caderno de prova orientaÇÃo este caderno traz as...

24
Vestibular para Medicina – 2014.1 CADERNO DE PROVA Tipo 2A Data da prova: 01/12/2013 ORIENTAÇÃO SOBRE LÍNGUA ESTRANGEIRA Este caderno traz as questões relativas a três línguas estrangeiras. Responda apenas às questões da língua estrangeira de sua escolha. INSTRUÇÕES 1. Este Caderno de Prova contém 60 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas e apenas uma opção correta. A língua estrangeira compreende as questões de 51 a 60. 2. Verifique se seu Caderno está completo. Caso contrário, comunique-se com o Fiscal de sua sala, que providenciará a substituição. Verifique também se há tabela periódica no verso da capa. 3. Além deste Caderno, você está recebendo um CARTÃO DE RESPOSTAS, com os seus dados de candidato. Assine imediatamente esse Cartão. Ao marcar suas respostas, preencha completamente o campo (veja instrução no Cartão). Não faça rasuras no Cartão de Respostas, pois isso implicará a anulação da questão. Igualmente será anulada a questão em que for assinalada mais de uma alternativa. 4. Não é permitido o uso de dicionário, calculadora ou outro material alheio ao processo. Celulares devem ser mantidos desligados, com bateria desconectada. 5. Ao terminar, devolva ao Fiscal de sua sala: este Caderno de Prova o Cartão de Respostas 6. Nenhum candidato pode ausentar-se da sala de provas antes das 12 horas. 7. O gabarito será publicado no dia 01 de dezembro, domingo, às 14h, na internet (www.unp.br) – em Notícias. 8. Reclamações quanto a questões de prova serão aceitas até às 21 horas do dia 02 de dezembro de 2013 e devem ser entregues por escrito, com justificativa, na Central do Candidato do Campus Natal – Unidade Roberto Freire. 9. Ao terminar o tempo máximo de prova (segundo anotação feita pelo Fiscal no quadro da sala), deverão ser entregues ao Fiscal de prova todos os materiais de prova relacionados no item 5, NÃO SENDO PERMITIDO preencher mais nada no Cartão de Respostas. O candidato que não atender ao comando do fiscal da sala terá anotação feita em Ata e poderá ter sua prova anulada pela Comissão. Sala de Prova Nº ______ Nº de Ordem: ___________ Nome: _________________________________________

Upload: haliem

Post on 06-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Vestibular para Medicina – 2014.1

CADERNO DE PROVA Tipo 2A

Data da prova: 01/12/2013

ORIENTAÇÃO SOBRE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Este caderno traz as questões relativas a três línguas estrangeiras. Responda apenas às questões da língua estrangeira de sua escolha.

INSTRUÇÕES

1. Este Caderno de Prova contém 60 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas e apenas uma opção correta. A língua estrangeira compreende as questões de 51 a 60.

2. Verifique se seu Caderno está completo. Caso contrário, comunique-se com o Fiscal de sua sala, que

providenciará a substituição. Verifique também se há tabela periódica no verso da capa. 3. Além deste Caderno, você está recebendo um CARTÃO DE RESPOSTAS, com os seus dados de

candidato. Assine imediatamente esse Cartão. Ao marcar suas respostas, preencha completamente o campo (veja instrução no Cartão). Não faça rasuras no Cartão de Respostas, pois isso implicará a anulação da questão. Igualmente será anulada a questão em que for assinalada mais de uma alternativa.

4. Não é permitido o uso de dicionário, calculadora ou outro material alheio ao processo. Celulares devem

ser mantidos desligados, com bateria desconectada. 5. Ao terminar, devolva ao Fiscal de sua sala:

• este Caderno de Prova • o Cartão de Respostas

6. Nenhum candidato pode ausentar-se da sala de provas antes das 12 horas.

7. O gabarito será publicado no dia 01 de dezembro, domingo, às 14h, na internet (www.unp.br) – em

Notícias.

8. Reclamações quanto a questões de prova serão aceitas até às 21 horas do dia 02 de dezembro de 2013 e devem ser entregues por escrito, com justificativa, na Central do Candidato do Campus Natal – Unidade Roberto Freire.

9. Ao terminar o tempo máximo de prova (segundo anotação feita pelo Fiscal no quadro da sala), deverão

ser entregues ao Fiscal de prova todos os materiais de prova relacionados no item 5, NÃO SENDO PERMITIDO preencher mais nada no Cartão de Respostas. O candidato que não atender ao comando do fiscal da sala terá anotação feita em Ata e poderá ter sua prova anulada pela Comissão.

Sala de Prova Nº ______

Nº de Ordem: ___________

Nome: _________________________________________

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

2

Tabela periódica

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

3

BIOLOGIA

1. “Um pesquisador cortou as caudas de camundongos e cruzou esses animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto às da primeira.” Este experimento demonstrou que: a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta. b) Não existe evolução, pois os ratos não se modificam. c) Este experimento não pode ter dado esse resultado, pois já a partir da 2ª geração os ratos nasceriam sem

cauda. d) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.

2. O esquema representa um cloroplasto. A propósito desse esquema são feitas três afirmações:

I. É nas lamelas que se processa a

fase luminosa da fotossíntese. II. É no estroma que se processa a

síntese final da glicose. III. A seta 1 indica gás carbônico e a

seta 2, oxigênio. Assinale:

a) se somente I for verdadeira b) se somente II e III forem verdadeiras c) se somente I e II forem verdadeiras d) se todas forem verdadeiras

3. Determinados indivíduos, quando são picados por um inseto do gênero Anopheles, em seguida

apresentam uma doença conhecida vulgarmente pelos nomes de: malária, maleita, impaludismo ou febre intermitente. Conclui-se que estes indivíduos apresentam um parasita chamado: a) Trypanosoma b) Plasmodium c) Leishmania d) Paramecium

4. O canal de televisão fechada "National Geographic Channel" divulgou um documentário que trata

de artrópodes, indicando que o grupo dos insetos era o mais desprestigiado do reino animal, por apresentar espécies que causam repugna ao homem. Dos exemplares relacionados abaixo, o único a NÃO ser apresentado no documentário, por tratar-se de um aracnídeo, ao invés de um inseto, é: a) o carrapato b) o cupim c) o percevejo d) a pulga

5. Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida

por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

4

a) úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax. b) doença do sono, mosca-tsé-tsé e Trypanossoma cruzi. c) doença de Chagas, barbeiro e Trypanossoma gambiensis. d) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis.

6. A desnutrição ou a subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em

países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas. Analise as proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.

