boletim técnico nº 22 14092021

5
BOLETIM TÉCNICO # 22 | 14.9.2021 Notícias do Programa Justiça 4.0 Editorial AGENDA 20.9 16h Balanceamento de funções do ECP/SEP Balanceamento e validação de funções do Escritório Corporativo de Projetos do CNJ com a equipe do PMO Jud. 30.9 e 1.10 17h Justiça 4.0 – Disseminação na Região Sul Tribunal de Justiça de Santa Catarina 7 e 8.10 17h Justiça 4.0 – Disseminação na Região Centro-Oeste Tribunal de Justiça de Goiás Justiça como um serviço, cada vez mais próxima do jurisdicionado: essa foi a ideia que permeou os debates do Webinário Justiça 4.0, realizado ontem e transmitido no canal do CNJ no YouTube. O evento discutiu as transformações digitais no Judiciário brasileiro, promovidas especialmente pelo Justiça 4.0, como a Plataforma Digital do Poder Judiciário e as políticas Juízo 100% Digital, Balcão Virtual e Núcleos de Justiça 4.0. No evento, o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, explicou que as soluções tecnológicas implementadas buscam a celeridade da prestação jurisdicional e a redução de despesas dos serviços. Também participaram do painel o ministro Ricardo Villas Bôas Cuevas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), os conselheiros André Godinho e Marcos Vinícius Jardim Rodrigues e os juízes auxiliares Adriano da Silva Araújo, Alexandre Libonati, Anderson Paiva, Dorotheo Barbosa Neto, João Azambuja, Rafael Leite Paulo e Trícia Navarro. Webinário debate transformação tecnológica do Judiciário

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Técnico nº 22 14092021

BOLETIM TÉCNICO# 22 | 14.9.2021

Notícias do Programa Justiça 4.0

Editorial AGENDA20.916hBalanceamento de funçõesdo ECP/SEPBalanceamento e validação de funçõesdo Escritório Corporativo de Projetosdo CNJ com a equipe do PMO Jud.

30.9 e 1.1017hJustiça 4.0 – Disseminaçãona Região SulTribunal de Justiça de SantaCatarina

7 e 8.1017hJustiça 4.0 – Disseminaçãona Região Centro-Oeste Tribunal de Justiça de Goiás

Justiça como um serviço, cada vez mais próxima dojurisdicionado: essa foi a ideia que permeou osdebates do Webinário Justiça 4.0, realizado ontem etransmitido no canal do CNJ no YouTube. O eventodiscutiu as transformações digitais no Judiciáriobrasileiro, promovidas especialmente pelo Justiça4.0, como a Plataforma Digital do Poder Judiciário eas políticas Juízo 100% Digital, Balcão Virtual eNúcleos de Justiça 4.0. No evento, o secretário-geraldo CNJ, Valter Shuenquener, explicou que assoluções tecnológicas implementadas buscam aceleridade da prestação jurisdicional e a redução dedespesas dos serviços. Também participaram dopainel o ministro Ricardo Villas Bôas Cuevas, doSuperior Tribunal de Justiça (STJ), Renata Gil,presidente da Associação dos MagistradosBrasileiros (AMB), os conselheiros André Godinho eMarcos Vinícius Jardim Rodrigues e os juízesauxiliares Adriano da Silva Araújo, AlexandreLibonati, Anderson Paiva, Dorotheo Barbosa Neto,João Azambuja, Rafael Leite Paulo e Trícia Navarro.

Webinário debate transformação tecnológica do Judiciário

Page 2: Boletim Técnico nº 22 14092021

Serviços EstruturantesSprint 6 finalizada

O PNUD publicou nota, dia 9.9, sobre as viagens dascomitivas de sensibilização dos tribunais, iniciadas pelaRegião Sudeste. O CNJ noticiou, dia 10.9, a palestra dojuiz auxiliar Alexandre Libonati sobre o Justiça 4.0 paramagistrados de Angola e Moçambique.As políticas judiciárias do CNJ, como o Balcão Virtual, oJuízo 100% Digital e os Núcleos de Justiça 4.0, forampauta em alguns veículos de comunicação nestasemana. A matéria do Tudo Rondônia replicou textoredigido pela jornalista Raquel Lasalvia para publicaçãonos portais do CNJ e do PNUD e a implantação dosNúcleos de Justiça 4.0 foi abordada em matérias doSurgiu e do AF Notícias, de Tocantins.

