brincadeiras · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 objetivo: derrubar o eu frágil, utilizando...

15
BRINCADEIRAS juninas

Upload: others

Post on 19-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

BRINCADEIRASjuninas

Page 2: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

#ArraiEIemCasa

Objetivo

E simbora prepará essa festa, sô!

Vamo colocar a família toda pra participá!

Queridas famílias,

Uma das festas mais tradicionais do nosso país é a festa junina. Ela é reple-ta de costumes, comidas típicas e brincadeiras que envolvem e animam os meses de junho e julho. Momentos de partilha e animação estão sempre presentes e atingem as mais diversas idades.

No atual momento, onde enfrentamos a pandemia do Covid-19, as festas no país todo foram canceladas ou adiadas. Nós, da Escola da Inteligência, não poderíamos deixar de considerar o cenário atual, por isso, trazemos para vo-cês, famílias parceiras, uma oportunidade para celebrarem a festa junina de casa. Vamos abusar da nossa Criatividade, nos reinventarmos e nos adaptar-mos diante das novas situações.

Assim, convidamos as famílias a fortalecerem ainda mais os laços, em casa ou fora dela (virtualmente), por meio das redes sociais ou reuniões on-line. Trazemos aqui algumas sugestões de brincadeiras e atividades que dialo-gam com as competências e habilidades socioemocionais que, neste mo-mento, têm sido tão essenciais para a convivência familiar e resolução de problemas cotidianos.

O objetivo deste material é oferecer a vocês, queridas famílias, um enxoval de possibilidades que criem momentos de conexão por meio de trocas e parti-lhas dentro de casa e, também, fora dela (com as interações on-line). O ma-terial também traz propostas de atividades lúdicas que estimulam o geren-ciamento das emoções e a construção de um olhar multifocal, fortalecendo, assim, nossas relações saudáveis.

Nós, da Escola da Inteligência, esperamos que gostem e aproveitem bastan-te o momento proposto.

Acompanhe algumas ideias do professor Corujão!

Page 3: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

atividade 1

atividade 2

Objetivo:

Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família).

Materiais:

• Latas de alumínio ou garrafinhas PET (500ml);

• Bolas coloridas (podem ser de pesos diferentes, por exemplo, de tênis, de piscina de bolinha, de papel etc) e etiquetas (ENCARTE).

Aplicação:

Essa atividade é uma adaptação do tradicional jogo “derruba latas”. Cada lata representa características de um Eu frágil ( ENCARTE 1 ) e a bola que será arremessada deverá conter um código da inteligência ( ENCARTE 1). No início da brincadeira, o participante irá receber algumas bolinhas.

As características do EU frágil estarão representadas por etiquetas nas latas/garrafas que deverão estar empilhadas em uma distância adequada para o arremesso das bolas. Assim, vamos aprender que só vencemos nosso EU frágil com um EU forte que sabe gerenciar suas emoções.

Objetivo:

Proporcionar a arte de elogiar por meio de atividade em família. Todos terão um momento para receber elogios dos membros da família. Todos devem participar.

Materiais:

• Chapéu de palha;

• Uma cadeira.

Aplicação:

Após um sorteio entre os familiares, um a um, vocês devem ir até uma cadei-ra e colocar o chapéu de palha na cabeça. Neste momento, todos os mem-bros da família devem elogiar as suas qualidades.

DERRUBANDO O EU FRÁGIL EM FAMÍLIA

CADEIRA CAIPIRA DO ELOGIO

Page 4: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

atividade 3

atividade 4

Objetivo:

Praticar a técnica de gestão dos pensamentos (D.C.D.), refl etindo sobre as reclamações do cotidiano e exercitando a gratidão.

Materiais:

• Espaço que simule uma “cadeia”;

• Papéis, cartazes diversos com dizeres de reclamações.

Aplicação:

A “cadeia” é uma brincadeira tradicional em muitas festas juninas. Quando um participante é preso, precisa pagar uma fi ança para sair dela. A suges-tão é adaptar essa atividade para proporcionar um momento de refl exão sobre a reclamação, uma vez que, quando reclamamos, fi camos presos em uma armadilha da mente e, para sairmos, precisamos colocar em prática o código da gratidão. O espaço onde será a cadeia deverá ter muitas frases de reclamações coladas na parede. A condição para o participante sair é praticando o D.C.D. (Duvidar, Criticar e Determinar) em uma reclamação e transformá-la em um agradecimento. Após essa atitude, os “xerifes” ou “dele-gados” irão analisar se o “preso” fez uma boa gestão dos pensamentos para libertá-lo da cadeia da reclamação.

Objetivo:

Reconhecer e gerenciar as armadilhas da mente e os códigos da inteligência.

Materiais:

• Garrafas PET, pinos de madeira ou rolo de papel higiênico/toalha;

• Argolas.

