caderno 3

40

Upload: programando-futuro

Post on 11-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno Digital que apresenta planilha eletronica e desmistifica o seu uso.

TRANSCRIPT

Page 1: caderno 3
Page 2: caderno 3

Fundação Banco do Brasil

PresidenteJorge Alfredo Streit

Diretores ExecutivosÉder Marcelo de Melo

Dênis Corrêa

Gerente de Educação e Tecnologia InclusivaGermana Augusta Macena

Assessoria TécnicaPaulo Nishi

Créditos

Grupo de TrabalhoFábio Oliveira Paiva

Helem Evangelista BragaRefael Luiz Aguilar

Vilmar Simion NascimentoWesley Dias do Nascimento

Projeto GráficoVersal Multimídia

IlustraçõesJosé Carlos Gomes (Dadá)

Fundação Banco do BrasilPrograma Inclusão Digital

SCN Quadra 1, Bloco A, Edifício Number One, 10º andar

Brasília – DF. CEP: 70711-900

Telefones: 61-3104-4600 / 3104-4671

www.fundacaobancodobrasil.org.br

Page 3: caderno 3

IÍndice

Apresentação...................................................................................................5O que é uma planilha eletrônica?....................................................................7Como criar e utilizar planilhas........................................................................8Fórmulas: como fazer a planilha calcular.....................................................13Faça totais e subtotais automaticamente......................................................14Organize e ordene dados................................................................................17Faça bonito: formate sua planilha................................................................20Formatando título.........................................................................................23Como inserir filtros........................................................................................25Apresente seus dados em gráficos.................................................................27Links da internet...........................................................................................30 Glossário.........................................................................................................31

Page 4: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

4 5

Fundação Banco do Brasil

Page 5: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

4 5

Fundação Banco do Brasil

AApresentação

A Fundação Banco do Brasil completou 25 anos de atuação em 2010. Ao longo desse período, a Instituição tem promovido, em todo o país, o desenvolvimento social em conjunto com as comunidades participantes de seus programas.

Suas atividades institucionais são fundamentadas em tecnologias sociais, com foco em educação e em geração de trabalho e renda, principalmente nas regiões Norte e Nordeste e nas periferias dos grandes centros urbanos. A intervenção social é aprimorada continuamente e incorpora abordagens que valorizam as dimensões humana, cultural, econômica e ambiental.

O propósito é promover o desenvolvimento social de forma solidária e sustentável, por intermédio da mobilização das pessoas, articulação de parcerias e multiplicação de soluções sociais.

O Programa Inclusão Digital nasceu para fortalecer experiências e ações que busquem a melhoria das condições econômicas, sociais, culturais e políticas das comunidades por meio do acesso às tecnologias da informação e comunicação.

Por meio das estações digitais, são disponibilizados equipamentos e pessoal capacitado para mediar a relação das pessoas com a informação e a tecnologia.

A mobilização e articulação sociais geradas pelas estações digitais objetivam dar condições para que as próprias comunidades sejam protagonistas de sua transformação social.

Boa leitura.

Jorge StreitPresidente

Page 6: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

6 7

Fundação Banco do Brasil

CuidadoEste ícone alerta para...

DicaEste ícone indica alguma...

Como fazer? Este ícone auxiliana melhor forma...

Page 7: caderno 3

OPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

6 7

Fundação Banco do Brasil

O que é uma planilha eletrônica?

É basicamente uma tabela de informações, exatamente como uma planilha de papel. Numa planilha eletrônica, porém, há uma série de recursos adicionais.

Dentre eles, podemos citar o fato de você poder alterar qualquer informação a qualquer momento sem ter que rabiscar a sua planilha toda, e das informações alteradas serem automaticamente recalculadas.

As planilhas eletrônicas podem ser múltiplas, ou seja, estar agrupadas em várias páginas de informação, que ficam sobrepostas no mesmo documento e podem ser trabalhadas em conjunto.

Um grupo de planilhas eletrônicas sobrepostas é chamado de pasta de trabalho.

Para criar planilhas, você pode utilizar os programas instalados em seu computador, como o Calc (do pacote OpenOffice) e o Excel (da Microsoft), ou utilizar editores de planilhas on-line, como o Google Textos e Planilhas.

Uma das vantagens de utilizar o editor de planilhas on-line está na possibilidade de acessar o arquivo de qualquer computadorconectado à internet, da mesma forma que podemos acessar um Webmail.

