caderno enem resolucao i p m alelex - colégio objetivo · o sujeito oculto da voz passiva (ele =...

96
– 1 – 1 Inglês 1. D 2. C 3. E 4. D 5. C 6. D 7. E 8. B 9. C 10. A 11. E 12.A 13. D 14. B 15. A 16. D 17.C 18. A 19. D 20. B 21. D 22.C 23. C 24. E 25. A 26. A 27.B 28. C 29. E 30. B 31. C 32.A 33. B 34. E 35. A 36. B 37.C 38. B 39. D 40. E 41. B 42.A 43. E 44. B 45. C 46. C 47.D 48. A 49. D 50. B 51. D 52.C 53. E 54. B 55. A 56. D 57.A 58. E 59. C 60. B 61. C 62.E 63. B 64. D 65. B 66. A 67.C 68. E 69. D 70. E 71. D 72.C 73. C 74. A 75. E 76. D 77.A 78. B 79. B 80. E Português 1. E. O cronista, baseando-se nos diversos exemplos constantes da sua crônica, inverte o lugar- comum "vivendo e aprendendo". 2. D As habilidades que, no passado, brotavam de "puro instinto", no presente demandariam "complicados cálculos". 3. B O correto em I é "o número que alcançasse"; em III, "coisas de que nos descartamos" ou "coisas que descartamos"; em IV, "não existem mais bondes". 4. A A concessionária Orla Rio inflacionou o preço para o uso do banheiro público por idosos e aumentou a idade da gratuidade. Essas medidas contrariam o que determina o Estatuto do Idoso. 5. B Ao denunciar a atitude pouco ética da conces- sionária Orla Rio, o autor insinua que a empresa "desconsidera os interesses coletivos". 6. E A relação entre “ditadura” e “democracia” é antitética, assim como, na alternativa apontada, são as relações entre vida e morte, passado e hoje, situação e oposição. 7. E O “perdularismo”, "qualidade de quem gasta excessivamente", é evidente nas ações de Pádua, conforme o trecho "atirou-se às despesas supérfluas, deu joias à mulher, nos dias de festa matava um leitão, era visto em teatros, chegou aos sapatos de verniz". 8. C Trata-se de remuneração – "salários" – recebida por Pádua, em troca de seus serviços como administrador substituto. 9. E Na alternativa “e”, relatam-se, integradas ao discurso do narrador, as falas da mãe do narrador a Pádua. Discurso direto: "Que maluquice é es- ta…?"; discurso indireto: "Minha mãe perguntou que maluquice era aquela…"; discurso indireto livre: "Que maluquice era aquela…".

Upload: ngocong

Post on 16-Dec-2018

242 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

– 1– 1

Inglês1. D 2. C 3. E 4. D 5. C

6. D 7. E 8. B 9. C 10. A

11. E 12.A 13. D 14. B 15. A

16. D 17.C 18. A 19. D 20. B

21. D 22.C 23. C 24. E 25. A

26. A 27.B 28. C 29. E 30. B

31. C 32.A 33. B 34. E 35. A

36. B 37.C 38. B 39. D 40. E

41. B 42.A 43. E 44. B 45. C

46. C 47.D 48. A 49. D 50. B

51. D 52.C 53. E 54. B 55. A

56. D 57.A 58. E 59. C 60. B

61. C 62.E 63. B 64. D 65. B

66. A 67.C 68. E 69. D 70. E

71. D 72.C 73. C 74. A 75. E

76. D 77.A 78. B 79. B 80. E

Português1. E.

O cronista, baseando-se nos diversos exemplosconstantes da sua crônica, inverte o lugar-comum "vivendo e aprendendo".

2. DAs habilidades que, no passado, brotavam de"puro instinto", no presente demandariam"complicados cálculos".

3. BO correto em I é "o número que alcançasse"; emIII, "coisas de que nos descartamos" ou "coisasque descartamos"; em IV, "não existem maisbondes".

4. AA concessionária Orla Rio inflacionou o preçopara o uso do banheiro público por idosos eaumentou a idade da gratuidade. Essas medidascontrariam o que determina o Estatuto do Idoso.

5. BAo denunciar a atitude pouco ética da conces -sionária Orla Rio, o autor insinua que a empresa"desconsidera os interesses coletivos".

6. EA relação entre “ditadura” e “democracia” éantitética, assim como, na alternativa apontada,são as relações entre vida e morte, passado ehoje, situação e oposição.

7. EO “perdularismo”, "qualidade de quem gastaexcessivamente", é evidente nas ações dePádua, conforme o trecho "atirou-se às despesassupér fluas, deu joias à mulher, nos dias de festamatava um leitão, era visto em teatros, chegouaos sapatos de verniz".

8. CTrata-se de remuneração – "salários" – recebidapor Pádua, em troca de seus serviços comoadministrador substituto.

9. ENa alternativa “e”, relatam-se, integradas aodiscurso do narrador, as falas da mãe do narradora Pádua. Discurso direto: "Que maluquice é es -ta…?"; discurso indireto: "Minha mãe perguntouque maluquice era aquela…"; discurso indiretolivre: "Que maluquice era aquela…".

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 1

Page 2: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

10. AAs palavras “honorários” e “frequência” sãoacentuadas por serem paroxítonas terminadasem ditongo; “atrás” e “ananás” por se tratar deoxítonas terminadas em as; “público” e “rítmico”por serem proparoxítonas.

11. DO sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua)transforma-se em objeto direto na voz ativa,equivalendo ao pronome oblíquo “o”. Como aforma verbal termina em “m” ("viam"), emprega-sea variante “no”, com o acréscimo do fonema “n”,chamado epentético, para acomodação fonética.

12. BOcorrem duas letras para representar um únicosom em "trabalhava", "comissão" e "maluquice".

13. EA fala do menino, no primeiro quadrinho, indicaque ele, antes de decidir não mais se preocuparcom nada, preocupava-se com tudo.

14. DÉ comum, no português coloquial, o uso do pro -nome “você” em sentido impessoal. Não há dúvidade que tal emprego ocorre, no segundo quadrinho,pois o menino faz ali uma generalização, ou seja, oque diz pretende ser aplicável a qualquer pessoa, enão apenas ao interlocutor, que, no caso, é o tigre.

15. DO “gene” é a unidade fundamental da heredita -riedade, responsável pelas semelhanças entre aspessoas e seus descendentes. A raiz da palavra é“gen-”, do verbo grego que significa “nascer,gerar”; a mesma raiz se encontra nas palavras gê -nero, gerar (de generar) e geração (de generação).

16. CA raiz de “meme” é a mesma de “memória”. O neo -logismo foi criado por Richard Dawkins, no livro deque foi extraído o texto. A Wikipedia em portuguêsinforma que “meme” “é para a memória o análogodo gene na genética, a sua unidade mínima. É con -siderado como uma unidade de informação que semultiplica de cérebro em cérebro, ou entre locaison de a informação é armazenada (como li vros) eoutros locais de armazenamento ou cére bros. Noque diz respeito à sua funcionalidade, o me me écon siderado uma unidade de evolução cultural quepode de al guma forma autopropagar-se.” “Memes”são, fun da men talmente, ideias, obras de arte eoutras cria ções que integram a cultura, ou seja, amemória social.

17. EPara o autor, o legado de “memes” de alguém"poderá prosseguir vivendo, incólume, até muitotempo depois que seus genes tiverem sedissolvido no reservatório comum".

18. DO talento artístico é explicitamente mencionadono texto ("talento para a música") como umacaracterística pessoal que, como os traços faciaise a cor do cabelo, pode ser transmitida genetica -mente. O “meme” não é o talento artístico, mas aobra de arte que a pessoa produzir com tal talentoe que, se for suficientemente valiosa, ficarágravada na memória social.

19. DO deslize ocorre no trecho "...se você contribuirpara a cultura mundial, se tiver uma boa ideia,compor uma melodia, inventar um artefatotecnológico, escrever um poema..." Aí, os verbosdas orações subordinadas adverbiais condicio -nais, introduzidas pela conjunção “se”, indicamuma possibilidade futura e por isso estão naforma do futuro do subjuntivo (contri buir, tiver,inventar, escrever), menos compor, que está por“compuser”. O equívoco do tradutor se deve àsemelhança, na maioria dos casos, entre o futurodo subjuntivo e o infinitivo. O futuro do subjun -tivo se forma a partir do tema do perfeito, que seobtém suprimindo-se as desinências -ste dasegunda pessoa do singular ou -mos da primeirado plural (compuse-, para compor, como tive-,para ter). O equívoco do tradutor, escre vendo “secompor” por “se compuser”, equi va leria a terescrito “se ter” em lugar de “se tiver”.

20. AO autor enfatiza a importância de não se ater auma só esfera da sociedade, portanto odesenvolvimento sustentável engloba não só aquestão ambiental, como também todos osaspectos sociais.

21. DA resposta ao teste se encontra no trecho"o Programa das Nações Unidas para o MeioAmbiente (Pnuma) ressente-se de não ter for -mulado ele mesmo o conceito. Tanto que resistiuao emprego da expressão “desenvol vimentosustentável” no nome oficial da Rio-92, final mentebatizada de 'Conferência das Nações Unidassobre Meio Ambiente e Desenvolvimento'".

2 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 2

Page 3: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

22. CO que se afirma na alternativa “a” pode ser veri -fica do no trecho "a academia... tem dificul dadespara li dar com um tema que resiste a ser restritoa uma úni ca disciplina, talvez porque uma parteda co muni da de acadêmica ainda se oriente embases carte sianas e mecanicistas, logo, nãosistêmicas e holísticas".

23. BDe acordo com o texto, "o cidadão comum, assimco mo a mídia em geral, tem dificuldade deentender e aceitar que sem a mudança de hábitosde consumo não é possível compatibilizar ocrescimento eco nômi co com a promoção daqualidade de vida e ci dadania para todos e com aconservação dos recursos naturais".

24. CDe acordo com o texto, "os contemporâneos logoperceberam a dimensão dos acontecimentos quese desenrolaram na França naquele verão."

25. ASegundo o dicionário Houaiss, “reverberar” podeser "refletir" (luz ou calor) ou "repercutir".

26. DNo segundo parágrafo, o autor anota: "Derepente começamos a sentir que essa terrahumilde vai nos interessando, em seudesconforto".

27. BA descrição da paisagem é, ao longo dosparágrafos, feita de modo subjetivo, deixandoclaro para o leitor que se trata de umainterpretação pessoal do narrador.

28. EOs termos em questão são empregados quandoo narrador está em uma jardineira, sensibilizadocom a passagem dos campos secos de Minas,que apenas avista, lobriga ou vê a custo, porcausa do movimento do veículo.

29. CDas alternativas, a única que contém uma ideiadiretamente relacionada ao trabalho, embora emsentido figurado, é a alternativa “c”, pois a"obrigação" do mato, crescer, é o trabalho de queele "foge" no domingo mineiro.

30. CNa alternativa “c”, a conjunção subordinativacondicional seguida de negação, “se... não”, foiadequadamente substituída por uma locuçãoconjuntiva equivalente, “a não ser que”. Comoesta locução exige o verbo no subjuntivo, praticapassou a pratique.

31. CNo texto, "Não há imprevisto" equivale a "nãoacontecer nada", pois só a calmaria é previsívelquando "à paz do campo mineiro se ajunta,aprofundando-a, a paz do domingo mineiro".

32. CNa expressão destacada, as palavras foramempregadas em sentido próprio, denotativo. Nasdemais alternativas há metáforas, duas dasquais, “b” e “e”, são prosopopeias oupersonificações.

33. DI.Correta: após a explanação sobre como se con -ver te energia luminosa em eletricidade, oentrevis tado posiciona-se em primeira pessoa aomencionar sua opinião a respeito dainadequação da tecnologia às necessidades demercado: "Em minha opinião..." (4º§). II. Correta:o terceiro parágrafo direciona o raciocínio dointerlocutor ao solicitar que se "ima gi ne"lançando uma bola em direção a uma estante,para compreender como um elétron éarremessado a um nível de energia mais alto. III.Correta: no quarto parágrafo, ao expor suaopinião, Alivisatos afirma: "a tecnologia de silícionão atinge as necessidades do mercado demassa porque a matéria-prima e os processos demanufatura são caros (...) Muitas em pre sas euniversidades estão fazendo testes com ou trosmateriais, como plásticos e nanopartículas, comessa finalidade." IV. Incorreta: segundo Alivisa -tos, é melhor encontrar outra matéria-prima quenão exija gas tos tão elevados "mesmo que sejamenos efi cien te na conversão de energia que osilício cristalino".

34. CUm fóton é um "pacote de energia luminosaindivisível", portanto ele não se quebra, apenasarremessa os elétrons a níveis de maiorexcitação, gerando energia elétrica.

– 3

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 3

Page 4: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

4 –

35. CO objetivo da questão não é avaliar o conhe ci -men to do aluno sobre o significado de cada umadas palavras mencionadas nas alternativas, massua capacidade de fazer associação entre“fot(o)” (relativo à luz) e “voltaico” (relativo avolt, unidade de medida dos fenômenos queenvolvem eletricidade). A palavra fotossintético érelativa a fotossíntese; fotológico, a fotologia, oes tudo da luz; fotogeo lógico, a fotogeologia,iden ti ficação e análise de formas geológicas peloestudo de fotografias tiradas por satélites ouaeronaves; fotóptico, a fotopsia, sensação lumi -nosa, como fagulhas ou pequenos raios, devidoà irritação da retina.

36. COs loucos eram considerados um grupo "destoan -te" que precisava ser excluído: "Os loucos foramen tão sistematicamente suprimidos e enclausu ra -dos".

37. DO Movimento Nacional da Luta Antimanicomialpro põe o "fim da linha para os alienistas",entendendo-se por isso o fim dos tratamentosinva sivos e agressivos impostos aos considerados"alienados mentais" por psiquiatras (alienistas)que ainda fazem uso de tais terapias violentas,ineficientes e desacreditadas.

38. AA história bíblica, no texto, serve como exemplo deque infestações de gafanhotos já assolavam ahumanidade na Antiguidade, como afirma oseguinte trecho: "Desde os tempos em que seimputavam todas as catástrofes à ira divina,portanto, a humanidade convive com esses insetospredadores...". A alternativa “b” está errada, pois oexemplo se refere a um fato ocorrido no Egito, oque não significa que somente lá ocorressemataques de gafanhotos. A “c” é incorreta porque ahistória men cionada na Bíblia atribui tais invasõesde insetos a uma praga enviada por Deus ao Egito.Na atualidade, a população atingida roga a Deuspor um milagre, não porque se julgue vítima da iradivina, mas por saber que os esforços do governosão insu ficientes no combate à praga. A afirmação“d” não condiz com o texto, pois os ataques degafanho tos em 2004 são os piores desde o final dadécada de 80 e não desde o episódio bíblico. Aopção e é inadequada, já que a população ora aDeus por necessitar de ajuda e não por considerarsagrados os gafanhotos apenas porque foramcitados na Bíblia.

39. DA afirmação I é verdadeira, pois em 2003, "apósanos de seca, choveu mais na região que ohabitual. O fenômeno melhorou a produção daslavouras, mas, ao mesmo tempo, contribuiu paraa proliferação dos insetos". A opção II tambémestá correta, já que Marrocos e Argélia disputama posse da região afetada "e, como não chegama um acordo, o local continua abandonado,transformando-se numa enorme incubadora degafanhotos". Há erro no item III, pois, emborahaja empenho no combate à praga, não hásucesso, já que os governos dos paísesatingidos são "pobres e desorganizados, não têmfuncionários nem equipamentos suficientes paracobrir todo o território invadido".

40. DA alternativa “d” é a única que mantém a relaçãode causalidade presente no trecho transcrito. Asdemais opções alteram o sentido da frase,estabelecendo: em “a”, relação de concessão;em “b”, finalidade; em “c”, oposição; em “e”,condição.

41. BA associação do adjetivo cerebral às criaçõesartísticas costuma designar frieza e poucasensibilidade – as "conotações negativas"mencionadas no início do texto.

42. CSegundo o texto, "essas ideias se deviam à faltade instrumentos adequados para estudar asatividades do cérebro relativamente às artes doponto de vista da neurologia".

43. ADe acordo com o texto, diante da exposição aalgo tido como feio, o córtex motor, responsávelpelos movimentos, apresentaria maior atividade.

44. ENo trecho, como indica uma causa, do mesmomodo que "uma vez que".

45. DUm dos empregos das aspas é para demarcarcitações, como ocorre no enunciado e naalternativa “d”. As expressões entre aspas são,nos dois casos, atribuídas a outros – no texto,aos cientistas que ambicionam elaborar tal"teoria geral do cérebro"; na alternativa, àspessoas que aceitam a ideia de que trabalho épara os pobres e saber para os ricos.

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 4

Page 5: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

46. DOposto, no caso, é substantivo, como em “d”.Nas demais alternativas, é adjetivo.

47. CO autor do texto considera que o desejo de"fugir" de uma obra de Tunga não seria umafigura de linguagem, mas a expressão literal dareação da pessoa diante da feiúra da obra.

48. AOs verbos em questão foram empregados nasformas do tempo presente, mas com sentidoatemporal.

49. EA razão apresentada na alternativa “e” é total -mente estranha ao texto, que afirma serem ashistórias importantes por permitir ao homem"evadir-se da vulgaridade cotidiana,embelezando a vida com uma sonhadaespiritualidade".

50. BA alternativa “b” praticamente repete a frase dotexto, trocando a dupla negação ("Não existepovo algum que não...") pela afirmaçãoequivalente ("todos os povos...”).

51. ENão há erro, as afirmações reproduzem o textoou apontam sentidos que há nele.

52. DO homem fez com Asdrúbal o que julgava que oadivinho tinha feito com o tio: "brincou com fogo".

53. CDe acordo com o texto, o adivinho ficou perplexo,ou seja, surpreso.

54. CA proposição III é a única que encontrasustentação no texto: "o adivinho disse que faziao que podia usando a misteriosa vocação que semanifestara na infância".

55. BA expressão brincar com fogo significa "expor-seao perigo; aventurar-se em experiências temerá -rias; abusar da sorte" (dicionário Houaiss).

56. EEstranho, no texto, significa "não conhecido, nãofamiliar".

57. BPausa significa "suspensão temporária de açãoou movimento" (dicionário Houaiss).

58. DA 3.a pessoa do plural do verbo começar no fu -turo do indicativo é "começarão".

59. APorém e entretanto são conjunções adver sativas,ou seja, que exprimem oposição.

60. EEm “e”, a preposição indica causa: ficou parali -sado por causa do pânico.

61. AQuando o verbo termina por uma sílaba nasal(am, em, ão, õe), os pronomes tomam as formasno, na, nos, nas.

62. AQuando se trata de sujeito, devem ser usadospronomes pessoais do caso reto; quando se tratade complemento do verbo, pronomes pessoaisdo caso oblíquo.

63. EO correto seria: em a) Nestes dias, só temosouvido, de Asdrúbal, notícias ruins; em b) Naverdade, algumas previsões feitas por ele nosdeixam preocupados; em c) Sei que existemmuitas pessoas incrédulas e desiludidas; em d)As previsões do adivinho nem sempreagradavam os seus clientes.

64. EAs três proposições referem-se corretamente aotexto.

65. DDe acordo com a norma culta, o correto seria:

a) "É possível que haja ainda brasileiros que serecusam a falar da ditadura militar, pois fazmuitos anos que tudo aconteceu";

b) "Com a escravatura legal de africanos eafrodescendentes, destruíram-se e aviltaram-semilhões de seres humanos";

c) "É geral a ignorância disso entre os jovens,porque se omitem intencionalmente tais fatoshistóricos nos currículos escolares";

e) "Foram sendo deformados, com a escravaturalegal de africanos e afrodescendentes, osnossos costumes e a nossa mentalidade".

– 5

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 5

Page 6: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

66. AApenas início e genocídio seguem a mesmaregra de acentuação.

67. AO poema, de 1925, descreve uma metalúrgica ese refere ao processo de modernizaçãotecnológica da sociedade brasileira.

68. BO verso "E lá embaixo os operários" indica,metaforicamente, a posição ocupada pelosoperários no processo de produção.

69. DO quadro surrealista A persistência da memória,de Salvador Dalí, reproduz relógios derretidosque podem sugerir a "liquidez" do tempo e aneces sidade de ele ser aproveitadoadequadamente an tes que se esgote. Dessemodo, o cartaz do Sis tema da Biblioteca da UFGsugere que os prazos estipulados pela mesmadevam ser respeitados.

70. DA expressão "é como se" estabelece umaanalogia do qual se infere a possibilidade doperigo iminente.

71. BA "memória e a lembrança passadas no íntimo doenunciador" são referidas, no poema, em versoscomo "Só é meu / O mundo que trago dentro daalma"; na pintura, em imagens que parecem"brotar" da figura do cavalo e do homem.

72. DO autor estabelece relação de semelhança entreuma laranja e um indivíduo da espécie humana. ANatureza utiliza a capacidade reprodutiva dasespécies como garantia de preservação da vidacoletiva. Assim, estão fora de seu propósito geraltanto as particularidades de uma laranja –"suco", "doçura", "vitamina C" – como aspeculiaridades de um ser humano. O importantepara uma árvore não é o indivíduo, o fruto em si,mas a semente nele contida. "Isto quechamamos, carinho samente, de 'eu', com suaspeculiaridades e sua biografia única, não é maisdo que uma laranja personalizada. Umestratagema da Natureza, a polpa com que aNatureza protege a nossa semente e assimassegura a continuação da vida".

73. DO que se afirma no item II é incorreto, pois o textonão oferece lugar de destaque à espécie humana.Ao contrário, reconhece que a Natureza igualatodas as espécies através do mesmo objetivo, apreservação da própria vida, tão importante numser humano como numa minhoca: "Você e euficamos aí especulando sobre o que a vida quer denós, e só o que a vida quer é continuar. Seja emnós e na nossa prole, seja na minhoca e na sua.Nossa missão, nossa explicação, é a mesma dorinoceronte e da anêmona. Estamos aqui parafazer outros iguais a nós".

74. D“Prostrada” significa ‘desfalecida’, ‘abatida’,‘enfra quecida’.

75. A“Sabia”, forma do pretérito imperfeito doindicativo, denota tempo concomitante ao perfeito“veio”. “Vibrara”, pretérito mais-que-perfeito doindicativo, denota tempo anterior àquele perfeito.

76. BDe acordo com o texto, "o tratamento regenerativocom células-tronco está deixando de ser umautopia, podendo tornar-se importante recurso parao tratamento de diversas doenças", entre as quaissão mencionadas as doenças cardíacas eneurovegetativas.

77. DA afirmação contida na alternativa “d” estájustificada no trecho – "Os dados experimentaissugerem que as pessoas religiosas tendem aseguir o que pregam na vida social – masprincipalmente em contextos que favoreçam suareputação diante dos outros e dirigindo seus atoscompassivos e caridosos, em geral, a membros desua própria fé."

78. BÉ o que se depreende principalmente dos doisúltimos versos da segunda estrofe.

79. DEm “d”, não se opõem palavras ou pensamentos desentido contrário.

80. BA locução “posto que” tem normalmente valorconcessivo e equivale a ‘embora, ainda que,mesmo que’ etc. No verso em questão, ela adquirevalor explicativo.

6 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 6

Page 7: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

81. EÉ o que se depreende do primeiro parágrafo.

82. COs pronomes “o, a, os, as” sofrem assimilaçãoquando precedidos de formas verbaisterminadas em -r, -s e -z, havendo atransformação dessas consoantes. Ex.:transmitir + a = transmiti-la.

83. DA expressão destacada significa "à proporçãoque".

84. EA empatia relaciona-se à capacidade de iden -tificação, de se colocar no lugar do outro. Por -tanto, de demonstrar interesse.

85. CO "autoconhecimento e a análise de si" estãoidentificados no texto pela "oportunidade deescutar a nós mesmos".

86. AEm “a”, o sentido da preposição “de” é o mesmode ‘para’.

87. AAo concluir que a situação "já permite" aogoverno investir na "expansão qualitativa" doensino, o texto deixa implícito que, até então, ogoverno investia na "expansão quantitativa".Portanto, está correta a alternativa “a” ao afirmarque, até o momento do artigo, "os investimentosgovernamentais", em educação, "não estavampreferencialmente direcionados para a melhoriada qualidade de ensino".

88. CAo conferir um sentido de concessão à oraçãosubordinada – sentido expresso pela locuçãoconjuntiva concessiva “apesar de” –, o textoevita a contradição entre o que se afirma naoração principal ("todas [as possíveis leituras docenso] acusando uma tendência positiva") e oque se admite na oração subordinada ("algunsnúmeros absolutos [causam] preocupação").

89. ESegundo o texto, a atividade poética exige umestado de “infelicidade”.

90. AApenas as formas verbais “deixa-te” e “some-te”estão no imperativo. Passando-as para a 3.a pes soa,que se forma do presente do subjuntivo, tem-se“deixe” e “suma”.

91. CNo contexto, a expressão "mais árduos problemado universo" é análoga à expressão "questões dealta transcendência".

92. DA conjunção “ou” exprime imprecisão, dúvida,quanto ao número exato de cavalheiros presentes.

93. BOs verbos “pensar” e “cochilar”, no gerúndio,sugerem que o encontro entre aquelescavalheiros era monótono, da perspectiva do"quinto personagem", Jacobina, cuja atituderevela o tédio com a discussão.

94. C“Disparidade” é a qualidade do que é ‘díspar’, ouseja, ‘não par, não igual, diferente’. Árduo é "oque oferece difícil acesso", daí "cansativo,dificultoso". “Espórtula” é "pequeno donativo,esmola", daí, em sentido geral, "contribuição".

95. ELha é a combinação dos pronomes “lhe” (objetoindireto) e “a” (objeto direto).

96. COs espaços (as "janelas") entre os dentes domenino banguela associam-se, comicamente, ao“maior espaço” que haveria entre as poltronasdos aviões da companhia anunciante.

97. DHá apenas humor na associação entre a imageme o texto; não há sarcasmo, pois não há qualquersugestão negativa, pejorativa, no emprego quese fez da foto do menino banguela.

98. BOcorrem, no texto, "termos técnicos" ("designergonômico", "milhagens"), "apelo direto ao leitor"("você", "você"), "enumeração acumulativa devantagens" (nas poltronas, nas salas VIP, nos"pontos") e "expressões em inglês" ("business","design", "oneworld"). Só não ocorrem trocadilhos.

– 7

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 7

Page 8: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

99. EA "busca de uma língua brasileira" está presentena utilização do registro coloquial ("boto ele"); osversos são livres, heterométricos, e a ironia ehumor revelam-se no tratamento irreverentedado à figura histórica do Imperador.

100. BAinda que o uso corrente e o registro coloquial epopular autorizem a associação entre "comhistória" e ‘conversa fiada’, no sentido degratuidade, engodo e correlatos, o examinadorparece não ter se dado conta da possibilidade dapolissemia, da ambiguidade, sugerida pelapalavra “história”, que pode ser lida, também, emseu sentido literal e confere ao poema grandeparte de sua graça e inteligência.

101. B“Vassalagem” designa, no sistema social daIdade Média, a relação de subordinação dovassalo ao senhor feudal.

102. AQuando o verbo da oração principal está nofuturo do pretérito do indicativo, a oraçãosubordinada adverbial condicional, no caso,iniciada pela conjunção “se”, apresenta o verbono pretérito imperfeito do subjuntivo.

103. BA estratégia argumentativa é apontar em animaisexemplos de comportamentos tidos comoexclusivos e definidores dos seres humanos.

104. BA mediocridade da existência proposta pelo"sedutor" é ironizada tanto no título, "O sedutormédio", como nos dois últimos versos, em que oadvérbio “meio” relativiza a felicidade prometida.

105. CA concepção de que a riqueza é motivo de culpafica evidente na frase – "Desculpem-me, se sourico."

106. BSegundo o texto, alguns profissionais que forambem-sucedidos não concluíram o ensinosuperior e, conforme o estudo de MichaelEllsberg, essa é a tendência para o século 21.

107. DDe acordo com o texto, ser autoditada e conti nuarestudando são os caminhos para o suces so, daí oestudo ser “imprescindível” (“im pro fí cuo”significa ‘não proveitoso’; “supérfluo”, ‘des ne ces -sário’; “excessivo”, ‘exagerado’; “im pres cin dí vel”,‘fundamental’ e “antiquado”, ‘ultrapassado’).

108. C“Contudo” apresenta ideia de oposição à ideia dese obter sucesso sem a conclusão do ensinosuperior.

109. DSegundo o autor, os livros físicos podem edevem ser preservados, ao lado do acervoinformatizado.

110. BNo parágrafo, além de “tiroteio” e “cessar-fogo”,outras expressões pertencem ao camposemântico de guerra: “tática, balaço, trégua, faixade Gaza”.

111. CDe acordo com o texto, a visão do amigo centra-sena ideia de que os livros físicos e CDs estão ul -trapassados e deixarão de existir. “Apocalipse” étítulo do livro bíblico (do Novo Testamento) quedes creve o fim do mundo.

112. EDe acordo com o texto, "cada vez menos gentearmazena em casa seus arquivos digitais. Estátudo em servidores poderosos, espalhados pelomundo", o que significa que os usuários não têmtotal controle sobre seus arquivos, sendo ouniverso digital cheio de riscos.

113. BA expressão “É pertinente” significa "vem apropósito, é apropriado" e associa-se à ideia dotexto de que não se descarta a possibilidade deuma desordem digital extrema.

114. AO termo “moderno” opõe-se à ideia de “ultra -passado” ("antiquado", "superado").

115. DO emprego do verbo no futuro do pretérito (“fica -riam”) indica um fato hipotético, conjectural.

8 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 8

Page 9: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

116. BNo trecho destacado, não há discurso direto, istoé, o menino não fala por si mesmo.

117. CA intenção do menino, compreendida pelo pai,não era de atrapalhá-lo. O argumento que não foiaceito é que o barulho resultante da brincadeirainfantil não atrapalhava o trabalho.

118. BA expressão “juntar ação às palavras” sugere arealização daquilo que foi falado.

119. EHá menção de suposta ação futura da mãe em: "amãe mais tarde irá dizer".

120. CComo antes havia barulho, o silêncio é indicativoda ausência do menino e, portanto, motivo depreocupação para o pai.

121. ANo texto, fica nítida a diferença entre ambos osverbos: o primeiro significa "dirigir os olhos paraalgo" (que pode ou não ser notado); o segundo,"perceber com os olhos" (isto é, notar aquilo aque se olhou).

122. CA expressão “como disposto” indica que se tratade impressão, de aparência que pode nãocorresponder à realidade.

123. A“Arrepiar carreira”, como indica o contexto ecomo informa o Dicionário Houaiss, significa omesmo que “arrepiar caminho”, isto é, ‘voltaratrás’.

124. ANo final do texto, o pai retoma o trabalho e o filhopromete ficar quieto, desde que possa empurrara cadeira – motivo do desentendimento.

125. EEmpregado como conjunção, “mal” significa‘imediatamente após o instante em que; assimque, logo que, mal que’ (Dicionário Houaiss).

126. CO pretérito perfeito “saiu” deve ser substituído,no discurso indireto, pelo pretérito mais-que-per -feito “saíra”.

127. AO uso do pronome oblíquo átono, no início dafrase, não é da tradição da língua escrita nemocorre no coloquial português, mas é corrente nocoloquial brasileiro e passou a aparecer naliteratura brasileira desde o Modernismo, quedefendia a utilização literária da linguagemcorrente no Brasil.

128. EEntre as inovações mais importantes doModernismo incluem-se os três procedimentosliterários mencionados na alternativa “e”: oemprego literário da língua falada no Brasil, emcontraposição ao lusitanismo artificial dalinguagem literária brasileira de então; liberdadede criação de ritmos na poesia, com o empregodo chamado verso livre, ou seja, o verso alheio àtradição métrica, e emprego de imagensestranhas e surpreendentes, de forma a rompercom os automatismos dos lugares-comuns e dasconvenções literárias.

129. BTrata-se de um "provável Chopin" porque não écerto que se trate de peça daquele compositor("Me disseram que era Chopin"). O certo é que amúsica soa triste ao eu lírico ("Uma coisa tristeno fundo da sala") e que ela o afasta de suaspreocupações ou, nos seus termos, faz que aspreocupações se afastem dele ("meus cuidadosvoaram como borboletas").

