bom atendimento aos segurados promovido pelo … · pede que eu abandone a repartiÇÃo e vÁ atÉ...

20
"BOM ATENDIMENTO" AOS SEGURADOS PROMOVIDO PELO SETOR ADMINISTRATIVO DA APS-CRATEÚS. Mantra Gerencial da APS-Crateús: O SEGURADO NÃO PODE SER PREJUDICADO. Segurado com dispositivo de drenagem biliar implantado em seu abdome foi OBRIGADO A SUBIR A ESCADA para fazer a perícia, CARREGANDO NA MÃO SUA PRÓPRIA BOLSA COLETORA BILIAR, tracionando o Dreno de Kehr, com RISCO DE ROTURA POTENCIALMENTE FATAL DA ANASTOMOSE BILIAR. MOTIVO: a EX- GESTORA MARIA FRANCISCA MOTA obrigava os peritos a atender no andar superior, fora dos consultórios, almejando “melhorar” os indicadores de atendimento da APS- CRATEÚS Essa prática antissocial, antiética e COMPLETAMENTE FORA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, só cessou por recusa desse Perito-Médico em compactuar com tal desumanidade. GESTOR DA APS- CRATEÚS: Maria Francisca Mota

Upload: lammien

Post on 29-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

"BOM ATENDIMENTO" AOS SEGURADOS PROMOVIDO PELO SETOR ADMINISTRATIVO DA APS-CRATEÚS. Mantra Gerencial da APS-Crateús: O SEGURADO NÃO PODE SER PREJUDICADO.

Segurado com dispositivo de drenagem biliar implantado em seu abdome foi OBRIGADO A SUBIR A ESCADA para fazer a perícia, CARREGANDO NA MÃO SUA PRÓPRIA BOLSA COLETORA BILIAR, tracionando o Dreno de Kehr, com RISCO DE ROTURA POTENCIALMENTE FATAL DA ANASTOMOSE BILIAR. MOTIVO: a EX-GESTORA MARIA FRANCISCA MOTA obrigava os peritos a atender no andar superior, fora dos consultórios, almejando “melhorar” os indicadores de atendimento da APS-CRATEÚS Essa prática antissocial, antiética e COMPLETAMENTE FORA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, só cessou por recusa desse Perito-Médico em compactuar com tal desumanidade. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Maria Francisca Mota

Segurados aguardam a perícia SENTADOS NO CHÃO. MOTIVO: a EX-GESTORA MARIA FRANCISCA MOTA obrigava os peritos a atender no andar superior, fora dos consultórios, almejando “melhorar” os indicadores de atendimento da APS-CRATEÚS Essa prática antissocial, antiética e COMPLETAMENTE FORA DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, só cessou por recusa desse Perito-Médico em compactuar com tal desumanidade. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Maria Francisca Mota

PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA AGUARDAVA, DO LADO DE FORA, PERMISSÃO PARA ENTRAR NA APS-CRATEÚS no dia de sua perícia. MOTIVO: a EX-GESTORA MARIA FRANCISCA MOTA DETERMINAVA QUE O PORTÃO DA ROTA EXTERNA DE ACESSO AO DEFICIENTE PERMANECESSE TRANCADO COM CADEADO DURANTE O EXPEDIENTE DA REPARTIÇÃO. A Ex-Gestora justificava essa ilegalidade alegando preocupação com a segurança da agência. Essa prática antissocial, antiética e ILEGAL (ART 19 / DEC 5.296-04, uma vez que há muito expirou o prazo de adequação estrutural da unidade às exigências legais conforme § 2º / ART 22 / DEC 5.296-04; INCISO III / ART 11 / LEI 10.098-00), só cessou após alerta desse Perito-Médico ao Gestor Vitor Poubel, que substituiu Maria Francisca Mota. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Maria Francisca Mota

Suporte de Senhas de Atendimento colocado na copa da APS-Crateús para servir de apoio a utensílio de cozinha. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Maria Francisca Mota.

"BOM APREÇO" DO SETOR ADMINISTRATIVO DA APS-CRATEÚS ÀS NORMAS TÉCNICAS QUE DETERMINAM E REGULAM OS PROCESSOS INTERNOS, COM MUITO ZELO PELO “BOM ATENDIMENTO” AO SEGURADO. Mantra Gerencial corrigido da APS-Crateús IMPOSTO PELA GERÊNCIA EXECUTIVA DE SOBRAL: AS METAS E ÍNDICES NÃO PODEM SER PREJUDICADOS.

