, Deus queria ensinar ao povo que a sua libertação e a demonstração do seu poder miraculoso, são muitas vezes precedidas de condições adversas e de grandes dificuldades que extingue quase toda esperança. Nesses tempos de Frustração o crente deve continuar a andar pela fé na sua fé em Deus e pela sua Palavra, e confiar que Deus executará a sua vontade no seu tempo próprio. 1) Deus Não Se Esquece Jamais De Sua Aliança E Promessa De Nos Libertar Do Inimigo. Êxodo 6:5 à 8 = 5 Ainda ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os egípcios escravizam, e me lembrei da minha aliança. 6 Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento. 7 Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito. 8 E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o SENHOR.) – Temos aqui a revelação da misericórdia de Deus com a raça humana e emprega mais uma vez a palavra aliança, que é o conjunto de promessas imutáveis de Deus,

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

11

que alcançam a gloriosa plenitude de seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo. Existe uma guerra terrível para se conduzir a libertação daquele que está sendo escravo, porém Deus jamais sairá derrotado. Êxodo 6:1= Disse o Senhor a Moisés : Agora verás o que hei de fazer a Faraó. Pois por mão poderosa os deixarás ir, e por mão poderosa, os lançará fora da sua terra. 2) Aquele Que Persegue A Nossa Libertação É Insistente, Não Aceitará Facilmente A Derrota. Êxodo 7:14 = Disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está obstinado, recusa deixar ir o povo. 3) As Dez Pragas Miraculosas Do Egito Exodo 7:20 = Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio se tornou em sangue. 8:2,16 e 21 = 2 Se recusares deixá-lo ir, eis que castigarei com rãs todos os teus territórios. = 16 Disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estende o teu bordão e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. e 21 = Do contrário, se tu não deixares ir o meu povo, eis que eu enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus oficiais, e sobre o teu povo, e nas tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, e também a terra em que eles estiverem. 9:3,9 e 18 = 3 eis que a mão do SENHOR será sobre o teu rebanho, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre o gado e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima. = 9 Ela se tornará em pó miúdo sobre toda a terra do Egito e se tornará em tumores que se arrebentem em úlceras nos homens e nos animais, por toda a terra do Egito. e 18 = Eis que amanhã, por este tempo, farei cair mui grave chuva de pedras, como nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até hoje. 10:4 e 21 = 4 Do contrário, se recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos ao teu território; e = 21 Então, disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar. 11:5 = E todo primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está junto à mó, e todo primogênito dos animais.) Tinham Vários Propósitos:

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

12

1° Eram sinais e maravilhas para demonstrar ao Egito, bem como Israel, que o Senhor é Deus sobre todos es deuses e seres humanos (V: 5; 9:14 e 15 = 5 Disse também Faraó: O povo da terra já é muito, e vós o distraís das suas tarefas. = 9 Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas. = 14 E foram açoitados os capatazes dos filhos de Israel, que os superintendentes de Faraó tinham posto sobre eles; e os superintendentes lhes diziam: Por que não acabastes nem ontem, nem hoje a vossa tarefa, fazendo tijolos como antes? e 15 Então, foram os capatazes dos filhos de Israel e clamaram a Faraó, dizendo: Por que tratas assim a teus servos? 10:2 = 2 e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR. 15:11 = Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?), e para exaltar o nome de Deus “em a toda terra” 9:16 = mas, deveras, para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder, e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra.) 2° Foram executadas a fim de consolidar a fé de Israel e de convencer os israelitas do poder, amor e supremacia de Deus. Israel, a partir de tão, devia narrar esses eventos aos seus filhos, a fim de que estes servissem ao Senhor como seu Deus (6:7 = Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito. 10:2 = e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR. 12:42 = Esta noite se observará ao SENHOR, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do SENHOR, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações.) 3° Demonstravam o poder de Deus sobre os deuses do Egito e sobre todos os poderes do mal. Era o poder de Deus manifesto a favor do seu povo.

4) A Mesma Arma Que Nos Liberta Da Escravidão; Deus Usa Para Condenação Do Que Nos Escraviza.