130. EA alternativa de resposta resume adequadamenteo texto de Moacyr Scliar, cujos temas são“tuberculose” e “literatura”.

131. EA frase pertinente, no texto apresentado, é"Eventualmente eram submetidos ao pneu -motórax." “Eventual” é aquilo ‘que depende deacontecimento incerto’, ou seja, ‘casual, fortuito,acidental’, como informa o dicionário Aurélio.

132. AO adjunto adverbial “à época” limita temporal -mente a afirmação segundo a qual "o diagnósticode tísica equivalia a uma condenação". Ficaimplícita, portanto, a ideia de que tal diagnóstico,em tempos mais recentes, deixou de equivaler auma condenação, o que significa que a doençapassou a ter cura.

– 9

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 9

Page 10: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

133. DA irreverência contida na observação de Mário deAndrade consiste em tratar como "cacoetehistórico" algo – a "morte precoce" – que para osromânticos teve a mais grave e profunda dassignificações.

134. DSegundo o texto, "embora em algumas de suasocorrências, especialmente na zona rural, estejaconfinada a bolsões invisíveis aos olhos dosbrasileiros mais bem posicionados na escalasocial, a miséria é onipresente", logo, deveria serpreocupação de todos os brasileiros.

135. EO texto discute a razão de a “miséria” se manter aolongo do tempo, apesar do desenvolvimento dediversos setores.

136. CO texto não culpa o governo pela miséria, pelocontrário, em alguns campos ele destaca aeficiência governamental.

137. AO primeiro parágrafo elenca uma série desituações em que o país mostra evolução, masdestaca que "Apesar de todos esses avanços, amiséria resiste".

138. BQuanto à diplomacia, o texto afirma que o Brasil"começa a exercitar seus músculos. Vem firman -do uma inconteste liderança política regional naAmérica Latina", sem fazer referência a valoresquantitativos.

139. D“Exercitar os músculos” significa "ganhar força",exatamente o que vem procurando a diplomaciabrasileira.

140. A“Onipresente” significa ‘o que está presente em to -dos os lugares, em todas as partes’; logo, algo quepode estar escondido, mas existe em algum lugar.

141. ESão bem conhecidas as fontes cientificistas dapoesia de Augusto dos Anjos e é fato quediversos de seus poemas são construídos emtorno de conceitos oriundos dessas fontes. Osoneto transcrito, porém, embora contenha

expressões provindas do cientificismo ("alvaflama psíquica", "feixe de mônadas"), pode serentendido sem o recurso a conceitos cientifi -cistas, pois se trata de uma meditação em tornoda fragilidade da carne e da inexorabilidade damorte, temas obsessivos do poeta.

142. BNo poema, a seleção rigorosa do vocabuláriopode ser comprovada pela escolha de palavrascomo alva, flama, desagrega-se, flâmeo, efêmero,dardejar, relampejantes. O exemplo maissignificativo de rima rara constrói-se com aspalavras rosto e sol-posto. Há também no poemadiversos exemplos de rimas ditas ricas, ou seja,rimas entre palavras de classes gramaticaisdiferentes (exs.: batalha, subst. / estraçalha,verbo, / trabalha, verbo / mortalha, subst.). Háuma profusão de aliterações, por exemplo:"Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas","Diafragmas, decompondo-se, ao sol-posto".

143. CNegando, logo de início, a crença corrente de queo coração seja o centro das emoções, a ex -posição visa a esclarecer os leitores sobre o realfuncionamento e a importância do órgão. Alinguagem é informal desde o início: a "intro du -ção", feita na primeira pessoa, é bem-humorada("Temos uma triste notícia") e o "tópico frasal" éformulado em termos coloquiais ("o coração nãoé o órgão do amor"). Há também outros colo -quialis mos no texto ("Puxa", "Calma, não jogue ocoração para escanteio, ele é superimportante").

144. BPuxa é, no uso coloquial, uma interjeição queexprime espanto.

145. ANos textos apresentados, emprega-se a função

expressiva da linguagem ("notícia triste", "Puxa")e a função conativa ("Calma, não jogue..."),sendo explícito o diálogo com o leitor. Hátambém argumento de autoridade, que consistena citação do especialista, e linguagem figurada("não jogue o coração para escanteio", "...é alique moram os sentimentos"). A afirmação III estáerrada, pois não há, em nenhum dos textos,qualquer sugestão relativa à adesão do leitor aalguma campanha.

10 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 10

Page 11: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

146. EAs informações constantes do texto I, sobre afun ção do coração, são baseadas em des co -bertas científicas e contrariam as visões tradi -cionais.

147. EA palavra “raça”, no contexto do futebol, tem osentido valorizador indicado na alternativa e.

148. DEmbora os produtos esportivos melhorem odesempenho físico do futebolista, isso não otorna um "gênio". As demais alternativas fazemreferência a algo que o texto afirma: a associaçãoda medicina com a indústria esportiva paramelhorar o desempenho físico dos atletas, quesão também garotos-propaganda dos materiaisque utilizam.

149. BA melhora do desempenho dos atletas é atribuídaa descobertas da medicina esportiva que sãoutilizadas pelas empresas de material esportivo,para favorecer a performance dos futebolistas.

150. EFica implícito que o grande jogador é a principalreferência do futebol. Por isso, a indústria dematerial esportivo utiliza-o como garoto-pro -paganda.

151. AA expressão forma física denota a aptidão e ocondicionamento atlético para o desempenhofutebolístico. A expressão forma técnica significaas habilidades do jogador.

152. CA figura feminina da tela de Rafael apresentanitidamente os traços que Camões, no soneto emquestão, atribui à mulher, como o semblantesereno, os lábios cor de rubi, o sorriso doce depérolas, a pele "neve cor-de-rosa" - em resumo, arepresentação do paraíso na terra pelo aspectofeminino angelical e portador de belezaincomparável, próxima ao divino.

153. AAs informações sobre os efeitos do exercíciofísico mostram a diminuição da frequênciacardíaca em repouso e a difusão de maisoxigênio no sangue.

154. CQuando Graciliano Ramos se refere a funcio ná -rios que "faziam política e os que não faziam coi -sa nenhuma", ele contrapõe política e adminis -tração.

155. EA resposta ao teste pode ser verificada nopenúltimo parágrafo do texto.

156. D

O sentido de que, no caso, é explicativo, como ode pois.

157. CO texto afirma que Newton tinha uma visão deDeus que "pode ser considerada panteísta".Einstein também considerava que "na maravi -lhosa ordem de tudo" havia a manifestação deDeus, e essa visão "ecoava de certa forma a deNewton". Vale lembrar que pan, prefixo grego,significa "totalidade", e que teísmo deriva dapalavra grega theos ("deus").

158. BEinstein e Newton manifestavam a crença emDeus de um modo que diferia da crença maispopular. As aspas servem, portanto, paradiscriminar o conceito desses físicos em relaçãoao outro conceito sobre Deus, mais corrente nomeio popular.

159. CA palavra gigantes conota a contribuiçãoimportantíssima, monumental que Newton eEinstein deram para a física.

160. CMarcelo Gleiser acredita que essas opiniõesantagônicas, colocando de um lado os cientistasradicalmente ateus, que consideram o sobre -natural uma falácia, e de outro os cientistas quesão ortodoxamente religiosos, são um reflexo dariqueza do pensamento humano, e que elas nãoimpedem que se chegue a uma possívelconciliação de pontos de vista.

161. CFalácia significa "falsidade". Na filosofia deAristóteles, "é qualquer enunciado falso queentretanto simula a veracidade" (DicionárioHouaiss).

– 11

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 11

Page 12: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

162. ENo início do texto, afirma-se que a nicotina viciamais que a maconha, anfetaminas, cocaína eheroína.

163. CA palavra fugaz significa "passageira", "fugidia","breve", "efêmera".

164. DNo último parágrafo, afirma-se que essasposturas opostas no tratamento da dependênciada heroína "refletiam apenas a postura de cadasociedade em relação ao consumo de drogasilícitas." Não tinham relação, portanto, comestudos científicos, mas com o que cadasociedade entendia como moralmente adequado.

165. CA abertura política iniciada pelo presidenteGeisel culminaria, durante o governo dopresidente Figueiredo, na concessão de umaanistia. A oposição pretendia que ela fosse"ampla, geral e irrestrita", mas a medida postaem vigor excluía os condenados pelos chamados"crimes de sangue" - isto é, aqueles queenvolviam mortes ou ferimentos graves nasvítimas - embora pusesse fora do alcance da leios torturadores e assassinos da ditadura, que atéhoje não puderam ser julgados ou condenados.

166. DO tema da charge é o mesmo que o do poema: omedo. O "tratamento estilístico diverso" éevidente, tratando-se, num caso, de umamensagem visual de teor humorístico e, no outro,de uma mensagem verbal de teor lírico-satírico.

167. ANa alternativa a só há advérbios; na b, substan -tivos e pronome; na c, advérbio, pronome epreposição + artigo; na d, adjetivos e substan -tivo; na e, advérbio, adjetivo e preposição.

168. DO verbo haver com o sentido de "existir" éimpessoal, por isso se mantém na terceirapessoa do singular e a oração não apresentasujeito; o verbo existir é pessoal e concorda como sujeito "diversas formas de medo".

169. AA marca pessoal está em "meu juízo".

170. AA relação de consequência é estabelecida portão... que.

171. BÀ exceção de indica uma ressalva, uma restrição.

172. CÉ o que se depreende de expressões como "Estaé, a meu juízo..." e "A impressão que se tem, aoler seus romances...".

173. ETodas corretas: I. a África é quem fala no poema:trata-se, pois, de personificação ou prosopopeia;II. monta-se no poema uma grande antítese entrea Europa (e a América), de um lado, e a África, dooutro; II. o colonialismo europeu, nos conflitos,sempre recebeu a "láurea", ou seja, sempreobteve a vitória; IV. o tom acalorado e indignado,evidente neste poema, é constante na poesiaabolicionista de Castro Alves.

174. BO poema se insere na vertente abolicionista dapoesia de Castro Alves e faz uso intensivo deinterpelações ou apóstrofes, pois é todo dirigido aum interlocutor ausente, visando mobilizá-lo ouinfluenciá-lo, o que configura a função conativa dalinguagem. A função emotiva é evidente na cargaemocional do discurso do eu lírico - e a funçãoemotiva é aquela em que o eu se exprime, exprimesuas emoções. Acima dessas duas funções,porém, é a função poética que predomina no texto,como em todo poema, pois é da função poéticaque se trata quando se estrutura a linguagem comritmos controlados (métrica), sonoridades quecompõem simetrias (rimas e demais recursossonoros), imagens expressivas e outros recursosque visam ao efeito estético. O examinador doSenac, porém, não se preocupou com a funçãopoética neste teste.

175. DEmbalde é o mesmo que debalde, um advérbioque significa "em vão, inutilmente".

176. BOmite-se o verbo “ser” (os direitos são reais).

177. E Os dois autores não identificam diferençasdialetais marcantes entre as regiões brasileiras,quando levam em conta apenas aspectos geo -

12 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 12

Page 13: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

gráficos. Entretanto, Paul Teyssier considera arelevância dos fatores socioculturais na dife -renciação de estruturas dialetais, mesmo quandosão falantes que habitam uma mesma região.

178. BOs dois fragmentos formulam crítica de sentidomoral, ou seja, relativa ao comportamento daspessoas. Gil Vicente se refere ao desejo universalde dinheiro e prestígio social, em detrimento da"consciência" e da virtude. Gregório de Matos serefere aos conselheiros "intrometidos" que,incapazes de ordenar a própria vida, queremordenar a dos outros.

179. A Berzabu é o diabinho bem-humorado, por meiodo qual Gil Vicente veicula sua crítica ao homemde seu tempo, crítica que pode ser universalizadapara o homem de qualquer tempo, ávido deriqueza e fama.

180. DSegundo o texto, é possível ("parece") queColombo tenha lido autores clássicos queacreditavam que “a Terra era redonda”.

181. ESubstituindo-se a forma verbal “lendo” pelo infi -nitivo “ao ler”, mantém-se a circunstância detempo.

182. C.A proposição II é incorreta, porque os clichêsexpressam ideias prontas, que habitam todas asesferas do idioma, porém revelam falta derepertório, ausência de pensamento, que seesconde no emprego de uma expressão padro -nizada. A proposição III é também incorreta,porque os chavões poupam o trabalho de pensar,não estimulam a reflexão.

183. E“Exultar” significa "experimentar grande alegria".Portanto, “exultar de alegria” é uma redundância,uma insistência desnecessária da mesma ideia.

184. EO texto apresenta argumentos favoráveis econtrários à "lei da palmada". O trecho – "éfluida, porém, a fronteira, que pode parecer nítidaà maioria dos entrevistados, entre 'palmadaseducativas' e violência física" – deixa claro que oponto de divergência entre os dois posicio na -mentos é a identificação do que é, por um lado,

simples agressão e, por outro, uso de castigosfísicos brandos como instrumento no processode educação de crianças.

185. AO projeto apresentado visa à “abolição do castigocorporal” como um método válido para a educaçãodos filhos. Todavia, segundo a pesquisa, a maioriados pais acredita que a palmada é "inerente" àeducação. Além disso, para os pais, trata-se de umassunto que cabe ao espaço privado e que,portanto, não compete ao Estado.

186. DO trecho – "surras, queimaduras, fraturas eameaças de morte" – revela as preocupações dasubsecretária de Promoção dos Direitos daCriança e do Adolescente, Carmen Oliveira, cujaspalavras são citadas no texto.

187. AO autor repete, de maneira irônica, expressõesutilizadas pelo locutor – ("Que beleeeezaaaaa!","Que maravilhaaaa!", "agueeeenta, coraçãaaaao!")– tentando trazer ao texto escrito a entonação, oritmo e a ênfase que o locutor dá a determinadasexpressões. Tais recursos são próprios daoralidade e não da linguagem escrita.

188. ASegundo o autor, os patrocinadores são citados –"pelo apoio incondicional que dão ao esporte emgeral"– Trata-se de uma ironia, pois, na verdade, opatrocínio é responsável também pelo enrique ci -mento do locutor. O evento transmitido fica em se -gundo plano e o telespectador é visto, sobretudo,como um possível consumidor dos pro dutosapresentados.

189. AA expressão “se bem que” tem valor concessivo epode ser substituída por “ainda que”. As ex pres -sões “uma vez que” e “visto que” têm valor cau -sal; “contanto que” e “a não ser que”, condicional.

190. BO termo “segundo” indica conformidade esignifica "conforme", "consoante", "de acordocom".

191. C"Olho míssil" sugere um olhar dinâmico, veloz,pre ciso, moderno, ao passo que "olho fóssil" in -dica um olhar ultrapassado, antiquado, retrógrado.

– 13

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 13

Page 14: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

192. C“Me segura” é variante popular, pois a normaculta não admite o emprego do pronome oblíquoem início de oração. A expressão “dar um troço”também pertence ao registro coloquial.

193. BOs dois trechos citados têm sentido irônico notexto, ou seja, significam o oposto do que àprimeira vista parecem significar.

194. AErros: b) “exasperados” significa "irritados"; c)“insípida” significa "sem gosto"; d) “ressar -cimento” é "indenização, reparação de prejuízo"; e)“reparação” é "restauração, conserto" ou"indenização".

195. CA pequena narrativa sobre a atitude de Alexandrediante do pirata é uma das estratégiasargumentativas de Padre Antônio Vieira, que refletesobre o conceito de roubar.

196. ANessa alternativa, ocorre inversão sintática,porque o sujeito “pirata” aparece posposto aoverbo da oração na voz passiva – (“fosse trazido”).

197. AO trecho de Vieira, grande autor barroco, apresentauma das figuras mais frequentes na literaturabarroca – a antítese (aproximação de palavras ouexpressões que se opõem). Há uma antíteseevidente, empregada duas vezes no períodotranscrito, “pouco/muito”; além dela, há doisoutros pares de termos que funcionam comoantíteses, em razão do contexto: “culpa/ gran -deza”, “piratas/ Alexandres”. Na alternativa “a”,“orgulho e cabeça baixa” expressões antô nimas,formam uma antítese. Em “b” há metáfora (“balde”por “coração”); em c, paronomásias ou trocadilhos(amas/amas, embalador/baladas/em ba lar); em “d”,metonímia “(autor, Chopin, por obra)”, e em “e”,sinestesia (metáfora que mistura de sensaçõesdiversas: auditiva + visual + olfativa).

198. DVieira relativiza o conceito de ladrão com a his tó -ria do pirata, que era ladrão porque roubava pou -co, e Alexandre, que era imperador porque rou -bava muito. Como ambos roubavam, conclui-seque a classificação como ladrão depende não daação de roubar, mas da quantidade roubada.

199. CNa paródia do célebre afresco da Capela Sistina,a figura divina é substituída pela de umcomputador, numa crítica à dependênciatecnológica que marca o mundo contemporâneo.

200. CNesse poema, é tematizada a brevidade, atransitoriedade dos bens. Nota-se que tudocomeça e, logo em seguida, termina; portanto,paradoxalmente, a constância é a inconstânciadas coisas em geral.

201. AA afirmação I contempla característica das maisnotórias do estilo barroco: o “dualismo”, o jogoantitético decorrente do choque entre as ten dên -cias culturais opostas que marcam a escola. EmII, o erro consiste em apontar “moralismo”, ondehá apenas reflexão sobre as limitações da exis -tência. Em III, a tensão opositiva do soneto nãoocorre entre o sagrado e o mundano. Trata-se deum texto reflexivo-filosófico, centrado no tema da“brevidade”, da fugacidade das coisas.

202. BO episódio do Velho do Restelo constitui umadas passagens pessimistas de “Os Lusíadas”.Apesar do tom otimista e entusiástico quecaracteriza grande parte do poema, há neleepisódios destoantes, entre os quais o do Velhodo Restelo.

203. EA afirmação contida em I é pertinente, pois “Os Lusíadas” são posteriores ao ciclo dasGrandes Navegações. A descrição do Velho doRestelo desautoriza a afirmação contida em II:"Mas um velho, de aspecto venerando" (...) "Taispalavras tirou do experto peito". A afirmação IIIsintetiza a questão ideológica central da epopeiacamoniana: por um lado, a exaltação dos feitosportugueses e do projeto imperialista; por outro,a atitude crítica do humanista que compreendeulucidamente as limitações desse projeto.

204. CA ação de “menear”, ou seja, balançar a cabeçadescontente indica “reprovação”.

205. ASegundo o texto, "Uma eventual liberação dovírus, por acidente, terrorismo ou guerra, poderiater consequências terríveis – porque a vacinação

14 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 14

Page 15: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

em massa contra varíola foi interrompida há maisde 30 anos (e também porque, para manter a efi -cá cia, ela teria de ser reaplicada a cada 10 anos)".

206. DA alternativa “d” mantém o nexo causal do trechodo enunciado.

207. BO nome científico dos seres vivos é sempreescrito em latim e com letras em itálico (ou comgrifo, no caso de texto manuscrito), sendo que oprimeiro termo, correspondente ao gênero, deveser escrito com inicial maiúscula e o segundo,referente à espécie, com inicial minúscula.

208. CSegundo o dicionário Houaiss, “probidade” é"qualidade do que é probo; integridade,honestidade, retidão", qualidade imprescindívelao bom orador, segundo o texto.

209. ANo texto, afirma-se que eles "saíram-se muito malno quesito da retórica" e que “retórica não é blá-blá-blá".

210. DSegundo o dicionário Houaiss, “democracia” "égoverno em que o povo exerce a soberania"; é,por tanto, o contrário de “autoritarismo”, que, se -gun do o mesmo dicionário, é o "sistema políticoque concentra o poder nas mãos de uma auto -ridade ou pequena elite autocrática". “Sofis ma” é"argumento ou raciocínio concebido com o objeti -vo de produzir a ilusão da verdade, que, emborasimule um acordo com as regras da lógica, apre -sen ta, na realidade, uma estrutura interna incon -sistente, incorreta e deliberadamente enga no sa";portanto, é o contrário de “boa-fé”, que im pli ca a"convicção de agir ou portar-se com justiça elealdade com relação a alguém, a determinadosprincípios etc.".

211. BA expressão emocional revela o subjetivismoromântico, a evocação vibrante da vida queanimava a "caveira", quando era a "cabeçaardente de um poeta" é exemplo da febril"imaginação criadora" do ultrarromantismo.

212. EAssim como a concha do mar encerra (guarda) apérola, subentende-se que a caçoula (recipiente

usado para queimar substâncias aromáticas)porta, carrega, guarda, encerra "a mirra [resinaaromática] incandescente". Trata-se de um casode zeugma, "forma de elipse que consiste nasupressão, em orações subsequentes, de umtermo expresso na primeira" (dicionárioHouaiss).

213. DO eu lírico levanta a hipótese (que reconhece quepode causar riso) de reencarnação. As demaisalternativas apresentam proposições que não seaplicam ao poema: os que ficam não necessaria -mente pertencem à vida futura (alternativa “a”);não há a defesa da tese de que "o verdadeiroobjetivo da morte é demonstrar o desvalor davida" (alternativa “b”), pois o poema chega aapresentar elementos positivos da existência,como o viver fogoso e a "sede em fogo das ideiasnovas"; não se afirma que a vida de um poetavalha mais que a de outros indivíduos(alternativa “c”), tampouco se sustenta a opiniãode que a morte de um homem melhore a vida dosoutros (alternativa “e”).

214. BO contexto em que se insere o termo “eletrismo”é suficiente para determinar seu significado.Quando se diz que esse fenômeno agitava "asfibras tremulantes", entende-se que se trata dodinamismo, ou seja, das forças que animam oser, representado de forma metonímica em“fibras/tecidos”.

215. EO verso anterior contém o termo a que estãorelacionados os pronomes “esse” e “o”(empregado duas vezes): "Há talvez um segredoque ela esconde; / Mas esse a morte o não sabee o não revela". Os três pronomes referem-se a“segredo”.

216. CO questionamento do primeiro parágrafo refere-seà letra da canção popular, se ela tem valor es -tético, poético em si mesma, isolada da música.

217. AO advérbio “necessariamente” tem o camposemântico de "forçosamente". Nenhum poema ouletra de canção, como em geral nenhum texto,pode ser tomado “a priori” como necessariamentebom.

– 15

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 15

Page 16: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

218. DPara o autor, uma letra é boa se colabora paraque a canção seja boa. Portanto, deve haverintegração de letra e música para que a cançãoseja boa e, por isso mesmo, sua letra possa serconsiderada boa.

219. C“Autotélico” significa algo "que não apresentaqualquer finalidade ou objetivo ou para além desi mesmo" (dicionário Houaiss).

220. CA locução conjuntiva “para que” indica circuns -tância de finalidade.

221. E“A priori” é uma expressão latina (pronúncia:priôri) que significa "a partir do que precede, doinício". É usada, sobretudo em filosofia, paradesignar conhecimento "que não depende [...] denenhuma forma de experiência, por ser geradono interior da própria razão (diz-se de raciocínio,método, conhecimento etc.) [Pensadoresracionalistas como Descartes, Leibniz ou Kantafirmam a existência desse tipo de conheci -mento; empiristas como Locke ou Hume onegam.]" (dicionário Houaiss).

222. DAs esculturas de Aleijadinho são caracterizadaspelo contraste e apelo dramático típicos doBarroco, movido pela inspiração religiosa, maspactuando com o popular pelas feições humanascomuns atribuídas às suas obras.

223. AA alternativa correta pode ser confirmada pelotrecho: "Reduz-se a isto que cada pessoa nascecom certo número deles e delas [pecados evirtudes], aliados por matrimônio para secompensarem na vida."

224. DA palavra “cônjuges” está empregada em sentidoconotativo, figurado, pois se refere à relaçãoentre pecados e virtudes, e não a pessoas unidaspelo matrimônio, o que corresponderia aosentido literal, denotativo, do termo.

225. BAs expressões – “não só... mas/ como também”,“tanto... como” – indicam adição.

226. BNo soneto transcrito, o eu lírico exprime suapreferência pela vida simples de "pobre pastor",confrontando-a com o "tormento eterno" de umavida de riqueza, pois esta implica o gosto dastraições e dos enganos, a presença constante deaflições e a tolerância para o "gemido" dos"lastimosos". Essa defesa da simplicidade, numcontexto de idealização da vida pastoril, é aforma pela qual os poetas árcades do séculoXVIII desenvolveram o tema clássico da "áureamediania" (“aurea mediocritas”, expressãotomada ao poeta latino Horácio, do século I a. C.).

227. DNos versos finais do soneto, o eu lírico afirmapreferir "a voz do desengano" (ou seja, asopiniões sinceras, ainda que desfavoráveis) àsbajulações insinceras, que ele descreve como o"infame ruído" da "torpe lisonja", que em geralcerca os ricos.

228. AA palavra “se” é, no texto, conjunção subordi -nativa condicional, embora seu sentido contex -tual implique menos condição do que admissão,equivalendo o enunciado a “se é verdade quesou pobre pastor, o que não nego...”

229. EO mais-que-perfeito do indicativo é usado, nalinguagem de feitio clássico, pelo futuro dopretérito.

230. EO tom irônico, que perpassa a obra de Machadode Assis, é evidente em "O Alienista". Nesseconto, o narrador ironiza todas as personagens,em que as aparências normalmente escondem arealidade (como no caso de D. Evarista, mulherde "condições fisiológicas e anatômicas deprimeira ordem", mas na verdade estéril), e, maisque isso, apresenta com profunda ironia toda asituação, relativizando o conceito de loucura, quese encontra no centro da história narrada.

231. ARompendo com "a tendência romântica deidealizar a personagem feminina", Machado deAssis apresenta D. Evarista como "não bonitanem simpática" e "mal composta de feições".

16 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 16

Page 17: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

232. DO "arroubo de intimidade doméstica" do Dr.Bacamarte revela a sua vaidade e contradiz a suaaparente modéstia.

233. AA vírgula foi empregada para indicar zeugma, ouseja, a supressão de um termo usado na oraçãoanterior, que no caso é o verbo ser.

234. CPara Matheus Fragata, o monocromatismo em “AÁrvore da Vida” é associado ao caráter "semgraça" do mundo contemporâneo.

235. AMatheus Fragata demonstra que, em “A Árvoreda Vida”, há a preocupação de fazer com que ascores transmitam informações. O verde exube -ran te estaria ligado à prosperidade dos EstadosUnidos dos anos 50 do século XX e o cinza ebranco, ao vazio existencial do nosso momentoatual. Assim, entende que cinema é uma arte quelida não só com temas, mas também com amaneira estética pela qual eles são veiculados.

236. DA resposta se encontra explícita no início doúltimo parágrafo: "Não podemos desprender,com gesto altaneiro, a língua da literatura".

237. BSegundo o autor, "as variantes só conquistamlegitimidade e lugar nos dicionários depois de severem consagradas pelas obras literárias".

238. C"Dar realce" é o mesmo que “enfatizar”.

239. AÉ o que se depreende do trecho – "Esses instru -mentos [acordos] internacionais determinam que autilização da Lua, como a de qualquer outro corpoceleste, é tema de natureza internacional".

240. C“Preâmbulo” significa "parte preliminar","introdução", "prefácio"; enfatizar, "dar ênfase","ressaltar", "destacar"; “signatário”, "aquele queassina ou subscreve um texto".

241. B“Não por acaso” significa "não acidentalmente",

"não inesperadamente".

242. BEm vários momentos do texto se exprime a"radical experiência de fusão com o outro" quedeixa o eu lírico perplexo diante da perspectivado fim da relação. Estes momentos são: 1) "nabagunça do teu coração / Meu sangue errou deveia e se perdeu"; 2) "Teus seios inda estão nasminhas mãos"; 3) "Te dei meus olhos pratomares conta".

243. EAs palavras “bagunça” e “cara” pertencem aoregistro coloquial e são estranhas ao contextoculto em que se emprega o futuro com “hei de” (ocoloquial seria “vou”) e a segunda pessoa dosingular (em lugar da terceira, com o pronomevocê).

244. CO que se afirma na alternativa “c” é o que sedepreende do trecho "Ela [a desigualdade]decorre da história dos homens e das reaçõesmúltiplas que entre eles se estabelecem e queprovocam, como produtos derivados, umaporção de males como a miséria e a opulência, opoder de um lado e, de outro, os pobresgovernados. Tudo isso, dizia Rousseau, (...)essas diferenças todas (...) não são nada naturaise precisam acabar".

245. BA natureza no Arcadismo funciona apenas comocenário convencional. No Romantismo, reflete erevela o interior das personagens.

246. E “Persuadir” é sinônimo de “convencer”.

247. BA primeira das mensagens publicitárias apre -sentadas celebra a marca do produto anunciado;a terceira põe em relevo uma característica doproduto – sua confiabilidade; apenas a segundaassocia o produto a um estilo de vida.

248. AO verbo “deter” é formado com o verbo “ter” e,como este, é irregular: o radical de que seformam o pretérito perfeito e os tempos delederivados é: (de)tiv→detive, detiveste, deteve,detivemos, detivestes, detiveram.

– 17

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 17

Page 18: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

249. AO autor ironiza a proposta do deputado, poracreditar que questões referentes à línguaportuguesa não devem ser tratadas por pessoasestranhas à área. Esse seria um assunto para aAcademia Brasileira de Letras.

250. EO autor sugere que revistas de teor cultural,como Língua Portuguesa, não despertam omesmo interesse que revistas mundanassuperficiais e vulgares, como Caras.

251. DO verbo “dirigir-se” rege a preposição “a” e osubstantivo “pessoas” acompanha-se, no caso,do artigo “as”: "que se dirigia às pessoas".

252. BA oração – "que tantas dores de cabeça dá"– nãorestringe o sentido de “crase”, apenas lheacrescenta uma qualificação. Portanto, é umaoração adjetiva explicativa e deveria vir separadapor vírgula da anterior.

253. DO contrassenso está na referência a –"umhomem... falando sem crases." Como no texto apalavra “crase” é empregada de forma imprecisa,indicando, não o fenômeno da crase, mas oacento usado para indicá-la na escrita, não seentende como se possa falar "sem crase", poisisso significaria falar sem usar o acento grave! Aoutra possibilidade – descabida, em vista doresto do texto – seria entender que o homem,onde devesse ocorrer “crase”, pronunciassedois “as” em vez de um, como em “referir-se aaquestão”...

254. CO sujeito de “existir” é simples, cujo núcleo é“resquício”: "o mínimo resquício de ignorâncianão existe".

255. BA locução conjuntiva “desde que”, no texto, esta -belece ideia de condição, equivalendo a "caso","contanto que", assim como na alternativa “b”.Em “a”, “c” e “d”, indica tempo; em “e”, causa.

256. AOs três períodos estabelecem relação de adição,ou seja, acrescentam ideias que se somam às doparágrafo anterior.

257. BNa frase, a “mente” é sujeito agente, ou seja, équem pratica a ação de "apavorar", verbotransitivo direto, que tem como objeto direto "oque ainda não é mesmo velho". O uso do acentograve, indicador de “crase”, em "à mente",alteraria sua função sintática de sujeito paraobjeto direto preposicionado e "o que não émesmo velho" passaria a sujeito agente.

258. BO adjetivo “candente” significa "que está ar -dendo em brasa" (Dicionário Houaiss). A palavrafoi empregada em sentido figurado, assim como"ardente" da alternativa “a”. Em sentido deno -tativo, significa "polêmico", por se tratar de umassunto que gera muita discussão.

259. DDe acordo com o texto, medidas simples, como“incentivar o filho a fazer lição de casa”, têmmelhorado o desempenho dos alunos.

260. AO primeiro período do último parágrafo afirmaque os pais brasileiros não participam tantoquanto deveriam da rotina escolar de seus filhos.Os demais períodos apresentam as causas dessecomportamento.

261. EO texto discute a relação entre escola e família,principalmente o papel dos pais no desenvol -vimento intelectual do jovem.

262. DNa alternativa “d”, não há relação de causa econsequência. As autoras fazem uma avaliaçãocrítica do comportamento de pais que agemcomo professores.

263. BA alternativa “b” mantém o sentido original dotrecho indicado de forma coesa e coerente.

264. CO pronome demonstrativo “a” tem função anafó -rica, ou seja, retoma a expressão anterior "ideiaincrustada no pensamento do brasileiro".