Aplicação:

Outra brincadeira muito conhecida em festas juninas é o jogo das argolas, na qual os participantes têm algumas chances para lançar as argolas e acertar nas garrafas ou pinos colocados no chão. Nesta adaptação, a pro-

CADEIA DA RECLAMAÇÃO

ACERTANDO A FELICIDADE INTELIGENTE

Page 5: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

posta é escrever os Códigos da Inteligência em algumas das placas feitas de papel que serão coladas nos pinos ou garrafas e, em outras, escrever as Armadilhas da nossa mente (ENCARTE 2). O participante terá que arremes-sar uma bola de papel / uma bola feita de meia somente nos Códigos da inteligência para acertar e conquistar a felicidade inteligente. Caso ele acerte uma Armadilha da mente, ele deverá dizer com qual Código ele pode vencer aquela Armadilha.

EX: A armadilha da reclamação eu venço com o código da gratidão.

atividade 5

Objetivo:

Refl etir sobre como os julgamentos podem ser uma “venda” para nossos olhos.

Materiais:

• Venda para os olhos;

• Impressão do professor Corujão e dos óculos (ENCARTE 3).

Aplicação:

Na festa da roça também existe a brincadeira em que os participantes, de olhos vendados, irão colar a cauda no burro. Na nossa versão, nós vamos brincar de colocar os óculos no professor Corujão. Escolha um integrante de sua família para ser vendado, depois, faça com que ele gire algumas vezes para perder a referência de onde está o Corujão. O desafi o do jogador é fi xar os óculos no rosto do personagem. Depois que todos brincarem e se diverti-rem, que tal conversamos um pouco que não devemos julgar a cena que ve-mos, mas é preciso conversarem um pouco sobre a armadilha do pré-julga-mento. O prêmio desta atividade pode ser a confecção e entrega dos óculos no formato de coração (que está nos encartes) para sempre lembrarmos de que podemos olhar com os olhos do coração vencendo os pré-julgamentos.

OS ÓCULOS DO CORUJÃO

Page 6: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

atividade 6

atividade 7

Objetivo:

Praticar a empatia, solidariedade e resolução de problemas.

Materiais:

• Cadeiras de acordo com número de familiares que moram com você.

Aplicação:

Dançando com a empatia é uma derivação da famosa dança das cadeiras. Na brincadeira original, a cada rodada, retira-se uma cadeira e sai um par-ticipante que não conseguiu se sentar. Mas, nesta versão queremos mos-trar que a empatia é importantíssima dentro de nossa casa, por isso, a cada rodada, apenas a cadeira é retirada, mas nenhum participante sai. No fi nal, restará apenas uma cadeira para todos os familiares e eles terão que encon-trar uma solução para sentarem nela juntos - todos devem se sentar.

Objetivo:

Praticar a gestão dos pensamentos, nutrindo a mente com pensamentos saudáveis.

Materiais:

• Três panelas;

• Bolinha de papel, bolinha de meia ou bolinha de plástico.

Aplicação:

Muitos conhecem a brincadeira da “bola no palhaço”, na qual os participan-tes precisam acertar bolinhas dentro da boca do personagem a uma deter-minada distância para trabalharem o arremesso e a pontaria. Nesta versão, a FAMÍLIA NUTRIDA, além de trabalhar as habilidades físicas, iremos pro-porcionar uma refl exão sobre como temos nutrido os nossos pensamentos. Para isso, a proposta é deixar as três panelas a uma certa distância dos fami-liares que brincarão e, um por vez, deverá pegar uma bolinha e dizer valores que, na sua opinião, nutrem a sua família. Irá mirar e lançar a bolinha para dentro da panela. Se, por acaso, o familiar não acertar, e o valor é fundamen-tal para a nutrição da família, o integrante terá uma nova chance de lançar

DANÇANDO COM A EMPATIA

FAMÍLIA NUTRIDA

Page 7: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

a bola novamente da onde ela parou em direção às panelas, até que o mes-mo acerte a bolinha dentro da panela.

Finalize essa atividade com um bate-papo no qual serão lembrados os valo-res foram colocados dentro da panela, nutrindo a sua família.

Será que um desses valores apresentados na brincadeira foi por infl uência ou inspiração de outra família? Que tal fazer uma chamada de vídeo para o infl uenciador e agradecer em família por terem sido inspirados.

atividade 8

Objetivo:

Praticar o reconhecimento de emoções e identifi car emoções saudáveis e não saudáveis levando a educação socioemocional para a casa.

Materiais:

• Balde, bacia ou latão;

• Areia;

• Peixinhos (confeccionados com materiais diversos);

• Vara de pescaria, ou adaptar com qualquer coisa que a família tenha em casa para construir uma pescaria.

Aplicação:

Nesta atividade, ao invés de pescarem peixes com números de premiações, os participantes poderão pescar emoções que estarão escritas nos peixinhos a serem pescados (ENCARTES 4).

O objetivo é pescar qualquer emoção. A cada emoção pescada, o mediador da brincadeira deve propor algumas refl exões como: “Você já sentiu essa emoção?” “Em qual momento?”.

