brexit · um dos grandes obstáculos para o sucesso do acordo do brexit, é a fronteira da irlanda...

22
BREXIT O MOMENTO DA INCERTEZA

Upload: dinhnhi

Post on 19-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BREXIT O MOMENTO DA INCERTEZA

ÍNDEX

1 Lisbon Attorneys Corp. – Quem somos

2 Introdução

3 O Estatuto dos Cidadãos da União Europeia no Reino Unido

4 Direito da Família

5 Os trabalhadores e Pensionistas Transfronteiriços

6 Aspetos Fiscais em Geral

7 Processos e Decisões Judiciais

8 Datas Importantes do Brexit

9 Contactos

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

LISBON ATTORNEYS CORP. QUEM SOMOS

LISBON ATTORNEYS é uma equipa criada em 2016 comescritório no centro de Lisboa, em Portugal, compostapor diversos advogados, com experiência comprovadaem várias áreas da advocacia.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

INTRODUÇÃO

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

O referendo do Brexit de 23 de Junho de 2016 noReino Unido surpreendeu a sociedade europeia,que passou a estar na incerteza sobre o acordoentre a União Europeia e o Reino Unido numconjunto enorme de temas. Decorridos dois anosapós o Brexit, mantém-se esta incerteza.

As negociações sobre o acordo de saída do ReinoUnido continuam ainda longe do seu fim. MichelBarnier, representante e responsável da UniãoEuropeia para o assunto do Brexit, afirmourecentemente que “o mês de outubro é omomento da verdade”, referindo-se àpossibilidade de acordo com o Reino Unido paraa saída da União Europeia. O Conselho Europeurealizado no dia 18 de Outubro de 2018 resultouno insucesso das negociações sobre o Brexit.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

As sondagens realizadas nos últimos meses no Reino Unido revelam que a maioria do povobritânico apoia a realização de um novo referendo sobre o regime do acordo final da saídada União Europeia. No Partido Trabalhista britânico, 75% dos seus membros pretendem arealização de um segundo referendo onde se vote, novamente, a saída ou permanência doReino Unido na União Europeia. Contudo, o Governo do Partido Conservador de TheresaMay recusa a realização de novo referendo em quaisquer circunstâncias.

Em 20 de Outubro de 2018, 600 mil pessoas reuniram-se numa enorme manifestação emLondres, capital do Reino Unido, exigindo se seja posto um travão ao Brexit com novoreferendo para votação da saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia, bemcomo, uma nova discussão sobre as condições do Brexit, caso seja aprovado.

Um dos grandes obstáculos para o sucesso do acordo do

Brexit, é a fronteira da Irlanda do Norte (pertencente ao

Reino Unido) com a Irlanda, país independente que

permanecerá membro da União Europeia. A fronteira

irlandesa será a única fronteira terrestre entre o Reino

Unido e a União Europeia. Desde que foi conseguida a paz

entre estes dois territórios, a fronteira física foi abolida e

cerca de 30 mil pessoas cruzam todos os dias esta

fronteira trabalhar ou fazer comércio. O restabelecimento

da fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte irá

criar enormes obstáculos e prejuízos às populações e à

economia local, e principalmente irá reavivar velhos

conflitos. O Governo do Reino Unido concorda com a

necessidade de evitar uma fronteira física, mas recusa o

plano da União Europeia em que a ilha ficaria totalmente

incluída na união aduaneira, porque constituiria uma

fronteira entre a província autónoma da Irlanda do Norte

e o resto do território do Reino Unido.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

Já a Escócia, parte integrante do Reino Unido,renova as velhas aspirações à sua independência,pois que os resultados do referendo neste territórioforam largamente contra o Brexit. Os Escocesespretendem que o seu Parlamento regional tenhaautonomia para aprovar as suas próprias leis doBrexit, mais aproximadas à União Europeia o que,naturalmente, foi recusado pelo Governo deLondres.

Certo é que pelas 23 horas do dia 29 de Março de2019, o Reino Unido deixa definitiva e oficialmentea União Europeia, iniciando-se um período detransição até 31 de Dezembro de 2020.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

Portugal foi considerado o quarto país dentro da União Europeia mais vulnerável ao impactodo Brexit, sobretudo devido às exportações para o Reino Unido, ao número elevado deemigrantes portugueses no Reino Unido bem como ao elevado número de cidadãos doReino Unido residentes em Portugal. É momento, então, de prestar atenção aos riscos ecenários previsíveis do Brexit com impacto para Portugal.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

O ESTATUTO DOS CIDADÃOS DA UNIÃO EUROPEIA NO REINO UNIDO

Até 29 de Março de 2019, os cidadãos da União Europeiae os cidadãos do Reino Unido mantêm direitossemelhantes, por exemplo, o direito de permanecer e detrabalhar sem necessidade de vistos de autorização,garantia de acesso às pensões de reforma ou outrosserviços sociais.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

Após esta data, é possível que o estatuto de “residente permanente” (settled status)permita aos cidadãos da União Europeia continuar a trabalhar no Reino Unido pelo tempoque fôr autorizado pelas entidades oficiais, beneficiando dos serviços públicos, como saúdee escolas, fundos públicos e pensões, mediante cumprimento de todos os requisitos legais.Todos os detalhes deverão ainda ser aprovados pelo Parlamento do Reino Unido. Os direitosdos cidadãos da Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça ainda estão a ser negociados.