265. EOs dois-pontos introduzem uma explicação, umesclarecimento a respeito do que se afirmouanteriormente.

18 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 18

Page 19: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

– 19

266. B

Tanto o verbo “delegar” quanto “poder” estão no

pre sente do subjuntivo. Os demais – “surtir, an -gustiar, caber e valorizar”, estão no presente do

indicativo.

267. A

O correto seria: em “b”, "devem ser feitas"; em

“c”, "pode" e "compromete"; em “d”, "pode ser

su primido sob pena de prejudicar"; em “e”,

"passá-la" e "serem necessários".

268. E

O poema apresenta o ponto de vista "das irmãs"(como anuncia o título) sobre "os papéis sociaisaos gêneros". A limitação do espaço e das ações

atribuídos à mulher ("fechada", "provendo",

"servindo"), assim como a dependência desta em

relação ao masculino ("afiançada / por dote e ma -rido") sugerem "graus de autorrealização desi -guais", como consta da alternativa de resposta.

269. A

A crítica à conduta da personagem manipuladora

tem como núcleo a imagem de títere, fantoche.

Os seus ouvintes são marionetes manipuladas

pelo emissor e o próprio emissor é um joguete

voluntário do discurso, de acordo com as pró -

prias conveniências.

270. D

O caráter "crítico" da letra da canção está em que

ela destaca a alienação que o futebol promove,

uma vez que, nas tardes de domingo, as pessoas

distraídas com o espetáculo esportivo esque -

cem-se dos problemas pessoais, econômicos,

sociais e afetivos, deixando-os do lado de fora da

ilusão de felicidade que o futebol provoca.

271. A

Em ambos os textos, a “velhice” é retratada

como um processo de esmorecimento da vida.

272. D

O narrador possui uma visão desalentadora em

relação ao envelhecimento. Ele discorda dos

filósofos que afirmam que "a velhice é um estadoútil pela experiência e outras vantagens", como

está explícito no quinto período.

273. C

Nos dois últimos versos, o convite ao amor ("Go -zemo-nos agora") é explicitamente funda men tado

com o argumento relativo à brevidade ("Já quedura tão pouco") da juventude ("a flor dos anos").

274. E

Todas as afirmações são verdadeiras e revelam

características do Arcadismo e do Realismo no

Brasil, movimentos literários dos quais,

respectivamente, Basílio da Gama e Machado de

Assis são representantes.

275. E

Somente em IV e V, o adjetivo precede o subs -

tantivo. Nos demais exemplos, os adjetivos estão

pospostos aos substantivos que determinam.

276. D

O único verso que segue o esquema de

acentuação pedido na questão (1-4-6-10) é VA /

mos! / re / TE / as os / MÚS / cu / los, / re / TE / (sa).

277. A

As imagens do poema são metáforas que formam

uma alegoria de sentido existencial, tal como

propõe a alternativa “a”.

278. E

A transformação pedida impõe a passagem das

formas verbais do singular (“caias”, no presente

do subjuntivo, e “ri”, no imperativo afirmativo)

pelas equivalentes no plural (“caiais” e “ride”) e

o pronome “teu” deve ser trocado pelo plural

“vosso’, como na alternativa “e”.

279. B

Nos versos 1 e 3, há aliteração do “r” e do “rr”,

sugestiva da gargalhada nervosa do palhaço:

gaRgalha, Ri, num Riso de toRmenta - neRvoso,

Ri, num Riso absuRdo, inflado.

280. C

O humor decorre da conclusão de Mafalda, que a

leva a considerar idênticos dois sentidos

diferentes da palavra “indicador”: 1. o segundo

dedo da mão, também chamado índex ou índice;

2. dado estatístico que indica a incidência de algo

(no caso, a taxa de desemprego).

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 19

Page 20: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Matemática1. E

I. A soma dos números das oito faces dos doisdados é:2 . (1 + 2 + 3 + 4) = 2 . 10 = 20

II. A soma dos números das duas faces coladasé maior ou igual a 2.

III. A soma dos números das seis faces visíveisé menor ou igual a 18.

IV. A soma dos números das faces visíveis nãopode ser, portanto, 19.

2. CI. x + 10% . x = x + 0,1x = 1,1x

II. 1,1 . 1,1 . x = 1,21x = x + 0,21x = x + 21% . x

3. DSe n for o número, n + 1 será o sucessor.Assim: 1,02 . n = n + 1 ⇔ 0,02n = 1 ⇔ n = 50.Os dois números são, portanto, 50 e 51. A somadeles é 101.

4. E

5. A

Se V, em reais, for o preço de venda, então:

0,6V = V – 300 ⇔ 0,4V = 300 ⇔ V = 750

6. E

7. DSe h for o número de homens e m o número demulheres, então:

8. AA sequência de triângulos se repete a cada 6figuras. Assim, a 6.a, a 12.a, a 18.a e a 120.a figurassão todas iguais.

9. C

10. DI. Se n for a quantidade de ovos vendidos e p

o valor previsto, então:

II. Vendendo cada ovo por R$ 28,00, iráarrecadar 150 . R$ 28,00 = R$ 4.200,00, queé R$ 200,00 além do previsto.

11. EI. mmc (4, 6, 8) = 24

II. 24 horas após será "12 horas do dia 2 dedezembro".

12. DI. Se p for o número total de páginas, então:

p + 60% . p + 90 = p ⇔

⇔ 3p + 3p + 90 . 8 = 8p ⇔

⇔ 2p = 90 . 8 ⇔ p = 360

14 . 180x = x = 252

10⇔ ⇔

14 x=

10 180⇒ ⇔

Pedreiros

14

10

Dias

180

x

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

h + m = 35 h + m = 35

m – h = 11 2m = 46

h + m = 35 h = 12

m = 23 m = 23

⇔⇔ ⇔

⇔ ⇔

⎧⎨⎩

⎧⎨⎩

P = 8 se 0 t 10

P = 8 + 1,2 . (t – 10) se t > 10

P = 8 se 0 t 10

P = 1,2t – 4 se t > 10

≤≤ ≤⇔

≤ ≤⇔

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

25 . n = p – 250 n = 150

n = 150 p = 4000⇔⇔ ⇔

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

25 . n = p – 250 25 . n = p – 250

30 . n = p + 500 5n = 750⇔⇔ ⇔

5––8

3––8

20 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 20

Page 21: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. O número de páginas digitadas no 2.o dia é

60% . . 360 = = 135

III. Em relação ao total de páginas, a porcen ta -gem do número de páginas digitadas no

2.o dia é = 0,375 = 37,5%

Obs.: Outra maneira seria observar que, emrelação ao total do trabalho, no 2.o dia foireali zado:

60% . = . = = 0,375 = 37,5%

13. BV = 20 – 4 . t para 0 � t � 5

14. AI. O número total de alunos é:(60 + 80) + (50 + 30) + (40 + 20) + (80 + 40) = 400

II. O número de meninas que escolheubasquete é 30.

III. A porcentagem pedida é = = 7,5%

15. BUm polígono de 15 lados pode ser decompostoem 13 triângulos. A soma dos ângulos internosé 13 . 180° = 2340°.

16. D

(14 – 5x) (8 – 2x) = 54 ⇔⇔ 112 – 28x – 40x + 10x2 – 54 = 0 ⇔⇔ 10x2 – 68x + 58 = 0 ⇔⇔ 5x2 – 34x + 29 = 0

17. BI. (A � B) – C é:

II. (C � B) – A é:

III. [(A � B) – C] � [(C � B) – A] é:

18. CI. O número de inscrições do gênero

masculino é 5000 e o do gênero femininotambém é 5000.

II. O número de inscrições para Inspetor deAlunos é 3600 e, portanto, menos de 50%do total de inscrições, que é 10 000.

III. O número de inscrições para o cargo deProfessor do Ensino Fundamental é 2800,que representa 28% do total, pois:

= = 28%

19. BSe C, em reais, for o capital aplicado, então:

C . 0,5% . 1 = 120 ⇔ C = 24 000

O montante resgatado foi de:

R$ (24 000,00 + 120,00) = R$ 24 120,00

5––8

3 . 360––––––

8

135––––360

5––8

60–––100

5––8

3––8

30––––400

7,5–––100

28–––100

2800–––––10000

– 21

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 21

Page 22: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

20. EI. Se t for o número total de vagas oferecidas

para todos os cargos, então:

= ⇔ t = 585

II. Para os demais cargos, o número de vagasoferecidas é:585 – 360 = 225

21. CSe a e e forem as pontuações de Ana e Estela,respectivamente, então:

⇒ a – e = 75 – 25 = 50

22. DI. mdc (28, 42) = 14

II. Cada pedaço terá comprimento de 14 dm.

III. 28 |14___ e 42 |14___0 | 2 0 | 3

IV. A quantidade total de pedaços será 2 + 3 = 5

23. C

quadrado ..................... quadradinhos claros1 ..................... 22 – 12 ..................... 32 – 13 ..................... 42 – 1

.

.

.n ..................... (n + 1)2 – 1

Assim, (n + 1)2 – 1 = 399 ⇔ n2 + 2n – 399 = 0

24. BSe � for o número de lápis de cada porta-lápis,então 3� será o número de porta-lápis. Assim:

� . 3� = 75 ⇔ � = 5

25. CSe C for o capital aplicado inicialmente; i%, ataxa de juros simples mensal e t, o tempo emmeses, temos:

t = 5

26. ESe g é o custo de uma caixa de grampo; g + 2,o custo de uma caixa de clipes e c, o custo deuma caixa de canetas, todos em reais, então:

27. DSeja n o número total de alunos da sala e n – 12,o número de alunos presentes no dia dadistribuição dos doces. Assim:

⇔ (n – 12) (144 + n) = 144n ⇔⇔ 144n + n2 – 1728 – 12n = 144n ⇔

⇔ n2 – 12n – 1728 = 0 ⇔ n = ⇔

⇔ n = 48 ou n = –36 ⇔ n = 48, pois n > 0.

O número de alunos presentes no dia dadistribuição era 48 – 12 = 36.

28. CSe p for o valor da parcela, v o valor pago até ovencimento e a o valor pago com atraso, então:

⇔ a = 1,5v ⇔ a = 150% de v

29. CSe b for o número de acertos de B, então o deA será 140% . b = 1,4b.

Assim: 1,4b + b = 720 ⇔ b = 300

30. BI. O gasto inicial com a compra de arroz e

feijão, em reais, era:8 . 2,20 + 5 . 1,60 = 17,60 + 8 = 25,60

360––––

t

8–––13

⎧⎧ ⎪ ⎧⎪ ⎪⎨ ⎨ ⎨

⎩⎪ ⎪⎩ ⎪⎩

1a + e = 100 a + a = 100

a = 7531

1 e = 25e = ae = a3

3

⇒ ⇔

⎧⎨⎩

480 = C . i% . 8 480 8=

600 = 2C . i% . t 600 2t⇒ ⇔

⎧⎧⎨⎨⎩⎩

⎧⎨⎩

2g + 3 . (g + 2) + c = 41 5g + c = 35

g + (g + 2) + c = 28 2g + c = 26

g = 3

c = 20

⇔⇔ ⇔

144 144 144 144 + n= + 1 =

n – 12 n n – 12 n⇔ ⇔

12 � 84–––––––

2

⎧⎨⎩

v = 0,8p a 1,2p= = 1,5

a = 1,2p v 0,8p⇒ ⇔

22 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 22

Page 23: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. Depois das mudanças de preço, o gastodessa mesma pessoa com a compra doarroz e do feijão passou a ser:8 . 2,20 . 1,10 + 5 . 1,60 . 0,95 = = 17,60 . 1,1 + 8 . 0,95 = 19,36 + 7,60 = 26,96

III. � 1,053 = 105,3%

IV. O aumento foi, portanto, de 5,3% aproxima -da mente.

31. BA porcentagem de caixas organizadas por:

•Ernesto é: = = 30%

•Dália é: = = 25%

•Celeste é: = = 20%

•Bia é: 100% – 30% – 25% – 20% = 25%

32. DSupondo-se que os estudantes entrevistadostenham 10 anos ou mais, a quantidade dos quepossuem telefone celular é 56% . 14 900 = 8344.

33. AO número de desempregados em março de2010, na região metropolitana de Porto Alegre,foi de 9,8% de 250 000 e, portanto:

9,8% . 250 000 = 24 500

34. EDe acordo com o gráfico, no início da guera doIraque, o gasto militar dos Estados Uni dos foi deU$ 417,4 bilhões, ou seja, U$ 417 400 000 000,00.

35. CSupondo-se que o crescimento da empresaseja avaliado pela variação anual do lucro,temos:

= � 1,098 = 109,8%

Lucro em 2009 = 109,8% . (lucro em 2008), ten -do um crescimento de aproximadamente 9,8%.

36. ESe h for a altura da menina, em metros, então:

I.25 = ⇔ h2 = ⇒ h = = 1,6 m = 160 cm

II. RIP = = = 40

37. DSupondo-se que o alcance do segundo salto é1,2 m menor que o do primeiro salto e que oalcance do terceiro salto é 1,5 m menor que odo segundo salto e se a distância alcançada noprimeiro salto é x, então, para atingir a meta de17,4 m, tem-se:x + (x – 1,2) + (x – 1,2 – 1,5) = 17,4 ⇔⇔ 3x = 21,3 ⇔ x = 7,1

38. DO acréscimo de 8 mil intervenções de mulherescorresponde a 25% de 32 mil.Como o acréscimo de internações de homenspor AVC ocorre na mesma proporção do demulheres, tem-se que o número de acréscimosde internações de homens por AVC é 25% de 28 mil, ou seja, 7 mil.Assim sendo, o número de homens internadospor AVC nos próximos cinco anos será 35 mil(28 mil + 7 mil).

39. CSendo S a resistência da viga cuja secçãotransversal aparece na figura do enunciado e ka constante de proporcionalidade do materialutilizado na sua construção, de acordo com oenunciado, tem-se:S = k . b . d2

40. EPermutando os algarismos 1, 3, 5, 7, 9, obtém-se5! = 120 números de cinco algarismos distintos.Escrevendo esses números em ordem crescen -te até o número 75 913, temos:1) 4! = 24 números iniciados em 12) 4! = 24 números iniciados em 33) 4! = 24 números iniciados em 54) 3! = 6 números iniciados em 715) 3! = 6 números iniciados em 736) 2! = 2 números iniciados em 7517) 2! = 2 números iniciados em 7538) O número 75 913A ordem de chamada do candidato que tiverrecebido o número 75 913 é:24 + 24 + 24 + 6 + 6 + 2 + 2 + 1 = 89

26,96––––––25,60

3–––10

3–––100

1–––4

25–––100

1–––5

20–––100

lucro em 2009–––––––––––––lucro em 2008

145 000––––––––132 000

64–––h2

64–––25

8––5

160–––––––

3���64

160––––

4

– 23

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 23

Page 24: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

41. BI.

II. O número de pacotes de gaze embalados nacaixa menor foi 2 . 280 = 560.

42. BSeja x o número de questões que o aluno acertoue y o número de questões que o aluno errou.Temos que:x + y = 40 e 1,5x − 0,5y = 40

Resolvendo o sistema formado por essas duasequações, obtemos:

1,5x − 0,5 . ( 40 − x ) = 40, isto é, 3x − ( 40 − x ) = 80.

Resolvendo essa equação, encontramos:

4x = 120, logo x = 30.

O número de questões que o aluno errou é,portanto:

y = 40 − x = 40 − 30 = 10.

43. DI. Se n for o número de pessoas que partici -

param da enquete, então o número de corin -tianos é 40% de 50% de 80% de n. Assim:0,4 . 0,5 . 0,8 . n = 12 ⇔ n = 75.

II. O número de pessoas que não gostam defutebol, entre os 75 que participaram daenquete, é:

20% de 75 = 0,2 . 75 = 15.

44. C240 + 7 . 2,5% . 240 = ( 1 + 7 . 0,025 ) . 240 = = 1,175 . 240 = 282.

45. EI. O gasto, em litros, para percorrer os 30 km,

no perímetro urbano, é:

30 km � ( 6 km/L ) = 5 LII. O gasto, em litros, para percorrer os 180 km

fora do perímetro urbano é:

180 km � ( 18 km/L ) = 10 L

III. O gasto total, em litros, para percorrer os180 km + 30 km = 210 km é: 5 L + 10 L = 15 L

IV. O consumo médio desse automóvel nessavia gem é:

( 210 km ) � 15 L = 14 km/L.

46. ESe em cada dado a soma dos números em facesopostas é 7, então, em 5 dados, a soma é 35.Se a soma das faces voltadas para cima é 17, asoma das faces em contato com o solo é35 – 17 = 18.

47. AI. O número de horas da Terra de um "Ano de

Marte" é 687 . 24 = 16 488.II. O número de "dias marcianos" de um "Ano

de Marte" é 16 488 : 24,5 � 673.

48. ESe a e b forem as quantidades de adubo, em qui -lo gramas, a serem utilizadas nos lotes A e B,respectivamente, então:

I. = = =

= = = =

II. = ⇔ a = = 1650

III. 1650 kg = 1,65 ton

49. A

I. = = = = = 6°

II. = 6° ⇔ z = 210°

III. = = 52°30'

210° |__4__ 2° | 52°

2° = 120' |__4___0 | 30'

50. BI. Cada camada da coluna tem 4 blocos.II. O número de camadas da coluna é:

2012 : 4 = 503III. A altura da coluna é:

503 . (1,5 cm) = 754,5 cmIV. 754,5 cm = 7,545 m � 7,5m

⎩⎨⎧

=

=⇔

⎩⎨⎧

=+

=+

320y

280x

600yx

15203y2x

a–––––5400

9–––––9000

a + b–––––14400

4400–––––14400

44––––144

11–––36

a–––––5400

11 . 5400––––––––

36

11–––36

x––5

y–––20

z–––35

x + y + z––––––––

60

360°––––60

z–––35

z––4

210°––––

4

24 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 24

Page 25: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

51. E

I. Enquanto Ana desceu da escada, Beatriz

subiu dela. A velocidade de Ana é, pois, o

triplo da velocidade de Beatriz.

II. No momento em que Ana termina de descer,

Beatriz terá subido da escada.

III. Beatriz terá de subir ainda:

1 – =

52. D

53. EI. O programador é Ciro, pois é filho único e é o

mais velho.II. Éder é mais novo que o diretor, então Éder é

gerente e Dário é diretor.

54. ASe x, em reais, for o valor vendido nesse mês, en -tão:2000 + 10% . x = 5000 ⇔ 0,1x = 3000 ⇔⇔ x = 30000

55. C

I. Preço de venda: 1,1 . R$ 1 200,00 = R$ 1 320,00

II. Lucro de 10% sobre o preço de custo: R$ 120,00III. Lucro final, descontado os 2% de imposto

sobre o preço de venda:

R$ 120,00 – 2% . R$ 1 320,00 =

= R$ 120,00 – R$ 26,40 = R$ 93,60

56. CSe x, em reais, foi o valor solicitado em emprés ti -mo, então:

–após 1 ano, a dívida era 2x

–após 2 anos, a dívida era 2(2x) = 22 . x

–após 3 anos, a dívida era 2(22x) = 23 . x

–após 8 anos, a dívida era 28 . x

Assim: 28 . x = 5120 ⇔ x = 5120: 256 = 20

57. BA distância percorrida pelos 2 pneus é:2 . 200 . (2 . 3 . 50)m = 120 000 m = 120 km

58. CSe x era o salário inicial, então após 3 meses, onovo salário será:0,88 . 1,15 . 1,15x = 1,1638x == 116,38% de x � 116,4% de x, que corresponde aum aumento de 16,4%.

59. DSe � for a massa da lata e c a de chocolate,ambas em gramas, então:

⇒ 3� = 180 ⇔ � = 60

60. A

(2 + 5x) (1 + 2x) = 3 ⇔⇔ 2 + 4x + 5x + 10x2 = 3 ⇔⇔ 10x2 + 9x – 1 = 0

61. CA afirmação "se na face de uma carta há umnúmero par, então no verso há um animal mamí -fero" é equivalente a: "se na face de uma carta háum animal não mamífero (cisne), então no versohá um número ímpar".É suficiente, pois, que se verifiquem as cartas A e D.

3––4

1––4

1––3

1––3

2––3

⎧⎧⎪

⎨ ⎨⎩⎪⎩

+ c = 540– – c = – 540

14 + c = 720+ c = 180

4

⇔ ⇒�

� �

– 25

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 25

Page 26: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

62. DI. 48 : 150 = 0,32II. R$ 48,00 corresponde a 32% de R$ 150,00III. O produto foi vendido com um desconto de

32% e, portanto, foi vendido por 68% dopreço normal.

63. DI. O número total de meninos é:

2 + 2 + 5 + 1 + 2 = 12

II. O número total de meninas é:1 + 3 + 5 + 3 + 1 = 13

III. O número total de alunos é 25.

IV. Dos 4 alunos que tiraram nota 8, um é menino

e três são meninas. Assim, = 75% dos

alu nos que tiraram nota 8 são meninas.

64. BSe x, em reais, for o valor do material que Pedroprecisa comprar, então:

⇔ x = 72

65. E

O percentual de presentes que se serviu de peixefoi:

(50 + 5 + 10 + 0)% = 65%

66. AI. Se s, em reais, for o salário de Paulo, então:

II. O valor que Paulo destina ao aluguel é de:

. R$ 3000,00 = R$ 1125,00

67. BSe p for o número de professores de Português em o número de professores de Matemática, en -tão:

⇔ 2,5m = 10 ⇔ m = 4

68. C285 |__15__ ⇒ 285 = 15 . 19

0 | 19

O livro de número 285 se encontra na P15 e C19.

69. D

Camomila: = 15%

Erva doce: = 45%

Lavanda: = 40%

70. ASe p for o preço de cada lâmpada e d, o dinheirolevado por Juca, então:

71. ESe e for o número total de etiquetas; p, o númerode pastas com duas etiquetas cada e p – 20, o nú -mero de pastas com três etiquetas cada, temos:

⇔ 3p – 60 = 2p ⇔ p = 60

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

1 3. x + 30 = x

3 4

3 1 5– x = 30 x = 30

4 3 12

⇔ ⇔ ⇔

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

2 1 31 – – s = 510

5 5 8

2 17. . s = 510 s = 3000

5 40

⇔ ⇔

⎧⎧⎪

⎨ ⎨⎩⎪⎩

pp = 1,5m= 1,5

1,5m + m = 10mp + m = 10

p + m = 10⇔ ⇒ ⇔

3––4

3––8

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

8 . p = d + 6 p = 7

6 . p = d – 8 d = 50⇔⇔

36–––240

108–––240

96–––240

⎧⎨⎩

(p – 20) . 3 = e(p – 20) . 3 = p . 2

p . 2 = e⇒⇒

26 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 26

Page 27: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

72. DI. O tempo necessário para encher um tanque e

a vazão são grandezas inversamente propor -cionais.

II. O prêmio de uma loteria e o número de ga -nha dores são grandezas inversamente pro -por cionais.

III. O número de páginas digitadas por minuto eo tempo de digitação são grandezas inversa -mente proporcionais.

IV. A medida dos lados e o perímetro são gran -dezas diretamente proporcionais.

73. E90% de 1500 + 80% de 500 = 1350 + 400 = 1750

74. E

O número de quadradinhos pretos é:2 . 51 + 3 . 49 = 249

75. DNa etapa n, o quadrado externo tem (n + 1) qua -dra dinhos pretos nas linhas e colunas. As sim, ototal de quadradinhos será:2 (n + 1) + 3 (n – 1) = 5n – 1

76. DSendo x a cota de cada uma das pessoas dogrupo e d a despesa total, em reais, temos:

Assim, 50 . (x – 7) = 55 . x – 510 ⇒ x = 32

77. AOs dígitos verificadores de 123 . 456 . 789 são 0 e 9.

I. Dígito d1

1 . 10 + 2 . 9 + 3 . 8 + 4 . 7 + 5 . 6 + 6 . 5 +

+ 7 . 4 + 8 . 3 + 9 . 2 = 210

210 |__11_100 19

1

Como o resto na divisão de 210 por 11 é 1,então d

1= 0.

II. Dígito d22 . 10 + 3 . 9 + 4 . 8 + 5 . 7 + 6 . 6 + 7 . 5 ++ 8 . 4 + 9 . 3 + 0 . 2 = 244

244 |__11_24 22

2

Como o resto na divisão de 244 por 11 é 2,então d

2= 9.

78. BO custo por quadro da primeira compra, em reais,é:C

1= 0,25 . 0,50 . 20 + 2 . (0,25 + 0,50) . 15 = 25

O valor dessa primeira encomenda, em reais, eincluindo a taxa de entrega é:V

1= 8 . C

1+ 10 = 8 . 25 + 10 = 210

O custo por quadro da segunda compra, emreais, é:C

2= 0,50 . 1,00 . 20 + 2 . (0,50 + 1,00) . 15 = 55

O valor dessa segunda encomenda, em reais, eincluindo a taxa de entrega, é:V

2= 8 . C

2+ 10 = 450

Assim, V2

> 2V1

79. BDo grupo de pacientes, 60% não foram completa -mente curados pelo tratamento tradicional.Em relação à metade desses, no primeiro trata -mento inovador, 35% foram curados, ou seja:

. 35% . 60% = . 21% = 10,5%

No segundo tratamento inovador, 45% foramcurados, ou seja:

. 45% . 60% = . 27% = 13,5%

Em relação ao total de pacientes submetidos ini -cial mente, os tratamentos inovadores proporcio -naram cura de 10,5% + 13,5% = 24%

80. ESe 10 litros de óleo proveniente de frituras conta -minam 107 litros de água potável, então 1000 litrosde óleo contaminam 100 . 107 = 109 litros de águapotável por semana.

81. BA densidade demográfica da região coberta pelacaatinga, em habitantes por km2, é de:

⎧⎨⎩

50 . (x – 7) = d – 510

55 . x = d

1––2

1––2

1––2

1––2

– 27

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 27

Page 28: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

= = 0,025 . 103 = 25

82. DSendo x o número de minutos utilizados por mês,tem-se:

I. No plano K, até 200 minutos, pagam-se R$ 29,90.A partir de 200 minutos, pagam-se

R$ (29,90 + (x – 200) . 0,20)

II. No plano Z, até 300 minutos, pagam-se R$ 49,90.A partir de 300 minutos, pagam-seR$ (49,90 + (x – 300) . 0,10)

III. As funções são definidas por:

Os gráficos são:

83. CDos 279 internautas que responderam à enquete,25% disseram "não". Isso totaliza 25% . 279 � 70internautas. Mais de 50 e menos de 75.

84. CDe acordo com o enunciado, ao final de um ano:I. O investimento A renderá

(1,03)12 – 1 = 1,426 – 1 = 0,426 = 42,6%

II. O investimento B renderá 36%.III. O investimento C renderá

(1,18)2 – 1 = 1,3924 – 1 = 0,3924 = 39,24%Portanto, para escolher investimento com maiorrentabilidade anual, essa pessoa deverá escolhero investimento A, pois a sua rentabilidade anual

(42,6%) é maior que as rentabilidades anuais dosinvestimentos B e C, respectivamente iguais a36% e 39,24%.

85. DA quantidade de gasolina consumida para per-correr os 540 km é, em litros, igual a:

+ . 1,2 = . 2,2 = 39,6

86. AI. Falsa.

3811 + 555 + 9383 + 119 > 7392 + 850 + 47

II. Verdadeira.

1316494 + 445015 + 30870 + 3958

é menor que:

964835 + 46946 + 1090700 + 18967III. Verdadeira.

555 + 850 + 119 + 0 = 1524

87. ASe b, t e c forem as quantidades médias de quilo -calorias em cada porção de 100 g de batata, to -mate e cenoura, respectivamente, então:

⇒ t = 15

88. BI. Se p for o preço inicial, então 1,25p será o

preço após o aumento de 25%.

II. Se i for a taxa de desconto, então:

(1 – i) . 1,25p = p ⇔ 1 – i = ⇔

⇔ 1 – i = 0,8 ⇔ i = 0,2 = 20%

89. D

20 . 106

––––––––800 . 103

20 milhões––––––––––

800 mil

⎧⎨⎩

⎧⎨⎩

K

Z

29,90 se x 200f (x) =

29,90 + (x – 200) . 0,20, se x 200

49,90 se x 300f (x) =

49,90 + (x – 300) . 0,10, se x 300

≤≤

270–––15

270–––15

270–––15

⎧ ⎫⎧⎪ ⎬⎨⎨ ⎭⎩⎪

2b + t + 1,5c = 205+ 3b + 3t + 3c = 360

b + 2t + 1,5c = 1553b + 2t + 3c = 345

3b + 2t + 3c = 345

⇒⇒ ⇒

1––––1,25

28 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 28

Page 29: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

I. A soma das áreas de todos os retângulos, emmetros quadrados, é:2 . (40 + 40 + 50 + 35 + 45) = 2 . 210 = 420

II. A soma das áreas das regiões hachuradas éigual à de um círculo de raio 2 m e vale:π . 22 m = 4π m2

III. A área total da calçada, em metros qua -drados, é 420 + 4π.

90. B

91. C95% . 80% . R$ 1 500,00 == 0,95 . 0,8 . R$ 1 500,00 = R$ 1 140,00

92. EPela análise do gráfico, considerando os temposem segundos, temos:a) em cada modalidade, os recordes pan-ameri -

canos e mundiais são sempre diferentes.

b) nos 100 metros livres, masculino, a diferença,em segundos, entre os dois recordes é48,79 – 47,84 = 0,95.

c) o tempo correspondente ao recorde mundialnos 100 metros rasos, feminino, não é um ter -ço do tempo correspondente ao recorde mun -dial nos 100 metros nado livre, feminino, pois

� 10,49.

d) a média aritmética entre os dois recordes nos100 metros nado livre, feminino, é:

= 53,88.

e) a média aritmética entre os recordes pan-ame - ri canos masculino e feminino nos 100 me tros

ra sos é = 10,54.

93. Da) r = π ⇒ 2π r = 2 . π . π = 2π2 ∉ �

b) r = ��π ⇒ 2π r = 2π ��π ∉ �

c) r = ⇒ 2π r = 2π = ∉ �

d) r = ⇒ 2π r = 2π = 1 ∈ �

e) r = ⇒ 2π r = 2π = ∉ �

94. DI. Se r, em cm, for o raio da bola de basquete,

então:2π . r = 78 ⇔ r = 78 : (2 . 3,14) = 12,42

II. 2x + 2 . 12,42 = 45 ⇔ x = 10,08

95. EI. 0 < y < x < 1

II. =

96. CO número de tabletes de chocolate:Amargo é 10% . 40 = 4Branco é 20% . 40 = 8Crocante é 30% . 40 = 12Ao leite é 40% . 40 = 16

97. CI. O número de mortos em 2007 foi, de acordo

com o IBGE:(6 290 pessoas / 1 milhão) . 184 milhões =

= 1 157 360 pessoas.

