câmara de biritiba mirim -...

8
Página 6 Em Santa Isabel site da Câmara é rackeado. Caso será investigado Página 6 Câmara de BIRITIBA MIRIM emenda feriado sem comunicar

Upload: lamdieu

Post on 10-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Página 6

Em SantaIsabel siteda Câmaraé rackeado.Caso será

investigado

Página 6

Câmara deBIRITIBA

MIRIMemenda

feriado semcomunicar

Page 2: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Atacante do Atlético Mineiro, ThiagoRibeiro, troca baladas por cultos

Partido da República cresce na região,mas suspeitas por onde venceu são muitas

FO

TO

: D

IVU

LG

ÃO

O jogador ThiagoRibeiro voltou ajogar em um

time mineiro, dessa vezvestindo a camisa do Atlé-tico. Mudar de time – elejá vestiu a camisa do Cru-zeiro entre 2008 e 2011 –não foi a única diferença navolta do atleta para a cida-de de Belo Horizonte.

Antes os lugares pre-feridos de Thiago na ci-dade eram as baladas,mas agora ele aproveitaseus dias de folga partici-pando dos cultos daAssembleia de Deus.

“Não frequento maisbaladas. Quando não es-tou viajando, vou de duasa três vezes por semanana igreja”, revelou o joga-dor de 29 anos que ago-ra faz parte do time dos“atletas de Cristo”.

De acordo com o atle-ta, a mudança não foi sóem relação aos hábitos delazer, e até o gosto musi-

cal foi modificado por in-fluência da fé.

O atleta Thiago alu-gou um apartamento naPampulha e convidou seuspais, José e Sandra, paramorar com ele e faz ques-tão de trazer sua filha,Milena, para passar as fé-rias com ela (a garotinhade 5 anos mora com amãe em Florianópolis).

Atualmente, a rotinade sua filha é os contatospor telefone, SMS ou con-ferência de internet.

Conversão:Convertido desde ou-

tubro de 2014, ao Cristi-anismo, Ribeiro abando-nou os hábitos noturnosque desagradavam aDeus. Quando jogou norival do Atlético-MG, eraconhecido em Belo Hori-zonte por frequentar asbaladas da capital. Agora,a realidade é outra, garan-te ele que entregou suavida à Jesus Cristo.

O atacante do Atlético Mineiro, Thiago Ribeiro,agora faz parte dos atletas de Cristo. Tudo pela fé

MILAGRE IExtremistas hindus no

estado de Maharashtra,tinham espancado o pas-tor Prashant Bhatnager,de 45 anos, apontaramuma arma para sua cabe-ça e jogaram gasolina so-bre seu corpo ameaçan-do queimá-lo vivo. En-quanto isso ele orava elouvava a Jesus em vozalta, o que irritou maisainda seus agressores.

MILAGRE IIMilagrosamente, ele

está vivo para dar teste-munho de seu livramen-to. Ele se recupera devários ossos quebrados,incluindo mãos, braço eas pernas, assim comocortes na cabeça e porquase todo o corpo.

ENEM ILogo que os portões

das escolas foram fecha-das para o início do se-gundo dia de provas doExame Nacional do Ensi-no Médio (ENEM), no fi-nal de semana passado,foi divulgado o tema daredação. Os candidatosdeveriam escrever umtexto opinativo sobre“Caminhos para comba-ter a intolerância religio-sa no Brasil”.

ENEM II

Mantendo a tradiçãode abordar temas soci-ais, segundo o INEP, aredação deveria ter, nomáximo, 30 linhas. Elaprecisava ser desenvolvi-da “a partir de uma situ-ação-problema e de sub-sídios oferecidos sob aforma de textosmotivadores”.

HERESIA IO programa Fantásti-

co, transmitido pela RedeGlobo exibiu matéria so-bre a restauração daBasílica do Santo Sepul-cro na noite do dia 6 ecometeu erros grosseirosao falar sobre o assunto.

A reportagem mos-trava as cenas do traba-lho de restauração daigreja construída no sé-culo 4 sobre a pedraonde se acredita que ocorpo de Cristo foi de-positado depois da cru-cificação.

HERESIA IIAo lembrar os even-

tos que sucederam hádois mil anos atrás, a nar-ração afirma: “a tumbanão guarda mais o corpode Jesus que desapare-ceu dias depois do sepul-tamento”. Mais que umerro grosseiro de reda-ção, trata-se da negaçãodo fato mais importantedos evangelhos: a ressur-reição de Jesus Cristo aoterceiro dia. Tal reporta-gem mostrou que aemissora não está inte-ressada em preservar asverdades da Escritura.

OPartido da Re-pública (PR), foium dos que

mais saiu vitorioso nestaeleição, pelo menos aquino Alto Tietê formadopor 11 cidades, sendoque o município deGuarulhos não figura en-tre as cidades da região,portanto somamos dezcidades formadoras docinturão Alto Tietê.

Na difícil missão deconquistar o máximo deprefeituras, o PR deValdemar Costa Neto, oBoy, de Marcio Alvino, deAndré do Prado e MarcosDamásio foi aquém do es-perado nessas eleições.

Pelo menos MarcioAlvino, atual deputadofederal e André do Pra-do, atual deputado esta-dual, ambos do municípiode Guararema e ex-pre-feitos naquela cidade, fo-ram às figuras extremasnesta disputa.

Ambiciosos e já pen-sando nas eleições de2018, depositaram todas

as fichas nessas eleições,arriscaram em pessoasque talvez não tivessema mínima chance, foram,além, conseguiram pro-mover quatro jovens po-líticos ao cargo de prefei-to em suas respectivas ci-dades: Salesópolis,Vanderlon Gomes de Oli-veira, em Guararema,Adriano de Toledo Leite,em Poá, Gian Lopes e,em Suzano, já no 2º tur-no, Rodrigo Ashiuchi.

A vitória rende ao PRo maior vencedor na re-gião, tido como adversá-rios o PSDB e o PSD, am-bos não foram muito lon-ge. O PSDB se deu me-lhor, fechou com MarcusMelo em Mogi das Cruzese Mamoru Nakashima emItaquá, já o PSD nadaconquistou, senão sermero coadjuvante na dis-puta.

O PRB da Igreja Uni-versal conquistou duasprefeituras: Santa Isabelcom Fábia Porto e Zé Bi-ruta, em Ferraz de Vas-

concelos. Já o PV elegeuJarbas Ezequiel em BiritibaMirim e o PMDB fechou ascontas em Arujá, comJosé Luiz Monteiro.

Em todas as cidadesem que o PR venceu,houve denúncias, baru-lho, boatos e muitas acu-sações de que houve cri-me de compra de votos.Isso se viu em Poá, inclu-sive com denúncia regis-trada, também emSuzano em um espetácu-lo de 30 mil votos que

teriam sido comprados etambém em Salesópolis.

Apenas Guararema,berço hoje do PR, não seouviu falar do crime decompra de votos, mas, asacusações contra o parti-do nas cidades que foramvencedores são imensas.Resta agora esperar quefim possa dar a esse epi-sódio, já que a Justiça écega e os parâmetros queos cercam são de umacompreensão de dar so-nolência.

PR cresceu na região, mas, por onde venceu,deixou suspeitas de crime de compra de votos

Semana estimula a intui-ção, a sensibilidade e uma co-nexão maior com seus senti-mentos. Cuidado com o exces-so de expectativas e com ati-tudes irrealistas de sua parte,ariano. Procure se aconselharcom pessoas consideradas sá-bias por você, mas ouça tam-bém a sua intuição.

Excelente tempo parater uma conexão emocionale espiritual forte com as pes-soas. Em questões financei-ras, evite excessos e indul-gências, taurino. É precisoestar atento ao que pode serfeito junto com outras pes-soas em termos emocionais,profissionais e materiais.

Há uma tendência àreciclagem de objetivos, te-nha cuidado com o excessode idealização. Momento in-teressante para as preten-sões emocionais dosgeminianos. É um momento in-teressante para você seengajar de uma forma maisapaixonada naquilo que faz.