SEGURADO J.F.P, ASSESSOR PARLAMENTAR, USUFRUINDO DE “BOAS RELAÇÕES” JUNTO À CHEFIA DA APS-CRATEÚS, CONSEGUE SER INCLUÍDO NA AGENDA SABI EM VAGA EXTRA-NUMERÁRIA, CRIADA COM O AVAL DA SST/GEXSOB APÓS O ÚLTIMO HORÁRIO DO ATENDIMENTO HABITUAL, FURANDO A FILA COM PERMISSÃO OFICIAL DA CHEFIA DA APS-CRATEÚS E DA SST/GEXSOB, PASSANDO À FRENTE DE 448 PESSOAS PREVIAMENTE AGENDADAS. O SEGURADO JÁ TINHA SIDO PROTETIZADO E CONSIDERADO APTO PELA EQUIPE DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DA GEXSOB, E TAMBÉM GOZA DE AUXÍLIO-ACIDENTE VITALÍCIO. AINDA ASSIM FOI INCLUÍDO NA FILA DE FORMA ILEGA E ADENTROU À PERÍCIA COM ORDEM ADMINISTRATIVA DE CONCESSÃO DE APOSENTADORIA. FIZEMOS DENÚNCIA DESSA ILEGALIDADE À POLÍCIA FEDERAL EM 13/03/2013. DATA: Crateús, 11/03/2013, segunda-feira, às 14h17min. GESTOR SUBSTITUTO DA APS-CRATEÚS: Esmeralda Ribeiro Barbosa.

TREINAMENTO SIBE promovido pela GEXSOB aos Técnicos de Seguro Social da APS-Crateús. O TREINAMENTO MÉDICO DUROU SOMENTE CINCO MINUTOS, durante os quais o perito foi orientado pelo Chefe de Benefícios da GEXSOB que "-TUTELA E CURATELA SÃO A MESMA COISA". SEGURADOS AGUARDAM EM RESIGNADA E SILENCIOSA INDIGNAÇÃO. O atendimento aos segurados que aguardavam não foi alterado de modo a não comprometer as metas de avaliação da agência. DATA: Crateús, 04/02/2013, segunda-feira, às 15h58min. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Marcelo Rodrigues Matos.

REUNIÃO TÉCNICA para repasse de informes convocada e EXECUTADA DEFRONTE AOS SEGURADOS que aguardam atendimento na APS-Crateús. Técnico do Seguro Social, ao centro, PROSSEGUE ENTREVISTA EM PÉ, dividido pela dúvida se deva continuar a executar seu atendimento ou obedecer à determinação da chefia. Alguns servidores foram privados do seu horário de almoço. O atendimento aos segurados que aguardavam não foi alterado de modo a não comprometer as metas de avaliação da agência. DATA: Crateús, 22/04/2013, segunda-feira, às 12h57min. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Marcelo Rodrigues Matos.

UM DOS PROBLEMAS MAIS SÉRIOS QUE OCORREM ATUALMENTE NA APS-CRATEÚS É A QUANTIDADE ABSURDA DE ERROS NOS PROCEDIMENTOS DIÁRIOS DE HABILITAÇÃO DE SEGURADOS PARA A PERÍCIA-MÉDICA (e.g: segurados aposentados, em gozo de outro Auxílio-Doença, com sequelas definitivas já enquadrados para recebimento de Auxílio-Acidente... SÃO AGENDADOS PARA PERÍCIA-MÉDICA E DESCOBREM PELO PERITO, QUE DEVERIAM ESTAR RECEBENDO SEUS RENDIMENTOS NORMALMENTE HÁ MAIS DE DOIS MESES (Porque isso não lhes é informado na habilitação administrativa que, na APS-Crateús, ocorre 60 dias antes da perícia; não consigo explicar). LOGO, ESSES SERES HUMANOS POBRES, SÃO INDUZIDOS A PROCURAR ATESTADOS DE ESPECIALISTAS NA CAPITAL OU A PAGAR EXAMES CAROS DESNECESSÁRIOS PARA UMA PERÍCIA QUE NÃO DEVERIA SEQUER TER SIDO AGENDADA.

A questão da pendência de DUT, a meu ver um procedimento administrativo de habilitação de benefício e não um ato médico, não pôde ser resolvida aplicando as orientações do manual do SABI, pois o sistema foi atualizado e sua configuração mudou desde a publicação do manual, que continua desatualizado na página do SABI e na Intraprev. A SST/GEXSOB orientou por email em 08/11/2013 que o perito requeresse a DUT do segurado, mas sendo a Perícia um ATO OFICIAL, estamos a aguardar o envio do modelo de formulário desse requerimento, bem como a definição do prazo legal que tem o segurado para cumprir essa exigência; uma vez que a faculdade da SIMA (Solicitação de Informação AO MÉDICO ASSISTENTE) não se aplica aos representantes legais das empresas ou demais empregadores. Dr Maurício, atual Chefe da SST/GEXSOB, já orientou por email que pendência de DUT é questão administrativa e que tais casos não devem ser encaminhados à Perícia-Médica.

