boletim paroquial - dezembro/2015

8
BOLETIM MENSAL ANO 14 - N O . 157 - DEZEMBRO.2015 Amados irmãos e irmãs em Cristo. Estamos nos aproximando do Natal, do nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor. O nascimento de Cristo vem nos mostrar o desejo de Deus em se apro- ximar dos homens, mandando o seu pró- prio assumir a condição humana, nascen- do de uma mulher, a Virgem Maria. É nes- se espírito que devemos viver: de ter Deus perto de nós na singeleza de uma criança, na simplicidade de um nascimento. Dezembro também se reveste de um espírito todo especial pela abertura de um Ano Santo, do Jubileu Extraordiná- rio da Misericórdia. No dia 8, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco abrirá a Porta Santa da Ba- sílica de São Pe- dro, que é um sinal visível da abertura deste Jubileu Extraordinário. É desejo do Santo Padre que a Igreja em todo o mundo experimente, vivencie e di- funda a misericórdia infinita de Deus, so- bretudo neste Ano Santo. Justamente para tornar essa celebração mais universal, pela primeira na história serão abertas Portas Santas nas dioceses de todo o mundo, es- pecial na igreja Catedral de cada uma de- las. Aqui em nossa Arquidiocese o ponto central, naturalmente, é a Igreja-Mãe, a igre- ja Catedral Basílica. Mas também serão pontos de peregrinação neste jubileu os Santuários: Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nos- sa Senhora do Carmo, Schoenstatt, Santa Rita de Cássia e Divina Misericórdia. Aqui na igreja Catedral Basílica a abertura da Por- ta Santa será dia 13, às 10h, a partir da Praça Tiradentes. Neste dia não haverá a Santa Missa das 8h30! Esperamos que todos possam viver esse Ano Santo ativamente, como discípulos- missionários de Cristo, e que possam tam- bém ter um feliz e santo Natal! De Deus, rogamos a todos o penhor das graças celestiais, sempre sob a intercessão de Nossa Se- nhora da Luz dos Pi- nhais. Boa leitura! Feliz Natal!

Upload: catedralcuritiba

Post on 24-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Paroquial da Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, Paraná, Brasil, do mês de dezembro de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

BOLETIM MENSAL ANO 14 - NO. 157 - DEZEMBRO.2015

Amados irmãos e irmãs em Cristo.Estamos nos aproximando do Natal, do

nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhore Redentor. O nascimento de Cristo vemnos mostrar o desejo de Deus em se apro-ximar dos homens, mandando o seu pró-prio assumir a condição humana, nascen-do de uma mulher, a Virgem Maria. É nes-se espírito que devemos viver: de ter Deusperto de nós na singeleza de uma criança,na simplicidade de um nascimento.

Dezembro também se reveste de umespírito todo especial pela abertura de umAno Santo, do Jubileu Extraordiná-rio da Misericórdia. No dia 8,Solenidade da ImaculadaConceição, o PapaFrancisco abrirá aPorta Santa da Ba-sílica de São Pe-dro, que é umsinal visível

da abertura deste Jubileu Extraordinário.É desejo do Santo Padre que a Igreja emtodo o mundo experimente, vivencie e di-funda a misericórdia infinita de Deus, so-bretudo neste Ano Santo. Justamente paratornar essa celebração mais universal, pelaprimeira na história serão abertas PortasSantas nas dioceses de todo o mundo, es-pecial na igreja Catedral de cada uma de-las. Aqui em nossa Arquidiocese o pontocentral, naturalmente, é a Igreja-Mãe, a igre-ja Catedral Basílica. Mas também serão

pontos de peregrinação neste jubileu osSantuários: Nossa Senhora de Guadalupe,Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nos-sa Senhora do Carmo, Schoenstatt, SantaRita de Cássia e Divina Misericórdia. Aquina igreja Catedral Basílica a abertura da Por-ta Santa será dia 13, às 10h, a partir daPraça Tiradentes. Neste dia não haveráa Santa Missa das 8h30!

Esperamos que todos possam viver esseAno Santo ativamente, como discípulos-missionários de Cristo, e que possam tam-bém ter um feliz e santo Natal!

De Deus, rogamos a todos o penhordas graças celestiais, sempre sob

a intercessão de Nossa Se-nhora da Luz dos Pi-

nhais.Boa leitura!

Feliz Natal!

