caderno s - 02/04/2011

24
Studio 7 “O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido” JULIANA FERRARI SEMANÁRIO BENTO GONÇALVES SÁBADO, 2 DE ABRIL DE 2011 CadernoS Alegre, simpática e determinada, a assessora jurídica Juliana Ferrari, que reside no Vale dos Vinhedos, tem na família a sua base de sucesso. Ao lado dos pais, Valdecir e Glória Ferrari, e do mano Matheus, recebe todo o apoio para crescer e alcançar seus objetivos. A canceriana gosta de aproveitar cada momento da sua vida ladeada das pessoas que ama, principalmente, do noivo Alex Carvalho. Batalhadora, está sempre disposta a enfrentar novos desafios, tanto no campo profissional como pessoal. Sempre presente na vida dos amigos, adora estar com eles para trocar ideias e dar boas risadas. Há mais de seis anos trabalha na Gabardo Advocacia e tem paixão pelo que faz. “O meu trabalho me traz satisfação porque sempre quis atuar na área do Direito. O tra- balho faz parte de mim, dedico grande parte do meu tempo a ele”, afirma. Adepta a uma boa leitura, não abre mão de bons livros e de assistir bons filmes. Além da paixão pela advocacia, nas horas de lazer, tem como hobby montar quebra-cabeças e emoldurá-los para presentear as pessoas mais próximas. Tem como sonho realizado a sua formatura e, se pudesse, retornaria para Buenos Aires, Porto de Galinhas e Maceió, as viagens inesquecíveis. Para Juliana, a vida é um eterno aprendizado e sua meta de vida é ser feliz ao lado das pessoas que ama, além de crescer profis- sionalmente para ter estabilidade no campo pessoal, afetivo e financeiro. Uma frase com a qual se identifica: trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como se ninguém estivesse te observando. O maior risco da vida é não fazer nada. Felicidade é... saber aproveitar a vida ao máximo, viver com alegria, fazer das coisas simples momentos inesquecí- veis. A felicidade consiste em ter um ideal. Felicidade gera felicidade. É simples assim.

Upload: jornal-semanario

Post on 26-Mar-2016

272 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Caderno S - Jornal Semanário - Edição 2708 - 02/04/2011 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno S - 02/04/2011

Stud

io 7

“O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando

tudo parece perdido”

JULIANA FERRARI

SEMANÁRIO BENTO GONÇALVES SÁBADO, 2 DE ABRIL DE 2011CadernoS

Alegre, simpática e determinada, a assessora jurídica Juliana Ferrari, que reside no Vale dos Vinhedos, tem na família a sua base de sucesso. Ao lado dos pais, Valdecir e Glória Ferrari, e do mano Matheus, recebe todo o apoio para crescer e alcançar seus objetivos. A canceriana gosta de aproveitar cada momento da sua vida ladeada das pessoas que ama, principalmente, do noivo Alex Carvalho.

Batalhadora, está sempre disposta a enfrentar novos desafios, tanto no campo profissional como pessoal. Sempre presente na vida dos amigos, adora estar com eles para trocar ideias e dar boas risadas.

Há mais de seis anos trabalha na Gabardo Advocacia e tem paixão pelo que faz. “O meu trabalho me traz satisfação porque sempre quis atuar na área do Direito. O tra-balho faz parte de mim, dedico grande parte do meu tempo a ele”, afirma. Adepta a uma boa leitura, não abre mão de bons livros e de assistir bons filmes.

Além da paixão pela advocacia, nas horas de lazer, tem como hobby montar quebra-cabeças e emoldurá-los para presentear as pessoas mais próximas.

Tem como sonho realizado a sua formatura e, se pudesse, retornaria para Buenos Aires, Porto de Galinhas e Maceió, as viagens inesquecíveis.

Para Juliana, a vida é um eterno aprendizado e sua meta de vida é ser feliz ao lado das pessoas que ama, além de crescer profis-sionalmente para ter estabilidade no campo pessoal, afetivo e financeiro. Uma frase com a qual se identifica: trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse sido magoado, e dance como se ninguém estivesse te observando. O maior risco da vida é não fazer nada.

Felicidade é... saber aproveitar a vida ao máximo, viver com alegria, fazer das coisas simples momentos inesquecí-veis. A felicidade consiste em ter um ideal. Felicidade gera felicidade. É simples assim.

Page 2: Caderno S - 02/04/2011

2 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011EVIDÊNCIAS

Tecnologia é ferramenta utilizada nas escolas da rede

Divulgação

Number One traz diferencial no ensino de idiomas

A nova turma do Dynstar, que iniciou as aulas em março

Reconhecidamente qualifi-cada como sendo a primeira escola de idiomas a ter seu método totalmente aplica-do em multimídia, a Number One, mantém o compromisso de garantir a qualidade edu-cacional proposta pelos pro-fessores, que contam com um grande aliado na tarefa de en-

sinar. Já os alunos têm a van-tagem de ver, ouvir e praticar, de forma audiovisual dinâmi-ca, tudo aquilo que aprendem em seus livros.

Segundo a colaboradora Fa-biana Viana Horner, o uso de recursos tecnológicos ajudam os professores a ensinar me-lhor, e em menos tempo. “Bus-

camos garantir que o aluno te-nha o melhor aproveitamento, por isso, as escolas Number One mantêm programas de aperfeiçoamento de professo-res em todo o país”, revela Fa-biana, destacando a oferta do mesmo padrão de qualidade de ensino em todas as escolas da rede Number One.

Lions Fêmina homenageia o presidente do Simmme

O presidente do Sindica-to das Indústrias Metalúrgi-cas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME), Juarez José Piva, será homenageado pelo Lions Clube Bento Gonçalves Fêmi-na Integração.

O “Prêmio Lions Sustenta-bilidade” será entregue a Piva devido às valorosas contribui-ções prestadas que se desta-caram na área da sustentabili-dade para com a comunidade bento-gonçalvense. O prêmio é uma forma de reconheci-mento que o Lions utiliza pa-ra homenagear os cidadãos do município que utilizam-se do “servir” para ajudar aos ne-cessitados.

No que diz respeito à sus-

tentabilidade, Piva sempre deixou evidente sua preocu-pação com questões relacio-nadas ao meio ambiente, tanto que foi o primeiro presidente da Feira Internacional de Tec-nologia para o Meio Ambiente (FIEMA), ainda quando esta era intitulada “Feira Interna-cional de Ecologia e Meio Ambiente”. Foi um dos ide-alizadores do projeto “Viva a Natureza” desenvolvido junto às crianças dentro da Fiema.

Além disso, presta serviços voluntários a inúmeras entida-des, com destaque atualmente para a Cruz Vermelha Brasilei-ra – Unidade Bento Gonçalves, da qual é presidente, e para o Lar do Ancião, onde preside o Conselho Deliberativo.

Juarez José Piva recebe o Prêmio Lions Sustentabilidade

Divulgação

Page 3: Caderno S - 02/04/2011

3EVIDÊNCIASCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 10

Unidade da Unisinos oferece seis cursos em Bento

Para obter êxito no mercado de trabalho, a busca por qualifi-cação e diferenciação são cru-ciais. Presente em Bento Gon-çalves e Caxias do Sul desde 2009 a Unisinos oferece 12 cur-sos presenciais entre especiali-zações e MBAs. Além disso, a região abriga um polo de educa-ção a distância, mantendo oito cursos de graduação e quatro de pós-graduação, com encontros presenciais em São Leopoldo.

A oferta de cursos na região faz parte da estratégia de ex-pansão que, hoje, conta também com unidades em Porto Alegre, além do campus no Vale do Si-nos. Totalizando 20 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) que contemplam as mais diversas áreas, a gran-de novidade para 2011 é o lan-çamento do Mestrado Profis-sional em Gestão e Negócios, que está com inscrições abertas na capital.

Na Serra, a Unisinos quer se tornar referência no mercado corporativo nas áreas de gestão, direito e tecnologia da informa-ção, alinhando suas ofertas com

as necessidades do mercado lo-cal. Com inscrições abertas até o dia 10 de abril, a Unisinos ofere-ce cursos que atendem os mais

Cursos ofertadosBento Gonçalves:Especialização em Educação InfantilBento Gonçalves e Caxias do Sul:MBA em Administração da Tecnologia da InformaçãoMBA em Controladoria e FinançasMBA em Gestão do Comportamento OrganizacionalMBA em Gestão EmpresarialMBA em Marketing Estratégico e Vendas

O coordenador-executivo da Unisinos Serra, Eduardo Silveira Costa, com o gerente de RH da Concresul, Paulo Fernando de Oliveira e o professor da aula de Degustação MBA Unisinos,

Oscar Krinmeyer Filho

variado perfis. Para ter mais in-formações, acesse www.unisinos.br/especializacao ou www.unisi-nos.br/mba.

Andréia de Deus

Pallet e Brasil Componentes lançam produtos na Fimma Brasil 2011Sempre atenta aos eventos

e feiras, a Pallet do Brasil es-teve presente na Feira Inter-nacional de Máquinas, Maté-rias-primas e Acessórios para Indústria Moveleira (Fimma Brasil 2011). Na oportunida-de foram lançadas as barras de segurança, produtos de es-trema relevância para pessoas com deficiência.

A nova linha da Pallet é co-mercializada nas lojas Brasil Componentes que integram a rede. Com o lançamento, a Pallet e Brasil Componentes firma-se no segmento de ma-teriais de segurança em alu-mínio e aço inoxidável. Setor que, até então, não era abran-gido pela rede, já conhecida pela vasta linha de soluções de acabamentos para mobili-ário, produzindo puxadores, pés, mãos francesas, siste-

Feira respalda lançamentos Pallet e Brasil Componentes

mas de prateleiras e acessó-rios aéreos.

O diretor Sidinei Nunes Gonçalves afirma ser um mar-co para as empresas da rede, o lançamento dos suportes de segurança, que têm o desen-volvimento dos projetos em parceria com a Projeto 3 De-

sign. “Como nossas demais linhas, nosso novo produto apresenta a versatilidade e o principal requesito é a segu-rança para os usuários”, co-menta o diretor, que está em constante contato com as fá-bricas primando pela quali-dade dos produtos ofertados.

Marcilei Rossi

Page 4: Caderno S - 02/04/2011

4 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011EVIDÊNCIAS

O VALOR DE UMA MARCAEm 2011 a marca Google foi considerada a mais valoriza-

da do mundo! Mas você sabe como os especialistas chegam aos números que definem o quanto vale uma marca?

Parece difícil calcular, e realmente é. As empresas que ava-liam o valor das marcas e traçam o ranking das mais valio-

sas do mundo baseam-se em diferentes variáveis:1 – na preferência dos consumidores em relação às concorrentes;2 – no peso da marca na receita e na lucratividade, com ba-

se nos dados do balanço financeiro da empresa;3 – na competitividade da marca para gerar lucros futuros. Neste ponto são analisados a performance global da em-

presa e a sua presença em mercados promissores.O valor de uma marca, desta forma, pode ser medido de

acordo com a gestão do negócio ao qual está ligada (quanto melhor financeiramente estiver a empresa, mais valerá sua marca), bem como através da relação que possui com “o

coração e o cérebro” dos consumidores. As maiores marcas do mundo, hoje

O Google, hoje, está no topo das marcas mais bem avalia-das do mundo, com US$ 44,3 bilhões. Em segundo lugar está a Microsoft. Chamou a atenção do mercado o fato de a Coca-Cola deixar o ranking das 10 mais poderosas e cair

para o 17º lugar.O que vem acontecendo são movimentos permanentes das marcas para se manterem no mercado de forma cada vez mais relevante, dizem os especialistas, através de um posi-

cionamento cada vez mais transparente e interativo de mar-cas realmente responsáveis.

No caso do Google, sua boa posição foi justificada espe-cialmente pelas iniciativas humanitárias, como o apoio ao

resgate após os terremotos do Japão e Nova Zelândia. E a marca da sua empresa? Quanto está valendo?