Além disso, é possível também compartilhá-lo com outros usuários e transformar o documento num processo de produção colaborativa, que pode nos poupar tempo e facilitar até mesmo o nosso trabalho.

Para poder utilizá-lo é preciso abrir uma conta no Google Account, o que pode ser feito com e-mail de qualquer provedor.

Page 8: caderno 3

CPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

8 9

Fundação Banco do Brasil

Como criar e utilizar planilhas

Ao abrir o Calc – programa de planilhas do pacote OpenOffice – uma nova “pasta de trabalho” já estará aberta, com três planilhas agrupadas. Você po-derá começar de imediato a inserir os dados e números para a sua planilha, conforme veremos mais adiante.

Cada planilha da sua “pasta de traba-lho” pode conter dados e fórmulas di-ferentes. Para identificá-las com maior rapidez, você pode renomeá-las. Clique com o botão direito do mouse sobre o nome original, numa das abas localiza-das na parte inferior da tela. Uma caixa seletora se abrirá em seguida com as opções disponíveis.

Selecione a opção “Renomear Planilha” e automaticamente uma nova janela se abrirá. Digite o novo nome desejado no campo específico e sua planilha será atualizada automaticamente. Repita esse processo para cada planilha que desejar renomear, lembrando sempre de que é preciso clicar sobre ela (a aba deve estar com a cor branca) para ter acesso às opções disponíveis.

Você também pode utilizar esse mesmo procedimento para inserir novas planilhas à sua “pasta de trabalho”, excluir, movê-las, dentre outros.

Para criar uma nova “pasta de trabalho” no Calc, clique na opção “Arquivo” da barra de Menu. Em seguida, selecione a opção “Novo” e “Planilhas”. Ao fa-zer isso, uma nova pasta de trabalho será criada, também com três planilhas a serem editadas conforme suas necessidades.

Sempre que abrir um novo documento no Calc, ele conterá 3 planilhas. Po-rém, você poderá adicionar mais planilhas de acordo com sua necessidade, utilizando a ferramenta “Inserir” do Menu.

Page 9: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

8 9

Fundação Banco do Brasil

Elementos de uma pasta de trabalho do Calc.

Elementos de uma pasta de trabalho do Google Textos e Planilhas.

Page 10: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

10 11

Fundação Banco do Brasil

O editor de planilhas on-line Google Textos e Planilhas é muito parecido com o Calc e com o Excel. Caso você queira criar uma nova planilha, basta clicar no link “Nova Planilha” da página inicial da sua conta e o documento será criado automaticamente.

Outra maneira de abrir uma nova planilha é clicando no botão “Arquivo”. Uma caixa seletora se abrirá com todas as opções disponíveis para você edi-tar a planilha, inclusive o nome dela se for necessário. Selecione a opção “Novo” e inicie a utilização do documento, exatamente como numa planilha criada em programas off-line.

O processo para criar uma nova pasta de trabalho, ou seja, para incluir pla-nilhas num mesmo grupo, também é idêntico ao do Calc. Contudo, para se criar uma pasta de trabalho no Google Textos e Planilhas é necessário que você já tenha criado uma planilha antes, pois o processo se dá adicionando mais planilhas à primeira. Elas aparecem como páginas, na parte inferior do seu navegador.

Clique em opção “Novo” e “Planilhas” do menu “Arquivo” para criar uma pasta de trabalho no Calc.

Page 11: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

10 11

Fundação Banco do Brasil

Para adicionar mais planilhas, basta clicar em “Adicionar página” no lado inferior esquerdo do seu browser.

Para renomear as páginas, clique sobre elas para acessá-las e, em seguida, so-bre o nome atual dela. Depois, selecio-ne “Renomear” e digite o novo nome no local indicado.

Note a grande semelhança entre os edi-tores de planilhas: o Calc e o Google Textos e Planilhas conseguem trabalhar da mesma forma que o Excel, inclusi-ve com a capacidade de abrir os docu-mentos gerados por ele com extensão “.XLS”.

Para inserir informações na sua plani-lha, clique na célula desejada e digite os

Página inicial do Google Textos e Planilhas.

Page 12: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

12 13

Fundação Banco do Brasil

dados. Você pode também utilizar o campo da barra de fórmulas, digitando diretamente nela. Para apagar o conteúdo, clique nela e pressione a tecla “Delete”.

