bovespamais folder

17
 B OVESPA M  A I S

Upload: roseanne-barros

Post on 08-Jul-2015

37 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 1/16

 

Bovespa M ais

Page 2: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 2/16

 

Bovespa Mais: mntnd cmnh d utur

blu ch d mrcd cnár

Page 3: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 3/16

 

O BOVESPA MAIS é o segmento de listagem do mercado de balcão organizadoadministrado pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA),idealizado para tornar o mercado acionário brasileiro acessível a um númeromaior de empresas, em especial, àquelas particularmente atrativas aos in-vestidores que buscam investimentos de médio e longo prazos e cuja pre-ocupação com o retorno potencial sobrepõe-se à necessidade de liquidezimediata.

As empresas candidatas ao BOVESPA MAIS são aquelas que desejam ingres-sar no mercado de capitais de orma gradativa, ou seja, que acreditam naampliação gradual da base acionária como o caminho mais adequado à suarealidade, destacando-se as de pequeno e médio portes, que buscam cres-cer utilizando o mercado acionário como importante onte de recursos.

No BOVESPA MAIS, os investidores encontrarão companhias com irme propósi-to e compromisso de se desenvolver no mercado, o que é reletido:

Na adoção de elevados padrões de governança corporativa;

Na busca da liquidez de suas ações; e

Na postura pró-ativa para a conquista de investidores.

Os dois primeiros compromissos são assumidos ormalmente na adesão aoRegulamento de Listagem do BOVESPA MAIS. Já a postura pró-ativa decorretanto da visão dos acionistas controladores e administradores da empresa,

de que o mercado acionário é parte integrante de sua estratégia de cresci-mento, quanto da sua decisão de azer parte do BOVESPA MAIS e participardos programas de exposição promovidos pela Bolsa.

A seguir, estão descritas as principais características do BOVESPA MAIS. Osempreendedores poderão conhecer as vantagens da listagem de suas em-presas e os investidores, identiicar as vantagens de investir nas empresasdeste segmento.

Page 4: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 4/16

 

prnc crctrítc

smlhnç ntr N Mrcd Bovespa Mais

O BOVESPA MAIS segue o mesmo princípio do Novo Mercado – segmento do

mercado principal da Bolsa que exige elevados padrões de governança corpora-tiva e transparência. Embora os requisitos de listagem e as regras de negociaçãono BOVESPA MAIS sejam semelhantes aos do Novo Mercado, eles são mais apro-priados para empresas com peril para esse segmento (ou seja, empresas quedesejam ingressar no mercado de capitais de orma gradativa).

A segmentação entre Novo Mercado e BOVESPA MAIS acilita a identiicação, porparte dos investidores, de um conjunto de companhias que, ao mesmo tempo,

adotam elevados padrões de governança corporativa e estão em ase de cresci-mento e ampliação de liquidez.

N Mrcd, cmnh nturl d mr

Todas as regras de listagem do BOVESPA MAIS são compatíveis com as do NovoMercado.

As empresas que se listam no BOVESPA MAIS, apesar de não ser obrigatório, ten-

dem a migrar naturalmente para o Novo Mercado à medida que diversiiquemsua base acionária.

pr qu ntr m mr d Bovespa Mais

As empresas listadas no BOVESPA MAIS tendem a atrair investidores que visuali-zem nelas um potencial mais acentuado, quando comparadas a empresas lista-das no mercado principal.

Além disso, ao escolher o BOVESPA MAIS, as empresas sinalizam com clareza seudesejo de ter os investidores como parceiros, seja pelo comprometimento comas boas práticas de governança corporativa, seja pela pró-atividade no relacio-namento com o mercado.

Buc l lqudz 

Consonante com o acesso gradual, para as empresas do BOVESPA MAIS não háexigência de um mínimo de ações em circulação no momento da listagem. No

entanto, as empresas deverão, ao longo de sete anos a partir da listagem, atingiro mínimo de 25% de ações em circulação ou o patamar mínimo de dez negocia-ções/mês e presença em 25% dos pregões.