A sexualidade e o ero-tismo dos cancerianos estáestimulado. É um momentoem que você estáconectado com seus aspec-tos mais singulares e criati-vos. É uma fase muito inte-ressante para uma novaabordagem de negócios efinanças.

Esteja mais atento aosfatores inconscientes e psi-cológicos que regem o seucomportamento. É um exce-lente momento para terapi-as, autoconhecimento e de-senvolvimento espiritual.Cuidado com exageros e ne-gligências no campo amoro-so e financeiro.

Momento em que vocêtem uma percepção mais pro-funda dos acontecimentos,virginiano. Uma fase em quedeve haver um equilíbrio maiorentre as suas necessidadese as demandas das relações.Cuidado com a tendência aesperar demais dos outros enão fazer a sua parte.

É no setor afetivo quetemos agora o movimento doseu signo, libriano. O mo-mento é interessante, por-que você tende a se sentirmais energizado emocional-mente. Cuidado com a ten-dência a atitudes radicais eimpulsivas que prejudiquema harmonia afetiva.

Uma semana de muitasensibilidade e emotividadeaos escorpianos. Atençãocom a tendência àidealização excessiva doamor que pode levar a con-fusões. Momento importan-te para investir mais na suaautonomia e independên-cia, escorpiano.

Este é um momento deret iro, contemplação einteriorização, sagitarianos.Você pode ter poderososinsights sobre as questõesemocionais e espirituais.Preste atenção na formacomo está se comunicandoe conduzindo os seus relaci-onamentos.

Podem surgir dificuldadesenvolvendo pessoas próximase principalmente parentes.Tempo interessante para estarmais atento à linguagem nãoverbal e às sutilezas,capricornianos. É um momentoimportante para se utilizar maisda intuição e estar mais atentoa sincronicidades.

Período pode trazer umaboa energia para a carreira eas finanças dos aquarianos.Tenha cuidado com a tendên-cia a valorizar o que na ver-dade não tem o valor que vocêatribui. É um momento inte-ressante para focar a ener-gia no que quer realizar pro-fissionalmente.

Muito cuidado com atendência à idealização emrelação às pessoas e à car-reira. É necessário quevocê esteja engajado decorpo e alma no que fazpara se sentir realizado.Semana em que a intuiçãopode lhe auxiliar em impor-tantes decisões e atitudes.

Page 3: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Universidades de Mogi recebemnotas baixas do ranking da Folha

FO

TO

S:

DA

VID

P

ET

HE

RS

ON

As duas instituiçõesde ensino parti-culares de nível

superior, instaladas em ter-ritório mogiano: a Univer-sidade de Mogi das Cruzes(UMC) e a UniversidadeBraz Cubas (UBC), recebe-ram notas baixas noRanking Universitário Folha(RUF), publicado nesteano pelo Jornal Folha deS. Paulo. O levantamentomede a classificação dasuniversidades brasileiras eem 2016, o primeiro lugarficou com a UniversidadeFederal do Rio de Janeiro(UFRJ), com nota total de97,46, desbancando a en-tão líder, Universidade deSão Paulo (USP), que ago-ra ocupa a segunda colo-cação com a pontuação de97,03. O ranking, que exis-te há cinco anos, classifi-ca, nesta edição, 195 uni-versidades identificadaspor Estado, natureza ad-ministrativa, tamanho eidade.

O RUF é calculado apartir de cincoidentificadores: pesquisa,ensino, mercado, inovaçãoe internacionalização.

Fazendo o comparati-vo entre as duas universi-dades mogianas, a UMC sesaiu melhor no levanta-mento em detrimento daUBC, mas ainda estãoaquém de liderar o ranking.

UMC:Neste ano, a UMC ocu-

pa a 118ª posição, do totalde 195 universidades classi-ficadas e recebeu nota37,44. Nos outrosidentificadores analisados, auniversidade particular detamanho G (com mais de 18mil alunos), idade de 31-50anos, recebeu no ensino164, na pesquisa, 102, nomercado 75, na inovação 90e na internacionalização, 64.

No primeiro ano da pes-quisa, realizada em 2012,ocupou a posição de núme-ro 91, com nota 30,56. Em2013, ficou com a 113ª co-locação e nota 34,3. Já em2014, recebeu nota total de48,66 e a 83ª classificação.

No ano passado, a suapontuação foi de 34,59 e a113ª posição.

Percebe-se que mesmocom notas baixas, o desem-penho, medido pelo RUFfoi melhorandogradativamente e oscilan-do ao longo dos cincoanos da pesquisa, revelan-do que ainda faltam inves-timentos para melhorar apontuação em 2017.

A assessoria de im-prensa da UMC, comanda-da pela assessora, a jorna-lista Marta Vicentin, rece-beu as 11 indagações dareportagem do Jornal Im-presso Brasil (JIB), no dia7 de outubro e afirmouque assim que o respon-sável designado a respon-der as questões, chegas-se de viagem, iria respon-de aos questionamentos.

Por quatro vezes, a re-portagem manteve conta-to com a profissional decomunicação, que se com-

prometeu em enviar asrespostas, mas até o fe-chamento desta edição,não encaminhou o mate-rial em tempo hábil parapublicação.

Entre as perguntas en-caminhadas à UMC, o veí-culo de comunicação sema-nal indagou se a crise eco-nômica teria afetado os in-vestimentos da universida-de e se a instituição de en-sino estaria programandocontratações de profissio-nais. Também questionouse a situação orçamentáriada universidade está saudá-vel ou no vermelho. Essese outros questionamentosforam encaminhados à UBCtambém.

UBC:Já a UBC, que obteve

a posição de número 160,privada, de tamanho P(com menos de 8000 milalunos) e idade de 31-50anos, recebeu, neste ano,136 no ensino, 170 na pes-quisa, 104 no mercado,não pontuou na inovaçãoe na internacionalização fi-cou com 136, recebendoa nota total de 25,09.

Quando o levantamen-to da Folha foi iniciado, em2012, a nota total da UBCfoi 12,62 e a posição re-cebida ocupou a 157ª co-locação. Já no ano seguin-te, 2013, ocupou a colo-cação de número 178,com nota 11,92.

Nos anos de 2014 e2015, respectivamente,as notas atribuídas foramde 18,12, com a posiçãode número 172 e 19,92 ea classificação 161.

Comunicada sobre oRUF, a Assessoria de Im-prensa da UBC enviou nota

à Redação, assinalandoque a “Universidade BrazCubas avalia de maneirapositiva o crescimento noRanking Universitário daFolha, porém destaca quea principal avaliação que ésubmetida é o desempe-nho dos alunos no ExameNacional de Desempenhode Estudante (ENADE),feita pelo Ministério daEducação, na qual a Uni-versidade tem mantido umótimo desempenho nosúltimos anos”, revelou anota, sem informar, noentanto, qual a média atri-buída pelo exame à insti-tuição de ensino. “Valedestacar que, além doENADE, o MEC faz avalia-ções in loco de todas ascondições de oferta doscursos de graduação, etodos sempre foram bempontuados”, explica a as-sessoria, sem, novamen-te, apresentar dados àimprensa.

Comparativos:Fazendo os comparati-

vos com as cinco ediçõesdo RUF, a UMC e a UBC,precisam melhorar nosi d e n t i f i c a d o r e spesquisados, principalmen-te a UBC, que não pon-tuou na inovação, nesteano. Para 2017, ambas asuniversidades devem seravaliadas novamente peloranking da Folha e espera-se que as notas sejammelhoradas, avançando,desta maneira, na qualida-de e desempenho, for-mando cidadãos capacita-dos e treinados para ocompetitivo mercado detrabalho brasileiro. O JIBvai divulgar, em breve, oresultado do ENADE.

Neste ano, a UMC ficou na 118ª posição no rankingdo total de 195 universidades pesquisadas, com

nota de 37,44 e não se pronunciou sobre o fato

Já a UBC, conseguiu a posição 160 com nota totalde 25,09 e não pontuou na inovação. Universidade

revela que no Enade vai bem, sem mostrar números

GUERRA IO prefeito Marco

Bertaiolli precisa começara mostrar sua força deverdade na região. Depoisde fracassar em todas ascidades do Alto Tietê,perdendo as eleições, émelhor repensar o futuroe a estratégia de seu par-tido, o PSD.