II. O número de pessoas mortas, na faixa etáriade 0 a 4 anos, é:

. 1 157 360 = 204 703,12

98. D

A posição do último lápis amarelo é igual ao 20.o

termo da PA (2; 7; 12; ...) cujo valor é:2 + 19 . 5 = 97

99. AI. A arrecadação total, em reais, é:

18 . 20 + 22 . 15 + 25 . 12 = 360 + 330 + 300 = 990

II. O valor gasto nas despesas dessa loja, bemcomo na reposição do estoque foi, em reais,igual a:80% . 990 = 0,8 . 990 = 792

53,30––––

3

53,30 + 54,46––––––––––––

2

10,06 + 11,02––––––––––––

2

1–––π2

1–––π2

2–––

π

1–––2π

1–––2π

1–––4π

1–––4π

1–––2

1––x

1––y

10,4––––58,8

Azul Amarelo Vermelho Verde Preto

1.o 2.o 3.o 4.o 5.o

6.o 7.o 8.o 9.o 10.o

11.o 12.o

– 29

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 29

Page 30: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

100. BI. O valor pago em encargos, em reais, é:

270 000 – 180 000 = 90 000

II. = =

III. Encargos = . Folha

101. BSe p, em reais, for o preço do fio há exatamente 6meses, então:p . 1,14 = 91,20 ⇔ p = 80

102. ER$ 0,03 . x . 30 = R$ 72,00 ⇔ x = 80

103. BSupondo-se que a produção seja proprocional àárea plantada, temos:

I. Em 1986

= ⇔ x = � 533

II. Em 2006

Área (m2) Produção (kg)

= ⇔ y = � 1194

104. EI. A área da toalha, em m2, é:

1,40 . 2,50 = 3,5

II. A área dos 10 quadrados coloridos, em m2, é:3,5 – 2,6 = 0,9

III. A área de cada quadrado colorido é:(0,9 m2) : 10 = 0,09 m2 = 900 cm2

IV. O lado de cada quadrado colorido é 30 cm.

105. ASe n for o número total de alunos, então:

I.w + 32% + 24% + 15% = 100% ⇔ w = 29%

II. 29% . n = 87 ⇔ n = = 300

III. z = 15% . 300 = 0,15 . 300 = 45

106. BI. Se a for o comprimento dos oito pedaços;

a – 2, o comprimento de x pedaços; a – 3, ocomprimento dos outros 8 – x pedaços, comtodas as medidas em metros, então:

8 . a + x . (a – 2) + (8 – x) . (a – 3) = 155 ⇔⇔ 8a + ax – 2x + 8a – 24 – ax + 3x = 155 ⇔⇔ x + 16a = 179 ⇔ x = 179 – 16a

II. Como 0 < x < 8, temos:

0 < 179 – 16a < 8 ⇔ –179 < –16a < –171 ⇔⇔ 171 < 16a < 179 ⇔ 10, ... < a < 11, ... ⇔

III. a = 11, pois a é inteiro.

IV. O comprimento de cada um dos pedaçosmaiores é 11 m.

107. AI. Se a e a + 5 forem as medidas das arestas dos

dois cubos, em centímetros, então:

(a + 5)3 – a3 = 335 ⇔⇔ a3 + 15a2 + 75a + 125 – a3 = 335 ⇔⇔ 15a2 +75a – 210 = 0 ⇔⇔ a2 + 5a – 14 = 0 ⇔

⇔ a = ⇔ a = 2 ou a = –7 ⇔

⇔ a = 2, pois a > 0.

II. As arestas medem 2 cm e 7 cm e a somadelas é 9 cm.

108. D

Área (m )2

10 000

4 000

Produção (kg)

1 333x

Encargo–––––––

Folha

90 000–––––––270 000

1––3

1––3

10 000––––––4 000

1333––––

x

4 . 1333–––––––

10

10 000

4 000

2 986

y

10 000––––––4 000

2986–––––

y

4 . 2986–––––––

10

87––––0,29

2007 2008 2009

Homens 1000 300 500

Mulheres 600 800 1300

Total 1600 1100 1800

–5 � 9––––––

2

30 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 30

Page 31: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

a) Falsa, pois = 0,375 = 37,5%.

b) Falsa, pois o número de homens passou de300 para 500.

c) Falsa, pois � .

d) Verdadeira, pois = .

e) Falsa, pois = 1,125 = 112,5%, que corres -

ponde a um aumento de 12,5%.

109. DSe p for a nota da primeira prova, e s a nota dasegunda prova então, pelo enunciado, temos:

I.

II. = = 1,75 ⇒ s = 175% . p

110. BI. Marca A

Reduziu 800 – 160 = 640, que corresponde a80% de redução, pois 640 : 800 = 0,8.

II. Marca BReduziu 2300 – 1380 = 920 que corresponde a40%, pois 920 : 2300 = 0,4.

III. Marca CReduziu 1100 – 990 = 110 que corresponde a10%, pois 110 : 1100 = 0,1.

111. A

A área do terreno, em metros quadrados, é:

112. C

(5 cm) . k = 25 m ⇔ k = ⇔

⇔ k = 500

113. CI. Após um ano, o valor, em reais, será:

0,8 . 2 000 = 1 600

II. Após dois anos, o valor, em reais, será:0,8 . 1 600 = 1 280

III. Após três anos, o valor, em reais, será:0,8 . 1 280 = 1 024

114. A

I. A maior distância percorrida em linha reta étangenciando a circunferência interna.

.⎧⎪ ⎧⎪⎨ ⎨

⎩⎪⎪⎩

1 s + 2 . p= 5

2p + s = 1531. p + 2 . s p + 2s = 18

= 5 + 13

⇔ ⇔

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

3p = 12 p = 4

p + 2s = 18 s = 7⇔⇔

⎧⎨⎩

4p + 2s = 30

–p – 2s = –18⇔ ⇔

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

40 + 25 25 + 35. 30 + . 30 =

2 2

65 60 125= + . 30 = . 30 = 125 . 15 = 1875

2 2 2

600––––1600

300––––800

8–––11

1000––––600

5––3

1800––––1600

s––p

7––4

2 500 cm––––––––

5 cm

– 31

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 31

Page 32: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. Se R e r forem as medidas dos raios das duascircunferências, em metros, então:

R2 = r2 + 602 ⇔ R2 – r2 = 3600

III. A área da coroa circular é π (R2 – r2), em m2,e, portanto, π . 3600.

115. B

I. tg (6° + 58°) = tg 64° = =

= = = 2,02

II. tg 6° = = 0,1 ⇒ a = 0,1 h

III. tg 64° = = 2,02 ⇔

⇔ 0,1 h + 9 = 2,02 h ⇔ 1,92 h = 9 ⇔ h � 4,7

116. C

A área reservada à criação de cabras é:

. 50 m . 60 m . sen 30° =

= � . 50 . 60 . � m2 = 750 m2

117. A

Dívida atual, em reais → 1955

Após 1 dia → 1955 – 1 . 17

Após 2 dias → 1955 – 2 . 17

Após 3 dias → 1955 – 3 . 17...

Após n dias → 1955 – n . 17 = 0

1955 – 17n = 0 ⇔ n = 115

118. BSe p for a população, 0,25p será o número daspessoas que devem ser vacinadas. Assim:

. (0,25p) = 19 200 ⇔ p = = 122 880

119. B

I. Se , a e 4a forem as medidas das três

dimensões do paralelepípedo, em centíme -tros, então:

. a . 4a = 1728 ⇒ a3 = 1728 = 123 ⇒ a = 12

II. As arestas medem 3 cm, 12 cm e 48 cm.

III. A área total, em centímetros quadrados, é:

2 . (3 . 12 + 3 . 48 + 12 . 48) = 2(36 + 144 + 576) =

= 2 . 756 = 1512

120. AI. 2001 = 3 . 23 . 29

II. � ⇒ x = 3, y = 23, z = 29

III. x – y + z = 3 – 23 + 29 = 9

tg 6° + tg 58°––––––––––––––1 – tg 6° . tg 58°

0,1 + 1,6–––––––––

1 – 0,16

1,7––––0,84

a––h

a + 9–––––

h

1––2

1––2

1––2

5––8

19 200–––––––5 . 0,25

a––4

a––4

x . y . z = 3 . 23 . 29

1 < x < y < z

32 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 32

Page 33: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

121. D

A parte não construída corresponde a do

terreno. Se a, em metros, for o lado do terreno,então:

4a + 4a + 5(a – 8) = . a2 ⇔

⇔ 8a + 5a – 40 = ⇔

⇔ 13a – 40 = ⇔ 130a – 400 = 3a2 ⇔

⇔ 3a2 – 130a + 400 = 0 ⇔

⇔ a = ⇔ a = 40 ou a = ⇔

⇔ a = 40, pois a > 8

A área do terreno quadrado de lado 40 m é 1600 m2.

122. CSeja x o número total de minutos de uso.

I. Se x � 100, então o plano B é mais barato,pois R$ 0,58 < R$ 0,64 e R$ 0,60 < R$ 0,64.

II. Se x > 100; PA, o custo pelo plano A; e PB, ocusto pelo plano B, então:

PA = 0,64 . 100 + 0,98. (x – 100) ⇔ PA = 0,98x – 34

PB = 0,58 . 50 + 0,60 . 50 + 1,18 . (x – 100) ⇔⇔ PB = 1,18x – 59

Assim sendo: PB > PA ⇒ 1,18x – 59 > 0,98x – 34 ⇔ x > 125

III. O plano B é mais caro acima de 125 minutosde uso.

123. DPara quadruplicar um capital C, ele deve render3C de juros. Se m for o número de meses paraconseguir esse rendimento, então:

C . 8% . m = 3C ⇔ 0,08m = 3 ⇔

⇔ m = = 37,5

124. C1 + 2 + 3 + ... + n = 960 – 14 ⇔ . n = 946 ⇔

⇔ n + n2 = 1892 ⇔ n2 + n – 1892 = 0 ⇔

⇔ n = ⇔ n = 43 ou n = –44 ⇔

⇔ n = 43, pois n > 0

125. E

126. DI. Para um indivíduo de 144 kg e 2 m de altura,

temos:

IMC = = 36 (obesidade tipo I)

II. Se esse indivíduo perder 64 kg, ele passará ater 80 kg e, portanto:

IMC = = 20 (peso normal)

127. B

Utilizando os 35 L de tinta vermelha serão utiliza -dos também 21 L de tinta branca. Sobrarão,portanto, 9 L de tinta branca.

128. DEssa pessoa deve aumentar o tempo diário deexercício em 6 minutos para conseguir bombearmais 50 L de água.De fato:

x = = 6

3–––10

3–––10

3a2

–––10

3a2

–––10

10–––2

130 � 110––––––––

6

3––––0,08

1 + n–––––

2

–1 � 87––––––

2

144––––

22

80–––22

Vermelha (L) 5 10 15 20 25 30 35

Branca (L) 3 6 9 12 15 18 21

Tempo de exercício(min)

60

x

Volume de água(L)

500

50

50 . 60––––––

500

– 33

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 33

Page 34: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

129. E

Na nova disposição, as 12 caixas ficariam perfei -tamente acomodadas no compartimento de:(8 . 4) cm = 32 cm de alturapor (3 . 15) cm = 45 cm de largura

130. ASe x for a quantidade de toneladas de soja e y demilho, então:

131. BSe a taxa de redução anual for i, então:10,3 . (1 – i)3 = 5,2 ⇔ (1 – i)3 = 0,504 � 0,51 ⇒⇒ 1 – i = 0,8 ⇔ i = 0,2 = 20%

132. CI. As dimensões da sala são 300 cm x 400 cmII. Utilizando quadrados de 50 cm de lado, tipo I,

consegue-se revestir a sala sem cortes, pois:300 |___50 e 400 |___50

0 | 6 0 | 8Gastaria 6 . 8 = 48 peças.

III. O tipo II não permite revestir sem quebra depeças.

IV. O tipo IV permitirá revestir o piso sem nenhu maquebra. O número de peças seria 2 . 48 = 96,pois cada 2 peças do tipo IV equivalem a umapeça do tipo I.

V. O tipo V não permite revestir sem quebras,pois 400 não é divisível por 60.

VI. Já que , é possível re-

vestir todo o piso sem quebrar nenhuma peçautilizando apenas 5 . 8 = 40 peças.

VII. O piso que deve ser escolhido é o tipo III.

133. A

I. A área lateral da piscina, em m2, é:10 . 1 + 10 . 1 + 20 . 1 + 20 . 1 = 60

II. A área do fundo da piscina, em m2, é:20 . 10 = 200

III. A área total a ser impermeabilizada é:60 m2 + 200 m2 = 260 m2

IV. A quantidade de líquido impermeabilizante éde 260 L.

V. Escolhendo o fabricante A, o número de latasnecessárias e suficientes é 26, e o custodelas é 26 . R$ 100,00 = R$ 2 600,00

VI. Escolhendo o fabricante B, o número de latasnecessárias e suficientes é 18, pois:

260 : 15 = 17,33.

O custo dessas 18 latas é:

18 . R$ 145,00 = R$ 2 610,00

134. DI. 387 : 43 = 9; 172 : 43 = 4

II. O tamanho de cada carrinho é 9 cm decompri mento por 4 cm de largura.

III. O tamanho de cada caixa é:(9 + 0,5 + 0,5) = 10 cm de comprimento por(4 + 0,5 + 0,5) cm = 5 cm de largura

IV. e, portanto, o número máximo que

cabe em cada prateleira é 9.

135. EI. 9% tem preferência por horóscopo.II. 91% não tem preferência por horóscopo.

136. AA diferença corresponde ao rendimento de 4meses e, portanto, vale:37 500 . 1% . 4 = 1 500

137. A

I. = 0,7 = 70%

II. O preço médio do mercado é 70% do que foipago e, portanto, é 30% mais barato.

⎧⎨⎩

x + y = 150500000

0,28x + 0,22y = 36140000

300 |___60 e 400 |___50 0 | 5 0 | 8

95 |___10 5 9

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

2b + 2 = 4a a = 8

5a + 5 = 3b b = 15⇔⇔

1,4–––2

34 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 34

Page 35: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

138. ASe x, em mililitros, for o volume do xarope degroselha, então:x + 2 000 = 16 . 150 ⇔⇔ x = 2 400 – 2 000 = 400

139. CI.Realizaram a prova . 120 = 90

II. Passaram 20% de 90 = 0,2 . 90 = 18

III. Foram aprovados no exame médico . 18 = 9

IV. Foram aprovados no exame prático . 9 = 3

140. BSe x for o total de provas a serem corrigidas,então:

Na 4.a feira, ele corrigiu a outra metade das pro -vas, portanto, 20 provas.

141. C

⇔ 100 . 180 . 200 . P = 150 . 150 . 360 . S ⇔

⇔ ⇔

⇔ 630S = 630 . = 280P

142. DI. O tempo necessário e suficiente para cum -

prir todas as tarefas, em minutos, é:25 + 20 + 30 + 15 + 50 + 10 = 150

II. 150min = 2 horas e 30 minutos

143. A

600 . . 2 = 500 . . ⇔

⇔ 14,4 = 7,50 . i ⇔ i = . = 1,92

144. BSendo M o ponto médio de CD

__, temos:

I.AO = EM = ED + DM = ED + =

= ED + = = =

II. O raio R da circunferência é tal que

R = AO – AB = – 1,6 =

e o diâmetro mede:

2 . = 3,3

145. C4,57 bilhões = 4 570 000 000

146. ADos 37% que conhecem alguém com diabetes,15% são da escola. Logo:

15% . 37% = 5,55%

147. CO preço desse produto, no fim de junho, era:R$ 100,00 . 0,9 . 0,9 . 1,1 . 1,1 = R$ 100,00 . 0,9801 == R$ 98,01

148. DI. Após um aumento de 8%, o preço passou

para 1,08p.II. Em seguida, veio o desconto de 7% e o preço

passou para 0,93 . (1,08p).III. Por fim, houve um reajuste de 18% e o preço

final passou para:1,18 . 0,93 . 1,08 . p

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

1 1x + 12 = x

5 2

1 1 3– x = 12 . x = 12

2 5 10

x = 40

⇔ ⇔

3––4

1––2

1––3

⎧⎪⎨⎪⎩

100P = 150Q

180Q = 150R 100P . 180Q . 200R = 150Q . 150R . 360S

200R = 360S

⇒⇒

100 . 180 . 200P––––––––––––––150 . 150 . 360

4P–––9

4P–––9

1,2–––100

i–––100

3––2

14,4––––7,50

CD–––2

EC – ED–––––––

2

ED + EC–––––––

2

2,0 + 4,5–––––––

2

6,5–––2

6,5–––2

3,3–––

2

3,3–––2

– 35

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 35

Page 36: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

149. DA relação entre y e t é do tipo y = at + b. Esco -lhendo os dois primeiros resultados da tabela,temos:

⇒ y = –400t + 10 000

150. EA sentença que define a função é C

máx= a . T + b.

De acordo com o gráfico, temos:

Assim sendo: Cmáx

= –0,16T + 9,6

151. C

Pelo enunciado e conforme mostra a tabela:

10 000 = 20% . (40 000 + x) ⇔⇔ 10 000 = 0,2 . (40 000 + x) ⇔⇔ 10 000 = 8 000 + 0,2x ⇔ 0,2x = 2 000 ⇔⇔ x = 10 000

152. BSe x for o número de moedas coletadas, então apontuação P(x) será:

P(x) = x – x% . x = x – . x ⇔

⇔ P(x) = – . x2 + x

O gráfico dessa função é do tipo

A pontuação será máxima quando x = 50 e, por -tanto:

Pmáx

= – . 502 + 50 = –25 + 50 = 25

153. CI. Depois de 2 horas e 20 minutos, o sistema foi

consertado e o vazamento parou. Nesse pe -río do, a quantidade de água que vazou foi:(30 L/min) . 140 min = 4 200 L

II. 30 m3 = 30 000 dm3 = 30 000 L

III. O volume de água que sobrou é:(30 000 – 4 200) L = 25 800 L = 25,8 m3

154. DSe q for a quantidade total de bovinos no Brasil,em 2010, em milhões de unidades, então:10,9% . q = 22,9 ⇔ 0,109 . q = 22,9 ⇔⇔ q = (22,9) : 0,109 � 210,09

155. CO preço de 1 kg de nozes nos supermercadoscitados é:Supermercado A: 24 reaisSupermercado B: (4 . 3) reais = 12 reaisSupermercado C: (10 . 1,5) reais = 15 reaisA sequência dos supermercados, de acordo coma ordem crescente do valor da noz, é: B, C e A.

156. CI. B não ficou entre os três últimos colocados.

ou

II. D superou A, A superou C, C superou E.

ou

III. Os dois times mais bem classificados foram

e .

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

10000 = a . 0 + b a = – 400

8000 = a . 5 + b b = 10000⇔⇔ ⇒

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

8 = a . 10 + b a = – 0,16

0 = a . 60 +b b = 9,6⇔⇔

Etanol (L) Gasolina (L) Total (L)

E25 10 000 30 000 40 000

E20 10 000 30 000 + x 40 000 + x

1.o 2.o 3.o 4.o 5.o

B

x–––100

1–––100

1–––100

1.o 2.o 3.o 4.o 5.o

D A C EB

1.o 2.o 3.o 4.o 5.o

B

1.o 2.o 3.o 4.o 5.o

B

DB

36 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 36

Page 37: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

157. EA cada um dos 15 minutos iniciais, a altura dimi -nui:

mm = 0,2 mm

A altura da vela 5 minutos após o início era:

30,5 cm – 5 . 0,2 mm = 30,5 cm – 1 mm =

= 30,5 cm – 0,1 cm = 30,4 cm

158. AI. 30,5 cm = 305 mm

II. Para cada um dos 15 minutos iniciais, aaltura diminui 0,2 mm.

III. Nesses 15 minutos, a altura da vela é, por -tanto:

h = 305 – 0,2 . t

IV. Para t = 15 min, h = 302 e a partir desse ins -tante, a diminuição é de 0,4 mm por minuto.

V. A altura da vela para t � 15 será, portanto:

h = 302 – 0,4 . (t – 15)

159. B

= ⇔ x = 150 anos

160. BI. A equação da parábola é do tipo:

y = a (x – 0) . (x – 4)

II. O ponto (1; 48) pertence à parábola e,portanto:

48 = a . (1) . (–3) ⇔ a = –16

III. Assim, a equação é y = –16 . x (x – 4) e a

altura máxima é ymáx

= –16 . 2 . (2 – 4) = 64.

IV. 64 cm = 0,64 m

161. A

I. Se Q � R, então S � T.

II. Se S � T, então Z � P.

III. Se Z � P e Q � R, então X � Y.

162. E

I. A = 1,20 m

L = 3,00 m

C = 5,00 m

II. O volume da piscina é:

A . L . V = (1,2 . 3 . 5) m3 = 18 m3

163. E

Serão 8 faces triangulares do tipo ABC e seisfaces octogonais do tipo BCDEFGHI.

164. C

O volume do abrigo, em metros cúbicos, é:V = 0,6 . x . (1 – 2x)

O gráfico de V em função de x é do tipo:

e esse volume será máximo para x = . Logo:

Vmáx

= 0,6 . . �1– � = = 0,075

165. E

I.A área das quatro paredes do salão, em metrosquadrados, é:

2 . (4 . 9 + 18 . 4) = 2 . 4 . (9 + 18) = 8 . 27 = 216

3–––15

4,5 bilhões––––––––––

45 anos

15 bilhões––––––––––

x

1––4

1––4

1––2

0,6–––8

– 37

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 37

Page 38: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. A área das duas janelas, em metros qua -drados, é:2 . (2 . 1,5) = 6

III. A área da porta, em metros quadrados, é:2 . 3 = 6

IV. A área a ser pintada, em metros quadrados,é:216 – 6 – 6 = 216 – 12 = 204

V. O preço da pintura é:204 . R$ 30,00 = R$ 6 120,00

166. CO número total de jogos será:6 . 8 + 8 + 4 + 2 + 1 = 48 + 15 = 63O número aproximado de participantes de todosesses jogos será:40000 . 63 = 2 520 000

167. AI. a2 = b2 + 112 ⇔ a2 – b2 = 121 ⇔

⇔ (a + b) (a – b) = 121

II. 121 = 1 . 121 = 11 . 11

III.

168. D2; 4; 2; 6; 4; 2; 8; 6; 4; 2; 10; 8; 6; 4; 2

A posição do número 16, quando ele aparecer aprimeira vez, é a 29.a, pois:1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 1 = 29

169. AI. Devemos considerar cada camada de cinzas

como sendo um sólido de secção constantee o seu volume, portanto, é o produto daárea da base pela altura.

II. O volume da camada de espessura 2,5 cm é:

100 m2 . (2,5 . 10–2) m = 2,5 m3

III. O volume da camada de 4,0 cm de espessurae área de S metros quadrados é:

S m2 . 4 . (10–2) m = 4S . 10–2 m3

IV. = ⇔

⇔ 8 . 4 . S . 10–2 = 2,5 . 19,2 ⇔ S = 150

170. ASe x for o número inicial de bactérias, então onú mero de bactérias no final da:

• 1.a semana será 0,8x

• 2.a semana será 1,1 . (0,8x) = 0,88x

• 3.a semana será 0,88x + 1 . 12

• 4.a semana será 0,88x + 2 . 12...

• 15.a semana será 0,88x + 13 . 12 = x

Assim:

0,88x + 13 . 12 = x ⇔ x = 1 300

171. AI. O 32.o elemento dessa sequência é

que equivale a 244.

II. O 33.o elemento é que corres -pon de a 311.

172. A

I. 2,5 cm . 50 = 125 cm = 1,25 m

II. 2,5 cm . 100 = 250 cm = 2,50 m

III. 2,5 cm . 10 000 = 25 000 cm = 250 m

173. A

I. PQ = (0,3 . ��2 ) m = m

II. SR = 0,3 m = m

III. A área do triângulo PQS é, em metros qua -drados:

� . � : 2 =

a + b = 121

a – b = 1�

1 72 3 4 5 6

2; 4; 2 ; 6; 4; 2 ;8; 6; 4; 2 ; 10; ... ; 12; ... 14; ...; 16; ...

↑↑

8 ton–––––––2,5 m3

19,2 ton–––––––––––4S . 10–2 m3

3 ��2–––––

10

3–––10

3–––10

3 ��2–––––

10

9 ��2–––––200

38 –38 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 38

Page 39: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

174. BÁgua mineral: 16 + 75% . 16 = 1,75 . 16 = 28

Marcas de refrigerante: 20 + 120% . 20 = = 2,2 . 20 = 44

Tênis: 5 + 600% . 5 = 7 . 5 = 35

Tipos de leite: 4 + 250% . 4 = 3,5 . 4 = 14

175. B

176. A

177. B

I. 36p + 38 . 4 + 36 . 3 > 51p + 21 . 4 + 28 . 3 ⇔⇔ 36p – 51p > 84 + 84 – 152 – 108 ⇔⇔ –15p > –92 ⇔ p < 6,13

II. {p ⎣ Ζ | p � 5 e p < 6, 13} = {5; 6}

178. E(3,5 – 2x ) (2 – 2x) = 2,5 ⇔ 4x2 – 11x + 4,5 = 0 ⇔

⇔ ⇔

⇔ x = , pois x < 2

179. BI. Área do retângulo ABCD:

(0,80 m) (7,32 m) = 5,856 m2

II. Área do retângulo BCHE:(7,32 m) (2,65 m) = 19,398 m2

III. Área dos dois trapézios:

2 . . 2,44 m2 = 6,344 m2

IV. Área da rede:

(5,856 + 19,398 + 6,344) m2 = 31,598 m2

180. D

A cada paralelepípedo que se apoia nos ante -riores, o número de faces expostas aumenta 3 – 1 = 2Trata-se de uma PA, com primeiro termo 3 erazão 2. Assim:F = 3 + (n – 1) . 2 = 2n + 1Obs.: Poderia se pensar, também, que é a

sequência dos ímpares a partir do 3.

181. APara os dois últimos algarismos do número dotelefone do cliente, existem 10 . 10 = 100 possibi -li dades.

182. E

⇔ ⇔

⇔ ⇔

⇔ não existe d > 1011, tal que d . q = 1000

183. CI. O número total de homens dessa empresa é:

20 + 40 + 100 = 160

II. O número dos homens que tem menos de 5anos de serviço é 20.

III. A probabilidade pedida é = 0,125 = 12,5%.

184. BSubstituindo o primeiro borrão por "+" ou "–" ou"x" ou ":" e o segundo por a temos:

I. 25 + 8 + 4 – a x 9 = 0 ⇔ 37 – a x 9 = 0 ⇔

⇔ a = ∉ �

II. 25 + 8 – 4 – a x 9 = 0 ⇔ 29 – a x 9 = 0 ⇔

⇔ a = ∉ �

III. 25 + 8 x 4 – a x 9 = 0 ⇔ 57 – a x 9 = 0 ⇔

⇔ a = ∉ �

Alfa Beta

2001 3% 6%

2005 5% 7%

Brasil China Cuba EUA

Total de meda -lhas/cada milhão

de habitantes0,078 0,075 2,18 0,363

11 ± 49 11 ± 7 18 1x = x = x = ou x =

8 8 8 2⇔ ⇔

2011 | d___1011 | q

1––2

0,80 + 1,80––––––––––

2

�2011 = d . q + 1011

1011 < d

�1000 = d . q

d > 1011

20–––160

37–––9

29–––9

57–––9

– 39

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 39

Page 40: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

IV. 25 + 8 : 4 – a x 9 = 0 ⇔ 27 – a x 9 = 0 ⇔

⇔ a = = 3

185. E

Na montagem representada, a face 1 é oposta àface 3 e tem, portanto, uma aresta em comumcom as outras 4 faces que são: face 2, face 6,face 4 e face 5. O produto dos números dessasquatro faces é:2 . 6 . 4 . 5 = 240

186. CI.

II. Os 7 tipos de números apresentados são "sim -pá ticos", pois têm 5 algarismos distintos e oprimeiro algarismo é a soma dos outros qua -tro.

III. Em cada uma das 7 possibilidades, é possívelpermutar os 4 últimos algarismos.

IV. O número total de números "simpáticos" é:7 . P

4= 7 . 4! = 7 . 24 = 168

187. B

De acordo com os dados anotados na figura,temos:

I. a = 75°, pois AB = AC

II. b = 180° – 75° – 75° = 30°

III. c = 180° – 65° – 50° = 65°

IV. ADC = AC D = 65° ⇒ AD = AC ⇒ AD = AB

No triângulo isósceles ABD, temos:

ABD = ADB = 50°

O valor de BDC é 65° – 50° = 15°

188. DI. Se PQ e PC forem os perímetros do quadri lá -

tero e do círculo de raio R, respectivamente,então:

PQ

= . PC

⇔ =

II. A área SQ do quadrilátero é:

SQ

=

III. A área SC do círculo de raio R é:

SC

= πR2 = =

IV. = = ⇔ SQ

= . SC

189. DP

9. P

4= 9! 4!

27–––9

5––π

5––π

PQ–––

PC

PQ

. R––––––

2

2 . π . R . R–––––––––––

2

PC

. R––––––

2

SQ–––

SC

PQ–––

PC

5––π

5––π

40 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 40

Page 41: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

190. DOs dezesseis resultados possíveis na retiradadas duas bolas são apresentados na tabela aseguir.

A média dos dois números sorteados é menorque 5 nos 6 pares assinalados. A probabilidadede esse fato ocorrer é:

= 0,375

191. BO número total de subcomissões possíveis é:

C6,2

. C4,2

= . = 15 . 6 = 90

192. BI. O número total de equipes com 5 pessoas é:

C8,5

= = 56

II. Só existe uma equipe com 5 auxiliares.

III. O número de equipes com pelo menos umaenfermeira é 56 – 1 = 55.

193. AO número total de palíndromos de 5 algarismosé:9 . 10 . 10 . 1 . 1 = 900

194. BI. Um prisma com 24 arestas tem como base

um octógono (8 arestas numa base, 8 arestasna outra, 8 arestas laterais). O número devértices desse prisma é 8 + 8 = 16.

II. Uma pirâmide com 24 arestas tem como baseum polígono de 12 lados (12 arestas na basee 12 arestas laterais). O número de vérticesdessa pirâmide é 12 + 1 = 13.

195. DI. A (2, k) ⎣ f ⇒ k = a . 22 ⇔ k = 4a

II. A (2; 4a) ; B (0; 4a); 0 (0; 0)

III. A área do triângulo retângulo OAB é:

= = 4a

IV. 4a = 32 ⇔ a = 8

196. DI. Rol: 3,0; 3,5; 4,0; 4,0; 4,5; 5,0; 7,0; 7,0; 7,0

II. A média é:

= 5

III. A mediana é o 5.o termo e, portanto, 4,5.

IV. A amplitude é 7,0 – 3,0 = 4,0.

V. A moda é 7.

197. D

I. (0,2; 0,02; 0,002; ...) é uma PG de primeiro

termo a1

= 0,2 e razão = 10–1

II. O décimo termo dessa sequência é:

a10

= 0,2 . (10–1)9 = 0,2 . 10–9

III. 0,2 . 10–9 = 2 . 10–1 . 10–9 = 2 . 10–10

198. C

I. ab = 10

II. bc = 30

III. = 27 ⇒ cd = 54

IV. =

V. abcd = 540 ⇔ a . 30 . d = 540 ⇔ ad = 18

2 4 6 8

2 (2; 2) (2; 4) (2; 6) (2; 8)

4 (4; 2) (4; 4) (4; 6) (4; 8)

6 (6; 2) (6; 4) (6; 6) (6; 8)

8 (8; 2) (8; 4) (8; 6) (8; 8)

6–––16

6 . 5––––

2

4 . 3––––

2

8!––––3!5!

AB . OB–––––––

2

2 . 4a––––––

2

3,0 + 3,5 + 2 . 4,0 + 4,5 + 5,0 + 3 . 7,0–––––––––––––––––––––––––––––––

9

cd–––2

a––c

1––3

– 41

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 41

Page 42: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

VI. Os triângulos EBC e GHC são semelhantes e,portanto:

VII. A área do trapézio EBHG, em centímetrosquadrados, é:

199. EIniciando pela região R1, temos:

I. 5 maneiras de pintar a região R1.

II. 4 maneiras de pintar as regiões R2 e R3,ambas com a mesma cor.

III. A região R4 deve ser pintada obrigatoria -mente com a mesma cor da região R1 e,portanto, de uma única maneira.

IV. O número de modos diferentes é 5 . 4 = 20.

200. D

I. BC = 3��2 ⇒ BD = (3��2 ) . ��2 = 6

II. A área do triângulo equilátero de lado 6 m é:

m2 = 9 ��3 m2

III. A área do triângulo retângulo ABD é:

m2 = 9 m2

IV. A área do jardim é:

(9 ��3 – 9) m2 = 9 (��3 – 1) m2

201. AI. O número total de arestas é (12 . 5) : 2 = 30.II. O número de arestas visíveis é 20.III. O número de arestas não visíveis é 30 – 20 = 10.

202. E

203. BSe as 10 bolas em que está escrito um múltiplode 42 estão incluídas entre as 30 que sãomúltiplas de 6 e as 20 que são múltiplas de 7,então o número de bolas do cesto será o menorpossível e valerá 30 + 20 – 10 = 40.

