caderno7 - uso da impressora e tratamento de imagens

Upload: jo-francis-dias

Post on 07-Jul-2018

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    1/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS

    eletrônicos

    7CCCCCADERNOSUso da impressoraUso da impressoraUso da impressoraUso da impressoraUso da impressorae tratamentoe tratamentoe tratamentoe tratamentoe tratamentode imagensde imagensde imagensde imagensde imagens

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    2/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS

    Programa Acessa São Paulo

    2

    O Programa Acessa SP é uma iniciativado Governo do Estado de São Paulo e temcomo objetivo combater a exclusão digital,levando os recursos da Internet à populaçãode baixa renda, estimulando o desenvolvimentodas comunidades.

    Para isso o Governo do Estado criouos Infocentros, espaços com acesso gratuitoà Internet. Existem três tipos de Infocentros:os Infocentros Comunitários, criados emparceria com entidades comunitárias(associações de moradores, amigos de bairroetc.); os Infocentros Municipais, criados emparceria com prefeituras paulistas; e osPostos Públicos de Acesso à Internet, criadosem parceria com órgãos do próprio Governodo Estado em que há grande fluxo depopulação.

    Para facilitar o uso dos equipamentos,os usuários contam com monitores treinadose comprometidos com o projeto para auxiliá-los. Esses monitores são capacitados paraatender às necessidades específicas de cadausuário. Também são responsáveis pelagestão dos Infocentros.

    Outra preocupaçãodo Acessa é a oferta deconteúdo relevante para opúblico-alvo assim como oestímulo à criação deconteúdo por parte dacomunidade. Assim, os Infocentros tambémfuncionam como centros de informação eserviços voltados para o desenvolvimentocomunitário, possibilitando acesso àsinformações nas áreas de saúde, educação,negócios e serviços governamentaisdisponíveis na Internet etc. Para issodesenvolvemos produtos como os MiniCursosAcessa São Paulo, a parceria Acessa/ WebAula, Dicionários de LIBRAS e a Rede deProjetos.

    As comunidades providas de umInfocentro são estimuladas a desenvolveremprojetos e atividades que utilizem os recursosda tecnologia de forma criativa e educativa. Paraisso foi criado o portal na Internet, para que osusuários dos Infocentros possam disponibilizarconteúdos elaborados pela comunidade eassim produzir conhecimentos próprios.

    Os Cadernos Eletrônicos foram desenvolvidos pelo Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP (CIDEC) para oPrograma Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Casa Civil. A reprodução parcial ou integral destecaderno é permitida e estimulada somente para fins não comerciais e mediante citação da fonte.Maio/2003

    ExpedienteADERNOSCCCCC eletrônicos

    Escola do Futuro - USPTel.: (11) 3091-6366/3091-9107 e-mail: [email protected]

    Av. Profº. Lucio Martins Rodrigues, Trav. 4 - Bloco 18 -CEP 05508-900 São Paulo/SP

    Programa Acessa São PauloGovernador: Geraldo AlckminSecretaria de Estado da Casa Civil: Arnaldo MadeiraDiretor-Presidente da Imprensa Oficial: Hubert AlquéresCoordenador do Núcleo de Projetos Institucionais: ÉmersonBento PereiraCoordenador do Programa Acessa São Paulo: FernandoGuarnieriEquipe do Programa Acessa São Paulo: Alan Nicoliche daSilva, Alexandre Geraldi, Felipe Borgognoni, Flávia Brandão,Gílson Bevilacqua, Gisele Fabris dos Reis, Key Farias,Leandro Benetti, Michele Karine Damasco Silva, NeideNovaes, Ricardo Mallet, Silvana MaiéskiPortal do Acessa São Paulo: www.acessasaopaulo.sp.gov.br

    Cadernos EletrônicosReitor: Adolpho José MelfiVice-Reitor: Hélio Nogueira da CruzPró-Reitor de Pesquisa: Luiz Nunes de OliveiraSupervisão Científica: Fredric M. LittoCoordenação Editorial e Pedagógica: Carlos SeabraCoordenação de Produção: Drica Guzzi e Akira ShigemoriRoteiro, Pesquisa e Redação: Maria da Conceição C. OliveiraProjeto Gráfico/DTP: Ronald Chira e Ludimyla RussoWeb Designer: Daniela MatieloIlustração da Capa: Francisco Sá Godinho (Kiko)Revisão: Bete AbreuColaboradores: Ana Paula Camargo e Iberê TenórioCadernos Eletrônicos: www.cidec.futuro.usp.br/cadernos

    Programa Acessa São PauloTel.: (11) 6099-9579/6099-9641 e-mail: [email protected]

    Rua da Mooca, 1921, MoocaCEP 03103-902 São Paulo/SP

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    3/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS 3

    Uma imagem digitalizada pode ser publicada na web, enviada por e-mail, impressem papel comum ou fotográfico etc.