Talvez seja difícil definir em números exatos, mas você po-de responder a algumas perguntas e identificar o quão rele-vante a sua marca está sendo no mercado, frente aos resul-tados do seu negócio. Quanto mais respostas positivas às

questões abaixo, mais a sua marca pode estar valendo!- Os consumidores procuram e compram o produto ou serviço devido à marca construída ao longo do tempo?- O preço, muitas vezes, fica em segundo plano na deci-

são de compra do consumidor, tamanha a confiança no seu produto ou serviço?

- Você acredita que a marca é realmente importante quando citada no mercado?

Batalhe na busca destes “sim” e sucesso!

“Muitas vezes, a marca chega a superar muitos outros ati-vos da empresa no cálculo final do retorno.”

MARKETINGEliane Zanluchi

Pelo mundo do

Destaque é concedido pela sexta vez à empresa

Eiffel recebe prêmio da Citroën pela excelência em pós-vendas

A Eiffel Citroën, conces-sionária da marca france-sa que atua em 53 municí-pios gaúchos – através das suas sedes em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e sho-wroom em Gramado – é a grande vencedora do Prê-mio Totalité 2010. O anún-cio foi feito recentemente pela Citroën do Brasil, e a entrega do prêmio acontece na terça-feira, 5, na conces-sionária de Caxias. Essa é a sexta vez que a Eiffel recebe o destaque, o que demons-tra a preocupação da empre-sa com a excelência do ser-viço de pós-vendas.

Em sua nona edição, o ranking Totalité analisa as-pectos como relação com o cliente, qualidade e assistên-cia técnica, treinamento da equipe, garantia dos produ-tos, entre outros. A ação, uma iniciativa da Citroën do Brasil, incentiva a padroni-zação e eficiência dos ser-viços prestados pela as-sistência técnica, expansão e melhoria das instalações, treinamento e outras ações que aumentam a lucrativida-de e a motivação de todos os colaboradores da área pa-ra atingir a total satisfação dos clientes.

A diretora-executiva do grupo Eiffel Citroën, Fabia-

na Maria Restelatto Tadiello, destaca que a premiação vem ao encontro da Missão da Ei-ffel, recentemente atualiza-do através do slogan ‘Muito prazer em atendê-lo’. “Desde 2005, quando a Eiffel lançou o Personnalité – um conceito de atendimento a serviço do cliente, existe a preocupação em realizar inúmeras reuni-ões e treinamentos para nos-sa equipe”, explica a diretora.

Fabiana lembra que este

conceito de partida foi pre-miado como Top de Marke-ting pela Citroën do Brasil e, hoje, a Eiffel – que come-mora 10 anos de fundação – renova este opinião com o novo slogan. “Estamos cer-tos, que o cliente satisfeito é a garantia de continuidade do nosso negócio. Este re-conhecimento reforça ainda mais nosso compromisso de honrar as premiações Totali-té”, comenta Fabiana.

*Eliane Zanluchi é Consultora da ez/com - Branding & Marketing, Publicitária da Agência House 360 e Professo-

ra Universitária.Envie sugestões! [email protected] | @elizanluchi

Acompanhe esta coluna: www.ezcommkt.blogspot.com

Page 5: Caderno S - 02/04/2011

5EVIDÊNCIASCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

EVANDRO SOARES

Divulgação

Presidente da Fimma Brasil 2011, Juarez Piva; designer Guto Índio da Costa e o diretor da Obispa, Ilario Cruz de Oliveira

Coleção Gioia comemora com o público os 50 anos

da Meber

Obispa Design comemora os lançamentos na Fimma Brasil

Surpreender com o novo e, por esse diferencial, conquistar o mer-cado. A Obispa Design compro-va, mais uma vez, o sucesso des-sa fórmula com sua participação na Fimma Brasil 2011. O estan-de da empresa na feira foi palco para os lançamentos da marca – coleções de puxadores para mó-veis, de puxadores para portas, e a apresentação de peças conceitu-ais ao mercado.

Em um espaço diferencia-do, que exibiu os produtos co-mo verdadeiras obras de arte, a Obispa mostrou dez modelos de acessórios desenvolvidos pa-ra atender as demandas especí-ficas da indústria moveleira. Os puxadores, assinados pela equipe de design da empresa, trazem a combinação de tendências dos grandes centros mundiais, com as demandas do mercado brasi-leiro. Em comum, a característi-ca dos lançamentos é a premissa de encantar pelo visual que pro-porcionam. “Através da função moldou-se a forma e, através da forma, aperfeiçoou-se a função”, explica a designer de produtos da Obispa, Cristiane Silveira.

Produto exclusivo

O estande da Obispa se trans-formou em um dos pontos mais concorridos da Fimma Brasil 2011, quando o designer Guto Indio da Costa recebeu convida-dos especiais para apresentar seu primeiro trabalho desenvolvido em parceria com a empresa. O

A Meber presenteia o merca-do de metais decorativos com uma linha de produtos que é inspiração pura. A Coleção Gioia traz mais glamour para as salas de banho e transfor-ma as situações de uso em uma verdadeira celebração. Desen-volvida para comemorar o ani-versário de 50 anos da marca, a linha compartilha com o pú-blico a alegria experimentada pela empresa na passagem por uma data tão significativa em sua história. Sua proposta é a de contagiar pelo requinte so-fisticado de um visual planeja-do para encantar. Gioia, do ita-liano alegria, é uma coleção que empresta aos ambientes o ape-lo irresistível da estética deco-rativa. O arremate fica por con-ta da aplicação de cristais aos produtos – charme nos deta-lhes para surpreender e tornar mais nobres os momentos do dia a dia.

Design e tecnologia

Além da personalidade do design, os metais da Coleção Gioia agregam às salas de ba-nho muito mais funcionalidade. Seus produtos chegam ao mer-cado com arejador economiza-dor, indispensável para garantir a utilização racional dos recur-sos naturais. No quesito tecno-lógico, o sistema de acionamen-to cerâmico ¼ volta é garantia de conforto e praticidade no uso. Outro diferencial é o are-jador com direcionador de ja-

Coleção IC/Arco, assinada por Guto Índio da Costa, foi destaque

lançamento que traz a assinatura do profissional carioca é a cole-ção IC/Arco, com puxadores pa-ra portas (na Obispa, com exclusi-vidade denominados manilhões).

As peças chegam ao mercado propondo a melhor combinação entre os conceitos de forma e fun-ção. Os modelos têm design ele-gante: uma linha com acabamento minucioso, desenho limpo e cur-vas simples, cuja proposta é fugir das formas e proporções conven-cionais. Além do traço caracterís-tico do designer, os puxadores diferenciam-se por possibilitar o trancamento da porta através da integração opcional de uma fecha-dura, embutida no corpo do puxa-dor. “O bom design deve ser sem-pre inovador do ponto de vista funcional, melhorando de alguma forma a qualidade de vida das pes-soas. Deve, ainda, ser fabricado da forma mais simples possível, ra-cionalizando a montagem, o uso de energia ou de materiais, além de

ter um compromisso com o res-peito ao meio ambiente. Tudo is-so, sem comprometer um alto va-lor estético. O sucesso de vendas é apenas uma consequência”, enfa-tiza Guto Índio da Costa.

Sucesso na participação

A Fimma Brasil 2011 encerra com o sabor do sucesso para a Obispa Design. Apontada no ca-lendário da empresa como mo-mento especial para o lançamen-to de produtos e tendências para o mercado moveleiro, a participa-ção na feira surpreendeu pelo re-torno obtido.

“Colhemos opiniões muito positivas de clientes e parceiros com relação às novidades que apresentamos. Esta é uma res-posta muito gratificante ao tra-balho de toda nossa equipe, que se empenhou nos preparativos e transformou o estande da em-presa em um grande sucesso”, afirma o diretor da Obispa.

Meber lança coleção Gioia de metais decorativos

to. Com ele, o ângulo do fluxo d’água pode ser ajustado dire-tamente, permitindo a adapta-ção dos produtos aos mais di-versos modelos de cubas. A coleção Gioia de metais para salas de banho apresenta mis-turadores e torneiras para lava-tório, nas versões para balcão ou parede, misturador e du-chas higiênicas e todos os aces-sórios complementares. A Me-ber compartilhou, em primeira mão, as novidades com o públi-co da Feicon Batimat 2011, de 15 a 19 de março, no Anhem-bi, em São Paulo. Quem passou pelo espaço pôde conferir, ain-da, as peças da nova campanha institucional que acompanham a comemoração dos 50 anos da empresa e a versão 2011 dos materiais de apoio promocio-nal. São trabalhos que associam a história dos metais da marca às situações de alegria presen-tes no dia a dia das pessoas, nu-ma proposta que conquista pe-la aproximação entre produtos e clientes.

Page 6: Caderno S - 02/04/2011

6 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011EVIDÊNCIAS

Unicasa recebe visita de jornalistas internacionais

Grupo foi recepcionado por Edson Bysin, gerente de Marketing

A Unicasa recebeu durante a Fimma Brasil 2011, a visita de um grupo de jornalistas in-ternacionais da África do Sul, Canadá, Argentina, Chile e Co-lômbia. A programação envol-veu apresentação institucional da empresa e das marcas Dell Anno, Favorita e New, visita ao showroom e coquetel de con-fraternização.

Segundo o gerente de

Marketing, Edson Busin, os profissionais se surpreenderam positivamente com o trabalho de segmentação de marcas. “Mostramos o processo de investimento em pesquisa para conhecermos bem os desejos de cada público-alvo. Os resultados foram apresentados nos ambientes do showroom. Eles puderam ver a proposta de cada marca”, destaca.

Novos estojos comemorativos têm edição limitada

Páscoa mais alegre com a linha Fun do Boticário

A Páscoa já faz parte do calendá-rio de datas comemorativas do Bo-ticário e, para quem pretende sur-preender, a marca apresenta Fun Coleção Surpresas. A nova versão da consagrada linha Fun traz dois estojos comemorativos, e em edi-ção limitada, que já estão nas lojas e permanecem até dia 8 de maio.

“Este é o segundo ano conse-cutivo que oferecemos inovação e exclusividade aos consumido-res nesta data”, conta Mirele Mar-tinez, gerente da Categoria de Da-tas Comemorativas do Boticário. De acordo com a executiva, a ideia é trazer novas opções para os con-sumidores que querem inovar nos presentes para a Páscoa, em vez de investir nos tradicionais choco-lates. “Fun Coleção Surpresas traz estojos divertidos e coloridos que têm tudo a ver com a data come-morativa”, completa Mirele.

O destaque da Páscoa fica por conta do Estojo Fun Coleção Surpresas composto pelo Creme Hidratante Corporal e Desodo-

rante Colônia Pedaços de Frutas e Caramelo, e o Sabonete Perfu-mado Rosa Surpresa. Todos de família olfativa frutada tropical cí-trica. A segunda opção é o Estojo Fun Coleção Surpresas Sabone-tes Perfumados, que traz quatro sabonetes nas cores azul e lilás, de famílias olfativas cítrica gour-

Divulgação

Divulgação

mand e cítrica oriental. Fun é uma linha criada pelo Bo-

ticário em 2008 para representar os produtos que trazem apelo lú-dico e divertido para banho e cor-po. Sempre em coleções limitadas, Fun já fez sucesso com as edições Fun Ice Cream, Fun Milk, Fun Arraiá e Fun Tropical.

Page 7: Caderno S - 02/04/2011

CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Salão automotivo apresentará novidades durante a feira

Copa ExpoBento 2011 está com inscrições abertas

Feira terá 3º Encontro ExpoBento de Carros Antigos

Diretoria de Expansão está aberta às sugestões da comunidade

Um dos projetos mais visi-tados na ExpoBento é o Salão Automotivo. Um espaço re-quintado onde é possível en-contrar o sonho de consumo de muitos visitantes.