204. C

I. A área do retângulo sombreada é ab = 13 cm2.

II. A altura do trapézio é 2b.

III. A semissoma das bases é = a.

IV. A área do trapézio é:

a . 2b = 2ab = 2 . 13 cm2 = 26 cm2

205. B

Sendo d a distância em linha reta entre os pontosque representam as cidades de Guaratinguetá eSorocaba, em quilômetros, de acordo com a leidos cossenos, temos:

d2 = 802 + 1602 – 2 . 80 . 160 . cos (60° + 90°)

d2 = 802 + 4 . 802 – 2 . 2 . 802 .

d2 = 802 . (5 + 2��3)

d = 80 . ������5 + 2 . ��3, pois d > 0

e a + c e a= = + 1

d c d c

e 1 4 4= + 1 = e = d

d 3 3 3

⇔ ⇔

⇔ ⇔

4 4d + d 1 +d + e 3 3. a = . a = ad =

2 2 2

7 7= . ad = . 18 = 21

6 6

⇔ ⇔

⇔ ⇔

62 . ��3–––––––

4

(3 ��2 )2

–––––––2

AB + CD–––––––

2

��3�– –––�2

42 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 42

Page 43: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

206. C

Seja a reta t, paralela a r por Q, e x e y as distân -cias, em metros, de P a t e Q a r, respectivamente:I. Se cos α = 0,8, então sen α = 0,6

II. cos α = ⇔ 0,8 = x

III. sen α = ⇔ 1,8 = y

Logo, a altura, em metros, atingida pelo ponto P,em relação ao solo é:

x + y + 1,2 = 0,8 + 1,8 + 1,2 = 3,8

207. ESe fosse um quadrado de lado a, então:a2 = 900 ⇔ a = 30

I. Para cercar um quadrado de lado 30 m, gasta-se120 m de cerca.

II. A quantidade total de cerca é, porém, 2 m amais e, portanto, 122 m.

III. Sendo então a e b as dimensões do retân -gulo, temos:

⇔ a = 25 m e b = 36 m

IV. A diferença entre o comprimento e a larguraé:

36 m – 25 m = 11 m

208. C

I. Os ímpares de 1 a 2011 são 1006, pois na PA

1, 3, 5, 7, ..., 2011 temos:

2011 = 1 + (n – 1) . 2 ⇔ n = 1006

II. Os múltiplos de 3 apagados por Luís são 335,pois na PA 3, 9, 15, 21, ..., 2007 temos:

2007 = 3 + (n – 1) . 6 ⇔ n = 335

III. A quantidade de números que ficaram escri -tos no quadro é:

1006 – 335 = 671

209. EObservando o quadrado formado pelas duas últi -mas linhas e pelas duas últimas colunas, temosas seguintes possibilidades:

Completando os demais temos:

A soma dos 5 números apagados é 11 ou 20 ou 17ou 14

210. BPelas informações, a sequência é:

3, 3, 3, 3, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 7, 7, 7,

12, 12, 12, 12, 12, 12, 13, 13, 14, 14, 16

Sendo x o número de vezes que aparece o 10, y, onúmero de vezes que aparece o 11, com x + y = 8,

e sendo a média dos 32 números igual a ,

temos:

⇔ 10x + 11y + 208 = 293 ⇔ 10x + 11y = 85

Assim sendo: 3, 3, 3, 3, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 7, 7, 7, 10, 10, 10, 11, 11, ...

↑ ↑a

16a

17

A mediana é = 10,5

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

a . b = 900 a . b = 900

2a + 2b = 122 a + b = 61⇔⇔ ⇔

x y

10, 10, ..., 11, 11, ...,

4 . 3 + 3 . 5 + 3 . 6 + 3 . 7 + x . 10 + y . 11 + 6 . 12 + 2 .13 + 2 . 14 + 16 293=

2323

x––1

y––3

293–––32

⎧ ⎧ ⎧⎨ ⎨ ⎨⎩ ⎩ ⎩

x + y = 8 –10x – 10y = – 80 x = 3Se

10x + 11y = 85 10x + 11y = 85 y = 5⇔⇔ ⇔

10 + 11––––––

2

– 43

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 43

Page 44: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

211. BSe x, em reais, é o valor de cada aplicação, então:

= 600 ⇔ x = 5 000,00

212. BI. 12 alunos têm sete anos de idade;

18 alunos têm oito anos de idade.

II. A média aritmética das idades dos 30 alunos,em anos, é:

213. ASe x for o número de medalhas recebidas porCuba, então:

x = . (228 + 112 + 117 + 117 + x + 53 + 33)

12x = 660 + x ⇔ 11x = 660 ⇔ x = 60

214. ASe p for a porcentagem pedida, então:

(1 + p) . 1,03 = 1,052 ⇔ p = 0,02135 ⇔ p = 2,135%

215. EI. Se A, B e C forem os três casais, existem

6 ordens diferentes de se sentarem:ABC, ACB, BAC, BCA, CAB, CBA

II. Cada casal pode sentar-se de duas maneirasdiferentes: homem-mulher/ mulher-homem.

III. O número total pedido é 2 . 2. 2 . 6 = 48.

216. BI. A probabilidade de uma lâmpada ser da

fábrica X e apresentar defeito é:65% . 18% = 0,65 . 0, 18 = 0,1170

II. A probabilidade de uma lâmpada ser dafábrica Y e apresentar defeito é:35% . 24% = 0,35 . 0,24 = 0,0840

III. A probabilidade de comprar uma lâmpadadessa empresa que vai apresentar defeito é:0,1170 + 0,0840 = 0,2010 = 20,1%

217. D

218. DI. A regra fixada é: cada número é a soma dos

dois números vizinhos da linha de baixo.

II. O quarto número da quinta linha é 9, pois9 + 6 = 15

III. O terceiro número da quarta linha é 12, pois12 + 15 = 27

IV. O terceiro número da quinta linha é 3, pois3 + 9 = 12

V. Os demais números são obtidos de modoanálogo, de baixo para cima.

219. D

I. a + b = 12 cm

II. O comprimento do caminho percorrido pelaformiga, em centímetros, é:12 + a + 12 + b + 12 + 12 = a + b + 48 == 12 + 48 = 60

220. A

I. 110

1001000

10000100000111 111

II. 111 111 – 111 110 = 1

12 . 7 + 18 . 8 84 + 144 228 = = = 7,6

12 + 18 30 30

2x . 1,2 . 5–––––––––

100

1––12

44 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 44

Page 45: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

221. EI. O rol é:

6

0, 0, 1, 1, 1, 1, 2, 2, 2, 2, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 5, 5, 6, 7, 7, 7, 9, 9

↑ ↑

(a12

) (a13

)

II. A mediana é a média aritmética entre os dois

ter mos centrais e, portanto: = 2,5

III. A moda é o valor mais frequente e, portanto, é2.

222. BA média aritmética dos salários é:

Para manter a média salarial, o novo funcionáriodeverá receber um salário igual à média, ou seja,R$ 855,00.

223. A

De acordo com o enunciado, utilizando-se seme -lhanças de triângulos, temos:

⇔ 16(x – 11) = 1 . (x – 8) ⇔ 15x = 168 ⇔ x = 11,20

224. BI. n.o operários n.o dias n.o horas/dia

↑ 20 |18 ↑ 8| 15 ↓x | 6←⎯⎯⎯⎯⎯⎯→ ←⎯⎯⎯→

GIP GIP

II.

225. AO tempo médio, em minutos, é:

226. D3% . 70% . x + 2 % . 30% . x = 2,1% . x + 0,6 . x == 2,7% . x

227. CI. 26 . 7 = 182

II. 182 |___12

2 | 15

III. O número mínimo de caixas necessárias paraefetuar o transporte é 16.

228. AI. 23% de 1000 = 230

II. 19,5 = x% . 230 ⇔

⇔ x% = = 0,085 = 8,5%

229. BOs 64 bits serão processados em log (64) milis -segundos. Assim:

log 64 = 6 . log 2 = 6 . log =

= 6 . (log 10 – log 5) = 6 . (1 – 0,699) =

= 6 . 0,301 = 1,806

230. C

I. P(0) = 150 000 . 0 + k

= 120 000 ⇔

⇔k

= ⇔

⇔k

= –1

⇔ k = –1

II. P(t) = 150 000 . t – 1

= 187 500 ⇔

⇔t – 1

= = 1,25 = ⇔

⇔t – 1

= 1

⇔ t – 1 = 1 ⇔ t = 2

231. A

Se C, em reais, for o preço de custo, então:

C + 20% . C = 60 ⇔ C + 0,2C = 60 ⇔⇔ 1,2C = 60 ⇔ C = 50

O lucro, em reais, foi 60 – 50 = 10.

900 . 10 + 750 . 4 + 850 . 6 17 100 = = 855

10 + 4 + 6 20

⇔ ⇔x - 11 25 - 20 x - 11 5 1

= = = x - 8 100 - 20 x - 8 80 16

⇔18 15 6

= . x = 32x 20 8

1 . 10 + 3 . 15 + 3 . 20 + 1 . 25 + 3 .3 0 + 2 . 35 + 2 . 40 + 1 . 50 + 2 . 60 + 2 . 85 + 1 . 120=

1 + 3 + 3 + 1 + 3 + 2 + 2 + 1 + 2 + 2 + 1

840= = 40

21

2 + 3–––––100

19,5––––230

10�–––�5

5�––�4

5�––�4

120 000–––––––150 000

5�––�4

5�––�4

5�––�4

5�––�4

187 500–––––––150 000

5––4

5�––�4

5�––�4

– 45

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 45

Page 46: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

232. ESendo C o preço de custo, L a margem de lucro,I o imposto e V o preço de venda, em reais,temos:

C = 40, L = 60% . C = . 40 = 24 e

I = V = 0,2 . V

Assim,

I = 0,2 . (C + L + I) ⇒

⇒ I = 0,2 . (40 + 24 + I) ⇒ I = 0,2 . (64 + I) ⇒

⇒ I = 12,8 + 0,2I ⇒ 0,8I = 12,8 ⇒ I = 16

233. C

I. Os valores indicativos das 12 placas, a1, a

2,

a3, ..., a

12, formam uma PA de razão r, tal que:

a8

– a4

= 4r = 880 ⇒ r = 220

II. A distância entre a primeira e a última placa é:

a12

– a1

= 11r = 11 . 220 = 2420

III. 2420 m = 2,42 km

234. DSe n > 60 for o número procurado, então:I. n é múltiplo de 10 por ser múltiplo de 2 e de

5. Assim:n ∈ {70; 80; 90; 100; ...}

II. n |__3 ⇒ n = 3k + 22 | k

Assim: n ⎣ {... 68; 71; 74; 77; 80; 83; ...}

III. De (I) e (II) concluímos que o menor valor den é 80.

IV. 80 não é divisível por 32.

235. B

236. BI. O comprimento da circunferência de raio 9 cm

é: 2 . π . 9 cm = 18π cm

II. O comprimento de cada um dos três setoresde 120° é:(18π cm) : 3 = (6π) cm

III. Se r for o raio da base de cada um dos trêscones, então:2π r = (6π) cm ⇔ r = 3 cm

IV. A geratriz de cada cone é igual ao raio da cir -cunferência inicial e, portanto, vale 9 cm.

V. Se h, em centímetros, for a altura de cadacone, então:

h2 + 32 = 92 ⇔ h2 = 72 ⇒ h = 6 ��2

VI. O volume de cada um dos cones, em centí -metros cúbicos, é:

237. A250 . 0,8t = 50 ⇔ 0,8t = 0,2 ⇔

⇔ t . log (0,8) = log (0,2) ⇔

⇔ t =

238. EI. Durante os n meses de aplicação, o capital C

de R$ 2 000,00 rendeu um juro simples de

reais e um montante, também

em reais de 2 000 + = 2 000 + 40n.8 : 2 = 4 = 2

0,0025 = 0,05

0,25 = 0,5

25 5 . 10 102,5 = = =

2 210

25 = 5a)

b)

c)

d)

e)

60–––100

20–––100

21. . 3 . 6 2 = 18 2

3π π

log (0,2)–––––––log (0,8)

2 000 . 2 . n––––––––––

100

2 000 . 2 . n––––––––––

100

46 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 46

Page 47: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. Durante os (n – 4) meses de aplicação, o ca -pital D de R$ 1 850,00 rendeu um juro simples

de reais e um montante,

também em reais de:

1 850 + = 1628 + 55,5n.

III. Os montantes se igualam quando:

2 000 + 40n = 1628 + 55,5n ⇔ 15,5n = 372 ⇔⇔ n = 24A soma dos algarismos de n é 2 + 4 = 6.

239. EDas 60 pessoas do grupo, as que torcem pelo ti -me I ou pelo II são 10 + 5 = 15. A probabilidadepedida é:

= = 0,25% = 25%

240. CI. O valor da entrada é:

20% . R$ 600,00 = 0,2 . R$ 600,00 = R$ 120,00

II. O valor da dívida, no ato da compra, éR$ 480,00.

III. O valor a ser pago 90 dias após a compra éR$ 552,00.

IV. O valor dos juros é:R$ 552,00 – R$ 480,00 = R$ 72,00

V. 72 = 480 . i% . 3 ⇔ i% = 0,05 = 5%

241. EI. Se f(x) = ax + b for a função que permite cal -

cular o valor pago por x minutos, com n � 20,então:

⇔ ⇔

⇔ ⇒ f(x) = 0,8x + 16

II. Para x = 35, temos f(35) = 0,8 . 35 + 16 = 44Com o acréscimo de 40% devido aos impos -tos, o valor, em reais, da conta de agosto foide:

44 . 1,4 = 61,60

III. O valor da conta de setembro foi de:

2 . R$ 61,60 = R$ 123,20

IV. O valor gasto, em reais, descontando os 40%de impostos foi de:

(R$ 123,20) : 1,4 = R$ 88,00

V. f(x) = 0,8x + 16 = 88 ⇔ 0,8x = 72 ⇔ x = 90

242. DO comprimento � é a soma dos n primeirostermos da sequência:

243. A

C4, 2

. (10%)2 . (90%)2 = 6 . 0,01 . 0,81 =

= 0,0486 = 4,86%

244. EA probabilidade de acertar as 5 questões é:

. . . . =

A probabilidade de errar todas as 5 questões é:

. . . . =

245. CI. O volume do cilindro de raio r e altura 4r é:

VI= π . r2 . 4r = 4π r3

II. O volume de cone de raio r e altura 2r é:

VII

= π . r2 . 2r = π r3

III. A massa para produzir os dois componentesé diretamente proporcional ao volume, poisambos utilizam o mesmo material e, portanto,a densi dade é a mesma.

IV. Se mIe m

II, em gramas, forem as massas dos

componentes I e II, respectivamente, então:

⎧⎨⎩

20a + b = 32

80a + b = 80

⎧⎨⎩

f(20) = a . 20 + b = 32

f(80) = a . 80 + b = 80

⎧⎨⎩

a = 0,8

b = 16

2

2 3 4 n= + + + + ... + =

2 2 2 2 2

1 + n= . (1 + 2 + 3 + 4 + ... + n) = . . n =

222

= . (n + n)4

π π π π π

π π

π

1 1 1 1. 2 . 1; . 2 . 2; . 2 . 3; ...; . 2 . n

4 4 4 4π π π π

Assim:

1850 . 3 . (n – 4)––––––––––––––

100

1850 . 3 . (n – 4)––––––––––––––

100

15–––60

1––4

1––4

1––4

1––4

1––4

1––4

1––––1024

3––4

3––4

3––4

3––4

3––4

243––––1024

1––3

2––3

I II IIII3 3I II

2. 60m m m60 3= = = m = = 10

2 4VV 4 r r3

⇔π π

– 47

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 47

Page 48: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

246. EI. População da Índia em 2000:

1 008 milhões = 1,008 bilhões

II. População da Índia em 2050:1 572 milhões = 1,572 bilhões

III. Se a taxa de crescimento, no período 2050-2100,se mantiver e x, em bilhões, for a po pulação noinício do século XXII, então:

=

247. DSe R(x) for a receita tributária mensal, em reais,em função do número x de unidades vendidasmensalmente, então:

R(x) = x . t ⇒ R(x) = x . ⇔

⇔ R(x) = 4 . x (50 – x)

O gráfico de R é do tipo

e a receita tributária mensal máxima, em reais, é:

R(25) = 4 . 25 (50 – 25) = 100 . 25 = 2 500

248. DExistem cinco possíveis maneiras de pintar depreto dois quadradinhos da primeira linha e doisda primeira coluna sem que nenhum deles per -tença à seguna linha ou à segunda coluna. Sãoelas:

Em cada uma das cinco possibilidades existeuma única maneira de satisfazer as demaiscondições.

249. DI. Cada passageiro do casal Boaviagem levou

uma bagagem de 30 kg e pagou 1,5 reais detaxa por x kg extra.

II. O Sr. Viajante levou uma bagagem de 60 kg epagou 10,5 reais por (x + 30) kg extra.

III. Se p for o valor cobrado, em reais, por cadaquilograma extra, então:

⇔ 7x = x + 30 ⇔ x = 5

IV. Cada passageiro pode levar, no máximo, sempagar taxa por excesso de peso:

(30 – 5) kg = (60 – 35) kg = 25 kg

250. C

Os triângulos são equiláteros, pois:

α + 90° + 90° + 120° = 360° ⇔ α = 60°

O perímetro desse polígono é, portanto:

12 . 1 cm = 12 cm

⎧⎨⎩

p . x = 1,5 x 1=

p . (x + 30) = 10,5 x + 30 7⇔ ⇔

x–––––1,572

1,572–––––1,572

50 – x�–––––––�0,25

48 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 48

Page 49: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

251. DA área pedida é a de 12 triângulos equiláteros, delado 1 cm, mais a de 6 quadrados também delado 1 cm. Em centímetros quadrados, é:

252. BI. A probabilidade de sair nas 15 vezes uma

face diferente de 4 é 15

.

II. A probabilidade de sair uma única face 4 é:

C15,1

. 1

. 14

III. A probabilidade de sair a face 4 pelo menos 2 vezes é:

1 –15

– C15,1

. 1

. 14

253. BI. Bernardo só ganha o jogo se nas três últimas

rodadas o resultado for coroa. A probabilida -de de ele ganhar é:

. . =

II. A probabilidade de Antônio ganhar é:

1 – =

III. Se a e b forem as quantias recebidas por An -tônio e Bernardo, respectivamente, então:

IV. ⇒ a – b = 150

254. C

O polígono resultante é um hexágono regular delado 2 ��2 cm, pois é a hipotenusa de um triân -gulo retângulo isósceles de catetos 2 cm. O perímetro, em centímetros, é:

6 . 2 ��2 = 12 ��2

255. C

São retas as que têm um só ponto de intersecção.Logo, Carla vive na rua Sinuosa.

256. CI. A taxa de mortalidade, em 2007, segundo o

IBGE, foi de 6,29 pessoas por mil habitantes,que equivale a 6290 pessoas por um milhãode habitantes.

II. O número de mortos em 2007 foi, portanto:6290 . 184 = 1 157 360

III. Supondo-se que o número de mortos por fai -xa etária esteja de acordo com a tabela, entãoo número (x) de mortes na faixa de 0 a 4 anos

é tal que: = = x � 204 703

257. AI. f(0) = g(0) = c

II. Se a > 0, os gráficos de f e g são do tipo

III. Se a < 0, os gráficos de f e g são do tipo

221 . 3

12 . + 6 . 1 = 3 3 + 6 = 3 ( 3 + 2)4

7a 8= = 7 a = 7b

1b8

⎧ ⎧⎨ ⎨⎩ ⎩

a = 7b a = 175

a + b = 200 b = 25⇒⇒

5�––�6

1�––�6

5�––�6

5�––�6

1�––�6

5�––�6

1––2

1––2

1––2

1––8

1––8

7––8

x––––––––1157360

10,4––––58,8

– 49

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 49

Page 50: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

258. AI. A distância percorrida pelos prótons em 1 ho -

ra é:3 . 108 m/s . 3600 s = 108 . 1010 m = 108 . 107 km

II. O número de voltas dadas pelos prótons é:(108 . 107km) ⎫ 27 km = 4 . 107

259. EI. A quantidade média mensal de todos os rios

afluentes é 352 m3/s = 352000 L/s

II. A descarga líquida média mensal das áreasurbanizadas na Baía de Guanabara é:4,8 m3/s = 4800 L/s > 4000 L/s

260. CSe r, em centímetros, for o raio da base docilindro, então:

10 . (2πr) = 62,8 ⇔ 10 . 2 . 3,14 . r = 62,8

⇔ 62,8 . r = 62,8 ⇔ r = 1

261. CI. O volume de água no balão esférico de 15 cm

de raio é, em centímetros cúbicos, igual a:

. π . 153 = 4500π

II. Se h, em centímetros, for a altura da caixa,então o volume dessa caixa, em centímetroscúbicos, será 50 . 50 . h = 2500 h

III. A água do balão não transbordará, ao sercolocada na caixa, se:

2500h � 4500π ⇔ h � ⇔ h �

IV. A altura mínima é, pois, cm

262. E

I. Verdadeira, pois 7839 > 538 + 631 + 4859

II. Verdadeira, pois 484 = 22.22

III. Verdadeira, pois = =

263. CI. O volume do vasilhame é:

(2 cm) (2 cm) (3 cm) = 12 cm3.

II. O volume de cada frasco é 1,3 cm3.

III. O número de frascos é 12 : 1,3 � 9,2.

IV. Oito frascos são necessários, mas não su fi -cientes.

V. Nove frascos são necessários, mas não su fi -ci entes.

VI. Onze e doze frascos são suficientes, mas nãonecessários.

VII. Dez frascos são necessários e suficientes.

264. CI. O número de senhas que começam com MAR e

não contém o algarismo 1, nem o 3, é: 23 + 8 = 31

II. O número de senhas que começam com CE e nãocontém o algarismo 1, nem o 3, é: 32 . 31 = 992

III. O número de senhas que começam com LO enão contém os algarismos 1, nem o 3, tam -bém é 992.

IV. O número total de senhas que não começamcom algarismos e não contém o algarismo1, nem o 3, é: 26 . 33 . 32 . 31 = 851 136

V. O número total de senhas possíveis é:851 136 – 31 – 2 . 992 = 849 121

265. D

Sendo h, em metros, a altura do Pão de Açúcare, desprezando a distância da luneta do teodolitoao solo, temos:

⇒ ⇒ h = + 99 ⇒

⇒ 4 h = 3 h + 396 ⇔ h = 396

266. BSe a, b, c, d e e forem as cinco notas comuns,então:

⎧⎪⎪⎨⎪⎪⎩

h = a + 99

3 ha = 4

⎧⎪⎪⎨⎪⎪⎩

htg 45° = = 1 a + 99h 4tg = = a 3

α

4––3

4500π––––––2500

9π––5

9π––5

631 + 4859–––––––––22 + 178

5490––––200

549–––20

3h–––4

50 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 50

Page 51: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

267. DSe x, em reais, for o novo salário do diretor,então:

⇔ 25 500 . 1,1 + x = 39 050 ⇒ x = 39 050 – 28 050

⇔ x = 11 000

268. DI. Se L foi o lucro em 2006, então:

= 1 200 ⇔ L = 4 000 000

II. O lucro em 2007 foi 1,1 . 4 000 000 = 4 400 000

III. O número de funcionários em 2007 era1,2 . 500 = 600

IV. Cada funcionário, em 2007, receberá:

269. D

� 1,26 = 126%

II. Na região Sul, foram apreendidas 26% maisespécies de aves do que na região Sudeste.

270. D

I. Se C for o comprimento da pista, então e

são as velocidades de cada um dos

dois pilotos.

II. Os dois pilotos se encontrarão novamente(pela primeira vez) depois de um tempo t, emminutos, tal que:

III. 1,2 min = 1 min 12 s

271. EMultiplicar ABC por 7, depois por 11 e depois por13 é equivalente a multiplicar ABC por 1001, ob -ten do-se o número de seis algarismos ABCABC,cuja soma dos algarismos é:A + B + C + A + B + C = 2 (A + B + C) = 2 . 8 = 16

272. E

I. RS = 20% . 6 m = 1,2 m

II. SQ = = 3 m

III. (RQ)2 = (1,2 m)2 + (3 m)2 = 10,44 m2

IV. RQ � 3,23 m

273. DI. Joel participa de 4 duplas distintas da sua

equipe.

II. O número de duplas da outra equipe é:

C5,2

= = 10

III. Joel jogou (4 . 10) partidas = 40 partidas.

274. BI. (V) A probabilidade de que o funcionário

seja homem é:

= = 60%

II. (V) A probabilidade de que o funcionáriotenha apenas 2 filhas é:

= = 25%

III. (F) A probabilidade é

= 0,125 = 12,5%

275. DOs dados da questão permitem montar a seguin -te tabela, com o número mínimo de elemento deM.

(10 . 1000 + 5 . 1500 + 4 . 2000) . 1,1 + x= 1952,50

20

15% . 4 400 000 15 . 4 400 000 15 . 440 = = = 1100

600 60 000 6

Espécies de aves na região Sul = .I

Espécies de aves na região Sudeste

96

76

⇒ ⇒ ⇔C C t t 5t

. t + . t = C + = 1 = 1 t = 1,22 3 2 3 6

a + b + c + d + e + 68 a + b + c + d + e 68II. = +

6 6 686 68 18

84 + = 84 = 84 3 = 816 6 6

− − −

a + b + c + d + e + 86I. = 84

6a + b + c + d + e 86

= 84 6 6

15% . L–––––––

500

C––2C

––3

6 m–––2

5 . 4––––

2

240–––400

60–––100

100–––400

25–––100

20–––160

– 51

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 51

Page 52: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Assim, 42 números são positivos e não primos.

276. D

23a + b = 3a ⇔ (3a + b) . log 2 = a . log 3 ⇔⇔ (3a + b) . 0,30 = a . 0,48 ⇔⇔ 0,9a + 0,3b = 0,48a ⇔⇔ 0,3b = –0,42a ⇔

⇔ = = –1,4 ⇔

⇔ b . a–1 = –1,4

277. BI. A média das vendas dos cinco atendentes é:

= = 17,8

II. O atendente que mais se aproximou da médiafoi o B.

278. CI. O número de maneiras de Clara escolher os

cinco livros é:C

9, 5= 126

II. O número de maneiras de Alex escolher os 4livros é:C

9, 4= 126

279. EDe acordo com os dados, a probabilidade de quea partida que seria realizada entre elas, no dia 4de novembro, terminasse empatada era:1 – 29,9% – 44,5% = 25,6%

280. DSe n for o número de pessoas pesquisadas,então:0,44p + 360 + 480 = p ⇔ 0,56p = 840 ⇔ p = 1500

A probabilidade pedida é:

= 0,24 = 24%

281. CSe i

1, i

2, i

3, i

4, i

5, i

6e 17 forem as idades dos

7 jogadores do time, então:

I. = 20,5 ⇔

⇔ i1

+ i2

+ i3

+ i4

+ i5

+ i6

= 123

II. = = 20

282. AI. A área total da embalagem, em centímetros

quadrados, é:2 (2 . 8 + 2 . 5 + 8 . 5) = 2 . 66 = 132

II. A área total do cubo de aresta 60 cm, emcentímetros quadrados, é:6 . 602 = 21600

III. Se p, em reais, for o preço da embalagemcúbica, então:

= ⇔ p = 216

283. ADos 36 resultados possíveis, existem:

• 6 em que os dois números são iguais.• 15 em que o primeiro número é maior que o

segundo.• 15 em que o primeiro número é menor que o

segundo.

A probabilidade pedida é = =

284. CSe M for o salário de Mário, em reais, então:

I. A soma dos salários das 100 pessoas é:100 . R$ 500,00 = R$ 50 000,00

II. A soma dos salários das 100 pessoas com osalário de Mário é R$ 50 000,00 + M

III. = 510 ⇔ 50 000 + M = 51 510 ⇔

⇔ M = 1 510

285. DA probabilidade de ocorrer o resultado "bolaamarela" na primeira retirada e "bola azul" nasegunda retirada é:

primos não primos total

positivos 8 42 50

nãopositivos

32 14 46

total 40 56 96

100–––400

25–––100

20 + 15 + 24 + 18 + 12–––––––––––––––––––

5

89––5

360––––1500

i1

+ i2

+ i3

+ i4

+ i5

+ i6–––––––––––––––––––

6

i1

+ i2

+ i3

+ i4

+ i5

+ i6

+ 17–––––––––––––––––––––––

7

123 + 17–––––––

7

132–––––––21 600

1,32––––

p

6 + 15–––––

36

21–––36

7–––12

50 000 + M–––––––––

101

52 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 52

Page 53: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

a) na situação I, igual a . =

b) na situação II, igual a . =

286. EI. O volume do paralelepípedo, em centímetros

cúbicos:12 . 6 . 4 = 288

II. Volume do tetraedro, em centímetros cúbi -cos:

. . 4 = 48

III. Volume do sólido originado, em centímetroscúbicos:

288 – 48 = 240

287. B

= 24 ⇔ 20x + 100 = 24x + 48 ⇔

⇔ 4x = 52 ⇔ x = 13

288. C

P45

. P45

= 5 . 5 = 25

289. DA velocidade limite, em km/h, é:

= 75

A velocidade de acionamento do radar, em km/h,será 1,1 . 75 = 82,5

290. D

P4,37

= = 35

291. BSupondo-se que o comprimento de cada pedaçoseja um número inteiro de centímetos e represen -tando esse número por c, temos:

I. mdc (98, 56) = 14

II. 98 : 14 = 7 e 56 : 14 = 4

III. O número máximo de medalhas será:

7 + 4 = 11

292. ASe x for a nota da prova final, então:

� 7 ⇔ x � 9

293. ANa amostra, 0,80; 0,80; 0,80; 0,90; 1,00; 1,50 a mo -

da é 0,8 e a mediana é = 0,85.

294. EO rendimento médio é:

= = 1,01

295. EI. Se a base for EF

__, com qualquer ponto de r

forma-se um triângulo de área = 3.

Existem 4 triângulos desse tipo (AEF, BEF,CEF, DEF).

II. De modo análogo, existem 4 triângulos debase FG (AFG, BFG, CFG, DFG).

III. Existem 3 triângulos de base AC__

e área 3 (ACE, ACF, ACG).

IV. De modo análogo, existem 3 triângulos debase BD (BDE, BDF, BDG).

V. O número total de triângulos é 14.

296. B

297. C

= 7 ⇔

⇔ 38,6 + 4x = 70 ⇔ 4x = 31,4 ⇔ x = 7,85 � 7,9

D B B B BD D D D B

1–––3

1–––2

1–––6

1–––3

1–––3

1–––9

1–––3

6 . 12––––––

2

20x + 50 + 50––––––––––––

x + 1 + 1

10 . 55 + 20 . 65 + 45 . 75 + 30 . 85 + 5 . 15–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

110

7!–––––3!4!

1 . 5 + 1 . 7 + 2 . 5 + 3 . x––––––––––––––––––––––

7

0,80 + 0,90––––––––––

2

5. 0,8 + 9 . 0,8 + 6 . 1,5––––––––––––––––––––

20

20,2–––––

20

2 . 3–––––

2

5 . 8 . 4 . 60n = n = 8

10 . 3 . 40⇔ ⇔

5 10 3 40= . .

n 8 4 60⇔

horas dias %n de máquinas5n

810

43

4060

o.

1 . 4,8 + 2 . 5,8 + 3 . 7,4 + 4 . x––––––––––––––––––––––––––

10

– 53

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 53

Page 54: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

298. C

= 290

299. DC

6,2. C

4,1. C

4,1= 15 . 4 . 4 = 240

300. C

Considerando uma população de 100 meninaspesquisadas, temos:

I. n (B � E) = 100 – 58 = 42

II. n (B � E) = n (B) + n(E) – n(B � E)

III. 34 + 33 – n(B � E) = 42 ⇔ n(B � E) = 25

IV. A probabilidade pedida é:

= 25%

301. AI. O número total de maneiras diferentes de os

quatro pássaros pousarem nos quatro fios darede de distribuição elétrica é 4 . 4 . 4 . 4

II. O número total de maneiras diferentes de emcada fio pousar um único pássaro é 4 . 3 . 2 . 1

III. A probabilidade pedida é:

=

302. CSe t for o tempo, em horas, para a gráfica C efe -tuar sozinha a encomenda, então:

303. A

I. 25% . 5200 = 1300

II. Se a, em anos, for o tempo em que ele atingiráo valor mínimo de R$ 1 300,00, então:

⇔ a – 4 = 3,5 ⇔ a = 7,5

304. A

I. A área do trapézio da figura, em metrosquadra dos, é:

. 5 = 17,5

II. O armazém é um prisma reto que tem comobase o trapézio do item I e tem altura igual a5 m. O volume desse armazém, em metroscúbicos, é:17,5 . 5 = 87,5

III. 87,5 m3 = 87 500 dm3 = 87 500 L

80 + 400 + 500 + 160 +400 + 200––––––––––––––––––––––––––––

6

25––––100

4 . 3 . 2 . 1––––––––––4 . 4 . 4 . 4

3–––32

A B C A + B + C

Tempo(horas)

8 6 t 2

Em 1 h1––8

1––6

1––t

1––2

1 5 24= t = h = 4 h 48 min

t 24 5⇔ ⇔

1 1 1 1 1 1 1 1+ + = = – –

8 6 t 2 t 2 8 6⇔ ⇔

5200 – 3120 4 2080 4= =

3120 – 1300 a – 4 1820 a – 4⇔ ⇔

5 + 2–––––

2

54 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 54

Page 55: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

305. A

= 16 ⇔

⇔ 15x + 16y + 17z = 16x + 16y + 16z ⇔⇔ z = x

306. DI. O lucro L calculado em função de x é:

L(x) = a . (x – 0) (x – 16)

II. O ponto (4; 96) pertence a L e, portanto:96 = a . (4 – 0) (4 – 16) ⇔ a = –2

III. L(x) = –2 . x . (x – 16)

IV. O lucro, em reais, será máximo para x = 8 e,portanto:L

máx= L(8) = –2 . 8 . (–8) = 128

307. CI. A soma das alturas dos 11 jogadores, em

metros, é, inicialmente, 11 . 1,72 = 18,92.