I) O ácido fólico age sobretudo na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de maturação das hemácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico.

II) O caroteno atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele.

III) A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e leite e também pela ação da luz solar sobre a pele. Sua deficiência provoca o raquitismo.

Marque o item correto. a) Apenas I é verdadeira. b) Apenas II é verdadeira. c) Apenas III é verdadeira. d) Estão corretas I e II.

7. Os hormônios vegetais, ou fitormônios, são substâncias orgânicas que atuam como principais

reguladores do crescimento. Alguns hormônios são produzidos em um tecido e transportados para outro tecido, em que produzem respostas fisiológicas específicas. Outros agem dentro do mesmo tecido no qual são produzidos. Dentre esses hormônios, alguns deles promovem a estimulação do crescimento do caule, principalmente na região do entrenó de plantas jovens mediante a estimulação da divisão e elongação celular; também regulam a transição da fase juvenil à fase adulta, influenciam a iniciação da floração e a formação de flores unissexuais em algumas espécies, podendo substituir estímulos ambientais como luz e temperatura. Regulam o ciclo celular nos meristemas intercalares, produzindo o desenvolvimento e a divisão celular.

De qual hormônio está se falando? a) Citocininas. b) Giberelinas. c) Etileno. d) Metionina.

8. Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos

e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta: a) Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes. b) O zooplancton e o fitoplancton representam os organismos produtores (autótrofos) nas cadeias

alimentares marinhas. c) No ambiente marinho não existem decompositores. d) As diatomáceas são os principais representantes do zooplancton marinho.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

5

9. Estado apoia campanha de combate à exploração sexual infantil no carnaval. “Durante o período de carnaval, aumenta o número de crianças e adolescentes em risco no que se refere à exploração sexual. Diante dessa realidade, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil realizou a campanha “Faça Bonito. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime”. A campanha teve como objetivo conscientizar toda a sociedade para proteger e zelar pela população infanto-juvenil contra o abuso e a exploração sexual e denunciar esse tipo de crime. Além do crime contra crianças e adolescentes, eles podem também ser contaminados por DST's. Assinale abaixo qual das opções é uma DST. a) Hepatite A. b) Hepatite B. c) Hepatite E. d) Cólera.

10. Mais de 99% das espécies que surgiram sobre a Terra estão extintas. Cada evento de extinção modifica a fauna e a flora do período seguinte mediante eliminação de alguns tipos de organismos e aumento relativo de outros. Nos últimos séculos, a intervenção humana, deliberada ou não, passou a desempenhar um papel sem precedentes na história da vida. (Adaptado de: PURVES, W.K.; SADAVA, D.; ORIEANS, G.H.;HELLER, H.C. Vida, a ciência da biologia. 6ª. ed. Porto Alegre: ARtmed, 2002. p. 391-

394.)

Considere as seguintes afirmações sobre processos de extinção de espécies. I – A extinção natural é resultado de constantes modificações dos ecossistemas e da seleção

adaptativa. II – A destruição e a fragmentação do hábitat são importantes causas da extinção de espécies. III – A redução acentuada de indivíduos de uma espécie poderá levá-la à extinção por baixa

variabilidade genética. Assinale: a) Estão corretas todas as afirmações. b) Está correta apenas a afirmação I. c) Está correta apenas a afirmação II. d) Estão corretas as afirmações I e III.

11. Radicais livres, que se originam de reações químicas das quais o O2 participa, têm efeitos

nocivos sobre as membranas biológicas. Agindo sobre as duplas ligações dos ácidos graxos das lipoproteínas, comprometem as funções de tais membranas. Entre as substâncias que protegem as membranas lipoprotéicas da ação do oxigênio está a vitamina E. Pode-se, portanto, concluir que essa vitamina atua como: a) oxidante. b) antirredutor. c) antioxidante. d) catalisador.

12. Leia o texto e complete:

A _____________________________________ se dá quando o fenótipo intermediário é favorecido. Nesse exemplo ao lado, se os quadrados fossem borboletas e eu fosse um sapo, eu iria comer todas as borboletas mais claras e mais escuras e não enxergaria as cinzas. Portanto, o fenótipo intermediário está sendo favorecido pela seleção natural.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

6

Esse tipo de seleção é, por isso, denominado: a) seleção sexual b) seleção direcional c) seleção disruptiva d) seleção estabilizadora

13. O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, uma doença viral. Os meios de

comunicação têm alertado para o fato de que há quatro tipos de vírus, chamados D1, D2, D3 e D4. Essas formas virais causam, geralmente, em uma primeira infecção, a dengue clássica, caracterizada por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, perda do apetite, diarreia e vômitos. Entretanto, a dengue hemorrágica é a mais grave. Essa forma de infecção manifesta-se após uma segunda infecção causada por uma forma viral diferente da primeira, podendo levar à morte. Após a leitura do texto, assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta: o que ocorrerá a uma pessoa que teve dengue causada pelo vírus D1 e que, um ano mais tarde, seja contaminada com o mesmo tipo de vírus? a) Terá dengue hemorrágica por ter sido contaminada pela segunda vez. b) Poderá ter dengue clássica ou hemorrágica, dependendo de suas condições de saúde antes da

recontaminação. c) Não apresentará qualquer sintoma, porque já está imune a esse tipo de vírus. d) Só poderá ter dengue clássica, pois já tem anticorpos contra esse tipo de vírus.

14. O sangue geralmente chega aos órgãos na forma arterial e deixa os nutrientes para as células

realizarem seu metabolismo. Quando sai dos órgãos em direção ao coração, é venoso e possui toxinas que serão removidas pelos filtros como pulmões, rins, fígado etc. O sangue que vai para os órgãos, em geral, é a) rico em glicose e gás carbônico. b) pobre em glicose e gás carbônico. c) pobre em glicose e oxigênio. d) rico em glicose e oxigênio.

15. A presença de folhas brancas ou variegadas pode dever-se a uma série de fatores. As folhas

brancas herdadas são oriundas de mutações em genes do núcleo da célula, das mitocôndrias ou dos plastos. Tais mutações resultam, direta ou indiretamente, na incapacidade de acumular pigmentos fotossintéticos. Assim, as regiões brancas não são capazes de realizar fotossíntese. (Adaptado de Ciência Hoje, v. 40, agosto de 2007.).

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas: I - Os cloroplastos, organelas que apresentam DNA, podem sofrer mutação genética que acarreta

a incapacidade de acumular clorofila – pigmento encontrado nos tilacóides – inviabilizando o processo fotossintético.