O transporte de pessoas e bens entre a União Europeia e o Reino Unido terão maioresexigências de controlos e maior burocracia, incluindo os serviços marítimos e aéreosregulares entre Portugal e o Reino Unido, que perderão os benefícios dos procedimentossimplificados e rápidos.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

DIREITO DA FAMÍLIA, O GRANDE PROBLEMA DA REGULAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES PARENTAIS

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

Esta é, possivelmente, uma das realidades que poderá preocupar mais as famílias do ReinoUnido e da União Europeia.

Será necessário ter especial atenção na regulação das responsabilidades parentais, muitasvezes com questões de dupla nacionalidade das crianças, o exercício conjunto dasresponsabilidades por progenitores que residem em países diferentes após a separação.Haverá ainda a necessidade de assegurar o direito fundamental à convivência familiar,nomeadamente garantir que não haverá entraves à deslocação dos pais ou dos filhos ao paísem que residam os seus familiares.

Outras questões importantes: a aplicação de medidas de protecção da criança, anecessidade de realização de diligências e perícias, assim como situações de incumprimentodo exercício conjunto das responsabilidades parentais ou da convivência familiar, estando osprogenitores a viverem em países diferentes, que terão de ser cuidadosamente reguladas.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS TRANSFRONTEIRIÇOS

Um dos temas mais importantes nas negociações doBrexit é a protecção dos trabalhadores e pensionistastransfronteiriços residentes no Reino Unido e naUnião Europeia. Este tema tem estado no centro deactivas negociações.

O regime dos residentes não habituais em vigor emPortugal, destinado a atrair profissionais qualificados,pessoas com elevado valor líquido e pensionistasestrangeiros, tem agora particular importância. OBrexit poderá também aumentar mais interesse peloregime português dos Vistos Gold, permitindo obteruma licença de residência em Portugal através deactividades de investimento, nomeadamente noimobiliário, e de transferências de capitais ou criaçãode empresas com postos de trabalho.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

ASPETOS FISCAIS EM GERAL

Com o Brexit, deixarão de se aplicar as directivas europeias em matéria de eliminação de tributação, eainda deixará de ser aplicado o regime do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Após o Brexit, o Reino Unido deixará de beneficiar da União Aduaneira. Se não fôr alcançado acordopara o Brexit, passarão a vigorar as normas e regulamentos da Organização Mundial do Comércio(OMC) e do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Passam, assim, a ser consideradas transacçõesentre um país terceiro (Reino Unido) e um país europeu, aumentando enormemente a burocracia e astaxas aduaneiras.

As empresas com investimentos internacionais serão obrigadas a rever a sua estratégia actual e avaliaros riscos para eliminar ou atenuar a dupla tributação internacional. Portugal permanece como um paísatractivo à realização de investimento estrangeiro.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

PROCESSOS E DECISÕES JUDICIAIS, COM MAIOR DEMORA E COMPLEXIDADE

Com o acordo para o Brexit, osregulamentos da União Europeia não seaplicarão aos litígios relacionados comempresas, cidadãos britânicos ou factosocorridos no Reino Unido, e vice - versa.Tal levará a maior demora e dificuldadedas notificações em geral e da eficáciadas decisões judiciais europeias no ReinoUnido e vice – versa.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA

A Comissão Europeia pretende que o Tribunal de Justiça da União Europeia mantenha plenajurisdição sobre os casos pendentes, mas também, em certas circunstâncias, sobre casosfuturos durante o período de transição. Após o período de transição, o Tribunal de Justiça daUnião Europeia deixará absolutamente de ter qualquer competência nos litígiosrelacionados com o Reino Unido.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

CONCLUSÃO

A incerteza e os riscos são muitos.

A poucos meses do divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia — 29 de marçode 2019 –, ainda há muito por definir e resolver sobre o futuro.

O impacto da saída do Reino Unido na atividade financeira, no emprego, naeconomia e na vida dos cidadãos será enorme quer para o Reino Unido quer para aUnião Europeia. É, por isso, muito importante o sucesso das negociações paraassinatura do acordo final do Brexit.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

DATAS IMPORTANTES DO BREXIT

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

23 de Junho de 2016

O Reino Unido realizou um referendo pela saída da União

Europeia, vencendo os apoiantes do Brexit.

29 de Março de 2017

O Governo Britânico accionou o artigo 50.º do Tratado da União

Europeia, dando início ao período de dois anos até à saída

do Reino Unido da União Europeia.

Dezembro de 2017

O Reino Unido e a União Europeia chegaram a acordo sobre os termos da saída do

Reino Unido, nomeadamente sobre o custo final a pagar pela

saída.

Março de 2018

O Reino Unido e a União Europeia acordaram num período de transição, que durará até Dezembro de

2020.

Maio a Outubro de 2018

Negociações sobre o Brexitem curso entre o Reino

Unido e a União Europeia.

Outubro de 2018

Reunião do Conselho da Europa, que terminou sem

acordo final do Brexit.

29 de Março de 2019

O Reino Unido sairá definitivamente a União

Europeia.

LISBON ATTORNEYS CORPORATION®

CONTACTOS

Ana Viegas Correia

Advogada Sénior

Email :

[email protected]