GUERRA IIQuem se deu bem

nas eleições deste ano,foi o PR, embalados porMarcio Alvino e André doPrado. Os dois não se im-portaram com o que es-tava em jogo. Foram paracima e conquistaram qua-tro prefeituras pelo PR eoutra (Arujá) pelo PMDBque será comandado pe-los republicanos.

GUERRA IIIBertaiolli perdeu em

Arujá com Dr. LuisCamargo, em Salesópoliscom Marcelo do Quico,

em Suzano com Said Raful,em Santa Isabel com Pa-dre Gabriel Bina (mesmoque não tenha concorri-do), em Biritiba Mirim comFernando Bolanho e Dr. Ro-que em Itaquá. Enfim! Foide lavada. Agora, é neces-sário rever o que deu er-rado, entender que só ima-gem não ganha eleição epôr a mão no bolso tam-bém para se dar bem naseleições de 2018, senão,o PR engole de novo.

GUERRA IVPrecisa começar a re-

ver os conceitos. A maio-ria desses candidatos dis-se que só a força da ima-gem não foi suficiente per-to do poder econômicoque entrou na disputa.

CONDEMAT IO primeiro passo que

Bertaiolli deverá dar antesde deixar a Prefeitura deMogi das Cruzes, será deinterromper os planos deMarcio e André de elegerum prefeito do PR no co-mando do Condemat.Tudo indica que sejaRodrigo Ashiuchi. Essaideia dos guararemensesseria uma jogada espeta-cular a fim de mantê-los

nos holofotes das mídias,os alavancandos em2018.

ELEIÇÃOSe Bertaiolli quer ser

deputado federal mesmo,precisa começar agir logo,senão, vai amargar umanova derrota na regiãomais feia que nas eleiçõesdeste ano.

BURACO DO BERTAA passagem subterrâ-

nea conhecida como o“Buraco do Bertaiolli” po-derá ser um enorme pro-blema de sua administra-ção. Essa obra de mais deR$ 100 milhões pode ge-rar muitos problemas nofuturo. Será que foi bemarquitetada?

CÂMARA DE MOGITudo indica que o fu-

turo presidente da Câma-ra Municipal de Mogi dasCruzes, conforme publica-do por este jornal com ex-clusividade no mês de ou-tubro, seja mesmo o Pas-tor Carlos Evaristo do PSD.Além de Evaristo, corre porfora Sadao Sakai e o pró-prio Mauro Araújo. Se ficarconfirmado o PSD à frentedo Legislativo, o PR, PSDBe PMDB serão os próximos.

Page 4: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Mamoru admite trocar secretariadoe busca parceria para iluminação

Mobilidade urbana na cidade requerinvestimentos em obras estruturaisAmobilidade urba-

na refere-se àscondições de

deslocamento da popula-ção no espaço geográficodas cidades e é geralmen-te empregado ao trânsitode veículos e também depedestres, seja através dotransporte individual, car-ros e motos, por exemplo,ou por meio do uso detransportes coletivos, ôni-bus e metrôs. E tem sidoum grande desafio nosgrandes centros e muni-cípios. Ao ser questiona-da sobre o tema, a admi-nistração pública deGuararema revelou à re-portagem do Jornal Im-presso Brasil (JIB) quehouve investimento emobras estruturais, no mu-nicípio, como a duplicaçãoda Ponte do Itapema, sobo Rio Paraíba do Sul, quemelhorou o fluxo na regiãojá que antes a ponte com-portava a passagem desomente um carro porvez. “Também estamosinvestindo na construçãode novas pontes sob a li-nha férrea nos bairrosMaracatu e Lambari. Nes-

tes locais, as pontes atu-ais também permitem apassagem de um veículopor vez. As obras demobilidade urbana possi-bilitarão um grande de-senvolvimento para osbairros da região Norte”,assinala o Executivo.

Na região Central,está sendo finalizada arevitalização da AvenidaAntônio Teixeira Muniz,no Ipiranga, que é umadas entradas da cidade.“Nesta via será implanta-da a primeira ciclovia deGuararema e o nosso ob-jetivo é estender essaideia para demais ruas dacidade, incentivando a prá-tica esportiva e colaboran-do com a mobilidade”.

A prefeitura somentenão informou os valoresem reais dos investimen-tos feitos na cidade.

Reformaadministrativa:

Como medida de con-tenção de gastos, estáem estudo a Reforma Ad-ministrativa. “Entende-mos, neste momento,que é necessário revisar aestrutura de cargos da

Prefeitura para enxugar amáquina. O estudo em an-damento tambémembasará a escolha do pri-meiro escalão para o novomandato que se inicia nodia 1º de janeiro”, frisa aPrefeitura de Guararema.

Receita:O projeto de Orçamen-

to para 2017 aguardaapreciação e votação naCâmara Municipal. Nesteano, o prefeito Adriano deToledo Leite (PR), adminis-trou Orçamento de R$181.803.405,84. Mas nãoinformou a receita deroyalties, que é variável. “Oque sabemos é que com opaís em crise e a Petrobrástambém passando por ummomento delicado, nossareceita de Royalties, que émuito importante para omunicípio e já chegou a re-presentar mais de 50% donosso orçamento total,vem registrando queda nosúltimos cinco anos. A que-da na arrecadação do anode 2012 para 2016, entreos meses de janeiro e se-tembro, chegou a 54,56%.Portanto, não temos comonos planejar com relação a

esta receita”.Utilidade pública:O prefeito Adriano

Leite sancionou a Lei nº3159, que declara de Uti-lidade Pública Municipal aAssociação BeneficenteSeja Feliz. O presidente daentidade, José Mario No-gueira Junior; o vice-pre-sidente, José GonçalvesVieira e a membro, MaíraMoreno Nogueira recebe-ram a notícia durante visi-ta ao gabinete do prefei-to na última semana.

Guararema, que atrai centenas de turistas, nosfinais de semana e fim de ano, se prepara com obras

A associação atua des-de 2013 e é mantida porum grupo de 40 pessoasque contribuem mensal-mente para que a popula-ção seja beneficiada pelasatividades e oficinas ofere-cidas. A Prefeitura e a Câ-mara também são parcei-ras da associação desdeque ela iniciou as ativida-des na cidade. Atualmen-te, são atendidos 140 pes-soas, entre crianças, ado-lescentes, adultos e idososcom cuidados especiais.

NOVEMBRO AZULOs internautas que

acessam neste mês, osite da Câmara deGuararema, avistam oalerta do NovembroAzul, com os seguintesdizeres, em um banner:“Nós apoiamos essa cau-sa. Novembro Azul. Mêsde prevenção econscientização do cân-cer da próstata”.

SESSÔESOs cidadãos e con-

tribuintes deGuararema, revelam àColuna Caldeirão, queas sessões ordinárias daCâmara de Vereadoresdeveriam ser realizadaspelo menos semanal-mente e não somentesàs primeiras e terceirassegundas-feiras de cadamês, a partir das 15horas. Para eles, esseposicionamento deveser revisto.

Oprefeito reeleitopara o mandatode mais quatro

anos, em Itaquá, MamoruNakashima (PSDB),confidenciou para a repor-tagem do Jornal ImpressoBrasil (JIB) que está estu-dando a possibilidade demudar algum secretáriopara a segunda gestãoque terá início no ano quevem. No entanto, mante-ve suspense sobre os no-mes que mantêm no pri-meiro escalão que talveznão continuem em seugoverno a partir de 2017.

Quando o assunto é oinvestimento para moder-nizar a iluminação públicaem 2017, que prestarámais segurança à popula-ção, Mamoru ressalta quedeverá utilizar cerca de R$20 milhões para realizar amodernização do parqueelétrico a partir do anoque vem, mas pretendeencontrar parceiros paraviabilizá-la visto que amunicipalidade não dispõedesses recursos em caixa.“O investimento estimadopara a substituição comple-ta e modernização dosequipamentos é de cercade R$ 20 milhões. Uma dassoluções definitivas estuda-das pela municipalidade, éuma Parceria Público Priva-da no setor de iluminação,já que o município não pos-sui recursos suficientes paraarcar com os custos da mo-dernização do sistema”.

