caderno de provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/oppus.pdfpcimarkpci...

27
Caderno de Provas http://revisandopsicologia.com/ 24/07/2020 http://revisandopsicologia.com/ 1 OPPUS www.revisandopsicologia.com 1

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

Caderno de Provas

http://revisandopsicologia.com/

24/07/2020 http://revisandopsicologia.com/ 1

OPPUS

www.revisandopsicologia.com 1

Ci Guimarães
Imagem Posicionada
Page 2: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

1 de 9

LÍNGUA PORTUGUESA 01. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa correta:

“Para petistas, os desdobramentos das investigações podem afetar o caixa do partido e por em xeque a prestação de contas da campanha da presidente”. Informação retirada de: http://revistalingua.com.br/textos/blog-Josue/quando-aurelio-desafiou-passarinho-355921-1.asp.

Acesso em 25 abril 2016.

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, a frase acima:

a) Está gramaticalmente correta, pois há elementos coesivos simples e que intensificam a coerência da frase.

b) Está gramaticalmente incorreta, pois há a ausência do acento circunflexo diferencial no verbo por que, para se diferenciar da preposição por, deveria ser grafado da seguinte maneira: pôr.

c) Está gramaticalmente incorreta, pois há ausência de ponto final após o verbo afetar, quebra de período necessária para a sequência da frase.

d) Está gramaticalmente correta, pois há sujeito, verbo e predicado definidos.

e) Está gramaticalmente incorreta, pois há a ausência do acento diferencial no verbo poder, que deveria ser grafado da seguinte maneira: pôdem.

02. Na frase “O aluno falava sobre economia”, podemos afirmar que o termo grifado é: (frase baseada em http://linguaportuguesa.blog.br/ exercicios/. Acesso em 25 abri 2016):

a) Um adjunto adnominal de consequência. b) Um adjunto adverbial de assunto. c) Um adjunto adnominal de finalidade. d) Um adjunto adverbial de modo. e) Adjunto adverbial de finalidade.

03. Leia a frase abaixo (extraída de folha.uol.com.br/ esporte/olimpiada-no-rio/2016/04/1764312-na-jamaica-bolt-e-garoto-propaganda-do-governo-e-terror-dos-vizinhos.html. Acesso em 25 abri 2016. “Na Jamaica, Bolt é garoto-propaganda do governo e terror dos vizinhos”. É correto afirmar que:

a) A frase utiliza o verbo de ligação “ser”. b) A frase utiliza o verbo transitivo direto “ser”. c) A frase utiliza o verbo transitivo indireto “terror”. d) A frase utiliza o verbo bitransitivo “terror”. e) A frase utiliza o verbo de ligação “vizinhos”.

04. Leia o texto abaixo, extraído de http://epoca.globo.com/ ideias/noticia/2014/11/o-bprofessorb-e-o-fator-que-mais-influencia-na-educacao-das-criancas.html. Acesso em 25 de abri de 2016.

O professor é o fator que mais influência na educação das crianças.

A família, a vizinhança e o esforço pessoal contam no

resultado de cada aluno. Mas pesquisa após pesquisa mostra que um fator importa muito mais que os outros: o professor CAMILA GUIMARÃES

19/11/2014 - 07h00 - Atualizado 19/11/2014 07h00 As irmãs americanas Beatriz e Elizabeth Vergara, de 15

e 16 anos, passam por uma experiência inusitada para adolescentes que frequentam o ensino médio público. Com mais sete alunos, elas processam o Estado da Califórnia, onde moram e estudam, por oferecer uma educação ruim. O processo correu entre janeiro e junho. Mais surpreendente foi o argumento usado: segundo os advogados das meninas, o Estado da Califórnia fere a Constituição dos Estados Unidos, ao manter a estabilidade de emprego e outras leis de proteção ao professor, porque isso dificulta a demissão de educadores ruins. A decisão do juiz Rolf True não tem precedentes. Ele concordou que a estabilidade de emprego mantém os maus professores em sala de aula. Na sentença, afirmou: ‘‘Os maus professores são determinantes para a educação das crianças. Além de chocar nossa consciência, isso viola o direito constitucional dos estudantes de ter oportunidade de uma educação básica de qualidade”. A causa das irmãs Vergara foi levada à Justiça pela ONG Students Matter (Estudantes Importam), de David Welch, um empresário do setor de fibras ópticas e ex-estudante de escola pública.

Sobre o texto acima, é correto afirmar que:

a) O assunto abordado no texto foca, principalmente, a importância do professor na educação de crianças. Os argumentos são intensificados com a citação direta do juiz Rolf True: “Os maus professores são determinantes para a educação das crianças. Além de chocar nossa consciência, isso viola o direito constitucional dos estudantes de ter oportunidade de uma educação básica de qualidade”.

b) O assunto abordado pelo texto foca, principalmente, a importância dos pais no processo de educação das crianças. O argumento que intensifica o assunto do texto é a citação direta: “A família, a vizinhança e o esforço pessoal contam no resultado de cada aluno”.

c) O assunto abordado pelo texto foca, principalmente, a precariedade da educação pública estadunidense. O argumento que intensifica o assunto do texto é a citação indireta: “o Estado da Califórnia fere a Constituição dos Estados Unidos”.

d) O assunto abordado pelo texto foca, principalmente, a justiça dentro da educação estadunidense. O argumento que intensifica o assunto do texto é a citação direta: “A causa das irmãs Vergara foi levada à Justiça pela ONG Students Matter (Estudantes Importam) ”.

e) O assunto abordado no texto foca, principalmente, a importância do professor na educação de crianças. Os argumentos são intensificados com a citação indireta do juiz Rolf True: “Os maus professores são determinantes para a educação das crianças. Além de chocar nossa consciência, isso viola o direito constitucional dos estudantes de ter oportunidade de uma educação básica de qualidade”.

www.revisandopsicologia.com 2

Page 3: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

2 de 9

05. Leia o texto abaixo (extraído de noticias.uol.com.br/ ultimas-noticias/bbc/2016/04/25/camera-de-seguranca-registra-aparecimento-inesperado-de-cratera-em-rua-movimentada-na-china.htm. Acesso em 25 abril 2016) Câmera de segurança registra aparecimento inesperado de cratera em rua movimentada na China.

Uma câmera de segurança de Hangzhou, no leste da China, capturou o momento em que uma cratera se forma inesperadamente em uma movimentada rua da cidade.

As imagens divulgadas pela emissora estatal chinesa CCTV mostram também que foi o olho atento de um policial de trânsito que evitou vítimas ou maiores danos por causa do buraco.

O agente percebeu uma pequena fenda no asfalto e, com isso, começou a alertar motoristas e pedestres antes de colocar cones em torno do local.

O asfalto acabou cedendo, formando uma cratera de alguns metros de profundidade.

Sobre o texto acima, é correto afirmar:

a) A notícia apresentada utiliza o substantivo “agente” de

forma equivocada, sendo a correta grafia, para o contexto: a gente.

b) A crônica apresentada utiliza o gerúndio dos verbos “cedendo” e “formando” de forma correta.

c) O relato apresentado utiliza o argumento de autoridade “imagens divulgadas pela emissora estatal chinesa CCTV”, como justificativa de seus argumentos.

d) A carta ao leitor apresentada utiliza a dramaticidade para fundamentar os seus argumentos, como no trecho: “O asfalto acabou cedendo”.

e) A notícia apresentada utiliza o advérbio para relatar a forma como o fato ocorrido aconteceu: uma cratera se forma inesperadamente.

06. Leia o trecho da poesia abaixo, de Patativa do Assaré (extraída de http://www.tanto.com.br/patativa-abc.htm. Acesso em 25 de abril de 2016):

Já falei sobre a desgraça dos animais do Nordeste; com a seca vem a peste e a vida fica sem graça. Quanto mais dia se passa mais a dor se multiplica; a mata que já foi rica, de tristeza geme e chora. Preciso dizer agora o povo como é que fica.

Sobre a poesia acima, é correto afirmar que:

a) O trecho acima remete à crise política brasileira que, por arruinar uma ordem pré-estabelecida, prejudica os menos favorecidos.

b) O trecho acima remete aos problemas sociais brasileiros, como a desigualdade socioeconômica, que, nos dias atuais, tem uma configuração nas cidades e não mais no sertão.

c) O trecho acima remete à pobreza material dos sertanejos que, por falta de recursos hídricos, saem em busca de uma vida digna nas cidades maiores.

d) O trecho acima remete à seca do sertão nordestino, que, em pleno século XXI, ainda persiste.

e) O trecho acima remete a desestruturação do sertão nordestino que, devido ao êxodo rural, deixou as marcas da corrupção na terra seca.

07. Leia o texto abaixo (extraído de http://mundoestranho. abril.com.br/materia/manga-com-leite-faz-mal. Acesso em 25 de abril de 2016).

Manga com leite faz mal?

Que nada, só faz bem. A má reputação dessa mistura

não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. "O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje", afirma a nutricionista Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.

Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. "A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína", diz a engenheira agrônoma Elizabeth Ferraz da Silva Torres, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Alimentos em Questão - Uma Abordagem Técnica para as Dúvidas Mais Comuns. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.

Segundo o texto "Manga com leite faz mal?", assinale a alternativa correta:

a) O texto é do gênero textual artigo de opinião e tem como tese principal o fato do leite com manga não fazer mal à saúde.

b) O texto é um resumo e tem como tese principal explicar os procedimentos alimentares na época da escravidão.

c) O texto não exprime uma opinião, mas uma constatação de um estudo a qual defende que leite com manga não faz mal à saúde.

d) O texto trabalha com um mito e expõe a opinião do autor sobre a crença popular de que manga com leite faz mal.

e) O texto é uma reportagem, de cunho científico, cuja linguagem deixa a dubiedade da questão do leite e manga, combinados, fazerem mal à saúde.

08. Leia a frase abaixo e assinale a alternativa correta

(extraído de http://mundoestranho.abril.com.br/materia/ manga-com-leite-faz-mal. Acesso em 25 de abril de 2016):

"O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.". a) O uso do verbo nocional "ser" faz a ligação direta entre o

elemento leite e suas propriedades nutricionais. b) O uso do complemento nominal "e, proteína"

complementa o sentido do nome "rico" e é regido por preposição.

c) O uso dos dois pontos em " Moral da história:" quebra o período e não faz a retomada dos termos anteriores.

d) O uso dos termos " riboflavina, fósforo e magnésio" impossibilita a compreensão do texto pelo leitor que desconhece o vocabulário científico.

e) O uso do verbo de estado "garantir" faz a ligação direta entre as doses de vitaminas e o organismo humano.

www.revisandopsicologia.com 3

Page 4: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

3 de 9

09. Leia o texto abaixo (extraído de www.passeidireto.com/ arquivo/1638053/apostila_lpt_ii-2013/11. Acesso em 25 de abril 2016):

Há inúmeras maneiras de convencer alguém de algo. Podemos tentar impor nossa vontade usando a violência. Ou recorrendo à demonstração científica. Ou simplesmente ganhando no grito.

Podemos, no entanto, argumentar. Quem argumenta parte do princípio de que não vai ganhar uma discussão no grito ou na base da força (física, de sua autoridade, de seu status).

Argumentar exige debate aberto e ético. Não manipulativo. Com todos os argumentos a nosso alcance abordados, mesmo os avessos à nossa opinião.