II. Ao trocar o jogador de 1,77 m por um de1,68 m, a soma das alturas passa a ser, emmetros:18,92 – 1,77 + 1,68 = 18,83

III. Ao ser expulso o jogador de 1,73 m, a somadas alturas dos 10 jogadores restantes, emmetros, passa a ser: 18,83 – 1,73 = 17,10

IV. A média das alturas dos 10 jogadores dessetime, em metros, passou a ser 17,10 : 10 = 1,71

308. BI. Os lados dos quadrados descritos medem,

em centímetros:

II. As áreas, em centímetros quadrados, são:

III. A última sequência é uma PG, cujo primeiro

termo é 4 e a razão é .

IV. A soma das áreas de todos os quadrados emdestaque é:

309. DSe h, em centímetros, for a espessura da moedade chocolate, então:

I. O volume de chocolate da moeda de raio2 cm é:V

4= (π . 22 . h) cm3 = (4π h) cm3

II. O volume de chocolate da moeda de raio4 cm é:V

8= (π . 42 . h) cm3 = (16π h) cm3

III. = = ⇒ V8

= 4 . V4

IV. O preço da moeda grande deveria ser 4vezes o da pequena e, portanto:4 . R$ 1,50 = R$ 6,00 e não R$ 3,00.

310. E

= 1,45

12x + 9 + 5,6 = 29

12x = 29 – 14,6 ⇔ 12x = 14,4

⇔ x = 1,20

311. A

Se x for o número de pessoas em que o aluno foisorteado, então:

= 0,2 ⇔ x = 6

O estudante sorteado foi um garoto que preferecinema.

x . 15 + y .16 + z . 17–––––––––––––––––––

x + y + z

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

1 12; 1; ; ; ...

2 4

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

1 14; 1; ; ; ...

4 16

1––4

4 4 16= =

1 3 31 –4 4

V8–––

V4

16π h–––––4π h

12 . x + 6 . 1,50 + 2 . 2,80–––––––––––––––––––––

20

TIPO CINEMA TEATRO MUSEU TOTAL

Garotos f b 7 o

Garotas e 1 9 15

Total 11 c p u30

x––30

– 55

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 55

Page 56: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

312. E

I. a2 = 62 + 82 = 100 ⇒ a = 10

II. A área do quadrado menor é (6 m)2 = 36 m2

III. Para pintar 1 m2, usa-se:

L = 0,05 L de tinta.

IV. A área do quadrado médio é (8 m)2 = 64 m2 epara pintá-lo usa-se (0,05 . 64) L = 3,2 L detinta.

V. Para o quadrado grande, cuja área é(10 m)2 = 100 m2, usa-se (0,05 . 100) L = 5 L detinta.

VI. A área do triângulo é [(6 . 8) : 2] m2 = 24 m2.Para pintá-lo, usa-se (0,05 . 24) L = 1,2 L detinta.

A quantidade de tinta, necessária e suficiente,para pintar toda a figura é:

(1,8 + 3,2 + 5 + 1,2) L = 11,2 L

313. A

I. Área (C1) = π .

2

= . � 1,57 cm2

II. Área (P1) = (1 cm)2 = 1 cm2

III. Área (P2) = = 0,5 cm2

IV. Área (P3) = = cm2 � 0,42 cm2

V. Área (C1) > Área (P

1) > Área (P

2) > Área (P

3)

314. B

I.O raio da circunferência menor é .

II. A área da região pontilhada é:

πr2 –

III. A área pedida é:

315. BA região sombreada é formada por 4,5 retân -gulos, sendo cada um formado por 5 triângulosequilá teros com uma unidade de área. A áreapedida, em unidades de área, é:5 . 4,5 = 22,5

316. AI. 1 anelar = (π . 12) cm2 = π cm2

II. A área de um quadrado de lado 1 cm é 1 cm2.

III. 1 cm2 = . (π cm2) = . 1 anelar = anelar

1,8�–––�3,6

1�–– cm�2π

––2

(0,5cm)2

–––––––2

(1cm)2 . ��3––––––––––

4

��3–––4

2 2 2 2r r r r= – + =

4 4 2 2

π π

⎡ ⎤⎛ ⎞⎜ ⎟ ⎢ ⎥⎜ ⎟ ⎢ ⎥⎝ ⎠ ⎣ ⎦

2 221 r 2 1 r

. – r – =2 2 4 2

π π

r ��2–––––

2

1––4

r2

––2

1––π

1––π

1––π

56 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 56

Page 57: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

317. DSe C for o preço de custo e V o de venda, então:

0,8V = 1,2C ⇔ V = = 1,5C = 150% . C

318. DI. O número de maneiras de escolher duas

massas, não necessariamente diferentes:

C4,2

+ 4 = + 4 = 6 + 4 = 10

(11, 12, 13, 14, 22, 23, 24, 33, 34, 44)

II. O número de maneiras de escolher três tiposdiferentes de molho é:

C6,3

= = 20

III. O número de cestas diferentes é 10 . 20 = 200

319. C

I. = 330 ⇔

⇔ 1400 + x = 1650 ⇔ x = 250

II. = 330 ⇔

⇔ 1570 + y = 1650 ⇔ y = 80

320. D

=

= � 52

321. B

= 282

322. DI. n minutos após o instante inicial, o raio da

esfera será (8 + n) cm.

II.

⇔ n + 8 = 12 ⇔ n = 4

323. DSe h, em metros, é a altura das crianças da 2.a fila,temos:

⇔ 1,43 + 3h + 7,45 = 13,23 ⇔

⇔ h = 1,45

324. AA probabilidade é:

= = � 0,12

325. CI. P (cara) = 4 . P (coroa)

II. P (cara) + P (coroa) = 4 . P (coroa) + P (coroa) = 1 ⇔

⇔ 5 . P (coroa) = 1 ⇔ P (coroa) =

III. P (coroa) = ⇒ P (cara) =

IV. A probabilidade pedida vale:

3 . 2

. =

326. A

327. C

328. DI. O número de vestimentas é o produto do

número de calças pelo número de camisetas.

II. 20 = 1 . 20 = 2 . 10 = 4 . 5

III. O número mínimo de peças, calças maiscamisetas, é 4 + 5 = 9.

⇔⇔

⇔ ⇔

⇔ ⇔

3 24. . (n + 8) = 16 (n + 8)

3π π

3 24. . (n + 8) = 4 . [4 (n + 8) ]

3π π

1. 1,43 + 3 . h + 5 . 1,49= 1,47

1 + 3 + 5⇔

1,2C––––0,8

4 . 3––––

2

6!––––3!3!

330 + 100 + 250 + 720 + x––––––––––––––––––––––

5

200 + 250 + 500 + 620 + y––––––––––––––––––––––

5

50 + 30 + 20 + 30 + 60 + 60 + 70 + 80 + 70–––––––––––––––––––––––––––––––––––

9

470––––

9

292 + 284 + 301 + 292 + 281 + 242––––––––––––––––––––––––––––––

6

1800 45 30 1800= . = 18 x = 100

x 15 5 x⇔ ⇔

Lobos DiasCarne(kg)

45

15

30

5

1800

x

80 + 10––––––

740

90––––740

1––5

1––5

4––5

4––5

1�––�512–––125

30 . 2,30 + 20 . 2,60 + 10 . 2,90 150= = 2,50

30 + 20 + 10 60

– 57

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 57

Page 58: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

329. DI. O volume de um cilindro de 2 cm de raio e

2 cm de altura, em centímetros cúbicos, éigual a:π . 22 . 2 = 8 . π = 8 . 3,1 = 24,8

II. O volume de 100 desses potes é:100 . 24,8 cm3 = 2480 cm3 = 2,48 dm3 = 2,48 L

330. B

I. Se (p1, p

2, p

3, ..., p

11, ...) for uma PA de razão r

e p1

+ p2

= 384 e p2

+ p3

= 416, em milhares,

então:

II. p1

em 1996p

2em 1997

p3

em 1998...

p11

em 2006

III. p11

= p1

+ (11 – 1) . r ⇒ p11

= 184 + 10 . 16 = 344

331. E

332. A

⇔ 11 200,00 + 18x + 40 000,00 = 40 . 1 820,00 ⇔

⇔ 18x = 72 800,00 – 51 200,00 ⇔

⇔ 18x = 21 600,00 ⇔ x = 1 200,00

333. AI.

II. = ⇔

⇔ 20 (2 400 – x) = 300x ⇔⇔ 320x = 48 000 ⇔⇔ x = 150

334. DI. Sejam x e 2x o número de livros de Física e

Matemática da biblioteca, respectivamente.

II. Os livros dirigidos ao Ensino Médio são:

4%x + 4% . 2x = 4% . 3x

III. Desse total, os de Matemática são 4% 2x.

IV. A probabilidade é:

=

335. AA quantidade q, em gramas de ouro, é

75% = 0,75 = do "peso" x dessa joia. Assim:

q = x.

O gráfico é uma reta que passa pela origem econtém, por exemplo, o ponto (16; 12).

336. B

I. f(x) = g(x) ⇒ x . sen2x = x . cos2x ⇔⇔ x (sen2x – cos2x) = 0 ⇔⇔ x = 0 ou sen2x = cos2x ⇔

⎧ ⎧⎪ ⎪⎨ ⎨⎪ ⎪⎩ ⎩

1 12p + r = 384 p = 184

2r = 32 r = 16⇔⇔ ⇔

⎧⎧ ⎪⎪⎨⎨⎪⎪ ⎩⎩

111

111

p + p + r = 384 2p + r = 384

p + r + p + 2r = 416 2p + 3r = 416⇔⇔ ⇔

13 1= x = 13 . 8 = 104

x 8⇔

13 25 6= .

x 400 3

Vinicultores Galões Dias

13

x

25

400

3

6

800,00 . 14 + x . 18 + 5 000,00 . 8= 1820,00

14 + 18 + 8⇔

Medicamentos Água Med. + Água

20 mL 300 mL 320 mL

x mL (2400 – x) mL 2 400 mL

20––x

300––––––––2 400 – x

4% . 2x–––––––4% . 3x

2––3

3––4

3––4

58 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:41 Página 58

Page 59: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

⇔ x = 0 ou tg2x = 1 ⇔ x = 0 ou tg x = � 1 ⇔

⇔ x = 0 ou x = + n .

II. As soluções estritamente positivas, em or -dem crescente, são:

III.

337. CSe t, em minutos, for o tempo pedido, então:

⇔ 10t = 600 ⇔ t = 60

338. E

⇔ 12x + 9 + 5,6 = 20 . 1,45 ⇔ 12x = 29 – 14,6 ⇔

⇔ 12x = 14,4 ⇔ x = = 1,2

339. DI. O número de triângulos com um vértice em

AB__

e dois vértices em CD__

é:

3 . C4, 2

= 3 . 6 = 18

II. O número de triângulos com um vértice em

CD__

e dois vértices em AB__

é:

4 . C3, 2

= 4 . 3 = 12

III. O número total é 18 + 12 = 30

340. DA nova média seria:

= 3,7

341. CSejam a, b, c e d, respectivamente, o número deconceitos A, B, C e D que Calvin obteve duranteo ano. Temos, pelos dados do enunciados e datira, que:

⇒ 5b + 5 . (a + 10) + 10b + 50a = 400 ⇔

⇔ 15b + 55a = 350 ⇔ b =

Como a e b são inteiros naturais, podemos ter(a = 2 e b = 16) ou (a = 5 e b = 5).Sendo a um número par, a única solução possívelé a = 2 e b = 16. Nesse caso, b é um quadradoperfeito.

342. AO volume da pedra é igual ao de um cilindrocircular reto, de raio 16 dm e altura 1 dm e vale:(3 . 162 . 1) dm3 = 768 dm3 = 768 L

343. C

344. CO número total de resultados possíveis é:C*

4, 3= C

4 + 3 – 1, 3= C

6, 3= 20

Já que apenas (1, 1, 7) e (3, 3, 3) fornecem amesma pontuação, existem 19 pontuaçõesdiferentes.

Observação: Poder-se-ia enumerar os 20 resul -tados possíveis. São eles:

1, 1, 1 3, 3, 3

1, 1, 3 3, 3, 7

1, 1, 7 3, 3, 12

1, 1, 12 3, 7, 7

1, 3, 3 3, 7, 12

1, 3, 7 3, 12, 12

1, 3, 12 7, 7, 7

1, 7, 7 7, 7 12

1, 7, 12 7, 12, 12

1, 12, 12 12, 12, 12

π π π π⇒

π π⇔ ⇒

3 5a = , k = , b =

4 4 4

π π π

3 5 7, , , , ... e, portanto,

4 4 4 4

π π π π

23 3 3 3f (2k) = . sen = . 1 =

2 2 2 2

π π π π⇒

3 3k = 2k = f

4 2

π π⇔ ⇒

π π π

π π π π

� �

t + 30 1= 30t = 20t + 600

30t 20⇔ ⇔ ⇔

1 1 1+ =

30 t 20⇔

12 . x + 6 . 1,50 + 2 . 2,80= 1,45

12 + 6 + 2⇔

⎧⎪⎪⎨⎪⎪⎩

d = 5b

c = a + 10

a é par

1. d + 5 . c + 10 . b + 50 . a = 400

⇒⇒

210

10!P = = 1814 400

2!

π––4

π––2

14,4––––12

16 + 9 + 10 + 2–––––––––––––

10

70 – 11a––––––––

3

– 59

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:42 Página 59

Page 60: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

345. DEm ordem decrescente os números são:

4 000 ...................... 1.a

3 100 ...................... 2.a

3 010 ...................... 3.a

3 001 ...................... 4.a

2 200 ...................... 5.a

2 110 ...................... 6.a

2 101 ...................... 7.a

2 020 ...................... 8.a

2 002

1 300...

346. A

A altura h do triângulo equilátero, em polegadas,é:

= 6 ��3

O raio da circunferência, em polegadas, é:

= = 4 ��3

O perímetro da circunferência, em polegadas, é:

2π . (4 ��3 ) = 8π ��3

347. CI. A área da base do cilindro, em polegadas

quadradas, é:

π . (4 ��3 )2 = 48π

II. A altura do cilindro, em polegadas, é:

2,54 : 0,0254 = 100

III. O volume do túnel, em polegadas cúbicas, é:

48 . π . 100 = 48 . 3,14 . 100 = 15 072

348. C

As faces paralelas são: M-E; N-B; R-E

349. D

I. A área do quadrado grande é 49 cm2, dopequeno é 9 cm2 e do intermediário é 25 cm2.

II. A área da região preta é (49 – a – b – c) cm2.

III. A área das duas regiões hachuradas é:

(b + d) cm2.

IV. a + b = 9 cm2; (b + c + d) = 25 cm2

V. (49 – a – b – c) cm2 – (b + d) cm2 =

= [49 – (a + b) – (b + c + d)] cm2 =

= (49 – 9 – 25) cm2 = 15 cm2

350. AA razão entre as áreas é o quadrado da razão desemelhança. Assim:

= 2

=

351. D

⇔ x1

+ x2

+ x3

+ ... + x10

= 24 . 11 – 35 ⇔

2 011 ...................... 9.a

12 ��3––––––

2

2 . 6 . ��3–––––––––

3

2h–––3

⇔ ⇔

1 2 3 10x + x + x + ... + x + 35

= 2411

⇔ ⇔

1 2 3 10x + x + x + ... + x 24 . 11 – 35

= = 22,910 10

a––A

1––9

1�––�3

60 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:42 Página 60

Page 61: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

352. EA média aritmética do número de filmes assis -tidos pelos alunos é:

353. BNessas condições, todos os apartamentos esta -rão alugados e a renda será, em reais, igual a:180 . 600 = 108 000

354. DSe o aluguel aumentou de R$ 600,00 paraR$ 720,00, é porque houve 6 aumentos deR$ 20,00. Assim, o número de apartamentosalugados será:

180 – 6 . 5 = 180 – 30 = 150

A renda total será, portanto, em reais, igual a:

720 . 150 = 108 000

355. ASe n for o número de aumentos de R$ 20,00, entãoo valor do aluguel será 600 + n . 20 e o número deapartamentos alugados será 180 – n . 5.

A renda mensal total, em função de n, será:R(n) = (600 + 20n) (180 – 5n)

O gráfico dessa função é do tipo

e o valor máximo da renda acontece para:

n = = 3

Para n = 3, temos, portanto, aluguel de R$ 660,00.

356. BSe n for o número de dados, então:I. a probabilidade de Mário ser o 1.o a jogar é

n

II. a probabilidade de Hugo ser o 1.o a jogar é:

n . 1

. n – 1

III. se as duas probabilidades forem iguais:

n

= n . . n – 1

⇔ = n . ⇔

⇔ n = 5

357. E

I. a = 6R

II.

III. O volume da caixa, em centímetros cúbicos,é:

6R . [R (2 + 2 ��3)] . 20 = 120R2 (2 + 2 ��3 )

IV. O volume das oito latas, em centímetros cúbi -cos, é:

8 . π . R2 . 20 = 160πR2

V. A diferença d pedida, em centímetros cúbicos,é:

d = 120R2 (2 + 2 ��3 ) – 160πR2 ⇔

⇔ d = 40R2 [6 + 6 ��3 – 4π] ⇔

⇔ d = 40R2 [6 + 10,2 – 12] ⇔ d = 40R2 . 4,2 ⇔

⇔ d = 168R2

0 . 1 + 1. 3 + 2 . 6 + 3 . 8 + 4 . 10 + 5 . 7 + 6 . 5= 3,6

1 + 3 + 6 + 8 + 10 + 7 + 5

–30 + 36–––––––

2

5�––�6

1�––�6

5�––�6

5�––�6

5�––�61––6

5––6

1––6

b = R . (2 + 2 3)⇔

4R . 3b = R + R + = 2R + 2R 3

2⇔

– 61

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:42 Página 61

Page 62: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

358. B

Na direção do eixo x, a posição é 6 + 2 = 8

Na direção do eixo y, a posição é 6 – 3 = 3

Na direção do eixo z, a posição é 7 + 11 = 18

A posição atingida pelo foguete é, portanto:

(8; 3; 18)

359. DExistem quatro situações possíveis:

O retângulo de área máxima é o que temdimensões 7 e 8.

360. E

A área é 2πrh + 2 . πr2 = 2πr (h + r)

62 –

Caderno_ENEM_RESOLUCAO_I_P_M_Alelex 12/05/14 12:42 Página 62

Page 63: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

– 63– 63

História1. C 2. C 3. D 4. B

5. C 6. A 7. A 8. D

9. A 10. C 11. A 12. B

13. A 14. B 15. A 16. C

17. C 18. A 19. D 20. B

21. D 22. A 23. D 24. D

25. A 26. E 27. B 28. D

29. D 30. B 31. B 32. C

33. E 34. E 35. D 36. E

37. A 38. E 39. B 40. C

41. D 42. C 43. C 44. B

45. C 46. C 47. A 48. A

49. E 50. E 51. D 52. B

53. B 54. C 55. B 56. E

57. E 58. A 59. A 60. D

61. A 62. B 63. C 64. E

65. E 66. B 67. B 68. A

69. E 70. D 71. B 72. C

73. D 74. A 75. D 76. D

77. D 78. D 79. E 80. B

81. C 82. B 83. D 84. B

85. C 86. C 87. D 88. A

89. A 90. E 91. B 92. C

93. C 94. E 95. E 96. D

97. E 98. C 99. B 100. A

101. B 102. B 103. E 104. D

105. D 106. C 107. B 108. E

109. B 110. E 111. C 112. B

113. A 114. B 115. A 116. A

117. B 118. E 119. D 120. D

121. A 122. C 123. D 124. C

125. B 126. E 127. D 128. A

129. B 130. C 131. E 132. E

133. B 134. B 135. E 136. C

137. D 138. A 139. C 140. E

141. E 142. D 143. C 144. A

145. A 146. A 147. B 148. A

149. C 150. A 151. C 152. D

153. E 154. E 155. B 156. C

157. E 158. B 159. D 160. E

161. D 162. D 163. C 164. B

165. C 166. A 167. E 168. D

169. B 170. B 171. A 172. E

173. D 174. E 175. C 176. B

177. C

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:30 Página 63

Page 64: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Geografia1. C 2. C 3. B 4. A

5. B 6. A 7. E 8. A

9. E 10. E 11. B 12. C

13. B 14. E 15. B 16. A

17. D 18. A 19. D 20. C

21. C 22. B 23. B 24. A

25. D 26. A 27. B 28. B

29. B 30. C 31. D 32. D

33. C 34. C 35. A 36. C

37. A 38. E 39. E 40. D

41. E 42. B 43. A 44. C

45. A 46. E 47. B 48. A

49. C 50. D 51. D 52. C

53. C 54. C 55. A 56. C

57. E 58. A 59. A 60. A

61. B 62. A 63. B 64. A

65. B 66. A 67. E 68. C

69. A 70. A 71. E 72. C

73. A 74. B 75. C 76. B

77. E 78. C 79. C 80. D

81. D 82. C 83. C 84. D

85. A 86. A 87. E 88. D

89. B 90. A 91. B 92. D

93. E 94. A 95. D 96. B

97. B 98. D 99. E 100. A

101. A 102. B 103. B 104. A

105. C 106. E 107. D 108. C

109. C 110. B 111. E 112. E

113. C 114. A 115. E 116. B

117. A 118. C 119. B 120. A

121. C 122. A 123. A 124. D

125. D 126. B 127. E 128. A

129. C 130. A 131. D 132. D

133. E 134. B 135. A 136. E

137. C 138. A 139. C 140. A

141. E 142. A 143. B 144. E

145. B 146. D 147. D 148. A

149. B 150. A 151. A 152. D

153. D 154. E 155. B 156. C

157. C 158. C 159. A 160. E

161. C 162. C 163. D 164. E

165. D 166. A 167. D 168. D

169. C 170. C 171. D 172. E

173. A 174. E 175. B 176. A

177. D 178. B 179. D 180. B

181. E 182. E

64 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 64

Page 65: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Física1. C

Velocidade escalar média do atleta na condiçãode vento favorável:

V = = = 10,1m/s

2. D

I. Para o som:

Δs = vt

680 = 340t1

t1

= 2,0s

II. Para o sinal elétrico:

Δs = vt

L = 2,6.108.2,0(m)

L = 5,2.108m

L = 5,2.105km

3. EΔs = vt1200 = 24ΤΤ = 50h

4. AO circuito é interrompido no ramo onde está L

2e

apenas L1

vai se apagar.

5. CO intervalo de tempo em que a bateria está forne-cendo energia ao carro elétrico será dado por:

i =

50A =

Δt = 1,5h

Considerando-se constante a velocidade escalarcom que o carro se desloca, temos:

V =

60,0 =

Δs = 90km

6. AI. (V) Leitura do gráfico

II. (V) Para t = 4h, temos xA

= xB

III. (V) V =

VA

= = 90km/h

IV. (V) .V0. = = 67,5km/h

V. (V) TA

= 6h ; T0

= 8h

= =

7. CO amperímetro é colocado em série com a lâm-pada e o voltímetro é colocado em paralelo com aassociação em série lâmpada-amperímetro.

8. D

=

= = 90

�C

= 450°C

9. D80mm ..............40°C

d ................... 5°C

d = mm

d = 10mm

10. C

Q = mc Δθ

Q = 100.103.1,0.8,0cal

Q = 8,0.105cal

Q = 8,0.105.4,2J

Q = 33,6.105J

Q � 3,4.106J

Δs–––Δt

100m–––––9,9s

Q–––Δt

75 A . h–––––––

Δt

Δs–––Δt

Δs–––1,5

Δx–––Δt

540km––––––

6h

540km––––––

8h

TA–––

TB

6––8

3––4

�C–––5

�F– 32

–––––––9

842 – 32––––––––

9

�C–––5

5 . 80–––––

40

– 65

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 65

Page 66: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

66 –

11. A

Q = área (i x t)

Q = (70,0 + 50,0) (C)

Q = 600C

12. A

13. E

i = = = 1,5A

if= 500mA = 0,5A

I = 3If

14. C

Req

= =

15. CI. O alimento é resfriado até temperaturas

abaixo de 0°C, para que a água contida neleseja solidificada. Esse processo está carac -terizado pela seta 2, em que a água contidano alimento sofre solidificação, passando dafase líquida para a fase sólida.

II. Em câmaras especiais, sob baixíssima pres -são (menores que 0,006 atm), a temperaturado alimento é elevada, fazendo com que aágua sólida seja sublimada. Esse processoestá caracterizado pela seta 3, em que o gelocontido no alimento sofre sublimação, pas -sando da fase sólida para a fase de vapor.

16. B Como durante a frenagem os veículos percorrema mesma distância, a condição para que não hajacolisão é que a distância “d” seja maior ou igualà distância percorrida pelo carro II durante otempo de reação do motorista.

Δsreação

= vtreação

= .0,6(m)

d � 12md

min= 12m

17. CA vestimenta de lã é isolante térmico e dificulta atroca de calor entre o corpo humano e o ambienteexterno.

18. C

I. (V)

|vA| > |v

B|

II. (F) Os movimentos são uniformes e as veloci-dades escalares são constantes.

III. (V) O movimento de “A” é progressivo e omovimento de “B” é retrógrado.

IV. (F) As acelerações escalares são nulas.

19. CCom o veículo movimentando-se sempre com avelocidade máxima em cada trajeto, temos:

∴ Δttotal

= Δt1

+ Δt2

= 1,0h + 0,50h

Δttotal

= 1,5h

= =

= =

maxmin

minmax

U 50i A 0,038A = 38mA

R 1300

U 50i A 0,017A = 17mA

R 3000

10,0––––

2

Ax 6,0km

v v 6,0km / ht 1,0h

ΔΔ

= = =

B6,0km

v 3,0km / h2,0h

−−= =

U–––R

1500V––––––1000�

3R–––6

R––2

72–––3,6

111

1 1

222

2 2

s 80v = 80 = t = 1,0h

t t

s 60v = 120 = t = 0,50h

t t

Δ⇒ Δ

Δ Δ

Δ⇒ Δ

Δ Δ

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 66

Page 67: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

20. CI. v

0= 180 = m/s = 50m/s

II. v2 = v02 + 2�Δs

0 = (50)2 + 2( –2,0)d

4,0d = 2500

d = 625m

21. D

I. Calor sensível para aquecer o gelo:

Q1

= mcg

Δθg

Q1

= 100.0,50.4,0(cal) = 200cal

II. Calor latente para a fusão do gelo:

Q2

= mLf

Q2

= 100.80(cal) = 8000cal

III. Calor sensível para aquecer a água:

Q3

= mcaΔθ

a

Q3

= 100.1,0.37(cal) = 3700cal

IV. Quantidade total de energia térmica:

Q = Q1

+ Q2

+ Q3

Q = 11900cal

Q = 11,9kcal

22. BO material que melhor evita a condução de caloré aquele que tem menor condutividade térmica:o ar.

23. EO material seletivo quente deve ter a razão entrea absorbância e a emitância a maior possível e,portanto, o material adequado é o “A”. O materialmetálico a ser usado deve ter a maior conduti-vidade térmica possível e, portanto, o maisadequado é o cobre.

24. EO carvão aquece o ar por radiação, o ar aquecidosobe estabelecendo uma convecção térmica e ometal transmite calor à linguiça por condução.

25. CA queima do carvão libera energia térmica que érecebida pela água que vai ser vaporizada. Ovapor é direcionado para as turbinas, promo -vendo a sua rotação no interior de um campomagnético e pelo fenômeno da indução eletro -magnética é gerada uma corrente elétrica.

26. DO ar é poluído pela liberação de gás carbônico eóxidos de nitrogênio e de enxofre.

27. CNo sistema fotovoltaico, a energia solar é trans-formada em energia elétrica.

28. E

I. U = E – r I

E = 12,8V

I = 100A ⇔ U = 11,6V

11,6V = 12,8 – r.100

100r = 1,2 ⇒ r = 1,2.10–2Ω

II. Icc

= = A = 10,7 . 102A

III. U = E – r I

U = 12,8 – 0,012I (S.I.)

IV. Na condição de potência máxima, o rendi -mento é de 50%.

V. I = = (A) � 1,28A

29. DPara o dispositivo ser ôhmico, a função i = f(v)deverá ser do 1.o grau e o gráfico será retilíneo.O dispositivo “D

1” é ôhmico e sua resistência

elétrica vale:

O dispositivo “D3” é ôhmico na faixa de –10V até

10V com resistência elétrica:

30. B

Itotal

= 2Ilâmpada

+ Iliquidificador

+ Ichuveiro

Itotal

= 1,0A + 2,0A + 20,0A = 23,0A

Um fusível de 25A é adequado e deve ser ligadoentre “M” e “N” para ser percorrido pela correntetotal do circuito.

31. BI. A aceleração escalar é medida pela declivi-

dade da reta v = f(t), sendo mínima no trechoE (� = 0) e máxima no trecho C.

II. O deslocamento escalar Δs é medido pela áreasob o gráfico v = f(t), sendo mínimo na secçãoA.

311 3

1

U 30VR = = 6,0.10 6,0k

i 5,0.10 A−Ω Ω= =

km–––h

180–––3,6

333 3

3

U 10VR = = 2,0.10 2,0k

i 5,0.10 A−Ω Ω= =

E––r

12,8––––––––1,2 . 10–2

E–––––R + r

12,8––––––10,012

– 67

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 67

Page 68: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

32. EDa Equação de Clapeyron:

=

Sendo T1

= T2, vem:

p1V

1= p

2V

2(Lei de Boyle-Mariotte)

1,0.120 = p2.15

p2

= 8,0atm

33. BQuando a roda trava e o pneu derrapa, o atritoentre o pneu e o chão é dinâmico. O freio ABSimpede o travamento da roda; quando o pneu nãoderrapa, os pontos de contato entre o pneu e ochão têm velocidade nula e o atrito é estático. Ocoeficiente de atrito estático é maior que odinâmico, proporcionando com o freio ABS umaforça de atrito maior.

34. CPara desatarraxar a porca mais facilmente, ocoeficiente de dilatação linear do parafuso deveser menor que o da porca e a diferença entre elesdeve ser a maior possível.

a) aço e níquel: αaço

= 1,2.10–5 °C–1

αníquel

= 1,3.10–5°C–1

Δα = 0,1.10–5 °C–1

b) alumínio e chumbo: αal

= 2,4.10–5 °C–1

αPb

= 2,9.10–5 °C–1

Δα = 0,5.10–5 °C–1

c) platina e chumbo: αPt

= 0,9.10–5 °C–1

αPb

= 2,9.10–5 °C–1

Δα = 2,0.10–5 °C–1

d) ouro e latão: αAu

= 1,4.10–5 °C–1

αlatão

= 1,8.10–5 °C–1

Δα = 0,4.10–5 °C–1

e) cobre e bronze:αCu

= 1,7.10–5 °C–1

αbronze

= 1,8.10–5 °C–1

Δα = 0,1.10–5 °C–1

35. DO Super-homem viola a 1.a lei de Newton (Lei daInércia) porque nenhum corpo pode sozinho mu -dar sua velocidade vetorial; o corpo deve receberuma força externa no caso do sistema de pro -pulsores.

