bvgjhgjads

2
 Introdução O Grafite é uma forma de arte urbana surgida no contexto do Movimento da Contracultura na década de 1960 e estava ligado à contestação política e ideológica e a mov imentos de afi rma ção ide nti tár ia. Nes sa épo ca, as reg ras de condu ta estruturadas no contexto da sociedade de consumo oprimiam os indivíduos. Em maio de 1968, o mundo pr esenci ou a reão dess es jovens so b a forma de protestos iniciados na França e que se internacionalizaram.  Figura 2: Grafite feito na parede externa de uma igreja em Paris em 1968. Lê-se: 'Comment penser librement à l’ombre d’une chapelle?', em português 'Como pensar livremente à sombra de uma i greja? Fonte:http://juralibertaire.over- blog.com/article-19458900.html (2015) Figura 1: Grafite feito em um muro em Menton na França com o lema dos situacionistas franceses. Lê-se: 'Il est interdit d'interdire', em português 'É proibido proibir'. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/May_1968_events_in_Franc e#/media/File:Situationist.jpg (2015)

Upload: bruno-camargo

Post on 03-Nov-2015

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

...

TRANSCRIPT

  • Introduo

    O Grafite uma forma de arte urbana surgida no contexto do Movimento da

    Contracultura na dcada de 1960 e estava ligado contestao poltica e ideolgica

    e a movimentos de afirmao identitria. Nessa poca, as regras de conduta

    estruturadas no contexto da sociedade de consumo oprimiam os indivduos. Em

    maio de 1968, o mundo presenciou a reao desses jovens sob a forma de

    protestos iniciados na Frana e que se internacionalizaram.

    Figura 2: Grafite feito na parede externa de uma igreja emParis em 1968. L-se: 'Comment penser librement lombredune chapelle?', em portugus 'Como pensar livremente

    sombra de uma igreja? Fonte:http://juralibertaire.over-blog.com/article-19458900.html (2015)

    Figura 1: Grafite feito em um muro em Menton na Franacom o lema dos situacionistas franceses. L-se: 'Il estinterdit d'interdire', em portugus ' proibido proibir'.

    Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/May_1968_events_in_Franc

    e#/media/File:Situationist.jpg (2015)

  • Inicialmente pejorativamente ligado ao vandalismo, o Grafite revolucionou ao opor-

    se ao discurso que havia cristalizado padres artsticos, ou seja, determinava o que

    poderia ou no ser considerado arte. Este discurso havia sobrevivido s profundas

    mudanas sociais e econmicas da primeira metade do sculo XX. Para Lazzarin

    (2007):

    O exemplo do grafite chama a ateno para esse transbordamento da artepara fora da esttica romntica, para a qual a obra de arte existe em ummundo virtual contemplativo. Ao contrrio, a arte de rua est inserida nomundo da vida e sujeita ao seu acontecer. As circunstncias em que se d ografite mostram a transitoriedade da produo, exposta ao desgasteprovocado pelas intempries e ao de outras pessoas. Como veremos aseguir, a efemeridade mundana das caractersticas do grafite contrasta como discurso da arte de museu, para o qual a arte se constitui em obrasperfeitas e acabadas, que devem ser preservadas, juntamente com osnomes dos artistas consagrados, no espao dos museus.