DATA: Crateús, 22/11/2013. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Marcelo Rodrigues Matos. CHEFE DE BENEFÍCIOS DA APS-CRATEÚS: Esmeralda Ribeiro Barbosa. SUPERVISOR OPERACIONAL DE BENEFÍCIOS DA APS-CRATEÚS: Antônio Edelson Soares. CHEFE DA SST/GEXSOB: Dr Maurício Medeiros de Freitas Filho.

SEGURADOS SÃO DESNECESSARIAMENTE MANTIDOS DENTRO DA APS-CRATEÚS POR MAIS DE NOVE HORAS, aguardando informação de que sua perícia não será realizada por motivo de INDISPONIBILIDADE DE SISTEMA. Dentre eles uma senhora submetida à cirurgia de grande, sentindo fortes dores; à esquerda, um segurado ainda em convalescença de amputação traumática na mão direita. Segurados começam a confrontar esse perito exigindo atendimento. Todos os Técnicos de Seguro Social já desligaram seus computadores e se retiraram de suas estações de trabalho. Somente os estagiários ocupam as estações de informação. A estagiária D. explica que recebe ordem para não entregar a senha da perícia tão logo o segurado se identifique ao entrar na agência, mas apenas em período menor que duas horas antes do horário agendado, quando então são chamados, um a um, verbalmente pelo vigilante a se dirigirem ao guichê de distribuição de senhas. Questionado por esse perito sobre esses procedimentos EM COMPLETO DESACORDO ao disposto no ITEM 20.1 e 20.1.2 / MANUAL DE FLUXO DE ATENDIMENTO DIRAT/INSS para normas de distribuição de senhas do SGA para a Perícia-Médica e ITEM 9.8 / CADERNO AGENDA SIBE (determina o reagendamento por inoperância do sistema como um dentre 11 motivos pré-fixados para o solicitante INSS), o Supervisor Operacional de Benefícios e Gestor Substituto da APS-Crateús A.E.S ABUSA DE SEU PODER e determina QUE COMO PERITO QUE SOU, NADA TENHO A QUESTIONAR PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS; RELATA DESCONHECER OS MANUAIS CITADOS; DIZ QUE EM SEU ENTENDIMENTO, O SEGURADO DEVE AGUARDAR ATÉ ÀS 19H DA NOITE PARA SÓ ENTÃO SER REAGENDADO (OU IMEDIATAMENTE CASO O PERITO DECIDA IR EMBORA); RECUSA-SE A DIZER DE QUAL NORMA TÉCNICO-OPERACIONAL EXTRAI TAL ENTENDIMENTO; E ME INFORMA QUE NÃO É OBRIGADO A ME RESPONDER COISA ALGUMA. Busco esclarecimento por telefone junto ao Gerente Executivo de Sobral, Andrey Almeida, acerca de que atos normativos justificam a demora de até cinco horas na entrega da senha da perícia, além de demora em até quatro horas para reagendamento por contingência prevista no Caderno Agenda SIBE. O GERENTE EXECUTIVO ANDREY ALMEIDA TAMBÉM COMETE ABUSO DE PODER E ME PEDE QUE EU ABANDONE A REPARTIÇÃO E VÁ ATÉ UMA LAN-HOUSE NOTIFICÁ-LO POR EMAIL; DEPOIS ME DIZ QUE ESSES PROCEDIMENTOS ESTÃO CORRETOS BASEADOS NAS “-...NORMAS DO DIA-A-DIA E NA LEI DE DEUS!” (ipsis verbis). Os segurados são avisados da inoperância do sistema após as 16h e os servidores são liberados pelo Gestor Substituto. MOTIVO: Só consigo entender que esses procedimentos irregulares visam maquiar os índices de atendimento da APS-Crateús. CONSEQUÊNCIA: PROMOVE DESNECESSÁRIO CONFLITO ENTRE OS SEGURADOS E O

PERITO, com risco real de agressão a minha pessoa, uma vez que a APS-CRATEÚS DESCUMPRE AS ESPECIFICAÇÕES DE SEGURANÇA (ALÍNEA “F” / ITEM 3 / MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DAS AGÊNCIAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL; ITEM 3.3 OI 73-02 ou MANUAL TÉCNICO DE PERÍCIAS MÉDICAS) pois O DETECTOR DE METAIS ESTÁ QUEBRADO, NUNCA TENDO FUNCIONADO DESDE SUA INSTALAÇÃO; E OS CONSULTÓRIOS MÉDICOS NÃO TEM ROTA DE SAÍDA ALTERNATIVA. REQUERIMOS EXPLICAÇÕES FORMAIS AO SUPERVISOR OPERACIONAL DE BENEFÍCIOS DA APS-CRATEÚS POR OFÍCIO Nº 650 ENCAMINHADO VIA SIPPS (até o momento sem resposta) Dr Maurício, atual Chefe da SST/GEXSOB, já orientou por email que, haja vista a APS-Crateús descumprir as especificações de segurança, existindo risco real à integridade física do Perito-Médico, em situações de INOPERÂNCIA OU INDISPONIBILIDADE DE SISTEMAS, os segurados deverão ser reagendados caso a inoperância ou indisponibilidade persista por mais de 30 a 40 minutos; devendo o Perito-Médico ser retirado da zona de confronto e deslocado para o primeiro andar da APS-Crateús, onde poderá cumprir o restante do expediente executando análises processuais (p.e.: Aposentadorias Especiais) ou outros serviços de retaguarda. DATA: Crateús, 21/11/2013, quinta-feira, às 15h. GESTOR SUBSTITUTO DA APS-CRATEÚS: Antônio Edelson Soares.

