buddywin controller cap 12 naturezas

12
1 GlanData BuddyWin Controller Com o objevo de integrar as diferentes áreas de uma empresa, gerando informações confiáveis, o sistema Bu- ddyWin Controller, é um soſtware de gestão que possibilita a unificação e um melhor fluxo de informações entre os diferentes setores da organização. É uma ferramentas indispensável, que torna a entrada e troca de informa- ção mais rápida e segura. Vamos finalizar nossos estudos acerca do Módulo de cadastros neste capítulo. BuddyWin Controller Capítulo 12

Upload: glan-data-sistemas

Post on 23-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

TRANSCRIPT

Page 1: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

1

GlanDataBuddyWin Controller

Com o objetivo de integrar as diferentes áreas de uma empresa, gerando informações confiáveis, o sistema Bu-ddyWin Controller, é um software de gestão que possibilita a unificação e um melhor fluxo de informações entre os diferentes setores da organização. É uma ferramentas indispensável, que torna a entrada e troca de informa-ção mais rápida e segura.

Vamos finalizar nossos estudos acerca do Módulo de cadastros neste capítulo.

BuddyWin Controller

Capítulo 12

Page 2: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r2

Cadastro de Naturezas de OperaçãoTela principal do cadastro de Naturezas de Operação - Tela 1 – Principal

Campo CFOP – Código Fiscal de Operação e Prestação associado a esta natureza de operação. A CFOP informada neste campo será impressa nas notas fiscais e transferida para o Sistema Escrita Fiscal.

Campo Tipo Natureza Operação - Indica o tipo da CFOP associada a esta natureza e aceita os seguin-tes valores:

2

1

0 = Venda;1 = Remessa/Retorno de Embalagem2 = Devolução

214 5

368

7

9

10

1211

14

13

16

15

18

17

19

20

21

22

24

23

26

25

28

27

3029

313433

3635

3837

32

40

39

41

43

42

4544

4746

4948

Page 3: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

3

GlanDataBuddyWin ControllerCampo Natureza de Retorno – Este campo é utilizado para indicar a CFOP de retorno quando a operação é uma industrialização com retorno de remessa e ou de embalagem, operação comum no tratamento de mercadoria de terceiros.

Campo % Base de ICMS – Neste campo é informado o percentual a aplicar sobre a base de cálculo do ICMS quando e serve para os casos de redução quanto de duplicação da base de ICMS. A base de cálculo do ICMS será multiplicada pelo percentual informado neste campo apenas se a nota fiscal indicar que a busca dos dados para o ICMS seja feita na natureza.

Campo Alíq ICMS - Neste campo deve ser informado o percentual de ICMS associado a esta natureza que será utilizado apenas se a nota fiscal indicar que a busca dos dados para o ICMS seja feita na natureza.

Campo [ ] ICMS por dentro – O preenchimento deste campo indica que o ICMS deve ser calculado “por dentro”, ou seja, o imposto ICMS faz parte de sua própria base de cálculo, o que ocorre por exemplo nas notas de importação, energia elétrica e comunicações.

4

5

3

6

Exemplo: Total de produtos = R$ 100,00 – ICMS de 25% - a base de cálculo será 100 / 0.75 que resulta em 133,33 X 0,25 = 33,33, ou seja, a base de cálculo do ICMS é a soma dos produtos com o valor do ICMS.

Campo Alíq IPI - Neste campo deve ser informado o percentual de IPI associado a esta natureza para servir de sugestão nas notas fiscais.

Quadro Base de ICMS – A seleção das opções disponíveis neste quadro determina se o valor do IPI irá inte-grar a base de cálculo do ICMS com as seguintes alternativas:

8

7

[ ] Buscar no cadastro de clientes -> O IPI integra a base de cálculo do ICMS se o cadastro do cliente na aba 4-Outros indicar que ele é [ ] Consumidor Final;[ ] IPI não integra a base de ICMS -> O IPI não integra a base do ICMS incondicionalmente;[ ]IPI não integra a base de ICMS -> O IPI integra a base do ICMS incondicionalmente;

Quadro Tipo de Tributação IPI – A seleção das opções disponíveis neste quadro determina a incidência do IPI na nota fiscal com as seguintes alternativas:

9

[ ] Buscar no cadastro de Produtos -> A alíquota de IPI será obtida no cadastro do produto a partir da clas-sificação fiscal a ele associada;[ ] Não tributar o IPI -> A nota fiscal não terá incidência de IPI incondicionalmente;

Quadro Lançar Diferença de Base de Cálculo e Valor Contábil de ICMS/IPI em: – A seleção das opções disponíveis neste quadro determina a onde será escriturada a diferença entre base de cálculo do ICMS/IPI e valor contábil da nota fiscal, com as seguintes alternativas:

10

Page 4: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r4

[ ] Isentas -> A diferença será escriturada na coluna Isentas;[ ] Outras -> A diferença será escriturada na coluna Outras;

Campo [ ] Gerar Movimento de Contas – O preenchimento deste campo indica que a emissão de nota fiscal de saída como campo “Tipo Natureza Operação = 0 – Venda” irá gerar títulos em Contas a Receber.

Campo [ ] Atualizar Estoque de Produtos – O preenchimento deste campo indica que as notas fiscais que utilizarem esta natureza de operação irão gerar movimentação no estoque dos produtos contidos em seus itens.

Campo [ ] Considerar Prestação de Serviços – O preenchimento deste campo indica que esta nature-za é uma prestação de serviços e portanto as notas fiscais que a utilizarem serão escrituradas como serviço na integração com a Escrita Fiscal.

Campo [ ] IPI integra % da base do ICMS – O preenchimento deste campo indica que o valor do IPI integra a base de cálculo do ICMS incondicionalmente, sobrepondo-se ao quadro “Tipo de Tributação IPI”.

Campo [ ] Não Contribuinte – O preenchimento deste campo indica que a natureza será utilizada em operações com empresas não contribuintes do ICMS.

Campo [ ] Natureza de Serviço – O preenchimento deste campo indica que a natureza de operação é uma prestação de serviço podendo ser utilizada apenas nas notas fiscais de serviço, desabilitando o campo de CFOP.

Campo [ ] Nota Fiscal de Devolução - O preenchimento deste campo indica que a natureza de opera-ção é uma devolução de compras ou de vendas.

Campo [ ] NF Fornecedor – Gerar Pedido Compra – Este campo só é habilitado quando o anterior está preenchido indicando devolução e o seu preenchimento indica que a natureza de operação é uma devolução de compras para o fornecedor e que a emissão da nota deve gerar um novo pedido de compras.

Campo Tributação Federal da Natureza – O preenchimento deste campo determina a incidência de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL nas notas que utilizarem esta natureza e aceita os seguintes valores:

12

11

14

13

16

15

18

17

19

0 = Isento -> Operação isenta de tributos federais;1 = Normal -> Operação totalmente tributada de acordo com as regras do tipo de lucro da empresa;2 = Cigarro -> Operação com substituição tributária de PIS e COFINS e incidência de IRPJ e CSLL;3 = Exportação -> Operação isenta de PIS e COFINS e incidência de IRPJ e CSLL;4 = Combustível -> Operação com substituição tributária de PIS e COFINS e incidência de IRPJ com alí-quota diferenciada e CSLL;

Page 5: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

5

GlanDataBuddyWin Controller20

21

Campo Tributação Simples Federal da Natureza – O preenchimento deste campo determinava a incidên-cia do Simples Federal aceitando os valores 0 = Isento ou 1 = Tributado.

Campo Lançamento Padrão Venda a Vista – Neste campo deve ser informado o código do lançamento padrão a transferir na integração com a Escrita Fiscal das operações de venda a vista.

Campo Tributação Federal do Retorno – O preenchimento deste campo determina a incidência de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL nas notas com retorno que utilizarem esta natureza e aceita os seguintes valores:

0 = Isento -> Operação isenta de tributos federais;1 = Normal -> Operação totalmente tributada de acordo com as regras do tipo de lucro da empresa;2 = Cigarro -> Operação com substituição tributária de PIS e COFINS e incidência de IRPJ e CSLL;3 = Exportação -> Operação isenta de PIS e COFINS e incidência de IRPJ e CSLL;4 = Combustível -> Operação com substituição tributária de PIS e COFINS e incidência de IRPJ com alíquota diferenciada e CSLL;

22

Campo Lanç. Padrão Venda a Prazo p/ Retorno – Neste campo deve ser informado o código do lançamento padrão a transferir na integração com a Escrita Fiscal das operações retorno de remessa a vista.