II - Os plastos são formados a partir de protoplastos, em que cada célula especializada origina um tipo de plasto diferente, o qual é incapaz de se transformar em outro tipo de plasto. Ocorrendo a mutação, cloroplastos não são formados, o que torna as folhas brancas.

III - O cloroplasto é envolto por duas membranas lipoprotéicas e possui internamente um elaborado sistema de bolsas membranosas interligadas. Em folhas verdes, no interior dessas bolsas, existem DNA, RNA e ribossomos; já nas folhas brancas não ocorrem ribossomos, o que ocasiona a não produção de clorofila.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

7

IV - Nas regiões brancas das folhas não ocorre a etapa fotoquímica, que compreende a fotofosforilação e a fotólise da água. Nas folhas verdes, a clorofila, ao receber energia da luz, emite elétrons energizados, os quais são captados e transportados por uma cadeia de substâncias presentes na membrana do tilacóide, liberando gradativamente sua energia.

Assinale: a) Estão corretas apenas as afirmativas II e III. b) Estão corretas apenas as afirmativas I e IV. c) Estão corretas apenas as afirmativas I e III. d) Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.

16. Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: “A produção de ribossomos depende,

indiretamente, da atividade dos cromossomos”. Em seguida pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas quatro explicações diferentes, que se encontram abaixo citadas. Assinale a única explicação correta. a) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que formarão o

nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos. b) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA ribossômico e proteínas, material

utilizado na produção de ribossomos. c) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA mensageiro e proteínas, material

utilizado na produção de ribossomos. d) Os cromossomos são constituídos essencialmente por RNA transportador e proteínas, material

utilizado na produção de ribossomos.

17. O esquema apresenta a síntese de um polipeptídio a partir de uma molécula de DNA. É licito dizer que o diagrama mostra:

a) a transcrição e a tradução do código genético b) a tradução do código genético c) a transcrição do código genético d) a replicação do DNA

18. Na figura ao lado está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C. Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C? a) 4, 4 e 4 b) 2, 2 e 1 c) 4, 4 e 2 d) 4, 2 e 1

19. Uma vez no citoplasma, a glicose participará do processo de respiração celular, resultando, no final, gás carbônico, água e liberação de energia sob a forma de ATP. Essa transformação ocorre primeiramente no citoplasma e posteriormente no interior de uma organela citoplasmática. O

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

8

nome da organela e a sequência completa dos acontecimentos, incluindo o que ocorre no citoplasma, correspondem a: a) ribossomo, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, glicólise. b) complexo de Golgi, cadeia respiratória, ciclo de Krebs, glicólise. c) mitocôndria, glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória. d) lisossomo, glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.

20. O primeiro organismo transgênico foi obtido em 1981, quando genes de coelho foram injetados

em ovos de camundongos que se desenvolveram no útero de fêmeas dessa espécie. Os camundongos nascidos desses ovos apresentaram hemoglobina de coelho em suas hemácias, porque: a) o DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e passou a conduzir a

síntese de proteínas nessa célula. b) o RNA mensageiro do coelho injetado no ovo passou a conduzir a síntese de proteínas nessa

célula. c) o DNA do coelho injetado no ovo foi transcrito para o RNA ribossômico que conduziu a

síntese de proteínas nessa célula. d) o DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula

a célula através de mitoses e o RNA mensageiro do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.

QUÍMICA 21. Em alguns fogos de artifício, alumínio metálico em pó é queimado. Esse fenômeno pode ser

representado segundo a equação: 2 Aℓ(s) + 3/2 O2(g) → Aℓ2O3(s) + 1653 kJ

Se na reação foram utilizados 2,46 L de gás oxigênio a 27 ºC e 1atm de pressão, pode-se afirmar que ocorre: a) Liberação de 110,2 kJ b) Absorção de 110,2 kJ c) Liberação de 220,4 kJ d) Absorção de 220,4 kJ

22. Do repolho roxo pode-se extrair, por fervura com água, uma substância responsável pela sua coloração característica.

Verifica-se alteração na cor do extrato do repolho roxo ao se adicionar gotas de suco de limão. Isso acontece, pois o repolho roxo deve conter alguma substância que atua como indicador de pH. Para retornar à cor original do extrato, qual das substâncias abaixo poderá ser adicionada? a) Sal de cozinha b) Bicarbonato de sódio c) Açúcar d) Vinagre

23. Dois recipientes X e Y contêm uma solução de nitrato de prata nas mesmas condições de

temperatura, pressão e concentração. Adiciona-se limalha de ferro, com massa m, no recipiente X e a mesma massa de uma barra de ferro no recipiente Y. Com relação às velocidades de reações nos dois recipientes, pode-se afirmar que:

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

9

a) VX > VY porque em X a superfície de contato entre os reagentes é menor. b) VX < VY porque em Y a superfície de contato entre os reagentes é maior. c) VX > VY porque em X a superfície de contato entre os reagentes é maior. d) VX = VY porque as concentrações dos reagentes são iguais.

24. Em um laboratório de química há 300 mL de uma solução-estoque de ácido nítrico, cuja

concentração é 0,3 mol/L, e 200 mL de uma solução de mesmo soluto a 0,5 mol/L. Durante uma aula de química, um professor misturou todo o volume disponível das duas soluções e depois adicionou água até completar 1,0 L de solução. A concentração, em g/L, da solução resultante é: a) 0,38

b) 23,94

c) 0,19

d) 11,97

25. Em uma aula prática de química, o professor para testar o conhecimento dos alunos, colocou dois

frascos iguais, sem rótulos, contendo diferentes volumes de um líquido incolor. Portanto, a identidade dos líquidos armazenados não era conhecida. Pediu que os alunos realizassem alguns testes para identificar os líquidos. Após a realização de alguns testes com os líquidos dentro dos frascos, concluíram que as temperaturas de ebulição e fusão de ambos os líquidos, embora constantes, não eram as mesmas. Fizeram, então, as seguintes afirmativas: I. Se os volumes de cada substância armazenada fossem iguais, a pressão de vapor delas também

seria igual. II. O fato de os frascos utilizados para o armazenamento dos líquidos serem iguais permite

concluir que ambos os líquidos apresentam a mesma pressão de vapor. III. Foi possível concluir que os líquidos são diferentes. IV. Foi possível concluir que os líquidos são os mesmos.

Das afirmativas: a) Apenas I e III estão corretas. b) Apenas II e III estão corretas. c) Apenas II e IV estão corretas. d) Apenas III está correta.