36. AA imagem é simétrica: 60,0cm

37. EO aumento do fluxo implica em aumento da velo -cidade com que a água atravessa a resistência dochuveiro e reduz o tempo de contato entre a águae a fonte térmica (resistor do chuveiro):

E = Pot .Δt = R. i2.Δt

Reduz Δt ⇔ reduz E

38. D

39. AA invenção da máquina a vapor provocou o de -senvolvimento da Termodinâmica, com o estudodo rendimento máximo de uma máquina queopera segundo o Ciclo de Carnot (2.a lei daTermodinâmica) e o minério explorado é o ferro.

40. ENa condição em que a intensidade da reação nor -mal de apoio seja nula, a única força atuante nocarrinho será o seu peso e a aceleração centrí -peta será igual à aceleração da gravidade.

acp

= g =

V = ���gr

41. BO polo Norte da agulha magnética aponta para oNorte geográfico, onde está o Sul magnético daTerra. O polo Sul da agulha magnética apontapara o Sul geográfico, onde está o Norte mag -nético da Terra.

42. EUsa-se a regra da mão esquerda.

O sentido de B→

(elétron) � B→

.

p1V

1–––––T

1

p2V

2–––––T

2

V2

–––r

68 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 68

Page 69: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

43. EPela regra da mão direita:

44. BPara haver corrente elétrica induzida na espira, épreciso que o fluxo magnético concatenado coma espira varie. Isso ocorre quando o ímã está emmovimento em relação à espira (situações I e III).

45. BI. Q = mcΔθ

24.103 = m.1,0.60 ⇒ m = 400g

II. Q = Pot . Δt = .Δt

24.103.4 = .Δt

R = Ω

R = 18Ω

46. C

Qfinal

= Qinicial

(mA

+ mB) v

f= m

Av

A

3500.4,0 = 2000vA

vA

= 7,0m/s

47. B

p = 25,0cm

p’ = – 50,0cm (imagem virtual)

48. B

f – 2,0 = 5f

4f = – 2,0

f = – 0,5m

|f | = 0,5m

49. DPara que o vidro fique invisível no interior da gli -cerina, eles devem ter o mesmo índice de refra -ção absoluto (não ocorre o fenômeno de refra -ção) e, portanto, a velocidade da luz no vidro e naglicerina será a mesma.

50. CO som é uma onda mecânica e não se propaga novácuo.A luz é uma onda eletromagnética e se propagano vácuo.

51. B

TEC: τat

= �Ecin

�mgd (–1) = 0 –

v02 = 2�gd

v0

= ��������2�gd

v0

= ���������� 2 . 0,015 . 10 . 30 (m/s)

v0

= 3,0m/s

52. E

EB

= EA

(referência em B)

1 1 1V = = +

f p p'

1 1V = (di)

0,25 0,50

V = (4,0 2,0)di

V = 2,0di (lente convergente)

−↑

−↑

fA =

f p

1 f=

5 f 2,0

−↑

−↑

U2

–––R

(120)2

–––––R

(120)2 . 120––––––––––

96 . 103

mv02

––––2

– 69

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 69

Page 70: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

vB

= 72km/h

53. D

Para o equilíbrio da haste:

Ty

= P

Tx

= F

T cos 60° = P

T . = 60

T = 120N

54. ANa condição de iminência de girar no sentidohorário, a força aplicada pelo apoio da esquerdaé nula e teremos:

O somatório dos torques, em relação ao apoio B,deve ser nulo:

20g.20,0 = 7,5g.40,0 + mEg.100

400 = 300 + mE

.100

mE

= 1,0kg

55. D

ΤΙ: Ι→

R= ΔQ

→= O

→– Q

0

Ι→

R= – Q

→0

Na colisão com o “pula-pula” ou com o solo, oimpulso para parar a pessoa é o mesmo. A su -perfície elástica aumenta o tempo de interação,reduzindo a intensidade da força média de fre -nagem, o que reduz a possibilidade de machucara pessoa.

56. AAs linhas de indução são circunferências com cen -tro no condutor retilíneo e, pela lei de Biot-Sa vart,a intensidade do vetor indução magnética é dadapor:

B =

57. Ea) (V) O granizo acumula cargas negativas e,

portanto, está com excesso de elétrons.

b) (V) Os cristais de gelo acumulam cargas posi-tivas e, portanto, estão com excesso deprótons (falta de elétrons).

c) (V) O ar quente é menos denso e sobe; o arfrio é mais denso e desce, estabelecendouma corrente de convecção térmica.

d) (V) Quando o vapor se solidifica, ele cedecalor.

e) (F) O granizo e os cristais de gelo adquiremcargas com sinais opostos e vão se atraireletrostaticamente.

58. A

F = P

= mg

d2 = = (m2)

d2 = 9 . 16,0 . 10–16 (m2)

d = 12 . 10–8 m

d = 0,12 . 10–6 m

d = 0,12μm

59. DPartículas eletrizadas ficam sob a ação de umcampo elétrico.

F→

= QE→

= m a→

2B

B

B

B

mv= m g H

2

v = 2gH

v = 2.10.20 (m / s)

v = 400 (m / s) = 20m / s

1–––2

μi––––2πR

ke

�q1q

2�

––––––––d2

9 . 109 . 16,0 . 10–28

––––––––––––––––1,0 . 10–4 . 10

ke

�q1q

2�

––––––––mg

70 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 70

Page 71: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

60. B

a) (F)

E é inversamente proporcional a d2.

b) (V)

c) (F) Se a carga é negativa, a força tem sentidooposto ao do campo.

F→

= qE→

d) (F) Quando a distância dobra, a intensidadedo campo fica dividida por 4.

e) (F) Terminam em partículas com carga nega -tiva.

61. AEstando a Terra mais próxima do Sol que o pla neta Marte, sua velocidade de translação é maiorque a de Marte.Enquanto Marte viaja à “frente” da Terra, vemos aprimeira parte do laço. A partir da data em que aTerra “ultrapassa” Marte, este passa a ter ummovimento retrógrado em relação à Terra. Portanto,um observador da Terra tem a impressão de queMarte inverteu o sentido do seu movimento e estárealizando a segunda parte do laço.

62. D

P = FG

mg =

g =

Se a massa do planeta é maior que a da Terra e oraio é menor, então a gravidade neste planetaserá maior que a gravidade terrestre.

63. D

I. p0

= patm

+ μ g H

10m de H20

............... 1atm

100m de H20

............. 10atm

p0

= 11atm

II. p0V

0= p

1V

1

11 . V0

= 1 . V1

V1

= 11V0

64. C

Pgás

= PH

+ Patm

Pgás

= 180 + 76 (cm de Hg)

Pgás

= 256cm de Hg

65. D

E = P

μav

ig = Mg ⇒ μ

a. A . h = μ

M. V

M

1,0 . 103 . 12,0 . 0,2 = μM

. 6,0

μM

= 4,0 . 102kg/m3

66. B

1) V = V0

+ � t

0 = 20,0 – 8,0 Tf

Tf= 2,50s

2) Δs = área (V x t)

Δs1

= (3,25 + 0,75) (m) = 40,0m

Δs2

= (5,0 + 2,5) (m) = 75,0m

d = Δs2

– Δs1

d = 35,0m

67. BPara as cores azul e verde, a absorção de luz émaior porque a intensidade da luz em B é menor.

�Q�––––

d2

GMm–––––

R2

GM––––R2

20,0––––

2

20,0––––

2

– 71

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 71

Page 72: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

68. DO forno de micro-ondas se baseia no fenômenode ressonância entre as moléculas de água,contidas nos alimentos, e a radiação eletro -magnética gerada no interior do forno. No forno há concentração de radiação eletro -magnética sobre os alimentos.

69. BI. Automóvel: s = s

0+ vt

sA

= 12,0t (SI)

II. Moto: s = s0

+ v0t + t2

sM

= 3,0t2 (SI)

III. Condições de encontro:

sM

= sA

3,0tE2 = 12,0t

E

tE

= 4,0s

IV. Posição de encontro:

t = tE

= 4,0s

sA

= sE

= 12,0 . 4,0 (m)

sE

= 48,0m

70. A

I. Q = mcΔθ

Q = 1,0 . 103 . 1,0 . 80 (cal)

Q = 8,0 . 104 cal

II. 1kg ............... 6,0 . 106cal

m .................. 8,0 . 104 cal

m = kg

m = 1,3 . 10–2kg

III. 13kg ................... R$ 30,00

1,3 . 10–2kg ....... C

C = (R$ 30,00)

C = (R$ 30,00) . 10–3

C = R$ 0,03

71. A

De A para B, a água sofre vaporização passandodo estado líquido para o estado de vapor.

72. EAs cargas elétricas se armazenam nas pontasprovocando uma maior densidade superficial decargas elétricas. O campo elétrico nas redondezasdas pontas torna-se muito intenso, tornando o arcondutor e facilitando a descarga elétrica.

73. D

I. U = E . d

90 = E . 0,15

E = 6,0 . 102V/m

II. F = | Q | E

F = 1,6 . 10–19 . 6,0 . 102 (N)

F = 9,6 . 10–17N

74. C

E = =

E = . 25 . 106 (J)

E = 12,5 . 102J

E = 1,25 . 103J

75. D

I. A potência total é dada por:

Pottotal

= 2PotL

+PotR

+ PotC

Pottotal

= (2 . 40 + 20 + 120) W

Pottotal

= 220W

II. E = Pottotal

. Δt

E = 220 . 30 . 4 (Wh)

E = 26.400Wh = 26,4kWh

III. O custo C é dado por:

C = 26,4 . R$ 0,30

C = R$ 7,92

�––2

8,0 . 104

–––––––6,0 . 106

1,3 . 10–2

––––––––13

CU2

––––2

QU––––

2

100 . 10–6

––––––––2

72 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 72

Page 73: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

76. D

a) (F) O movimento de queda vertical é uni for -

memente variado.

b) (F) Δs = v0

t + t2 ⇒ 3,2 = 0 + . 4,0

gL

= 1,6m/s2

c) (F) O tempo de queda independe da massa.

d) (V) v = v0

+ �t ⇒ v = g t

e) (F) Δs = v0

t + t2 ⇒ Δs = t2

77. DI. O sentido do movimento é o sentido do vetor

velocidade e, portanto, o carro se move paraa esquerda.

II. Como o vetor aceleração tangencial temsentido oposto ao da velocidade, o movi -mento é retardado, isto é, o módulo davelocidade está diminuindo.

78. DSe o módulo da velocidade do carro é constante, oseu movimento é circular e uniforme e sua acele -ração vetorial só tem componente centrípeta, cujo

módulo é constante, sua direção é normal à

trajetória (radial) e o sentido é dirigido para o centroC da sua trajetória.

79. Ca

cp= ⇒ 40 = ⇒ v2 = 10000

v = 100m/s = 360km/h

80. DA velocidade relativa deve ser dirigida na direçãoda reta que une as duas boias, pois uma boia estáparada em relação à outra.

81. E

O ponto A, mais alto do rolo cilíndrico, tem velo -cidade igual ao dobro da velocidade do centro Cdo rolo cilíndrico. Quando o tambor dá uma voltacompleta, o seu centro C se desloca 2πR e o ob -je to que está em contato com o ponto A vaideslocar-se o dobro, isto é, 4πR.

82. E

I. V0y

= V0

sen θ = 800 . (m/s) = 400��2m/s

II. Vy2

= V0y2

+ 2 �y

Δsy

0 = 320 000 + 2 (–10) H

20H = 320 000

H = 16000m

83. DA lã funciona como isolante térmico, minimizandoa troca de calor.

84. CO calor é transmitido do processador para a placadifusora por condução e para o ar, por radiação.

85. B

I. (F) Com o aumento da temperatura, a pressão

aumenta.

pv = n R T

T aumenta ⇔ p aumenta

II. (V) F = p A = constante

Quando p diminui, então A aumenta.

III. (V) Quando p aumenta, então A diminui e reduz

a estabilidade do carro.

86. D

pV = R T

p = R T

μ = pM/RT

= . ⇒ = . = 2,98 � 3

87. DPara que uma lâmpada possa acender, seusterminais elétricos (base e rosca lateral) devemestar corretamente conectados aos polos da pilha.

��2––––

2

�––2

gL–––

2

�––2

g––2

v2

–––R

v2

–––R

v2

––––250

m–––M

μ–––M

220–––295

0,8–––0,2

μi–––

μe

Te–––

Ti

pi–––

pe

μi–––

μe

– 73

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 73

Page 74: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

É fundamental que tenhamos cada um dos ter -minais elétricos conectados a um dos polos dapi lha. Se a rosca lateral está ligada ao polo ne -gativo, a base deve estar ligada ao polo positivo evice-versa. Tais ligações corretas estão apre -sentadas nas figuras 1, 3 e 7.

88. CI. Para cada lâmpada:

U = R i ⇒ 2,5 = R . 0,13 ⇒ R = Ω

II. Associação em série:

RS

= 52 . Ω = 1000Ω

III. Associação em paralelo:

Rp

= = 500Ω

89. C

I. I = = = 2,0A

II. UR

= 240V – 110V = 130V

III. R = = = 65Ω

IV. PR

= UR

I = 130 . 2,0W = 260W

90. DPara a associação em paralelo.I. Todos os resistores suportam a mesma ddp,

que é a ddp da associação.II. A corrente elétrica da associação é a soma

das correntes elétricas dos resistores.III. A resistência equivalente da associação é

menor que a resistência individual de cadaresistor.

R > Rassociação

I < Iassociação

U = Uassociação

91. C

a) Falsa.A força de atrito se opõe à tendência de es -

cor re gamento dos sólidos em contato, porém

pode ser responsável pelo movimento de um

corpo.

b) Falsa.No escorregamento, a força de atrito tem

sentido oposto ao do deslocamento.

c) Verdadeira.1) PFD: F

at = m a = μmg

a = μg

2) V2 = V02

+ 2 � Δs

0 = V02

+ 2 (– μg) d

d varia inversamente com μ

freio ABS: μE

freio convencional: μd

d) Falsa.Não depende da área.

e) Falsa.

92. D

I. PFD: Pt= ma

mg sen θ = ma

a = g . sen θ

a = 10 . (m/s2) ⇒ a = 5,0m/s2

II. MUV: v2 = v0

2 + 2� Δs

vf2 = 0 + 2 . 5,0 . 40

vf2 = 400 ⇒ v

f= 20,0m/s = 72km/h

2,5––––0,13

2,5––––0,13

Rs–––2

P––U

220W–––––110V

UR–––I

130V–––––2,0A

V02

d = –––––2 μg

dE

< dD

μE

> μd

1––2

74 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 74

Page 75: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

93. C

1) FN

= P = m g

2) Fat

= Fcp

=

3) Fat

� �E

FN

� � m g

V2 � � g R

V � ������� gR

Vmáx

= ������� gR

Vmáx

= ��������������� 0,8 . 10 . 12,5 (m/s)

Vmáx

= 10m/s

Vmáx

= 10 . 3,6 ⇒ Vmáx= 36km/h

94. B

TEC: τtotal

= ΔEcin

τp

+ τat

= ΔEcin

m g H + τat

= ⇒ 600 . 4,5 + τat

= . 1,0

2700 + τat

= 30 ⇒ τat

= – 2670J ⇒ |τat

| = 2670

95. DA potência média do motor do elevador é dadapor:

Potm

= =

M = 1000kg + 350kg = 1350kg

g = 10,0m/s2

H = 5 . 3,0m = 15,0m

Pot = 2,0 . 104W

2,0 . 104 =

∆ t = (s) ⇒ Δt = � 10,0s

96. DConservação da energia mecânica:E

final= E

inícial

(referência no solo)

m g L = + m g hCH

L = + hCH

L = + 1,0 (m) ⇒ L = 6,0m

97. C

Epot perdida

= Ecin ganha

m g H =

H = = (m) ⇒ H = 45,0m

98. C

e = 1 – ⇒ e = 1 –

T2

= 300K ⇒ e = 0

99. B

I. A = = ⇒ =

f – 20,0 = 4f ⇒ 3f = – 20,0

f = – cm ⇒ R = 2| f | = cm

II. p = – 4p’

p’ = – 5,0cm

A imagem se localiza a 5,0cm do espelho.

100. BO espelho fornece imagens virtuais, diretas ereduzidas de objetos reais, o que caracteriza umespelho convexo.

101. BPara haver reflexão total:i > L

sen i > sen L = ⇒ sen 30° >

> ⇒ > ⇒ np

> 2,0

mV2

–––––R

km––––

h

mV2

–––––R

m v2

––––2

60–––2

τ–––∆ t

m g H––––––

∆ t

1350 . 10,0 . 15,0–––––––––––––––

∆ t

135 . 15,0––––––––

200

m v02

–––––2

v02

––––2g

100––––20

mv2

–––––2

900–––––20,0

v2

–––2g

300–––––

T2

T1–––

T2

f––––––––f – 20,0

1–––4

f–––––f – p

i–––o

40,0–––––

3

20,0–––––

3

nar––––

np

nar––––

np

1,0––––n

p

1–––2

nar––––

np

1–––2

– 75

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 75

Page 76: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

102. B

F = Q v B

F = 1,6.10–19 . 500.103 . 1,0.10–5 (N)

F = 8,0.10–19N

103. EPara que o íon não sofra desvio, a força resul -tante sobre ele deverá ser nula.

FE

= Fmag

| q | E = | q | v B ⇒ v =

104. C

B = = (T)

B = 3,0 . 10–5 T

B0

= 3,0 T

105. CI. (V) A agulha do ímã fica alinhada com o

campo magnético resultante entre o campomagnético terrestre e o campo magnéticocriado pela corrente elétrica.

II. (V)

III. (F) A corrente elétrica gera campo magnético.

IV. (F) A direção do campo magnético é dadapela regra da mão direita.

106. AA variação de momentum (quantidade de movi -mento) é a mesma com ou sem air-bag.A função do air-bag é aumentar o tempo em que apessoa para e consequentemente reduzir aintensidade da força média que ela recebe.

Δ→Q =

→I =

→F

mΔT

Aumentando-se ΔT, reduz-se Fm

.

107. D

Qfinal

= Qinicial

(M + nm) vf= Mv

0

(600 + 5 . 40) vf= 600 . 10

vf= (m/s)

vf= 7,5m/s

108. BNa colisão, as bolas formam um sistema isolado ehaverá conservação da quantidade de movimentototal do sistema.

Qapós

= Qantes

mv’2

+ mv’1

= mv1

v’2

+ v’1

= v1

1,0 + v’1

= 1,0

v’1

= 0

109. E

vaproximação

= vafastamento

v1

+ vP

= v2

– vP

v2

– v1

= 2vP

v2

– v1

= 22km/s

110. AA segunda lei de Kepler pode ser enunciada di -zen do que cada planeta tem velocidade areolarconstante.

111. D

E–––B

�0I

–––––2πd

4π.10–7 . 2400––––––––––––––

2π . 16

B0–––– = 105

B

6000––––800

( )⎛ ⎞

⇒ ⇒⎜ ⎟⎝ ⎠

22GT T T

2G G T G

T

G

Rg M g 1MGg = = . = 1,2

g M R g 4R

g 1,44= = 0,36

g 4

76 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 76

Page 77: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

112. C

113. AA refração é o fenômeno em que a luz muda omeio de propagação com variação de suavelocidade de propagação.

114. CO comprimento de onda cresce do violeta para overmelho e, portanto, o índice de refraçãoabsoluto do vidro cresce do vermelho para ovioleta.

115. C

116. EI. Para a parte superior: de um objeto real,

temos uma imagem virtual, direta e reduzida.Isso pode ser obtido com um espelho esfé -rico convexo ou com uma lente divergente(bor dos espessos).

II. Para a parte inferior: de um objeto real, temosuma imagem virtual, direta e ampliada. Issopode ser obtido com um espelho esférico côn -ca vo ou com uma lente convergente (bordosfinos).

117. BLei de Lenz: o sentido da corrente elétricainduzida é tal que tende a contrariar a causa quelhe deu origem.

118. DI. (V) A atração pode ter ocorrido por indução

eletromagnética e a bexiga pode estar neutra.II. (V) Se o corpo “A” estiver com carga negativa

e o corpo “B” com carga positiva, o únicomodo de ambos atraírem a bexiga é ela estarneu tra e a atração ocorrer por indução eletro -magnética.

III. (F)

119. CI. (F) O movimento será uniformemente acelera -

do.

F = Q E = ma ⇒ a = = constante

II. (V) Movimento helicoidal uniforme.

III. (V) θ = 0° ⇒ Fmag

= 0

IV. (V) FE

= Fmag

⇒ QE = Q V B

a =

120. BO material da caixa cujo telefone não recebeu asligações deve ser de metal.Tal caixa promove o fenômeno da blindagemeletrostática, também conhecido como gaiola deFaraday. No interior da caixa, o campo elétrico énulo.

( )

T

T

T T

⎛ ⎞⇒ ⇒ ⎜ ⎟

⎝ ⎠

2M T M M T

M 2 2T MM T

2M M

GM m GM m P M RP = P = =

P M RR R

P P1= 2 = 0,40

P 10 P

( )

( ) ( )

( )

− −

⎛ ⎞⎛ ⎞− −⎜ ⎟⎜ ⎟

⎝ ⎠⎝ ⎠

1

1 1

1 1,5 1 1V = = 1 cm

f 1,0 50 90

1 (9 5) 2,0= 0,5 cm = cm

f 450 450

450f = cm f = 225cm

2,0

QE–––m

E–––B

– 77

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 77

Page 78: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Biologia1. A

A ecologia é a ciência que estuda os ecossis-temas, isto é, as relações dos seres vivos entre sie desses com o meio ambiente.

2. DOrganismos que vivem em um mesmo hábitat, deespécies diferentes, que se relacionam, constituema biocenose.

3. BI. PopulaçãoII. Biocenose ou comunidadeIII. Biosfera

4. DItens falsos:II. A definição refere-se à Comunidade.IV. A definição refere-se ao Nicho Ecológico.V. A definição refere-se ao Hábitat.

5. B

6. CA equação refere-se à quimiossíntese realizadaexclusivamente por bactérias autótrofas, entreelas aquelas que participam do ciclo do nitro gênio.

7. AA transgênese é o processo de transferência de umgene de um organismo para outro, utilizando-se umvetor. No caso das plantas, geralmente, o vetor éuma bactéria através do plasmídeo. No esquema, asequência correta é: II → III → IV → I.

8. DA organela representada é o cloroplasto, encon-trada em células de vegetais e responsável pelaprodução de glicose e liberação de O

2, fenômeno

conhecido por fotossíntese.

9. BA sequência correta no ciclo reprodutor de umvegetal é:

10. DA utilização de bactérias geneticamente modifi-cadas para produzir insulina humana é favorávelpara a saúde de diabéticos porque reduzemreações alérgicas à insulina extraída do pâncreasde suínos e bovinos.

11. BO teste do DNA que se baseia na identificação desegmentos idênticos de DNA entre doisindivíduos é o chamado DNA repetitivo. No casoanalisado, os segmentos repetitivos entre o filhoe o pai são:A–2, B–4, C–2, D–1, E–3

12. BO gametófito é a planta sexuada, haploide eproduz gametas por mitose.O esporófito é a planta assexuada, diploide eproduz esporos por meiose.

13. EAntigamente, acreditava-se que haveria regiõesespecíficas na língua, especializadas em cadatipo de sabor. Sabemos, hoje, que os quatro tiposde sabor podem ser detectados em qualquerregião da língua onde há essas papilas. Osalimentos interagem com as proteínas receptorasdas células sensoriais, gerando impulsosnervosos, na membrana celular, que sãotransmitidos até regiões específicas do cérebro etraduzidas na sensação de sabor.

14. CA rejeição por autotransplante é pequena porqueo indivíduo recebe suas próprias células.

15. C

16. DIII. Falsa. Não existe equivalência entre porcen -tagens de nascimento de machos e fêmeas acimade 32º C.

17. C Na cadeia alimentar apresentada, a goiabeiraocupa o nível trófico dos produtores. As larvasque se alimentam dos frutos desse vegetalcomportam-se como consumidores primários. Os pássaros frugívoros são consumidoresprimários, enquanto aqueles que se alimentamdas larvas das moscas ocupam o nível deconsumidores secundários.

78 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 78

Page 79: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

18. EA espécie com maior risco de extinção é a 3, umavez que as populações são pequenas. Alémdisso, ocupa hábitats muito específicos, temdieta muito restrita e distribuição geográficatambém restrita.A espécie com menor risco de extinção é a 6,porque apresenta populações grandes, comhábitats muito variados, dieta muito ampla edistribuição geográfica ampla.

19. BBactérias que realizam fotossíntese e quimiossín -tese são autótrofas (produtoras).Bactérias que se nutrem de matéria morta sãosapróvoras (decompositoras) e as parasitas,consumidoras.

20. CI. Estudo histológico pela contagem do número

de cromossomos encontrado no gametófito(n) ou no esporófito (2n).

II. A morfologia do esporófito varia nos diferen -tes grupos de plantas.

21. CA independência de água para a fecundação foiconsequência da produção do pólen e conse -quentemente do tubo polínico.

22. D

23. EA frase relaciona-se à ação dos agentesdecompositores (bactérias e fungos).

24. EPor meio da fotossíntese, as plantas retiram CO

2da atmosfera, reduzindo a sua concentração noar e consequentemente o aquecimento global.

25. EHomólogos: órgãos que apresentam a mesmaorigem embrionária. Análogos: órgãos que realizam a mesma função.

26. BNo estudo da evolução, algumas evidências sãoimportantes, entre elas: anatomia comparada(Homologia); embriologia comparada, registrosfósseis e bioquímica (semelhanças e diferençasno DNA, no RNA etc.)

27. D

28. DConjunto de populações de espécies diferentesque vivem em determinado hábitat constitui acomunidade biológica (biocenose).

29. AAdmitindo-se que o O

2 surgiu na atmosfera com as

primeiras bactérias fotossintetizantes (ciano bac -térias), pode-se dizer que os primeiros seres vivosseriam heterótrofos anaeróbicos e os últimos,heterótrofos aeróbios.

30. DI. Hipótese heterotrófica, segundo a qual amatéria orgânica teria se originado por viaabiogênese.II. Hipótese autotrófica, segundo a qual a matériaorgânica é produzida por quimiossíntese a partirde substâncias químicas, as quais, oxidadas,liberam energia.

31. D O óvulo aparece pela primeira vez em gimnos -perma. O óvulo fecundado evolui para a formaçãoda semente.O ovário apareceu na flor da angiosperma,estrutura que forma o fruto.

32. C

33. EO estrume é matéria orgânica em decomposição,fornecendo os nutrientes minerais indispensáveisà nutrição dos vegetais.

34. EA planta só pode crescer e acumular reservasquando recebe luz acima do ponto decompensação luminoso (fótico), representado nográfico pelos algarismos IV e V.

35. EOs seres vivos apresentam uma variabilidade. Emdeterminado ambiente, as característicasfavoráveis são selecionadas pela natureza e, pormeio da reprodução, herdadas pelos descen -dentes.

36. CA teoria neodarwinista afirma que a mutação e arecombinação gênica criam variabilidade gené -tica nas populações, as quais ficam submetidas àseleção natural, selecionando os indivíduos maisaptos.

– 79

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 79

Page 80: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

37. DA polinização é o transporte de pólen entre floresde plantas diferentes, da mesma espécie; garante afecundação cruzada e a variação genética. A rela -ção entre os animais polinizadores é consideradaprotocooperação ou mutualismo, dependendo doautor da questão.

38. BO desaparecimento das três espécies nas regiõesdegradadas pode ser explicado pelo fato de quenessas regiões ocorreu uma diminuição do númeroe da diversidade de hábitats e, consequentemente,uma diminuição dos nichos ecológicos, ocupadospor essas espécies de pássaros.

39. A

40. EA. Ribossomos, em que proteínas são produ -zidas.B. Retículo endoplasmático granuloso (rugoso),

responsável pelo transporte e pelo armaze-namento das proteínas.

C. Complexo de Golgi.

41. DO sequenciamento de aminoácidos de umaproteína é determinado pelo RNA mensageiro,transcrito a partir do DNA, no caso, do macaco.

42. CTranscrição DNA: AAG - TTT - GGT

↓Tradução RNAm: UUC - AAA - CCA

↓Aminoácidos Fenilalanina - Lisina - Prolina

43. D

44. AO animal é endotérmico, pois, em baixas tempe ra -turas (exemplo: a 10ºC), seu consumo de oxigênioé maior (para aumentar o metabolismo e, assim,manter a temperatura interna estável).

45. CI. Falsa: Ainda não existem vacinas contra a

dengue disponíveis para a população.II. Falsa: O Aedes possui hábitos diurnos.

46. BI. Boi x Capim: herbivorismo, no qual o animal

alimentando-se do capim prejudica-o.

II. Corujas x Cobras: competição prejudicial aambos.

III. Pássaros x Bois: cooperação, favorável àsduas espécies.

47. ANo processo da nitrificação, a amônia (NH

3) é

oxidada pelas bactérias nitrosomonas a nitrito(NO

2- ) e esse é oxidado a nitrato (NH

3- ) pelas

bactérias nitrobacter.

48. BO código genético é universal.

49. BA extinção de gafanhotos elimina os musa ranhos,pois é a única forma de alimentação dessesanimais.

50. A

51. A Quando ocorre a poliovulação, vários óvulospodem ser fecundados por espermatozoidesdiferentes, produzindo gêmeos dizigóticos.

52. CO maior número de casos de mortalidade é aviolência doméstica.

53. EAs doenças referidas em I é a sífilis e em II, agonorreia (blenorragia).

54. DI. Cipó-chumbo é um parasita total (holopara -

sita), porque suga a seiva elaborada da plantahospedeira.

II. Erva-de-passarinho é um hemiparasita (para -sita parcial), uma vez que retira a seiva mine -ral de outra planta

III. As orquídeas são epífitas, isto é, apoiam-seno caule de outra planta apenas paraobtenção de maior luminosidade.

55. D

56. COs fungos apresentam parede celular de quitina,envolvendo a membrana plasmática.

57. DA relação entre as raízes de leguminosas e asbactérias é harmônica, interespecífica e conhe -cida por mutualismo, já que é favorável às duasespécies.

80 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 80

Page 81: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

– 81

58. AAs fases representadas no esquema são:I. Interfase, na qual ocorre a duplicação do

DNA.II. Início da prófase.III. Fim da prófase.IV. Metáfase.V. Anáfase – divisão dos centrômeros e sepa -

ração das cromátides-irmãs.VI. Telófase.

59. EOs macrófagos capturam micro-organismospatogênicos (bactérias) por fagocitose e, para tan -to, apresentam uma grande diversificação deenzimas digestórias contidas nos lisossomos.

60. B A célula de protozoário apresenta-se maiscomplexa porque todas as funções vitais ocorremnuma mesma célula, que deve possuir, paratanto, um maior número de organelas. A célula dometazoário é especializada para exercer apenasalgumas funções.

61. BNo ciclo mitótico, observam-se:III – Interfase, II – prófase, IV – metáfase, V – aná -fase e I – telófase.

62. CPossuem parede celular: bactérias, fungos,vegetais e algas.

63. DA inativação do gene do cromossomo Y impede oaparecimento de fenótipo masculino, dando aoindivíduo o aspecto feminino.

64. BA redução de mitocôndrias diminui, por falta deenergia, a motilidade dos espermatozoides.

65. APaciente 1 – A quantidade de plaquetas é menorque a normal e esses elementos são essenciaispara a coagulação do sangue, necessária nosprocessos cirúrgicos.

66. DOs produtos da digestão humana são absorvidosno intestino delgado.

67. AI. Célula I está murcha e em meio hipertônico.II. Célula II está normal e em meio isotônico.III. Célula III está em meio hipotônico.IV. Célula IV está em meio hipotônico, ocorrendo

a lise.

68. CIndivíduos com sangue Rh positivo podem rece -ber sangue Rh positivo ou Rh negativo, mas osque têm Rh negativo só recebem sangue Rhnegativo.

69. AII. Falsa: O HIV é vírus de RNA e não possui

membrana citoplasmática.IV. Falsa: Os vírus não possuem ribossomos e

não contêm DNA e RNA na mesma estruturaviral.