(Êxodo 14:15 à 17 = 15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 17 Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos;) – O caminho nas águas garantiu a libertação do povo, bem como uma armadilha para Faraó e seus exércitos.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

13

Jesus é o caminho da nossa libertação e também o destruidor de Satanás e seus exércitos.Se o filho Vós libertar, verdadeiramente sereis livres. 5) O Fim Daquele Que Nos Persegue Já Está Determinado Pelo Senhor

Êxodo 14:22 à31 = 22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda. 23 Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar. 24 Na vigília da manhã, o SENHOR, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios; 25 emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios. 26 Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos. 27 Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derribou os egípcios no meio do mar. 28 E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou. 29 Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda. 30 Assim, o SENHOR livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. 31 E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo.)

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

14

4° DIA =TEMA: PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CIÚMES DENTRO DA FAMÍLIA.

Texto: Gêneses 37:2 à 11 2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai. 3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. 4 Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 5 ¶ Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: 7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. 8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. 9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. 10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.. Introdução:

A história de José nos mostra que a inveja dentro família pode nos trazer sofrimento de dores, mas se não nos apartarmos do Senhor, por fim triunfará o propósito de Deus. O pai demonstra mais amor por José. Gêneses 37:3 = Ora Israel amava mais a José que a todos seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Israel tinha um carinho especial por José porque ele era temporão, ele nasceu depois que Israel já estava muito idoso. Israel deu de presente a José uma túnica com as mangas bem largas e muito colorida, ela revelava uma posição especial de favoritismo e honra diante de seu pai outra razão porque José dispunha da preferência paterna encontra-se no fato de ser ele filho de Raquel. Tudo indica que Jacó estivesse planejando deixar José como seu sucessor OBS:Todos os irmãos de José se uniram pelo sentimento de inveja e ciúmes; quando o ciúme é potencializado pelo diabo, se torna um sentimento perigoso, capaz de destruir e matar.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

15

Muitas famílias sofrem esse ataque quando alguém parece ser o mais amado ou mais querido pelo pai ou mãe. 1) Sintoma Principal Na Perseguição Dentro Da Família Gêneses. 37:4 Vendo pois, seus irmãos, que o pai o amava mais que todos os outros filhos, odiaram-no e já não podiam falar pacificamente. a) Odiaram-no – Os irmãos de José certamente amavam José, mas foram dominados pelo ciúmes que deram lugar ao Diabo, a ponto do ódio encontrar espaço no coração de cada um deles. O ódio leva ao desejo de vingança (Os irmãos de José passaram a sentir vontade de se vingar de José, e o desejo de vingança leva ao desejo de matar). José não fez nenhum mal a seus irmãos, mas o sentimento de ciúmes que seus irmãos sentiam estava fazendo um mal terrível a eles, e pela necessidade de se livrar desse sentimento eles chegaram a conclusão de que tinham que se livrar de José. Quando alguém tem ciúmes do amor que alguém sente por você, essa pessoa acaba sentindo a necessidade de se vingar de você, sem você, nada ter cometido contra ela. b) E não poderiam falar com ele pacificamente – O conviver para José passou a ser insuportável, pois dentro de casa todos os seus irmãos passaram a agredi-lo, nenhum deles o tratava com cordialidade nem com educação, as palavras eram agressivas, certamente José sentia que todos os seus irmãos estavam contra ele sem explicação. Talvez José fizesse de tudo para manter um bom convívio, sem ter nenhum resultado, pois o problema não estava em José e sim nos seus irmãos. Nem sempre é correto dizer que a maioria está com a razão. Mas quando a maioria está contra alguém a pressão é muito grande e possível até que o perseguido acabe pensando que ele deve ser o que está errado. Dentro de qualquer grupo isso pode acontecer. “Até mesmo dentro de uma igreja” (se as pessoas chegarem a conclusão de que você é o queridinho dentro de um determinado departamento podem perseguir você, se acharem que és o queridinho do pastor vão perseguir você), (se derem lugar ao Diabo). 2) Os Motivos De Perseguição Só Aumentam Para Os Invejosos.