26. A Revolução Industrial do século XVIII trouxe vários avanços tecnológicos e mais rapidez na forma de produzir; por outro lado originou uma significativa alteração no meio ambiente. As fábricas com suas máquinas a vapor queimavam toneladas de carvão mineral para gerar energia. Neste contexto, começou a surgir a chuva ácida. Atualmente, a chuva ácida é um dos principais problemas ambientais nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos despejados na atmosfera. A reação entre trióxido de enxofre e água ocorre na atmosfera produzindo uma solução de ácido sulfúrico, causando a chuva ácida.

SO3(g)+ H2O(l)→← H2SO4(aq) + calor

Para diminuir o rendimento em produto nessa reação é possível: a) Diminuir a temperatura b) Aumentar a pressão c) Aumentar a temperatura d) Aumentar a concentração de SO3

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

10

27. Para diagnóstico de anomalia de glândulas tireoide, por cintilografia, deve ser introduzido no paciente iodeto de sódio, em que o ânion iodeto é proveniente de um radioisótopo do iodo. O 131I, usado na identificação de distúrbios da tireoide tem período de meia-vida de 8 dias. Uma amostra apresenta, inicialmente, 2,0 g desse radioisótopo. Com base nesses dados, analise as afirmativas abaixo: I. Passados 16 dias, restará 0,5 g de131I. II. Ao emitir uma partícula beta, o 131I se transforma num radioisótopo com dois prótons a

menos. III. Depois de 24 dias, restará 0,5 g de 131I. IV. Ao emitir uma partícula beta, o 131I se transforma num isótopo de iodo mais estável.

Assinale: a) As afirmativas III e IV estão corretas. b) Apenas a afirmativa I está correta. c) As afirmativas II e III estão corretas. d) As afirmativas I e IV estão corretas.

28. O alumínio é obtido pela eletrólise da bauxita, em que ocorre a formação de oxigênio, o qual

reage com um dos eletrodos de carbono utilizados no processo. A equação não balanceada que representa o processo global é: Aℓ2O3(s)+ C(s) → CO2(s) + Aℓ(s).

Considere as afirmativas com relação à eletrólise e a reação acima: I. A eletrólise é uma reação de oxirredução espontânea. II. A oxidação ocorre no ânodo, e a redução, no cátodo. III. A massa de bauxita, com teor de Aℓ2O3 de 75%, necessário para a obtenção de 1 tonelada de

alumínio é igual a 2,5 toneladas.

Assinale: a) Estão corretas as afirmativas II e III. b) Estão corretas as afirmativas I e II. c) Estão corretas as afirmativas I e III. d) Está correta somente a afirmativa I.

29. O gengibre, vegetal nativo da Ásia, é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina.

Assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

No gengibre encontra-se a substância zingerona, que apresenta a fórmula estrutural vista ao lado. A respeito da zingerona, pode-se dizer que é uma substância formada por moléculas que apresentam os seguintes grupos funcionais:

O

OH

O

a) Éter, álcool e cetona b) Éter, fenol e cetona c) Éster, álcool e cetona d) Éster, fenol e ácido carboxílico

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

11

30. No mundo dos insetos, fugir de inimigos é uma façanha. Algumas espécies possuem estratégias incríveis capazes de “detonar” um inimigo em minutos. O besouro bombardeiro, um coleóptero da família carabidae, é um famoso conhecido por ser capaz de produzir uma bomba no abdome. Esses besouros possuem duas glândulas iguais dispostas lado a lado, que abrem na extremidade da cavidade abdominal. Essas glândulas são preenchidas com substâncias como o peróxido de hidrogênio e hidroquinona, além de um compartimento externo contendo catalase e peroxidas. O vapor resultante dessa substância irritante é conhecido como p-benzoquinona que explode embaixo do abdome fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos. O resultado é uma substância com uma temperatura tão alta que é capaz de escaldar possível predador, ou causar queimaduras nos animais maiores. a) Sua fórmula molecular é C6H3O2 b) O nome oficial, segundo a IUPAC, da p-benzoquinona é

ciclo-hexa-2,5-dien-1,4-diona. c) Pertence à função fenol d) Pertence à função álcool

OO

Fórmula estrutural da

p-benzoquinona

31. Os haletos de alquila são compostos que possuem um halogênio ligado a um grupo alquila. Além da importância em síntese orgânica, os haletos de alquila também têm grande importância industrial no cotidiano. A reação de haletos orgânicos com nucleofilos é de grande importância para a síntese orgânica, pois a partir dessa reação é possível fazer uma série de transformações orgânicas. Quando o 2-bromopentano sofre reação de eliminação, podem ser formados os produtos A e B, conforme figura ao lado. A B

Com base nessa informação, assinale a alternativa correta: a) Os produtos A e B são trans e cis, respectivamente. b) O composto de partida é um haleto orgânico que possui um centro assimétrico. c) Os produtos A e B são isômeros de posição. d) Os produtos A e B são isômeros de função.

32. O propan-1,2-diol é uma substância muito utilizada como hidratante em cosméticos, alimentos e cremes dentais, bem como lubrificantes íntimos e como fixador de perfumes. É um líquido oleoso, inodoro, incolor, sem sabor e solúvel em água e clorofórmio. Pode ser obtido por meio da reação branda de um alceno. O alceno usado nessa reação é o: a) Buteno b) Hexeno c) Propeno. d) Penteno

33. Quando duas moléculas se aproximam, há uma interação de seus campos magnéticos, o que faz surgir uma força entre eles. Isso é o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula polar ou apolar. As interações intermoleculares são importantes para as propriedades de várias substâncias. Com relação entre as moléculas de água e sulfeto de hidrogênio, assinale a alternativa correta. a) As interações dipolo-dipolo entre moléculas de sulfeto de hidrogênio são mais intensas que entre

moléculas de água, por causa do maior número atômico do enxofre. b) A molécula de água é polar e a de sulfeto de hidrogênio é apolar. c) Entre moléculas de água, as ligações de hidrogênio são mais fracas que entre moléculas de sulfeto de

hidrogênio. d) As moléculas de água e sulfeto de hidrogênio têm geometria semelhante.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

12

34. Uma dona de casa ao “limpar” uma bancada de mármore com ácido muriático, observou uma “fervura”, que é o desprendimento de gás, um dos produtos da reação. O gás produzido nessa reação é: a) O2 b) H2 c) N2 d) CO2

35. A denominação albumina refere-se de forma genérica a qualquer proteína solúvel em água,

moderadamente solúvel em soluções salinas e que sofre desnaturação com o calor. Substâncias que contêm albuminas, como clara do ovo, são designadas por albuminóides. Pode-se dizer que a molécula de albumina é um polímero, pois é uma macromolécula formada pela reação entre: a) aminoácidos b) aminas c) aldeídos d) amidas