As maiores e melhores mar-cas de automóveis estão em destaque neste local, e procu-ram levar aos olhos dos con-sumidores todas as suas no-vidades e lançamentos. Nesta edição, os expositores prome-tem levar o que há de melhor no segmento.

Carros, motos, caminhões e acessórios estão à dispo-sição no Salão Automotivo que já provou ser um proje-to vitorioso pelo número de negócios que são fechados, e os altos valores que o setor movimenta.

A parceria de sucesso da maior feira multissetorial do Brasil com a Administração Municipal mostra, mais uma vez, sua força. Agora, o espor-te é o motivo desta união, atra-vés do futebol amador.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição da Copa ExpoBento, que deve contar com número recorde de equi-pes participantes neste ano.

No ano passado, 32 equipes estiveram em campo prestigian-do o evento, que reuniu os vá-rios distritos do município.

As equipes interessadas em participar devem entrar em

Está confirmado para os dias 11 e 12 de junho, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o 3º Encontro Expo-Bento de Carros Antigos.

Com expectativa de reunir em torno de 200 carros, a diretoria da ExpoBento trabalha para tornar a feira cada vez mais atrativa.

O empresário André Sain, pre-sidente do evento, está muito oti-mista em relação aos projetos que seguem o seu curso devido ao su-cesso dos anos anteriores.

O saudosismo reflete-se na deli-cadeza com que são tratados estes automóveis, considerados relíquias. E por este mesmo motivo mere-cem a visita do público diferencia-do que prestigia a ExpoBento.

Estarão expostos automóveis

Atrair novos visitantes é sempre o objetivo dos direto-res que atuam na ExpoBen-to. E neste ano não é diferen-te. Com este foco foi criada no ano passado, a diretoria de Expansão, cujo cargo ain-da é ocupado pelo empresá-rio Carlos Henrique Piccoli.

Com uma feira de expe-riência, já foi possível defi-nir os pontos que merecem uma atenção especial. Segun-do Piccoli, que trabalha na busca de novas atrações, “a ideia da pasta de Expansão é agregar, inovar e ampliar, para que o público visitante saia satisfeito com as atrações apresentadas”.

A captação de novidades continua sempre na pauta das reuniões uma vez que o obje-tivo maior da feira é aumen-tar, conseqeentemente, o nú-mero de visitantes a cada ano. Neste momento de preparati-vos, a diretoria de Expansão, coordenada por Picolli, está aberta às sugestões que pode-

Carros, motos, caminhões e acessórios serão expostos

Cerca de 200 carros antigos devem ser reunidos no encontro

Carlos Henrique Picolli, diretor de Expansão

Gilmar Gomes

Fernando Zanchetti

Gilmar Gomes

Maiores e melhores marcas de automóveis em exposição

7

Cada expositor trabalha a sua marca da melhor forma possível em seu estande para atrair o público visitante.

Durante os 12 dias da feira são esperados em torno de 180

mil visitantes nos estandes dos mais de 400 expositores.

Marque presença na Expo-Bento 2011, de 2 a 13 de ju-nho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

contato com Sílvio, na secretaria da Juventude Esporte e Lazer.

Os participantes da segunda edição terão prioridade no pro-cesso de inscrição, que poderá ser feita junto ao Ginásio Mu-nicipal de Bento Gonçalves, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30min.

A data da abertura oficial e lo-cal dos jogos da 3ª Copa Expo-Bento será divulgada assim que encerrar o prazo das inscrições.

Mais informações na secreta-ria da Juventude Esporte e La-zer, que fica junto ao Ginásio de Esportes ou pelo telefone 3055 – 7423.

nas seguintes categorias : Antigos - fabricados até 1981, Clássicos e especiais.

O horário da visitação será das 10h às 22h30min, no sábado (11 de junho), e das 10h às 17h, no domingo (12 de junho).

Interessados em participar de-vem entrar em contato pelos tele-fones 3453-5015 ou 8126 - 1795, com Grasselli ou Juliana.

Dentre as vantagens, o inscrito recebe desconto especial em hos-pedagem, um boné, refeição, certi-ficado de participação e livre aces-so à feira.

O 3º Encontro de Carros An-tigos ExpoBento tem o apoio da Autograss.

ExpoBento 2011 - Uma feira sem limites.

rão vir a fazer parte da feira. A comunidade poderá par-

ticipar enviando as sugestões sobre o que gostaria de ver na ExpoBento para o e-mail [email protected].

Outro canal que está sendo trabalhado pela Expansão é a valorização do público infan-til. O diretor Picolli está en-gajado na busca de parceiros ou patrocinadores para ins-talar na feira um Cinema 3D destinado ao público infantil. Os interessados em participar deste projeto podem entrar em contato direto pelo e-mail [email protected]

As mulheres também terão uma valorização especial com a parceria formada com o Se-nac, onde serão oferecidas oficinas na área da beleza.

Uma das atrações conside-rada um sucesso é a Expo-PET, que alcança sua 3ª edi-ção. Além de ter à disposição produtos para os animais de estimação como acessórios pet, que são apresentados na

passarela de desfile.A ExpoBento chega aos 21

anos com sucesso consolida-do e assegurando belas atra-ções para crianças, jovens, adultos e idosos.

Saiba mais sobre a maior feira multissetorial do Brasil no site: www.expobento.com.br e siga-nos no twitter: @ex-pobento.

Page 8: Caderno S - 02/04/2011

8EVIDÊNCIASCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Brincadeira, meu!

Nem Lula, nem Dilma!

Selão!

Garoto propaganda de marca de carro chinesa, Fausto Silva ganhou um veículo esportivo que deve usar por aí (está em contrato). O único problema é que ele não cabe! Faustão se sente “apertado”!

Reta final do “BBB” impulsio-nou vendas no shopping online do programa! As almofadas em forma de brigadeiro são ven-didas como água! E tem gente que liga na Globo querendo comprar até o chuveiro da casa!

“Rebelde” fica no ar até o fim do ano, mas executivos da Re-cord já fazem reunião com a Televisa para discutir qual será sua substituta. Por contrato, a próxima novela do horário também deve ser uma adapta-ção de algum sucesso da emis-sora mexicana.

Grana alta! Cada paredão do “BBB” com mais de 30 milhões de votos arrecada R$ 8 milhões! Dá pra pagar o prêmio várias vezes...

Já?! Bruna Linzmeyer, a Leila de “Insensato Coração”, já faz planos a longo prazo: sonha em se tornar uma nova Fernanda Montenegro um dia! Bruna está em seu segundo trabalho na TV...

Adriana Esteves nega antipa-tia com imprensa, em entrada de evento (SP): só deu respos-

Minissérie da Globo sobre a vida de um presidente é inteira fictícia! Em “O brado retumban-te” (no ar em agosto) as situações serão todas inventadas. Qualquer semelhança é mera coincidência!

Marcos Caruso ficou tão contente em encontrar a amiga Irene Ravache no lançamento do livro “Trair e coçar é só co-meçar” (de sua autoria) que se empolgou: deu um selinho de quase 30 segundos na amiga!

Nelson Rubens

PING-PONG – RODOLFO(DA DUPLA COM MARÍLIA CECÍLIA)

Eu aumento mas não invento

Destilando o veneno

Nome: Rodolfo Trelha Jacques

Signo: libra

Cor preferida: azul

Prato predileto: churrasco

Ídolo: meu pai

Perfume: Polo

Coleção: bonés

Presente que gosta de ganhar: roupas

Instrumento: violão

No rádio: só toca sertanejo

Sonho: construir uma família

Sentimento: perseverança

Qualidade: serenidade

PAREDÃO – GLÓRIA PIRESNR: Quem é você?GP: Sou realista!

NR: E a Norma?GP: Mais que uma vilã!

NR: Profissão: atriz?GP: Me faz felicíssima!

NR: Protagonistas?GP: Sempre aparecem

bons papéis!

NR: 40 anos de carreira?GP: Momentos inesquecíveis!

NR: Papéis marcantes?GP: Maria Moura (“Me-

morial de...”) e Marisa (“Dancin’ Days”).

NR: Caseira?GP: O lar é o melhor lugar

do mundo!

tas curtas porque estava “um bagaço de cansaço”. E também ficou aborrecida porque a cha-maram de “Adriane”. Agora, ela se irrita mesmo quando di-zem que só faz papel de “Adria-na Esteves”...

Haja chuvas e trovoadas! Bico de Fabiana Scaranzi aumenta na Record: ela já pediu para não ser escalada no noticiário policial, mas direção da Record insiste! Quando veio da Globo, ela fazia a moça do tempo!

Silvio Santos cai na risada com novo quadro de seu pro-grama! Em “Os velhinhos se divertem”, os jovens são as vítimas preferenciais de atores para lá de veterano! Cada vez que alguém “quebra a cara” o patrão tem crise de riso!

Enquanto o SBT prepara uma versão “genérica” de “O apren-diz”, Record está em dúvida se deve ou não fazer oitava tem-porada (original) do reality. O formato estaria desgastado. A emissora pensa em empurrá-lo para 2012!

Falta de sacanagem?! Segun-da temporada de “Amor & sexo” terminou em queda li-vre! Depois de marcar quase 20 pontos (SP), sofreu para ficar na casa dos 15! Este se-ria o principal motivo para a terceira temporada não sair do papel, para desespero de Fer-nanda Lima...

Especial em homenagem aos 30 anos de carreira de Gugu Liberato, no “Domingo espe-tacular”, não foge de nenhuma passagem de sua trajetória. Mas dizem que “esquece” algumas polêmicas...

Solução para o “Fantástico” seria a troca de direção do pro-grama, ainda este ano. Mas a Globo nega. Por enquanto.

Olha a hora! Luciano Fac-ciolli conseguiu marcar míse-ros 0,6 pontos no Ibope (SP), durante o seu “Primeiro jor-nal”. Com salário de R$ 200 mil, sua contratação já é con-siderada um mico por alguns diretores da Band...

Revelado o segredo da balan-ça mágica de Ronaldo! Ele teria adulterado o equipamento em 40 quilos! Logo, seu peso real no “CQC” seria de 113 quilos! Vai saber hoje...

Luiz Ricardo anda mais res-peitador com a nova “Pat”, no SBT: com a Patrícia Salvador, ele vivia a abraçando por trás, para fazer graça! Já com a Pa-trícia Abravanel, mantém uma distância de “segurança”. Afi-nal, é a filha do chefe!

Abafa! Danilo Gentili tem sua versão para a “ira” de usuários de internet contra Maria Bethâ-nia, que teve liberação para ar-recadar R$ 1 milhão e 300 mil para criar um blog: “Estão com inveja dela porque, além da gra-na, todo mundo queria pegar mulher também!”

Falsa Kelly Key em site pornô francês: 150 euros por progra-ma! Ao lado de sua foto, vem uma “característica”: bissexual! Vai rolar processo?!

No rosto e no resto?! Maria-na Rios é a primeira a concor-dar: é a “cara” de Ariadna, do “BBB”. As diferenças param por aí! Mariana até a chama de “irmã”!

Glória Maria só falta ju-rar para negar: não usa botox porque não é louca de tomar uma injeção na testa, rechea-da por toxina paralisante! Mas não abre mão de suas famosas “pílulas mágicas”, que servem para tudo!

Mayana Neiva (que não para de receber convites para posar nua) demorou para se acostu-mar com seu corpão! Na ado-lescência, se sentia tão mais peituda que as amigas que só usava “camisa de homem” para disfarçar!

Solta o bicho! Solteira, Bianca Bin está em dúvida se deve ou não ser mais “liberal”: nunca foi “assim”, mas está disposta a provar...

Isabeli Fontana pagando pei-tinho em editorial de revista! Posou só de meia calça e mais nada! Autorizou a publicação da foto reveladora porque fi-cou “artística”...

Cotovelo?! Foi só saber que seu ex, Felipe Simão, estava as-sumidíssimo com Alinne Mo-raes para Luana Piovani anun-ciar: está namorando surfista Pedro Viana! É bom não ficar para trás...