Câmeras:A assessoria do admi-

nistrador público respon-deu algunsquestionamentos do ve-ículo de comunicação erevelou que paramonitorar a cidade, exis-tem 22 câmeras demonitoramento espalha-das pelos bairros opera-dos pela Guarda Civil Mu-nicipal. Elas são utilizadaspara ajudar no combateà criminalidade, um dosclamores da populaçãoque exige mais seguran-ça e investimentos emsetores prioritárias deuma sociedade. “Ascâmeras são utilizadascomo elemento de pro-

va em uma investigaçãocriminal, ou ainda paraflagrar pessoas em atitu-de suspeita. Os dados so-licitados não entram paraestatísticas oficiais”, infor-mou o Executivo.

Ônibus:Quando foi indagada

sobre o investimento nagratuidade de passagenspara idosos e portadoresde necessidades especi-ais, se limitou-se a dizerque diante dos problemasfinanceiros vividos, a Pre-feitura não subsidia a em-presa concessionária dotransporte. “A gratuidadea idosos é efetivada por

força de legislação vigen-te”.

Faixas exclusivas:Na atual gestão, fo-

ram implantados 10 qui-lômetros de faixas exclu-sivas de ônibus, e a inten-ção da municipalidade éampliar esse número.Além disso, foram instala-dos 250 novos abrigos deônibus nas paradas, sen-do que desde 1992, nãoera realizado serviço seme-lhante na cidade. “As ruas eavenidas do Centro estãorecebendo recapeamentoasfáltico, e as calçadas doCentro da cidade receberamrampa de acessibilidade”,

diz, ressaltando, em se-guida, que estáprotocolado no Ministériodos Transportes, projetoque prevê a construçãode um viaduto que liga osbairros Pedreira e Estação,que vai ajudar a desafo-gar o Trânsito da regiãoCentral. Esse projeto en-contra-se em fase deaprovação por parte do

governo federal, infor-mou a administração pú-blica.

A Duplicação da Estra-da Governador Mario Co-vas, e a transformação darotatória desta estrada,em cruzamento, desafo-gou o caótico trânsitooriundo da saída da Rodo-via Ayrton Senna para aMário Covas.

Estrada do Mandi foi duplicada e melhorou a fluidez do trãnsito que era intensono local. População e motoristas sentem os reflexos dessa duplicação

DENGUE IA Prefeitura Municipal

de Itaquaquecetuba,por meio da Secretaria deSaúde, segue com asvisitas casa a casa paracombater a proliferaçãodo mosquito AedesAegypti, responsável pelatransmissão de doençascomo Dengue,Chikungunya e Zika. Ostrabalhos são feitos sem-pre aos sábados das 9hàs 14h.

DENGUE IINo segundo semes-

tre deste ano, as açõestiveram início na primeirasemana de setembro edesde então mais de 30mil imóveis da cidade fo-ram vistoriados. O obje-tivo da Secretaria é reali-zar o trabalho preventi-vo para evitar que a po-pulação sofra com novos

casos de dengue nomunicípio, por acúmulode água parada.MATERIAIS INERTES I

A Comissão Processante(CP) que foi instalada naCâmara Municipal de Itaquácom o objetivo de apurar adenúncia feita por ummunícipe contra a Adminis-tração Municipal, refe-rente a possível utiliza-ção da área da Secreta-ria de Serviços Urbanospara descarte de mate-riais inertes, encerrou afase de oitivas, em ou-tubro com o depoimen-to do secretário de Ser-viços Urbanos, EduardoAkira Kitakawa. MATERIAIS INERTES II

A CP é formada pe-los vereadores Silvani dePaula Lima (Presidente),Roberto Letrista de Oli-veira (Relator) e Arnô Ri-beiro Novaes, o Arnô Ca-beleireiro (Membro), jáanalisou o material e ago-ra definirá qual será opróximo passo da Comis-são. A população espe-ra ansiosa a conclusãodeste processo.

FO

TO

: D

AV

ID

PE

TH

ER

SO

N

FO

TO

: A

SS

ES

SO

RIA

DE

IM

PR

EN

SA

Page 5: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Cidade atingirá a universalizaçãodo saneamento básico em 2020

Em 16 anos, Santa Casa FredericoOzanan, acumula dívida de R$ 4 mi

R$ 4 milhões.Este é o valorda dívida da

Santa Casa de Misericór-dia Frederico Ozanan, ins-talada na Estância Turísti-ca de Salesópolis. Com ex-clusividade, a interventorada unidade hospitalar,Edimara Miranda de Sou-za, que ocupa esta fun-ção deste novembro de2015, confidenciou queeste valor foi se acumulan-do desde o ano de 2000,quando o hospital era co-mandado pela SociedadeSão Vicente de Paulo. Oacúmulo de 16 anos dodéficit, ainda não prejudi-ca o atendimento aos pa-cientes, informou Edimara.

Para que as contassejam quitadas, todos osmeses, a unidade hospi-talar conta com a subven-ção da Prefeitura Munici-pal, no valor de R$ 305mil, que não são suficien-tes para quitar aintegralidade das despe-sas com os 47 funcionári-os contratados pelo regi-me da Consolidação dasLeis do Trabalho (CLT),três médicos por dia, to-dos os dias da semana eos remédios distribuídosgratuitamente à popula-ção. Até o dia 10 de cadamês, o Executivo encami-nha este valor ao hospi-tal. Há, ainda uma verba

federal de Média e AltaComplexibilidade Ambulatoriale Hospitalar (MAC), no va-lor de R$ 91 mil. Destetotal, R$ 21 mil são des-tinados à internação e osR$ 70 mil restantes, usadospara a complementaçãodos gastos do hospital. “Dogoverno estadual, nãorecebemos nada”, expli-cou a interventora que éfuncionária da administra-ção pública, atua comoagente administrativo IIIe também respondecomo diretora financeirada saúde em Salesópolis.

Durante a entrevista,a interventora relatouque a administração pú-blica quitou 70% da sub-venção referente ao mêsde outubro, em novem-

bro. “O problema é esse:não temos dinheiro”, frisaela que para deixar ascontas em dia e cobrir asdespesas, realiza bailes ebingos beneficentes. Nopróximo dia 27, haveráAção Entre Amigos. Con-fira na matéria ao lado.

Doações:A população contribui

com a Santa Casa e fazdoações diversas que aju-dam na manutenção daunidade. E se você quisercolaborar, poderá realizardoações para o hospital,desde dinheiro em espé-cie, qualquer quantia, alençóis e produtos de lim-peza. Basta ligar para o4696-1411 e falar comEdimara ou Dulcinéia.

Décimo terceiro:

A interventora EdimaraSouza desmentiu a infor-mação de que os funcio-nários da Santa Casa teri-am recebido o décimo ter-ceiro salário de 2015, par-celado, neste ano e comatraso. “O pagamento éfeito da seguinte forma:metade do décimo tercei-ro é pago até o dia do ani-versário do funcionário ea outra parcela em dezem-bro. E isso tem ocorrido háseis anos. Neste ano, jápagamos R$ 47 mil e res-tam os outros R$ 47 milcuja previsão de paga-mento ocorrerá em de-zembro, embora aindanão tenhamos dinheiroem caixa. Estamos espe-rando a subvenção daPrefeitura e se houveratraso no repasse, pode-remos atrasar esse bene-fício”, avisa.

Emoção:Emocionada, Edimara

termina a entrevista assi-nalando que a populaçãocontribui com o que podeauxiliando o hospital edoa, acima de tudo oamor. “Recentemente,uma moradora veio até ohospital entregar dois pa-cotes de bolacha para ospacientes. Há ainda ou-tros munícipes que doamlençóis e toalhas”, relatoucom os olhos marejadosde lágrimas.

Objetivando angariar fundos para as despesasda Santa Casa, a direção da unidade hospitalar

irá promover no dia 27 de novembro, às 14horas, na Sociedade São Vicente de Paulo, na

área central de Salesópolis, Ação Entre Amigos,ao custo de R$ 3,00 cada cartela.