Para alterar a largura de uma célula, clique sobre a linha que divide as colu-nas (no cabeçalho) e arraste até a coluna ficar no tamanho desejado.

Você pode também clicar com o botão direito do mouse sobre o número cor-respondente à coluna, depois em “Largura da coluna...” e digitar o valor de-sejado. Os caminhos para alterar a altura das células são os mesmos.

Caso o valor de uma célula apareça com uma série de cer-quilhas (####), aumente a largura da coluna para visuali-zá-lo normalmente.

Page 13: caderno 3

FPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

12 13

Fundação Banco do Brasil

Fórmulas: como fazer a planilha calcular

As planilhas são muito utilizadas como tabela de texto ou outro tipo de da-dos, mas sua função real é a de executar cálculos através de fórmulas pré-definidas, poupando tempo e trabalho para os usuários desses aplicativos.

Quando digitamos valores ou texto em uma planilha, eles são exibidos exata-mente da forma como foram digitados.

Porém, também é possível que o Editor de Planilhas execute automatica-mente certos cálculos como, por exemplo, a soma dos valores de duas outras células ou, ainda, o total dos valores de várias células.

A esses cálculos automáticos chamamos fórmulas, que podem conter diver-sos tipos de informação.

No Editor de planilhas on-line, a operação de soma se dá da mesma forma que no off-line.

A presença do sinal de igual (“=”) no início de uma célula confere-lhe uma propriedade especial. Quando digitamos “=”, tudo o que se segue será considerado pelo Editor de Planilhas como uma fórmula. Uma fórmula pode ser, por exemplo, uma operação matemática que envolve os valores de outros campos da planilha, como a soma de duas células. Se digitar-mos o valor 2 na célula A1, o valor 3 na célula B1, e, em seguida, digitarmos na célula C1: =A1+B1, vere-mos que a célula C1 mostrará o valor 5, que é a soma dos valores das células referidas, e que a fórmula é exibida na barra de fórmulas.

Page 14: caderno 3

F

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

14 15

Fundação Banco do Brasil

Faça totais e subtotais automaticamente

A totalização (soma total) de valores pode ser feita de maneira automática nos editores de planilha off-line, como o Calc e o Excel. Em geral, basta sele-cionar a célula exatamente seguinte ao grupo de valores que se deseja somar e clicar no botão “?” (somatória ou Autosoma).

Page 15: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

14 15

Fundação Banco do Brasil

Uma vez acionado o botão de somatória, uma fórmula aparecerá na célula selecionada, que indica quais os campos que devem ser somados na operação pretendida.

Para que a soma apareça, é necessário pressionar a tecla “Enter”. O valor final da soma aparecerá na célula selecionada no começo.

No Google Textos e Planilhas, para realizar a somatória, você deve selecionar as células contendo os valores a serem somados e clicar na aba “Fórmulas”, depois em “Sum” (Soma).

Primeiro passo: selecionar a célula exatamente seguinte ao grupo de valores que você que somar e clicar no botão “Auto-soma”.

Segundo passo: a célula selecionada no passo anterior será preenchida com uma fórmula e os campos a ser somados são demarcados com uma linha azul, indican-do a soma.

Terceiro passo: pressione a tecla “enter” para obter o resultado.

Page 16: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

16 17

Fundação Banco do Brasil

Ele apresentará a fórmula referente ao intervalo de células que está sendo considerado, por exemplo, =Sum(B2:F2) que é a soma dos valores das célu-las B2, C2, D2, E2 e F2.

Se a operação estiver correta e os valores selecionados forem de fato aqueles que você deseja somar, tecle “Enter” para obter o resultado.

No editor de planilhas on-line, selecione as células a serem somadas, clique na aba “Fórmulas” e em seguinda no link “Sum”,

Ao clicar em “Sum” a fórmula aparecerá automaticamente.

Após pressionar a tecla “Enter” você visualizará o resultado.

Page 17: caderno 3

OPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

16 17

Fundação Banco do Brasil

Organize e ordene dados

Muitas vezes os valores (ou seja, qualquer tipo de dado) que inserimos em uma planilha precisam ser localizados, selecionados ou ordenados. Realizar essas funções é muito simples.

Vamos tomar como exemplo uma planilha cujos valores sejam os nomes das Estações Digitais do Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, e que desejamos classificar as Estações por ordem alfabética.

O primeiro passo é abrir a tabela com os nomes das Estações Digitais. Em seguida, será necessário selecionar os valores (nesse caso os nomes) a ser ordenados. A maneira pela qual você pode selecionar valores é a mesma que está indicada no capítulo anterior.