    Neste caderno você conhecerá um pouco sobre os padrões de imagensdigitalizados. Aprenderá a produzir imagens digitais com qualidade para impressão conhecerá algumas estratégias e ferramentas para criar, fazer montagens de uma oumais fotografias, incluir textos sobre as imagens e muito mais.

    Aprenderá a produzir e colorir seus desenhos e ilustrações. Conhecerá um domelhores editores gráficos do mercado: o Gimp, um editor freeware.

    Conhecerá também alguns procedimentos de impressão, evitando erros comuns desperdício de papel e de tinta.

    Ao final você encontrará sugestões de remissão entre os cadernos eletrônicorelacionados, uma seção onde encontrar links para downloads de programas freewareou para cursos oferecidos online. Há também um glossário com os principais termosinformática e da Internet utilizados neste caderno.

    Vamos começar?

    Introdução

    Índice

    Conheça os principais padrões de imagem digital......................................................................Aprenda a definir a resolução de sua imagem digital..................................................................Capturando imagens por muitos meios.........................................................................................Conhecendo e utilizando o Gimp.....................................................................................................Conhecendo os recursos do Paint Brush.......................................................................................Antecipando problemas: visualize seu arquivo antes de imprimir...............................................Imprimindo em rede diferentes tipos de documentos...................................................................

    4456

    1011121314

    1.

    2.

    3.

    4.

    5.

    6.

    7.

    Remissão entre cadernos e links na Internet.......................................................................................Glossário...................................................................................................................................................

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    4/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS 4

    1 Conheça os principaispadrões de imagemdigital

    Existem vários formatos de arquivos de

    imagens digitalizadas.O formato mais utilizado por profissionaisde editoração e de edição de vídeo é o tiff (extensão.tif). Entre todos os formatos, o tiff é o que maisfielmente preserva a informação digitalizada e, comodecorrência, gera arquivos que necessitam demaior espaço de armazenagem.

    Entre os formatos mais populares e demenor tamanho temos o gif e o jpeg (extensões .gife .jpg ou .jpe respectivamente).

    O formato gif original suporta no máximo 256

    cores simultâneas. Esse padrão utiliza técnicas dedither, isto é, a mesma técnica empregada paraformação de cores em imagens de jornais, o queimplica imagens de qualidade aceitável a distância,mas não tão fiéis quanto o original.

    O padrão jpeg trabalha com ajustamento decores. Ele seleciona cores aproximadas,desprezando algumas das cores originais. Essepadrão apresenta melhor qualidade para fotografiasdo que o gif e tem a vantagem de gerar arquivosmenores do que os gravados naquele formato.Entretanto, suas cores e resolução são refeitas demodo que os arquivos, via de regra, são os que maisse afastam do original, mesmo parecendo muitasvezes fidedigno. O jpeg permite também quedeterminemos a qualidade da imagemarmazenada, definindo o quanto desejamos perderde exatidão da imagem em detrimento do tamanhofinal do arquivo.

    O bmp é o padrão de imagem do Windows.Originalmente também dispunha somente de 256

    cores para armazenar imagens. Suas imagenspodem ser muito fiéis ao original; entretanto, osarquivos de imagens gerados em bmp sãorelativamente grandes.

    2 Aprenda a definir aresolução de suaimagem digitalA escolha do formato do arquivo de uma

    imagem dependerá do uso que se queira dar a ela.Se for imprimi-la é aconselhável optar por umpadrão e por uma resolução que lhe permitam maiordefinição. Se for publicá-la em um site é melhorsalvá-la em um arquivo pequeno, com menorresolução, para que a página da web não fiquepesada, gerando lentidão e demora ao sercarregada no navegador.

    Além do formato em que criamos e salvamosnossas imagens digitais, a resolução adotada aodigitalizá-las influenciará a qualidade final delas.

    Quanto maior a resolução, maior a qualidade.Mas o que significa o termo resolução, quandotratamos de imagens digitais?

    Resolução é o termo adotado para definir onúmero de pontos pequenos, ou “pixels”, existentesem uma determinada área da figura. Quanto maispixels tiver a imagem, melhor, mais definida eprecisa ela será.

    Compare a resolução das três imagensseguintes e responda: qual dos três círculos é omais perfeito a olho nu?

    Os três círculos possuem resoluções diferentes. Daesquerda para a direita a resolução vai aumentandoprogressivamente.

    Estas três imagens foram confeccionadassobre uma mesma medida de área: 1cm2. Agoraimagine que dividimos essa área em casas como ade um tabuleiro. Para compor o círculo da esquerdadividimos nosso tabuleiro em 400 casas e aspreenchemos de preto. A área para compor o círculodo centro foi quadriculada para alcançarmos 1600casas e depois pintadas de preto e, finalmente, ocírculo da direita foi criado em um tabuleiro de 6400casas, preenchidas de preto.

    Aplicando-se o conceito de resolução, eadequando nosso exemplo aos termos dainformática, teremos: cada casa corresponde a umpixel ou dot (ponto); quando se trata de imagemdigital, a área não é medida em centímetros, mas

    É bom saberOs formatos gif e jpeg são os

    mais usados para imagens de sitesna Internet. Isso ocorre porque osarquivos são mais leves e rápidos deserem carregados pelo browser.