Campo Lançamento Padrão Venda a Prazo – Neste campo deve ser informado o código do lançamento padrão a transferir na integração com a Escrita Fiscal das operações de venda a prazo.

Campo Lanç. Padrão Venda a Vista p/ Retorno – Neste campo deve ser informado o código do lançamento padrão a transferir na integração com a Escrita Fiscal das operações retorno de remessa a prazo.

Campo Tributação Simples Estadual da Natureza – O preenchimento deste campo determinava a incidên-cia do Simples Estadual SP aceitando os valores 0 = Isento, 1 = Tributado ou 2 = Substituição.

Campo [ ] ICMS Com Substituição Tributária – O prenchimento deste campo indica que as notas que utili-zam esta natureza estão sujeitas a substituição tributária de ICMS.

Campo % Margem ST – Neste campo deve ser informado o percentual da margem de substituição tributá-ria para esta natureza de operação.

Campo Natureza Principal – Tipo de Receita para o Super Simples – Neste campo deve ser informado o có-digo da receita para o Simples Nacional associado à CFOP principal da natureza de operação para utilização na integração com a Escrita Fiscal.

Campo Natureza Retorno – Tipo de Receita para o Super Simples – Neste campo deve ser informado o có-digo da receita para o Simples Nacional associado à CFOP de retorno da remessa da natureza de operação para utilização na integração com a Escrita Fiscal.

Campo Observação Fiscal – Neste campo deve ser informado o código da observação fiscal associada a esta natureza para ser sugerida nos campos código e texto dos quadros “Observações” ou “Observação Pré-Definida” da nota fiscal, dependendo da configuração geral.

24

23

26

25

28

27

30

29

31

Page 6: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r6

Campo Observações – Neste campo deve ser informado o texto da observação fiscal associada a esta natureza para ser sugerida no campo texto do quadro “Observações” ou “Observação Pré-Definida” da nota fiscal, dependendo da configuração geral.

32

Observação: Este texto só será transferido para a nota fiscal quando o campo anterior não estiver pre-enchido.

Campos CFOP Devolução e Descrição – Nestes campos podem ser informados o código e a descrição da CFOP de devolução associada à CFOP principal da natureza de operação para utilização nas notas de entrada por devolução no módulo de faturamento para entrega futura.

Campo [ ] Gerar Romaneio nas Entregas Futuras – O preenchimento deste campo determina se as pré-notas com esta natureza de operação irão gerar romaneios de entrega no módulo de faturamento para entrega futura.

Campo Observação de Icms – Neste campo deve ser informada a observação ICMS associada a esta natureza para utilização nas minutas de despacho.

Campo Operação Especial - O preenchimento deste campo determina a natureza de operação pode ser utilizada no módulo de faturamento para entrega futura e aceita os seguintes valores:Não, Entrega Futura Estadual, Entrega Futura Inter-Estadual e V-Venda Direta com Kit.

Quadro Situação Tributária – As escolhas disponíveis neste quadro determinam a Origem da Merca-doria e a Tributação ICMS associadas a esta natureza de operação de acordo com as tabelas oficiais do convênio Sintegra.

Campo Nat. Oper. Nfe – Neste campo deve ser informada a situação da natureza de operação para a nota fiscal eletrônica e aceita os seguintes valores:

34

33

36

35

38

37

1 – Para Tributada;5 – Para Devido Fora;

Campo % Redução Base ICMS ST – Neste campo deve ser informado o percentual de redução da base de cálculo do ICMS Substituição Tributária devido nas notas fiscais que utilizarem esta natureza de operação.