Page 5: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 5/16

 

prl d mr

O BOVESPA MAIS é adequado para empresas que, independentemente da rea-lização imediata de uma distribuição pública de ações, pretendam desenvolver

histórico junto ao mercado de capitais, obter reconhecimento e despertar inte-resse dos investidores. Não há restrições quanto ao setor ou porte da compa-nhia. O segmento pode comportar várias estratégias de ingresso no mercado deações, dentre as quais:

Ctçã d lum mnr

Empresas que queiram realizar captação de recursos em volumes ineriores aosusualmente captados por empresas que estão no mercado principal, mas quesejam suicientes para inanciar seus projetos de crescimento.

Dtrbuçõ m cncntrd

Empresas que desejam realizar, em um primeiro momento, uma distribuição deações concentrada em um grupo de investidores com maior conhecimento dossetores de atuação das empresas e maior entendimento sobre a ase em que elasse encontram, mesmo quando pré-operacionais.

Cntruçã d htórc r crr lr 

Empresas que, por meio da listagem, pretendem aumentar sua exposição juntoao mercado, construindo um histórico de relacionamento para posteriormente

realizar uma distribuição pública de ações.

Page 6: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 6/16

 

pr qu ltr n Bovespa Mais

 ac ctl r nncr u crcmnt

Empresas em ase de crescimento, normalmente, necessitam realizar inves-timentos que demandam volume de capital superior à sua capacidade degeração de recursos.

Por não representar uma obrigação inanceira com prazo deinido, os recur-sos obtidos pela admissão de novos sócios não pressionam o caixa da em-

presa, situação particularmente importante numa ase de investimentos.

incr xçã d mr r ntdr

Com a listagem no BOVESPA MAIS, inicia-se a exposição da empresa juntoao público investidor, bem como a construção de um histórico no mercado,avorecendo a ampliação da base acionária e a liquidez das suas ações.

Clr dntcçã, qu clt trçã dntdr cm rct d méd lng rz lnhd cm tncl d crcmnt d mr

O BOVESPA MAIS é direcionado para empresas comprometidas com seu cresci-mento e desenvolvimento no mercado. Portanto, a empresa, ao se listar nessesegmento, sinaliza aos investidores o seu potencial de médio e longo prazos,

atraindo aqueles com peril adequado à sustentação de sua estratégia.

Mr fxbldd n rgr d ltgm dngcçã

Tanto as regras de listagem quanto as de negociação (descritas adiante) sãoadequadas ao peril das empresas do BOVESPA MAIS.

prgrm d

A Bolsa estruturou atividades (descritas adiante) para ampliar a visibilida-de e exposição das empresas junto aos investidores. As atividades tambémbuscam auxiliar na capacitação de administradores e uncionários que es-tejam relacionados às atividades especíicas de uma companhia aberta.

Page 7: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 7/16

 

o ngr n Bovespa Mais

Para azer parte do BOVESPA MAIS, a empresa deve obter o registro decompanhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para nego-ciação de ações em mercado de balcão organizado. É necessário tambémo registro de listagem no BOVESPA MAIS, concedido pela diretoria geral daBolsa após as seguintes etapas:

Análise prévia e parecer avorável da Comissão de Listagem da Bolsa•

quanto à viabilidade do registro da empresa candidata;

Análise de aspectos ormais em relação à documentação; e•

Assinatura do Contrato de Participação no BOVESPA MAIS.•

 anál ré Cmã d Ltgm

A Comissão de Listagem é ormada, em sua maioria, por membros exter-nos à Bolsa, todos com reconhecida experiência e contribuição ao mercadoacionário.

O objetivo da Comissão é manter a imagem positiva do segmento, avalian-do aspectos gerais da companhia, não cabendo a análise do desempenhodos negócios e tampouco suas perspectivas de crescimento. O parecer a-vorável não é uma recomendação de investimento.

A decisão inal quanto à concessão da listagem é de responsabilidade da

BM&FBOVESPA.

 anál rml d dcumntçã

É realizada por uma equipe de técnicos da BM&FBOVESPA. Os documen-tos que devem ser entregues à Bolsa são basicamente os mesmos exigidospara o registro de companhia aberta na CVM.