Page 2: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

2 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Dezembro.2015

Palavra do Pároco

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Expediente ParoquialSANTAS MISSASSegunda a Sexta

12h e 18hSábado

12h e 15hDomingos

8h30, 10h e 18h

SACRISTIASegunda a Sexta

8h30 às 12h edas14h às 17h

CONFISSÕES EATENDIMENTO

Terça a Sexta10h30 às 11h45 -

No Confessionário14h30 às 16h30Na Secretaria -

SECRETARIA ELOJA PAROQUIALSegunda a Sábado

8h30 às 17h* Nas segundas pelamanhã, as intenções

são marcadas naSecretaria Paroquial

Queridos Paroquianos e Paroquianas.

Iniciamos o mês de dezembro em pleno tem-po do Advento, tempo de espera, de expectati-va, tempo em que a Mãe Igreja nos convida a abrir-mos nossos corações para prepararmos o Nataldo Senhor. Para que isso aconteça precisamos nospreparar através da oração, da reflexão pessoal,da participação nas Celebrações Eucarísticas, nasnovenas de Natal e de uma boa confissão. Deusse manifesta a nós no rosto e na simplicidade deuma criança. Neste tempo de preparação olhe-mos para o povo do Antigo Testamento que vi-via na expectativa, na espera da realização da Pro-messa; olhemos para João Batista que veio parapreparar os caminhos do Senhor e olhemos paraMaria, que com seu sim, fez-se escrava, possibili-tando a vinda do Salvador da Humanidade.

Então é Natal! É a Festa Cristã!... O céu e aterra trocam presentes. A terra oferece, na pes-soa dos pastores, ouro, incenso e mirra, ou seja, avida, o louvor e o sofrimento e em troca recebedo céu um Menino que traz em si a vida, a graça ea misericórdia de Deus e a dá com bondade ealegria ao ser humano, criado a imagem e seme-lhança de Deus. Deus se torna homem e divinizao ser humano devolvendo-lhe a natureza (ima-gem) e a dignidade com a qual foi criado (seme-lhança).

O caminho entre o céu e a terra foi restabele-cido. Todavia, doravante depende da opção dacriatura querer ou não caminhar com e por ele.Somos responsáveis por nossa opção. O cami-

nho que nos leva a vida e afelicidade exige de nós con-versão à graça e ao perdãopara podermos seguir os passosdaquele que é Caminho, Verdade e Vida que nosconduz ao Pai. Não optar por este caminho podenos dar uma falsa e efêmera felicidade para estavida, mas certamente nos levará a perdição. Cabea você, querido leitor, escolher. Olhando para opresépio, para a bondade de Deus expressa noMenino, pense, medite... faça sua opção. Só nãopermita que este Natal seja apenas... mais umNatal!

Chegando ao final do ano quero agradecer aossacerdotes Mons. Carlino e Pe. Celso, ao Dorví-lio, aos funcionários, a você leitor deste informa-tivo, aos turistas, a todos que participam e for-mam a Comunidade Catedral Basílica e especial-mente a você querido agente de pastoral que tor-naram possível a caminhada do ano de 2015. Semvocê nossa caminhada certamente estaria preju-dicada. Ao mesmo tempo em que agradeço, que-ro desejar-lhes um feliz e Santo ano de 2016. Deusconta com você para que esta Igreja Catedral Ba-sílica seja Igreja Mãe, acolhedora, terna e presen-ça do Reino neste centro e ponto zero da Cidadede Curitiba. Peço a Deus que o abrir de 2016 tra-ga a todos o desejo de Jesus ao assumir nossa car-ne: Paz, Fraternidade, Perdão, Amor... ENTÃOÉ NATAL!

Renovando meus protestos de verdadeira es-tima e consideração, deixo-lhes minha bênção sa-cerdotal.

CÔN. GENIVALDO XIMENDESDA SILVA, PÁROCO RECADINHO...

do Apostolado da OraçãoEstamos no Advento;

aproveitemos esse tempopara preparar bem nossocoração para que nele Je-sus seja recebido comtodo carinho. Ele quevem para ser alimento dosque tem fome de comida, defelicidade , de justiça, de paz de amor verdadei-ro. Porque Jesus quer nascer em nossa consciên-cia para que voltemos a ser imagem e semelhan-ça de Deus.

Nós do Apostolado da Oração, que queremosum Natal com significado realmente cristão, nospreparemos com orações, façamos a novena, pre-paremos um presépio não somente para enfeitarnossas casas, mas para honrar o Menino.

Que o Coraçãozinho de Jesus conceda a to-dos nós um Feliz e Abençoado Natal.

O CORAL DA CATEDRALBASÍLICA PRECISA

DE VOCÊ!Nosso coral está precisando de vozes mascu-

linas e femininas. Se você deseja colocar este domde Deus a serviço da Igreja, venha participar!