O movimento beneficente irá sortear trêsprêmios: um tanquinho, um violão autografadopela dupla sertaneja Matrogrosso & Mathias,

quando visitou a cidade durante a festa do peãode boiadeiro, no ano passado e uma batedeira.

Santa Casa encaminhou à Secretaria de AssuntosJurídicos, o detalhamento da dívida, há um ano,

mas aguarda pronunciamento do Executivo

Violão autografado porMatogrosso & Mathias será

sorteado no dia 27

Segundo os últi-mos levantamen-tos da Compa-

nhia de Saneamento Bá-sico do Estado de SãoPaulo (Sabesp), responsá-vel por planejar, executare operar o serviço, quecompreende a captação,tratamento e distribuiçãode água e coleta e dispo-sição final de esgotos, re-passados à Prefeitura Mu-nicipal de Arujá, respon-sável pelo serviço de sa-neamento no município,100% do esgoto coleta-do na cidade são encami-nhados para tratamento,mas o índice de coleta éde 69%.

Com relação ao prazopara universalização doserviço, de acordo com aSabesp, deve ocorrer em2020. E quando se falade saneamento básico,não há como dissociá-lo dalinha divisória da saúdepública, setor muito critica-do pelos munícipes. Então, notocante a essa infraestrutura,a municipalidade informa queArujá conta com sete uni-dades básicas de Saúde, doisProntos Atendimentos, umCentro de EspecialidadesMédicas e tem um postode saúde (Vila Pilar) e umaUnidade de Pronto Aten-

dimento (UPA) 24 horasem construção. “No se-gundo quadrimestre doano, conforme dadosapresentados em audiên-cia pública na Câmara Mu-nicipal, as unidades desaúde da cidade realizarammais de 196 mil consultase atendimentos, sem con-tar exames e outros pro-cedimentos, como os deenfermagem”.

Para amenizar o caosna saúde, a prefeitura sa-lienta que a cidade contatambém com o uma Equi-pe Multiprofissional deAtenção Domicil iar(EMAD), que atende aspessoas em casa, bemcomo os agentes comu-nitários de saúde do Pro-grama Estratégia Saúde

da Família, que são res-ponsáveis pela coberturade 42 mil pessoas no Par-que Rodrigo Barreto, Jar-dim Real, Mirante e JardimEmília.

“Quanto à MaternidadeMunicipal, é importante fri-sar que a unidade já reali-zou mais de 5 mil partosdesde a reabertura, em2010. No segundoquadrimestre, foram 327partos”, revela amunicipalidade.

Antes de terminar aentrevista, o prefeito AbelLarini (PR), relatou que asaúde pública é um desa-fio para os administradores.“A saúde pública é um de-safio para qualquer prefei-to, governador e presiden-te do Brasil e do mundo.

Não por acaso, na cidade,a Saúde foi a área para aqual se destinou 35,6%do que foi arrecadado pelaPrefeitura no segundoquadrimestre. É precisotrabalhar duro para fazera Saúde funcionar. Um dosprincipais problemasepidemiológicos do Brasilatual é a dengue e as de-mais doenças transmitidaspelo Aedes Aegypti. EmArujá, do ano passado,para cá, os casos de den-gue caíram, até o momen-to, 92,5%. Isso é fruto dotrabalho diário das equipesde Saúde com prevenção,bloqueio de áreas comcasos confirmados econscientização da popu-lação”, explica com exclu-sividade o prefeito Larini.

Prefeitura de Arujá revela que está se esforçando para melhorar a qualidadeda saúde pública disponibilizada aos munícipes e baixou os registros da Dengue

LOTÉRICAOs moradores do Distrito Nossa

Senhora dos Remédios, emSalesópolis, solicitam às autoridades,que seja implantada uma casalotérica no local, que não conta comesse benefício. Quando os

munícipes daquela localidade precisam pagar suascontas em dia, são obrigados a se dirigirem para oCentro da cidade, que conta com a implantação deapenas uma unidade, autorizada pela Caixa.

GIL DO GÁSCom a ausência do

predidente Renato Caroba(PT), no plenário da Câmara,para a realização da 163ªsessão ordinária, nesta se-gunda-feira, dia 7 de novem-bro, o vice-presidente daCasa de Leis, Gil do Gás(DEM), comandou os traba-lhos representando o colegade plenário.

NOVEMBRO AZULAproveitando a sua fala,

Jussival, lembrou aos cole-gas parlamentares e à po-pulação que prestigiou a ses-são, a importância do mês“Novembro Azul”, destinadoà realização dos examesmasculinos para evitar o cân-cer de próstata. “Não te-nham medo do dedo. Eu jácai na mangueira e estouaqui. É melhor fazer essesexames do que andar com asacolinha pendurada”, expli-cou ele solicitando aos ho-mens de Arujá que não te-nham machismo nesta hora,porque os exames são ques-tão de saúde.

CONVOCAÇÃOVisivelmente preocupa-

do com o descaso dos se-cretários de Educação eObras, respectivamente,Maria Goretti e Juvenal Pen-teado, Rogério da Padaria(PSD), informou que eles fo-ram convocados para pres-tar esclarecimentos sobre assuas referidas pastas e atéagora não compareceram aoLegislativo.

GESTANTES Em segunda votação

foi aprovado o projeto de leido Legislativo, denúmero198/16, que institui o “Pas-se Livre Gestante” de auto-ria dos vereadores OdairNeris e Dr Wilson, ambos doPSB, destinado ao transpor-te gratuito das gestantes emães de recem-nascidos àrede pública de saúde do mu-nicípio arujaense.

ACORDOSTem muita gente que não

gosta de cumprir acordos,depois quando a bomba es-toura, culpa o outro lado. Sepreparem!!! Vem bomba. Nãoé porque passou a eleiçãoque tranquilizou, aliás, dor debarriga nunca da uma vez.

GOVERNARO futuro prefeito terá

dificuldades de governar.Para conferir mais tarde!

FO

TO

: A

RQ

UIV

OF

OT

O:V

EN

IN

A C

AM

IL

O

FOTO: VENINA CAMILO

Page 6: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

Portal da Transparência da Câmaraé hackeado. Caso será investigado

Desrespeito: Câmara emendaferiado de Finados sem comunicarNovamente, em

menos de ummês, a Câmara

de Vereadores de BiritibaMirim, emenda o feriadode Finados e permanecefechada por três dias e oscontribuintes ficam sematendimento porque nãohouve expediente no lo-cal. O fato aconteceu nosdias 2, 3 e 4 de novem-bro. Apenas o avisodigitado da Presidência daCasa de Leis informavaque não haveria atendi-mento nos referidos diascitados acima. “Ficamossurpresos, porque em ple-na sexta-feira, o órgãopúblico estava fechado.Isso é um absurdo”, resu-miu sua indignação a apo-sentada Santina Mirandade Araújo, de 76 anos,acompanhada de seu ma-rido, o também aposen-tado Quirino Antônio deAraújo, de 79. Amboscompartilharam seus sen-timentos à reportagem doJornal Impresso Brasil(JIB), que esteve na ci-dade, na manhã do dia 4de novembro e, por vol-ta das 10h20, enquantocoletava os dados para afinalização desta matéria,a jornalista Venina Camilo,presenciou que o telefo-ne do Legislativo tocoupor 17 vezes, sem que o

mesmo fosse atendido,devido à ausência de fun-cionários no local, por cau-sa do fechamento da Câ-mara.

O casal, que esteveno município fazendocompras, relatou ao veí-culo de comunicação, apossibil idade de oLegislativo ter mudado deendereço, porque todo ocomércio e a PrefeituraMunicipal, mantiveramatendimento ao público.“Acreditamos que o mo-tivo seja a eleição queacabou e os vereadoresque não foram reeleitosnão querem mais traba-lhar”, conjecturaram osdois aposentados.

Outra munícipe quereside em Salesópolis epreferiu o anonimato, es-tava em Biritiba Mirim namanhã do dia 4 e tambémpresenciou as portas daCasa de Leis fechadas àpopulação que paga im-postos e os salários dosvereadores. “A Câmarafechada é um abusurdo”,referiu-se ela usando omesmo adjetivo do casalde aposentados.