Cntrt d prtcçã n Bovespa Mais

Por meio desse contrato, a empresa, seus acionistas controladores e admi-nistradores comprometem-se a observar o Regulamento de Listagem doBOVESPA MAIS, onde estão consolidados todos os requisitos de listagemdo segmento, e a adotar a arbitragem para solução de eventuais conlitossocietários.

Page 8: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 8/16

 

prgrm d A cobertura pelos analistas de investimento e o acompanhamento dos in-vestidores são importantes aspectos para a construção da imagem e histó-rico de uma empresa no mercado de ações.

Nesse sentido, sua exposição ao mercado é essencial e depende, principal-

mente, da disposição de interagir com os investidores e demais participan-tes do mercado. Para tanto, as empresas do BOVESPA MAIS podem contarcom diversas erramentas ormatadas pela Bolsa para auxiliá-las nessa tare-a. Além dos meios já utilizados para divulgar inormações sobre as empre-sas listadas, o BOVESPA MAIS oerece:

Rltór ródc d nál cntrtd l Bl

A companhia que aderir ao BOVESPA MAIS terá o acompanhamento deduas consultorias independentes de análise, que produzirão, cada uma de-las, dois relatórios por ano a ser enviados pela Bolsa a um grupo seleciona-do de investidores.

publcçõ rduzd l Bl nd ntdr

As empresas listadas no BOVESPA MAIS contam com o apoio da Bolsa emoutras atividades para ampliar sua visibilidade junto aos investidores.

Dentre essas atividades, estão a elaboração de um documento eletrônicocom notícias das empresas e de uma publicação com o peril das empresas,a ser distribuída nos diversos eventos dos quais a Bolsa vier a participar.

págn cl n t d Bl

O site da Bolsa é visitado por um número muito expressivo de investidores, con-sistindo numa erramenta altamente eicaz para divulgação de inormações. Poressa razão, as empresas têm a seu dispor uma página especial no site, contendoseu histórico e peril, bem como espaço para incluir vídeos e apresentações.

 arntçõ nu d mr r mrcd,d l Bl

As reuniões presenciais são momentos importantes de interação entre ana-listas/investidores e os executivos da companhia. Com o objetivo de atrairum número maior de participantes, a Bolsa pode ajudar na ormatação deeventos que reúnam várias empresas ao mesmo tempo, buscando acilitaro acompanhamento e otimizar o tempo dos analistas/investidores.

Page 9: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 9/16

 

Ngcçã m dqud

 rl d mr

Uma vantagem das empresas do BOVESPA MAIS diz respeito à maior lexibi-lidade para negociação de suas ações no mercado secundário.

Mm tm d ngcçã d mrcd rncl 

As negociações são realizadas no mesmo sistema utilizado para a negocia-ção de todas as ações na BM&FBOVESPA, o Mega Bolsa.

Tal coniguração permite aos agentes acompanhar, em um mesmo sistema,as negociações do mercado principal e do BOVESPA MAIS.

Rgr d ngcçã m rrd r mr rtcnt

As regras de negociação dependem da liquidez das ações da companhia.Elas oram projetadas para que o acompanhamento das negociações dasempresas de menor liquidez osse estimulado, proporcionando racionaliza-

ção de tempo e melhor ormação de preços:

Calls (leilões eletrônicos) em horários programados ao longo do dia e•

no echamento do pregão.

O número de calls pode aumentar de acordo com o aumento de•

liquidez.

Negociação contínua em caso de liquidez elevada ou caso a•

companhia tenha contratado Formador de Mercado.

Page 10: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 10/16

 

Rgr d ltgm

As empresas, ao assinarem o Contrato de Participação no BOVESPA MAIS, com-prometem-se a adotar práticas de governança corporativa adicionais às exigên-

cias regulamentares que toda empresa de capital aberto deve seguir. Os compro-missos adicionais estão consolidados no Regulamento de Listagem do BOVESPAMAIS, que pode ser obtido no site da Bolsa. Estão dentre essas regras:

Cmrm ctár

Emitir apenas ações ordinárias.•

As ações preerenciais já emitidas não são admitidas à negociação e devem•

ser conversíveis em ordinárias.