NR: Mãezona?GP: Adoro todos ao meu

redor!

NR: Na cozinha?GP: Macarrão com atum!

NR: Estudou?GP: Até a 7ª série.

NR: Revela a idade?GP: 47!

NR: “Inteirona”?GP: O tempo é meu aliado!

NR: Plástica?GP: Fiz e faço!

NR: Sexo?GP: Quem não gosta?

NR: Orlando Moraes?GP: É bárbaro!

NR: Casamento?GP: Uma vitória!

NR: Futuro?GP: Não vejo a hora de ser avó!

NR: Previsão?GP: A Cléo está demorando!

Defeito: ser calmo demais

Vaidade: cabelo

Objetivo: alcançar o sucesso com humildade e respeito, sem passar por cima das pessoas.

Page 9: Caderno S - 02/04/2011

[email protected]éle Picinin Borges

9EVIDÊNCIASCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Sociais

O Senac Bento Gonçalves pror-rogou as inscrições para o curso Técnico em Guia de Turismo até o dia 05 de abril, elas podem ser realizadas através do site www.senacrs.com.br/psg. Para participar o candidato deve atender aos re-quisitos do programa que são: ter no mínimo 21 anos, ensino médio completo e a renda per capta fami-liar não pode ultrapassar 2 salários mínimos nacionais. O curso é gra-tuito e as aulas acontecem de 2ª a a 6ª, das 08h às 12h, a duração da capacitação é de um ano.

A Vinícola Aurora completa 80 anos de sucesso e, para isso, irá brindar, no próximo dia 9, com as famílias que cooperam com este sucesso. Às 10h haverá missa, se-guida de pronunciamentos, e deli-cioso almoço de confraternização. O evento acontece no Parque da Fenavinho, a partir das 10h.

Guia de turismo

Aurora

Eliane Piaceski, Bruna Liviera, Andresssa

Didone e Ana Carardin, no Carnaval da CDL para

as Mulheres

Com muita alegria, Suzana Fantin recebeu os parabéns de toda a família, no dia 27 de março, pela passagem

dos seus 96 anos

Arq

uivo

Pes

soal

Page 10: Caderno S - 02/04/2011

Sociais [email protected]éle Picinin Borges

10 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011EVIDÊNCIAS

O Centro de Eventos Carmené-re, do Dall’Onder Grande Hotel, de Bento Gonçalves, foi plena-mente aprovado em seu primeiro grande teste. Entre os dias 17 e 19 de março, quase 500 pesso-as passaram pelas instalações durante o 5º Fórum Empresarial de Transportes e Logística do Rio Grande do Sul, promovido pela Fetransul. E, segundo o presi-dente da entidade organizadora, Paulo Kaleffi, funcionários do hotel, instalações e acessos são “exemplares”.

A Sociedade São Bento irá brindar hoje à noite, os 45 anos de fundação. A partir das 20h os convidados irão confraternizar em alto estilo com o cardápio especial preparado para os associados e visitantes. O conjunto Realce Bis irá animar o baile. O casal presidente Eilson e Elenita Lunelli Outeiro, já satisfeito com todos os convites comercializados, agradece o prestígio e a colabora-ção de todos.

Dall’Onder

São Bento

O presidente do STIMMME, Elvio de Lima, com a equipe feminina interna do Sindicato, Paloma Coelho Gonçalves, Andressa Barbieri, Katia Lazzarotto, Daiane Carraro Batistelo e Enoir Vargas Nunes, durante a realização da festa do dia inter-

nacional da Mulher na sede campestre da entidade

Exata Comunicação

Page 11: Caderno S - 02/04/2011

Investindo permanentemente na qualificação de sua equi-pe, a Rinaldi vem promoven-do ciclos de treinamento com os gestores da empresa, Léa R. Frare, Sérgio De Paris, Luiz

Carlos Fracaro, Docimar Balbinot, Nadia Gabrielli,

Adriano De Paris, João Umberto Volpato, Gilmar

Sbrissa e Agremar Luis de Souza

Exata Comunicação

Sociais [email protected]éle Picinin Borges

11EVIDÊNCIASCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Isabel Comparin Rodrigues colou grau em Técnico em Administração na FTEC-B.G. Seus familiares a parabenizam e

bendizem a Deus por esta conquista

Reve

lare

Page 12: Caderno S - 02/04/2011

Sociais Franciéle Picinin Borges

12 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Everton Rosa

Divulgação

Uma bela mesa de doces com os tradi-cionais bem casados, da Conceição Bem Casados, de São Paulo, e com os delici-osos doces de Gramado Dona Nina di-

vidiram espaço com um bar de caipirinhas – especialmente montado pa-ra agradar os 150 convidados, na maio-

ria, vindos de fora do país, que seguiram a festa embalados pelo som do DJ Fofão. Os convidados receberam mimos como chinelinhos personalizados e leques de Hong Kong. Rosa Maria Unique assinou o vestido da noiva, com detalhes em tule francês, adornado com flores de seda no

ombro e cintura.

Depois de comemorar o sucesso da Fimma Brasil 2011,

o presidente da feira, Juarez José Piva, celebra

hoje seu aniversário, recebendo o carinho dos

colegas, amigos e familiares.

O presidente da 10ª Mostra Del Paese de Antônio Prado, Tiago Scopel, acompanhado das soberanas da festa, as princesas Ana Paula Zulian e Naísa Vizentin, e a rainha,

Rosângela Muterle prestigiando a

Festa Nacional da Vindima, de Flores da Cunha

Jussara Konrad

Felicidades

Joice & Douglas

ABBA LIVE Renata Pontalti Giongo, filha de Denio Giongo e Luiza

Pontalti Giongo, e Leonardo Schamann, filho de Renito e Maria de Lourdes Schamann trocam alianças no altar da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, hoje, 2. Após a cerimônia religiosa, os nubentes receberão familiares e amigos no Salão Social do Clube Juvenil, especialmen-te decorado pelo artista floral Fernando Weber, numa composição que mesclará velas com flores na cor bran-ca e rosa. As paradisíacas ilhas de San Martin e San Andrés serão cenários da lua de mel.

A Ponto Uno Produções traz pela primeira vez a Bento Gonçalves o espetáculo “Mam-ma Mia Abba Live”. A apresentação acontece no anfiteatro da Casa das Artes hoje, 2, às 21h. O espetáculo “Mamma Mia Abba Live” consiste em uma mostra cênica e musical que abrange distintas etapas da carreira do lendário grupo pop. Os quatro protagonistas recriam com precisão suas coreografias e trejeitos de palco, bem como, reproduzem com incrível semelhança o extraordinário vocal do famoso quarteto sueco. ABBA LIVE é uma banda criada na cidade de Buenos Aires, idealizada pela mesma produtora da também mundialmente famosa The Beats. Só este fato assegura a certeza de um grande espetá-culo, fielmente reproduzido pois, além dos instrumentos originais, indumentárias e ceno-grafia iguais as da época, contam com telões proporcionando um excelente espetáculo multimídia, além do enorme talento musical de seus integrantes.

Page 13: Caderno S - 02/04/2011

CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011 13

[email protected]

CDL JovemUma bela mesa de doces com os tradi-cionais bem casados, da Conceição Bem Casados, de São Paulo, e com os delici-osos doces de Gramado Dona Nina di-

vidiram espaço com um bar de caipirinhas – especialmente montado pa-ra agradar os 150 convidados, na maio-

ria, vindos de fora do país, que seguiram a festa embalados pelo som do DJ Fofão. Os convidados receberam mimos como chinelinhos personalizados e leques de Hong Kong. Rosa Maria Unique assinou o vestido da noiva, com detalhes em tule francês, adornado com flores de seda no

ombro e cintura.

Luiza e Valter Casagrande, no Carnaval do Clube Aliança

Eliane Zanluchi, Cristiane Romagna e Juliana Nossal

O presidente da 10ª Mostra Del Paese de Antônio Prado, Tiago Scopel, acompanhado das soberanas da festa, as princesas Ana Paula Zulian e Naísa Vizentin, e a rainha,

Rosângela Muterle prestigiando a

Festa Nacional da Vindima, de Flores da Cunha

O secretário de Turismo de Flores da Cunha, Carlos Lisboa; a turismóloga, Fátima Ortiz e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Olir Schiavenin prestigiando a Festa

Nacional da Vindima

O diretor da Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas abre a programação do Case Café deste ano. O empresário palestra na terça-feira, 5. O encontro, liderado pelo presidente da CDL Jo-vem, Gustavo Cecon, será realizado no Hotel Dall’Onder Vittoria, reunindo um grupo de, aproximadamente, 60 pessoas. O evento inicia às 7h15min, com o café da manhã que segue até às 8h. A partir daí será dado início à palestra que terá duração de uma hora.

Fotos: Franciéle Picinin

Felicidades

Joice & Douglas

Renata Pontalti Giongo, filha de Denio Giongo e Luiza Pontalti Giongo, e Leonardo Schamann, filho de Renito e Maria de Lourdes Schamann trocam alianças no altar da Catedral Diocesana de Caxias do Sul, hoje, 2. Após a cerimônia religiosa, os nubentes receberão familiares e amigos no Salão Social do Clube Juvenil, especialmen-te decorado pelo artista floral Fernando Weber, numa composição que mesclará velas com flores na cor bran-ca e rosa. As paradisíacas ilhas de San Martin e San Andrés serão cenários da lua de mel.

Page 14: Caderno S - 02/04/2011

14 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011SAÚDE

Tenha pernas bonitas, evite as varizes com escleroterapia

Varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alon-gadas, caracterizando uma al-teração funcional da circulação venosa do organismo.

As causas da formação de va-rizes podem ser divididas em primárias ou secundárias. As primárias não tem causa bem definida e dependem, princi-palmente, da tendência genética do paciente, que terá alterações na estrutura das veias, com al-terações da parede dos vasos e defeitos nas válvulas (mecanis-mo que impede que o sangue que sobe em direção ao cora-ção retorne para baixo). Mui-tos fatores podem fazer um paciente que tem tendência a ter varizes vir a desenvolvê-las, como por exemplo: gravidez, obesidade, tabagismo, idade, al-terações posturais, profissão, hormônios. Já as varizes secun-dárias, como o nome já diz, são

Divulgação

Angela Schutz PascoalMedicina Estética

CRM-33158

consequência de alguma doen-ça prévia que tenha acometido o paciente.

Alguns dos sintomas de va-rizes são: dor, coceira, formi-gamento, câimbras e inchaço das pernas.

O tratamento das varizes é feito com uma ou mais das seguintes opções: uso de medicações orais ou tópicas, exer-cício, elevar os mem-bros inferiores, calça-dos que não apertem os pés, salto alto, drenagem linfática, meias elásticas, es-cleroterapia, mi-crocirurgia e ci-rurgia.

No caso da es-cleroterapia, ela pode ser feita com agentes esclerosantes que são injetados dentro da veia, ou com laser, que coagula o vaso quando disparado. A escolha do agente varia de acordo com a preferência e a experiência de cada médico, tendo resultados finais parecidos. A crioesclero-terapia é a própria esclerotera-pia com agulha acoplada a uma máquina que resfria a medica-ção, prometendo menos dor ao paciente, porém com os mes-mo resultados da esclero con-vencional.

O padrão ouro, ainda não su-perado por outras técnicas na escleroterapia, é a injeção de esclerosantes.

Podem ser tratados desde va-sos muito finos até veias mais grossas com esta técnica. É re-alizada em consultório e o pa-ciente retorna as suas atividades normais no mesmo dia (à exce-ção da esclero de grandes vasos).

O paciente deve ser avaliado por médico capacitado para sa-ber se suas varizes são passíveis de escleroterapia, ou se têm in-dicação cirúrgica.

As complicações mais fre-quentes são: dor, manchas ro-xas, hiperpigmentação (manchas marrons), inchaço, formação de novos vasos, microtrombos, trombose, necrose cutânea.