Justiça 4.0 na mídiaPNUD | CNJ | TudoRondônia | Surgiu | AFNotícias

A Sprint 6 dedesenvolvimento foiconcluída. A sprint corrigiubugs remanescentes,identificados na fase detestes (QA). Foramsolucionados 12 bugs nosServiços de Pessoas eEndereços, CabeçalhoProcessual e Consulta aTabelas ProcessuaisUnificadas. Para otimizar o desempenhodo time e do trabalho, um

O ECP indicará ao Unops, até16.9, os projetos a seremmentorados pelo professorMario Trentim, vinculado aoUnops. Essa é uma atividadecomplementar ao curso deFormação em Gestão deProjetos. O relatório de oferta do cursode Introdução à Gestão deProjetos reportou dados doperíodo entre 9.7 e 2.9. Odocumento oferece análisesdesagregadas portribunal,Unidade da Federação,desempenho e conclusão docurso.

A Assessoria em EaD e a equipeda PDPJ-Br discutiram, em 9.9,a adequação técnica doconteúdo do termo dereferência para contratação deconsultoria para cursos àdistância no âmbito dostribunais, nas tecnologiasutilizadas pela plataforma.

Encontro das equipes de EaD,da plataforma Sinapses e dosistema Codex com MikaellBarbosa de Araújo, analista deTI do Tribunal de Justiça deRondônia (TJRO), em 8.9,abordou demandas deformação. Três cursos forampropostos: Introdutório emInteligência Artificial para oPoder Judiciário; Anotaçõescom Foco Gerencial; e DataScience para o Processo Civil eCriminal.

AperfeiçoamentoFuncional

novo fluxo para correção debugs e disponibilização deversões de código(branches) foi proposto,utilizando a plataforma Git. As equipes do PNUD e doCNJ seguem fazendoreuniões deaprofundamento — sessõesde deep dive. Na últimasemana, foram realizadas asreferentes aos serviçosMarketplace e Pessoas eEndereços.

Os planos de ação preliminares de sete tribunais deJustiça foram enviados – Maranhão (TJMA), Ceará (TJCE),Bahia (TJBA), Distrito Federal e Territórios (TJDFT),Pernambuco (TJPE), Goiás (TJGO) e Paraná (TJPR).A equipe do Justiça 4.0 se reuniu com o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) para definir atendimento aos tribunais daJustiça Eleitoral. Encontros também foram feitos com asequipes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte(TJRN) e do TJDFT para esclarecimentos sobre os planos.Foi, ainda, estruturada ferramenta de monitoramento doscronogramas de atendimento do diagnóstico aplicado aosTribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Diagnóstico

Page 3: Boletim Técnico nº 22 14092021

Painel de Estatística

Codex

Visual Implementação davisualização de dados doTribunal de Justiça doEspírito Santo (TJES) noPower BI: adequação dosgráficos conforme as novastabelas, que incluem apenasa base completa do TJES; ecriação de visualização paranovos indicadores solicitados(tempo médio entrerecebimento e primeirojulgamento; de conclusão; eentre início do processo etrânsito em julgado).

GEO Os dados resultantes dosscripts R, que agregam osdados do banco Zinco D05,foram incluídos nos mapas.Para organizar os dadosestatísticos espacialmente,as informações do banco

Implementação da visualização de dados do TJES

foram agregadas emarquivos menores, que sãousados na aplicação BI e nosmapas. Utiliza-se o arquivode saída dos scripts R,transformado em arquivo dotipo GeoJson, para inserçãocomo compostosgeorreferenciados nosmapas. Como o script ainda não estámaduro, a assimilação dedados no banco será feitaconcomitantemente àrecodificação da parteestatística.

Refatoração O script foi validado erefatorado. Na semanaanterior, tinham sidoprevistos problemas devidoao volume de dados sendogerados. Por isso, decidiu-serepensar o formato dos

arquivos disponibilizadospara o painel. AntônioAugusto Silva Martins, doDPJ/CNJ, sugeriu construir opainel com base nos órgãosjulgadores separados por anoe mês de ocorrência dasmovimentações, com osindicadores armazenadospor coluna. Assim, otamanho das tabelasmudaria pouco com o tempo,diferentemente do modeloanterior, que cresceriaconforme o número demovimentações e processos.O código foi refatoradousando todos os critérios doscript anterior, maspensando nessa novaestrutura de saída do arquivono formato csv (valoresseparados por vírgulas). Ostestes iniciais foram bem-sucedidos.