"BOM GERENCIAMENTO" DA GEXSOB (Gerência Executiva e SST).

AGENDA DE PERÍCIA-MÉDICA SABI PROGRAMADA PARA O PERITO-MÉDICO DR RONALDO ALVES ALEXANDRE, AO DIA 25/05/2012.

AGENDAMENTO SIMULTÂNEO no SABI, para o MESMO PERITO, no MESMO DIA, começando às 7h na APS-TAUÁ e terminando às 16h20min na APS-CRATEÚS. AS DUAS UNIDADES ESTÃO SEPARADAS POR 161Km. MOTIVO: Gerente Executivo de Sobral Andrey Almeida DETERMINOU o deslocamento desse perito para atendimento em Tauá, contrariando os alertas emitidos por mim e pelo Gestor Vitor Poubel, de que tal ação não iria resolver o problema da APS-Tauá e ainda iria desestabilizar a APS-Crateús. CONSEQUÊNCIA: A APS-Crateús foi invadida por populares insatisfeitos dois meses depois. DATA 25/05/2012, sexta-feira. CHEFE DA SST: Dr Sérgio Ricardo Florêncio Lima. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

Sala da SST-GEXSOB, numa terça-feira, 16 de outubro de 2012, às 8h20min. DATA Sobral, 16/10/2012, terça-feira, às 8h20min. CHEFE DA SST: Dr Sérgio Ricardo Florêncio Lima. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

Dr SÉRGIO RICARDO FLORÊNCIO LIMA. CNS - 980016283667398; Mat - 1794206, CRM – 11355, apresenta VÍNCULOS-EXTRA ATIVOS registrados no Portal CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, acessível via link: http://cnes.datasus.gov.br/Exibe_Ficha_Prof_Sus.asp?J=85) como MÉDICO DO TRABALHO DO HOSPITAL REGIONAL NORTE DE SOBRAL-Ce, com CARGA HORÁRIA DIURNA SEMANAL DE 20h; além de . MÉDICO DO PROGRMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF/SOBRAL, lotado na Unidade Básica de Saúde PSF-Tamarindo, com CARGA HORÁRIA DIURNA SEMANAL DE 40h. FUNÇÃO/LOTAÇÃO ATUAL NO INSS: EX-CHEFE DA SST/GEXSOB, ainda LOTADO NA SST/GEXSOB. (Portal Transparência Do Governo Federal, acessível via link: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/Servidor-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1848309). CARGA HORÁRIA DIURNA SEMANAL NO INSS: 40h (8h DIÁRIAS).

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h SUS + 40h INSS = 100h DIURNAS SEMANAIS. Ultrapassa o limite máximo de 60h imposto pela AGU, COM PROVÁVEL INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIO, pois se tratam de vínculos extras com expedientes diurnos, uma vez que não há atendimento noturno nessa unidade do Programa Saúde da Família – PSF Tamarindo / Sobral e não há plantão ou regime de urgência/emergência para Medicina do Trabalho. PROVÁVEL ILEGALIDADE EM DESACORDO AO INCISO XVIII / ART 117 / LEI 8.112-90. Segundo relato verbal do próprio colega Dr Sérgio Ricardo, seu ponto é homologado pelo Gerente Executivo Andrey Almeida (SIC). Dados extraídos do Portal CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e Portal Transparência do Governo Federal em 20/11/2013. DATA: 20/11/2013. CHEFE DA SST: Dr Sérgio Ricardo Florêncio Lima. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

O Gerente Executivo Andrey Almeida aparentemente ESQUECEU-SE DE QUE A APS-CRATEÚS ENCONTRAVA-SE EM REGIME DE TURNO ESTENDIDO e em email enviado ao dia 04/02/2013, DETERMINOU A REDUÇÃO DO ATENDIMENTO MÉDICO-PERICIAL DA APS-CRATEÚS PARA 10 PERÍCIAS-SABI/DIA. Graças ao nosso bom senso e à intervenção da SST/GEXSOB, conseguimos encontrar uma fundamentação legal que impedisse a execução da determinação do Gerente Executivo de Sobral. Quando questionado por mim, via email, sobre tal atitude paradoxal, Andrey respondeu em 06/02/2013 estar somente se adequando ao restante da SR Nordeste.