Gêneses 37:5 à 11 - Deus começa a falar com José através de sonhos; as vezes Deus nos revela sua vontade através de sonhos proféticos. Hoje, sob o novo concerto, Deus ainda pode nos falar através de sonhos (Atos 2:17= E acontecerá nos últimos dias, diz o

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

16

Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;), mas a sua revelação e orientação principal emanam da Escrituras Jo 15:7 = 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito) 1° Tim 4:6 = Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. Tg 1:21 = 21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.) e do Espírito Santo que em nós habita Rm 8:1 à 17 = 1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. 12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. 13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 ¶ Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Gl 5:16 à 25)

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

17

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. 19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gen 37:8 = Então lhe disseram seus irmãos: reinarás, com efeito sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. Gen 37:10 = Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso viremos, eu e tua mãe e teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra? 3) As Reações Diante Das Revelações.

(Gen 37:11) – Parte a = Seus irmãos, lhe tinham ciúmes (inveja). Parte b = Seu pai porém, aguardava este negócio no seu coração. a) Quando há inveja, o invejoso persegue até as palavras proféticas recebidas, mas não poderão impedi-las de cumprir, quando as palavras vêm de Deus. b) Quando não há inveja, simplesmente guarda consigo mesmo ou no coração. OBS: Depois dos sonhos de José eu creio que naquela casa não havia outro assunto entre os irmãos de José. Talvez descessem não podemos aceitar que José governe sobre (nós). (Quem é ele para dominar sobre nós). 4) Os Perseguidores Fazem Planos De Morte E Destruição.

Gêneses 37:12 à 20 = 12 ¶ E, como foram os irmãos apascentar o rebanho do pai, em Siquém, 13 perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui. 14 Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém. 15 E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e lhe perguntou: Que

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

18

procuras? 16 Respondeu: Procuro meus irmãos; dize-me: Onde apascentam eles o rebanho? 17 Disse-lhe o homem: Foram-se daqui, pois ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. Então, seguiu José atrás dos irmãos e os achou em Dotã. 18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. 19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! 20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos. 5) Deus interfere limitando os perseguidores

Gen 37:21 e 22 = 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai. - Mas Rubén, ouvindo isso o livrou das mãos deles e disse: Não lhe tire a vida. Também lhes disse Rubén: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele. Isto disse, para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai. 6) Os Invejosos Queriam Tirar De Nós O Que Mais Lhe Chama Atenção.

V:23 = Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia.) – Tiraram de José a sua túnica de varias cores. 7) O Invejoso Age Sem Arrependimento.

V; 24 e 25 = 24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água.25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. – Lançaram José no poço e depois foram comer pão. 8) O Invejoso Tenta Ainda Demonstrar Bondade E Ética.

V: 26 à 28 = 26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? 27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas;

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

19

não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram. 28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito.. 9) Os Invejosos Não Assumem Atos De Perseguição Por Inveja. V: 29 a 35 = 29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes. 30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei? 31 ¶ Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue. 32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho. 33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. 34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias. 35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai.. 10) Deus Coroa De Vitória E Cumpre As Promessas Sobre José.

Gêneses 41: 38 à 44 = 38 Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? 39 Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. 40 Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. 41 Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. 42 Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. 43 E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito. 44 Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.. Gloria a Deus!!!

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

20

5° DIA =TEMA: PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA DECISÃO E POSIÇÃO DE EDIFICAR O QUE FOI DESTRUÍDO. Texto: Neemias 4: 1 à 3. 1 Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. 2 Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? 3 Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra. Introdução: a) Os inimigos do pequeno remanescente dos judeus opunham-se à reconstrução dos muros de Jerusalém. b) Neemias e o povo foram alvos de zombaria (V:1 à 6 = Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. 2 Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? 3 Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra. 4 Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados; caia o seu opróbrio sobre a cabeça deles, e faze que sejam despojo numa terra de cativeiro. 5 Não lhes encubras a iniqüidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois te provocaram à ira, na presença dos que edificavam. 6 Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar.), c) Alvo de ameaça de uso da força (V:7 à 9 = 7 Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. 8 Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali. 9 Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite.), d) De desânimo (V:10 = Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro.)