Não ter partes beneciárias.•

Em caso de alienação de controle, todos os titulares de ações ordinárias•

têm direito de vendê-las nas mesmas condições obtidas pelo controlador(tag along).

Realizar oerta pública de aquisição de ações em circulação, no mínimo,•

pelo valor econômico nos casos de deslistagem ou echamento de capital.

Aderir à Câmara de Arbitragem do Mercado para a solução de confitos•

societários.

Cmrm d trnrênc

Divulgar:

Inormações adicionais em ITRs, DFPs e IANs, tais como: fuxo de caixa•

consolidado trimestral e posições acionárias de administradores econtroladores e de todo acionista que detiver mais que 5%.

Calendário anual de eventos corporativos.•

Contratos com partes relacionadas.•

Negócios com ações da empresa eetuados pelos acionistas controladores,•

em bases mensais.Todas as inormações adicionais são enviadas apenas para a Bolsa, que as divul-gada imediatamente pela internet.

Page 11: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 11/16

 

Rgr d Mnutnçã r

mr ltd n Bovespa Mais

Além das regras societárias e de divulgação de inormações adicionais que ascompanhias devem seguir durante toda a sua permanência no segmento, oRegulamento do BOVESPA MAIS, com a inalidade de manter a imagem e aatratividade do segmento, prevê duas outras exigências a que as companhiasdevem atender.

Crtér rlcnd à mnutnçã d çõ m crculçã uà lqudz mínm, xgd rtr d étm n d ltgm

O compromisso pela busca de liquidez é um elemento importante na decisão deinvestimento. Assim, uma exigência com oco nesse requisito procura aumentara disposição dos investidores de capitalizar a companhia.

Nesse sentido, a partir do sétimo ano de listagem, a companhia deve manterações ordinárias em circulação que representem, no mínimo, 25% do capital da

companhia; ou manter uma média de, no mínimo, dez negócios por mês e pre-sença em 25% dos pregões, ao inal de cada exercício.

Caso não atenda a nenhuma das duas alternativas, o Contrato de Participaçãono BOVESPA MAIS será cancelado e o acionista controlador deverá eetivar oer-ta pública de aquisição de ações ordinárias em circulação, no mínimo, pelo valoreconômico.

É bem provável que a causa de uma empresa não atingir o patamar mínimo

de ações em circulação ou de liquidez, após sete anos, seja a mudança de suaestratégia em relação ao mercado de capitais. Do ponto de vista do acionistacontrolador de uma companhia, essa exigência não deve representar um ônusinanceiro relevante, uma vez que só passa a ser aplicável justamente porqueestá em circulação uma porcentagem muito pequena de ações.

Crtér rlcnd à tuçã nncr d mrld rmnntmnt

A imagem do BOVESPA MAIS como um segmento de empresas promissoras éum dos ativos mais importantes para as próprias empresas nele listadas.

Assim, a empresa que apresentar cinco anos consecutivos de prejuízo e, simulta-neamente, patrimônio líquido negativo nos últimos três anos; ou que apresen-tar cinco anos consecutivos de patrimônio líquido negativo e, simultaneamente,

prejuízo nos últimos três anos deverá ter a sua situação analisada pela Bolsa epoderá ter o Contrato de Participação no BOVESPA MAIS cancelado.

Nessa hipótese, o controlador deverá eetivar oerta pública de aquisição dasações ordinárias em circulação, no mínimo, pelo valor econômico.

Page 12: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 12/16

 

 a íd d Bovespa Mais

Se desejar, uma companhia pode sair do BOVESPA MAIS a qualquer tempo. Noentanto, deve eetivar uma oerta pública para a aquisição de todas as ações

ordinárias da companhia que estejam em circulação, no mínimo, pelo valor eco-nômico, como se osse uma “compensação” aos investidores pela perda dos di-reitos societários assumidos anteriormente e que deixam de ser obrigatórios.Logicamente, essa exigência não é aplicável caso a empresa esteja migrandopara o Novo Mercado.

