boletim.pib | setembro e outubro 2013

12
Boletim.PIB SETEMBRO/OUTUBRO 2013 Ano III ‐ Nº 21 PROCURANDO UMA VIDA PROFUNDA COM DEUS? Página 06 EBF 2013, pág. 04 Como levar uma vida cristã normal, pág. 09 Aniversário PIB, pág. 10 40 Dias de Comunidade, pág. 10 E MAIS:

Upload: primeira-igreja-batista-em-sao-tome-pr

Post on 09-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim informativo bimestral da Primeira Igreja Batista em São Tomé-PR

TRANSCRIPT

Boletim.PIBSETEMBRO/OUTUBRO 2013Ano III ‐ Nº 21

PROCURANDO UMAVIDA PROFUNDA

COM DEUS?Página 06

EBF 2013, pág. 04

Como levar uma vida cristã normal, pág. 09

Aniversário PIB, pág. 10

40 Dias de Comunidade, pág. 10

E MAIS:

©2013 Ministério de Comunicação [email protected]

Os artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Missão

Visão

Expediente

Princípio Bíblico

Acesse os canais da PIB na Internet:

Ser uma Igreja saudável, que manifeste crescentementeo caráter de Deus, conforme ele é revelado em Sua Palavra.

Viabilizar o ensino expositivo da Palavra de Deus, despertando a Igreja para uma vida de oração, compromisso e comunhão.

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão,ao partir do pão e às orações.” Atos 2.42 NVI

02

Primeira Igreja Batista em São ToméRua Pref. Salvador Sanches, 304 ‐ Centro

Cx. Postal 01 ‐ CEP 87220‐000 ‐ São Tomé‐PRPastor Cléber Silveira Montani

Fone: (44) 9975‐9319

Domingo Escola Bíblica Dominical 09h00 Culto de Louvor e Adoração 19h30

Quarta‐feira Culto de Oração 20h00

Sábado Jardim de Jesus 14h00 Reunião Jovem (3º sábado) 20h00

Atividades Regulares

facebook.com/pibstome youtube.com/pibsaotome issuu.com/pibsaotome

Boletim.PIB online

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Um dia, em conversa com um irmão, ouvi um questionamento: “até onde você vai por Cristo?”

Senti‐me com uma responsabilidade gran‐de em responder. Cristo em sua vida terre‐na foi até o fim por mim, Ele cumpriu a von‐

tade do Pai por amor a nós e agora temos a chance de retribuir esse amor. Vamos fazer o melhor para Deus e darmos o que temos de melhor.

E você: até onde vai por Cristo?

Dioglisses Francis Biasi

03

DestaquesSetembro ‐ Mês de Aniversário PIB02: Reunião com a Diretoria.PIB;08: Assembleia e Ceia do Senhor;08: Dia de Missões Nacionais;14: Encerramento dos 40 dias de Comu‐

nidade;14 e 15: Aniversário PIB (19h30);28 e 29: Congresso da MCA (Mulheres Cristãs

em Ação) em Mamborê.

Outubro ‐ Mês de Missões Nacionais 07: Reunião com a Diretoria.PIB;13: Assembleia e Ceia do Senhor;

13: Culto dirigido pelo Departamento Infantil;

12 a 14:

Congresso Jubepar ‐ Lado a Lado;

14: Dia da Criança Batista;

19 a 26:

Cruzadas Internacionais ‐ nossa Igreja receberá uma equipe de mis‐sionários;

26: Reunião da Aibop ‐ IB Esperança Cianorte;

26: Culto de Encerramento das Cruzadas Internacionais ‐ PIB Cianorte;

28: Dia do Plano Cooperativo.

Reflexão

Até onde você vaiAté onde você vaipor Cristo?por Cristo?Até onde você vaiAté onde você vaipor Cristo?por Cristo?

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

04 Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Escola Bíblica de Férias

Ministério de Comunicação.PIB

EBF (Escola Bíblica de Férias) é reali‐A zada há 13 anos pela PIB. Nos dias 13 e 14 de julho, repetimos o feito com aproxi‐madamente 250 crianças de toda a comuni‐dade. A temática deste ano foi a “Geração de Samuel”, baseado em I Samuel 1, 2 e 3. Em cada história bíblica, brincadeira ou música pudemos perceber a alegria das crianças, que aproveitavam cada minuto da EBF.