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    5/16

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    6/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS6

    É bom saberPara mudar as configurações de

    tela do seu monitor, basta clicar com obotão direito do mouse na área detrabalho e escolher a opção“Propriedades”. Na janela que abrirá,clique na aba “Configurações” e nacaixa “Área de Tela” clique no ponteiro,arrastando-o para a esquerda oudireita para modificar as configurações.

    Após esses ajustes, clique no botão “Scan”para que a digitalização se inicie. Terminado oprocesso, clique em “Exit”, “Finish” ou botão similar.Você verá que a imagem estará pronta na tela, bastaescolher um padrão de imagem e salvá-la.

    4 Conhecendo e utilizandoo Gimp

    Gimp é a abreviação de “GNU-Image Manipulation Program”, umprograma de manipulação gráficadisponível para os sistemas operacionais Linux eWindows. É considerado um dos melhores

    aplicativos do gênero disponíveis no mercado e oque é melhor: seu uso é livre! (Veja no final destecaderno onde encontrá-lo na rede).

    Para instalar o Gimp no seu micro você teráde baixar dois arquivos: o “gtk + 1.3.0 20030115setup.zip” e o “gimp 1.2.4- 20030119 setup.zip”. Hátambém uma ordem para instalá-los. Primeiroinstale o gtk e só depois o gimp.

    Para isso vá até a pasta em que salvou osarquivos e dê duplo clique no gtk para iniciar a

    instalação. A primeira tela lhe dará as boas vindasao programa. Clique em “Next” para continuar e, napróxima tela, aceite a licença de uso, marcando aopção “I Accept...”. Clique em “Next”.

    Na tela seguinte marque a opçãorecomendada “Default” e clique em “Next”. Napróxima tela, dê início à instalação clicando em“Install”. Na última tela clique em “Finish” paraencerrar a instalação do primeiro aplicativo.

    Volte à pasta em que salvou os arquivos quecompõem o Gimp, dê duplo clique no ícone dosegundo arquivo “gimp”. Você verá que um processosemelhante ao da instalação do “gtk” irá se repetir:aparecerá uma tela de abertura de boas vindas, outrade licença de uso, uma tela adicional cominformações de perguntas mais freqüentes.Proceda do mesmo modo da instalação anterior eclique em “Next” em todas elas.

    Se as configurações de seu monitor para a áreada tela estão em 800X600, aparecerá uma caixa dediálogo sugerindo modificar a configuração. Aceite asugestão recomendada pelo gimp, que é configurarpara 1024X768, e clique em “Next”.

    Na tela seguinte faça a escolha da pasta para

    Os padrões de imagens digitais mais utilizados são: JPG/JPEG, GIF, BMP e TIFF. Marque-os e outros mais, se desejar.

    Um detalhe importante: ao selecionar gifcomo um dos padrões de imagens para servisualizado e trabalhado nesse programa, o Gimplhe mostrará uma nova tela, informando que opadrão gif utiliza uma forma de compressãoconhecida pela sigla “LZW”. É preciso baixar maisum arquivo para usar essa compressão, comoindicaremos a seguir. Clique em “Next” e, na tela

    a instalação do aplicativo e clique em “Next”. Napróxima tela o Gimp apresenta os componentesdisponíveis para a instalação. Aceite osrecomendados (Custom) e, na opção de Tradução(Translation), escolha a opção “Português Brasil”.Nem todos os arquivos do programa estãotraduzidos e alguns termos são traduzidos peloportuguês de Portugal; mesmo assim, se você nãodomina o inglês, terá mais facilidade de entenderos comandos. Clique novamente em “Next” nestae na próxima tela.

    Na caixa de diálogo seguinte selecione osformatos de arquivo mais usados para trabalhar comimagens digitais (consulte também o tópico 1) eclique em “Next”.

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    7/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS 7

    seguinte, deixe marcadas as opções sugeridas parao programa, dentre elas: a criação de um ícone doGimp em sua área de trabalho para que você tenhaum atalho rápido para iniciar o aplicativo.

    Na próxima tela o Gimp informa onde seinstalará, basta clicar em “Install” para dar início aoprocesso. Desabilite a opção “Launch The Gimp”se você desejar instalar, na seqüência, o pequeno

    aplicativo adicional que lhe permitirá trabalhar como padrão gif em suas imagens. Clique em “Finish”para sair da instalação.

    Agora volte ao site de download dosaplicativos do Gimp para baixar o arquivo adicional“gimp-1.2.4-20020907–lzw-setup.zip” que possibilitaa compressão LZW, utilizada nas imagens digitais,padrão gif. Mas atenção; embora você possainstalar sem dificuldades o LZW, sua utilização legalexige uma licença da Unisys. Sem essa licença, arigor você não pode trabalhar com o formato gif.

    Depois de efetuar o download do aplicativo,clique em “Install” e, na tela seguinte, clique em“Close” pra finalizar a instalação.