Sobre o texto, é correto afirmar que: a) O verbo convencer (Há inúmeras maneiras de convencer

alguém de algo) é um verbo bitransitivo. b) O verbo impor (Podemos tentar impor nossa vontade

usando a violência) é um verbo transitivo indireto. c) O verbo recorrer (Ou recorrendo à demonstração

científica. Ou simplesmente ganhando no grito) é um verbo transitivo direto.

d) O verbo argumentar (Podemos, no entanto, argumentar) é um verbo de ligação.

e) O verbo ganhar (Quem argumenta parte do princípio de que não vai ganhar uma discussão no grito ou na base da força) é um verbo de estado.

10. Leia o poema abaixo, de Oswald de Andrade e assinale

a alternativa correta (extraído de: http://brasilcoloniaall. blogspot.com.br/2012/05/erro-de-portugues-oswald-de-andrade.html. Acesso em 25 de abril de 2016):

Erro português

Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português

a) O poeta Oswald de Andrade, modernista, utiliza no poema

acima versos longos e a sua marca registrada: a abordagem de um fato histórico em suas poesias.

b) O poeta Oswald de Andrade, árcade, renega metáforas em seu poema, como o verbo vestir, que pode significar colocar vestimentas ou imposição cultural.

c) O poeta Oswald de Andrade, simbolista, reaproveita temas linguísticos em suas produções, como, no caso acima, o uso do português padrão.

d) O poeta Oswald de Andrade, modernista, utiliza um título ambíguo o irônico, pois, ao mesmo tempo, há o efeito de sentido do erro ser do uso do português vernáculo e, também, do erro ser cometido por uma pessoa nascida em Portugal (um português).

e) O poeta Oswald de Andrade, romântico, utiliza em seus poemas temas de amor e contradições sociais, como no caso acima, a soberania brasileira em relação à portuguesa.

MATEMÁTICA

11. Para quais valores reais de x a seguinte desigualdade é satisfeita?

𝑥2 − 7𝑥 + 12 ≤ −𝑥 + 4

a) 2 ≤ 𝑥 ≤ 4

b) 2 < 𝑥 < 4

c) 𝑥 < 2 ∪ 4 < 𝑥

d) 𝑥 ≤ 2 ∪ 4 ≤ 𝑥

e) 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝑥 ∈ ℝ

12. Seja ABC um triângulo retângulo cujo seguimento 𝑨𝑩̅̅ ̅̅ =

𝟖𝒄𝒎, e o ângulo oposto a ele tem 30°. Qual será a área desse triângulo?

a) 32√3

3cm2

b) 8√3cm2

c) 32√3cm2

d) 64√3cm2

e) 65 cm2

13. Dadas as funções 𝒇(𝒙) =𝟒𝒙+𝟕

√𝒙−𝟏 𝒆 𝒈(𝒙) = 𝒙𝟐 − 𝟗, podemos

afirmar que:

a) 𝑑𝑜𝑚 𝑓 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 ≤ 1} 𝑒 𝑑𝑜𝑚 𝑔 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 ≠ 3} b) 𝑑𝑜𝑚 𝑓 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 ≥ 1} 𝑒 𝑑𝑜𝑚 𝑔 = {𝑥 ∈ ℝ} c) 𝑑𝑜𝑚 𝑓 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 ≠ 1} 𝑒 𝑑𝑜𝑚 𝑔 = {𝑥 ∈ ℝ} d) 𝑑𝑜𝑚 𝑓 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 > 1} 𝑒 𝑑𝑜𝑚 𝑔 = {𝑥 ∈ ℝ} e) 𝑑𝑜𝑚 𝑓 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 > 1} 𝑒 𝑑𝑜𝑚 𝑔 = {𝑥 ∈ ℝ; 𝑥 ≠ 3}

14. Uma praça foi construída em forma elíptica e em um dos

focos foi construído um chafariz e no outro foco um quiosque. Sabendo que a equação dessa elipse é dada

por 𝟔𝟒𝒙𝟐 + 𝟏𝟎𝟎𝒚𝟐 − 𝟔𝟒𝟎𝟎 = 𝟎, qual será aproximadamente a distância entre o chafariz e o quiosque?

a) 8 b) 10 c) 12 d) 20 e) 24

15. Seja ABC um triângulo no plano cartesiano, com vértices

A(2,0) e B(6,4) e C(5,-1). Qual será a equação da reta que passa pelo vértice C e pelo ponto médio do segmento

𝑨𝑩̅̅ ̅̅ ?

a) 𝑦 = 3𝑥 − 10 b) 𝑦 = −3𝑥 + 14

c) 𝑦 = −2𝑥 + 9

d) 𝑦 = 2𝑥 − 11

e) 𝑦 = −4𝑥 + 19

16. Um produtor rural vende frutas e verduras para 3

supermercados da sua cidade. Em uma determinada semana ele vendeu no total R$ 2.141,00 em produtos.

Sabendo que no mercado A ele vendeu 𝟐 𝟑⁄ do mercado

B, e no mercado B vendeu R$ 651,00 a mais que no mercado C, quantos reais ele vendeu no mercado A, B e C respectivamente?

a) R$ 1.427,00, R$ 651,00 e R$ 63,00 b) R$ 680,00, R$ 1.056,00 R$ 405,00 c) R$ 372,50 R$ 558,75 e R$ 1.209,75 d) R$ 598,00, R$ 1.147,00 e R$ 496,00 e) R$ 698,00, R$ 1.047,00 e R$ 396,00

www.revisandopsicologia.com 4

Page 5: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

4 de 9

17. Em um evento de matemática aplicada participaram 550 pessoas, desses 396 eram formados em matemática e 199 em física. Qual a probabilidade de escolhendo um estudante ao acaso, ele ser formado em física e matemática?

a) 9

110

b) 15

110

c) 199

550

d) 396

550

e) 119

110

18. Uma editora quer contratar funcionários para digitar um

determinado livro. O funcionário I gasta 8h para digitar o livro todo, o funcionário II 9h e o funcionário III 10h. Para agilizar o trabalho, os 3 funcionários foram contratados para trabalhar juntos. Quanto tempo aproximadamente os 3 funcionários gastarão para digitar o livro?

a) 2h. b) 3h. c) 4h. d) 6h. e) 7h.

19. Dadas as retas r e s de equações r: 2y - 6x + 24 = 0 e s: y - 3x – 12 = 0 e correto afirmar que:

a) O coeficiente angular de r é -24 e de s é 12. b) O coeficiente linear de ambas as retas é 3. c) As retas são paralelas distintas. d) As retas são paralelas coincidentes. e) As relas são concorrentes.

20. Margarida tem uma coleção de luvas, dentre elas 12 são beges, 8 são pretas, 5 são vermelhas e 4 são amarelas. Supondo que todas estejam misturadas numa gaveta, e que Margarida deve retirar algumas no escuro sem ver a cor. Quantas luvas serão necessárias Margarida retirar da gaveta para que tenha certeza que pegou pelo menos 2 de mesma cor?

a) 2 b) 5 c) 8 d) 12 e) 29

CONHECIMENTOS GERAIS

21. A formação histórica brasileira se inicia a partir do

século XVI, com a vinda dos portugueses. Neste contexto os ciclos econômicos ganham importância para a transformação gradativa do País. Sobre as questões econômicas do Brasil colonial assinale a alternativa correta: a) Mesmo com interesses em encontrar ouro em sua nova

colônia, os portugueses não tiveram sucesso no século XVI, e desta forma se dedicaram a explorar a cana-de-açúcar, obtendo sucesso sem qualquer ajuda de estrangeiros tais como os holandeses.

b) O pau-brasil foi um dos primeiros produtos explorados no Brasil. Isto ocorreu no litoral nordestino que oferecia este tipo de produto. Devido a intensa exploração desta árvore, eliminou-se por completo a possibilidade de invasores estrangeiros no século XVI.

c) No processo de formação brasileiro após a exploração do pau-brasil, houve o plantio de cana-de-açúcar. Para melhor explorar o Brasil houve uma divisão de capitanias-hereditárias, sendo que somente duas prosperaram: São Vicente e Pernambuco.

d) A economia do Brasil colonial representou a exploração da cana-de-açúcar. O sistema adotado neste período foi conhecido como “plantation”, ou seja, utilizava mão-de-obra escravocrata, a cana era voltada para o mercado interno, havia latifúndios e praticava-se a policultura.

e) Quando o monarca português fez a divisão em capitanias-hereditárias não encontrou problemas para efetivar o processo colonizador. Desta forma somente duas capitanias não prosperaram.

22. O ciclo canavieiro teve seu apogeu e seu declínio no final do século XVII e início do XVIII. Ao final do século XVII houve invasões dos holandeses provocando conflitos que levaram ao declínio açucareiro e a busca por novas alternativas econômicas. Sobre este contexto histórico assinale o que for correto: a) Houve logo de imediato, o início do plantio cafeeiro na

região das Minas Gerais, devido ao fato de suas terras serem mais férteis e a mão –de –obra que era escrava, transformou-se em livre pelo sistema de parceiros.

b) Vários grupos saíram da região mais litorânea em busca do interior do Brasil. Estes grupos que saíam da região de São Vicente ficaram conhecidos como bandeirantes, e ao promoverem estas incursões buscavam ouro e indígenas para serem mão-de-obra.

c) Uma das instituições que mais incentivou o apresamento de indígenas pelos bandeirantes foi a Igreja católica, pois via nesta ação a possibilidade de catequizar os nativos.

d) O movimento conhecido como bandeirantismo foi um dos mais importantes de São Paulo, sendo responsável por aumentar as fronteiras brasileiras. Este aumento ocorreu devido ao conflito com os emboabas que eram os donos das regiões auríferas.

e) Com a ação bandeirante no interior do País, houve uma recuperação do ciclo canavieiro, devido ao fato de aumentar o número de consumidores para este produto.

23. Os aspectos geográficos do atual Estado de São Paulo são importantes para sua configuração. Sobre estes aspectos assinale a alternativa correta:

a) Há vários rios importantes que servem para abastecer boa parte do Estado com destaque para os rios Tietê e Arapongas.

b) A maior parte do Estado apresenta um baixo relevo, sendo que quase cem por cento está ao nível do mar.

c) Sua divisa ao sul é o Estado do Paraná, a leste está o Estado de Minas Gerais e ao norte divide-se com o Planalto Central.

d) Uma parte significativa de seu relevo é elevado, considerando que há várias regiões entre trezentos e novecentos metros de altitude.

e) O maior Estado que faz fronteira com São Paulo é o Paraná, que possui o maior litoral brasileiro.

www.revisandopsicologia.com 5

Page 6: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

5 de 9

24. Um dos períodos mais intensos da história do Brasil foi o governo de Getúlio Vargas, que perdurou de 1930 a 1945, além de retornar ao poder em 1950 deixando-o em definitivo somente em 1954. Sobre este líder político e sua administração podemos afirmar que: a) Em 1930 Vargas disputou as eleições com o candidato

que representava o Estado de São Paulo, Júlio Prestes. As eleições foram marcadas por fraudes e violências, mas no fim Vargas conseguiu uma vitória eleitoral.

b) Getúlio Vargas representa uma força política que veio do Rio Grande do Sul e entrou em disputa com Júlio Prestes, que representava o Estado de São Paulo. Vargas era considerado o maior representante da política café-com-leite, que permaneceu por vários anos.

c) Um dos principais episódios de seu governo foi a Revolução Constitucionalista. Este evento histórico mostrou o descontentamento do Estado de São Paulo que mesmo derrotado militarmente influenciou a elaboração de uma Carta Magna em 1934.

d) Vargas foi apoiado pelo Estado de São Paulo para conseguir efetivar um golpe militar e se instalar no poder na década de trinta.

e) Somente o Estado do Paraná apoiou a Revolução Constitucionalista em 1932. Este apoio se deve ao fato de imigrantes italianos no Paraná serem compatriotas de imigrantes italianos de São Paulo.