Após a adesão do TribunalRegional Federal da 3ªRegião (TRF3) ao Codex, oprojeto está em produção noórgão. Sua implementaçãoenvolve as fases depreparação, credenciamento,instalação, configuração,verificação e operação. Coma expansão do Codex, o TRF3poderá extrair texto puro dosprocessos judiciais que estãoarmazenados nos seus

sistemas processuais. A equipe do Justiça 4.0atualizou, para o projetoCodex front-end, as versõesda biblioteca PrimeNG, decomponentes de interfacecom o usuário, e daplataforma Angular, dedesenvolvimento web.Ambas são utilizadas emJavaScript, linguagemadotada nos projetos deinteligência artificial

Codex e Sinapses. Além disso, o time implementou oversionamento semântico noprojeto Sinapses back-end,que estabelece um conjunto de regras para atribuir eincrementar o número dasversões do software. Osistema deve ter um númeroúnico da versão e, uma vezlançado, o código da versãonão pode ser alterado.

Page 4: Boletim Técnico nº 22 14092021

SNBA 2.0

Novo SNA

RPV/PrecatóriosIntegridade& Compliance

Saneamento do DataJud

Após reunião da comissão deavaliação do orçamentosubmetido por uma únicaempresa para desenvolver oNovo Sistema Nacional deBens Apreendidos (SNBA),decidiu-se pela defesa daproposta financeira junto àsinstâncias de contratação doPNUD. Os argumentos serãoapresentados em uma notatécnica e em uma análise devalue for money, quemostrarão as característicasdo produto e da empresa quesuportam a contratação.Segue em processo adescrição dos pontos docritério de avaliação dotermo de referência paracomposição de argumentosno value for money.

O Plano Geral de Projetos foiassinado e disponibilizadopara análise do ECP/SEP nodia 13.9 (processo SEI nº05706/2021).

Continuam as tratativas comtribunais e órgãosintervenientes do projetopara alinhar expectativasquanto à confecção daminuta do termo decooperação para odesenvolvimento daferramenta.Também seguem ocorrendoas reuniões com tribunaiscuja experiência emdesenvolvimento deferramentas de gestão deRPV/Precatórios possa serutilizada para definir asarquiteturas dos módulosprevistos nos requisitosfuncionais do projeto.

Relatório Um cronograma para o relatório do diagnóstico do DataJud foi elaborado, com prazo de conclusãoem novembro de 2021. Continua o exame e levantamento quantitativo das respostas dostribunais aos questionários negocial e técnico, com organização dos dados em planilha.Satisfação O prazo para os 90 tribunais responderem ao formulário de satisfação das reuniões de sanemantodos dados enviados ao DataJud e a avaliação das quatro ferramentos do DataJud expirou. Osresultados estão sendo sistematizados.Extração de dados A equipe de analistas de Direito apoiou os analistas de dados durante a extração da basecompleta do TJES e a reestruturação do banco de dados.

A equipe do Justiça 4.0orientou os tribunais daJustiça do Trabalho sobre opreenchimento da PesquisaPreliminar de Integridade eCompliance e solucionoualgumas dúvidas. Deveráhaver apenas uma respostapor tribunal e cada órgãoprecisará consolidar asrespostas antes de inseri-lasno formulário on-line.O prazo dos tribunais expirano dia 17.9.

Previdenciário

A proposta de front-endpara acesso ao ServiçoDossiê Médico (síncrono) foiaprovada.A equipe do Justiça 4.0iniciou a homologação dosServiços de Ordem Judicialda Empresa de Tecnologia eInformações da Previdência(Dataprev).