Hoje temos relatos de pessoas que não eram da Igreja e que participavam da EBF quando crianças; agora, servem a Deus ajudando na organização da Escola Bíblica de Férias.

O projeto é sucesso porque, como nos

outros anos, a Igreja se envolveu para reali‐zar a obra de Deus. Segundo Maria Martin, nossa Evangelista e organizadora da EBF, “...as pessoas entendem que fazem parte de uma obra que não é dos homens, mas de Deus, e cada um que se dispõe a fazê‐la torna‐se uma ferramenta nas mãos do Deus vivo para semear a Sua Palavra.”

Portanto, irmãos, continuemos usando nossos dons para evangelizar as crianças de nossa cidade, pois a cada dia elas são bombardeadas com maus exemplos e influências negativas. Quando usamos nossos talentos que recebemos de Deus, estamos abençoando as crianças e glorifi‐cando ao Senhor!

Foto

s: J

oão

Po

lipp

o, C

lau

dio

Gim

en

ez

e D

anie

l Fla

vio

05 05

Mais uma vez a Palavra de Deus foi lançada e as crianças participa‐ram com muita euforia e anima‐ção. Ano que vem tem mais!

Fotografe o QR Code ao lado com seu celular e veja mais fotos da EBF 2013

A carreata, com o carro de som à frente, divulgou a EBF pelas ruas da cidade

Nossos palhaços divertiram as crianças e ensinaram princípios bíblicos

O teatro relatou o chamado de Deus a Samuel

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

06

Editorial

uantos gostariam de ter um relacio‐Q namento profundo com Deus? E quantos já possuem esse relacionamento?

Vivemos em nossos dias relacionamentos superficiais: no trabalho, na faculdade, com os vizinhos e até mesmo dentro da Igreja, e achamos que podemos também ter um relacionamento superficial com Deus.

O homem tem relacionamentos superfi‐ciais com Deus desde a queda no Jardim. A partir daquele momento o homem começa a ver Deus como juiz enquanto que ele, o homem, se põe no banco dos réus, causando assim um relacionamento superficial com aquele que é nosso Pai.

Mas Deus quer ter um relacionamento profundo conosco, prova disso encon‐tramos quando lemos a narração do Éden, onde diz que Deus ia todos os dias ao Jardim passear com Adão e Eva; temos

prova desse relacionamento entre Deus e o homem, também na narrativa de Abel. Enoque andou com Deus e foi transladado; Jesus que é Deus encarnado, veio ao mundo para provar seu amor e se relaci‐onar com o homem. Desde a queda do homem, Deus vem procurando se relaci‐onar com o homem.

Até os dias de hoje percebemos que Deus continua a procurar a raça humana para um relacionamento profundo com Ele!

Mas como ter esse relacionamento? Um relacionamento profundo com Deus deve ser baseado na obediência.

Ao lermos o texto de Lucas, vemos Jesus entrando no barco de Simão que estava à beira mar e pedindo para que ele leve o barco para as águas mais profundas e que lancem as redes. Simão, responde a Jesus dizendo que trabalharam toda a noite sem apanhar nada, mas que obedeceria.

Vida profunda comVida profunda comVida profunda comVida profunda comLucas 5.1‐11 NVI

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o com‐primia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu‐lhe que o afastasse um pouco dapraia. Então sentou‐se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo‐nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar‐se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá‐lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.Quando Simão Pedro viu isso, prostrou‐se aos pés de Jesus e disse: “Afasta‐te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

07

Obediência não tem nada haver com sentimentos ou sacrifícios, mas sim com a razão. No Antigo Testamento, Deus quer do seu povo de Israel obediência e não sacrifício. Ele ainda quer o mesmo de nós, cris‐ t ã o s d o s é c u l o 2 1 . N ã o devemos obedecer a Deus p o r q u e s e n t i m o s q u e devemos fazê‐lo, mas sim porque entendemos que é preciso fazê‐lo, porque Deus quer. Não é o que eu sinto a respeito, mas sim o que Deus quer que eu faça.