Você pode buscar a coordenação do coral nasapresentações (Santa Missa das 10h nos 2os e4os domingos de cada mês) ou nos ensaios (Sex-tas-feiras, 19h).

Irmãs Paulinas convidamPalestra sobre a Campanha

da Fraternidade - 2016Tema: "Casa comum, nossa responsabilidade"Lema: "Quero ver o direito brotar como fonte ecorrer a justiça qual riacho que não seca"Assessoria: Pe. Elias Wolff, mestre em filosofiae teologia em Roma, professor na PUCPR.Data: 05/12 (sábado)Horário: 9h às 12hLocal: Auditório da Paulinas LivrariaGratuito

Page 3: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

3 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais |Dezembro.2015

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

EXPEDIENTE... ...do BoletimBoletim Informativo da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Rua Barão do Serro Azul, 31 - Centro | Curitiba - PR | 80.020-180 | (41) [email protected] | facebook.com/catedralcuritiba / catedralcuritiba.wix.com/home

Presidente e Supervisor: Côn. Genivaldo Ximendes da Silva. - Editor e Revisor: Gabriel Antonio Forgati.Digitadora: Elisa Ximendes de Oliveira Meira. Tiragem: 3 mil exemplares. Edição encerrada em: 30 de novembro de 2015.

Diagramação e Impressão: Editora Exceuni – (41) 3657-2864 | (41) 9983-3933.

Congregação Mariana

Quinta Lição do MAGNIFICAT: Canto dos Pobres

Legião de Maria

Assim como Maria reúneem seu canto uma image mmuito própria de Deus, Elatambém traça um perfil dequem são aqueles aos quaisEla se une para elevar a Deuso seu cântico: são os pobresde Javé! Ali estão presentesos famintos, os oprimidos,os injustiçados, os humildes,os tementes a Deus... Mariase toma a "porta-voz" justa-mente daqueles que não ti-nham nem voz e nem vez nasociedade. Entretanto, Marianão é uma mulher que vemde fora para ser esta voz, Elatambém é uma pobre deJavé. Todas as informaçõesque os evangelhos nos for-

necem a seu respeito, nos le-vam a defini-la como alguémextremamente empobrecida,moradora das periferias epertencente à classe dos queeram oprimidos pelo impérioRomano. Além disso, Ela émulher, o que aumenta suacondição de desprezo numasociedade machista, em quea mulher tinha um papel qua-se sub-humano.

O canto de Maria é semdúvida o canto dos pobres.O canto de uma gente que,pela sua fé, entendeu Deus,como um Deus aliado aospobres. Longe de ser um can-to desesperado, uma lamen-tação de vítimas, é o canto

de esperança! Um hino degratidão ao Deus da Vida quenão abandona o fraco, masalimenta sua força e sua gar-ra na luta contra os opresso-res por condições mais dig-

nas, Não é um canto de con-formismo e alienação, masum canto que projeta a vitó-ria da partilha sobre a explo-ração; da liberdade sobre aopressão; da vida sobre amorte! (A publicação desteArtigo que estamos conclu-indo, é de autoria de Amal-do Antonio de Souza Temo-chko, foi publicado na Revis-ta Paroquial de São José Tra-balhador, edições de Jun/Jul/2015).

É NATAL,DEUS É GENTE!

No dia 25 deste mês, ce-lebraremos mais um aniver-sário do Menino Jesus. Umdos maiores acontecimentos

da história, em todos os tem-pos, foi sem dúvida a vindade um Deus até nós, assu-mindo a nossa natureza hu-mana e tornando-se gentecomo nós. Esse é o grandesentido cristão, que celebra-mos no Natal: o aniversáriodo Menino Jesus. Ele veionos trazer Luz, para iluminar-nos, Força, para fortalecer-nos, Perdão, para reconcili-ar-nos e Amor, para inflamar-nos. Feliz e Abençoado Na-tal a todos os leitores.

Participe da CongregaçãoMariana, seu espaço estávago. Salve Maria!

Congregação Mariana daCatedral Basílica de Curitiba

Neste dia especial emque toda a Igreja celebra onascimento de nosso Se-nhor Jesus Cristo, acompa-nhemos o testemunho daPalavra de Deus a respeitodeste acontecimento quetransformou a história dahumanidade.