Luiz

Sil

veir

a/Ag

ênci

a CN

J

Page 5: Boletim Técnico nº 22 14092021

PMO Jud

Glossário

CNJDorotheo Barbosa Neto | Alexandre Libonati de Abreu | Fábio Ribeiro Porto | Ana Lúcia Andrade de Aguiar | Dayse Starling Motta| Lívia Cristina Marques Peres | Trícia Navarro Xavier Cabral | Rafael Leite Paulo | Adriano da Silva Araújo PNUDRaíssa Teixeira Coordenadora - Técnica de Projetos | Júlia Matravolgyi - Assistente de Projetos | Lívia Salles - Assistente deProjetos | Anna Clara Monjardim - Assistente em Gestão de Projetos e Gestão da Informação | Renato Schattan - Auxiliar deProjetos | Fabiano Lima - Assessor Sênior do Programa Justiça 4.0 | Eduardo Arruda - Coordenador de Gestão da PDPJ TÉCNICOSAdriano Naves | Alessandra Aparecida Toyama | Alexandre Alves de Oliveira | Ana Carolina Rezende Oliveira | Ana Terra MejiaMunhoz | Ana Vitiello | André José da Silva Lima | Andréa Soares | Andreici Daiani Vedovatto Vitor | Arsênio Carlos Andrés FloresBecker | Bruno Tadeu França | Carlo Borsoi Moura | Celena Regina Soeiro de Moraes Souza | Cláudia Correa | Cleiton Ramos |Cristiano Gutierrez | Diego Agostinho Calixto | Felipe Bósio Aymay | Flávio Moreira de Oliveira | Flávio Sousa da Vitória | GabrielaMoura da Silva G Florentino | Graziele Silotto | Guiller Novaes | Hugo Carrilho | Isabella Cristina Ferreira da Costa | JacksonGuilherme de Andrade Araújo | Jaqueline Juvencio de Sá Fonseca | Jenieri Polacchini | José Avelino Placca | Leslier Correa |Lorayne de Oliveira Santos | Marcelo Feijó de Oliveira | Marcus Vinicius Costa Fontes | Mariana Sidersky | Marielle Ynara TeixeiraCreão | Michelle Santos | Moisés Batista de Almeida | Murillo Pontes Marinho | Nicolas Wulk | Pedro Chaltein Almeida Gontijo |Pedro Zangrando | Rachel Marini Magalhães | Rafael Costa | Raquel Lasalvia Correia da Silva | Raquel Rodrigues Barbosa deSouza | Ricardo Augusto Simões Lage | Rodolfo Lotte | Rodrigo Farhat | Rômulo Sorato | Silvia Maria Wanderley Moraes | ThiagoMansonetto | Tiago de Jesus Lopes Sousa | Vitória Marques Lorente | Viviane Fecher

O workshop para balancear osbenefícios coletados pelaaplicação do PMO Value Ring foiconduzido, em 10.9, pelosconsultores do Unops comparticipação do ECP/SEP e dajuíza auxiliar Dayse Starling.Selecionaram-se os benefíciosidentificados por áreas do CNJcom a estruturação do ECP/SEP.A atividade segue com revisão econsolidação de oportunidadesde melhoria para o ECP.

Ao instituir uma nova política de governança e gestão do PJe, aPlataforma Digital incentiva que os tribunais desenvolvamsistemas de maneira colaborativa e descentralizada, ao mesmotempo que promove a gestão e expansão do uso de soluçõespartilhadas, incluindo o PJe.” Eduardo Arruda

Coordenador de Gestão do Projeto

Cronograma O projeto teve seu cronograma atualizado em reunião técnicaontem, 13.9, com participação do Unops para confirmação dadescrição de atividades.

SensibilizaçãoOs temas prioritários para a produção conjunta de peças pelasequipes de Comunicação do Justiça 4.0 e do Unops serãoapresentados nesta semana. Visa-se divulgá-las por meio daintranet, de mala-direta e em grupos de WhatsApp deservidores do CNJ para sensibilizá-los sobre a atuação do ECP eos benefícios do uso dos artefatos de gestão de projetos para aobtenção de resultados consistentes e monitoráveis.

A equipe do Justiça 4.0 apresentou relatório com sugestões demelhorias na ferramenta Anotação, do Sinapses, ao juiz auxiliarda presidência do CNJ Rafael Paulo Leite. Dois novos Planos deGerenciamento, relativos aos projetos de Geração de Modelosde IA e Melhorias e Padronização de Processos e Ferramentas,também foram validados.O time criou um ambiente Git para compartilhar artefatos,templates de documentos de governança e orientações paraacesso a datasets, contatos das equipes PNUD e CNJ, boaspráticas de anotação de dados e requisitos mínimos dosprodutos a serem entregues pelas universidades parceiras.

Sinapses

A primeira reunião técnica enegocial entre as equipes doPNUD, do CNJ, da Mémora e daempresa Pythonic Café,contratada para desenvolver oSniper, ocorreu em 9.9. Oencontro de partida discutiu ainfraestrutura dos sistemas, aconcepção do front-end etópicos negociais dos dados. Os acessos para a equipe daPythonic Café foram solicitadospela equipe do Justiça 4.0. Paranova reunião, está prevista aanálise e aprovação dos dadosque serão exibidos pelaferramenta.

Sniper