Romanos 8.7‐8 diz: “que a inclinação da carne é inimizade contra Deus, e que aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus”. A Palavra de Deus nos instrui que devemos: amar a Deus sobre todas as coisas... amar nosso próximo... orar por aqueles que nos perseguem... abençoar os que nos amaldiçoam... perdoar os que nos ofendem... não fofocar... não ter dois pesos e duas medidas... não ter pensamentos impuros... entregar nossos dízimos e ofertas, pois

são sinais de fidelidade para com Deus... pregar o evangelho a toda criatura...

A lista é longa, e não é opcional a questão de obedecer a esses ensinamentos. Obedecer é cumprir uma ordem, indepen‐dente se quero ou não cumpri‐la.

Talvez Pedro, mesmo pensando que não pegaria peixe algum, lançou as redes ao mar obedecendo ao Senhor. Se você quer ter uma vida profunda com Deus, precisa obedecê‐lo. À medida que obedecemos a Deus, nosso relacionamento se apro‐funda.

Entendam que quando escolhemos obedecer a Deus, arcamos com as conse‐quências de nossa escolha. Veja o que acon‐teceu com Pedro: quando ele obedeceu a Jesus, foi tão abençoado que teve que dividir sua bênção com seus companheiros do barco ao lado. Pedro recebeu uma bênção e se tornou bênção na vida de seus companheiros.

Na história de Adão e Eva, percebemos que enquanto eles obedeciam a Deus, tinham toda liberdade no Jardim, mas ao desobedecerem a Deus sofreram as conse‐quências de sua desobediência. Se formos obedientes a Deus, seremos abençoados. E isso não é barganha, tão pouco estou lhe ensinando a teologia da prosperidade.

Em Jeremias 42.6 o povo quer ouvir a Palavra de Deus, e a desejam obedecer “para que sucedam bem”. Mas se formos desobedientes seremos responsabili‐zados por nossas escolhas e colheremos as consequências de nossos erros.

Com base no que aprendemos neste texto, tenho algumas perguntas.

1. Como você se vê diante de Deus? – Como está o seu relacionamento com Deus?

2. Você quer ter uma vida profunda com Deus, baseada na obediência? Quantos querem obedecer ao Senhor?

Mônica A. D. Montani

DeusDeusDeusDeus

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

08

EB

F 2

013

13 e 14/07/2013: a Escola Bíblica de Férias deste ano, com o tema “Geração de Samuel”, reuniu aproximadamente 250 crianças e envolveu toda a Igreja neste grande projeto. Agradecemos a todos que participaram! Veja matéria e mais fotos nas páginas 04 e 05.

40

dia

s

03 e 04/08/2013: a presença da missioná‐ria Ronilce Ferreira, da Igreja Batista de Itapema‐SC, marcou o início da campa‐nha dos 40 dias de Comunidade ‐ Juntos somos melhores. A Igreja foi grande‐mente abençoada através dos testemu‐nhos e experiências do trabalho realiza‐do em Itapema.

So

nin

ha

Jove

ns

11/08/2013: no Dia dos Pais, a PIB home‐nageou‐os presenteando com uma caixa de ferramentas. O Pr. Cléber orou e agradeceu a Deus por eles e os adoles‐centes e juniores, sob o comando da irmã Mônica, apresentaram teatro e coreografias.

17 e 18/08/2013: em grande número, os jovens e adolescentes da PIB marcaram presença no Congresso de Inverno da JUBOP, realizado em Altônia. Com o tema “Seguindo para o Alvo”, muitos jovens foram impactados pela palavra do Senhor naqueles dois dias.

25/08/2013: marcando o Mês do Jovem Batista, a dramatização fez‐nos refletir se realmente estamos deixando Jesus em primeiro lugar em nossas vidas. Nossa Igreja é grata ao Senhor por todos os jovens e adolescentes, que servem a Deus com alegria e dedicação!

