calendÁrio cÓsmico - ufmg.br · calendÁrio cÓsmico - artifÍcio de ajuda de compreensÃo de...

1
CALENDÁRIO CÓSMICO - ARTIFÍCIO DE AJUDA DE COMPREENSÃO DE GRANDES ESCALAS DE TEMPO O núcleo do Educativo do Espaço do Conhecimento UFMG trabalha na linha de frente quando o assunto é a interação com visitantes, sejam estes espontâneos ou parte do programa de agendamento de escolas recebidas pelo espaço. Assim, o núcleo está sempre atento para formas que auxiliem a divulgação e compreensão do conhecimento exposto no espaço. O objetivo inicial do Projeto é visualizar a linha “Extratos do Tempo”, presente logo no início da exposição do 4º andar do Espaço do Conhecimento UFMG, comparando-a com um calendário atual. A ideia dessa escala foi popularizada pelo cientista, astrônomo e grande divulgador do conhecimento científico Carl Sagan em seu livro “Os Dragões do Éden” e na série de televisão “Cosmos – A Spacetime Odyssey” que apresentava, produzia e ainda participava ativamente como roteirista. Sagan dizia: “O tamanho e a idade do cosmos estão além da compreensão humana comum.”. Sempre foi difícil pensar na imensidão das unidades de medidas presente no universo e esclarecê-las aos visitantes espontâneos do Espaço e principalmente aos alunos das escolas que recebemos. Artur Diamantino Ferreira Pedro Madeira Rincon . A dificuldade de compreensão da escala cósmica frequentemente coloca os visitantes em dúvida sobre a veracidade, ou mesmo confiabilidade das informações que dão corpo ao conhecimento exposto no Espaço. Para tentar tornar ainda mais acessível o conhecimento relacionado a escalas temporais, pretendemos adicionar o Calendário Cósmico como item para mediação. Como o Espaço recebe visitantes das mais variadas faixas etárias e, talvez mais importante, com graus diferentes de interesse e conhecimento do saber científico, é mister que a linguagem da divulgação seja clara ao mesmo tempo em que comunique e funcione como faísca da curiosidade. O Espaço funciona não como um centro hermético com algum poder sobre seu conteúdo expositivo, mas como uma aproximação entre a Universidade – e o que esta produz em termos acadêmicos e o público em geral.

Upload: vanthuan

Post on 21-Oct-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CALENDÁRIO CÓSMICO - ARTIFÍCIO DE AJUDA DE COMPREENSÃO DE GRANDES ESCALAS DE

TEMPO

O núcleo do Educativo do Espaço do Conhecimento UFMG trabalha na linha de frente quando o assunto é a interação com visitantes, sejam estes espontâneos ou parte do programa de agendamento de escolas recebidas pelo espaço. Assim, o núcleo está sempre atento para formas que auxiliem a divulgação e compreensão do conhecimento exposto no espaço. O objetivo inicial do Projeto é visualizar a linha “Extratos do Tempo”, presente logo no início da exposição do 4º andar do Espaço do Conhecimento UFMG, comparando-a com um calendário atual. A ideia dessa escala foi popularizada pelo cientista, astrônomo e grande divulgador do conhecimento científico Carl Sagan em seu livro “Os Dragões do Éden” e na série de televisão “Cosmos – A Spacetime Odyssey” que apresentava, produzia e ainda participava ativamente como roteirista. Sagan dizia: “O tamanho e a idade do cosmos estão além da compreensão humana comum.”. Sempre foi difícil pensar na imensidão das unidades de medidas presente no universo e esclarecê-las aos visitantes espontâneos do Espaço e principalmente aos alunos das escolas que recebemos.

Artur Diamantino FerreiraPedro Madeira Rincon

.

A dificuldade de compreensão da escala cósmica frequentemente coloca os visitantes em dúvida sobre a veracidade, ou mesmo confiabilidade das informações que dão corpo ao conhecimento exposto no Espaço. Para tentar tornar ainda mais acessível o conhecimento relacionado a escalas temporais, pretendemos adicionar o Calendário Cósmico como item para mediação.

Como o Espaço recebe visitantes das mais variadas faixas etárias e, talvez mais importante, com graus diferentes de interesse e conhecimento do saber científico, é mister que a linguagem da divulgação seja clara ao mesmo tempo em que comunique e funcione como faísca da curiosidade.

O Espaço funciona não como um centro hermético com algum poder sobre seu conteúdo expositivo, mas como uma aproximação entre a Universidade – e o que esta produz em termos acadêmicos – e o público em geral.