A saída do BOVESPA MAIS requer aprovação em assembléia geral e comunica-ção com antecedência de 30 dias à Bolsa, antes da oerta pública de aquisição

das ações mencionada acima. Adicionalmente, a notícia de realização da oertapública deverá ser comunicada à Bolsa e divulgada ao mercado imediatamenteapós a realização da assembléia geral que houver aprovado a saída.

Page 13: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 13/16

 

 a Bl d uxlr n dr

t d rc d brtur d

ctl A BM&FBOVESPA possui uma equipe voltada para o atendimento às empresas.São proissionais capacitados para prestar esclarecimentos sobre questões rela-cionadas à abertura de capital, respeitando sempre as particularidades de cadaempresa e contribuindo para que o processo de abertura de capital transcorrade orma ágil e tranquila.

Além de reuniões da equipe da BM&FBOVESPA com a Administração da empre-sa, a companhia pode acessar o site da Bolsa, onde são encontradas inormaçõessobre regulamentação relacionada aos registros de companhia aberta e de dis-tribuição pública de valores mobiliários na CVM, procedimentos para a aberturade capital, custos de listagem, além de artigos que contribuem para relexãodas empresas interessadas em abrir o capital. Também podem ser encontradasno site diversas publicações, dentre elas: “Como e por que tornar-se uma com-

panhia aberta”, “Custos de abertura de capital e de manutenção da condição decompanhia aberta” e “Regulamento do BOVESPA MAIS”.

 a Bl d judr mr qu buc ntndr um uc mlhr rc d brtur d ctl 

Dentre os pontos abordados, incluem-se:

Funcionamento do mercado de capitais.•

Diversas alternativas oerecidas pelo mercado de capitais para a obtenção•

de recursos.

Trâmites legais do processo ormal de abertura de capital, tais como as•

etapas do processo de registro e a documentação obrigatória.

Segmentos de governança corporativa da Bolsa: BOVESPA MAIS e Novo•

Mercado.

 a Bl tmbém d judr mr tr m d dcã u d rrçã r r um mr brt,cm r xml:

Prestar esclarecimentos sobre as questões mais importantes para o sucesso•

da operação, grau de preparação interna, estrutura acionária e a demandapelas ações da empresa.

Ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas jurídicas que a empresa•

tenha sobre o processo e a regulamentação pertinentes.

Oerecer participação nos cursos promovidos pela Bolsa, sempre com oco•

em temas relacionados ao ato de uma companhia ser de capital aberto.

Auxiliar no contato com intermediários nanceiros e/ou assessores jurídicos.•

Ajudar a ampliar o relacionamento da empresa com outras entidades do•

mercado.

Page 14: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 14/16

Page 15: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 15/16

Page 16: Bovespamais Folder

5/10/2018 Bovespamais Folder - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bovespamais-folder 16/16

 

Praça Antonio Prado, 48

01010-901 São Paulo, SP 

Rua XV de Novembro, 275

01013-001 São Paulo, SP 

+11-2565 4000

www.bmfbovespa.com.br 

 ATENÇÃO

Este texto visa fornecer informações institucionais sobre a economia e o mer-

cado de valores mobiliários brasileiros. Não é uma recomendação de investi-

mento em qualquer ativo financeiro específico.

BOVESPA MAIS é um segmento especial de mercado de balcão organizado

administrado pela BM&FBOVESPA. Como tal, os negócios realizados por in-

vestidores no mercado de balcão organizado não contam com o Mecanismo

de Ressarcimento de Prejuízos instituído pela BM&FBOVESPA.

Para mais esclarecimentos, procure sua Corretora. Ela pode ajudá-lo a avaliar 

os riscos e benefícios potenciais das negociações com valores mobiliários e,

se for o caso, fornecer-lhe cópia de prospectos e outras informações sobre as

companhias abertas.

Impresso em julho/2009.