FÍSICA 36. Um satélite da Terra move-se numa órbita circular, cujo raio é 4 vezes maior que o raio da

órbita circular de outro satélite terrestre. Qual a relação ��/�� entre os períodos do primeiro e do segundo satélite?

a) 8

b) 4

c) 1/4

d) 64 37. Uma mulher quer construir uma pequena piscina para sua filha. Essa piscina deverá ter 5,0 x

10� litros de água. Suas dimensões são 2,0 metros de comprimento e 1,0 metro de largura. Considerando g=10m�, a pressão hidrostática exercida pela água, no fundo da piscina, vale: a) 5,0 x 10�N��

b) 2,5 x 10� N��

c) 5,0 x 10� N��

d) 2,5 x 10 N��

38. Dois vasos comunicantes contêm dois líquidos não miscíveis, I e II, de massas específicas d� e ��, sendo �� � ��, como mostra a figura. Qual é a razão entre as alturas das superfícies livres desses dois líquidos, contada a partir da sua superfície de separação?

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

13

a) �� � ����.��

b) ����

� ������ � 1

c) ����

� ������ � 1 d)

����

� ����

39. Uma esfera de alumínio está flutuando na superfície da água contida em um recipiente, com metade de seu volume submerso. Assinale a opção correta:

a) A esfera é maciça e a densidade da esfera é igual à metade da densidade da água. b) A esfera é maciça e a densidade da esfera é o dobro da densidade da água. c) A esfera é oca e a densidade da esfera é igual à metade da densidade da água. d) A situação proposta é impossível porque o alumínio é mais denso que a água.

40. Um ovo está no fundo de uma jarra de água pura. Adicionam-se aos poucos pequenas

quantidades de sal. Num determinado momento o ovo sobe e fica flutuando. Sendo �� a densidade da solução salgada, �� a densidade do ovo e �� a densidade a água pura, pode-se dizer que: a) �� � �� � �� b) �� ��� � �� c) �� � �� � �� d) �� � �� � ��

41. A equação dimensional da constante de gravitação universal no sistema LMT é: a) �!��� b) �!�� c) �!��� d) �!���

42. Para efeito de análise dimensional, considere as associações de grandezas apresentadas nas alternativas e indique qual delas não tem dimensão de tempo. Sejam: R = resistência elétrica, C = capacitância; M = momento angular, E = energia, B = indução magnética, S = área e I = corrente elétrica. Nota: Momento angular é dado pelo produto da quantidade de movimento por uma distância. a) R.C b) todas as alternativas têm dimensão de tempo c) (B.S)/(I.R) d) M/E

43. As dimensões uniformes de uma fita de aço foram medidas pelos alunos X, Y e Z. O

comprimento foi medido com uma trena, cujas menores divisões são em dm; a largura m foi medida com uma régua, calibrada em mm; e a espessura n com um micrômetro, que tem divisões

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

14

em centésimos de mm. A tabela abaixo fornece os resultados obtidos, sabendo-se que cada aluno efetuou uma só medição de cada dimensão.

Dimensão Aluno

(dm) m (mm) n(mm)

X 10, 343 100, 432 10, 1345 Y 30,34 100,5 13,45 Z 10,00 101 10,1

Com certeza, pelo menos um dos alunos cometeu erro a) grosseiro ao medir n. b) grosseiro ao medir m.

c) grosseiro ao medir . d) relativo maior que 1 ao medir n.

44. Em um campo magnético uniforme são lançadas duas partículas A e B com velocidades iniciais perpendiculares à direção das linhas de indução do campo. A seguir apresentamos dados referentes às duas partículas:

Massa

Carga elétrica

Velocidade de lançamento

Partícula A M Q "� Partícula B 2M -2Q 2"�

Admitindo-se que as partículas fiquem sob a ação exclusiva das forças magnéticas, elas descrevem movimentos circulares e uniformes com raios #� e #$ e períodos ��%�$.

Assinale a opção que relaciona corretamente os raios e os períodos: a) #$ = 2#� e �$ = 2��: b) #$ =

()� e �$ = ��

c) #$ = 2#� e �$ = ��: d) #$ = #� e �$ = 2��:

45. Um elétron (carga = -1,6 . 10�* C) atravessa uma

região R do espaço que contém campos elétrico e magnético uniformes, perpendiculares entre si e à velocidade do elétron, de acordo com a figura ao lado. Sabendo que E = 150 V/m, B = 2 . 10�T, qual deve ser a velocidade escalar do elétron, para que ele não seja defletido ao passar por esta região? a) 3 . 10� m/s b) 1,5 . 10� m/s c) 7,5 . 10� m/s d) 4,5 . 10+ m/s

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

15

46. Em uma oficina mecânica um trabalhador quer entender como se dá a frequência de rotação entre polias instaladas em uma máquina, assunto esse discutido em suas aulas do curso técnico que frequenta. A máquina citada possui duas polias interligadas por uma correia, semelhante ao funcionamento de uma bicicleta. Considera-se que este mecanismo é realizado sem deslizamentos. As polias possuem 12 cm e 3 cm de diâmetros. Sendo f a frequência de rotação da polia maior, pode-se dizer que a frequência da polia menor é: a) 8f b) 1f c) 2f d) 4f

47. Podemos conceituar a aceleração como a taxa de variação temporal da velocidade. Este conceito pode ainda ser representado como: a = ∆-/∆. , para um ∆. pequeno. Considere as seguintes afirmativas: I) Uma partícula pode ter velocidade apontando para o norte, enquanto sua aceleração

aponta para o sul; II) Uma partícula com aceleração negativa terá sempre uma velocidade negativa; III) Uma partícula sujeita a uma aceleração nula terá uma velocidade aumentando

linearmente com o tempo.

Podemos afirmar que: a) Todas as afirmativas estão corretas. b) As afirmativas I e III estão corretas. c) Apenas a afirmativa II está correta. d) Apenas a afirmativa I está correta.

48. Um caminhão leva material de construção para o Estádio Arena das Dunas em Natal. Esse

se encontra em uma estrada reta e com velocidade constante. Na carroceria encontra-se um trabalhador que resolve fazer uma experiência para responder a uma indagação dos seus colegas. De pé, ele lança uma pedra verticalmente para cima. Com relação ao movimento da pedra e desprezando o atrito com o ar, é correto afirmar que: a) Em relação ao caminhão, o movimento da pedra será curvilíneo. b) Ela cairá nas mãos do trabalhador, qualquer que seja a velocidade do caminhão. c) Em relação à estrada, a pedra terá movimento retilíneo. d) Em relação ao homem, a trajetória da pedra será um arco de parábola.