No Menu, clique sobre o botão “Dados” e escolha a opção “Classificar”.

Planilha do Calc com os valores que pretendemos

Para indicar um intervalo a ser calculado em uma fórmula, digite diretamente a referência da primeira e da última células que se quer excluir da operação (C2, F5, por exemplo) e o sinal de dois pontos (:) entre elas.

Page 18: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

18 19

Fundação Banco do Brasil

Uma nova janela se abrirá para que você indique as colunas que serão or-denadas, a forma como deseja ordená-las, dentre outras informações perti-nentes à sua classificação. Preencha essa janela com os dados necessários e clique em “Ok”.

Após essas etapas, os itens selecionados serão ordenados automaticamente, seguindo as opções que você determinou. No caso do exemplo, os Postos foram ordenados por ordem alfabética crescente.

Janela com as opções para classificação.

Resultado da operação no Calc.

Page 19: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

18 19

Fundação Banco do Brasil

No editor de planilhas on-line, o processo para ordenar é muito se-melhante ao do off-line.

Você também precisará abrir o documento e selecionar os valores (nomes das Estações digitais) que deseja colocar em ordem alfabéti-ca.

Depois de feito isso, basta clicar sobre a aba “Classificar” e, em seguida, sobre o botão “A— Z” (ordem alfabética crescente) ou sobre o botão “Z— A” (ordem alfabética decrescente), conforme a sua necessidade.

Após clicar sobre os botões “A— Z” ou “Z— A” os campos serão ordenados automaticamente.

Resultado da classificação: os dados da coluna Nome foram classificados em ordem alfabética.

Page 20: caderno 3

FPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

20 21

Fundação Banco do Brasil

Faça bonito: formate sua planilha

A apresentação dos seus dados pode ser quase tão importante quanto os próprios dados! Os editores de planilhas on-line e off-line dispõem de meios para que sua planilha fique mais bonita e, conseqüentemente, mais legível.

Formatar uma planilha não é muito diferente de formatar um texto em um editor de texto. Todos os recursos disponíveis para edição de texto, como mudança de tipo da fonte ou caractere, da cor, tamanho ou outras caracte-rísticas estão presentes no Calc, no Excel ou no Google Textos e Planilhas e podem ser feitos de maneira bem semelhante nos Editores de Texto.

No Calc, selecionamos o trecho que queremos formatar e, utilizando as op-ções da barra de formatação, conseguimos personalizar quaisquer tipos, co-res e tamanhos de fonte possíveis para o trecho selecionado.

No Google Textos e Planilhas, utilizamos o mesmo caminho para formatar as fontes. Primeiro é necessário selecionar as células a serem formatadas e, em seguida, basta utilizar a barra de formatação com as opções que julgar necessárias.

Você também pode formatar as células e determinar padrões através da op-ção “Formatar Células”, pelo menu “Formatar” do Calc.

Na linha selecionada aplicamos os recursos de negrito e tamanho da fonte, ambos presentes na barra de formatação.

Page 21: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

20 21

Fundação Banco do Brasil

Suponhamos que você queira formatar o título de uma planilha de gastos pessoais. O que fazer. Selecione a célula que será formatada, clicando o mou-se na célula A1. Embora nas planilhas a seleção não pareça abranger o texto, sabemos que o texto inteiro está contido dentro da célula, então não há a necessidade de selecionar as células subsequentes. Depois selecione a opção de menu “Formatar”, “Células” ou clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolha “Formatar Células”.

Uma nova janela se abrirá com sete abas diferentes, cada uma contendo ca-racterísticas para a for-matação pretendida.

A aba “Número” define o que será feito caso tratemos as células se-lecionadas como nú-meros. Podemos apre-sentar o número como moeda, o que o obriga a ter, entre outras coi-sas, separador de mi-lhares e de centavos.

Aqui, foram aplicadas as mesmas formatações de negrito e tamanho da fonte que o exemplo anterior. Note que o procedimento é idêntico.

Page 22: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

22 23

Fundação Banco do Brasil

A aba “Proteção” trava ou esconde células. Essa opção tem efeito apenas se a opção “Proteger Planilha” estiver ativada. A ativação pode ser feita pelo menu “Ferramentas”, clicando na opção “Proteger documento” e, em segui-da, selecionar a opção “Planilha”.