    É bom saberO Gimp pode ser usado para

    geração e tratamento de imagens,confecções de logos animados, ediçãode vídeos e muito mais. Além deexplorar as inúmeras ferramentas doGimp, vale a pena visitar os endereçosde tutoriais sobre o aplicativo. Vocêpoderá explorar as inúmeraspossibilidades desse editor gráfico.

    Para começar a usar esse aplicativo, clique noícone da raposa que aparece em sua área de trabalho.

    Não se assuste. A primeira vez que oprograma é carregado, é necessário configurá-lo.Para isso, cinco telas seqüenciais irão se abrir,depois isso não voltará a ocorrer. Lembre-se de queas configurações de seu monitor devem seralteradas para 1024X768, permitindo que você tenhaacesso aos botões de comando de configuração.

    Nas três primeiras telas clique em “Continue”.Na quarta caixa de diálogo, o Gimp lhe perguntará oquanto você deseja deixar de memória (cache) parao programa trabalhar e sobre o diretório destinado

    a guardar provisoriamente os arquivos gerados notrabalho com esse editor gráfico (swap file). Aceiteas sugestões do aplicativo e tecle em “Continue”. Aúltima tela é a de ajuste da resolução do seu monitor.

    É recomendável aceitar a resolução sugerida peloaplicativo. Clique em “Continue” e o Gimp estarápronto para ser usado.

    Você está vendo uma reprodução das caixas deferramentas do Gimp.

    A primeira caixa “Gimp”, exibida na imagemanterior, no canto superior à esquerda, é a maisimportante, pois todas as demais estãocorrelacionadas a ela.

    Como dissemos, o Gimp é um editor e geradorde imagens; por meio dele você pode fazerpequenos tratamentos em uma imagem,transformá-la completamente ou gerar imagenscompletamente originais.

    Neste caderno, vamos exemplificar a criaçãode um desenho e a geração de uma nova imagemde uma fotografia.

    Para começar, abra uma tela para comporum desenho, clicando em “File” (Arquivo), “New”(Novo), na caixa principal “Gimp”.

    Uma caixa de diálogoé imediatamente abertapara que você possaescolher o tamanho daimagem (altura e largura), aresolução, o tipo da imagem(RGB ou escala de cinzas)e o preenchimento do fundoda imagem. Experimentevárias opções de tamanhoe resolução. Ao definir as

    opções, clique em “OK”.Na imagem abaixo, na “Tela de Criação”, vocêpode soltar sua imaginação e criatividade paraelaborar a imagem que desejar.

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    8/16

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    9/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS 9

    no mesmo gradiente.Experimente

    outras ferramentas dacaixa Gimp paradesenhar como: opincel ou a canetatinteiro. Teste váriasespessuras de traços,

    gradientes e cores.Quando estiversatisfeito com seu desenho, salve-o. Para isso cliqueem “File” (Arquivo), “Save as” (Gravar Como). Sevocê clicar com o botão direito do mouse dentro dafigura, esse menu se torna ativo também. Porqualquer um dos caminhos, você chegará a umanova caixa, como a figura acima. À direitaencontram-se os diretórios e/ou pastas para queseja feita a seleção do local em que se deseja salvaro arquivo, à esquerda está o campo dos arquivos.No campo “Save Options” há um botão para escolherem que formato você deseja salvar seu arquivo.

    Você pode salvar seus arquivos em qualquerformato entre os quais escolheu quando estavainstalando o Gimp (reveja os passos de instalação).Em nosso exemplo escolhemos salvar em jpg paraa imagem não ocupar muito espaço. Se suaimagem for destinada a uma impressão para termais qualidade, escolha o formato tiff; ele gera umarquivo bem maior, mas você preservará nas cópias

    impressas, os traços e as cores mais fielmente aosda imagem original.Nomeamos nosso arquivo de “Meu Primeiro

    Gimp” e ele assumirá a extensão escolhida: jpg.Pressionamos “OK” e uma nova caixa se abre paravocê, caso deseje fazer os últimos ajustes.

    Observe:

    Nesta caixa você pode modificar alguns parâmetros taiscomo qualidade da imagem. Se desejar deixar 100% dequalidade, basta arrastar a régua para 1,00 em “Quality”.

    Se você for consultar o diretório no qualgravou sua imagem, você a encontrará, podendoreabri-la quando quiser.

    Agora vamos abrir uma fotografia, selecionaruma determinada área, recortá-la e gerar uma novafotografia.

    Para carregar uma foto, clique na caixa Gimpem “File” (Arquivo), “Open” (Abrir), e selecione o

    diretório e o arquivo que deseja trabalhar. Com oarquivo aberto, você pode executar o tratamento quedeseja. Observe:

    Neste exemplo selecionamos na caixa Gimp a ferramenta“Seleção de Regiões Elípticas”.

    A área selecionada vai sercopiada e transferida para outroarquivo como uma novafotografia. Para isso clique na

    área selecionada com o botãodireito do mouse e escolha aopção “Editar”, “Copiar”. Abra umnovo arquivo, como você fez paracriar o desenho anterior e tecle“Crtl+V”. Repita os procedimentos anteriores parasalvar um arquivo e observe o resultado ao lado.