25. Os conflitos ideológicos sempre fizeram parte da humanidade e o século XX foi um dos momentos mais intensos nas disputas ideológicas. Sobre as questões ideológicas e conflitos do século XX assinale o que for correto: a) Logo no início do século houve a difusão dos ideais

marxistas, e estes foram responsáveis por uma revolução francesa.

b) Os ideais fascistas, que iniciaram na Alemanha, defendiam a superioridade da raça ariana e um Estado que controlasse todos os meios de produção.

c) Os principais ideólogos nazistas foram Mussolini e o General Franco, que formalizaram coalizão com Stalin.

d) O século XX foi marcado pelos regimes chamados de “totalitários”. Os destaques do totalitarismo foram o fascismo e o socialismo que geraram conflitos significativos.

e) O comunismo soviético foi uma das principais correntes de pensamento que tomou conta do leste europeu, o que provocou a Primeira Guerra Mundial.

26. O Estado de São Paulo sempre teve uma importância

política para o Brasil. No início da Republica, os militares assumiram o poder, mas logo depois este poder passa as mãos dos civis iniciando algo conhecido como “café com leite”. Sobre a participação do Estado de São Paulo neste contexto histórico podemos assinalar a seguinte proposição correta:

a) Os paulistas se revezavam no poder com os mineiros caracterizando a política café com leite. O sistema eleitoral foi marcado por problemas, mas atenuado pelo fato do voto ser universal e secreto.

b) Voto de cabresto, coronelismo e curral eleitoral são expressões que marcaram este período. Porém o Estado de São Paulo lutou contra estas distorções da Republica, conseguindo impor eleições livres de corrupção, já na constituição de 1924.

c) Júlio Prestes foi o candidato que representou o Estado de São Paulo no pleito de 1930, na qual houve uma disputa contra o candidato que representava a Aliança Liberal.

d) O poder político de São Paulo foi comandado por Artur Bernardes, que conseguiu enfim derrotar Getúlio Vargas, no pleito de 1926.

e) Os tenentes que apoiaram o golpe de Vargas se candidataram as eleições legislativas de São Paulo e ao ganharem iniciaram a Revolução Constitucionalista de 1932.

27. Com o fim da Guerra Fria inicia-se um período conhecido como globalização. Sobre esta nova ordem mundial podemos assinalar como correta a seguinte proposição: a) A Guerra Fria representava uma polarização entre duas

superpotências, o que chegou ao fim no final do século XX. Com o término da polarização há uma quebra de barreiras criando a possibilidade da criação de mercados comuns.

b) Os blocos econômicos que foram criados seguiam uma lógica de mercado criada dentro do contexto da Guerra Fria, ou seja, aqueles que seguiam os soviéticos tiveram que permanecer no COMECOM.

c) Criação de blocos econômicos, quebra de barreiras alfandegarias, e aumento do intervencionismo estatal na economia são as principais características desta nova ordem chamada globalização.

d) Mesmo que se defendesse os princípios liberais, os defensores desta nova ordem jamais falaram em padronização da moeda, pois acabaria com o princípio de poder estatal.

e) Mercosul representa a forma mais avançada da globalização, pois chegou a padronizar tributos e serviços entre seus países membros.

28. No processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff houve um parlamentar que fez apologia a um dos representantes da ditadura militar brasileira, o que gerou polemica dentro e fora do País. Sobre este período em que os militares estiveram no poder podemos assinalar como correta a seguinte proposição: a) Os militares assumiram o poder no Brasil após um golpe

desferido contra o presidente eleito João Goulart. Jango foi eleito democraticamente ao vencer JK nas eleições de 1960, mas foi retirado após um golpe.

b) Jango fazia uma política de aproximação ao governo soviético e o chinês, o que gerou desconfiança por parte dos militares. Porém em seu governo jamais houve qualquer medida restritiva ao capital norte-americano ou a empresários deste País.

c) A situação econômica do País estava com problemas, mas Jango em parceria com o FMI, já tinha controlado os investimentos, a carestia e a falta de abastecimento já tinham sido controladas o que não justificaria o golpe.

d) Os Atos Institucionais foram uma forma de controle do executivo no período em que os militares estiveram no poder. Há dois atos que ganham destaque: O AI 2 que criou o bipartidarismo e o AI5 que representou um forte controle do Estado sobre o cidadão.

e) Alguns ditadores fizeram parceria com os Estados Unidos e pediram reforços para derrotar a Guerrilha do Araguaia, pois esta contava com combates chineses maoístas e tinham tomado toda a região norte do Estado de São Paulo.

29. A economia é um dos fatores mais importantes para a

estrutura de uma sociedade. Sobre as características econômicas do município de Bananal, do Estado de São Paulo de do Brasil podemos afirmar corretamente que:

a) O Munícipio de Bananal jamais teve ligação com o café

ou com questões turísticas. b) O Estado de São Paulo é fortemente dependente da

industrialização, mas não ganha qualquer destaque na produção agrícola ou pecuária.

c) A econômica brasileira esteve próxima do colapso no ano de 2015, o que fez com que o Banco Central baixasse os juros para patamares próximos a zero.

d) O real sofreu, nos últimos tempos, uma forte desvalorização frente ao dólar o que fez o ministro da fazenda iniciar um processo de privatização da Vale do Rio Doce, aumentado as reservas cambiais.

e) Na década de noventa houve um fortalecimento econômico com a criação do Real. Porém o processo inflacionário contribui para um enfraquecimento econômico nos últimos anos.

www.revisandopsicologia.com 6

Page 7: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

6 de 9

30. Os últimos meses de 2015 e os primeiros meses de 2016 tem sido agitado nos campos políticos e econômicos. Sobre esta realidade atual do Brasil podemos afirmar que.

a) O presidente da Câmara dos deputados aceitou o processo de impeachment da presidente Dilma no início de dezembro do ano de 2015. A principal acusação é a de responsabilidade fiscal pois houve uma política econômica voltada a emitir moeda para saudar dividas com o Banco Central.

b) Para efetivar o impedimento da presidente Dilma são necessários dois terços dos senadores votarem sim e para a Câmara dos deputados basta uma maioria simples votar pelo afastamento da líder do executivo.

c) No Brasil houve um processo de impeachment, que ocorreu com Fernando Collor de Mello. Na época a acusação foi tal qual a de hoje, que consiste única e exclusivamente em crime que fere a LRF.

d) Para que se efetive o processo de impedimento contra Dilma tem que passar por um processo de criação de uma comissão especial no Congresso e ocorrer votação em plenária e igualmente no Senado ser criada uma comissão e por fim votação em plenária.

e) Fernando Collor de Mello foi realmente condenado pelos deputados e pelos senadores e sua chapa foi impedida de governar, iniciando novo período eleitoral no Brasil.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 31. Segundo Ruth Scheeffer, qual das afirmações NÃO se

refere ao aconselhamento psicológico:

a) Há menor ênfase na exploração do passado e no histórico do caso.

b) Focaliza mais nos aspectos conscientes. c) É caracterizado por uma relação de longa duração e

focaliza o inconsciente. d) É educativo de apoio e situacional. e) É voltado para a solução de problemas.

32. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM- V, quais dos sintomas NÃO dizem respeito ao transtorno de pânico:

a) Despersonalização. b) Parestesias. c) Palpitações, coração acelerado, taquicardia. d) Medo de perder o controle. e) Sentimentos de desesperança.

33. De acordo com Marcelo Tavares, pode-se afirmar que a

entrevista clínica:

a) É um conjunto de técnicas de investigação de tempo ilimitado.

b) É um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

c) Não deve ser dirigida. d) Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser

divididas em estruturadas e semiestruturadas. e) Deverá ter delimitação temporal, ou seja, requer um

único encontro.

34. A entrevista motivacional é uma técnica cujo objetivo principal é auxiliar nos processos de mudança nos comportamentos considerados aditivos. Um dos princípios norteadores é o exposto por Prochaska e DiClemente que descrevem a prontidão para a mudança, baseados nos estágios de mudança. Com base na afirmação descrita, o psicólogo atendeu um paciente que está consciente de que existe um problema, está seriamente pensando no problema, mas ainda não iniciou a ação. Assinale a opção que indica o estágio em que se encontra este paciente:

a) Manutenção. b) Contemplação. c) Pré-contemplação. d) Recaída. e) Determinação.

35. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá:

a) Repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

b) Informar o Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos materiais.

c) Deverá repassar para o responsável do setor. d) Levar ao conhecimento das instâncias competentes e

informar ao Conselho Federal de Psicologia. e) Orientar ao responsável pelo setor para que providencie

o arquivamento dos materiais.

www.revisandopsicologia.com 7

Page 8: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

7 de 9

36. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), qual dos sintomas refere-se a distimia:

a) Humor deprimido na maior parte do dia, na maioria dos dias, indicado por relato subjetivo ou por observação feita por outras pessoas, pelo período mínimo de dois anos.

b) Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade ou energia, com duração mínima de quatro dias consecutivos.

c) Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e indesejados.

d) Dificuldade persistente de descartar ou de se desfazer de pertences, independentemente do seu valor real.

e) Envolve preocupação frequente, persistente e excessiva, desproporcional ao impacto do evento ou circunstância que é foco de preocupação.

37. No Manual de Transtornos Mentais da CID- 10, as fobias

sociais (40.1) se caracterizam pelo medo de ser exposto à observação atenta de outrem e que leva a evitar situações sociais. Podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido que uma ou outra destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para:

a) Ataque de pânico. b) Ideias suicidas. c) Delírios. d) Alucinações. e) Tricotilomania.

38. O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

São prioridades pactuadas, com exceção de:

a) Saúde do idoso. b) Controle do câncer do colo do útero e da mama. c) Redução da mortalidade infantil e materna. d) Pesquisar e reduzir os agravos dos transtornos mentais. e) Promoção da saúde.

39. Na terapia cognitiva comportamental o tratamento de dependentes de álcool abrange as seguintes características: I. A escolha das técnicas considera as particularidades

de cada paciente. II. A manutenção da abstinência se sustenta no

aprendizado das técnicas, no planejamento de metas, na mudança de estilo de vida e na articulação da rede de apoio social.

III. Intervenções comportamentais e resolução de problemas auxiliam no aumento da autoeficácia e no adequado manejo da fissura.

IV. Modelo de intervenção psicoeducativa envolve o treino individual ou em grupo, aonde serão feitas dramatizações das situações relacionadas a dependência alcoólica.

Somente está correta o que se afirma em: a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I, II, III e IV. d) I e III. e) I e IV.

40. De acordo com Sigmund Freud a estrutura da personalidade é constituída por três grandes sistemas. O terceiro e último sistema é o representante interno dos valores tradicionais e dos ideais da sociedade conforme interpretados para a criança pelos pais e impostos por um sistema de recompensas e punições.