Divulgação

Cuidados com a escova de denteO banheiro de nossa casa,

normalmente, é um local onde há pouca circulação de ar, mui-tos não tem janela sendo que, após o banho, fica muita umi-dade no ar, tornando este am-biente propício para a prolifera-ção de bactérias e fungos. Além disso, é neste local em que rea-lizamos a higiene pessoal e as necessidades fisiológicas.

É também onde guardamos a nossa escova de dente, num ambiente cheio de bactérias e fungos no ar. Um exemplo que podemos citar é quando damos a descarga com a tampa do va-so sanitário aberta, as bactérias que estavam neste local se espa-lha no ambiente através de go-tículas minúsculas de água, que respingam durante o ato de dar a descarga.

Existem pesquisas que rela-tam a existência de vários tipos de bactérias na escova de dente, como, por exemplo, coliformes fecais, sendo esta bactéria ma-léfica a nossa saúde, podendo ocasionar problemas gastroin-testinais, entre outros. Além desta bactéria foram encontra-dos outros micro-organismos causadores de doenças graves em seres humanos, muitos são resistentes a antibióticos.

Além do ambiente do banhei-ro não ser propício para arma-zenar as escovas de dentes, a maioria das pessoas não tem o hábito de higienizá-las de for-ma adequada.

Esta higienização deve ser feita da seguinte maneira: após ser utilizada, devemos retirar

o resto de alimentos que ficou retido nas cerdas e, pelo me-nos, duas vezes por semana devemos colocar a escova de molho em solução antissépti-ca, dando preferência a clore-xidina, mas pode ser utilizado outro tipo de antisséptico bu-cal e, na falta desta substância, podemos colocar a escova de dente de molho na água fer-vente. O tempo para a imersão, em todos os casos, deve ser de dez minutos.

Não podemos esquecer que após escovarmos os dentes, de-vemos bater as escovas na bor-da da pia para removermos o excesso de água que fica reti-do entre as cerdas, para que as mesmas não fiquem úmidas evitando, assim, um ambiente propício para o desenvolvimen-to de bactérias. Após este pro-cedimento, as escovas devem ser armazenadas em um am-biente seco. Existem no mer-cado suportes para escovas que têm tampa. Estes seriam os mais indicados para armaze-ná-las.

Também há escovas de den-tes que possuem uma esco-va antibacteriana, com íons de prata, que são responsáveis pe-la inibição do crescimento de bactérias.

Portanto, devemos cuidar da limpeza e do armazenamento da escova de dentes. Após um certo período de uso – em tor-no de dois meses – precisamos substituí-la.

Fonte: Jornal da APCD

Page 15: Caderno S - 02/04/2011

Eduardo [email protected] Pneumologista e Geriatra

15SAÚDE CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Na terça feira, 29, após longos e sofridos anos, morre o ex-vice- presidente (que por mais dias na história recente do Brasil exerceu a presidência), José Alencar, víti-ma, em última análise, de um sar-coma. Cabe aqui um momento de pausa e de respeito a esse brasilei-ro que, com seu humanismo, bon-dade e carisma cativou todos por onde passou e conheceu. Nossa homenagem ao “presidente” Jo-sé Alencar.

O sarcoma é um tipo de câncer que pode afetar osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíne-os e tecido conjuntivo ou de su-porte. Existem alguns sintomas co-muns aos sarcomas de partes moles: a presença de massa ou protube-rância em uma região específi-ca do corpo, que fica debilitada. Dor. É importante mencionar que a presença destes sintomas não significa que a pessoa tem sar-coma, mas sim, que deve consul-tar seu médico.

Tipos: Os sarcomas de partes moles abrangem uma série de ti-pos de tumor. Alguns crescem de forma lenta e outros apresentam crescimento mais rápido e agres-sivo. Eis alguns exemplos: Fibros-sarcoma é um tumor maligno que se localiza em tecidos moles, os-sos e músculos. Liposarcoma – o mais frequente – se apresenta nos tecidos profundos dos membros e no abdome. Rabdomiosarcoma é o mais frequente em crianças e adolescentes. Desenvolve-se na musculatura esquelética ou em te-cidos fibrosos e pode afetar qual-quer região do corpo.

Sarcoma de Kaposi é um ti-po de câncer que atinge as pare-des dos vasos linfáticos e pode acometer pele, nódulos linfáticos, pulmões e sistema digestivo. A doença está associada a fatores genéticos, ação de vírus e fatores imunológicos. É o tipo de câncer

O tumor e um presidentemais relacionado à Aids. No en-tanto, o fato de ser portador do vírus HIV não significa que o pa-ciente desenvolverá sarcoma de Kaposi, da mesma forma que ter sarcoma de Kaposi não significa ser portador de HIV. Linfangio-sarcoma é um tumor maligno que se origina nas células dos vasos lin-fáticos. A maioria dos linfangio-sarcomas desenvolve-se em regi-ões de linfedema crônico e após mastectomia radical seguida de radioterapia, no membro supe-rior do lado da cirurgia. Neurofi-brosarcoma é um tumor maligno que se desenvolve nas células ao redor dos nervos periféricos. Os nervos periféricos recebem men-sagens do sistema nervoso cen-tral (cérebro e medula espinhal) e têm como função estimular o movimento voluntário. O neurofi-brosarcoma também é conhecido como tumor da bainha nervosa, Schwannoma maligno ou sarco-ma neurogênico. Osteosarcoma é o câncer primário de osso mais comum. Ocorre, frequentemen-te, em adolescentes, nos locais de maior crescimento do osso. Qual-quer osso pode ser afetado, entre-tanto, os locais mais comprometi-dos são os braços e as pernas, nas áreas próximas à articulação do jo-elho. Condrosarcoma é uma lesão cartilaginosa maligna, que ocorre, primariamente, no adulto, é rara em jovens e quase nunca é encon-trada em crianças. Ocorre com mais frequência nos ossos da pel-ve ou próximo das extremidades de ossos longos.

Para o diagnóstico de sarcoma, é importante que o paciente fi-que atento aos sinais e sintomas que, eventualmente, possam apa-recer. O diagnóstico inicia-se com a suspeita da doença e a realização de um exame físico completo por um médico. Entre alguns dos exa-mes estão: Radiografia (raios X):

permite avaliar o estado dos ór-gãos e ossos. Tomografia compu-tadorizada: É utilizado para deter-minar a natureza e a extensão da lesão e para observar a possibilida-de de existência de outras lesões. Ressonância magnética: mostra os tecidos e órgãos do corpo, por meio de potentes ondas magné-ticas. Serve para determinar o ta-manho e a extensão da lesão e pa-ra estudar mais detalhadamente o sistema nervoso, os tecidos moles e os vasos sanguíneos. Biópsia: é método de diagnóstico mais im-portante no câncer, pois serve pa-ra determinar a existência ou não da doença. O procedimento con-siste na remoção de tecido con-tendo células do tumor por meio de uma agulha ou uma pequena cirurgia. Este exame é feito para determinar se o tumor é maligno ou não e, em caso positivo, qual o tipo de câncer. A biópsia coleta amostras de tecido tumoral e de gânglios linfáticos ou outras áreas nas quais se suspeita da existência da doença. A amostra é analisada por um patologista, que verifica a presença ou não de células malig-nas. O tratamento do sarcoma de partes moles depende da respos-ta individual à doença e ao trata-mento. De forma geral, inicia-se com a cirurgia, pois grande parte dos sarcomas é resistente à qui-mioterapia e à radioterapia. Cada caso deve ser avaliado individual-mente pelo oncologista.

Page 16: Caderno S - 02/04/2011

16 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011SAÚDE

Dormir bem melhora o desempenho no trabalho

O termo workaholic foi criado para designar pessoas que são vi-ciadas em trabalho, empenham muitas horas do dia para o seu emprego e, geralmente, se esque-cem de que há outros fatores im-portantes na vida. Segundo o sen-so comum, este tipo de indivíduo, por se dedicar tanto a uma ativida-de, consegue as melhores oportu-nidades do mercado e tem maior facilidade para ser promovido e aceito pelos seus superiores.

Este exagero, muitas vezes, é re-fletido no sono. Pessoas viciadas em trabalho, geralmente, dormem pouco, muitas das quais ficam em seus escritórios ou postos de tra-balho até tarde e entram cedo no emprego, no dia seguinte. Contu-do, de acordo com estudos médi-cos, a prática de substituir o sono e outros lazeres diários pelo trabalho mais prejudica do que melhora o desempenho humano nas ativida-des corriqueiras e diminui a capa-cidade de resolução de problemas.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, desco-briram que a boa noite de sono es-tá ligada à criatividade e à alta pro-dutividade de um trabalhador, seja qual for o segmento profissional no qual ele está inserido.

De acordo com o otorrinolarin-gologista e diretor da Associação Brasileira do Sono, Michel Cahali, o período do sono ativa a memó-ria e traz o bem-estar físico para que a pessoa consiga maior con-centração quando for desempe-nhar qualquer atividade cotidiana.

“Hoje já é bem conhecido co-

mo a falta de sono atua nas ativida-des. Até as pessoas que dormem bastante, mas dormem mal, apresen-tam um prejuízo nítido ao trabalho, a diminuição da memória e a capa-cidade de concentração”, diz Cahali.

Portanto, se você quer ganhar uma

Pessoas que estão em paz com o seu sono têm maior capacidade de raciocínio

Divulgação

promoção pelo seu desempenho no trabalho, a melhor forma é dormir bastante, para ser capaz de criar e ser inovador em suas atividades.

Ficar no escritório até tarde da noite é a pior estratégia para fazer a diferença no local de trabalho.

Page 17: Caderno S - 02/04/2011

17SAÚDE CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

O laser e a estéticaAmplamente usado há anos

para o tratamento de diver-sas doenças, o laser passou a ser protagonista quando co-meçou a ser utilizado também para fins estéticos. Ele é con-siderado um divisor de águas na área estética e uma ferra-menta fundamental na práti-ca clínica do biomédico esteta. Devido a nossa pele funcionar como uma grande barreira é muito difícil um creme pene-trar em sua profundidade, os lasers então, chegaram com a proposta de atingir a profundi-dade da derme e promover sua reestruturação, gerando inú-meros benefícios. Contamos, atualmente, com várias tecno-logias a laser que podem reju-venescer, amenizar manchas, remover vasos, eliminar pelos, tatuagens ou recuperar a pele danificada pela ação contínua do tempo e do sol. É fato que as tecnologias vêm se aperfei-çoando ao longo dos anos, a fim de oferecer os melhores resultados com o máximo de conforto aos pacientes. Existe hoje uma gama de opções de tratamentos a laser não-agres-sivos e que não tiram o pacien-te da sua rotina.

O método supera todos os demais procedimentos quando o assunto é rejuvenescimento facial. O envelhecimento da pele é um processo irreversível que tem como consequência, o aparecimento de rugas, hiper-pigmentação, ressecamento, al-teração da vascularização e fla-cidez da pele, a densidade de colágeno diminui, a pele per-de elasticidade e fica mais frá-gil. A técnica de fotorejuvenes-cimento estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina, impressiona com sua eficácia para minimizar rugas, apagar marcas de expressão, suavizar cicatrizes de acne, eli-minar manchas e conferir novo viço, tônus e textura à pele. Os

Leandro Stanislawski - Biomédico Esteta- CRBM -14442

chamados lasers fracionados, por exemplo, são uma evolu-ção do método. Eles emitem feixes de luz que penetram na pele de forma alternada e se-letiva, focando sua ação na re-gião a ser tratada e poupando a área ao redor, deixando assim intactas as células saudáveis.

Graças ao laser, as depilações à cera e à lâmina são cada vez mais raras devido aos benefí-cios que o novo método ofere-ce. A depilação a laser é um mé-todo extremamente eficaz, onde o laser age diretamente no pelo destruindo-o. O pelo é gerado por uma estrutura chamada fo-lículo piloso, e tem a capacida-de de crescer até certo ponto , podendo cair espontaneamente. Quando um pelo é eliminado es-pontaneamente, um novo pelo é gerado pelo próprio folículo pi-loso. É por isso que, quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais, os pelos crescem novamente.