Dia

do

s P

ais

Re

tiro

JU

BO

P

Por questões de espaço, nem todas as atividades realizadas aparecem no Boletim.PIB. Veja mais fotos e notícias na nossa página no Facebook: www.facebook.com/pibstome

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Aconteceu

09Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Artigo

1. Permanecer em comunhão com o Se‐nhor diariamente e em cada momento

Deve ser uma meta de cada filho de Deus guardar e permanecer na comunhão com o Senhor diariamente e em cada momento (1 João 1.6; 2 Coríntios 13.14). Se nos faltar uma vida de comunhão com o Senhor, será extremamente difícil falar por Ele. Nossa pregação do evangelho deve ser baseada em uma comunhão contínua com o Senhor. Quando descuidamos de nossa comunhão com o Senhor por três dias, tal‐vez devido a uma discussão com um paren‐te, irmão em Cristo ou amigo, por exem‐plo, só há uma maneira de retomar a condi‐ção espiritual normal: confessando nosso pecado ao Senhor e desculpando‐nos com as pessoas envolvidas. Assim, somos trazi‐dos de volta à comunhão com o Senhor.

2. Ser uma pessoa de oração

Outro aspecto importante é ser uma pes‐soa de oração. Devemos orar sem cessar (2 Tessalonicenses 5.17), todo o dia. Isto quer dizer que devemos invocar o nome do Senhor. Devemos clamar: “Ó Senhor!” (Atos 7.59). Não creia que, por ser tão bre‐ve, esse gesto não seja importante para sua vida cristã. Pelo contrário, é muito vali‐oso. Quando você estiver aborrecido, frus‐trado ou quando as circunstâncias não

forem muito favoráveis, você pode invo‐car: “ó Senhor Jesus!” Invocar o nome do Senhor, além de ser benéfico para sua vida cristã (Romanos 10.12), é um modo simples de torná‐lo uma pessoa de oração.

3. Andar no Espírito mesclado

Também necessitamos aprender a andar no espírito mesclado, isto é, em nosso espí‐rito que foi saturado com o Espírito (Gála‐tas 5.16; Romanos 8.4). Louvado seja o Senhor porque temos o Espírito divino! Que provisão! Quando Deus nos criou, nos deu um espírito; uma vez que o Senhor nos regenerou, Ele permanece conosco como o Espírito para ser um espírito conosco (1 Coríntios 6.17). Depois de termos um bom começo pela manhã, devemos continuar durante todo o dia andando, vivendo e fazendo tudo por esse espírito, mesclado e com ele. Em todas as situações, precisa‐mos nos voltar a nosso espírito mesclado para saber como devemos andar e viver. Isso é fundamental para quem deseja levar uma vida cristã normal.

Com essas três atitudes saudáveis: perma‐necer em comunhão com o Senhor, ser uma pessoa de oração e andar no espírito, certamente você alcançará aquilo que sem‐pre desejou: uma vida cristã normal.

Marcelo Antonio Foganholo

Como levarComo levaruma vida cristãuma vida cristãnormalnormal

Como levarComo levaruma vida cristãuma vida cristãnormalnormal

m setembro comemoramos o 14º ani‐E versário da nossa Igreja. Você pode estar se perguntando: “por que estamos comemorando o 14º e não o 8º aniversá‐rio?”

Bem, nossa Igreja passou por um período de dificuldades na década de 70, isso tudo por causa da evasão do café, por esse moti‐vo voltamos a ser congregação da Igreja em Cianorte, nesta época estávamos com seis anos de organização. Como já do conhecimento de todos, em 2005 nossa Igreja deixou de ser congregação, foi reor‐ganizada e passou a denominar‐se Primeira

Igreja Batista em São Tomé.

Em agosto deste ano, a seminarista Maria Martin fez um levantamento histórico da PIB para atender seu projeto de estágio ‐ consta em nossos arquivos o resultado desse trabalho. Graças a Deus e ao trabalho da irmã Maria nós pudemos organizar nossa história e atualizar os anos de organi‐zação de nossa Igreja. Esta é a história do povo Batista neste município.

Que Deus continue a abençoar seu povo nesta cidade, e que juntos possamos cres‐cer para glória de Jesus.

Pr. Cléber S. Montani

ste ano Deus colocou no coração da EMônica o tema da nossa campanha, 40 Dias de Comunidade – Juntos Somos Melhores.

Aprendemos que amor ao próximo que não se expressa de maneira prática não é amor! Devemos amar incondicionalmente nosso semelhante assim como Deus nos ama. Deus tem se manifestado soberana‐mente na vida de cada congregado de nos‐sa Igreja. Todos os dias escutamos histórias e testemunhos do agir de Deus.