Vale ressaltar aindaque no dia do funcionalis-mo público, comemoradono dia 28 de outubro,também não houve expe-diente na Casa de Leis.

No mês passado,quando ocorreu o feriadonacional de 12 de outu-bro, dedicado à Nossa Se-nhora Aparecida, padroei-ra do Brasil, a Câmara tam-bém permaneceu fecha-da aos cidadãos até o dia14 e os contribuintes tam-bém deram com a cara naporta em virtude de nãohaver funcionamento noLegislativo. A reportagemnoticiou este fato na Co-luna Caldeirão e geroumuita repercussão. Naque-la oportunidade, apenas oaviso digitado informavasobre a ausência de expe-diente nos três dias, a

exemplo do que ocorreuneste mês de novembro.

Novo feriado:Mais uma vez, os cida-

dãos também terão queantecipar o seu atendi-mento na Câmara, porquea Casa de Leis irá emen-dar de novo no dia 14 denovembro, com o feriadoda Proclamação da Repú-blica, festejado na terça,15. Nestes dois dias, nãohaverá expediente aopúblico. E a sessão queseria realizada na segun-da, 14, será transferidapara quarta, dia 16, às 15horas.

O outro lado:

Aviso digitado revelaaos munícipes que nos

dias 2, 3 e 4 nãohaveria atendimento

Santina Miranda: “É umabsurdo a Câmarapermanecer todos

esses dias fechada”

Quirino de Araújo: “Issojá virou bagunça! Deveser porque muitos não

foram reeleitos”

Por telefone, o asses-sor de imprensa da Câmarade Vereadores de BiritibaMirim, Edezio Rodrigues deMoraes, de 54 anos, infor-mou que o presidente doLegislativo, o vereadorValdivino Ferreira dos San-tos (PRTB), em conjuntocom a Assessoria Jurídicadecidiu que a Casa de Leispermaneceria fechada trêsdias. A decisão para quehouvesse o fechamento doLegislativo ao público ocor-reu na terça, 1.º de novem-bro e que seria afixado naporta da Câmara o aviso àpopulação. “Somente hou-ve esse comunicado”, diz.

PONTO DE ÔNIBUS IEnfrentar sol e chu-

va devido à ausência deum ponto de ônibus,nas proximidades de umposto de gasolina, emBiritiba Mirim, é a reali-dade da população quetem de esperar peloscoletivos que se desti-nam à Salesópolis.PONTO DE ÔNIBUS II

A população reivin-dica esse benefício hámuito tempo e até hojea realidade onde se lo-caliza o ponto de para-da dos ônibus é muitasujeira e mato alto quecobre boa parte da cal-çada da rua.

SUJEIRANa via Padre José de

Anchieta, próxima ao nú-mero 82, no Centro, namanhã do dia 4 de no-vembro, havia amontoa-do muito entulho e lixodoméstico depositado nolocal, enfeiando a cidade.O mesmo acontece como lixo acumulado na RuaGuerino Lugoboni, tam-bém na área central.

APAGAR DAS LUZES INo final de mandato,

muitos funcionários sãodemitidos, devido ao fatode o prefeito não ter sidoreeleito, como é o casodo Padre Gabriel Bina(PSD), que nesta eleição,não disputou o pleito,talvez em virtude de apopulação não aprovar oseu primeiro mandato.Em algumas secretariashá poucos servidores,como acontece com aassessoria de imprensa.APAGAR DAS LUZES II

O jornalista Pablo Go-mes é o único que res-tou no departamento enão está dando conta dasdemandas jornalísticasencaminhadas à Prefeitu-ra. Nesta edição, nãoconseguiu preparar asrespostas para as indaga-ções deste veículo de co-municação, no tocante àeconomia com a exone-ração de funcionários ecomo estão os trabalhosda equipe nomeada pelochefe do Executivo paracobrir o rombo de R$ 4

milhões e se a Lei deResponsabilidade Fiscal(LRF) será cumprida à ris-ca, visto que a legislaçãodetermina que o admi-nistrador público nãopode deixar dívidas parao seu sucessor.

SEDE DO INSS IA prefeita eleita Fábia

Porto (PRB) esteve, re-centemente, em SãoPaulo, na Superintendên-cia do Instituto Nacionaldo Seguro Social (INSS)de São Paulo. O encon-tro tratou dos detalhespara a construção dasede da Previdência emSanta Isabel.

SEDE DO INSS IIO terreno já foi doa-

do pela Pedreira SantaIsabel e a licitação, fisca-lização e celeridade naentrega da obra, ficarásob a responsabilidadedo INSS de São Paulo.

ELEITORALO Cartório Eleitoral de

Santa Isabel promoveu o‘Reprocessamento de vo-tos’ no município, requeri-do pelo Tribunal RegionalEleitoral (TRE). O órgão re-quereu a atualização jurídi-ca no sistema, referenteao vice-prefeito eleito Dr.Carlos Chinchila e dos verea-dores Mauricio Platz eAlencar Galbiatti.

O técnico em informática, Ivan Pereira, disse que ohacker invadiu o Portal da Transparência da Câmara

Os hackers nãoperdem tem-po. Desta vez,

o alvo foi o Portal daTransparência da CâmaraMunicipal de Santa Isabel(www.santaisabel.sp.gov.br),invadido recentemente.

De acordo com o téc-nico em informática daCasa de Leis, Ivan Perei-ra, de 51 anos, o proble-ma foi constatado no dia26 de outubro e levou 15dias para ser solucionadodevido à grande quanti-dade de cópias de segu-rança dos arquivos. Logoque foi constatada a situ-ação, que impossibilitavao acesso dos internautas,foi feito Boletim de Ocor-rência (BO), registrado na

Delegacia Central da cida-de no dia 28. O caso estásendo investigado. “Utili-zamos o sistema Cecan degerenciamento de CâmarasMunicipais e por isso, hou-ve a demora para a resolu-ção do problema, que já foisolucionado”, disse o técni-co, enquanto nesta quar-ta-feira, 9 de novembro,permaneceu o dia todo re-solvendo a situação.

“O site não está fora doar, está funcionando normal-mente, o que está fora é oPortal da Transparência,pois se trata de um link di-reto com o servidor, co-mandado pela Cecan, quejá está tomando as devi-das providências desde oocorrido”.

FO

TO

: D

AV

ID

PE

TH

ER

SO

N

Vereadora Teresinha vistoria o que sobrou dobanheiro público, que é usado por usuários de drogas

FO

TO

S:

AS

SE

SS

OR

IA

DE

IM

PR

EN

SA

Vereadora Teresinha solicita ademolição de banheiro público

Av e r e a d o r a

i s a b e l e n s e ,Teresinha Arquiteta (PV),solicitou a demolição totaldo banheiro público loca-lizado às margens daAvenida Prefeito JoãoPires Filho, propondo arevitalização do local.

Em tribuna, a parla-mentar declarou que obanheiro público encon-tra-se parcialmentedestruído em total esta-do de abandono, comvasos sanitários transbor-dando, excrementos es-palhados pelo local, e,ainda, atingido pela umi-dade, aliado a fatorescomo: a ventilação pre-cária e a falta de limpeza

adequada têm culmina-do com a proliferaçãodesenfreada de micro-organismos.

“O local está sendofrequentado por usuári-os de drogas, os quaisestão sujeitos a todotipo de contaminação”.

A vereadora do Par-tido Verde também indi-cou em Plenário, a im-plantação de estaciona-mento 90° no recuoexistente na AvenidaPrefeito João Pires Filho,nas proximidades do ba-nheiro público, visandooferecer maior númerode vagas sem compro-metimento do tráfegolocal.

FO

TO

S:

VE

NIN

A C

AM

IL

O

Page 7: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

600 pessoas devem assistir peça“O Mágico de Oz”, neste domingo, 13

Proposto programa de anistia dejuros e multas para contribuintes

CLANDESTINOA Guarda Civil Muni-

cipal (GCM) de Ferraz deVasconcelos interditouum terreno particular natarde desta terça-feira,8, que funcionava comoe s t a c i o n a m e n t ocladestino na cidade. Aação, que contou como apoio das Secretariasde Obras Públicas e Ser-viços Urbanos, se deu apartir de denúncia decomerciantes e pelo pro-prietário do terreno àsautoridades. A área ficaentre a Rua Osório Du-que Estrada e a Aveni-da Dom Pedro II, na re-gião central.