    Você pode trabalhar ainda mais a imagemeliminando os indícios de que ela foi originada deuma outra foto. Para isso abra a nova imagem eamplie sua visualização. Basta clicar em“Visualizar”, “Zoom” e escolher quantas vezesdeseja ampliar a imagem para poder trabalhar deforma detalhada. A imagem abaixo foi ampliada comvisualização de 8:1 (ou seja, 800 vezes). Veja:

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    10/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS10

    Com a imagem ampliada você pode visualizaros pixels e trabalhar, tratando a imagem do modo quedesejar. Nós escolhemos eliminar os indícios da fotooriginal, selecionando a ferramenta “Pincel” na caixaGimp e pintando ao redor da figura com a cor brancacom uma espessura de traço mais grossa. Depoistrocamos o pincel pelo lápis e escolhemos um traçobem fino para os retoques finais.

    Em nossa experiência deeditoração de imagem incluímosainda uma pequena legenda,identificando a pessoa retratadae seu local de trabalho.

    Para isso, selecione nacaixa Gimp a cor ativa que desejaescrever o texto. Para abrir acaixa de texto, na caixa Gimpclique no ícone representado pelaletra T. Esse comando permitirá que você escolhaa fonte, o estilo da fonte e o tamanho dela. No campo“Exemplo” digite o texto desejado e clique em “OK”,como na imagem abaixo:

    O texto digitado aparecerá piscando sobre asua imagem. Posicione o cursor sobre ele e, semsoltar o botão do mouse, espere se transformar em

    uma cruz e arraste o bloco de texto com o botão domouse pressionado até o lugar em que desejainserir o texto. Solte o botão e o texto. Depois bastasalvar a nova imagem.

    Além de um bom editor gráfico, tratar umaimagem exige treino e paciência. Com os recursosaprendidos até agora, você pode colocar aimaginação em curso e elaborar, por exemplo, umconvite para sua festa. Escolha uma foto bembacana e representativa. Dê um tratamentointeressante, recortando as partes desnecessárias,melhorando as cores. Coloque o texto cominformações da festa e depois é só receber osconvidados e esperar para receber os elogios.

    5 Conhecendo os recursosdo Paint Brush

    O Paint Brush do Windows é geralmente oprimeiro recurso que os usuários começam aexplorar para aprender a desenhar pelo computador.Esse acessório já está disponível noscomputadores com o Windows, pois faz parte dopacote básico do sistema operacional.

    Seus recursos são bem limitados, mas justamente por causa disso também é muito fácilaprender a lidar com ele. Basta ter habilidade como mouse para fazer todos os desenhos queimaginar. Praticamente todas as ferramentas parase desenhar pelo Paint estão na área de trabalho.

    Na imagem acima, do lado esquerdo, estáa caixa de ferramentas. Da esquerda para a direita,de cima para baixo, são elas: Selecionar FormaLivre, Seleção, Apagador, Preencher com Cor,Selecionar Cor, Ampliador, Lápis, Pincel, Spray,Texto, Linha, Curva, Retângulo, Polígono, Elipse,Retângulo Arredondado.

    A caixa de cores está na parte inferior da janela. Aqui são mostradas as cores disponíveis(que podem ser alteradas), a cor que está sendousada em primeiro plano e a que está sendo usadaem segundo plano. Para selecionar uma cor paraser usada em primeiro plano, clique nela com obotão esquerdo do mouse. Clique com o botãodireito para usá-la no segundo plano. Você podefazer o mesmo usando a ferramenta “SelecionarCor” e clicando em uma cor da imagem.

    Na parte superior da janela está o “Menu”.Por ele você pode salvar e abrir imagens, desfazersua última ação, copiar a parte selecionada da

    Tela do Paint Brush com um desenho feito por RafaelOliveira, 14 anos, usuário do Infocentro APS.

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    11/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS

    6 Antecipando problemas:visualize seu arquivoantes de imprimir

    Você economiza tempo, papel e tinta daimpressora e, simultaneamente, pode imprimircópias satisfatórias de páginas da web, dedocumentos do Excel, do Word, fotografias etc. setomar alguns cuidados antes de efetuar a impressãode suas cópias. A primeira providência a ser tomadaé visualizar previamente a impressão, para vercomo o documento ficará impresso.

    Se você for imprimir uma página da web pelonavegador Internet Explorer 6, por exemplo, cliqueno menu “Arquivo”, “Visualizar Impressão”.

    Como você pode perceber, esse recurso nospermite ver como será a cópia da página ao serimpressa. Podemos saber, por exemplo, em

    imagem (Ctrl + C) ou colar (Ctrl + V) aquela que foicopiada.