Campo Modalidade da Determinação da Base de Cálculo do ICMS – Neste campo deve ser informada a forma de determinação da base de cálculo do ICMS para utilização na nota fiscal eletrônica, com os seguintes valores válidos:

40

39

0 = Margem Valor Agregado (%);1 = Pauta (Valor);2 = Preço Tabelado Máximo (Valor);3 = Valor da Operação;

Page 7: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

7

GlanDataBuddyWin ControllerCampo Modalidade da Determinação da Base de Cálculo do ICMS ST – Neste campo deve ser informada a forma de determinação da base de cálculo do ICMS Substituição Tributária para utilização na nota fiscal eletrônica, com os seguintes valores válidos:

41

0 = Preço Tabelado ou Máximo Sugerido;1 = Lista Negativa (Valor);2 = Lista Positiva (Valor);3 = Lista Neutra (Valor);4 = Margem Valor Agregado (%);5 = Pauta (Valor);

Campo Tipo de Fornecimento (EDI) – Neste campo deve ser informado o tipo de fornecimento para gera-ção do arquivo EDI associado a esta natureza de operação de acordo com tabela fornecida pela ANFAVEA.

Campo Situação Tributária PIS – Neste campo deve ser informado o código da situação tributária PIS as-sociada a esta natureza de operação de acordo com tabela da Receita Federal para utilização na nota fiscal eletrônica.

Campo Situação Tributária COFINS – Neste campo deve ser informado o código da situação tributária COFINS associada a esta natureza de operação de acordo com tabela da Receita Federal para utilização na nota fiscal eletrônica.

Campo Alíquota de PIS / Cofins – Neste campo deve ser informada a alíquota de PIS/COFINS associada a esta natureza de operação para utilização na integração com a Escrita Fiscal.

Campo Situação Tributária IPI - Neste campo deve ser informado o código da situação tributária IPI asso-ciada a esta natureza de operação de acordo com tabela da Receita Federal para utilização na nota fiscal eletrônica.

Botão Master SAF - Acessa o formulário de configuração da integração com o Sistema MasterSAF.

43

42

45

44

47

46

Botão SPED - Acessa o formulário de configuração das observações para o SPED Fiscal.48

Page 8: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r8

Neste formulário podem ser incluídas N observações fiscais associadas a natureza de operação seleciona-da para utilização na geração do SPED Fiscal.

Botão FRETE - Acessa o formulário de configuração da incidência de ICMS e IPI sobre o valor do frete e despesas acessórias da nota fiscal.

49

Quadro Tributação ICMS – Determina a incidência de ICMS sobre os valores de Frete, Seguro e Des-pesas Acessórias nas notas fiscais de saída que utilizaram a natureza de operação selecionada e que tenham itens isentos de ICMS.

Quadro Tributação IPI - Determina a incidência de IPI sobre os valores de Frete, Seguro e Despesas Acessórias nas notas fiscais de saída que utilizaram a natureza de operação selecionada.

2

1

2

1

Page 9: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

9

GlanDataBuddyWin ControllerMenu Consulta – Permite consultar as naturezas de operação cadastradas e executar as operações Incluir, Alte-rar, Excluir, Localizar e Relatórios a partir dos botões correspondentes.

Possibilidades de busca das naturezas de operação acessadas pelo botão Localizar:

Menu Relatórios – Apresenta uma caixa de diálogo onde o usuário seleciona a ordem, e dependendo da ordem os códigos ou descrições inicial e final das naturezas de operação selecionadas para a impressão do relatório. Pode ser acessada tanto desta opção do menu quanto do botão Relatórios do formulário de consulta.

Natureza de Operação -> Código numérico da natureza de operação – busca padrão acionada ao clicar sobre o botão;CFOP -> CFOP principal associada à natureza de operação;Descrição – Exata -> Descrição exata da natureza de operação;Descrição – Inicio -> Início da descrição da natureza de operação;Descrição – Qualquer Parte -> Qualquer parte da descrição da natureza de operação;Trazer Todos os Registros -> Apresenta todas as naturezas de operação cadastradas;

Page 10: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r10

Relatório das naturezas de operação em ordem de código

Page 11: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

11

GlanDataBuddyWin Controller1) O que significa o Campo - Natureza Re-torno?

2) Acesse o Sistema BuddyWin Controller, acompanhe os passos do manual e crie os cadastros estudados neste capítulo.

Page 12: BuddyWin Controller Cap 12 Naturezas

GlanData BuddyWin Controller

w w w . G l a n D a t a . c o m . b r12

Anotações Gerais

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________