Este sistema é denominado:

a) Id. b) Ego. c) Superego. d) Instinto. e) Repressão.

41. A busca de superioridade acompanha o crescimento físico e é uma necessidade intrínseca da própria vida. A superioridade é a busca de uma completude perfeita. É a grande pulsão ascendente. Cada pessoa tem seu modo concreto de atingir ou tentar atingir a perfeição. Esta busca leva a pessoa de um estágio de desenvolvimento para o próximo bem como, pode manifestar-se de inúmeras maneiras diferentes. Este conceito refere-se à teoria de:

a) Erich Fromm. b) Carl Gustav Jung. c) Alfred Adler. d) Erik Erikson. e) George Kelly.

42. Considere as seguintes afirmações relacionadas ao

Código de Ética Profissional: I. O psicólogo compartilhará somente informações

relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

II. É vedado ao psicólogo intervir (sem exceção) na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional.

III. Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

IV. É vedado ao psicólogo (sem exceção) depor como testemunha sobre situação sigilosa do/ao usuário/a de que tenha conhecimento no exercício profissional.

Somente está correto o que se afirma em:

a) I e II. b) I e III. c) I, III e IV. d) I. e) III.

43. Conforme normatização vigente do SUS, a atenção

básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, com exceção de:

a) Ser base. b) Ser resolutiva. c) Coordenar o cuidado. d) Ordenar as redes. e) Ser educativa.

www.revisandopsicologia.com 8

Page 9: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

8 de 9

44. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, as equipes do consultório na rua:

a) Deverão realizar todas as suas atividades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

b) São equipes da atenção básica, compostos por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas em situação de rua.

c) Deverão cumprir no máximo 10 horas semanais. d) Seu horário de funcionamento somente ocorrerá no

período noturno. e) Deverão organizar ações isoladas, sem a articulação e

parceria com as demais equipes de atenção básica do território.

45. Lançada em 2003, busca por em prática os objetivos do

SUS no cotidiano dos serviços de Saúde, produzindo mudanças no modo de gerir e cuidar. Estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, conta com equipes regionais de apoiadores que se articulam às secretarias estaduais e municipais de saúde. A partir desta articulação se constroem, de forma compartilhada, planos de ação para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde.

O texto descrito se refere:

a) Política Nacional de Humanização. b) Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. c) Política Nacional de Saúde Mental. d) Conselho Local de Saúde. e) Conselho Nacional de Saúde.

46. Considere as seguintes afirmações sobre o PlanejaSUS:

I. Define-se como a atuação contínua, articulada e

integrada as áreas de planejamento das três esferas de gestão do SUS.

II. Não possibilita a consolidação da cultura do planejamento de forma transversal às demais ações desenvolvidas no Sistema Único de Saúde.

III. São definidos os objetivos e as responsabilidades das áreas de planejamento de cada uma das esferas de gestão de modo a conferir efetiva direcionalidade ao processo de planejamento.

IV. O desenvolvimento de papéis específicos visa, principalmente, potencializar e conferir celeridade e resolubilidade ao PlanejaSUS, tanto na sua implantação, quanto no seu funcionamento, porém não contempla monitoramento e avaliação contínuos.

Somente está correta, o que se afirma em:

a) I, II e III b) I, II, III e IV c) I e III d) II e IV e) I e IV

47. De acordo com as afirmações de Jurema Alcides Cunha, o psicodiagnóstico: I. Poderá ter como um de seus objetivos a prevenção. II. É um processo cientifico, porque deve partir de um

levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou não através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

III. Deverá ter somente um objetivo, independente dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta.

IV. Em termos de operacionalização; tem como um dos passos estabelecer plano de avaliação.

Somente está correto, o que se afirma em:

a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) II e IV. e) II e III.

48. Carl Gustav Jung baseou sua teoria de personalidade no

pressuposto de que a mente, ou psique, possui um nível consciente e inconsciente. Contudo, afirmava que a porção mais importante do inconsciente origina-se não das experiências pessoais do indivíduo, mas do passado distante da existência humana, são herdados e transmitidos de uma geração para a seguinte como potencial psíquico. Um conceito que Jung denominava: a) Arquétipo. b) Inconsciente coletivo. c) Inconsciente pessoal. d) Self. e) Persona.

49. De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia, em relação ao laudo psicológico podemos afirmar que: a) É um documento técnico, de caráter demonstrativo, tem

o objetivo de apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, visando fornecer orientações, subsidiar decisões ou encaminhamentos, a partir de uma avaliação psicológica.

b) Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação técnica especializada, de uma “questão problema”, visando à eliminação de dúvidas que interfiram na decisão.

c) É um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações relacionados à pessoa atendida, devendo restringir-se a seu objeto, a partir de registros objetivos.

d) É um documento expedido pelo psicólogo para comprovação do estado psicológico ou outra informação referente à pessoa atendida.

e) Na sua estrutura básica contém os seguintes itens: identificação, descrição da demanda e conclusão.

50. A Classificação dos Transtornos Mentais e de

Comportamento da CID 10, indica que um paciente que apresenta dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão), são características encontradas no transtorno: a) Obsessivo- compulsivo. b) Afetivo bipolar. c) Somatoforme. d) Hipocondríaco. e) Delirante.

www.revisandopsicologia.com 9

Page 10: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

003 – Especialista em Saúde III - Psicólogo

9 de 9

RASCUNHO

www.revisandopsicologia.com 10

Page 11: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMiAtMDMwMA==

MUNICÍPIO DE BANANAL ESTADO DE SÃO PAULO

www.oppusconcursos.com.br

página1 de 1

GABARITO OFICIAL

C O N C U R S O P Ú B L I C O REF. EDITAL N° 001/2016

NÍVEL DE ESCOLARIDADE:SUPERIOR

003 – ANALISTA DO EXECUTIVO III – PSICÓLOGO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

B X A A E D C X A D A C D C B E A B C B C B D C D

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

C A D E D C E B B A A A D A C C B E B A C C B A B

X = ANULADA

www.revisandopsicologia.com 11

Page 12: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

1 de 7

LÍNGUA PORTUGUESA O relato seguinte é base às questões 01, 02 e 03.

No início da minha detenção, no entanto, o mais difícil é que tinha pensamentos de homem livre. Por exemplo, desejo de estar numa praia e de descer para o mar. Imaginando o barulho das primeiras ondas sob as solas dos pés, a entrada do corpo na água e a libertação que encontrava nisso: sentia, de repente, até que ponto as paredes da prisão me cercavam. Mas isto durou alguns meses. Depois, só tinha pensamentos de prisioneiro. Aguardava o passeio diário no pátio ou a visita do advogado. O resto do meu tempo, eu coordenava muito bem. Nessa época, pensei muitas vezes que se me obrigassem a viver dentro de um tronco seco de árvore, sem outra ocupação além de olhar a flor do céu acima da minha cabeça, eu teria me habituado aos poucos. Teria esperado a passagem dos pássaros ou os encontros entre as nuvens tal como esperava aqui as estranhas gravatas do advogado, e, como num outro mundo, esperava até sábado para estreitar nos meus braços o corpo de Marie. Ora, a verdade, afinal, é que eu não estava numa árvore seca. Havia pessoas mais infelizes do que eu.

O Estrangeiro, Albert Camus, p. 80-81.

01. Após algum tempo na prisão, pode-se afirmar que o narrador em 1ª pessoa passou a adotar uma postura de:

a) Insubordinação. b) Resiliência. c) Conivência. d) Coação. e) Ilicitude.

02. Todo o relato se constrói assentado sobre a dicotomia

genérica anunciada por meio das expressões:

a) “minha detenção” / “pensamentos de prisioneiro.” b) “a libertação” / “passeio diário no pátio.” c) “desejo de estar numa praia” / “tronco seco de árvore.” d) “pensamentos de homem livre” / “pensamentos de

prisioneiro.” e) “o barulho das primeiras ondas” / “a visita do advogado.”

03. Assinale a alternativa que traz um substantivo

duplamente adjetivado.

a) “a entrada do corpo na água.” b) “o passeio diário no pátio.” c) “um tronco seco de árvore.” d) “a flor do céu acima da minha cabeça.” e) “pessoas mais infelizes.”

Os versos seguintes são base às questões 04, 05 e 06.

O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da Serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (...).

Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto, p. 84-85.

04. Qual das expressões seguintes assume valor aproximativo no poema?

a) “muitos” (em Como há muitos Severinos). b) “ao menos” (em se ao menos mais cinco havia). c) “tantas” (em filhos de tantas Marias). d) “tantos” (em mulheres de outros tantos). e) “um pouco” (em de fome um pouco por dia).

05. No trecho “E se somos Severinos / iguais em tudo na vida, / morremos de morte igual, / mesma morte severina:”, o elemento sublinhado assume valor:

a) Conformativo b) Concessivo c) Consecutivo d) Condicional e) Causal

06. Há prosopopeia em:

a) “não tenho outro de pia.” b) “serra magra e ossuda.” c) “o sangue que usamos tem pouca tinta.” d) “morremos de morte igual.” e) “e até gente não nascida.”

www.revisandopsicologia.com 12

Page 13: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

2 de 7

O texto seguinte é base às questões 07, 08 e 09.

O segundo manifesto, o Antropófago, desenvolve e explicita a metáfora da devoração. Nós, brasileiros, não deveríamos imitar e sim devorar a informação nova, viesse de onde viesse, ou, nas palavras de Haroldo de Campos, “assimilar sob espécie brasileira a experiência estrangeira e reinventá-la em termos nossos, com qualidades locais iniludíveis que dariam ao produto resultante um caráter autônomo e lhe confeririam, em princípio, a possibilidade de passar a funcionar por sua vez, num confronto internacional, como produto de exportação”. Oswald [de Andrade] subvertia a ordem de importação perene – de formas e fórmulas gastas – (que afinal se manifestava mais como má seleção das referências do passado e das orientações para o futuro do que como medida da força criativa dos autores) e lançava o mito da antropofagia, trazendo para as relações culturais internacionais o ritual canibal. A cena de deglutição do padre d. Pero Fernandes Sardinha pelos índios passa a ser a cena inaugural da cultura brasileira, o próprio fundamento da nacionalidade.

A ideia do canibalismo cultural servia-nos, aos tropicalistas, como uma luva.

Verdade Tropical, Caetano Veloso, p. 247.

07. O texto anterior é da autoria de Caetano Veloso, um tropicalista. Segundo o que se depreende da leitura, Caetano Veloso:

a) Usa Haroldo de Campos e Oswald de Andrade como vozes de autoridade, cujas ideias vão ao encontro da proposta tropicalista.

b) Usa Haroldo de Campos e Oswald de Andrade como vozes de autoridade, cujas ideias vão de encontro à proposta tropicalista.

c) Cita as concepções de Haroldo de Campos e Oswald de Andrade para usá-las como contraponto à proposta tropicalista.

d) Faz uso das ideias de Oswald de Andrade para contestar as ideias de Harold de Campos.

e) Considerava-se um canibal, no sentido denotativo do termo.

08. Assinale a alternativa que traz um possível sinônimo

para o vocábulo “perene” (sublinhado no texto).

a) Inédita. b) Medíocre. c) Temporária. d) Incessante. e) Degradante.

