caminha, pero vaz de. carta a el rei d. manuel

1
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El Rei D. Manuel. Dominus: São Paulo, 1963. Fragmentos selecionados: Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências (CAMINHA, 1963, p. 09). E segundo o que a mim e a todos pareceu, esta gente, não lhes falece outra coisa para ser toda cristã, do que entenderem-nos, porque assim tomavam aquilo que nos viam fazer como nós mesmos; por onde pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adoração têm. E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos serão tornados e convertidos ao desejo de Vossa Alteza (CAMINHA, 1963, p. 10). Assim, Senhor, a inocência desta gente é tal que a de Adão não seria maior -- com respeito ao pudor (CAMINHA, 1963, p. 10).

Upload: phdmartre

Post on 26-Sep-2015

225 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El Rei D. Manuel (fragmentos selecionados)

TRANSCRIPT

CAMINHA, Pero Vaz de. Carta a El Rei D. Manuel. Dominus: So Paulo, 1963.

Fragmentos selecionados:

Parece-me gente de tal inocncia que, se ns entendssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristos, visto que no tm nem entendem crena alguma, segundo as aparncias (CAMINHA, 1963, p. 09).

E segundo o que a mim e a todos pareceu, esta gente, no lhes falece outra coisa para ser toda crist, do que entenderem-nos, porque assim tomavam aquilo que nos viam fazer como ns mesmos; por onde pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adorao tm. E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos sero tornados e convertidos ao desejo de Vossa Alteza (CAMINHA, 1963, p. 10).

Assim, Senhor, a inocncia desta gente tal que a de Ado no seria maior -- com respeito ao pudor (CAMINHA, 1963, p. 10).