O pelo tem um ciclo de cres-cimento em fases, por este mo-tivo, são necessárias várias apli-cações em intervalos distintos para cada região. A cada apli-

cação, uma parte dos pelos é eliminada. Nas sessões subse-quentes é conseguido um resul-tado cada vez melhor. O pelo só é melhor eliminado em uma fase chamada anágena, quando existe uma maior concentração de melanina, e contato com su-as estruturas do folículo piloso, o que permitem sua destruição. O pelo atingido pode nascer de novo, só que com muito me-nos força e número; para o tra-tamento ser ideal deve-se fazer de 3 a 6 sessões. É um método rápido, e pode ser aplicado em qualquer área do corpo, tanto por mulheres quanto homens, sendo uma excelente alterna-tiva para barba, por exemplo. Os benefícios dos lasers na es-tética são inúmeros, entretan-to, um tratamento a laser não pode ser feito por qualquer profissional e, muito menos, sem uma minuciosa avaliação prévia. Mesmo com todos os avanços e equipamentos de úl-tima geração hoje disponíveis, a orientação de um especialis-ta é fundamental, uma garantia de segurança e bem-estar para o paciente.

Divulgação

Page 18: Caderno S - 02/04/2011

18 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011SAÚDE

O que é mais difícil, perder peso ou a gordurinha abdominal?Uma combinação do exer-

cício físico e uma dieta ba-lanceada promove um melhor resultado na redução de pe-so, embora uma dieta restri-tiva promova emagrecimen-to mais rápido. A prática de exercício físico dá melho-res resultados a longo prazo, quando a pessoa faz disso um hábito. Além de ajudar a emagrecer, a prática regular de exercício impede a recu-peração do peso perdido, coi-sa comum quando a pessoa passa por dieta forte que não consegue manter por mui-to tempo.

Se você nunca praticou ati-vidade, comece devagar e evolua gradativamente, cui-dando para não realizar exer-cícios em intensidade mui-to forte, você não precisa se matar para conseguir os re-sultados esperados. O mais importante é a consistência, então, a intensidade do ativi-dade física deve ser leve ou moderada, a qual você conse-gue manter por relativo tem-po, entre 65-80% da sua fre-quência cardíaca máxima. A maior parte dos especialis-tas recomenda, ao menos, 30 minutos de atividade física de intensidade moderada to-dos os dias ou na maioria dos dias da semana. Para conse-guir uma perda de peso subs-tancial, pode ser recomenda-do fazer uma hora ou mais de exercício físico de inten-

Franciele Maria GasparinEducadora Física

sidade moderada to-dos os dias.

Pratique atividade física, pois além de queimar calorias tam-bém reflete em um bom funcionamento do organismo. De-vem ser praticados com frequência as-sociando-se exercí-cios aeróbicos – pa-ra ativar a circulação e gastar calorias, exis-tem exercícios locali-zados – para tonificar a região abdominal e musculatura em geral. Beba bastante água, além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrifi-cação do intestino, por isso, é essencial tomar, pelo menos, 2 litros por dia, mas evite lí-quidos durante as refeições

Os exercícios aeróbicos são a opção certa para perder ab-dômen e perder peso, dimi-nuindo também as hipóteses de risco de morte decorren-tes de problemas cardiovas-culares, estimulando o forta-lecimento ósseo, diminuindo assim, o risco de osteoporo-se, são bons para tonificar os músculos e, além destes, é in-dicado que se faça exercícios abdominais, não esquecendo de trabalhar tanto os múscu-los frontais como os laterais.

É de extrema importância antes de iniciar o processo de perda de peso e a gordu-

Divulgação

Divulgação

ra abdominal, procurar pro-fissionais da saúde. Consulte um médico para analisar se você está apto a realizar ativi-dades físicas, um nutricionis-ta para a prescrição de uma dieta adequada, e o profis-sional de educação física pa-ra prescrever e orientar ativi-dades adequadas ao interesse de cada cliente, visando sem-pre à promoção da qualidade de vida e o bem estar do in-divíduo, a fim de obter bons resultados.

A prática de uma atividade física orientada e uma alimen-tação saudável são a base pa-ra uma boa qualidade de vida, longa e independente.

Page 19: Caderno S - 02/04/2011

19SAÚDE CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Autoconhecimento nos ajuda a viver melhor em sociedadeA responsabilidade social caminha junto com a consciência sobre si mesmo Hoje em dia, com tantas catás-

trofes naturais, crimes bárbaros, de-sigualdades sociais, falta de segu-rança, trânsito violento e mais um monte de informações negativas com as quais nos deparamos, to-dos os dias no noticiário, podemos nos perguntar: Afinal, o mundo es-tá melhorando? A resposta imedia-ta seria NÃO!

Mas, do ponto de vista psicana-lítico, a resposta pode ser bem di-ferente. Nestes últimos dias, foi possível acompanhar movimentos pelo mundo derrubando ditaduras que estavam no poder há décadas, grupos protegendo animais contra maus tratos, uma maior preocupa-ção com a questão ambiental, con-ceitos de sustentabilidade sendo aplicados na nossa rotina diária, pa-íses emergindo e passando a ter um destaque na economia mundial. Ou seja, com essas coisas boas aconte-cendo, é possível perceber que uma mudança comportamental coletiva está ocorrendo.

Esta transformação que estamos vivendo só é possível porque o ser humano está tendo consciência de

seu próprio bem e se conhecen-do mais profundamente, o que faz com que tenha maior responsabi-lidade sobre seus atos e, com isso, interaja melhor com a sociedade em que vive.

Pegando emprestada a frase de Buda que diz: “A paz vem de den-tro de você mesmo, não a procure a sua volta”, e aplicando à realidade dos dias de hoje, é perceptível que, cada vez mais, as pessoas buscam o autoconhecimento e esta busca as liberta da inércia moral e as faz enxergar um novo horizonte. Is-so acontece porque, quando nos conhecemos melhor, toleramos mais, entendemos mais, respeita-mos mais, enfim, aprendemos a viver em sociedade, descobrindo que as adversidades fazem parte dela. Um resultado muito positi-vo é que o nosso dia a dia estres-sante começa a ser visto de outra forma e passamos a entender que, se não plantarmos hoje, não tere-mos colheita amanhã.

Uma solução plausível para faci-litar e, até mesmo, agilizar o encon-tro com o autoconhecimento, seria

incluir uma carga horária de terapia complementar aos nossos estudos. O ensino, nos moldes em que se encontra hoje, não nos ensina a uti-lizar o nosso cérebro em proporções iguais, já que utilizamos muito mais o lado racional e deixamos adorme-cido o lado emocional.

A ciência já nos mostrou que o lado emocional tem uma capaci-dade infinitamente maior de aces-sar arquivos guardados em nosso inconsciente e de fixar o aprendi-zado de forma muito mais eficaz que o lado racional, e a terapia tor-na possível aprender a utilizar to-do esse arsenal de conhecimento, nos ensinando a desenvolver os dois lados do cérebro de forma equilibrada, e isso possibilita que o indivíduo se torne completo, ca-paz de enxergar os seus erros e en-tender os dos outros. Aos poucos, essa mudança comportamental de se conhecer vai ganhando força e se difundindo, para que tenhamos um mundo com mais harmonia e qualidade de vida.

Fonte: minhavida.com.br

A importância das proteínasAs proteínas têm papel funda-

mental no organismo e por isso, não podem ficar de fora da dieta. Estes nutrientes se formam no in-terior das nossas células, a partir dos aminoácidos. Existem cerca de 200 aminoácidos na natureza, mas apenas 21 deles são metabo-lizados pelo organismo humano e, dentre estes, oito são conside-rados essenciais.

Ou seja, são os aminoácidos que se não forem sintetizados pelo or-ganismo, precisam ser fornecidos pelos alimentos, pois contribuem para o aumento da resistência fí-sica e são utilizados pelos múscu-los para fornecimento de energia durante atividades físicas de lon-ga duração.

Outras funções de extrema im-portância das proteínas são regu-lar o funcionamento de diversos órgãos do corpo e agir como anti-corpos, defendendo o nosso cor-po de agentes agressores. Além disso, agem na reparação e cons-trução de tecidos e são essenciais para perder gordura e nos exercí-cios físicos.

Todas as pessoas precisam con-sumir, diariamente, alimentos com proteínas, mas as necessidades di-árias variam de pessoa para pes-

Fonte de proteína

soa, confirme idade, peso, sexo, doenças e outros fatores.

Alimentos fonte de proteínaOs alimentos fonte de proteína

de alta qualidade são, essencial-mente, de origem animal. Entre eles estão os ovos, o leite, peixes, aves e as carne, em específico, músculos e vísceras. Embora em quantidades menores, elas tam-bém estão presentes nos vegetais folhosos, na lentilha, feijão, ervi-lha e soja.

Fonte:dicasdesaude.com.br

Page 20: Caderno S - 02/04/2011

1. Nome: Vítor Hugo Rodrigues Chagas.

2. Idade: 4 anos.

3. Nome dos pais: Hugo Vicente Xavier Chagas e Roseliane dos San-tos Rodrigues.

4. Estuda? Se sim, aonde? Sim - Marista Aparecida.

5: Qual é sua comida favorita? Churrasco.

6. Quem são seus melhores ami-gos? Guilherme, Augusto Blanco, Augusto Barbieri, Matheus, Erna-ni, Beatriz, Guilia, Camile , Isadora Zortea e Isadora Festa.

7. O que você gosta de fazer? Jo-gar futebol.

8. Qual é o personagem de dese-nho animado que você mais gos-ta? Jorge Curioso.

9. Qual é sua brincadeira prefe-rida? Brincar de médico.

10. O que quer ser quando cres-cer?: Médico ou Jogador de Futebol.

Retr

atus

Ate

liê F

otog

ráfic

o

20 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011INFANTIL

Transtorno Bipolar na Infância

Mônica VagliatiPsicóloga- Psicoterapia Cognitivo Comportamental

João Vitor e Luis Felipe se divertindo na Oficina de Ideias

O pequeno Arthur Todescatto é a alegria dos pais, Cleimar e Alda

Todescatto

A bela Isadora Dal Sasso comemorou seu aniversário de seis anos com os amiguinhos e

familiares neste mês

Silvia Tonon FotografiaFotos: Divulgação

A taxa de crescimento de crianças com transtorno bipolar de hu-mor têm crescido muito nos últimos anos, e isso requer muito cuida-do de nossa parte. Para saber se uma criança apresenta o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é importante evitar justificar alguns compor-tamentos que podem revelar a doença. Há crianças que nascem mais animadas, com temperamento mais eufórico, com muita energia e criatividade, porém se adaptam bem ao meio-ambiente familiar ou escolar, não causando nenhum transtorno para ela mesma e/ou pa-ra os outros. São normais. Por outro lado, se ela é super-irritável, va-riando repentinamente entre a euforia e a tristeza, entre o desânimo e a hiperatividade (agitação), tendo falta de sono, sem ter nada que explique isto, e se já houve casos de TAB ou depressão séria em al-gum membro da família, os pais devem procurar orientação médica.

Exemplo: Seu filho está à tarde em casa, claramente mal--humorado, resiste a tomar banho e nem quer experimentar o lan-che. Mas, basta chegar a hora do inglês para ele mudar, se animar. Ao chegar lá, encontra os colegas e fala sem parar, todo feliz. No dia seguinte, a reação dele aos mesmos eventos é oposta. Crianças que sofrem com o transtorno têm uma variação de humor muito brus-ca entre depressão e euforia, e essa instabilidade pode marcá-las co-mo alguém que não faz planos, que “nunca conclui o que começa”.