    No menu “Imagem”, você pode “Inverter/ Girar” para inverter horizontal e verticalmente aimagem (como se fosse um espelho), além de girarem um ângulo de 90, 180 ou 270 graus. Pode serusado em toda a imagem ou só na parteselecionada, caso haja alguma. “Alongar/Inclinar”

    permite alongar (aumentando ou diminuindo) e inclinara imagem, ou a parte selecionada. “Atributos” define aaltura e a largura da imagem.

    Uma das formas de se começar a desenharé explorar as formas geométricas que o Paintpermite fazer, como os círculos, quadrados,retângulos, triângulos etc. Aos poucos você iráconhecendo melhor as outras ferramentas e o queé possível. Dependendo do seu interesse, poderáfazer desenhos inteiros utilizando somente o mousee a sua criatividade.

    “Orientação”, acione a opção “Retrato” e clique emvisualizar a impressão. Repita o processo escolhendodessa vez a opção “Paisagem”. Avalie qual é a melhororientação da folha (horizontal ou vertical,representadas pelas opções “Retrato ou Paisagem”,respectivamente).

    Se não necessitar de cópias coloridas, você

    É bom saberAlguns conteúdos apresentadosem páginas da web mudam otamanho do texto se configurarmosno menu do navegador a opção“Exibir”, “Tamanho do texto”. Seiremos imprimir um conteúdo extenso,vale a pena redimensionar otamanho do texto, escolhendo uma

    fonte menor.

    Visualização prévia de impressão da página da Lição 1 doMiniCurso “Dengue - uma guerra a ser vencida”.

    quantas páginas o conteúdo será distribuído (nocaso 3).

    Visualizar como ficará a impressão de umdocumento de uma tabela do Excel, por exemplo,ajuda-o a decidir se é melhor imprimir a tabela deforma horizontal ou vertical. Para isso, com o

    documento aberto, clique no menu “Arquivo”,“Configuração de Página” e na aba “Página”, no campo

    também pode configurar sua impressora paraimprimir em cópias preto e branco, economizandotempo e cartucho colorido. Na impressão em cores,os jatos de tinta coloridos são acionados sobre opapel três vezes a mais do que os do cartucho detinta preta.

    Se você necessita imprimir uma imagemcolorida com qualidade, precisa configurar suaimpressora. Com a imagem aberta, clique no menu“Arquivo”, “Imprimir”. Acione o botão “Propriedades”na aba “Principal”, selecione a opção de cores e narégua que regula velocidade e qualidade de

    Desenho de Suzany Salles, usuária do Infocentro CICJaraguá, explorando formas geométricas.

    11

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    12/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS12

    Vamos trabalhar com um exemplo deimpressão de uma imagem armazenada em umarede de computadores chamada Biblioteca Virtual.O usuário do computador denominado Copérnicoquer imprimir um documento gravado em uma daspastas do disco rígido do computador. A impressoraque fará a impressão está conectada em outrocomputador, denominado Confúcio. O arquivo queeste usuário deseja imprimir é uma foto digital,intitulada “jambo1_grande.jpg”.

    Para conectar seu micro ao computadorConfúcio, ele precisará de um login e senha. O logine a senha das redes, que possibilitam acesso aosperiféricos (impressoras, scanner e outros), devemser conhecidos por todos os membros da equipede trabalho.

    Quando Confúcio se torna acessível o usuáriodeve escolher a impressora, no caso, umaHPDeskjet. Basta selecioná-la, depois carregar oarquivo que deseja imprimir, fazer os devidos ajustesde impressão (como os indicados no tópico anterior)e depois mandar imprimir.

    Na cidade de São Paulo, os cidadãos que nãotêm computadores em casa, no trabalho, nauniversidade ou escola podem se dirigir aosInfocentros, mantidos pelo Governo do Estado, eaos Telecentros, mantidos pela prefeitura, e acessargratuitamente a Internet.

    Os Infocentros, em geral, são compostos pordez mesas com computadores interligados em rede

    local e à Internet. A rede local conta com umaimpressora. Se o usuário de um Infocentro deseja,por exemplo, imprimir uma lição dos MiniCursos(http://cidec.futuro.usp.br/minicursos/) ele precisaacessar a impressora na rede local.

    Imagine uma casa habitada por váriaspessoas e com os membros da família dividindoalguns quartos. Os habitantes da casa podemcompartilhar os quartos e outros cômodos, não émesmo? Pois não é necessário em uma casa termais de uma cozinha ou um fogão!

    É mais ou menos assim que funciona uma

    rede local. Cada computador representaria umcômodo que pode ser compartilhado por diferentesusuários. A rede seria a própria casa. E o que seriaa impressora? Ela poderia ser o fogão da cozinha,ou seja, apesar de a impressora estar ligadafisicamente a um computador (cômodo/cozinha), elapode ser compartilhada pelos usuários que estãoem outros computadores conectados em rede.

    7 Imprimindo em redediferentes tipos de

    documentos

    web, basta carregá-la e no menu do

    navegador clicar em “Arquivo”, edepois em “Imprimir”.

    Para imprimir uma página daÉ bom saber

    Como estes computadores estão na mesmarede, o usuário fará o seguinte: a partir docomputador Copérnico, clicará em “Iniciar”,

    “Executar” e descreverá o caminho na rede paraencontrar o computador Confúcio.