Documentos administrativos contendo nome completo, endereço, números completos de RG, CPF, CTPS, NIT/PIS/PASEP e dados bancários dos segurados são descartados inteiros, na via pública, sobre a calçada do prédio que conjuga a APS-Sobral e a GEXSOB, em Sobral. Esse perito teve que passar por sobre os sacos de lixo cheios de documentos previdenciários ao sair de seu carro, que aparece na foto ao lado, se apercebendo do precioso conteúdo desses no processo. O lixo documental da APS-Crateús também é descartado na calçada, em sacos plásticos, e aguarda recolhimento de quem por eles tenha interesse. A APS-CRATEÚS NÃO TEM PICOTADOR DE PAPEL. DATA: Sobral, 16/10/2013, terça-feira, às 15h46min. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

CASA ABANDONADA (sem vigia, sem zelador, sem funcionário administrativo, sem fachada...) situada no logradouro Rua Yolanda PC Barreto, 450, Bairro Derby Club, Sobral – Ce, QUE DEVERIA FUNCIONAR COMO A UNIDADE SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) DE SOBRAL, na qual deveriam ser feitas as Perícias Médicas Oficiais dos Servidores Civis da União lotados no INSS e eu outros órgãos federais.

Segundo o Portal Siapenet, a Unidade SIASS-Sobral foi inclusa desde 13/12/2012 e é Gerida pela Analista de Seguro Social com formação complementar em Serviço Social, Joselyanne Maria Ponciano de Oliveira, a qual se encontra atualmente lotada na SOGP/GEXSOB. (Acessível via link: https://www2.siapenet.gov.br/saude/portal/public/mapaBrasil/listarTodasUnidades.xhtml ).

HAJA VISTA A ESTRANHEZA DESSA QUESTÃO, ENCAMINHAMOS O CASO À APRECIAÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF/PRM-Crateús) EM 07/11/2013.

DATA DA IMAGEM: Sobral, terça-feira, 01/10/2013, às 14h33min. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que se interrompem as Reuniões Técnicas da Perícia-Médica apregoando-se RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA; e com o mesmo argumento se MANTÉM A APS-CRATEÚS DESPROVIDA DE INSUMOS BÁSICOS OBRIGATÓRIOS PARA EXAME MÉDICO, TAIS QUAIS UMA SIMPLES RÉGUA PLÁSTICA TRANSPARENTE, PILHAS, FITA MÉTRICA... o colega Perito-Médico Previdenciário Dr Max Weber Sátiro Justino, ATENDE NAS APS DA GEXSOB, já tendo passado pela APS-Crateús e pela APS-Tauá, ESTANDO LOTADO NA APS-TUCURUÍ, NO ESTADO DO PARÁ; recebendo, do início do ano até o presente momento UM MONTANTE EM DIÁRIAS SUFICIENTE PARA COMPRAR UM CARRO POPULAR À VISTA, A SABER R$ 37.758,00, SEGUNDO INFORMA O Portal Transparência do Governo Federal (acesso via link: http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalComprasDiretasFavorecidosUG.asp?TipoPesquisa=2&Ano=2013&ValorTipoPesquisa=3493544331691&Valor=&textoPesquisa=max weber satiro justino&idFavorecido=30524019&NomeFavorecido=MAX+WEBER+SATIRO+JUSTINO&valorFavorecido=3775895&codigoED=14&nomeED=Outras Despesas Correntes-Diárias - Civil&codigoGD=3&nomeGD=Outras Despesas Correntes&valorED=3775895). (acesso via link: http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/Servidor-DetalhaServidor.asp?IdServidor=1603054 ). TAMBÉM ME ESCAPA O RACIOCÍNIO GERENCIAL PELO QUAL NÃO SE LOTA O Dr MAX WEBER NA APS-TAUÁ, PERMITINDO A REMOÇÃO DA COLEGA Dra CIANDRA PARA A APS-CRATEÚS, UMA VEZ QUE A COLEGA JÁ MANIFESTOU SEU INTERESSE EM RESIDIR DE FORMA PERMANENTE EM CRATEÚS, ONDE TEM CASA PRÓPRIA; SENDO OBRIGADA A MORAR DE ALUGUEL EM TAUÁ, ENQUANTO A GEXSOB E A SRIV PAGAM UM PERITO DO PARÁ PARA ATENDER EM CRATEÚS E NAS DEMAIS AGÊNCIAS DA GEX. TAMBÉM ME É INCOMPREENSÍVEL DISCERNIR PORQUE FORAM LOTADOS QUATRO PERITOS EM UMA AGÊNCIA TÃO PEQUENA COMO A APS-SÃO BENEDITO, COM ÁREA CIRCUNSCRITA DE ABRANGÊNCIA REDUZIDA, ENQUANTO UMA UNIDADE DO PORTE DA APS-CRATEÚS TEM APENAS UM PERITO PERMANENTE. COMUNICAMOS TAL FAVORECIMENTO À APRECIAÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF/PRM-Crateús) EM 07/11/2013. Dados extraídos do Portal Transparência do Governo Federal em 25/11/2013. DATA: 25/11/2013. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