Sintomas: na infância, o sinal mais intenso é a irritabilidade. As crianças bipolares se frustram pelas mínimas coisas. Ansiedade ex-trema, impulsividade, idéias exageradas sobre si mesmas ou mudan-ça rápida de pensamentos também pedem atenção. Outras caracte-rísticas surgem durante o desenvolvimento, como a dificuldade de os pais conseguirem acalmar a criança nos primeiros anos de vida, e mudanças de humor.

Diagnóstico: o especialista se baseia na avaliação do paciente e em informações obtidas de familiares e da escola. É uma condição genética, mas há situações que podem “despertar” a doença, como falta de rotina, televisão e internet à disposição 24 horas, poucas ho-ras de sono e, no caso dos adolescentes, usam de álcool e drogas. Os sinais podem ser identificados desde cedo, mas o diagnóstico preci-so só é possível a partir dos 7 anos.

O QUE FAZER: apesar do receio dos pais, o uso de me-dicamentos é a melhor maneira de controlar a doença. Os proble-mas que o transtorno pode trazer são maiores do que os efeitos co-laterais dos medicamentos. De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, até 50% dos portadores que não tratam desse mal tentam o suicídio pelo menos uma vez na vida e cerca de 40% se tornam dependentes de drogas. Como nos outros transtornos, ou-tra parte fundamental no tratamento é a terapia. Infelizmente, ain-da não há cura.

Mônica VagliatiPsicóloga- Psicoterapia Cognitivo ComportamentalContato: [email protected] e telefone (54) 9129-8696

Page 21: Caderno S - 02/04/2011

21GuiaCadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

Momento de maior interio-rização, que tende a represen-tar a gestação e os momentos que antecedem uma fase de maior dinamismo. Você ten-de a se entregar mais inten-samente, deixando os senti-mentos tomarem conta.

O dia pede que você se de-dique mais a sua intimidade, buscando se aproximar mais de familiares e pessoas que-ridas, e dando um toque de charme no seu lar. Cuide e proteja quem você ama com mais doçura e delicadeza.

A Lua está no seu signo, aumentando o seu magen-tismo e a sua receptividade para as pessoas. Momento de maior charme e brilho na sua vida. Você está muito mais atrente, sedutor e cari-nhoso neste sábado.

Áries21/03 a 20/04

Leão22/07 a 22/08

Sagitário22/11 a 21/12

Touro 21/04 a 20/05

Virgem23/08 a 22/09

Capricórnio22/12 a 20/01

Gêmeos21/05 a 20/06

Libra 23/09 a 22/10

Aquário21/01 a 19/02

Câncer21/06 a 21/07

Escorpião23/10 a 21/11

Peixes20/02 a 20/03

HORÓSCOPO

O sábado marca um mo-mento bastante especial para a sua vida social e a sua rede de relações, favorecendo no-vas amizades. A abertura e o charme para se aproximar de alguém que desperte o seu interesse serão maiores hoje.

A abertura e o charme para se aproximar de al-guém que desperte o seu interesse serão maiores hoje. Você está mais atra-ente e com um magnetis-mo mais sedutor, ótimo dia para viagem.

Agora você tende a se mos-trar mais otimista e confiante no seu futuro, com especial destaque para a vida afetiva. Agora você tende a se mos-trar mais otimista e confiante no seu futuro, com especial destaque para a vida afetiva.

Hora de buscar maior con-tato interior e ir fundo na busca das suas verdadeiras motivações interiores e dos seus desejos, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Muita sensualidade, erotismo e desejo de prazer: o dia promete!

Neste momento você ten-de a ter uma rotina mais agradável, mas deve ficar atento para não ser negli-gente em suas responsabi-lidades. Você está mais ge-nerosa e prestativa com o companheiro, o que é ótimo.

Hora de você buscar ser mais comunicativo e inte-grado aos ambientes que fa-zem parte do seu dia a dia. Você está mais charmoso com as palavras e divertido, o que é ótimo para seu dia ser aproveitavel.

Hoje é um dia muito propício para você relativizar algumas das suas certezas e buscar ouvir mais os outros, que poderão lhe apresentar uma visão alternati-va sobre determinados assun-tos. Momento especial para a vida afetiva. Fase favorável.

O sábado tende a deixar você mais criativo e inspi-rado, dando um toque de arte em tudo o que fizer e ainda te deixando mais se-dutor e atraente. Você está mais charmoso e o magne-tismo será intenso.

Agora você tende a querer desfrutar o melhor da vida com muito gosto. Tenha um dia prazeroso e feliz! Você está mais sedutor e carinho-so. Momento de maior soli-dez na vida afetiva.

Page 22: Caderno S - 02/04/2011

PALAVRAS CRUZADASA vaidade em demonstrar

aos outros a beleza dos pelos é mais uma necessidade do ser humano que do próprio instinto animal. Mas, muitas vezes, os donos exageram no embelezamento dos bichos com banhos frequentes, uso de produtos químicos em exagero e a aplicação de cos-méticos não apropriados aos bichos, favorecendo o desen-volvimento de doenças de pele nos pets.

Segundo a médica veteri-nária Fernanda Fragada, do Hospital Sena Madureira, o ideal é que os banhos sejam dados com intervalo de, no mínimo, dez dias. “Em alguns casos, quando o bicho dorme na mesma cama ou divide o sofá, até liberamos banhos se-manais”, afirma. Esse interva-lo serve para que não ocasio-nem lesões na pele. “Caso os banhos sejam muito frequen-tes, pode ocorrer a remoção da camada lipídica, que serve de proteção da derme.”

Outro ponto importante é quanto ao tipo de produto utilizado. Hoje, o mercado

22 CadernoS Sábado, 2 de abril de 2011Guia

953Primeiro sorteio

03 - 30 - 32 - 34 - 40 - 45

Segundo sorteio 16 - 25 - 38 - 41 - 44 - 50

954Primeiro sorteio

16 - 19 - 23 - 42 - 47 - 49

Segundo sorteio 22 - 26 - 32 - 34 - 44 - 46

2558 - 12 - 39 - 40 - 70 - 752559 - 34 - 37 - 55 - 60 - 70

1126 - 01 -10 - 11 -16 -17 - 19 - 20 - 26 - 29 - 36 - 47 - 64 - 66 - 72 73 - 75 - 79 - 85 - 93 - 94

1127 - 01 - 13 - 14 - 15 - 20 - 25 31 - 39 - 44 - 46 - 57 - 58 - 64 - 67 75 - 75 - 84 - 85 - 90 - 00

1269- 04 - 05 - 15 - 17 - 27 - 511270- 09 - 09 - 24 - 31 - 33 - 42

1º 16.376

2º 70.930

3º 06.734

4º 63.231

5º 38.044

LOTERIASDUPLA SENA QUINA

LOTERIA FEDERALLOTOMANIA

MEGA SENA

Existem sete erros nestes dois desenhos abaixo, você é capaz de descobrí-los?

JOGO DOS 7 ERROS

Donos vaidosos, sem exagerosdisponibiliza uma infinidade de opções de cosméticos para deixar a pelagem do bicho em perfeito estado. As opções vão desde reparadores de pontas a uma linha completa de hidra-tantes com essência de choco-late branco. “A hidratação faz com que o pelo fique mais solto e livre de nós”, ressalta a este-ticista da PetGroom, Simone Garotti.

Mas vale lembrar que o uso de produtos para seres huma-nos é totalmente contraindi-cado. “As necessidades dos bichos são bastante diferentes das nossas”, completa Fernan-da. Veja algumas novidades do setor para deixar o seu cão ou gato ainda mais bonito.

Dicas para não exagerar

- Entre um banho e outro, o intervalo mínimo precisa ser de dez dias para não agredir a pele do animal.

- Utilize apenas produtos es-pecíficos para animais.

- O uso de cosméticos de-senvolvidos para os seres hu-manos, mesmo infantil, pode

alterar o pH da pele do animal e favorecer irritações.

- Os gatos são, naturalmente, mais ariscos para tomar banhos e ir a lugares estranhos. O ideal é que sejam acostumados desde cedo. Na primeira vez, procu-re levá-los antes para visitar o pet shop e acostumá-los com o movimento.

- Os secadores de cabelo são ótimos aliados para auxiliar na se-cagem dos pelos, mas devem ser utilizados na temperatura morna no inverno e fria no verão.

- Os produtos, mesmo aque-les desenvolvidos para animais, devem ser retirados no enxágue e aplicados apenas nas pontas dos pelos.

Para saber mais, acesse www.ae.com.be/midia

Por Fábio Brito

Page 23: Caderno S - 02/04/2011

Dia 2/04: Marisa Villa, Adelino Alonço dos Reis, Alaerte Somacal, André Tomedi, André V. Pigatto, Andréia Cettolin, Ari Pilotti, Arie-le Bertani Betinelli, Augusto Cronst, Carlos Alberto Sanches, Carlos Casagranda, Ceda-mir Poletto, Celeste Cofferi, Cleimar Finatto, Cleusa Guarezi, Cristiano Ritter, Dariano San-tarosa, Edir Tomasini, Eneiva T. Sassi Cristo-folli, Fernanda Luchese, Franciela Paese, Gel-ci Piovesan, Gelsi Balotin Piovezan, Ilvo De Gasperi, Ivone Terezinha Scotton, Jose Luis Benati, Juarez José Piva, Juarez Weirich, Ju-liana Almeida Fra, Lara B. Cusin, Luciano da Silva, Luiz Alberto Caprara, Maria de Lourdes Scotton, Maria Inês Fronza, Marisa Haefliger, Morgana Cesca, Natália Gehlen, Odete Ca-nei, Olivo Mercali, Pasqual Fiorin, Pedro Mi-chelon, Salete Giroldi, Sérgio Procedi, Taís Bortolini, Valdemar Tomiozzo, Venerindo Bar-bieri, Vitor Ongaratto, Wilian da Cruz, Zenair Knebel.

Dia 3/04: Alcides Pasquali Filho, Ana Dal-lé, Arthur Thompson, Bernardo J. Bendena, Carla Corbolin, Cristiane Andrade, Cristiano André Roos, David Cristófolli, Eloísa Fossá, Gilberto Tumelero, Honorino Pelicioli, Inês Barella, Inês Brino, Inez Casagrandre Perei-ra, Ivânia de Rossi Siega, Jaime Gabbardo, Jonathan Zanotto, Lauro Shwartz, Leandro Buttinger, Loreno Scarton, Luciano Antonio Zelbrasikowski, Lucila Araldi Marin, Luís Hen-rique Somensi, Luiz De Cesaro, Marcos Bor-tolini, Maria Isabel Mejolaro, Michel Moroni, Milton Hatman, Milton José Frank, Mônica Dambroz, Nanice Luiza Perin, Neusa de Cos-ta, Paulo J. Abreu, Sandra Nichele, Sandro Roberto Ciotta, Santo Tumelero, Sergio Fra, Simone Frare Cantarelli, Suzi Souza, Valda Mara Silva, Valter Romagna, Vanice Carraro Perin, Vera Lúcia Brandelli, Vitor Pressendo, Walter Romagna.

Dia 4/04: Ana Jornada, André Pigatto, Au-gusto Cavalli, Bradusca Luana Lázzari, Cami-la Lotes, Carine Cenci, Celso Panno, Claimar Colferai, Cleide Zatt, Cleiton Rinaldi, Clenira Gonzatti, Darcy Poletto, Deniz Domingos Sca-lon, Dionísio Ferrari de José, Elisandra Martins, Fábio Foletto, Flávio Luiz Roman, Gésica De Mari, Gilnei Lavandoski, Gisele Lopes, Greice Puerari, Gustavo Tasca, Gustavo Zat, Hele-na Casagrande, Iara Lima, Idair Didoné, Ivan Passaia, Jaime de Souza Cedro, Jaqueline dos Santos Felício, João Ribeiro, José Alceu Mar-conato, José Nunes da Silva, Josuima Martins, Leila Scotta, Leonir Giacomin, Luís Pértile, Luiz Rubbo, Magno Zarsk, Maria Bernardete de Lima, Marilda Signor, Marion Silva, Mercedes Ester Razzera, Nelci Cavalli, Neuri de Oliveira, Niles Ruchel, Nilo Bortolini, Olívio Penali, Os-car Romanini, Patricia de Carvalho, Pietro Bue-no, Raul Pereira, Raul Pereira, Regine Loren-zi, Sadi Zortéa, Santa de Souza, Sérgio Mion, Theophilo Sartori, Valter Cichelero, Vanderlei de Oliveira, Volmir Cassineli.