70. COs crocodilianos não apresentam respiraçãobranquial.

71. CA respiração aeróbica é dividida em três fases:– Glicólise, que ocorre no citosol, produzindoácido pirúvico e 2 ATP.– Ciclo de Krebs, que acontece na matriz damitocôndria, formando 2 ATP, liberando CO

2,

NADH2

e FADH2.

– Cadeia transportadora de elétrons, na crista damitocôndria, produzindo 34 ATP e formando H

2O.

72. CA imunidade adquirida e duradoura é obtida pormeio da inoculação de moléculas orgânicas cons -tituintes do agente, designadas como antígenos(vacinação).

73. E

74. CA exposição do xilema implica na destruição dofloema e no impedimento do transporte de seivaorgânica para as raízes, acarretando a morte daplanta.

75. BO catabolismo corresponde ao conjunto dereações metabólicas que transforma matériaorgânica complexa em substâncias mais simplescom o CO

2, H

2O e NH

3.

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 81

Page 82: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

76. COs esporos são produzidos por meiose e possuemnúmero haploide de cromossomos igual a 12(n = 12). Assim sendo:

I. Esporófito 2n = 2y

II e III. Gametófito n = 12

77. D

78. A

79. A

80. A

Sistema ABO:n.o de genótipos = 6

n.o de fenótipos = 4

Sistema Rh: n.o de genótipos = 3

n.o de fenótipos = 2

Sistema MN: n.o de genótipos = 3

n.o de fenótipos = 3

81. CA meiose garante a variação genética por meio docrossing-over ou permutação, que ocorre nopaquíteno da prófase I.

82. ESob a ação do ADH, a permeabilidade da mem-brana aumenta e a água é reabsorvida, dimi-nuindo o volume urinário, na ausência do hormô -nio, a membrana torna-se impermeável à água,que então é eliminada, aumentando o volumeurinário.

83. C

84. EO controle biológico procura introduzir naslavouras os inimigos naturais das pragas(parasitas ou predadores), reduzindo danos aomeio ambiente.

85. DPara a afirmação do texto ser válida, é necessárioque o volume de CO

2eliminado na combustão da

madeira (z) seja igual ao volume de CO2

con su -mido na fotossíntese (x), deduzindo-se o volumede CO

2eliminado na respiração, segundo o

esquema a seguir.

86. EO relato mostra a possibilidade da passagem dovírus da dengue através da placenta, provocandoa infecção do bebê, sem a presença do vetorrepresentado pelo mosquito.

87. D

88. BOs tatuzinhos-de-jardim são crustáceos terrestresque vivem em ambientes úmidos e sombreados.

89. CAs concentrações de estrógeno e progesteronacaem no início do parto.

90. ESubstâncias absorvidas do meio: Fosfato, glicosee O

2.

Substâncias sintetizadas: Enzimas e ATP.Substâncias excretadas: CO

2.

91. EOs polissacarídeos (amido e glicogênio) são utili -zados como fonte de energia, armazenamento nostecidos de reserva e participam também naformação das estruturas celulares, como, porexemplo, na parede celular das células vegetaisonde é encontrada a celulose.

92. DNa molécula de DNA, o pareamento das basesnitrogenadas é: A – T e C – G. Assim, se asmoléculas de DNA contêm 40% de adenina, 40%será timina. Citosina terá 10% e guanina 10%.

93. EA fixação biológica do nitrogênio atmosférico érealizada por bactérias, entre elas as do gêneroRhizobium, que vivem associadas com as raízesde leguminosas.

82 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 82

Page 83: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

94. AI. pertence a uma bactéria.II. pertence a um fungo.III. célula animal.IV. célula vegetal.

95. DNa divisão meiótica, uma célula diploide (2n) dáorigem a quatro células haploides (n).

96. AO gráfico mostra que a taxa metabólica aumentacom a diminuição do peso corpóreo.

97. BA malária é provocada por um protozoário per -tencente ao gênero Plasmodium, da classe dosesporozoários.

98. BQuanto à saúde humana, a redução do uso deagrotóxicos diminui a exposição humana àssubstâncias tóxicas dos defensivos agrícolas.

99. BConsidere a cadeia alimentar:Plantas → Insetos → Sapos. A planta é o produtor,os insetos, os consumidores primários, e os sapos,os consumidores secundários. O número mínimode organismos pelos quais esses elementospassam até o consumidor secundário é:– água: zero, porque os sapos a ingerem direta-

mente do meio ambiente.– carbono: dois, porque o CO

2é fixado pelo

produtor na fotossíntese, daí transferido para osconsumidores primários (insetos).

– oxigênio: zero, porque é utilizado diretamentedo ar.

– nitrogênio: três, porque o N2

da atmosfera éfixado por bactérias, daí passa para as plantas,dessas para os insetos e finalmente para ossapos.

100. BA expansão das zonas urbanas acarretou a derru -bada das matas e a invasão dos mosquitosinfectados com vírus da dengue e da febre ama -rela nas cidades.

101. B

102. AO cianeto bloqueia a cadeia transportadora deelétrons (cadeia respiratória), impedindo a pro -dução de ATP e provocando a morte.

103. DA ordem das palavras que devem ser inseridaspara completar, corretamente, o texto é:Erosão, intemperismo e assoreamento.

104. AA teoria que explica a condução da seiva mineralpelo xilema baseia-se no fenômeno da trans-piração foliar. Segundo ela, as folhas, durante atranspiração, geram a força de sucção quepromove a circulação da seiva da raiz até asfolhas, numa coluna contínua (graças às forçasde coesão das moléculas de água) e em estado detensão.

105. BUma planta mantida no escuro realiza apenasrespiração, consumindo as reservas acumuladasnos seus tecidos, reduzindo sua massa corporal.

106. AA enzima sacarase desdobra o dissacarídeosacarose em frutose e glicose, monossacarídeosabsorvidos no intestino delgado.

107. BOs gêmeos são fraternos, originados pela fecun -dação de quatro óvulos diferentes. Os pais sãoheterozigóticos dos tipos A e B.

Pai - A Mãe - B

IAi IBi

Gametas Gametas

IA IB

i i

Filhos:

, , e

108. BFebre amarela (vírus) – vacinaVeneno de cobra – soro antiofídicoLeptospira (bactéria) – antibiótico

109. DO fígado realiza muitas funções no organismohumano, entre elas, a produção de bile.

IAiB––––(AB)

IAi–––(A)

IBi–––(B)

ii–––(O)

– 83

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 83

Page 84: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

110. BO Iodo contém matéria orgânica. Por meio daatividade bacteriana, o material orgânico édecomposto, formando água, gás carbônico enutrientes minerais que representam adubos(fertilizantes) para os vegetais.

111. AO protozoário ciliado que vive no intestinomantém com o inseto (cupim) uma relaçãobenéfica para ambas as espécies, conhecida pormutualismo.

112. ADurante a sucessão ecológica, observa-seaumen to da biomassa, da biodiversidade, donúmero de cadeias alimentares, de nichosecológicos etc.

113. A“X” é o ponto de compensação fótico para aplanta “B” e “Y” para a planta “A”. No ponto decompensação fótico, as velocidades de fotos-síntese e respiração são iguais.

114. EA análise dos dados permite concluir que o ATP éindispensável para a contração muscular.

115. BOs fenômenos I e III ocorrem apenas na meiose.Os fenômenos II e IV ocorrem na mitose e nameiose. A manutenção do número de cromos-somos acontece apenas na mitose.

116. COs gráficos mostram a redução populacional daespécie 2, sugerindo uma competição entre essaespécie e a exótica, havendo favorecimentodessa última.

117. EI. Aparecimento de vértebras; anfioxo não pos -

sui vértebras.II. Aparecimento de patas.III. Fecundação interna.IV. Homeotermia.

118. EEquação da fotossíntese:12 H

2O + 6 CO

2→ C

6H

12O

6+ 6 H

2O + 6 O

2Observando-a, podemos concluir que:6 CO

2produz 1 de glicose, portanto 2Y de CO

2pro duzirão 4 de glicose e consequentemente 2Yde O

2.

119. ASe a temperatura diminui de 55°C para 40°C, otempo de coagulação também se reduz. A partirde 40°C, a elevação da temperatura aumenta otempo de coagulação. O tempo de coagulaçãotende a ser menor quando a temperatura estásimilar ao estado febril. O gráfico não demonstrauma relação linear entre o tempo de coagulação ea temperatura.

120. DO alimento “Z” é rico em gorduras, o que leva àprodução do "mau colesterol", LDL. Não háinformações sobre alimentos transgênicos. Oalimento “X” contém menos sódio e pode serconsumido por um hipertenso. Os dois alimentos“Z” e “X”, contém carboidratos, e seu consumodeve ser moderado para pessoas com diabetes.

84 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 84

Page 85: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

Química1. A

Na temperatura de 0°C a 1 atm de pressão, estáocorrendo a fusão da água, enquanto houverágua no estado sólido, a temperatura permanececonstante.Na temperatura de 100°C a 1 atm de pressão, estáocorrendo a ebulição da água, enquanto houverágua no estado líquido, a temperatura permanececonstante.

2. D

Ge 73 g –––––––– 6 . 1023 átomos

146 . 10–3 g –––––––– x

∴ x = 12 . 1020 átomos

Si 109 átomos de Ge –––– 1 átomo de Si

12 . 1020 átomos de Ge –––– y

y = 12 . 1011 átomos de Si

∴ 1,2 . 1012 átomos de Si

3. C

Utilizando o diagrama de Linus Pauling, temos:

1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d2

4. E

63,5 g ––––––––––––– 6 . 1023 átomos de Cu

3,175 g ––––––––––––– x

x = 0,3 . 1023 átomos de Cu

∴ 3 . 1022 átomos de Cu

5. BAntes da fusão, os átomos de alumínio estão bempróximos, que é característica do estado sólido.

Após a fusão, os átomos de alumínio estãoseparados, que é característica do estado líquido.

6. DCálculo do volume da água gelada:

d = ∴ 1,00 g/cm3 = ∴ V = 1000 cm3

Cálculo do volume do gelo:

d = ∴ 0,91 g/cm3 = ∴ V = 1098,9 cm3

Aumento do volume:1098,9 cm3 – 1000 cm3 = 98,90 cm3

Aproximadamente 100 cm3

7. BA urina é uma mistura na qual predomina água.

8. A

Fe: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d6

Fe3+ retirar 3 elétrons

1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 3d5

9. DEssa amostra pode ser uma susbtância pura ouuma mistura azeotrópica, pois apresenta tempera -tura constante na ebulição.

10. E

A41

I AIII 97ZII 94

ZIV

N = 51

III4+36

Kr IV Ie = 36 e = 36 N + 2 N

9140

III 9141

I 9442

IV

e = 40 N = 50 N = 52

p = 40

9742

II N = 55

11. AI. Mistura de substâncias simples.II. Mistura de substâncias compostas.III. Mistura de substâncias simples e compostas.IV. Substância simples.

m–––V

1000 g––––––

V

m–––V

1000 g––––––

V

– 85

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 85

Page 86: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

12. AA sucata é constituída por mistura eutética, poisfunde a temperatura constante (183°C).

13. C

200 mL ––––– 12 . 10–3 g

250 mL –––– x

∴ x = 15 . 10–3g ∴ 1,5 . 10–2g

14. BSino: 80% de Cu Fechadura: 90% de Cu

20% de Sn 10% de Sn

I. CorretaO bronze é uma mistura, portanto, não podeser representado por fórmula química.

II. Correta

0,5 t corresponde 500 kg

100 kg ––––––– 80 kg

500 kg ––––––– x

∴ x = 400 kg

III. Correta

10 g ––––––– 100 g

20 g –––––––– x

∴ x = 200 g

IV. ErradaNa obtenção de ligas metálicas, deve haver afusão dos metais que a compõem.

15. EA água se evapora e se condensa continuamente,sem alterar as moléculas (fenômeno físico).

16. D

NO3–: geometria trigonal plana

NO2–: geometria angular

17. B250 mg/L = 250 . 10–3 g/L

V = 2 m3 = 2000 L

M(SO42–) = (32 + 4 . 16) g/mol = 96 g/mol

250 . 10–3 g/L = ∴ m = 500 g

96 g –––––––– 1 mol500 g ––––––– x ∴ x = 5,2 mol

18. D

19K K+

17C� C�–

K L M N K L M K L M K L M

2 8 8 1 2 8 8 2 8 7 2 8 8

raio maior raio menor raio menor raio maior

K(g)

+ energia → K+(g)

Um elétron é transferido do K para o C�, forman -

do os íons K+ e C� –.

19. DΔH > 0 Hp > Hr

20. DA ligação entre os átomos de carbono (não metal)ocorre pelo compartilhamento de pares deelétrons (ligação covalente).

21. DSn + 2I

2–––––– SnI

4

MSn

– 2MI2

0,2 g – 0,8 g 1,0 g

22. E

2000 km utiliza 1 . 103 kg desse combustível

1 kg –––––– –––––– 5 . 104 kJ

1 . 103 kg –––––––– x x = 5 . 107 kg

2 . 106 kJ –––––––– 1 mês

5 . 107 kJ –––––––– y ∴ y = 25 meses

23. C

4 CuFeS2

6 SO2

4 . 183,5 g –––––– 6 . 64 g

750 kg –––––––––– x ∴ x = 392 g

m–––––––2 . 103

MI2 0,8 g

–––– = ––––– = 2M

Sn0,4 g

86 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 86

Page 87: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

24. CC

12H

22O

11M = (12 . 12 + 22 . 1 + 16 . 11) g/mol = 342 g/mol

liberam342 g ________ ___ 5944 kJ

16 g _________ __ x ∴ x = 278 kJliberam

25. CA toxicidade do cádmio em sua forma iônica éconsequência do fato de esse elemento possuirraio e carga relativamente próximos aos de íonsmetálicos (Ca2+ , Na1+) que atuam nos processosbiológicos, causando interferência nessesprocessos.

26. C

CaC�2

+ 6H2O

111 g –––– 6 . 18 g

31g ––––––– x ∴ x = 30 g

27. CO sal de cozinha é uma mistura que contém, entreoutras substâncias, o cloreto de sódio.

28. BH

2(g)+ O

2(g)→ H

2O(l) ΔHo = –286 kJ

S(s)

+ O2(g)

→ SO2(g)

ΔHo = –300 kJ

SO2(g)

+ O2(g)

→ SO3(g)

ΔHo = –96 kJ

SO3(g)

+ H2O

(l) → H2SO

4(l) ΔHo = –130 kJ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––H

2(g)+ S

(s)+ 2O

2(g)→ H

2SO

4(l) ΔHo = –814 kJ↓

exotérmica29. D

1t 0,62 t CaO

CaO CO2

56g –––––– 44g

0,62t –––––– x

x = 0,49 t

Fator de emissão de CO2

= = 4,9 . 10–1

30. D

[ Ca10

(PO4)6(OH)

2] 10Ca2+

(aq)6HPO

42

(aq)

1004 g –––––––––– 10 . 40 g ––––– 6 .96 g

1 mg –––––––––– x ––––– y

x = 0,40 mg; y = 0,57 mg

total = 0,40 mg + 0,57 mg = 0,97 mg

31. CO catalisador não altera o valor do ΔH.

32. AI. Molécula polar: dipolo-dipoloII. Molécula polar: dipolo-dipoloIII. Molécula polar com H ligado ao O e a N:

ligação de hidrogênio.

33. EZn sofre oxidação: ânodo, polo negativo.HgO sofre redução: cátodo, polo positivo

34. B

x = 70 kJ – 57 kJ = 13 kJ

35. AO = C = O apolar

36. B

1+ 5+ 2–

Li Nb Ox

+1 +5 – 2x = 0 ∴ x = 3

37. E

Base de Brönsted

Base de Lewis

1––2

1––2

4,9 . 10–1 t–––––––––

1 t

62%––––CaO

O

S

O

polar

O

N

O

polar

N

+ HOH

N

+ OH

+

H

-

– 87

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 87

Page 88: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

38. B redução

0 1+ 2+ 0

Zn + H2SO

4 → ZnSO

4+ H

2

oxidação

Zn: redutor H2SO

4: oxidante

0 5+ 2+ 4+

Zn + HNO3

→ Zn(NO3)2

+ NO2

+ H2O

Zn: redutor

HNO3: oxidante

Cu + H2SO

4→ não reage

0 5+ 2+ 4+Cu + HNO

3→ Cu(NO

3)2

+ NO2

+ H2O

Cu: redutor

HNO3: oxidante

Melhor oxidante: HNO3

Melhor redutor: Zn

39. D25 ppm significa que 25 g de NaC�O está dissol -vido em 103 L de solução.

mol/L = como n = , temos

mol/L =

mol/L = 3,3 . 10–4

40. EO diamante é um cristal covalente constituído deátomos de carbono ligados covalentemente.O naftaleno é um cristal molecular constituídopor moléculas de naftaleno ligadas por interaçõesdo tipo dispersão de London.

41. B

kJ + 347 + 6 (+413)+ 2825 kJ

42. CI. Incorreta

K é maior a 338 K

II. Correta

experimentos 3 e 2 [A] dobra v dobra

experimentos 2 e 4 [B] dobra v dobra

v = k[A] . [B]

III. Correta

v = k[A]1 . [B]1 2.a ordem

IV. Incorreta

43. EI. Incorreta

NaOH + H3PO

4→ NaH

2PO

4+ H

2O

II. Correta2NaOH + H

3PO

4→ Na

2HPO

4+ 2H

2O

III. Correta3NaOH + H

3PO

4→ Na

3PO

4+ 3H

2O

3 mol

44. EI. Incorreta.

2NaOH + H2SO

4→ Na

2SO

4+ 2H

2O

2 mol 1 mol

II. Correta

III. CorretaCaO + H

2SO

4→ CaSO

4+ H

2O

45. CEsse termo é incorreto, pois as bolhas de gásresultam de reação química e não de ebulição.

46. BI. Correta

Cada dupla tem dois elétrons pi.6 duplas → 12 elétrons pi

II. IncorretaAmbas têm amida e não amina.

III. CorretaPosições 1 e 2 no anel benzênico.

IV. CorretaCada carbono da dupla com ligantes diferentesentre si.

47. E

NO2: óxido ácido

2NO2

+ H2O → HNO

2+ HNO

3

C

H

H

H C

H

H

H 2C + 6H

(g) (g)

oxidação

redução

oxidaçãoredução

n––V

m––M

25g––––––––––––––74,5 g/mol . 103L

88 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 88

Page 89: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

48. B

A adição de amônia, de acordo com o Princípio de

Le Chatelier, desloca o equilíbrio no sentido de

formação dos produtos.

49. A

O polo positivo da cuba eletrolítica é chamado de

ânodo.

C + O2– → CO2

+ 4e– x 3

A�3+ + 3e– → A� x 4

_______________________________

4A�3+ + 3C + 3O2– → 3CO2

+ 4 A�3 mol _____ 4 mol

1 mol _____ x

∴ x = mol

50. C

25 °C Kc

= 3,5 . 108

450 °C Kc

= 0,16 ↑T ↓K

creação direta exotérmica

→←

O aumento do rendimento do processo ocorre

quando a pressão total sobre o sistema é elevada.

51. C

A equação química do processo:

52. A

n = 4 � = 1 m = + 1 s = +

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 e– = 36 ∴ p = 36

84

36X N = 48

53. D

54. C

Os íons Ag+ (maior potencial de redução) vão

sofrer redução na presença do metal Cu.

Cu(s)

+ 2Ag+

(aq)→ Cu2+

(aq)+ 2Ag

(s)

55. D

Há 16 átomos de carbono, 2 ligações pi, função

ál cool, acíclica, insaturada e homogênea e apre -

sen ta isomeria cis-trans nas duas duplas liga -

ções.

56. A

2NH3

→← N2

+ 3H2

início 5 mol/L 0 0

reage e forma 2,5 mol/L 1,25 mol/L 3,75 mol/L

equilíbrio 2,5 mol/L 1,25 mol/L 3,75 mol/L

57. A

ΔE° = E° maior – E° menor

ΔE° = 1,33V – (0,06V)

ΔE° = 1,27V

58. C

59. C

11Na 1s2 2s2 2p6 3s1

13A� 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1

60. E

I. Não

CH4

+ H2O →← 3H

2+ CO ↑P

_________ ________

2V 4V sentido dos reagentes

II. Não

O catalisador não desloca o equilíbrio.

III. Sim

O aumento da temperatura desloca no senti -

do de formação do H2

(sentido endotérmico).

3––4

2NH3

–––––2V

N2

+ 3H2

––––––––4V

1––2

– 89

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:37 Página 89

Page 90: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

61. Ba) Falsa

Dalton baseou o seu modelo utilizando a leide Lavoisier e Proust.

c) FalsaRutherford concluiu que o núcleo era umaregião com partículas positivas.

d) FalsaO átomo de Dalton era indivisível.

e) Falsa Átomo de Thomson como uma esfera positi -va.

62. A

63. E

CH4: n

1= SF

6: n

2=

M2

> M1

∴ n1

n2

P1V = n

1 RT, P

2V = n

2RT, P

1 P

2

64. DBexiga A: menos densa que o ar

He d = ∴ d = ∴ d = 0,16g / L

He é menos denso que o ar

Bexiga B: mais densa que o ar.

Kr d = ∴ d = ∴ d = 3, 36g / L

Kr é mais denso que o ar.

CH4

é menos denso que o ar.

CO2

é mais denso que o ar.

65. C

vx= 0,63 v

s2, ∴ =

0,40 = ∴ Mx= 160g/mol

66. C

Fe2+ : [Ar] 3d6 Fe3+ : [Ar] 3d5

67. DAs principais frações do petróleo são obtidasatravés da destilação fracionada.

68. CPara separar o CuCO

3de uma mistura dessas três

substâncias, pode-se acrescentar água à misturae filtrar e secar o resíduo do filtro.

69. A

fórmula molecular: C8H

9O

2N

M = 151g /mol

151g 6,0 . 1023 moléculas

302. 10-3g x

x = 1,20 . 1021 moléculas

70. E

71. B

15 átomos de H

72. B

�� �

m–––M

1

m–––M

2

M–––V

4g/mol––––––––25L/mol

M–––V

84g/mol––––––––25L/mol

vx–––

vs2

Ms2––––

Mx

0,63vs2–––––––

vs2

64–––M

x

64–––v

s2

90 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 90

Page 91: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

73. DHipótese de Avogadro:

2 volumes de A reagem com 1 volume de B, formando 2 volumes de C.

2 volumes de gás A + 1 volume de gás B → 2 volumes de gás C

74. DPV = n RT

Cada mol de hemoglobina transporta 4 mols de CO2

1 atm . V = 4mol . 0,082 . 310K

V = 101,68 L ∴ aproximadamente 102L

75. D

UO2

UF6

270g 352g

x 100kg

x = 76,7 kg ∴ aproximadamente 77 kg

76. E

CH4: molécula com geometria tetraédrica

O2: molécula com geometria linear

CO2: molécula com geometria linear

H2O: molécula com geometria angular.

CH4

+ 2 O2

⎯⎯→ CO2

+ 2 H2O

77. DAs interações mais fortes são:4 - ligação entre íons5 - ligação covalente.

78. D

As três substâncias são líquidas nas condições

ambientes.Adicionando água, obteremos duas fases:

– fase aquosa contendo etilenoglicol e glicerina.

– fase orgânica, contendo hexano.

Essas fases são separadas por “decantação”,usando-se um funil de separação.

Os compostos da fase aquosa são separados por“destilação fracionada”, pois apresentam pontosde ebulição diferentes.

79. B

Grupo fenil:

Grupo terc-butil:

80. ETodos os compostos citados possuem anel ben -zênico em conjugação com um grupo funcionalinsaturado (separado por uma ligação simples).

81. EA temperatura elevada do café favorece a rápidadis solução do açúcar, pois as partículas movem-secom maior velocidade e todos os processos mo -leculares ficam acelerados, inclusive o de disso -lução.

82. Bponto A: átomos ligados (menor energia).ponto B: átomos separados (maior energia).ponto C: átomos muito próximos (maior energia).

83. ACr

2O

32Cr

1mol 2mol (100%)

152g 2.52g1520g x ∴ x = 1040g

1040g 100%520g R R = 50%

84. CI. CorretoII. Errado

11Na 1mol de Na contém 11 mol de elétrons.

12Mg 1mol de Mg contém 12 mol de elétrons.

III. Correto

135g 1 mol

10.10–3g x ∴ x = 7,4 . 10–5 mol

atm . L–––––––mol . K

– 91

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 91

Page 92: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

IV. Correto

7 meses = 210 dias

1 mol 6,0 . 1023 moléculas

7,4.10–5mol x

x = 44,4 . 1018 moléculas

1 dia 44,4 . 1018 moléculas

210 dias y

y = 9,3 . 1021 moléculas

85. D

A� 3348kJ

27g 3348kJ

5,4g x ∴ x = 669,6kJ

Q = mc Δt

669,6 . 103J = m . 0,5 J. g–1 K–1 1500K

m = 892,8g

86. C

O = C =O

angular linear

87. E

Ca4P

2O

9↓

160g 366g

x 100g

x = 43,7g (maior)

Ca3(PO

4)2

120g 310g

x1

100g

x1

= 38,7 g (menor)

Ca10

(PO4)6

(OH)2

400g 1004g

x2

100g

x2

= 39,8g

Ca10

(PO4)6

F2

400g 1008g

x3

100g

x3

= 39,7g

88. A

C

5,1g 3,0g

100% x

x = 58,8%

H

5,1g 0,5g

100% y

y = 9,8%

Fórmula percentual C58,8%

H 9,8%

O31,4

%

C H O

C H O

C2,5

H5

O x 2

C5

H10

O2, fórmula mínima

89. B

→ ←

Os metais alcalinoterrosos (grupo 2) são mais

densos que os metais alcalinos (grupo 1).

90. A

12Mg

12Mg2+

20Ca Ca2+

p = 12 p = 12 p = 20 p = 20

e = 12 e = 10 e = 20 e = 18

RMg

> RMg

2+ RCa

> RCa

2+ RCa

2+ > RMg

2+

Densidade

58,8––––12

9,8–––1

31,4––––16

4,9––––1,96

9,8––––19,6

1,96––––1,96

Mg energia de

Ca ionização↑

92 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:40 Página 92

Page 93: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

91. C1. substâncias inflamáveis2. substâncias ou misturas explosivas3. produtos químicos perigosos4. riscos biológicos5. substâncias com ação destrutiva6. radiação

92. EÉ um fenol com três grupos nitro.

93. D

2NaHCO3

Na2CO

3

2.84g x 106g x = 0,8 ∴ 80%

420 kg 212 kg

94. B

Y– Yp = 35 p = 35

e = 36 e = 35

raio maior raio menor

95. Exp. 1 e 2 [H2] cte [IC�] dobra v duplica 1.a ordem

Exp. 2 e 3 [IC�] cte [H2] triplica v triplica 1.a ordem

v = k [IC�] [H2]

96. E

[N2] = [O

2] = 0,10 mol/L

K = 4,0 . 10–20

K = ∴ = 4,0. 10–20

[NO]2 = 4,0 10–22 mol/L ∴ [NO] = 2,0 10–11 mol/L

97. A90 g O

2→ 32 g – 1mol

90 j – x ∴ x = mol = 2,8125 mol

100g

10 g He → 4 g – 1mol ∴ y = mol = 2,5 mol

10 – y

nt = 5,3125 mol

5,3125 mol – 1 atm.

2, 8125 mol – p p = 0,53 atm

98. AA diferença entre os pontos de ebulição é devidoàs interações intermoleculares chamadas generi -camente de van der Waals.

99. B

Ligação covalente: ametal-ametal, H-não metal

Br2, C (diamante), HBr e CO

2

100. DA: líquido B: líquido + sólidoC: sólido

101. E

26Fe 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6

Fe3+ 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3p6 3d5

102. ABHT é menos solúvel em água que o glutamatomonossódico, pois o glutamato faz mais ligaçõesde hidrogênio em água.

103. B

104. E

T1/2

= 4 horas

10h. 100 mg 4h 50 mg 4h 25 mg 4h 12,5mg14h 18h 22h

18h. 100 mg 4h 50 mg22h

Total = 50 mg + 12, 5mg = 62,5 mg

[NO]2

––––––––[N

2] [O

2]

[NO]2

–––––––––––––––––0,1mol/L . 0,1 mol/L

90–––32

10–––4

C Ol 1-1+

Cl1-

+ 2I

1-

+ 2H

1+

+ I

2

+ H

2

O

soma: 3

redução

oxidação

– 93

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 93

Page 94: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

105. Dácido 3-metilhex-2-enoico.

106. CI. Favorece

Os íons H+ reagem com os íons OH– do equilí -brio, deslocando para a direita o equilíbrio,favorecendo a desmineralização.

II. Não favoreceO aumento da concentração do cátion Ca2+

des loca o equilíbrio para a esquerda, não fa -vorecendo a desmineralização.

III. Favorece

Ocorre a formação de CaCO3, diminuindo

[Ca2+], deslocando o equilíbrio para a direita,

favorecendo a desmineralização.

107. A

Ca10

(PO4)6(OH)

2M = 1004 g/mol

NaF M = 42 g/mol

Ca10

(PO4)6

(OH)2

2NaF

1004 g 2.42 g

x 8,4 mg

x = 100,4 mg

108. C

109. E

2 NO2(g) → N

2O

4(g)

kJ 2(+33,8) + 9,6

ΔH = Σ ΔHf produto – Σ ΔH

freagente

ΔH = + 9,6kJ – 67,6kJ

ΔH = – 58kJ

110. D

quebra formação

1 (C – C): + 350 kJ 4 (C = O): – 3200kJ

5 (C – H): + 2050 kJ 6 (O – H): – 2760kJ

1 (C – O): + 330 kJ

1 (O – H): + 460 kJ Total: – 5960kJ

3 (O = O): + 1500 kJ 46g 1270kJ

1g xTotal: + 4690kJ

x = 27,6kJΔH = – 1270kJ

relação: 48,4kJ––––––– = 1,7527,6kJ

111. B

ΔH = – 368kJ + 85kJ - 139kJ

ΔH = – 422kJ

112. C

Reação de neutralização

3 HC� + A�(OH)3

→ A�C�3

+ 3H2O

113. DI. Correta

H2O + CO

2→ H

2CO

3

II. Correta

H2O + SO

2→ H

2SO

4

H2O + 2NO

2→ HNO

3 + HNO

2

III. IncorretaA combustão de etanol não libera óxidos deenxofre e nem de nitrogênio.

114. E

6CO2

+ 6H2O →← C

6H

12O

6+ 6O

2ΔH > O

Para aumentar o rendimento da glicose (equilíbriodeslocado para a direita) é preciso aumentar atemperatura e adicionar CO

2ao sistema.

115. C

Kc = ∴ Kc = Kc = 3,4

116. D

I. Correta

HC +� AgNO3

AgC +� HNO3

2SO3

→← 2SO2

+ O2

início 5 0 0

reage e forma

3 3 1,5

equilíbrio 2 3 1,5

[SO2] [O

2]

–––––––––[SO

3]

32 . 1,5–––––––

22

CH H OH +3C

2HOCH CH

2 3CH CH OCH CH + HO

3 2 32

éter

94 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 94

Page 95: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

II. Incorreta

álcool + ácido carboxílico →← éster + água.esterificação

III. Correta

IV. IncorretaÉster

117. D• A dietilpropiona possui as funções:

• O fenproporex possui 1 átomo de carbono assi -mé trico:

118. D

Substância 2: propano-1,2,3-triol

Substância 3: ácido carboxílico

Reação: esterificação

119. ADe acordo com o texto, LSD é amida do ácidolisér gico.

120. EO carvão mineral contém na sua estrutura o ele -mento enxofre. Na combustão do carvão, o enxo -fre se transforma em SO

2, provocando a formação

da chuva ácida.

S + O2

→ SO2

SO2

+ O2

→ SO3

H2O + SO

3→ H

2SO

4

CH H2C

2CH

2CH

2+ HO

alceno

OHH

COHO

I

CNO

II

ácido carboxílico amida

1––2

– 95

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 95

Page 96: Caderno ENEM RESOLUCAO I P M Alelex - Colégio Objetivo · O sujeito oculto da voz passiva (ele = Pádua) transforma-se em objeto direto na voz ativa, equivalendo ao pronome oblíquo

96 –

10-Caderno_ENEM_RESOLUCAO_H_G_F_Q_B_Alelex 21/06/14 11:25 Página 96