PATRULHAMENTOA GCM do município

vai intensificar, nos pró-ximos dias, opatrulhamento e fazeroperações conjuntas nasproximidades da escolado Serviço Social da In-dústria (Sesi), localizadana Rua Francisco Anto-nio Zeder, 20, no JardimJuliana, em Ferraz de

Vasconcelos.PISCINÃO I

A construção de umpiscinão na Vila Romanaem Poá, próximo à divisacom Ferraz de Vasconce-los, poderá servir paraatenuar os impactos deenchentes na cidade vi-zinha, porém, em com-pensação antes mesmode entrar em operação,já está causando reflexonegativo aos moradoresdo Jardim Ferrazense.

PISCINÃO IIO assunto foi discu-

tido entre o prefeito emexercício, José IzidroNeto (PMDB), o verea-dor reeleito Claudio Ra-mos Moreira (PT) e a co-munidade nesta terça-feira, dia 8. O encontrofora articulado pelo par-lamentar petista.

COMÉRCIOO comércio de Ferraz

está se preparando paraas festas de final de ano.Em algumas lojas, já épossível encontrar enfei-tes natalinos, que lem-bram o último mês doano. Mesmo com a cri-se, eles apostam namelhoria das vendas paraeste período bastanteesperado pelos comerci-antes.

DENEVAL IO vereador Deneval

Dias (PRB), se pronun-ciou mais uma vez nestasemana a respeito do car-go de “assessor de im-prensa” na Câmara Mu-nicipal de Poá. O parlamen-tar se mostrou contra acontratação do mesmodentro em concurso pú-blico. Para Deneval, popu-lar Xerife, este é um car-go sem proveito nenhum.

DENEVAL IIÉ justamente assim,

políticos como ele quenada sabem ou conhe-cem que denigrem a ima-gem daqueles que traba-lham pelo bem da socie-dade. Deneval não sabenada de mídia, não sabede jornalismo e não sabenada de assessoria de im-prensa. Única coisa quesabe é de assessores emseu gabinete. Este sim,ele sabe muito bem.

IMPRENSAO cargo de Assessor

de Imprensa é impres-cindível em se tratandode uma Câmara como éa de Poá. Talvez o no-bre parlamentar não

queira este cargo naCasa de Leis a fim deevitar que haja maistransparência nos traba-lhos, que hajam infor-mações aos jornais, quehaja visibilidade aos tra-balhos dos parlamenta-res. Entendi, nobre ve-reador.

POR FALARO prefeito eleito

Gian Lopes (PR) precisadefinir com urgência,seus assessores de im-prensa e secretário deComunicação. Asmídias querem informa-ção e não sabem aquem recorrer, tendoem vista que o seu celularque usava antes, não aten-de.

COMPROMISSOSMuita gente questiona

como o republicano vai con-seguir cumprir com todosos acordos feitos durantea campanha para prefeito,cujo vencedor foi ele.

INCERTEZAQuem pensa que irá

dar alguma coisa a respei-to das denúncias feitaspor uma advogada na ci-dade contra o prefeitoeleito Gian Lopes sobresuposta irregularidadesna eleição, pode esquecer.A justiça dificilmente levaem consideração estetipo de denúncia.

Importante ferra-menta paraincrementar a arre-

cadação, já que o Execu-tivo deverá saldar rombomilionário com o InstituoNacional do Seguro Social(INSS), no valor de R$186 milhões, principalmen-te, em período de fortecrise financeira comoacontece no Brasil, o Pro-grama Especial de Recu-peração Fiscal (Refis) po-

derá ser adotado aindaeste ano pela PrefeituraMunicipal de Ferraz deVasconcelos. A sugestãofoi apresentada pelo ve-reador Edson Elias Khouri(PSB), o Edson Cury, nasessão ordinária, destasegunda-feira, dia 7.

Segundo o parlamen-tar, em razão da retraçãoeconômica brasileira,consequentemente, re-sultando no aumento do

desemprego, muitos tra-balhadores não estãoconseguindo honrar emdia os seus compromissosincluindo as dívidas tribu-tárias para com amunicipalidade, o queacaba afetando o própriocidadão e a máquina pú-blica. Por isso, o socialis-ta decidiu propor ao go-verno municipal a adoçãourgente do Refis.

“Na prática, a medida

abrangeria créditos denatureza tributária e fis-cal vencidos até o dia 31de dezembro do ano pas-sado constituídos ounão, inscritos ou não emdívida ativa e que se en-contra em fase de co-brança administrativa oujudicial. Na cidade, a últi-ma isenção total de ju-ros e multas ocorreu nofinal do ano passado. Naépoca, o contribuintepagou a sua dívida à vis-ta ou parcelada em 12vezes iguais, mensais esucessivas”.

Caso a administraçãoconceda a isenção de ju-ros e multas, o interes-sado, ou seja, proprietá-rio, compromissário, pos-suidor, tomador,prestador, autuado, res-ponsável ou procuradorjunto ao Escritório deNegociação de Dívida Ati-va (Endia) poderá fazero requerimento ao de-partamento situado noPalácio da Uva Itália, naVila Romanópolis.

O vereador EdsonCury acredita que a suaindicação será atendida.“Historicamente, ainadimplência de tributoscom a municipalidade giraem torno de 30%”, diz.

A Prefeitura Municipal de Poá iniciou no dia 07/11a “Intensificação da Busca Ativa de Casos de

Tuberculose – 2ª fase”. A campanha que aconteceduas vezes ao ano se estenderá até o dia 21 de no-vembro e vem sendo realizada em todas as UBSs, ESF,Hospital Municipal e o Serviço de Assistência Especi-alizado (SAE) que consiste na realização de coleta deescarro para todas as pessoas sintomáticas. De acordocom a Secretaria de Saúde em Poá, a pessoa que apre-sentar sintomas da doença deverá procurar os locaiscitados para realizar a coleta de escarro. Entre os sinto-mas está a tosse seca contínua no início da doença,presença de secreção por mais de quatro semanas e atosse seca que pode se transformar em pus ou san-gue. Os sintomas prosseguem ainda com febre baixa,cansaço excessivo, sudorese noturna, falta de apetite,palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraquezae prostação. Em caso de ser confirmada a doença, opróprio SAE entra em contato com o paciente para

início imediato detratamento queserá realizado no lo-cal. Atualmente, re-alizam o tratamentode tuberculose nomunicípio 18 paci-entes. As pessoasque apresentaremos sintomas pode-rão se dirigir em umdos locais citados no

horário das 7 às 17 horas para realizar a coleta. Durantea campanha, o SAE realizará ações extramuros paramaior conscientização da população e coleta debaciloscopia de sintomáticos, sendo que a meta daSecretaria da Saúde seria de pelo menos 50 novosexames para o municipio durante a campanha, porémo serviço pretende ultrapassar este número.

Tuberculose: Campanhasegue até o próximo dia 21

ASecretaria Mu-nicipal de Cultu-ra de Poá espe-

ra receber neste domin-go (13), cerca de 600pessoas para assistir aoespetáculo “O Mágico deOz”, que será apresenta-do a partir das 16 horasno Teatro Municipal, quefica na Avenida AntonioMassa, 331, no Centro dacidade. Os ingressos de-vem ser trocados com an-tecedência por um litro deleite longa vida na bilhete-ria do teatro.

A peça, de autoria deLyman Frank Baum, trazpara o palco todos os ele-mentos do Clássico quetranscendeu gerações.Com belíssimas canções epersonagens divertidosque vão emocionar opúblico. A história da jo-vem Dorothy, que é

transportada por um ci-clone diretamente doKansas para OZ, uma ter-ra encantada onde to-dos os sonhos dela pare-cem se tornar realidade.