09. Assinale a alternativa cujo trecho sublinhado age,

sintaticamente, como objeto direto.

a) “Nós, brasileiros, não deveríamos imitar.” b) “assimilar sob espécie brasileira a experiência

estrangeira.” c) “que dariam ao produto resultante um caráter autônomo.” d) “trazendo para as relações culturais internacionais o

ritual canibal.” e) “A ideia do canibalismo cultural servia-nos, aos

tropicalistas, como uma luva.”

A passagem seguinte é base à questão 10.

Não haviam andado muito, quando divisaram um homem que, a pé, conduzia uma mula carregada de lanças e espadas. O homem andava rapidamente dando fortes lambadas nas ancas da mula quando esta diminuía o passo.

(...) Rodearam toda a floresta trocando zurros e mais zurros sem que aparecesse o burro. Não poderia mesmo, pois já fazia dez dias que o bicho havia sido devorado pelos lobos.

Tudo ficaria por isso mesmo, não fosse o pessoal da aldeia vizinha ficar sabendo do concerto de relinchos. Foi uma farra. Toda vez que alguém da aldeia de lá encontrava alguém da aldeia de cá, iniciava um bombardeio de zurros à guisa da saudação. A coisa chegou a tal ponto que a única solução seria declarar guerra. Por isso o homem fora comprar armas para a batalha que se avizinhava.

Dom Quixote, Miguel de Cervantes. Adaptação de José Angeli, p. 90-91.

10. Assinale a única alternativa correta quanto à análise linguística de expressões retiradas do excerto.

a) Em “quando divisaram um homem”, o verbo sublinhado não poderia ser substituído por “avistaram”, pois isso acarretaria prejuízo semântico ao texto.

b) As duas ocorrências do “quando” no primeiro parágrafo têm significação condicional.

c) Em “... sem que aparecesse o burro”, o trecho sublinhado exerce a função de objeto direto do verbo que o antecede.

d) Em “... não fosse o pessoal da aldeia vizinha ficar sabendo do concerto de relinchos,” o vocábulo sublinhado nada tem a ver com o ato de reparar algo danificado.

e) Em “A coisa chegou a tal ponto que a única solução...”, o elemento sublinhado tem valor explicativo.

www.revisandopsicologia.com 13

Page 14: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

3 de 7

MATEMÁTICA

11. A soma da idade de João, Pedro e Mauro é 68 anos. Sabendo que João tem o triplo da idade de Pedro menos o dobro da idade de Mauro, e Pedro é 4 anos mais novo que Mauro, qual a idade de João, Pedro e Mauro respectivamente?

a) 6, 29 e 33 b) 16, 24 e 28 c) 24, 20 e 24 d) 18, 23 e 27 e) 14, 25 e 29

12. Em um laboratório de pesquisa, estudantes observaram que determinado tipo de bactéria se duplica a cada dia. Supondo que eles comecem os estudos com 100 bactérias deste tipo, após 9 dias, quantas bactérias existirão?

a) 25.600 b) 51.100 c) 51.200 d) 102.300 e) 204.600

13. Em um concurso público 15% dos candidatos gabaritaram em matemática. Destes candidatos, 12% também gabaritaram em língua estrangeira, 23% em português e os 39 candidatos restantes não gabaritaram em mais nada. Nessas condições e supondo que nenhum candidato gabaritou em português e língua estrangeira simultaneamente, do total de candidatos que prestaram esse concurso, quantos não gabaritaram em nenhuma dessas matérias?

a) 39 b) 60 c) 78 d) 221 e) 340

14. As medidas dos catetos de um triângulo retângulo são 2x+1 e 3x. Sabendo que o ângulo oposto ao cateto que mede 3x tem 45°, qual a medida da hipotenusa desse triângulo?

a) 3√2

b) 4 c) 5

d) √9 e) 9

15. Dados os pontos A = (- 2, - 3) e B = (6, 1) no plano cartesiano, podemos afirmar que a distância entre os pontos A e B é:

a) 4√2

b) 2√5

c) 4√5

d) 5√2

e) 2√2

CONHECIMENTOS GERAIS

16. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas, campos e construções. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...” Vandré, Geraldo pra não dizer que não falei das flores. Esta canção de Vandré representa um momento muito conturbado da história do país, a ditadura militar. Sobre este período assinale o que for correto:

a) Ocorreu um fato importante em setembro de 1968, quando no Congresso Nacional, o deputado Márcio Moreira Alves, do MDB, fez um discurso contra o governo militar chegando a propor um boicote à parada militar do “7 de setembro”.

b) Após o discurso feito por Márcio Moreira Alves os militares fizeram certa oposição a este deputado, mas houve uma concessão por parte do governo permitindo a liberdade de expressão a partir deste fato.

c) A economia teve grandes avanços nos anos sessenta, mas entrou em declínio com o fechamento da economia em relação ao Estados Unidos.

d) Com o discurso do deputado Márcio Moreira Alves houve uma liberdade política, sendo que ocorreu até mesmo uma liberação de formação partidária, sendo criado assim o partido dos trabalhadores no início dos anos setenta.

e) O ato Institucional número cinco representou uma forma democrática ao permitir o pluripartidarismo, além de conceder anistia a presos políticos.

17. O ano de 2016, no Brasil, inicia com forte turbulência política e uma expressão volta a ganhar grande espaço no cenário político: Impeachment. Recordando a história recente do Brasil, houve a conclusão deste processo com o ex-presidente Fernando Collor. Sobre este processo com Collor podemos assinalar como correto:

a) O motivo principal do impeachment de Collor foi o fato de bloquear contas e aplicações financeiras nos bancos, além de confiscar oitenta por cento do dinheiro circulante no país.

b) Seu afastamento ocorreu devido ao fato de extinguir a moeda vigente, o cruzado, e restabelecer o cruzeiro, sendo que muitos empresários o acusaram de beneficiar investidores estrangeiros ao fazer esta manobra econômica.

c) Ao serem expostas ao público notícias de uma suposta rede de corrupção, sonegação fiscal e contas fantasmas, houve uma comissão parlamentar de inquérito que finalizou-se com uma votação superior a oitenta por cento em favor do afastamento do presidente.

d) O esquema montado por Paulo César Farias, o PC, representava a forma de compra de votos do legislativo, algo que ficou conhecido como ‘mensalão”.

e) O esquema de corrupção montado Paulo César Farias atingia o governo federal, estruturou uma comprar de apoio com governadores dos Estados, o que ficou conhecido como “política dos governadores”.

www.revisandopsicologia.com 14

Page 15: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

4 de 7

18. As ideologias é que comandam as transformações sociais. Sobre ideologias e suas práticas recentes assinale o que for correto:

a) A teoria que defende grande intervenção estatal na economia é conhecida como liberalismo econômico.

b) O Estado do “Bem-Estar Social” defende uma livre concorrência entre os capitalistas e menor intervenção estatal.

c) O socialismo se caracteriza pela defesa do poder estatal, mesmo que permita a iniciativa privada em vários setores.

d) O Brasil adotou a pratica socialista a partir dos governos petistas, sendo que reestatizou quase todas as empresas privadas.

e) A globalização representa um fenômeno intensificado após o fim da Guerra Fria e tem como “conduta econômica” o liberalismo.

19. As questões religiosas são importantes para a formação

do contemporâneo. Sobre este assunto assinale o que for correto:

a) O segmento islâmico diverge em vários aspectos do cristianismo, sendo um dos principais pontos a questão monoteísta.

b) O Judaísmo e o cristianismo convergem na questão sobre o monoteísmo, enquanto o islã tem outra forma de ver esta questão.

c) Os principais segmentos religiosos do mundo acreditam em um só Deus, e convergem sobre os profetas ou messias.

d) Mesmo com tantos problemas históricos entre as principais correntes religiosas, há pontos em que estes convergem entre si.

e) As religiões monoteístas que possuem os maiores números de adeptos estão concentradas na Ásia e África.

20. As unidades federativas brasileiras sofreram

modificações no decorrer da história do país. E no caso do Mato Grosso houve a divisão do Estado no final do século XX. Assinale o período político brasileiro em que ocorreu esta divisão:

a) Governo Collor de Mello. b) Ditadura Militar. c) Governo Sarney. d) Governo JK. e) República Velha.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Em relação ao código de ética, pode-se afirmar: I. É vedado ao psicólogo emitir documentos sem

fundamentação e qualidade técnico-científica. II. É dever fundamental do psicólogo: informar, a quem

de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo todas as informações solicitadas que afetem o usuário ou beneficiário.

III. É dever fundamental do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, visando benefício pessoal.

Analisando os itens anteriores, verifica-se que:

a) Apenas o item I está correto. b) Apenas o item II e III estão corretos. c) Apenas os itens I e II estão corretos. d) Apenas os itens I e III estão corretos. e) Apenas o item II está correto.

22. Em relação aos princípios fundamentais, qual das

alternativas é correta.

a) É dever fundamental do psicólogo ter, para com o

trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.

b) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

c) O psicólogo trabalhará em defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

d) O psicólogo se posicionará em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

e) O psicólogo não deverá contribuir para promover a universalização do acesso da população às informações.

23. De acordo com o artigo 16 do código de ética, qual seria

o procedimento do psicólogo em caso de extinção do serviço de Psicologia:

a) O psicólogo responsável informará a instituição, que

providenciará a destinação dos arquivos confidenciais. b) O psicólogo responsável guardará os arquivos

confidenciais. c) O psicólogo responsável informará sua chefia imediata. d) O psicólogo responsável informará ao Conselho

Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

e) O psicólogo repassará os arquivos confidenciais para a instituição responsável.

24. Quanto a responsabilidade de divulgar, a Política Nacional de Promoção da Saúde, compete ao:

a) Gestor municipal. b) Gestor estadual. c) Gestor federal. d) Gestor estadual e federal. e) Gestor municipal, estadual e federal.

www.revisandopsicologia.com 15

Page 16: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

5 de 7

25. Erik Erikson postulou uma teoria acerca do desenvolvimento humano em oito estágios psicossociais, propôs que cada estágio permite o desenvolvimento de forças básicas que surgem das maneiras bem adaptadas de lidar com conflitos. Uma força básica não pode se desenvolver enquanto a força básica associada à fase anterior não for confirmada. Na idade adulta, aproximadamente dos 35 aos 55 anos, a força básica que deveria se desenvolver é:

a) O amor. b) A sabedoria. c) A fidelidade. d) A competência. e) O cuidado.

26. De acordo com Arzeno (2013,) em relação ao enquadre no processo diagnóstico, pode-se afirmar que:

I. O enquadre pode ser mais estrito, mais amplo, mais permeável ou mais plástico conforme as diferentes modalidades do trabalho individual ou conforme as normas da instituição na qual se trabalhe.

II. Não varia de acordo com o enfoque teórico que serve como marco referencial predominante para o profissional.

III. A idade do paciente não influi no enquadre escolhido.

IV. O enquadre inclui não somente o modo de formulação do trabalho mas também o objetivo do mesmo, a frequência dos encontros, o lugar, os horários, os honorários e, principalmente, o papel que cabe a cada um.

Analisando os itens anteriores verifica-se que:

a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II e IV estão corretos. c) Apenas os itens I e IV estão corretos. d) Apenas os itens I e II. e) Apenas o item IV está correto.