Para utilizar o recurso “Proteção” de células, é necessário ativar a opção “Proteger Documento”

Page 23: caderno 3

F

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

22 23

Fundação Banco do Brasil

O travamento de uma célula ou grupo de cé-lulas impede que a célula ou grupo protegi-do seja alterado sem que haja um destrava-mento prévio. Ou seja, para que se altere um grupo ou célula protegida é necessário que a opção “Proteger documento” seja desativada antes.

Por conta disso, esse recurso é muito interes-sante quando você utilizar células para guar-dar valores intermediários que não podem ser alterados, ou para fórmulas de cálculos automáticos, porque impede que um usuário comum altere essas células sem querer.

As demais abas – Alinhamento, Fonte, Efei-tos da Fonte, Bordas, Plano de Fundo – são iguais às do editor de texto Writer e têm o mesmo mecanismo de funcionamento.

Formatando título

Quando optamos por fazer uma tabela de textos num Editor de planilhas on-line ou off-line também podemos deixá-la bonita e bem formatada. Um recurso que ajuda a ajustar o título à tabela é “Mesclar células”. Ele é muito útil para colocar o texto todo em uma só célula, sem ter que alterar a largura das colunas.

Para utilizar esse recurso, selecione as células que deseja unir, sempre com atenção ao texto para saber se caberá no intervalo pretendido. Em seguida, acesse o menu “Formatar”, clique na opção “Mesclar Células” e, depois, sele-cione a opção “Definir”.

Uma nova janela se abrirá. Caso haja texto em mais de uma célula, o Calc irá perguntar se deseja juntar o conteúdo na primeira célula.

Para que o texto de sua planilha não ultrapasse os limites da célula em que está escrito, entre na opção “Formatar Células”, clique na aba “Alinhamento” e ative a opção “Quebra auto-mática de linha” do lado es-querdo do rodapé da caixa de diálogo.

Page 24: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

24 25

Fundação Banco do Brasil

Clique em “Sim” para colocar todo o texto numa única célula.

Repare na barra de visualização do Calc. A nova célula mesclada, agora maior que as anteriores, recebe o nome atribuído à primeira selecionada, no caso “Participação nas Listas de Discussão”.

Desse modo, você poderá centralizar o título e editá-lo mais facilmente, além de ficar mais bonito.

Células mescladas: texto se juntou na primeira célula possibilitando que você o centralize para melhor formatação.

No menu “Formatar”, clique em “Mesclar células”

Page 25: caderno 3

CPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

24 25

Fundação Banco do Brasil

Como inserir filtros

O recurso “Auto filtro” é muito útil no caso de uma planilha com muitas li-nhas e colunas.

Ele permite que você busque as informações de que precisa selecionando apenas um dos critérios disponíveis. Dessa forma, a planilha será ordenada de forma a aparecer somente o que lhe interessa.

Por exemplo, se pegarmos a planilha com as unidades das Estações Digitais, teremos as variáveis “Estado”, “Nome”, “Município”, que são os critérios a serem selecionados.

Ao selecionar a opção “autofiltro”, aparecerá uma seta ao lado da célula, contendo todas as informações presentes nas células selecionadas.

Selecione todas as células da coluna com os dados. No menu principal, clique em “Dados”, depois selecione a opção “Filtro...” seguida da opção “AutoFiltro”. Automa-ticamente aparecerá uma seta ao lado da primeira célula com todas as opções de informação disponíveis na coluna.

Page 26: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

26 27

Fundação Banco do Brasil

Para ver as opções de recorte, basta clicar nas respectivas setas. Uma caixa de diálogo se abrirá com as opções criadas pelo “AutoFiltro”.

Você poderá selecionar “Maranhão” para aparecer somente as Estações Di-gitais desse estado.

Observe que esta seleção apenas oculta as células que não interessam, por isso a escala de numeração das linhas aparece faltando números.

O auto filtro sempre mostrará as opções em ordem alfabética ou crescente, no caso de números. Se desejar visualizar todo o conteúdo novamente, basta ir às colunas que você selecionou e optar por “Todas”.

Resultado da seleção pelos filtros

Clique nas setas para visualizar as opções de filtro criadas pelo “Autofiltro”

Page 27: caderno 3

APlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

26 27

Fundação Banco do Brasil

Apresente seus dados em gráficos

Gráficos são recursos muito bons para apresentar resultados de pesquisas ou comparações de forma fácil de visualizar. Editores de Planilha on-line também possuem esse recurso.