49. Nas usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas

eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica, são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de: a) Independerem de condições climáticas b) Dependeram das reservas de combustíveis fósseis c) Utilizarem fontes de energia renováveis d) Não provocarem impacto ambiental

50. Considerando que em alguns países a lei permite automóveis trafegarem com velocidade máxima

permitida nas rodovias de 110 km/h (aproximadamente 30 m/s), um automóvel se deslocando nessa velocidade, leva em torno de 6 segundos para parar completamente.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

16

Para passar pelos postos rodoviários, os automóveis devem trafegar no máximo com uma velocidade de 36 km/h (aproximadamente 10 m/s). Dessa forma os automóveis em velocidade máxima conseguem obedecer ao limite permitido e passar diante do posto com a velocidade reduzida. A que distância do posto deve ser colocada a placa referente à redução de velocidade para que o automóvel alcance a redução e passe diante do posto com a velocidade permitida:

a) 80 m

b) 110 m/s

c) 40 m/s

d) 90 ms

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

17

LÍNGUA INGLESA 51. According to the cartoon bellow,

Disponível em: http://lucian.uchicago.edu/blogs/maph/files/2011/04/calvin_hobbes_thesis1.jpg, consultado em 05/11/2013.

a) nowadays thesis are composed by words, created facts and distortion of reality people make up with while researching.

b) nowadays graduate thesis are no more than a few words and some made up things people use to make it looks like a real thesis.

c) students do not believe a graduate thesis can really help others by improving society knowledge on its own. d) by saying that it is plenty having “facts you made up”, student assume they do not have to study at all, but

only be creative.

For the next two questions, read the poem below.

To A STRANGER by Walt Whitman (1819-1892)

ASSING stranger! you do not know how longingly I look upon you, You must be he I was seeking, or she I was seeking, (it comes to me as of a dream,) I have somewhere surely lived a life of joy with you, All is recall'd as we flit by each other, fluid, affectionate, chaste, matured, You grew up with me, were a boy with me or a girl with me, I ate with you and slept with you, your body has become not yours only nor left my body mine only, You give me the pleasure of your eyes, face, flesh, as we pass, you take of my beard, breast, hands, in return, I am not to speak to you, I am to think of you when I sit alone or wake at night alone, I am to wait, I do not doubt I am to meet you again, I am to see to it that I do not lose you. 52. By this Walt Whitman’s poem, we can say that:

a) speaker uses he/she and boy/girl to refer to the stranger in the poem, which is done to declare authors bisexuality

b) speaker is not supposed to meet this stranger, but cannot afford remembering the time they spent together.

c) it is not possible to know if the speaker is talking about a man or a woman. d) although speaker cannot stay with this stranger anymore, he/she is anxiously praying for it.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

18

53. The poem: a) expresses the sexual genre of the speaker a woman. b) expresses the sexual orientation of the beloved as a homosexual. c) expresses the sexual orientation of the beloved as a bisexual. d) expresses the sexual genre of the speaker as a man.

54. According to the cartoon below:

a) Dentist and patient have different attitude toward their marriages. b) The older you get, the less you believe in living together. c) Vacation is a time to be together and think about earlier attitudes toward life. d) Patient got astonished because the dentist has a wedding as unhappy as his.

The following questions are about the next text:

New Hope for H.I.V. Vaccine By DONALD G. McNEIL Jr.

Published: September 16, 2013

“Kafkaesque” is not a word normally used to describe immune responses, but it’s how Dr. Louis J. Picker described what his experimental vaccine did to his rhesus monkeys: “It’s like their T-cells were turned into the East German secret police, hunting down infected cells until there were none left.”

Recent work by Dr. Picker, a vaccine expert at Oregon Health & Science University, has shaken up the long, frustrating search for an AIDS vaccine. His latest study, published in Nature last week, has scientists scratching their heads, wondering if it might open up a new avenue for research.

Dr. Picker tested his vaccine in 16 monkeys who were then infected with simian immunodeficiency virus, a close relative of H.I.V., which normally would have sent them spiraling rapidly down to a miserable death. The experimental vaccine protected only nine of them, but it also did something never seen before: these monkeys slowly “cleared” the virus and now appear to be cured. “Three years later, you can’t tell them from other monkeys,” Dr. Picker said.

Adaptado de: http://www.nytimes.com/2013/09/17/science/new-hope-for-hiv-vaccine.html, consultado em 13/11/2013.

55. According to the text: a) although the vaccine hasn’t saved all the monkeys from the simian HIV virus, results are

considered a great step in this issue. b) half of the monkeys used in Dr. Picker’s experiment were successfully cured. c) more than sixty percent of the monkeys used in the research were given back their health by

the end of three years. d) “cured monkeys” cannot be discerned from health ones by the end of a dozen of years.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

19

56. By comparing the results of the vaccine with the East German secret police, the text a) emphasizes the necessity of checking the T-cells as the East German secret police does with their

investigated people. b) shows readers the job of T-cells in human body is to run after the infected cells to kill them down. c) proves the job of T-cells is to search the body for infected cells in order to immunize it from diseases. d) praises its efficiency and give readers an idea of how effectively productive the vaccine is.

57. According to the text:

a) there were 7 monkeys left to take the vaccine and be immunized. b) Dr. Pecker has finally found the cure for HIV. c) the simian immunodeficiency virus slaughter the infected body very fast. d) Simians infected by HIV virus are driven spiraling rapidly down to a miserable death.

58. The phrasal verb “shake up” is used in the text:

a) to demonstrate that the researches has been finding ways of curing AIDS. b) as a way of expressing the surprise Dr. Pecker’s discoveries has brought to the scientists. c) is connected to the Dr. Picker’s attitude toward scientists, whose findings are not as surprising as his. d) can be replaced by “blessed” without having changed the meaning of the sentence

59. The following quotation is attributed to Imamu Amiri Baraka, an Afro-American writer of poem,

essays, drama, fiction and music criticism. “from the slave ship to the citizenship we faced a lot of bullship”

― Amiri Baraka According to it: a) Niggers have had a hard time since they have brought to the US as slaves until the time they were

considered really Americans. b) African ships, full of niggers, were the beginning of a hard way for niggers who decided to leave

Africa and go to the US. c) Afro-American people can be considered US citizens nowadays, but they had to work for few money

since they first step on American land. d) Either being called niggers or Afro-American people, black people has always had to hear too many

bullshits about themselves.

60. According to the text, we can say that:

a) Child abuse always happens by family members such as father.

b) Timmy has been already beaten by his father. c) Parents have to be careful when educating their

children because child abuse can be reported. d) If you go to Mittelstr. 173, Berlin on January

28th you can save a child from being abused.