27. De acordo com Ribeiro e Rezende (2013) hoje o consumo de substâncias psicoativas está disseminado por todas as classes sociais, faixas etárias e culturas, tornando-se um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Neste sentido, a classificação e os critérios diagnósticos da dependência ou do uso nocivo de substâncias são necessários para compreender os fenômenos envolvidos nesses transtornos. No que diz respeito ao uso nocivo, podemos afirmar que:

a) Não é possível tanto a redução ou o abandono do consumo quanto a persistência do padrão de uso nocivo por um longo período.

b) É um padrão mal adaptativo de uso da substância psicoativa, culminando em repetidas complicações clínicas e/ ou psicossociais para o indivíduo, porém essa situação é restrita ao período de consumo.

c) É um padrão mal- adaptativo de uso de substância que não leva a prejuízos ou sofrimento clinicamente significativo, ocorrendo num período de 24 meses.

d) É o consumo visando o alívio dos sintomas de abstinência com perdas de referenciais internas e externas e não há risco importante de evolução para a dependência.

e) É o estado consequente ao uso de uma substância psicoativa e compreendendo perturbações da consciência, das faculdades cognitivas, da percepção, do afeto ou do comportamento, ou de outras funções e respostas psicofisiológicas.

28. Em relação ao laudo psicológico, pode-se afirmar que:

a) Deve conter no mínimo 3 itens: identificação,

procedimento e análise. b) É uma peça de natureza e valor científicos, devendo

conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário.

c) Deve conter informações sobre a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional e incluir estudos relacionados a revisões de benefícios previstos na legislação, relacionada à seguridade social.

d) Os registros deverão estar transcritos de forma corrida, ou seja, separados apenas pela pontuação, sem parágrafos, evitando, com isso, riscos de adulterações.

e) O prazo de validade do conteúdo deste documento terá duração de 12 meses.

29. “É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é

contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia”.

Este conceito norteia o trabalho da Política Nacional de Humanização, esta descrição corresponde:

a) A clínica ampliada e compartilhada. b) Ao acolhimento. c) A gestão participativa e cogestão. d) A ambiência. e) Consultório de rua.

30. A atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde sendo que uma delas é coordenar o cuidado. Para isso é necessário incorporar ferramentas e dispositivos de gestão do cuidado, tais como:

I. Gestão das listas de espera (encaminhamentos para

consultas especializadas, procedimentos e exames). II. Prontuário eletrônico em rede.

III. Protocolos de atenção organizados sob a lógica de linhas de cuidado.

Analisando os itens anteriores, verifica-se que:

a) I e II estão corretas. b) II e III estão corretas. c) I, II e III estão corretas. d) I e III estão corretas. e) III está correta.

31. De acordo com as responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS- Ministério da Saúde, estados e municípios, segue abaixo, estratégia preconizada para implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde. Estímulo à inserção de ações de promoção da saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica, voltadas às ações:

a) De cuidado com o corpo e a saúde; alimentação

saudável e prevenção, e controle ao tabagismo. b) De cuidados ao envelhecimento e prevenção do câncer. c) De saúde mental e saúde do idoso. d) Para prevenção de drogas e gravidez na adolescência e) De cuidados ao recém-nascido e idoso.

www.revisandopsicologia.com 16

Page 17: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

6 de 7

32. A humanização na saúde caracteriza-se como um movimento no sentido de concretização dos princípios do SUS no dia-a-dia dos serviços. Com a Política Nacional de Humanização (PNH), o Ministério da Saúde propõe estimular esse movimento, incentivando a valorização de todos os atores e sujeitos que participam na produção da saúde para a efetivação do acolhimento da pessoa idosa. Deste modo, os profissionais de saúde devem compreender as especificidades dessa população e a própria legislação brasileira vigente. Para isso, devem: I. Facilitar o acesso aos idosos no nível terciário da

atenção. II. Investir na qualificação dos trabalhadores,

especialmente no que se refere à saúde da pessoa idosa.

III. Estar preparados para lidar com as questões do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne à dimensão subjetiva da pessoa idosa.

a) I e III estão corretas. b) I está correta. c) III está correta. d) II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

33. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, a área genital se torna a principal zona erógena. Esse estágio é marcado pela dicotomia entre o desenvolvimento masculino e feminino. Em relação a masturbação ingressa em uma segunda fase mais crucial.

Essas características correspondem:

a) A fase oral. b) A fase anal. c) A fase fálica. d) Ao período de latência. e) A fase genital.

34. Segundo Alfred Adler as pessoas com um estilo de vida saudável e socialmente útil expressam seu interesse social por meio da ação. Elas se esforçam ativamente para resolver o que Adler considerava os três problemas principais da vida:

a) Amor ao próximo, amor sexual e ocupação. b) Amor ao próximo, família e fé. c) Amor sexual, financeiro e trabalho. d) Amor sexual, moradia e ocupação. e) Amor e casamento, financeiro e felicidade.

35. De acordo com Sigmund Freud:

I. “é o ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou

objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio”;

II. “é o processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis”.

Os itens I e II referem-se a mecanismos de defesa denominados de:

a) I. projeção; II. regressão. b) I. regressão; II. formação reativa. c) I. isolamento; II. projeção. d) I. projeção; II. racionalização e) I. negação; II projeção.

36. “Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experiência e tomar consciência. Um alto grau de congruência significa que a comunicação (o que você está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em seu campo) e a tomada de consciência (o que você está percebendo) são todas semelhantes”.

Este texto se refere a um dos conceitos da:

a) Psicologia analítica b) Psicologia de auto- atualização. c) Gestalt- terapia. d) Perspectiva centrada no cliente. e) Psicologia individual.

37. Segundo a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID – 10, o transtorno obsessivo compulsivo (F42) é caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. Ao resistir a atividade compulsiva:

a) A ansiedade se agrava. b) Aumenta a ocorrência de ataques de pânico. c) Pode haver uma amnésia parcial ou completa. d) Há sempre ocorrência de um transtorno físico. e) Haverá lentidão psicomotora.

38. De acordo com a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID- 10: I. Redução da energia, rebaixamento do humor e

diminuição da atividade. II. Existe quase sempre uma diminuição da autoestima

e da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade ou de indignidade, mesmo nas formas leves.

III. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo.

Os itens I, II e III dizem respeito:

a) Episódios depressivos (F32). b) Transtorno afetivo bipolar (F31). c) Transtornos específicos da personalidade (F60). d) Transtornos dos hábitos e dos impulsos (F63). e) Outros transtornos do humor (F38).

39. De acordo com a perspectiva cognitiva proposta por Aaron Beck, o modo como uma pessoa interpreta uma situação específica influencia seus sentimentos, suas motivações e ações. Essas interpretações, por sua vez, são moldadas:

a) Pelos comportamentos. b) Pelas crenças ativadas nas situações. c) Pelas emoções. d) Pelos pensamentos e emoções. e) Pelas estratégias compensatórias.

www.revisandopsicologia.com 17

Page 18: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNSAtMDMwMA==

805 – PSICÓLOGO 20HS

7 de 7

40. De acordo com Diehl e Souza (2013), em relação as dependências químicas e os transtornos de ansiedade:

I. O consumo de álcool e outras substâncias aumenta

em 2 a 3 vezes os riscos para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade.

II. Alguns sintomas relacionados à ansiedade, como tensão muscular, insônia e inquietação, podem ser aliviados com a ingestão de pequenas doses de álcool.

III. Indivíduos tabagistas associam o cigarro à sensação e alívio da ansiedade provocada

IV. Por sintomas de abstinência, e por isso podem recorrer ao cigarro com manejo para outros sintomas ansiosos.

V. O álcool não é a substância mais utilizada para diminuir os sintomas ansiosa e aliviar aqueles relacionados à fobia social.

Em relação aos itens, podemos afirmar que:

a) I e II estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) II, III e V estão corretas. d) II e III estão corretas. e) II e III estão corretas.

RASCUNHO

www.revisandopsicologia.com 18

Page 19: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDowNiAtMDMwMA==

MUNICÍPIO DE TAPURAH ESTADO DO MATO GROSSO

www.oppusconcursos.com.br

página 1 de 1

GABARITO OFICIAL

C O N C U R S O P Ú B L I C O REF. EDITAL N° 01/2016

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR

805 – PSICÓLOGO 20HS

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA B D C B E B A D D D B C E A C A C E D B

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA A A D E E C B B A C A D C A D D A A B B

www.revisandopsicologia.com 19

Page 20: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

1 de 7

LÍNGUA PORTUGUESA O relato seguinte é base às questões 01, 02 e 03.

No início da minha detenção, no entanto, o mais difícil é que tinha pensamentos de homem livre. Por exemplo, desejo de estar numa praia e de descer para o mar. Imaginando o barulho das primeiras ondas sob as solas dos pés, a entrada do corpo na água e a libertação que encontrava nisso: sentia, de repente, até que ponto as paredes da prisão me cercavam. Mas isto durou alguns meses. Depois, só tinha pensamentos de prisioneiro. Aguardava o passeio diário no pátio ou a visita do advogado. O resto do meu tempo, eu coordenava muito bem. Nessa época, pensei muitas vezes que se me obrigassem a viver dentro de um tronco seco de árvore, sem outra ocupação além de olhar a flor do céu acima da minha cabeça, eu teria me habituado aos poucos. Teria esperado a passagem dos pássaros ou os encontros entre as nuvens tal como esperava aqui as estranhas gravatas do advogado, e, como num outro mundo, esperava até sábado para estreitar nos meus braços o corpo de Marie. Ora, a verdade, afinal, é que eu não estava numa árvore seca. Havia pessoas mais infelizes do que eu.

O Estrangeiro, Albert Camus, p. 80-81.

01. Após algum tempo na prisão, pode-se afirmar que o narrador em 1ª pessoa passou a adotar uma postura de:

a) Insubordinação. b) Resiliência. c) Conivência. d) Coação. e) Ilicitude.

02. Todo o relato se constrói assentado sobre a dicotomia

genérica anunciada por meio das expressões:

a) “minha detenção” / “pensamentos de prisioneiro.” b) “a libertação” / “passeio diário no pátio.” c) “desejo de estar numa praia” / “tronco seco de árvore.” d) “pensamentos de homem livre” / “pensamentos de

prisioneiro.” e) “o barulho das primeiras ondas” / “a visita do advogado.”

03. Assinale a alternativa que traz um substantivo

duplamente adjetivado.

a) “a entrada do corpo na água.” b) “o passeio diário no pátio.” c) “um tronco seco de árvore.” d) “a flor do céu acima da minha cabeça.” e) “pessoas mais infelizes.”

Os versos seguintes são base às questões 04, 05 e 06.

O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias. Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da Serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de Severino filhos de tantas Marias mulheres de outros tantos, já finados, Zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (...).

Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto, p. 84-85.

04. Qual das expressões seguintes assume valor aproximativo no poema?

a) “muitos” (em Como há muitos Severinos). b) “ao menos” (em se ao menos mais cinco havia). c) “tantas” (em filhos de tantas Marias). d) “tantos” (em mulheres de outros tantos). e) “um pouco” (em de fome um pouco por dia).

05. No trecho “E se somos Severinos / iguais em tudo na vida, / morremos de morte igual, / mesma morte severina:”, o elemento sublinhado assume valor:

a) Conformativo b) Concessivo c) Consecutivo d) Condicional e) Causal

06. Há prosopopeia em:

a) “não tenho outro de pia.” b) “serra magra e ossuda.” c) “o sangue que usamos tem pouca tinta.” d) “morremos de morte igual.” e) “e até gente não nascida.”

www.revisandopsicologia.com 20

Page 21: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

2 de 7

O texto seguinte é base às questões 07, 08 e 09.