40 Dias de Comunidade veio para mexer com nossa forma de viver o amor ao próxi‐mo. Assim como as outras campanhas que já realizamos em nossa Igreja, esta foi mui‐to impactante.

Gostaria de dar uma palavra sobre o pós‐campanha: não basta fazer a campanha e vir à Igreja durante os 40 dias, não basta falar que ama, trazer um quilo de alimento ou fazer qualquer coisa parecida, é neces‐sário ser realmente transformado pelo amor de Jesus, é necessário realmente aprender a amar a Deus e ao próximo.

Não deixe que todo o aprendizado desta campanha caia no esquecimento. Viva intensamente todos os dias na presença de Deus e em comunhão com seu próximo.

Deus abençoe a todos e obrigado pela par‐ticipação de cada um de nossa Igreja. Esta‐mos orando para que Deus lhe conceda aquilo que é o desejo de seu coração.

Pr. Cléber S. Montani

10

Aniversário PIB

Boletim.PIB 21 | set/out 2013

11Boletim.PIB 21 | set/out 2013

Missões Nacionais 2013

www.vivoparaagloriadedeus.com

MINISTÉRIO DE LOUVOR Data Ministro e Vocais Teclado Bateria Projeção 01/09 Wânia/Silas/Maria/Raquel/Sibele/Leysle Sibele Gabriel Wandressa 08/09 Maria/Raquel/Leysle/Gislaine/Francis Wandressa Wendryus Ana Paula 14/09 Marcelo/Silas/Raquel/Sibele/Gislaine/Leysle Sibele Gabriel Karinne 15/09 Wânia/Maria/Raquel/Sibele/Silas/Marcelo/Gi Sibele Wendryus Wandressa 22/09 Raquel/Leysle/Francis/Maria Guilherme Gabriel Gislaine 29/09 Maria/Silas/Leysle/Wânia/Francis Wandressa Wendryus Ana Paula 06/10 Pr. Cléber/Marcelo/Sibele/Wânia/Gislaine Wan/Ana Gabriel Wandressa 13/10 Especial Dia das Crianças 19/10 Francis/Leysle/Gislaine/Marcelo/Maria Wandressa Gabriel Mônica 20/10 Raquel/Sibele/Leysle/Wânia/Wandressa Sibele Wendryus Karinne 27/10 Marcelo/Silas/Maria/Gislaine/Raquel/Leysle Guilherme Gabriel Ana Paula

Agenda PIBCulto de Louvor e Adoração

Domingo 19h30 Data Direção Mensagem Culto infantil 01/09 Natalina Pr. Cléber Ana/Leysle 08/09 Natalina Pr. Cléber Wânia/Gi 15/09 Mônica Pr. Cléber Maria/Leysle 22/09 Natalina Pr. Cléber Wânia/Wan 29/09 Natalina Pr. Cléber Wânia/Leysle 06/10 Natalina Pr. Cléber Ana/Gi 13/10 Wânia Maria Wânia/Wan 20/10 Natalina Pr. Cléber Maria/Gi 27/10 Natalina Pr. Cléber Wânia/Leysle

Sábado 14h00 07/09 Stela, Leysle, Davi 14/09 Stela, Letícia, Maria 21/09 Wânia, Leysle, Davi 28/09 Maria, Leysle, Letícia 05/10 Wânia, Davi, Letícia 12/10 Maria, Leysle, Davi 19/10 Stela, Letícia, Maria 26/10 Wânia, Davi, Leysle

Jardim de JesusDomingo 10h00 (Após a EBD).

Integrante do Ministério de Louvor: se não puder comparecer nos ensaios, avise: (44) 9929‐7856.

Ensaios Ministério de Louvor

Anotações

12

Ensaios do Coral.PIB 03/09 Terça 20h00 10/09 Terça 20h00 17/09 Terça 19h30 24/09 Terça 19h30 01/10 Terça 19h30 12/10 Sábado 19h30 15/10 Terça 19h30 26/10 Sábado 19h30 29/10 Terça 19h30Integrante do Coral.PIB: se não puder comparecer nos ensaios, por favor, avise: (44) 9115‐0427.

Boletim.PIB 21 | set/out 2013