Porém abordaremos os Editores de Planilha off-line, como o Calc e o Excel, que possuem assistentes para ajudar na construção de gráficos. Vamos ver como se faz.

Suponha que você queira ter um gráfico das quantias gastas com as despesas fixas de sua casa mês a mês e compará-las entre si.

Monte uma planilha com os itens “Alimentação”, “Água”, “Luz” e “Telefone” dispostos em coluna. Depois coloque na linha acima de “Alimentação” os meses e digite os valores correspondentes aos seus gastos, relativos a cada mês.

Após fazer uma planilha com seu orçamento doméstico, você pode apresen-tá-lo em forma de gráfico. Selecione as informações da tabela e clique no menu “Inserir”. Depois disso, selecione a opção “Gráfico” e o assistente apre-sentará automaticamente a fórmula com as células selecionadas.

Clique em “Próximo”. Uma nova janela se abrirá com as opções de gráficos

Planilha montada com os gastos mensais de um telecentro

Page 28: caderno 3

Fundação Banco do Brasil

28

disponíveis. Escolha o tipo mais apropriado para visualizar as informações que você deseja exibir. Repare que do lado esquerdo ele gera uma pré-visu-alização do gráfico. Em nosso exemplo, escolhemos o gráfico de barras ver-ticais.

No menu “Inserir”, clique em “Gráfico” e uma nova janela se abrirá para a seleção

Page 29: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

29

Na próxima etapa, você pode escolher as linhas no fundo do gráfico, quais os eixos que serão visualizados, dentre outros.

Por último, você pode inserir um título e optar por legenda. Quando estiver bom, clique em “Criar”.

Determine a aparência de seu gráfico: a cada alteração nas opções, a visualização lhe forne-cerá o resultado final.

Se desejamos que as barras tenham os ró-tulos “Alimentação”, “Água”, “Luz”, “Tele-fone”, além dos meses, devemos selecio-ná-los antes de sua geração.

Page 30: caderno 3

LPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

30 31

Fundação Banco do Brasil

Links na internetwww.openoffice.org.br - Onde encontrar o Calc, Editor de Planilhas off-line para Linux;

docs.google.com - O editor de planilhas on-line com maior suporte, opções e simplicidade para utilizar, além de estar em Português;

www.numsum.com - Bem simples de se inscrever e de utilizar;

sheet.zoho.com - Bom editor de planilhas on-line.

Cursos on-line, listas de discussão e tutoriais:

www.metro.sp.gov.br/diversos/download/staroffice/teopenoffice112.asp - apostila de Open-Office 1.1.2 do Metrô do Estado de São Paulo;

www.grupos.com.br/grupos/openoffice - lista de discussão sobre o OpenO-ffice;

http://br.groups.yahoo.com/group/open-office/ - lista com o objetivo de aprimorar o conhecimento de OpenOffice.

Page 31: caderno 3

GPlanilha ElEtrônica E Banco dE dados

30 31

Fundação Banco do Brasil

GlossárioAplicativos: programas de computador; softwares.

At: é uma preposição de lugar; foi por isso que, em 1971, nos Estados Unidos, os criadores do correio eletrônico, ao estipular que era necessário separar o nome da caixa postal do local que a hospeda, escolheram o símbolo @.

Attach: palavra originária do francês attacher, que significa anexar.

Browser: navegador, programa para abrir e exibir as páginas da web (como o o Mozilla Firefox, o Internet Explorer, etc.).

Cc: na Língua Portuguesa é a sigla da expressão “cópia de cortesia”. Indica que a mensagem segue com cópia para alguém. A sigla se originou da abreviatura da expressão inglesa “carbon copy”, herança da era das máquinas de datilografia, quando se produziam cópias usando papel carbono.

Cco: em português é a sigla de “cópia de cortesia oculta”, originária da expressão inglesa “blind courtesy copy”.

Conexão de banda-larga: é a conexão da internet por cabos que permite uma maior, mais intensa e mais rápida transmissão de dados.

Download: em inglês, load significa carga e down para baixo; fazer um download significa baixar um arquivo de um servidor, ou seja, descarregar um arquivo para o nosso computador.

E-mail ou Eletronic-mail: correio eletrônico.

Forward: passar adiante, quando encaminhamos uma mensagem para alguém.