O segundo manifesto, o Antropófago, desenvolve e explicita a metáfora da devoração. Nós, brasileiros, não deveríamos imitar e sim devorar a informação nova, viesse de onde viesse, ou, nas palavras de Haroldo de Campos, “assimilar sob espécie brasileira a experiência estrangeira e reinventá-la em termos nossos, com qualidades locais iniludíveis que dariam ao produto resultante um caráter autônomo e lhe confeririam, em princípio, a possibilidade de passar a funcionar por sua vez, num confronto internacional, como produto de exportação”. Oswald [de Andrade] subvertia a ordem de importação perene – de formas e fórmulas gastas – (que afinal se manifestava mais como má seleção das referências do passado e das orientações para o futuro do que como medida da força criativa dos autores) e lançava o mito da antropofagia, trazendo para as relações culturais internacionais o ritual canibal. A cena de deglutição do padre d. Pero Fernandes Sardinha pelos índios passa a ser a cena inaugural da cultura brasileira, o próprio fundamento da nacionalidade.

A ideia do canibalismo cultural servia-nos, aos tropicalistas, como uma luva.

Verdade Tropical, Caetano Veloso, p. 247.

07. O texto anterior é da autoria de Caetano Veloso, um tropicalista. Segundo o que se depreende da leitura, Caetano Veloso:

a) Usa Haroldo de Campos e Oswald de Andrade como vozes de autoridade, cujas ideias vão ao encontro da proposta tropicalista.

b) Usa Haroldo de Campos e Oswald de Andrade como vozes de autoridade, cujas ideias vão de encontro à proposta tropicalista.

c) Cita as concepções de Haroldo de Campos e Oswald de Andrade para usá-las como contraponto à proposta tropicalista.

d) Faz uso das ideias de Oswald de Andrade para contestar as ideias de Harold de Campos.

e) Considerava-se um canibal, no sentido denotativo do termo.

08. Assinale a alternativa que traz um possível sinônimo

para o vocábulo “perene” (sublinhado no texto).

a) Inédita. b) Medíocre. c) Temporária. d) Incessante. e) Degradante.

09. Assinale a alternativa cujo trecho sublinhado age,

sintaticamente, como objeto direto.

a) “Nós, brasileiros, não deveríamos imitar.” b) “assimilar sob espécie brasileira a experiência

estrangeira.” c) “que dariam ao produto resultante um caráter autônomo.” d) “trazendo para as relações culturais internacionais o

ritual canibal.” e) “A ideia do canibalismo cultural servia-nos, aos

tropicalistas, como uma luva.”

A passagem seguinte é base à questão 10.

Não haviam andado muito, quando divisaram um homem que, a pé, conduzia uma mula carregada de lanças e espadas. O homem andava rapidamente dando fortes lambadas nas ancas da mula quando esta diminuía o passo.

(...) Rodearam toda a floresta trocando zurros e mais zurros sem que aparecesse o burro. Não poderia mesmo, pois já fazia dez dias que o bicho havia sido devorado pelos lobos.

Tudo ficaria por isso mesmo, não fosse o pessoal da aldeia vizinha ficar sabendo do concerto de relinchos. Foi uma farra. Toda vez que alguém da aldeia de lá encontrava alguém da aldeia de cá, iniciava um bombardeio de zurros à guisa da saudação. A coisa chegou a tal ponto que a única solução seria declarar guerra. Por isso o homem fora comprar armas para a batalha que se avizinhava.

Dom Quixote, Miguel de Cervantes. Adaptação de José Angeli, p. 90-91.

10. Assinale a única alternativa correta quanto à análise linguística de expressões retiradas do excerto.

a) Em “quando divisaram um homem”, o verbo sublinhado não poderia ser substituído por “avistaram”, pois isso acarretaria prejuízo semântico ao texto.

b) As duas ocorrências do “quando” no primeiro parágrafo têm significação condicional.

c) Em “... sem que aparecesse o burro”, o trecho sublinhado exerce a função de objeto direto do verbo que o antecede.

d) Em “... não fosse o pessoal da aldeia vizinha ficar sabendo do concerto de relinchos,” o vocábulo sublinhado nada tem a ver com o ato de reparar algo danificado.

e) Em “A coisa chegou a tal ponto que a única solução...”, o elemento sublinhado tem valor explicativo.

www.revisandopsicologia.com 21

Page 22: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

3 de 7

MATEMÁTICA

11. A soma da idade de João, Pedro e Mauro é 68 anos. Sabendo que João tem o triplo da idade de Pedro menos o dobro da idade de Mauro, e Pedro é 4 anos mais novo que Mauro, qual a idade de João, Pedro e Mauro respectivamente?

a) 6, 29 e 33 b) 16, 24 e 28 c) 24, 20 e 24 d) 18, 23 e 27 e) 14, 25 e 29

12. Em um laboratório de pesquisa, estudantes observaram que determinado tipo de bactéria se duplica a cada dia. Supondo que eles comecem os estudos com 100 bactérias deste tipo, após 9 dias, quantas bactérias existirão?

a) 25.600 b) 51.100 c) 51.200 d) 102.300 e) 204.600

13. Em um concurso público 15% dos candidatos gabaritaram em matemática. Destes candidatos, 12% também gabaritaram em língua estrangeira, 23% em português e os 39 candidatos restantes não gabaritaram em mais nada. Nessas condições e supondo que nenhum candidato gabaritou em português e língua estrangeira simultaneamente, do total de candidatos que prestaram esse concurso, quantos não gabaritaram em nenhuma dessas matérias?

a) 39 b) 60 c) 78 d) 221 e) 340

14. As medidas dos catetos de um triângulo retângulo são 2x+1 e 3x. Sabendo que o ângulo oposto ao cateto que mede 3x tem 45°, qual a medida da hipotenusa desse triângulo?

a) 3√2

b) 4 c) 5

d) √9 e) 9

15. Dados os pontos A = (- 2, - 3) e B = (6, 1) no plano cartesiano, podemos afirmar que a distância entre os pontos A e B é:

a) 4√2

b) 2√5

c) 4√5

d) 5√2

e) 2√2

CONHECIMENTOS GERAIS

16. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas, campos e construções. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...” Vandré, Geraldo pra não dizer que não falei das flores. Esta canção de Vandré representa um momento muito conturbado da história do país, a ditadura militar. Sobre este período assinale o que for correto:

a) Ocorreu um fato importante em setembro de 1968, quando no Congresso Nacional, o deputado Márcio Moreira Alves, do MDB, fez um discurso contra o governo militar chegando a propor um boicote à parada militar do “7 de setembro”.

b) Após o discurso feito por Márcio Moreira Alves os militares fizeram certa oposição a este deputado, mas houve uma concessão por parte do governo permitindo a liberdade de expressão a partir deste fato.

c) A economia teve grandes avanços nos anos sessenta, mas entrou em declínio com o fechamento da economia em relação ao Estados Unidos.

d) Com o discurso do deputado Márcio Moreira Alves houve uma liberdade política, sendo que ocorreu até mesmo uma liberação de formação partidária, sendo criado assim o partido dos trabalhadores no início dos anos setenta.

e) O ato Institucional número cinco representou uma forma democrática ao permitir o pluripartidarismo, além de conceder anistia a presos políticos.

17. O ano de 2016, no Brasil, inicia com forte turbulência política e uma expressão volta a ganhar grande espaço no cenário político: Impeachment. Recordando a história recente do Brasil, houve a conclusão deste processo com o ex-presidente Fernando Collor. Sobre este processo com Collor podemos assinalar como correto:

a) O motivo principal do impeachment de Collor foi o fato de bloquear contas e aplicações financeiras nos bancos, além de confiscar oitenta por cento do dinheiro circulante no país.

b) Seu afastamento ocorreu devido ao fato de extinguir a moeda vigente, o cruzado, e restabelecer o cruzeiro, sendo que muitos empresários o acusaram de beneficiar investidores estrangeiros ao fazer esta manobra econômica.

c) Ao serem expostas ao público notícias de uma suposta rede de corrupção, sonegação fiscal e contas fantasmas, houve uma comissão parlamentar de inquérito que finalizou-se com uma votação superior a oitenta por cento em favor do afastamento do presidente.

d) O esquema montado por Paulo César Farias, o PC, representava a forma de compra de votos do legislativo, algo que ficou conhecido como ‘mensalão”.

e) O esquema de corrupção montado Paulo César Farias atingia o governo federal, estruturou uma comprar de apoio com governadores dos Estados, o que ficou conhecido como “política dos governadores”.

www.revisandopsicologia.com 22

Page 23: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

4 de 7

18. As ideologias é que comandam as transformações sociais. Sobre ideologias e suas práticas recentes assinale o que for correto:

a) A teoria que defende grande intervenção estatal na economia é conhecida como liberalismo econômico.

b) O Estado do “Bem-Estar Social” defende uma livre concorrência entre os capitalistas e menor intervenção estatal.

c) O socialismo se caracteriza pela defesa do poder estatal, mesmo que permita a iniciativa privada em vários setores.

d) O Brasil adotou a pratica socialista a partir dos governos petistas, sendo que reestatizou quase todas as empresas privadas.

e) A globalização representa um fenômeno intensificado após o fim da Guerra Fria e tem como “conduta econômica” o liberalismo.

19. As questões religiosas são importantes para a formação

do contemporâneo. Sobre este assunto assinale o que for correto:

a) O segmento islâmico diverge em vários aspectos do cristianismo, sendo um dos principais pontos a questão monoteísta.

b) O Judaísmo e o cristianismo convergem na questão sobre o monoteísmo, enquanto o islã tem outra forma de ver esta questão.

c) Os principais segmentos religiosos do mundo acreditam em um só Deus, e convergem sobre os profetas ou messias.

d) Mesmo com tantos problemas históricos entre as principais correntes religiosas, há pontos em que estes convergem entre si.

e) As religiões monoteístas que possuem os maiores números de adeptos estão concentradas na Ásia e África.

20. As unidades federativas brasileiras sofreram

modificações no decorrer da história do país. E no caso do Mato Grosso houve a divisão do Estado no final do século XX. Assinale o período político brasileiro em que ocorreu esta divisão:

a) Governo Collor de Mello. b) Ditadura Militar. c) Governo Sarney. d) Governo JK. e) República Velha.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Em relação ao código de ética, pode-se afirmar: I. É vedado ao psicólogo emitir documentos sem

fundamentação e qualidade técnico-científica. II. É dever fundamental do psicólogo: informar, a quem

de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo todas as informações solicitadas que afetem o usuário ou beneficiário.

III. É dever fundamental do psicólogo prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, visando benefício pessoal.

Analisando os itens anteriores, verifica-se que:

a) Apenas o item I está correto. b) Apenas o item II e III estão corretos. c) Apenas os itens I e II estão corretos. d) Apenas os itens I e III estão corretos. e) Apenas o item II está correto.

22. Em relação aos princípios fundamentais, qual das

alternativas é correta.

a) É dever fundamental do psicólogo ter, para com o

trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante.

b) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.

c) O psicólogo trabalhará em defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

d) O psicólogo se posicionará em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

e) O psicólogo não deverá contribuir para promover a universalização do acesso da população às informações.