"BOM TRATO" QUE A GEXSOB TEM PARA COM OS SERVIDORES DA APS-CRATEÚS.

Ação de análise e intervenção executada pela GEXSOB, com participação da SRIV, na APS-Crateús. Identidade do servidor preservada por motivos éticos. Essa pantomima circense foi executada com dinheiro público e PARA TAL FINALIDADE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO FOI SUSPENSO, TENDO SIDO PROVIDENCIADO O REAGENDAMENTO DOS SEGURADOS. Usando TODAS as metodologias que estudei em minha pós-graduação em Gestão e Auditoria, não consigo obter qualquer Análise Risco-Benefício ou Custo-Efetividade favorável para ações desse tipo na APS-Crateús. DATA: Crateús, 18/05/2012, sexta-feira, às 10h18min. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

Escada de acesso à Sala de Reuniões, Sala do Gestor, MOB, Copa, Procuradoria, Arquivo e Banheiros dos funcionários desprovida de corrimão ou rampa. FLAGRANTE ILEGALIDADE (ART 19 / DEC 5.296-04, uma vez que há muito expirou o prazo de adequação estrutural da unidade às exigências legais conforme § 2º / ART 22 / DEC 5.296-04; INCISO III / ART 11 / LEI 10.098-00). A APS-CRATEÚS TEM ATUALMENTE EM SEU QUADRO FUNCIONAL UMA SERVIDORA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA RECONHECIDA POR PERÍCIA OFICIAL admissional, já tendo sido concluído pela Perícia Oficial, necessidade de redução de carga horária para essa servidora. DATA: Crateús, 02/10/2013, quarta-feira. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Marcelo Rodrigues Matos.

GERENTE EXECUTIVO ANDREY ALMEIDA, em momento de grande inspiração e notória “boa sensibilidade” com as necessidades dos servidores da APS-Crateús, ACUNHA A DEFICIÊNCIA ESPIRITUAL, em comunicação oficial, via email institucional, À SERVIDORA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA reconhecida por Perícia Oficial.

O Gerente Executivo Andrey Almeida, nesse mesmo comunicado, MAIS UMA VEZ COMETE ABUSO DE PODER AO DIZER QUE CABE À SERVIDORA DEFICIENTE FÍSICA ESCOLHER O GRAU DE LIMITAÇÃO PROVOCADO POR UMA MONOPARESIA CRURAL. A SERVIDORA ENCAMINHOU REPRESENTAÇÃO SOBRE ESSE CASO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. DATA: 21/08/2013. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

Estações de trabalho e balcões atendimento ao público da APS-Crateús SÃO OS MESMOS PARA TODOS, DESRESPEITANDO AS NECESSIDADES ANTROPOMÉTRICAS E SENSORIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, seja servidor ou segurado. Trocando em miúdos, DENTRO DA APS-CRATEÚS, O DEFICIENTE QUE SE VIRE! OUTRA FLAGRANTE ILEGALIDADE (ART 21 / DEC 5.296-04, uma vez que há muito expirou o prazo de adequação estrutural da unidade às exigências legais conforme § 2º / ART 22 / DEC 5.296-04). DATA: Crateús, 02/10/2013, quarta-feira. GESTOR DA APS-CRATEÚS: Marcelo Rodrigues Matos.

A GEXSOB passa por constrangimento vexatório de ter, a depender do dia da semana, 20 APS sem perito; PORÉM SENDO OFERTADO AO CIDADÃO O SERVIÇO DE PERÍCIA-MÉDICA EM TODAS ESSAS UNIDADES. Cada APS feita para cumprir as exigências do Pleno de Expansão do INSS ou PEX, conta com dois consultórios médicos que contêm todos os insumos obrigatórios para a execução dos exames clínicos médicos dos segurados que são listados na ALÍNEA “A” / ITEM 3.4.3 / OI INSS/DIRBEN Nº 73-2002 ou MANUAL TÉCNICO DA PERÍCIA MÉDICA. Ou seja, AS UNIDADES DO PEX TÊM TUDO, MENOS PERITO-MÉDICO.