Disponível em:

http://www.coloribus.com/adsarchive/prints/anti-child-abuse-

campaign-superfight-6723255/, consultado em 11/11/2013.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

20

LÍNGUA ESPANHOLA I. Lee el texto abajo y, enseguida, contesta las preguntas 51 a 55. El alumno perfecto: No faltó nunca, sacó 9,8 de promedio y es el mejor compañero. Martín Colbaciuk cursa en un colegio de La Plata. Su papá es colectivero y su mamá administrativa. CON EL PERGAMINO, MARTÍN MUESTRA AYER SU DIPLOMA DE HONOR AL MEJOR PROMEDIO. PERO DICE QUE SU MAYOR ORGULLO ES EL TÍTULO DE MEJOR COMPAÑERO DE SU CURSO. El chico lo asume con cierta naturalidad. Pero sus padres explotan de orgullo: Martín Colbaciuk (13) es el alumno perfecto. Completó su octavo año consecutivo sin inasistencias al aula, cerró el año con 9,88 de promedio –el más alto de la escuela– y coronó este 2011 con un premio más preciado que las notas: fue elegido el mejor compañero por sus pares .

Martín vive en Villa Elvira y terminó el segundo año de la secundaria en un colegio parroquial de ese barrio de las afueras de La Plata. En el colegio Santa María de los Ángeles, este viernes se hizo el acto de fin de curso y los Colbaciuk fueron las “estrellas” de la ceremonia. Porque su hermana Belén, que está en cuarto año, también obtuvo la medalla por las notas más altas de ese curso. Fanático de la pesca y del fútbol, Martín recorre páginas de diarios y sitios Web con información sobre Estudiantes, para compartir con sus amigos las novedades del club que enciende su pasión. “Todas las materias son atractivas. No tengo problemas para preparar trabajos o exámenes”, contó mientras su mamá, Andrea, despliega sobre la mesa del comedor los títulos y las cartulinas obtenidas por su hijo en la escuela. “En realidad –admite– Educación Física fue la que me bajó el promedio este año”. En las clases enseñaron vóley y no pudo dominar esa disciplina. Por eso, el boletín promedió 9,88. Todas las asignaturas con 10, menos el último trimestre en Educación Física. Desde que comenzó primer grado en el “Santa María” nunca faltó. “Esa situación se dio naturalmente. Por suerte, tiene una salud de hierro y ni siquiera una gripe le impidió ir a la escuela”, recordó Andrea. Espera que su papá Fernando –quien trabaja en una línea de colectivos platense– defina las vacaciones para programar unos días en Chasicó, donde toda la familia disfruta de intensas jornadas de pesca. “Desde chiquitos nos compró cañas a todos y cuando vienen los fines de semana largos o los francos de papá nos vamos hasta Punta Lara o las lagunas de la zona a pescar desde la costa”, se entusiasma Martín.

http://www.clarin.com/educacion/alumno-perfecto-promedio-mejor-companero_0_611338995.html

51. Se puede afirmar que Martín

a) tiene más orgullo de las notas altas que cualquier otra cosa. b) sacó las mejores notas de la escuela todo el año lectivo. c) no se importa de lo que piensan sus compañeros a su respecto. d) nunca quiso ser el mejor alumno de la escuela.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

21

52. En “Completó su octavo año consecutivo sin inasistencias al aula” la parte destacada es sinónima de: a) sin cometer errores. b) sin advertencias. c) sin faltas. d) sin ayuda para las tareas.

53. En “cerró el año con 9,88 de promedio”, el término destacado, en portugués, es lo mismo que

a) através. b) expectativa. c) por meio de. d) média.

54. La única dificultad que Martín tiene es

a) aprender bien el vóley. b) comer en la mesa con los demás. c) hacer los trabajos de la escuela. d) Aceptar la baja de su promedio.

55. Además de los estudios, ¿qué más le gusta a Martín?

a) La pesca. b) Los videojuegos. c) Salir con los amigos. d) Ver la tele en casa.

II. Lee el texto abajo y, enseguida, contesta las preguntas 56 a 60.

Brasil: el crecimiento de la economía no lo explica todo

Factores culturales. La nueva clase media volcada al consumo, la educación e Internet son las

razones principales de cambio en la sociedad brasileña.

El capitalismo no es sólo un mecanismo de acumulación

(ahorro/inversión/ reproducción ampliada), sino también

un sistema de hegemonía política (una determinada

estructura de poder) y, algo igualmente importante, un

“proceso civilizatorio”, que modifica las condiciones de vida,

la composición social, las formas de pensar y el orden de

prioridades y expectativas. Brasil no creció en el tercer

trimestre con respecto a los tres meses previos. Incluso

experimentó una leve contracción (-0,04%). Falta agregar

(Por Jorge Castro, analista)

que entre julio y septiembre se expandió a una tasa anualizada de 2,1% y que el PBI aumentaría 3,6% / 3,8% en el año (fueron + 7,5% en 2010). En ese período, las exportaciones aumentaron 1,8% y la producción agroalimentaria, que las sostiene, se expandió 7%. Pero la tasa de crecimiento no revela lo fundamental de lo que sucede en Brasil. La década pasada fue la primera desde 1965 en que Brasil creció a una alta tasa (+ 5,5% anual, el doble que en los 20 años previos) y sin inflación (Plan Real / 1994). En esa etapa, el empleo formal aumentó por encima del producto y la incorporación a la enseñanza primaria alcanzó niveles récord, inducida por varios programas sociales, ante todo “Bolsa Familia”. También el Estado redistribuyó en gran escala una moneda estable (12 millones de familias fueron beneficiarias), que se apreciaba sistemáticamente por el ingreso masivo de capitales, y elevaba así su

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

22

capacidad de compra doméstica, ante todo alimentos. Por eso se inició el descenso de la desigualdad por primera vez en la historia de Brasil (desde 1930). Dilma Rousseff ha despedido a 6 ministros en su primer año de gobierno, tras ser acusados de corrupción por los medios de comunicación y la opinión pública. Las denuncias no implican ninguna novedad con respecto al funcionamiento del sistema político brasileño, caracterizado por una proliferación de partidos (23 en el Congreso, 11 en la coalición oficialista), dotados de una cultura exclusivamente “fisiológica” en la utilización del poder político. La novedad es la respuesta de la Presidenta y sus despidos de 6 de sus ministros, hasta ahora. Hay un nuevo Brasil, sobre todo en términos “civilizatorios”; a su vez, también se ha modificado su visibilidad global y su influencia en el mundo.

http://www.clarin.com/opinion/Brasil-crecimiento-economia-explica_0_611338980.html

56. De los términos encontrados en la primera línea del texto, ¿cuál se opone, semánticamente, a la

idea de “aumento”? a) Inversión. b) Reproducción. c) Ahorro. d) Contracción.