23. De acordo com o artigo 16 do código de ética, qual seria

o procedimento do psicólogo em caso de extinção do serviço de Psicologia:

a) O psicólogo responsável informará a instituição, que

providenciará a destinação dos arquivos confidenciais. b) O psicólogo responsável guardará os arquivos

confidenciais. c) O psicólogo responsável informará sua chefia imediata. d) O psicólogo responsável informará ao Conselho

Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

e) O psicólogo repassará os arquivos confidenciais para a instituição responsável.

24. Quanto a responsabilidade de divulgar, a Política Nacional de Promoção da Saúde, compete ao:

a) Gestor municipal. b) Gestor estadual. c) Gestor federal. d) Gestor estadual e federal. e) Gestor municipal, estadual e federal.

www.revisandopsicologia.com 23

Page 24: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

5 de 7

25. Erik Erikson postulou uma teoria acerca do desenvolvimento humano em oito estágios psicossociais, propôs que cada estágio permite o desenvolvimento de forças básicas que surgem das maneiras bem adaptadas de lidar com conflitos. Uma força básica não pode se desenvolver enquanto a força básica associada à fase anterior não for confirmada. Na idade adulta, aproximadamente dos 35 aos 55 anos, a força básica que deveria se desenvolver é:

a) O amor. b) A sabedoria. c) A fidelidade. d) A competência. e) O cuidado.

26. De acordo com Arzeno (2013,) em relação ao enquadre no processo diagnóstico, pode-se afirmar que:

I. O enquadre pode ser mais estrito, mais amplo, mais permeável ou mais plástico conforme as diferentes modalidades do trabalho individual ou conforme as normas da instituição na qual se trabalhe.

II. Não varia de acordo com o enfoque teórico que serve como marco referencial predominante para o profissional.

III. A idade do paciente não influi no enquadre escolhido.

IV. O enquadre inclui não somente o modo de formulação do trabalho mas também o objetivo do mesmo, a frequência dos encontros, o lugar, os horários, os honorários e, principalmente, o papel que cabe a cada um.

Analisando os itens anteriores verifica-se que:

a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II e IV estão corretos. c) Apenas os itens I e IV estão corretos. d) Apenas os itens I e II. e) Apenas o item IV está correto.

27. De acordo com Ribeiro e Rezende (2013) hoje o consumo de substâncias psicoativas está disseminado por todas as classes sociais, faixas etárias e culturas, tornando-se um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Neste sentido, a classificação e os critérios diagnósticos da dependência ou do uso nocivo de substâncias são necessários para compreender os fenômenos envolvidos nesses transtornos. No que diz respeito ao uso nocivo, podemos afirmar que:

a) Não é possível tanto a redução ou o abandono do consumo quanto a persistência do padrão de uso nocivo por um longo período.

b) É um padrão mal adaptativo de uso da substância psicoativa, culminando em repetidas complicações clínicas e/ ou psicossociais para o indivíduo, porém essa situação é restrita ao período de consumo.

c) É um padrão mal- adaptativo de uso de substância que não leva a prejuízos ou sofrimento clinicamente significativo, ocorrendo num período de 24 meses.

d) É o consumo visando o alívio dos sintomas de abstinência com perdas de referenciais internas e externas e não há risco importante de evolução para a dependência.

e) É o estado consequente ao uso de uma substância psicoativa e compreendendo perturbações da consciência, das faculdades cognitivas, da percepção, do afeto ou do comportamento, ou de outras funções e respostas psicofisiológicas.

28. Em relação ao laudo psicológico, pode-se afirmar que:

a) Deve conter no mínimo 3 itens: identificação,

procedimento e análise. b) É uma peça de natureza e valor científicos, devendo

conter narrativa detalhada e didática, com clareza, precisão e harmonia, tornando-se acessível e compreensível ao destinatário.

c) Deve conter informações sobre a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional e incluir estudos relacionados a revisões de benefícios previstos na legislação, relacionada à seguridade social.

d) Os registros deverão estar transcritos de forma corrida, ou seja, separados apenas pela pontuação, sem parágrafos, evitando, com isso, riscos de adulterações.

e) O prazo de validade do conteúdo deste documento terá duração de 12 meses.

29. “É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é

contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia”.

Este conceito norteia o trabalho da Política Nacional de Humanização, esta descrição corresponde:

a) A clínica ampliada e compartilhada. b) Ao acolhimento. c) A gestão participativa e cogestão. d) A ambiência. e) Consultório de rua.

30. A atenção básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde sendo que uma delas é coordenar o cuidado. Para isso é necessário incorporar ferramentas e dispositivos de gestão do cuidado, tais como:

I. Gestão das listas de espera (encaminhamentos para

consultas especializadas, procedimentos e exames). II. Prontuário eletrônico em rede.

III. Protocolos de atenção organizados sob a lógica de linhas de cuidado.

Analisando os itens anteriores, verifica-se que:

a) I e II estão corretas. b) II e III estão corretas. c) I, II e III estão corretas. d) I e III estão corretas. e) III está correta.

31. De acordo com as responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS- Ministério da Saúde, estados e municípios, segue abaixo, estratégia preconizada para implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde. Estímulo à inserção de ações de promoção da saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica, voltadas às ações:

a) De cuidado com o corpo e a saúde; alimentação

saudável e prevenção, e controle ao tabagismo. b) De cuidados ao envelhecimento e prevenção do câncer. c) De saúde mental e saúde do idoso. d) Para prevenção de drogas e gravidez na adolescência e) De cuidados ao recém-nascido e idoso.

www.revisandopsicologia.com 24

Page 25: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

6 de 7

32. A humanização na saúde caracteriza-se como um movimento no sentido de concretização dos princípios do SUS no dia-a-dia dos serviços. Com a Política Nacional de Humanização (PNH), o Ministério da Saúde propõe estimular esse movimento, incentivando a valorização de todos os atores e sujeitos que participam na produção da saúde para a efetivação do acolhimento da pessoa idosa. Deste modo, os profissionais de saúde devem compreender as especificidades dessa população e a própria legislação brasileira vigente. Para isso, devem: I. Facilitar o acesso aos idosos no nível terciário da

atenção. II. Investir na qualificação dos trabalhadores,

especialmente no que se refere à saúde da pessoa idosa.

III. Estar preparados para lidar com as questões do processo de envelhecimento, particularmente no que concerne à dimensão subjetiva da pessoa idosa.

a) I e III estão corretas. b) I está correta. c) III está correta. d) II e III estão corretas. e) I, II e III estão corretas.

33. Segundo o psicanalista Sigmund Freud, a área genital se torna a principal zona erógena. Esse estágio é marcado pela dicotomia entre o desenvolvimento masculino e feminino. Em relação a masturbação ingressa em uma segunda fase mais crucial.

Essas características correspondem:

a) A fase oral. b) A fase anal. c) A fase fálica. d) Ao período de latência. e) A fase genital.

34. Segundo Alfred Adler as pessoas com um estilo de vida saudável e socialmente útil expressam seu interesse social por meio da ação. Elas se esforçam ativamente para resolver o que Adler considerava os três problemas principais da vida:

a) Amor ao próximo, amor sexual e ocupação. b) Amor ao próximo, família e fé. c) Amor sexual, financeiro e trabalho. d) Amor sexual, moradia e ocupação. e) Amor e casamento, financeiro e felicidade.

35. De acordo com Sigmund Freud:

I. “é o ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou

objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio”;

II. “é o processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis”.

Os itens I e II referem-se a mecanismos de defesa denominados de:

a) I. projeção; II. regressão. b) I. regressão; II. formação reativa. c) I. isolamento; II. projeção. d) I. projeção; II. racionalização e) I. negação; II projeção.

36. “Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experiência e tomar consciência. Um alto grau de congruência significa que a comunicação (o que você está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em seu campo) e a tomada de consciência (o que você está percebendo) são todas semelhantes”.

Este texto se refere a um dos conceitos da:

a) Psicologia analítica b) Psicologia de auto- atualização. c) Gestalt- terapia. d) Perspectiva centrada no cliente. e) Psicologia individual.

37. Segundo a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID – 10, o transtorno obsessivo compulsivo (F42) é caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. Ao resistir a atividade compulsiva:

a) A ansiedade se agrava. b) Aumenta a ocorrência de ataques de pânico. c) Pode haver uma amnésia parcial ou completa. d) Há sempre ocorrência de um transtorno físico. e) Haverá lentidão psicomotora.

38. De acordo com a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID- 10: I. Redução da energia, rebaixamento do humor e

diminuição da atividade. II. Existe quase sempre uma diminuição da autoestima

e da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade ou de indignidade, mesmo nas formas leves.

III. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo.

Os itens I, II e III dizem respeito:

a) Episódios depressivos (F32). b) Transtorno afetivo bipolar (F31). c) Transtornos específicos da personalidade (F60). d) Transtornos dos hábitos e dos impulsos (F63). e) Outros transtornos do humor (F38).

39. De acordo com a perspectiva cognitiva proposta por Aaron Beck, o modo como uma pessoa interpreta uma situação específica influencia seus sentimentos, suas motivações e ações. Essas interpretações, por sua vez, são moldadas:

a) Pelos comportamentos. b) Pelas crenças ativadas nas situações. c) Pelas emoções. d) Pelos pensamentos e emoções. e) Pelas estratégias compensatórias.

www.revisandopsicologia.com 25

Page 26: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1MzozOCAtMDMwMA==

806 – PSICÓLOGO 40HS

7 de 7

40. De acordo com Diehl e Souza (2013), em relação as dependências químicas e os transtornos de ansiedade:

I. O consumo de álcool e outras substâncias aumenta

em 2 a 3 vezes os riscos para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade.

II. Alguns sintomas relacionados à ansiedade, como tensão muscular, insônia e inquietação, podem ser aliviados com a ingestão de pequenas doses de álcool.

III. Indivíduos tabagistas associam o cigarro à sensação e alívio da ansiedade provocada

IV. Por sintomas de abstinência, e por isso podem recorrer ao cigarro com manejo para outros sintomas ansiosos.

V. O álcool não é a substância mais utilizada para diminuir os sintomas ansiosa e aliviar aqueles relacionados à fobia social.

Em relação aos itens, podemos afirmar que:

a) I e II estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) II, III e V estão corretas. d) II e III estão corretas. e) II e III estão corretas.

RASCUNHO

www.revisandopsicologia.com 26

Page 27: Caderno de Provasrevisandopsicologia.com/wp-content/uploads/2020/08/OPPUS.pdfpcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1NDoyMSAtMDMwMA==

pcimarkpci MjgwNDowMTRjOjY1ODQ6NjE3NzowMDAwOjAwMDA6MDAwMDoxMDAw:VHVlLCAxOSBNYXkgMjAyMCAyMjo1Mzo0MCAtMDMwMA==

MUNICÍPIO DE TAPURAH ESTADO DO MATO GROSSO

www.oppusconcursos.com.br

página 1 de 1

GABARITO OFICIAL

C O N C U R S O P Ú B L I C O REF. EDITAL N° 01/2016

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR

806 – PSICÓLOGO 40HS

QUESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESPOSTA B D C B E B A D D D B C E A C A C E D B

QUESTÃO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPOSTA A A D E E C B B A C A D C A D D A A B B

www.revisandopsicologia.com 27