Essa brincadeira de pescar as emoções é um excelente momento de troca em família e, para juntos, refl etirem sobre a importância de todas as emo-ções na nossa vida.

PESCANDO EMOÇÕES

Page 8: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

atividade 9

Objetivo:

Reconhecer e identifi car quais são as atitudes não saudáveis que praticamos em família e como podemos vencê-las.

Materiais:

• Caneta;

• Papel;

• Barbante;

• Fita adesiva.

Aplicação:

Nesta atividade, vamos usar nossa criatividade e utilizar obstáculos que já existem em casa, por exemplo: passar debaixo da mesa, criar um caminho de barbante no corredor etc. Em cada obstáculo criado, colocar uma pla-quinha com o comportamento não saudável que, muitas vezes, sem querer, praticamos em família e, ao fi nal dele, uma plaquinha de como consegui-mos vencê-lo.

VENCENDO OBSTÁCULOS

atividade 10

Objetivo:

Reconhecimento dos nossos sentimentos.

Materiais:

• Papel;

• Caneta;

• Feijões.

Aplicação:

Vamos combinar que não existe festa junina sem um bom bingo! Porém, ao invés de números, desta vez vamos usar os sentimentos. Para ajudá-los, dei-xamos um modelo de cartela nos ENCARTES 5.

BINGO DOS SENTIMENTOS

Page 9: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

atividade 11

Objetivo:

Reforçar as qualidades dos membros da família.

Materiais:

• Canetas coloridas;

• Papel, adesivos decorativos, o que tiver em casa.

Aplicação:

Quem não gosta de receber um elogio? A ideia é escrever duas qualidades para cada membro da família (quem quiser, pode escrever mais) e colocar em uma caixinha. Alguém é selecionado para ler os correios enquanto os outros membros tentam adivinhar quem mais se destaca na habilidade es-colhida. Por exemplo:

Bilhete 1: Carinhoso.

Bilhete 2: Elegante

Bilhete 2: Esforçado (a)

Bilhete 3: Engraçado.......

Depois que a pessoas adivinharem, o responsável por escrever o elogio vai entregar o correio elegante para quem escreveu e dizer o por que escolheu aquela qualidade.

ADIVINHA DO CORREIO ELEGANTE

atividade 12

Objetivo:

Conhecer nossas emoções e sentimentos saudáveis, promover o trabalho em equipe em família, valorizar a tradição da festa junina.

Materiais:

• Revistas velhas;

• Jornais antigos;

BANDEIRINHA DAS EMOÇÕES

Page 10: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

• Cola;

• Tesoura;

• Guache;

• Canetinha.

Aplicação:

A bandeirinha na festa é um item fundamental. É um dos símbolos mais ca-racterísticos e trata-se de um item bastante versátil. A tradição manda que elas sejam coloridas (a família pode pintar com guache) e tenham o forma-to de retângulos com corte em triangulo no meio, mas funcionam bem em diversos materiais. O intuito é escrever, dentro das bandeirinhas, nossas emo-ções e sentimentos saudáveis e decorar nossa festa.

dobrar

dobrar

dobrar

dob

rar

cort

ar

Page 11: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

ENCARTES

Page 12: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

encarte 1

encarte 2

EU FRÁGIL CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA

REFÉM DAS EMOÇÕES RESILIÊNCIA

REFÉM DOS PROBLEMAS AUTOESTIMA

MEDROSO DETERMINAÇÃO

CONFORMISTA CRIATIVIDADE

COITADISTA CORAGEM

ARMADILHAS DA MENTE CÓDIGOS DA INTELIGÊNCIA

MEDO DE ERRAR AUTOCRÍTICA

PROCRASTINAÇÃO AUTOESTIMA

HIPERSENSIBILIDADE O EU COMO GRESTOR DA EMOÇÃO

RECLAMAÇÃO CRIATIVIDADE

COITADISMO ALTRUÍSMO

Page 13: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

encarte 3

Page 14: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

encarte 4

encarte 5

amor raiva alegria nojo medo

encantamento inveja dor satisfação simpatia

tédio calma ansiedade diversão gratidão

esperança frustração culpa surpresa compaixão

Page 15: BRINCADEIRAS · 2 days ago · atividade 1 atividade 2 Objetivo: Derrubar o Eu frágil, utilizando um Eu forte e os códigos da inteligência. (construir o jogo em família). Materiais:

escoladainteligencia.com.br

/escoladainteligencia

@escoladainteligencia

/escoladainteligenciaoficial

ACOMPANHE A EI NAS REDES SOCIAIS

@programaei

/escoladainteligencia

spotify/escoladainteligencia

C - 0M - 20Y - 100k - 0

C - 0M - 60Y - 100k - 0

C - 100M - 75Y - 0k - 15

R - 255G - 203B - 5

R - 245G - 130B - 32

R - 0G - 72B - 146

#�cb05 #f58220 #004892

Pantone 7687c