    Endereço do computador em que a impressora está ligada.

    impressão posicione o cursor sobre o ponteiro e omova para o ponto máximo de “Qualidade”. Façaoutros ajustes de configurações em relação aotamanho e tipo de papelque irá utilizar.

    Imprima uma cópiateste para avaliar aqualidade da impressão.

    Um dos problemascomuns é a saturação dedeterminadas cores emdetrimentos de outras.Isso pode ocorrer, porexemplo, devido aoentupimento de algum jato de tinta. As impressoras modernas disponíveisno mercado têm utilitários que permitem resolveresse e outros problemas.

    A impressora do nosso exemplo permitesolucionar problemas como: jatos entupidos, linhasde impressão vertical desalinhadas, áreas deimpressão com falhas etc. Basta acionar o botãoda impressora respectivo ao problema apresentadono teste de impressão.

    Mas como fazer isso?

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    13/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS 13

    Caderno Eletrônico 1 : Como usar, gerenciar e receber seus e-mails , para saber como anexare receber imagens em e-mails.Caderno Eletrônico 2: Editoração e

    processamento de textos, para saber comoinserir imagens em documentos de texto.Caderno Eletrônico 5: Criação e publicação de páginas na Internet para dicas de como enviarsuas imagens digitalizadas para os amigos, oupublicá-las na Web e para conhecer mais ofuncionamento dos navegadores.Caderno Eletrônico 6: Gerenciamento e organização de arquivos você encontrará dicassobre compactar e descompactar seus arquivose aplicativos de imagem e saberá um pouco mais

    sobre a estrutura de organização em pastas esubpastas.Caderno Eletrônico 9: Segurança no computador e na Internet para aprender comoevitar surpresas desagradáveis ao baixararquivos ou rodar algum programa divertido deanimação e só depois descobrir que estavainfectado com vírus.

    Remissão entre os

    Cadernos Eletrônicos

    Links na Internet

    Softwares para download:

    Sites de dicas e tutoriais:

    www.gimp.org/tut-basic.htmlwww.grupos.com.br/grupos/gimpwww.narede.hpg.ig.com.br/gimp_tut.html

    Sites sobre aInclusão Digital:

    www.acessa.sp.gov.brwww.cidec.futuro.usp.br/ www.cidec.futuro.usp.br/minicursos/

    Agora que você já conhece diferentes padrõesde imagens digitais, sabe capturá-las por diferentesmeios, aprendeu a tratá-las, utilizando um bomeditor gráfico, sabe antecipar problemas deimpressão e até mesmo imprimir um documentocom impressora ligada em rede, não perca tempo!

    Se não tiver um computador em casa, dirija-se a um dos centros comunitários que oferecemeste serviço (saiba onde encontrar um Infocentromais próximo de sua casa, consultando o sitewww.acessasp.gov.br).

    www.gimp.orgwww2.arnes.si/~sopjsimo/gimp/ www.omicro.com.br/downloads/ www.superdownloads.comwww.downloads.comwww.tucows.com

    Se a impressão for apenas umÉ bom saber

    teste ou um documento para leiturapessoal, é melhor imprimir em modoeconômico. Assim a impressão émais rápida e economiza-se tinta.Esse recurso é fundamental paraimpressoras em rede, pois podehaver filas de pessoas querendoimprimir e o consumo de tinta ébastante alto.

    Você vai descobrir muitas coisasinteressantes freqüentando os Infocentros e poderácolocar em prática tudo que aprendeu neste e nosdemais Cadernos Eletrônicos. Mãos à obra!

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    14/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS

    GlossárioAlgoritmos Mpeg : (Moving Pictures Expert Group).Algoritmos em informática são o conjunto das regras eprocedimentos lógicos perfeitamente definidos que levamà solução de um problema em um número finito de etapas.Algoritmos Mpeg são aqueles definidos por esse grupo,para o intercâmbio de áudio e vídeo digital.Aplicativos : programas de computador; softwares.AVI: (Audio Video Interleave). Padrão utilizado peloWindows para intercâmbio de vídeo.BMP : contração do termo bitmap, um formato de imagemem mapa de bits, muito usado em ambiente Windows.Esse formato gera arquivos excessivamente grandes einadequados para uso na Internet, pois não utilizamcompressão de imagem.Browser : navegador, programa para abrir e exibir aspáginas da web como o Explorer, da Microsoft, o Navigator,