O Gerente Executivo Andrey Almeida garantiu, perante a Auditora Federal Drª Maria do Carmo e de todos os Peritos-Médicos Previdenciários e todas as Analistas de Seguro Social com formação complementar em Serviço Social da GEXSOB; que iria providenciar ao menos, o fornecimento desses insumos obrigatórios de baixo custo (e.g.: RÉGUA DE PLÁSTICO TRANSPATENTE MILIMETRADA necessária para aferição do tamanho de lesões e cicatrizes cutâneas) QUE CUSTA R$ 1,20; e UMA FITA MÉTRICA, para aferição da circunferência da panturrilha em casos de TVP) QUE CUSTA R$ 1,30. AINDA FALTAM NOS CONSULTÓRIOS MÉDICOS DA APS-CRATEÚS: Flash Light; Abaixadores de Língua; Régua Transparente Milimetrada; Fita Métrica; Rota de Fuga (Salas 01 e 02); Esfingmomanômetro, Lavabo (Sala 02). Carecem de substituição, reparo ou manutenção nos consultórios da APS – Crateús: Esfingmomanômetro (válvula da pêra de insuflação defeituosa), Balança Antropométrica (enferrujada e quebrada) [Sala 01]; Otoscópios (sem pilhas) [Salas 01 e 02]. Quando a Ex-Chefe do Setor de Logística da GEXSOB recebeu nossa solicitação por um par de pilhas médias que custam R$ 7,07; imediatamente nos enviou outro Otoscópio que custa R$ 328,00; suficiente para comprar 92 pilhas. A APS-Crateús agora tem três Otoscópios que não funcionam por falta de pilhas. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.

"MÁ CONDUTA E MAU ATENDIMENTO” DA PARTE DESSE PERITO-MÉDICO PREVIDENCIÁRIO, CUJA CONDUTA DEVE SER ANALISADA.

PERITO-MÉDICO PREVIDENCIÁRIO DR RONALDO VIABILIZA JUNTO À SECRETARIA DE SAÚDE DE CRATEÚS, VACINAÇÃO ANTI-INFLUENZA PARA TODOS OS SERVIDORES E COLABORADORES DA APS-CRATEÚS, INCLUINDO OS VIGILANTES PATRIMONIAIS, ZELADORES E ESTAGIÁRIOS. Já houve uma Ex-Gestora que conseguia vacinas Anti-Influenza para alguns servidores, porém me escapa o critério decisório para seleção dos servidores a serem vacinados, pois nem todos prestavam atendimento ao público. Também não havia ampla divulgação e um servidor me comentou que a Ex-Gestora lhe pedira que guardasse segredo sobre a vacinação.

PERITO-MÉDICO PREVIDENCIÁRIO DR RONALDO ORGANIZA E EXECUTA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DIRIGIDA ESPECIFICAMENTE AOS PREFISSIONAIS DE SAÚDE DE CRATEÚS, (Médicos, Odontólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos) UMA VEZ QUE SÃO ESSES OS PRESCRITORES DOS ATESTADOS E DECLARAÇÕES APRESENTADAS PELOS SEGURADOS NAS PERÍCIAS-MÉDICAS.

PERITO-MÉDICO PREVIDENCIÁRIO DR RONALDO NOTIFICOU EM 29/11/2012, A RT-SERVIÇO SOCIAL / GEXSOB SOB SUSPEITA DE “MAUS TRATOS” (existem maus tratos e maus tratos) À CRIANÇA PERICIADA EM E ALERTOU UM GRAVE RISCO:

O INSS PODE PREMIAR COM UM BENEFÍCIO UM AGRESSOR (mutilador) DE CRIANÇAS!

Fazendo crer existir um tal “SERVIÇO SOCIAL PREVIDENCIÁRIO”, a Analista de Seguro Social RT-Serviço Social GEXSOB diz que, por tratar-se de matéria médica, encaminhará o caso à SST, como se lá não fosse lotada. A SST requisita orientação à SRIV em 05/12/2012 e eu fico a ver navios frente ao silêncio de meus superiores, que confundem FAZER CONSULTA com TOMADA DE PROVIDÊNCIAS.

HAJA VISTA A INÉRCIA DA GEXSOB, FRENTE À SERIEDADE DESSA QUESTÃO, ENCAMINHO O CASO À APRECIAÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF/PRM-Sobral) EM 20/12/2012.