Com direção de CunhaMoreno, Dorothy viveráuma aventura repleta dediversão ao lado de seusamigos: o Espantalho, oHomem de Lata e o Leão,em busca do PoderosoMágico de Oz, que é oúnico capaz de levá-la devolta para sua cidade.Mas nem tudo é simplesassim, durante o cami-nho, Dorothy e seus ami-gos enfrentam grandesdificuldades provocadaspela Bruxa Má do Oeste,que deseja a todo cus-to, os sapatinhos deRubi, usados por ela, amando da Bruxa Boa doNorte.

Ingresso será um litro de leite longa vida quedeverá ser trocado na bilheteria do teatro

FO

TO

: A

RQ

UIV

O

Page 8: Câmara de BIRITIBA MIRIM - jornalimpressobrasil.com.brjornalimpressobrasil.com.br/assets/ed84.pdf · De acordo com o atle-ta, a mudança não foi só ... ao falar sobre o assunto

EDITAL I

EDITAL DE VENDA DE IMÓVEL NA MODALIDADEVENDA DIRETA, expedido nos autos da Ação Traba-lhista, PROCESSO Nº 00000909020115020341 ODoutor Marcio Granconato, MM. Juiz do Trabalho daVara da Comarca de Itaquaquecetuba, do Estado deSão Paulo, na forma da Lei, etc.

FAZ SABER a (o) todos possíveis interessadosem realizar a compra do imóvel Inscrição cadastral97118001017 Rua passeio das Caravelas, 178, EdRio Vermelho, apto. 101, Rivieira de São Lourenço,Bertioga, pelo valor mínimo de R$ 1400.000,00. Osinteressados deverão apresentar suas propostas na1ª Vara do Trabalho de Itaquaquecetuba SP. Melho-res informações pelo telefone 11 4743-3618.

EDITAL DE VENDA DE IMÓVEL NA MODALIDADEVENDA DIRETA, expedido nos autos da Ação Traba-lhista, PROCESSO Nº 00000909020115020341. ODoutor Marcio Granconato, MM. Juiz do Trabalho daVara da Comarca de Itaquaquecetuba, do Estadode São Paulo, na forma da Lei, etc.

FAZ SABER a (o) todos possíveis interessadosem realizar a compra do imóvel Inscrição cadastral98008074000. Rua FG, 87 Costa do Sol, Bertioga SPpelo valor mínimo de R$ 1500.000,00. Os interes-sados deverão apresentar suas propostas na 1ª Varado Trabalho de Itaquaquecetuba SP. Melhores infor-mações pelo telefone 11 4743-3618.

EDITAL II

FESTEIRO IO prefeito eleito de

Suzano, Rodrigo Ashiuchi(PR) vem mostrando serum grande festeiro. Sónesta semana, ele se reu-niu com alguns prefeitoseleitos e reeleitos e osdois deputados MarcioAlvino e André do Prado.O tema foi a discussão emtorno do Condemat.

FESTEIRO IINa mesma semana,

Ashiuchi se reuniu com osvereadores eleitos ereeleitos para o mandatode 2017 a 2020, destavez o assunto foi a parce-ria entre os poderes.

FESTEIRO III

Nesta semana, a espo-sa de Ashiuchi, senhoraLarissa foi até à Prefeiturade Mogi conversar comMara Bertaiolli sobre a ad-ministração do Fundo So-cial. Será que não estão fa-zendo muita festa antesda hora?

ESTRATÉGIAA estratégia de

Ashiuchi é reunir o máxi-mo de forças a fim de aju-dar e retribuir tudo aquiloo que foi feito pelos de-putados generosos duran-te a eleição de 2016, ouseja, retribuir em forma devotos. Mas para isso, pre-cisa do Condemat em seupoder e dos vereadoressuzanenses. Para conferirmais tarde.

FORÇASSe pensa que Suzano

terá apenas Marcio Alvinoe André do Prado no pá-

reo, se enganam,Estevam Galvão (DEM)vem forte na disputa, Is-rael Lacerda (PTB) próximodos seus 60 mil votos, apa-rece como favorito ao cargode deputado estadual e porfora, dentro das possibilida-des políticas, vem forte tam-bém Said Raful (PSD).

DISCURSOA Coluna vai acompa-

nhar passo a passo a ad-ministração de Ashiuchi.Vamos ver o que ele dis-se na campanha, se real-mente vai cumprir.Estamos de olhos bemabertos na lista de secre-tários e dos chupins.

NEPOTISMOInformações de bas-

tidores revelam queAshiuchi poderá escolherdois a três membros damesma família no quadrode secretários.

Reuniões de prefeitos visameleições de 2018, já a população

suzanense espera menos holofotes

Prefeito eleito Rodrigo Ashiuchi, por enquanto,é só festa, população quer saber de resultados

FO

TO

S:

DA

VID

PE

TH

ER

SO

NUm prefeitofesteiro, que ain-da não parou de

comemorar sua vitória nasurnas, no último dia 30 deoutubro, válido pelo se-gundo turno das eleiçõesna cidade de Suzano. Elei-to prefeito com 59% dosvotos válidos, RodrigoAshiuchi (PR), vem de-monstrando que festa écom ele mesmo. Só nestasemana, ele reuniu os pre-feitos eleitos pelo Partidoda República (PR), total dequatro (Vanderlon Gomesde Oliveira, Salesópolis,Adriano de Toledo Leite,Guararema, Gian Lopes,Poá e o próprio Ashiuchipor Suzano. Também sereuniram os prefeitos deArujá, Abel Larini (PR) e oeleito José Luiz Monteiro(PMDB), de ItaquáMamoru Nakashima (PSDB)e Carlos Alberto TainoJunior (PSDB), o Inho, deBiritiba Mirim, com a mis-são de conquistar a presi-dência do Consórcio deDesenvolvimento dos Mu-nicípios do Alto Tietê(Condemat).

Estratégia:“Essa estratégia não é

exclusivamente doAshiuchi, ele apenas rece-be ordens do MarcioAlvino, deputado federal edo André do Prado, depu-tado estadual, além dacúpula do PR que predo-mina alguns setores da re-gião e que comandará aprefeitura de Suzano nopróximo mandato”, reve-

lou um vereador na regiãoque pediu anonimato.

Reunião:De acordo com infor-

mações de bastidores dapolítica, por meio de pes-soas que preferem man-ter seus nomes em sigilo,o PR de Marcio e André,quer garantir a presidên-cia do Condemat visandoàs eleições de 2018. “Elesestão bem adiantados edispostos a atropelarquem quer que seja”,alertou.

Vereadores:Nesta mesma semana,

Ashiuchi se reuniu com osvereadores que foram elei-tos e reeleitos, além deformar um grupo forte afim de que sua administra-

ção funcione, que seusprojetos sejam aprovadose que sua autoridade sejaexplícita para quem quiserver,. Ele quer este grupoforte para apoiar MarcioAlvino e André do Pradoem 2018, para isso, des-de já trabalha nas condi-ções ligeiras.

População:Enquanto Rodrigo bus-

ca os conchaves políticosa fim de favorecer seuspadrinhos Marcio e André,a população de Suzanoquer saber o que de fatoe de concreto está sendofeito pela população.

João Ferreira Neto, de38 anos, revelou que vo-tou em Ashiuchi, e esperadele, respostas concretassobre a desolação quevive a cidade. “Tenho vis-to nos jornais muitos com-promissos políticos, porém,em defesa da populaçãoaté agora não vimos nadade concreto. Almoço aqui,almoço lá e nós na maiordificuldade”, lamentou.

Seriedade:Maria Dorneles, de 45

anos, disse que respeita oprefeito eleito e esperadele mais ação e menosholofotes. “Precisa focarmais no município, chegade ladainhas, chega deblá-blá-blá é hora de arre-gaçar as mangas e ir dire-to ao trabalho. Estamoscansados de festas quenão levam a nada e de al-moços políticos em favorde uma classe”, explicou.

Marcelo de Souza, de25 anos, espera que o novoprefeito traga seriedade paraessa nova classe de políticos.Ele também pede menosfeixes de luz para a adminis-tração e mais para o povo.A reunião do Condematocorre no primeiro mês doano e definirá quem será onovo presidente da entida-de que reúne 11 municípiosdentro do Alto Tietê.