campanha de advento setor da catequese do patriarcado de ... · i domingo do advento ... david um...

6
12 Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

Upload: hoangthu

Post on 15-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

12

Campanha de Advento Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa

2

Introdução Este livrinho vai ajudar a viver o advento, o tempo que nos leva ao Natal. Apresentam-se propostas concretas para, domingo após domingo, irmos preparando o nosso coração para a chegada de Jesus. Também há sugestões para o dia 8 de dezembro e para o dia de Natal. Em família, através das leituras da Missa, será possível descobrir um caminho que faça Jesus nascer na nossa casa. Como o tempo de Natal não termina a 25 de dezembro, há também atividades para o domingo da Sagrada Família e para o dia de Reis, Epifania. No fim do livro propomos um jogo para fazer em família. Vai lá espreitar!

11 Jogo da corrida das ovelhas

1. Monta-se o presépio (8 de dezembro). 2. Faz-se um caminho para a manjedoura. 3. Cada elemento da família tem uma ovelha (ou outro animal) no presépio, mas ainda longe da manjedoura, que é o ponto de chegada. (modelo na contra-capa) 4. Todas/algumas noites (a estipular com a família) faz-se a oração junto do presépio com um exame de consciência. 5. Se se portaram bem, andam um pouco para a frente, se se portaram mal... andam para trás. 6. No dia de Natal, todos devem ter chegado ao Menino Jesus.

10

Domingo da Epifania

«E regressaram à sua terra por outro caminho.» Mt.

2, 12 Depois de verem Jesus, os magos já não podiam voltar a casa da mesma forma. Na verdade, sempre que nos encontramos com Ele, a nossa vida muda e temos de “ir por outro caminho”. Cada um vai escolher uma atitude para mudar, um novo propósito para este ano que começa. Se quiserem, partilhem uns com os outros o que decidiram, de forma a poderem ajudar-se na mudança. Neste dia, cada família é convidada a levar, para a Eucaristia Dominical, a planta. No início da celebração, as plantas são colocadas junto ao presépio paroquial.

3

I domingo do advento

«Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para

David um rebento de justiça.» Jer. 33, 15

Tal como uma semente, pequenina, pode dar uma grande árvore, com muitos frutos, também o nascimento de Jesus foi o princípio de muitas coisas boas para os homens do mundo inteiro. Todos temos em nós coisas boas. Ao longo desta semana, em família, vamos tentar fazer crescer uma qualidade em cada um de nós. Semeiem um feijão (ou trigo, ou lentilha, ou outra semente qualquer) e acompanhem crescimento da planta até ao Natal.

4

II domingo do advento

«Preparai o caminho do Senhor.» Lc. 3, 4 Quando João Batista dizia estas palavras, não falava de estradas verdadeiras, nem estava preocupado com a manutenção dos carros (que nem existiam no tempo de Jesus). João queria dizer que o nosso coração deve estar pronto para receber Jesus. A plantinha que está a crescer precisa de sol e água. De que precisa o nosso coração? Verdade, alegria, paz? Não se pode deixar cair lixo em cima da planta. Que temos de limpar no nosso coração? Teimosia, preguiça, vícios? Quem já tiver idade para se confessar, pode aproveitar esta semana…

9

Domingo da Sagrada Família

«Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu

Pai?» Lc. 2, 49 A Sagrada Família, Jesus, Maria e José, subiu a Jerusalém e o Menino fica no templo. Vamos, em família, nós também, à missa neste domingo. Quando nos encontramos com os nossos irmãos na eucaristia, somos a família de Deus, membros do Seu corpo! Depois, tentemos, em nossas casas, ser imagens da Sagrada Família de Belém. Pinta o desenho.

8

Dia de Natal

«Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram

Maria, José e o Menino deitado na manjedoura.

Quando O viram, começaram a contar o que lhes

tinham anunciado sobre aquele Menino.» Lc. 2, 16-17 Chegámos ao Natal e encontrámos o Menino (já puseram a imagem no vosso presépio?). Tal como os pastores, ficámos cheios de alegria. E agora? A quem vamos anunciar que Jesus nasceu para todos, para alegria e felicidade de todos? Cada um vai escolher uma pessoa a quem comunicar a alegria do Natal.

5

8 de dezembro – Festa da Imaculada Conceição

«Faça-se em mim segundo a tua palavra» Lc. 1, 38

Maria disse Sim à proposta que Deus lhe fazia de ser Mãe de Jesus e começou a preparar tudo. Ela e José tiveram de ir a Belém mas não encontraram onde ficar. Na vossa casa, há um lugar para receber Jesus? Aproveitem o feriado para montar o presépio. Mas não lhe ponham ainda o Menino – Ele chegará na noite de Natal.

6

III domingo do advento

«Que devemos fazer?» Lc. 3, 10 Todos perguntavam a João Batista o que deviam fazer e ele dava uma resposta adequada a cada um. Se lhe perguntássemos o que teríamos de mudar para acolher Jesus, que nos responderia ele? Cada um de nós pode encontrar um defeito que vai tentar melhorar, durante a semana. Como vai a plantinha? Não será altura de a mudar para junto do presépio?

7

IV domingo do advento

«Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se

apressadamente para a montanha» Lc. 1, 39 Isabel estava mesmo a precisar de ajuda de Maria e ficou muito contente com a sua chegada. Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que também precisa de nós (a mãe, o pai, um filho, um vizinho, um colega…). Como a podemos ajudá-la a viver a alegria do Natal?