O MPF solicita esclarecimento ao Gerente Executivo Andrey Almeida, que de próprio punho, protocola recebimento de ofício Nº786/2013-MPF/PRM/SOBRAL em 06/05/2013. TAL OFÍCIO SEGUE A TOQUE DE CÁGADO E LEVA 117 DIAS PARA SER ENCAMINHADO À SST PELO GERENTE EXECUTIVO ANDREY ALMEIDA, que o faz em caráter peremptório de máxima urgência somente em 16/09/2013. (fosse um bólido em movimento retilíneo uniforme, segundo as Equações de Sir Isaac Newton, o ofício do MPF acerca de procedimentos a serem adotados pela Perícia-Médica diante da suspeita de abuso ou maus tratos à criança; teria percorrido os 13 metros que separam a sala do Gerente Executivo da sala da SST, no primeiro andar da GEXSOB, com velocidade média de 04 milímetros por hora).

O Gerente Executivo Andrey Almeida encaminha Ofício Nº041/2013/05.022/GEXSOB de resposta ao MPF em 33/09/2013 [É ISSO MESMO, O GERENTE EXECUTIVO ASSINA OFÍCIO POR ELE EXPEDIDO EM DATAÇÃO INEXISTENTE NO CALENDÁRIO GREGORIANO, DE “33 DE SETEMBRO DE 2013” (ipsis literis)], remetendo ao Ofício Nº12/2013/INSS/GEXSOB/SST expedido por Dr Sérgio Ricardo Florêncio Lima, Chefe da SST-GEXSOB em 20/09/2013, que faz da opinião pessoal do Perito-Médico

Dr Cândido Nobre da SRIV um parecer jurídico, sem questionar a AsJur ou a Procuradoria. Como determinado na opinião pessoal do Dr Cândido Nobre, cabe a mim, que fiz o diagnóstico da situação de suspeita de maus tratos à criança, comunicar o fato ao Conselho Tutelar Local, em obediência ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, ESPECIFICANDO QUE, CASO NÃO O FAÇA; CORRO EU RISCO DE SER MULTADO EM ATÉ 20 SALÁRIOS MÍNIMOS, COM O DOBRO DO VALOR EM CASO DE REINCIDÊNCIA. Detalhe: A SST/GEXSOB simplesmente se esquece de me enviar esse memo, e recebo resposta discrepante em email enviada pela Coordenação de Gerenciamento de Atividades Médico-Periciais da Direção Central em 25/09/2013. SÓ SOUBE DA EXISTÊNCIA DOS DOCUMENTOS ACIMA POR TER TIDO INTERESSE EM BUSCAR ELCLARECIMENTOS PESSOALMENTE NO MPF EM 09/10/2013, insatisfeito com a inutilidade da resposta recebida, pois a missiva da Direção Central me orientava a preencher um formulário ignorado e encaminhá-lo à Assistente Social da APS. Cumprido o determinado pelo Dr Cândido, O QUE PODERIA TER SIDO ME INFORMADO COM UNS BONS NOVE MESES DE ANTECEDÊNCIA, me desloco até o município de Ararendá em 11/10/2013 e faço registro das condições do domicílio daquela criança, que fora queimada no quintal de sua própria casa, resultando em amputação por queimaduras de terceiro grau mutilantes de todos os dedos de ambos os pés (vide foto acima). O presidente do Conselho Tutelar de Ararendá, Sr R.A. me informa QUE SOU O PRIMEIRO SERVIDOR DO INSS A IR ATÉ LÁ, CITANDO CLARAMENTE QUE, 11 MESES APÓS A NOTIFICAÇÃO INICIAL QUE FIZ À RT SERVIÇO SOCIAL/GEXSOB, NÃO HOUVE QUALQUER VISISTA DESSE SUPOSTO “SERVIÇO SOCIAL PREVIDENCIÁRIO”. O que me faz indagar, já que sou pós-graduado em Auditoria e Gestão, SE AS ANALISTAS DE SEGURO SOCIAL COM FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM SERVIÇO SOCIAL NÃO FAZEM ANÁLISES DE HOMOLOGAÇÃO OU REQUERIMENTOS DE BENEFÍCIOS COM A ALEGATIVA DE QUE SÃO ASSITENTES SOCIAIS DA PREVIDÊNCIA, (E DESTARTE JUSTIFICANDO O DESVIO DE FUNÇÃO A QUE SÃO SUBMETIDOS DIARIAMENTE OS AGENTES ADMINISTRATIVOS - nível médio - DENOMINADOS TÉCNICOS DE SEGURO SOCIAL), POR QUE ENTÃO NENHUMA DELAS FOI VER ESSA CRIANÇA? QUESTIONAMENTO ATÉ O PRESENTE MOMENTO SEM RESPOSTA. CHEFE DA SST: Dr Sérgio Ricardo Florêncio Lima. ANALISTA DE SEGURO SOCIAL COM FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM SERVIÇO SOCIAL REPRESENTANTE TÉCNICA DO SERVIÇO SOCIAL INTEGRANTE DA SST: Andrea Lambóglia Medeiros Pontes. GERENTE EXECUTIVO DE SOBRAL: Francisco Andrey Silva de Almeida.