Page 32: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

32 33

Fundação Banco do Brasil

Freeware: qualquer software (programa) oferecido gratuitamente na rede ou nas publicações especializadas em suportes como CD-ROM. A palavra inglesa free, significa livre.

FTP: (Protocolo de Transferência de Arquivo - File Transfer Proto-col) - é o padrão para transação de arquivos recomendado pela W3C – World Wide Web Council – Comitê responsável pela gerência da internet. Este serviço é a forma mais segura e rápida para transmissão de arquivos e está disponível em todos os servidores de internet.

Hoax: boato, mensagem falsa que circula na net.

Http: acrossemia de Hyper Text Transfer Protocol ou “Protocolo de Transferência de Hipertexto”. É o protocolo que permite o funcionamento da interface gráfica da Internet, esta que é mais conhecida e que permite a transmissão de textos, fotos e gráficos de uma maneira simples e rápida.

Internet: rede mundial de computadores. Trata-se de uma rede planetá-ria de computadores que cooperam entre si. Esta cooperação baseia-se em protocolos de comunicação, ou seja, convenções de códigos de conversação entre computadores interligados.

Link: ligação, elo, conexão. Na internet é um endereço que aparece subli-nhado, ou em uma cor diferente da cor do restante do texto, que permite a conexão com um novo site, com um simples toque do mouse.

Login: reconhecimento. Esse termo é usado para identificar o seu nome ou nick no endereço de e-mail e ao mesmo tempo é a operação pela qual o usuário é identificado pelo site, ou seja, é reconhecido.

Online: ligado, conectado à rede.

POP: em inglês, a sigla significa Post Offfice Protocol, (Protocolo de cor-reio), ou seja, um conjunto de regras que define o que o servidor se obriga

Page 33: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

32 33

Fundação Banco do Brasil

ou se permite fazer desde que as requisições feitas a ele estejam de acordo com essas regras. Simplificando: é por meio desse protocolo que é possível receber as mensagens no programa de e-mail instalado em seu computador, enviadas pelo seu servidor.

Servidores: empresas que possibilitam o acesso para a comunicação e transmissão de dados na rede.

Shareware: software que funciona para teste. Se o usuário gostar, adquire o programa pagando uma taxa.

Site: palavra inglesa que significa lugar. O site é o lugar onde as páginas da web podem ser encontradas.

SMTP: Send Mail Transfer Protocol ou Protocolo de Envio de Transferência de Correio, o sistema utilizado para controlar a saída de e-mails do programa de e-mail e a chegada dessas mensagens no servidor.

Software: aplicativos, programas de computador.

SPAMs: são e-mails indesejáveis de propagandas, correntes, alertas falsos de vírus, esquema de vendas piramidais, etc. Esses e-mails congestionam o tráfego da Internet e lotam nossa caixa de correio. O termo teve origem em um programa de uma série inglesa de comédia Monty Pyton, no qual, em um bar, um bando de vikings pedia repetidamente por SPAM, uma marca de um presunto enlatado americano.

Upload: o inverso de download, ou seja, significa carregar um arquivo de nosso computador para enviar para alguém descarregar em outro compu-tador.

URL: sigla de Uniform Resource Locator, “Localização Universal de Recursos”. É o endereço na internet. As URLs são usadas por navegadores da web para localizar recursos na internet. Uma URL especifica o protocolo a ser usado para acessar o recurso, como

Page 34: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

34 35

Fundação Banco do Brasil

http para uma página da World Wide Web, ou ftp para um site de FTP e o nome do servidor no qual o recurso reside.

Webmail: correspondências eletrônicas na rede. As mensagens podem ser lidas numa tela do browser, sem a necessidade de um programa específico.

Page 35: caderno 3

BBibliografia• Cadernos Eletrônicos do Programa Acessa São Paulo, produzidos

pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo.

• Manual de Informática Básica produzido pela ONG Programando o Futuro.

A reprodução parcial ou integral deste material é permitida eestimulada somente para fins não comerciais

e mediante citação da fonte.

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

34 35

Fundação Banco do Brasil

Page 36: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

36 37

Fundação Banco do Brasil

AAnotações

Page 37: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

36 37

Fundação Banco do Brasil

AAnotações

Page 38: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

38 39

Fundação Banco do Brasil

AAnotações

Page 39: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

38 39

Fundação Banco do Brasil

Page 40: caderno 3

Planilha ElEtrônica E Banco dE dados

40 AT

Fundação Banco do Brasil