calendários romero brito arte (1)

3
LEGENDA ___Colora todos os domingos de vermelho - ___Colora os feriados de verde e identifique-os ___Colora as obras de Romero Brito ___Marque como está o tempo no calendário apenas o dia que tivermos aula ___Colora de amarelo os dias de férias

Upload: escola-estadual

Post on 20-Jul-2015

6.485 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Calendários romero brito arte (1)

LEGENDA___Colora todos os domingos de vermelho - ___Colora os feriados de verde e identifique-os ___Colora as obras de Romero Brito ___Marque como está o tempo no calendário apenas o dia que tivermos aula ___Colora de amarelo os dias de férias

Page 2: Calendários romero brito arte (1)

DEUSES E NÚMEROS BATIZARAM AS DIVISÕES DO ANOJANEIRO Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado deus dos princípios e começos.FEVEREIRO - Referência ao festival Februália, ou Purificação - ocasião em que eram oferecidos sacrifícios aos mortos, para apaziguá-los.MARÇO - Dedicado a Marte, deus da guerra. Nesse mês escudos sagrados eram levados pelos sacerdotes em volta da cidade, em homenagem à divindade.ABRIL - Homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado. MAIO - Deusa responsável pelo crescimento das plantas e mãe de Mercúrio, Maia era a divindade celebrada nessa época do anoJUNHO - Deusa do casamento e do parto, Juno era considerada a protetora das mulheres, especialmente das esposas legítimas. JULHO - Inicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador Júlio César.AGOSTO - O nome original Sextilis foi substituído, em 8 d.C., para homenagear o imperador César Augusto.SETEMBRO - O nome vem do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano.OUTUBRO - Vem do latim octo, ou oito. NOVEMBRO - Vem do latim novem ou nove.DEZEMBRO - Vem do latim decem ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano.

Ano bissexto - Dia extra a cada quatro anos corrige distorçãoAo adotar o calendário solar, em 44 a.C., Júlio César criou o ano de 365 dias e um quarto. Por causa dessa diferença, a cada quatro anos era necessário atualizar as horas acumuladas com um dia extra. O problema do calendário juliano é que, na verdade, um ano tem 11 minutos e 14 segundos a menos do que se estimava. Por isso, em 1582, o papa Gregório XIII (1502-1585) determinou o ano bissexto . Homenagens - Os meses Quintilis e Sextilis foram rebatizados com os nomes de julho e agosto, em homenagem aos dois primeiros dos doze césares: Julius (Júlio César) e Augustus. Para que julho e agosto tivessem o mesmo número de dias, subtraíram-se dois dias do mês de fevereiro. Repare que as festas de junho são juninas (de Juno), mas as festas de julho são julianas (de Júlio), e não "julhinas" ou "julinas", nomes que não existem.

O mês da mentiraA reforma que Carlos IX empreendeu na França em 1564 obrigava os franceses a seguir o calendário juliano (com o ano começando a 1º de janeiro). Até então, era o calendário de Rômulo (com o ano começando a 1º de março) que vigorava na França. O papa Gregório XIII, em 1582, realizou uma nova reforma, ao verificar que o calendário Juliano tinha um erro anual de 11 min e 8 segundos.Desde o ano 44 a.C. até 1582, por causa desse erro, havia uma diferença de dez dias. Para compensar esses 10 dias e regularizar a contagem do tempo, o papa determinou que, ao dia 5 de outubro de 1582, deveria seguir-se o dia 15 de outubro, e não o dia 6. A reforma gregoriana causou confusão com as datas e as comemorações tradicionais - além de bagunçar a astrologia. O dia 21 de março corresponderia ao fim do signo de peixes. A confusão de 10 dias fez crer que o dia primeiro de abril era ainda de peixes, isto é, o signo pularia dez dias para terminar no dia primeiro de abril. Em francês, a expressão poissons d'avril, isto é, peixes de abril, passou a designar as mentiras de primeiro de abril, porque até o nome abril, por engano, teria passado a ser considerado como o primeiro dia do ano.

Responda:1. Em que mês era oferecido sacrifício aos mortos?2. Por que para janeiro foi escolhido o deus Jano, para ser homenageado?3. Quais meses são homenagens a reis de Roma e quais são esses reis?4. Qual é o nome da deusa das plantas? Em que mês essa deusa é homenageada?5. Qual é o nome da deusa do amor?6. Qual é o nome da deusa do casamento e protetora das mulheres?7. Qual é o nome do deus da guerra? 8. Por que foi necessária a criação do ano bissexto?9. Quem instituiu o calendário que usamos hoje?10.Por que o 1º de abril foi chamado de dia da mentira?

Page 3: Calendários romero brito arte (1)

O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países.

O ano islâmico (Hégira) consiste de 12 meses (lunares). São eles:(1) MuHarram (2) Safar (3) Raby` al-awal (4) Raby` al-THaany (5) Jumaada al-awal (6) Jumaada al-THaany (7) Rajab (8) SHa`baan (9) RamaDHaan (10) Shawwal (11) Thw al-Qi`dah (12) Thw al-Hijjah

Para saber em que ano estamos no calendário judaico basta pegar o ano em que estamos e somar 3760.

É o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história.Ciclo - 鼠 (rato), "niu" 牛 (boi), "hu" 虎 (tigre), "tu" 兔 (coelho), "long" 龍 (dragão), "she" 蛇 (serpente), "ma" 馬 (cavalo), "yang" 羊 (carneiro), "hou" 猴 (macaco), "ji" 雞 (galo), "gou" 狗 (cão), "zhu" 豬 (porco).

Leia as informações acima e responda1. O que deu inicio ao calendário cristão?2. O que deu inicio ao calendário islâmico? 3. O que deu inicio ao calendário judaico?4. O que deu inicio ao calendário chinês?5. Qual calendário é usado no Brasil?6. Qual calendário é o mais usado no mundo?7. Que calendário é o mais antigo do mundo?8. Que calendário é o mais novo?9. Desenhe os símbolos de cada civilização apresentada:

10. Identifique a civilização de cada calendários apresentados abaixo:

___________________________ _____________________________ __________________________