Dia 5/04: Alberto Bombassaro, Almanzor José Hoffmann, Almanzor Rodrigues, Alvides Bianchi, Alzira Sarttori Caron, Ambile Bianchi, Angelo Zandoná, Antonio Geremia, Antônio Roberto Ferreira, Armenio Trevisan, Beatriz Fachi, Beloni Moreira, Cinara Manfrói, Clau-dete Romanini, Daniel Rancan, Darci Rechim-bachi dos Santos, Denise de Lima, Dorival da

ANIVERSÁRIOS

Rosa, Eliane Dalmolin Scarsi, Elias Matozzo, Elio Bem, Enio Brandão, Euclides Taborda Ju-nior, Graziele Smalti, Hellen Caroline Basso, Irene de Lourdes Justino, Irma De Carli Moro, Ivanir Raimundi, Ivo Luiz Faccin, Jose Mario Pereira, Luiz Cobalchini, Marcos Zanatta, Marilene Razera, Marlene Basso, Oneide de Souza, Renato Invernizzi, Rosângela Nardi, Rufino Prestes de Souza, Salvador Felicetti, Samanta Kelly Menoncin, Santina Tomasin De Toni, Sérgio Favaretto, Sidnei Menoncin, Silvane Salvati, Silvano Augusto Salvati, Sil-vino Damiane, Sirlei da Cunha, Sônia Xavier, Terezinha G. Rizzi, Terezinha Mieznikowski, Vera Rampazzo.

Dia 6/04: Alizete Brum, André Carini, Antô-nio Trevisan, Ari José Gallina, Armindo João Goin, Carla Carlesso, Carlos Leôn, Celina De Toni, Clara Cini, Clarice Girardi Cristofoli, Claudete Conci, Davi Sganzerla, Ebe Fernan-da Araldi, Edilio Alves Lara, Eva Marcelina Da Silva, Glória Ferrari, Gustavo Grasselli, Hen-rique W. Da Silva, Itelvino B. Vivan, Ives Ca-prara, Jader Ros Tagliari, Janete De Oliveira Almeida, Jeferson Alves, Joana Ziero, João Antônio B. Pessetto, Jordano Pilatti, Hygino Bitarelo, Leticia Bortolini Pormpermayer, Ma-ria Antoniazzi, Mauricio Dos Santos, Milena Salton, Natalina Zortéa, Nauria Cristina Gior-dani, Nepomuceno Da Silva, Neusi Blauth, Osmar Boaro, Paulo Lopes, Reni Do Campo, Rita Cainelli Postal, Roberto Grallick, Santo Contini, Sigisfredo Panno, Suzana Streck, Te-rezinha Fleck Sanches, Terezinha Menoncin Conci, Terezinha Zandonai, Thiago A. Pro-vensi, Ulisses Rebelatto, Valdecir Frakro, Va-nia Casonatto, Vilson Pivotto.

Dia 7/04: Adelino A. Romagna, Airton Ri-gon, Altemir Pessali, Amarildo Ambrozini, Antonio Arrosi, Antonio Teixeira, Augusta Sa-lete Bueno, Ayrton Zanon, Berenice Larentis, Clara Paulino, Daniele Marcon, Diles Gaspe-rin, Eliane Donadel, Elizabete Bessega, Elvina Minusculi Antonov, Ermertides Bem, Francieli Rabaiolli, Gaspar Cainelli, Giovani Muniz De Quevedo, Idiole Nardini, Leonardo Casagran-de, Luís Carlos Rodrigues, Luiz Pilotti, Marcie-le De Biasi, Maria Bertazzo, Maria De Lurdes Bueno, Maria Garbrio, Marileia Sandrin Go-mes, Natalia Severghini, Sandro Braga, Scheila Romanini, Selma Rebiski, Tiago Piva, Vagner Basso, Valdenisa Di Domenico, Valdir Moret-to, Valmor Castaldo, Vandick José De Oliveira Lima, Vladimir Basso.

Dia 8/04: Airton Caron, Aneci Dal Pizol, Aido José Bertuol, Alberto Walter De Oliveira, Alcides Piletti, Aneci Rizzi, Antonio Pegora-ro, Armando Sachini, Cândido Dreher, Deoli-no Flech, Duilio Morelatto, Eloisa Confortin, Eni Dos Santos, Érica Soares, Erni Reginatto, Eugênio Gallina, Gelson Sonáglio, Giancar-lo De Bortoli, Janice Shutkoski, Jean Paul Maso, José Guido Fronchetti, Júlio Fianco Fi-lho, Leandro Ribeiro, Leodir Dos Santos, Lucí Antinolfi, Luciano Valenti, Luiz Rodrigues, Marcelo Ambrosi De Rossi, Marcelo Mazeto, Marciano Gabardo, Marco Antônio Salton, Maria De Lourdes Trucolo, Maria Helena Pi-votto, Maria Salete Chiella, Marilene Da Silva Cardoso, Nelson Leandro Grasses, Olavo Bre-via, Orélio Cristófolli, Samara Gonzatti, Tere-zinha Vakoni, Vítor Fornasier.

23GUIACadernoS Sábado, 2 de abril de 2011

No dia 24/03 Vitória Alessandra e Victor Natan Filha de Síl-via Patricia de Mello e Alessandro Soares da Silva; Ibrahin Filho de Rosilene da Silva de Oliveira e Luiz Gustavo de Oliveira

No dia 25/03 Emili Vitória Filha de Keli Fernanda Sanson e Rogério da Silveira; Thaiany Filha de Sônia Mara Santana Camargo e Jairo Piacentini; Alexandre Filho de Cleusa Mâ-nica Rigatti e Luciano Rigatti; Guilherme Filho de Rose-laine dos Santos Cabral e Juarez Gonçalves; Nicolas Filho de Patrícia Lopes e Luciano J. de Freitas

No dia 26/03 Nicolas Filho de Andrieli Silva dos Santos e Sandro Luis Canterle; Luan Filho de Elida Aparecida do Ama-ral e Adelar Ilha; Camila Filha de Marineise Dina Ca-margo e Leandro Steffer; Luisa Filha de Andréia Argenta de Bacco e Adriano de Bacco; Bianca Filha de Cláudia Inês Júnior e Ivaldino Angelo Pedroso; Bianca Filha de Maitê Michelon Righesso e Orlando Righesso; Heloísa Filha de Naiana Fronza Mayer e Thiago Luis Mayer

No dia 27/03 Thomaz Filha de Gabriela Troian e Leandro Troian; Igor Filho de Fabiana Franchini e Edvaldo Eitelven;Paulo Augusto Filho de Juliane Dinarte e Marcos Dinarte

No dia 28/03 David Filho de Daiana Saucedo Vargas e Jo-nas Menezes Zago; Vitória Filha de Agnes R. Bressaneli e Alexandre de Oliveira Prates; Francesca Filha de Gabriele Poletto e Guilherme Casagranda; Marcelo Filho de Rita de Cássia Di Bernardo e Himmler Mase Liebig; Kauã Fi lho d Susan Bonamigo e João Batista dos Santos; Francisco Fi lho de Alessandra Kaercher e Norberto Luiz Faccini; Eduarda Filha de Ângela Cristina Schneider e Luciano Barbosa Teixeira

No dia 29/03 Sophia Filha de Patrícia da Costa e Elnata de Lima; Larissa Filha de Eliana Cabral e João C. Pereira Quei-roz; Samuel Filho de Diana Rodrigues de Lima e Roberto Teles Honorato; Fábio Filho de Juscileia M. Branco e Tiago Albuquerque da Silva; Rian Filho de Ivandra Koltz Rossotto e Roberto Antônio Rossotto

NASCIMENTOS

Page 24: Caderno S - 02/04/2011

Rafael De ToniBem humorado, introspectivo, alto astral e perfeccionista, assim é o engenheiro civil e diretor da De Toni Empreendimentos Imobiliários Ltda. Com espírito inovador, dinâmico e disposto a encarar de perto todos os desafios, é ao lado da família que tem seus momentos de prazer e alegria. Nas horas de folga, com a esposa Aline, dedica seu tempo entre passeios e viagens, já que dirigir é seu hobby preferido, principalmente, em noites chuvosas. Além de assistir um bom filme e tomar um bom vinho com Aline, não abre mão do futebol, de cuidar do seu jipe e do jantar, às quintas-feiras, com os amigos. Divide sua atenção e tempo também com a pequinês Sophia, e não consegue imaginar-se em outra profissão, pois ama o que faz. Se sua vida fosse uma trilha sonora, a música Somewhere Over The Rainbow, de Israel Kamakawiwo’ole, embalaria seus dias. Como meta de vida, almeja crescer cada vez mais profissionalmente ao lado da família, que ama tanto.

Local e data de nascimento: 21 de outubro de 1981, em Bento Gonçalves.

Filiação: Davi De Toni e Marli Car-raro De Toni.

Formação: Engenheiro Civil for-mado pela Unisinos e com pós-gra-duação em Gestão Empresarial vol-tado à Construção Civil, pela FGV.

Atividade atual: Engenheiro Civil e diretor da De Toni Empreendimen-tos Imobiliários Ltda.

Estado Civil: Casado com Aline Winoski De Toni, há quase três anos.

Por que escolheu trabalhar neste ramo? Para proporcionar conforto e bem-estar para as pessoas, criando alternativas variadas para cada estilo de vida.

O que esta experiência profissio-nal tem agregado de valor a sua vida? Lealdade.

Bento Gonçalves tem... Qualidade de vida.

Pontos fortes: O turismo e o em-preendedorismo das pessoas.

Pontos fracos: Poucas áreas de la-zer e calçadas centrais estreitas.

O que falta: Praças de lazer e um cuidado melhor nos trevos de acesso à cidade.

Empregos em Bento: Muitas oportunidades, mas faltam pessoas comprometidas.

Sociedade: Determinada.

Turismo: Excepcional, principal-mente, os Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos.

Economia local: Mal dimensiona-da, precisamos de recursos na área da saúde, ensino, cultura e turismo.

Em que outra profissão consegue

CadernoSBENTO GONÇALVES SÁBADO, 2 DE ABRIL DE 2011

RETRATOPor Franciéle Picinin Borges

se imaginar: Não consigo imaginar--me em outra profissão, amo o que faço.

Prato preferido: Alaminuta.

Bebida: Um bom vinho, para o in-verno e uma cervejinha no verão.

Dinheiro é... Necessário, mas não é o maior bem.

Suas qualidades: Determinado, comprometido e honesto.

Seus defeitos: Sou muito detalhista e perfeccionista.

A vida é... Cheia de desafios, os quais, devemos enfrentar e superar.

Personalidade que admira: Ayrton Senna, pela sua capacidade de vencer e não perder a humildade.

Principal meta de vida: Crescer cada vez mais profissionalmente, ao lado de minha família.

Melhor da TV: Cultura.

Pior da TV: Novelas.

Nota 10: Honestidade.

Nota 0: As pessoas que querem pas-sar por cima das outras para obter resultados.

Bem mais precioso: Minha vida, mi-nha esposa, família e claro, os filhos, quando vierem.

Um sonho realizado: Meu casamento.

Ídolos: The Beatles.

Ocupação favorita: Ficar com afamília.

Uma paixão: Minha vida.

Eu adoro: Meu trabalho.

Frase preferida: “Faça o bem, sem olhar a quem”.