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

21

e) De medo (V:11 à 14 = 11 Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra. 12 Quando os judeus que habitavam na vizinhança deles, dez vezes, nos disseram: De todos os lugares onde moram, subirão contra nós, 13 então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos; 14 inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.). 1. Perseguidores Da Edificação Zomba E Escarnece. Neemias 2:19 = Sambalá, porém o horonita, e Tobias, o servo amonita e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós e nos desprezaram e disseram : Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Obs: Usam de armas que podem atingir a alma do que está sendo perseguido, para fazê-lo desistir. Quando a pessoa torna a decisão de reconstruir sua vida, o qualquer coisa de verdadeiro valor, vai encontrar perseguições e em primeiro lugar vai receber ataques em sua alma, para desistir da decisão. 2. Os Perseguidores Vão Querer Mostrar Que Tem Razões Para Zombar E Não Acreditar Na Reconstrução. V: 2 = Então falou na presença de seus irmãos e do exercito de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia ? Renascerão, acaso dos montões de pó as pedras que foram queimadas? 3. Os Perseguidores Vão Tentar Te Convencer Que Todo Trabalho É Em Vão. V: 3 = Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra. 4. Quando A Reconstrução Não Para Os Perseguidores Vão Buscar Aliados Para O Ataque. Neemias 4:7 e 8 = Mas ouvindo Sambalá e Tobias os arábios, os amonitas e os asdoditas, que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados. Ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

22

OBS: Os perseguidores estão sempre por perto buscando informações com detalhes sobre a Reedificação, para acompanhar tudo com o objetivo de impedir que o objetivo seja alcançado. 5. Deus Faz Questão De Mostrar Aos Perseguidores A Verdade. Neemias 4:15 = E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tina frustrado o desígnio deles, voltamos todos nós ao muro, cada um a sua obra. OBS: Por mais que os perseguidores da reconstrução, agem falsamente, nas escuridades, Deus irá mostrar aos seus no momento certo. 6. Os Perseguidores Sempre Irão Encontrar Alguém Para Levar E Trazer Informações (Os Fofoqueiros). Ler Neemias 6:1 à 8 = Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, 2 Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. 3 Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 4 Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta. 5 Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, 6 do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, 7 e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. 8 Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas.. a) Eles querem se aproximar cada vez mais para atrapalhar e fazer mal- V:2. b) Usam de fofócas irresponsáveis. V:5 e 6 5 Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, 6 do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles,. Obs : A informação é a seguinte: Estão comentando que ... Todo mundo está dizendo que...etc c) Falam até como profetas em nome de Deus, mas totalmente fora das doutrinas de Deus

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

23

– Neemias 6:10 e 11 = V 10 Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te. 11 Porém eu disse: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.. 7. Deus Sempre Vai Revelar A Sujeira Dos Perseguidores Da Reconstrução. Neemias 6:12 e 13 = V 12 Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram. 13 Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem. – Deus mostra que os inimigos subornaram um profeta fraco sem temor a Deus, que não estava interessado na reconstrução e queria levar Neemias a morte. 8. Os Perseguidores Quando Não Consegue Nos Derrotar, Quanto A Reconstrução, Vão Fingir Que São Aliados Para Se Infiltrarem Nas Nossas Intimidades. Ler Neemias 13: 1 à 9=1 ¶ Naquele dia, se leu para o povo no Livro de Moisés; achou-se escrito que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, 2 porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes, assalariaram contra eles Balaão para os amaldiçoar; mas o nosso Deus converteu a maldição em bênção. 3 Ouvindo eles, o povo, esta lei, apartaram de Israel todo elemento misto. 4 Ora, antes disto, Eliasibe, sacerdote, encarregado da câmara da casa do nosso Deus, se tinha aparentado com Tobias; 5 e fizera para este uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos dos cereais, do vinho e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também contribuições para os sacerdotes. 6 Mas, quando isso aconteceu, não estive em Jerusalém, porque no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, eu fora ter com ele; mas ao cabo de certo tempo pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém. 7 Então, soube do mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de Deus. 8 Isso muito me indignou a tal ponto, que atirei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara. 9 Então, ordenei que se purificassem as câmaras e tornei a trazer para ali os utensílios da Casa de Deus, com as ofertas de manjares e o incenso. Tobias o perseguidor na ausência de Neemias se tornou parente do sacerdote Eliasibe, foi para dentro do templo e conseguiu se alojar nas Recamarás do templo.

www.sede.umnovotempo.org.br/estudos

24

OBS: Nunca podemos dizer que derrotamos para sempre o perseguidor da reconstrução; por isso toda vigilância ainda pode ser insuficiente. Mesmo que você reconstrua o que tem valor o perseguidor vai buscar um meio de destruir tudo novamente; Tobias foi descoberto antes da total destruição.