    da Netscape etc.Dither: é o processo pelo qual se intercalam minúsculospontos de cores diferentes de modo a criar uma ilusãoótica, fazendo nosso cérebro ter a impressão de que osdiversos pontos de cores diferentes são, na verdade, umaárea de pontos de uma cor intermediária, mesmo que elanão esteja presente entre as cores em questão. Exemplo:distribuir diversos pontos azuis e brancos para se obteruma área de azul-claro.DOC : abreviatura de documento, formato de arquivo do editorde texto Word (Office da Microsoft). Eles podem contermacros e são, portanto, potencialmente perigosos emrelação a vírus.Download : em inglês “load” significa carga e “down” parabaixo, fazer um download significa baixar um arquivo deum servidor, ou seja descarregar um arquivo para o nossocomputador.Drive : acionador de disco presente na maioria doscomputadores pessoais. Drives específicos recebemmídias específicas que contêm os dados (flexível, comoum disquete, ou compacta, como um CD-ROM), e osacionam, permitindo sua leitura e gravação.Freeware : qualquer software (programa) oferecidogratuitamente na rede ou nas publicações especializadasem suportes como CD-ROM. Esses programas nãoexpiram seu prazo de uso.FTP: “File Transfer Protocol” ou “Protocolo de Transferênciade Arquivos”. É uma maneira de copiar arquivos via Internet.Os arquivos são disponibilizados e localizados emservidores ou em computadores pessoais por um programaservidor de FTP.GIF : (Graphics Interchange Format). Formato paraIntercâmbio de Gráficos, padrão definido pela IBM paramídia de imagem, concorre com o jpeg.

    Gigabyte: um gigabyte corresponde a 1024 MB.Homepage : na Internet a expressão significa “páginapessoal”. A palavra “home”, isoladamente, significa todapágina inicial, a página principal de qualquer site na Internet.

    HTML: é uma abreviação para “Hyper-Text MarkupLanguage”, que quer dizer: “Linguagem de Marcação paraHiper-Texto”. Um documento HTML é um conjunto deinstruções usado para criar documentos hipertexto e quepodem ser visualizados por um browser.Infocentro : ponto de acesso público à Internet construídopelo Governo do Estado de São Paulo em parceria comentidades comunitárias, na capital, e com prefeituras dointerior e litoral.Internet : rede mundial de computadores. Trata-se de umarede planetária de computadores que cooperam entre si.JPEG : (Joint Player Experts Group). Grupo ou organizaçãoque definiu um padrão para mídia de imagem visual.Kbyte : unidade de medida de informação que correspondea cerca de 1000 bytes. Um byte representa um caracterede texto, como ‘A’, ‘B’ etc.Link : ligação, elo, vínculo. Nas páginas da web é umendereço que aparece sublinhado, ou em uma cor diferenteda cor do restante do texto. Um link nada mais é que umareferência cruzada, um apontador de um lugar para outrona Internet.Megabyte : um megabyte corresponde a 1024 KB.Modos de resolução : número de pontos pequenos oupixels que um dispositivo de vídeo pode apresentar. Modosde resolução com mais pixels permitem imagens maisdefinidas e precisas.Portas (de comunicação ): cada porta do sistemaoperacional do seu micro se associa a um tipo de protocolopara estabelecer as comunicações.Protocolo : é um conjunto de regras que os computadoresusam para se comunicar e produzir a navegação em sites,a transmissão de e-mail ou o download de arquivos.RGB: abreviatura de Red, Green and Blue (as coresbásicas: vermelho, verde e azul). A sigla determina que otipo de imagem será trabalhado em cores.Servidores : empresas que possibilitam o acesso para acomunicação e transmissão de dados na rede.Shareware : é um método comercial que possibilita adistribuição gratuita, por um tempo determinado, de umsoftware, para que o usuário possa testá-lo.Software : aplicativos, programas de computador.Taxa de compressão : relação entre a quantidade dedados armazenada em um arquivo (de áudio ou vídeo) e aquantidade de informação que o player efetivamente exibe.Upload: o inverso de download, ou seja, significa carregarum arquivo de nosso computador para enviar para alguémdescarregar em outro computador.URL: “Uniform Resource Locator”, ou endereço na Internet.As URLs são usadas por navegadores da web para localizarrecursos na Internet.

    Webcam : pequena câmera de vídeo, capaz de captarimagens pelo computador.Website : significa ter um endereço com conteúdo naInternet que pode ser acessado por visitantes.

    14

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    15/16CADERNOS ELETRÔNICOS 7 USO DA IMPRESSORA E TRATAMENTO DE IMAGENS

    CadernosEletrônicos

    Como usar egerenciar seus

    e-mails

    CadernosEletrônicos

    Editoração e

    processamentode textos

    CadernosEletrônicos

    Planilha eletrônica ee banco de dados

    CadernosEletrônicos

    Navegação epesquisa naInternet

    CadernosEletrônicos

    Criação epublicação depáginas na Internet

    15

    1

    2

    3

    4

    5

    CadernosEletrônicos

    Gerenciamentoe organização de

    arquivos

    CadernosEletrônicos

    Uso da impressora

    e tratamentode imagens

    CadernosEletrônicos

    Segurança nocomputador ena Internet

    CadernosEletrônicos

    Multimídia:vídeo e áudiono computador

    6

    7

    8

    9

    10

    CadernosEletrônicos

    Comunidades virtuais -listas, chats e outros

  • 8/18/2019 Caderno7 - Uso Da Impressora e Tratamento de Imagens

    16/16