57. Las razones abajo son responsables por el crecimiento de Brasil, excepto

a) el aumento del PBI. b) el aumento de las exportaciones. c) la contracción de -0,04%. d) la producción de alimentos.

58. Se puede afirmar que, desde la década pasada, Brasil

a) está creciendo más lentamente. b) está creciendo más rápidamente. c) paró de crecer. d) ya no crece como antes.

59. Las medidas abajo son intentos del estado brasileño por la igualdad socio-económica en el país,

excepto a) el descenso de las exportaciones. b) el ingreso masivo de capitales. c) la redistribución de una moneda estable. d) el aumento de la capacidad de compra doméstica.

60. ¿Qué caracteriza el gobierno de la Presidenta Dilma Housseff?

a) El rechazo a los medios de comunicación y la opinión pública. b) La intolerancia a la corrupción. c) El aumento de los partidos políticos por su exigencia. d) La disminución del número de partidos políticos.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

23

EXAMEN DE LANGUE FRANÇAISE

TEXTE – 1: LES FIBRES ALIMENTAIRES

Les fibres alimentaires sont les parties, d’origine végétale, qui ne sont pas transformées lors de la digestion. Bien que les fibres ne soient pas digérées, elles sont tout de même indispensables au transit intestinal. Les fibres alimentaires font partie de la catégorie des glucides complexes. Il existe 2 types de fibres alimentaires: les fibres solubles dans l’eau, comme les pectines, et les fibres insolubes dans l’eau, comme la lignine.

Toutes les fibres alimentaires possèdent un rôle bénéfique pour l’organisme. Les fibres résistent à la digestion dans l’intestin. Elles n’ont donc pas un rôle nutritionnel comme tel. En fait, leur rôle se résume à absorber et à garder l’eau dans l’intestin, et ainsi augmenter le volume du bol alimentaire. Aussi, elles stimulent la contraction de l’intestin et favorise l’activité bactérienne dans le côlon. Un régime riche en fibres réduirait le risque de cancer du côlon. Une carence en fibres alimentaires peut conduire à des troubles digestifs et intestinaux et à la constipation.

Les fibres alimentaires ont un rôle positif dans le contrôle de la faim puisqu’elles augmentent le sentiment de satiété. Elles limitent ainsi la suralimentation et réduisent le risque de surpoids et d’obésité. Les fibres alimentaires sont donc bénéfiques pour un contrôle optimal du poids corporel. Une alimentation riche em fibres alimentaires contribue aussi à réduire les taux de “mauvais cholestérol”, ou cholestérol LDL, et du même coup réduisent le risque de troubles coronariens.

On retrouve les fibres dans tous les aliments végétaux, comme les fruits, les légumes et les céréales. Il est cependant préférable de manger des céréales entières. Les habitudes de consommation tendent à faire réduire l’apport journalier de fibres alimentaires. On recommande de manger entre 25 et 30 grammes de fibres par jour, ce que très peu de gens atteignent.

TEXTE 2 - RÉDUIRE LE RISQUE D’INFECTION AVEC LES OMÉGA-3 NOV

Les oméga-3 sont des acides gras essentiels que l’ont retrouvent beaucoup dans le poisson ainsi que dans les graines de lin. Les acides gras oméga-3 et les acides gras oméga-6 jouent un rôle très important dans les réactions inflammatoires et l’équilibre ou le ration entre les deux est extrêmement important.

Des taux élevés d’oméga-3 aideraient à prévenir et à réduire les symptômes ¹de la maladie de Crohn, de l’arthrite rhumatoïde, de l’asthme ainsi que d’autres problèmes inflammatoires. __________________________ ¹ On ne sait encore que peu de choses concernant la manière dont la maladie de Crohn apparaît. En effet, celle-ci n’a pas encore de cause bien déterminée dans son apparition, ce qui rend la prévention plutôt difficile. Il s’agit d’un syndrome inflammatoire, qui touche l’appareil digestif, et qui peut s’attaquer à n’importe quel endroit du tube. Cependant, en général, on remarque que la maladie touche tout particulièrement une portion de l’appareil digestif allant de la toute fin du grêle, jusqu’au rectum, en passant par l’intégralité du côlon bien sûr.

Source: http://lachirurgieplastique.com/

51. Par rapport au texte 1, on peut affirmer que son but est celui de présenter…

a) les problèmes digestifs et intestinaux. b) les fibres alimentaires comme un bien à l’organisme. c) les tipes de fibres alimentaires. d) Les problèmes de l’obésité.

52. Quant au texte 2, il vise à… a) indiquer les aliments qui contiennent les acides gras. b) présenter les dangers des acides gras pour l’organisme. c) renseigner les propriétés des acides gras pour la guérison. d) présenter une liste des maladies guéries par l’oméga-6.

Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina – 2014.1 – Tipo 2A

24

53. “Des taux élevés d’oméga-3 aideraient à prévenir et à réduire les symptômes de la maladie de Crohn” – Cette maladie s’indique par une... a) irritation dans le système digestif. b) constipation douloureuse. c) diarrhée avec des vomissements. d) inflammation intestinale.

54. Quant à la “maladie de Crohn”… a) la medicine sait fort peu de choses concernant son apparition. b) on ne sait encore aucune chose par rapport à son apparition. c) on connaît bien touts les motifs de cette maladie intestinale. d) personne ne sait pas comment cette maladie apparaît.

55. On sait que le poisson est porteur de oméga-3 et aussi… a) les graines du lin. b) les acides gras. c) l’oméga-6. d) le chanvre.

56. L’asthme atteint l’appareil... a) digestif. b) lymphatique. c) circulatoire. d) respiratoire.

57. Le texte 1 se construit plutôt par... a) description b) orientation c) explication. d) narration.

58. Il y a deux types de fibres alimentaires: a) l’ oméga-3 et l’oméga-6. b) les solubles et les insolubles. c) le poisson et le lin. d) la pectine et la lignine.

59. Le “mauvais cholestérol” est identifié para le sigle… a) LDL b) HDL c) NDL d) HD

60. “Les fibres alimentaires ont un rôle positif dans le contrôle de la faim puisqu’elles augmentent le sentiment de satiété”. Le rapport entre les deux phrases s’établi par… a) argumentation. b) explication. c) narration. d) but.