"Jesus subiu da Galiléia,da cidade de Nazaré, à Ju-déia, à Cidade de David,chamada Belém, porqueera da casa e família de Davi, para se alistar com a sua

NATAL DO SENHOR - Celebração do Nascimento de Jesus Cristoesposa Maria, que estava grá-vida. Estando eles ali, com-pletaram-se os dias dela. Edeu à luz seu filho primogê-nito, e, envolvendo-o em fai-xas, reclinou-o num presé-pio; porque não havia lugarpara eles na hospedaria. Ha-via nos arredores uns pasto-res, que vigiavam e guarda-vam seu rebanho nos cam-pos durante as vigílias danoite. Um anjo do Senhorapareceu-lhes e a glória doSenhor refulgiu ao redor de-

les, e tiveram grande temor.O anjo disse-lhes: "Não te-mais, eis que vos anunciouma boa nova que será ale-gria para todo o povo: hoje vosnasceu na Cidade de Davi umSalvador, que é o Cristo Se-nhor"." (Lc. 2,4-11).

Por isso celebramos aeterna solidariedade do Paidas Misericórdias que, noseu plano de amor, quis onascimento de Jesus, que éo verdadeiro Sol, a Luz doMundo.

Veio nos trazer a certezade um melhor mundo novo.Sendo assim, este dia sótem sentido se homenage-armos este grande aniver-sariante que é o MeninoDeus.

O importante neste dia é

que Cristo renasça em nos-so Coração, de uma manei-ra renovadora, para quepossamos caminhar na sualuz solidária deste DeusÚnico e Verdadeiro.

Um Santo Natal pra vo-cês e suas famílias! FELIZNATAL!!!

Salve Maria!

Praesidium Nossa Senho-ra da Luz dos Pinhais

Catedral Basílicade Curitiba

Page 4: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

4 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Dezembro.2015

Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral com enfoque no Ano Missionário17.11.2015

Fatos e Fotos

Assembleia Geral do Cleroda Arquidiocese de Curitiba

17 a 19.11.2015

Missa de Formatura dos cursos do Instituto Arquidiocesano de Formação na Fé27.11.2015

Participação dos Coroinhas da Paróquia Santa Teresinha na Santa Missa das 10h na Solenidade de Cristo Rei22.11.2015

Page 5: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

5 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais |Dezembro.2015

Especial

Os jubileus na história da IgrejaNo contexto da preparação para o Jubileu Extraor-

dinário da Misericórdia, que se iniciará no dia 8 de de-zembro deste ano, é importante aprofundarmos o sig-nificado deste tempo especial de graça para a vida daIgreja.

O Jubileu tem origem na tradição hebraica (Lv 25,8-17). A cada cinquenta anos celebrava-se um ano especialde reconciliação e perdão: os escravos eram libertos e osterrenos arrendados eram devolvidos aos seus donos.O início deste ano jubilar era marcado pelo toque deuma corneta de chifre de carneiro (yobel, donde o ter-mo jubileu).

Na tradição cristã, o primeiro Jubileu foi celebra-do em 1300, convocado pelo Papa Bonifácio VIII.A nota característica deste primeiro Jubileu foi a pe-regrinação à Basílica de São Pedro. Nos anos se-guintes, acrescentam-se as peregrinações às Basílicasde São João do Latrão, São Paulo Fora-dos-murose Santa Maria Maior, conhecidas como as quatroBasílicas Maiores.

A partir de 1475, os Jubileus passam a ser cele-brados a cada 25 anos, e não a cada 50. O motivodesta mudança era a baixa expectativa de vida daépoca: muitas pessoas morriam sem nunca ter po-dido participar de um Jubileu. Alguns teólogos suge-riram celebrar o Jubileu a cada 33 anos (em recorda-ção aos anos da vida terrena de Cristo), mas o PapaSisto IV fixa o ritmo de 25 anos, que permanece atéhoje (são os chamados Jubileus Ordinários).

Em 1500, o cerimoniário do Papa Alexandre VI,Johannes Burckardt, reforma os ritos do Jubileu, acres-centando os ritos de abertura e fechamento da PortaSanta nas quatro Basílicas Maiores, que permanecem pra-ticamente iguais até hoje.

As Portas Santas são abertas apenas durante os Jubi-leus, sendo muradas durante o restante do tempo. A

parede que lacrava a Porta era quebrada pelo Papa naabertura do Jubileu e novamente construída em sua con-clusão. A partir de 1975, não é mais o Papa a quebrar aparede ou a levantar uma nova: a parede continua sendofeita, mas o Papa apenas abre e fecha a Porta Santa.

O último Jubileu foi celebrado pelo Papa São JoãoPaulo II no ano 2000. Foi um evento de grande impor-tância para a vida da Igreja, pois abria um novo milênio.Por isso, foi precedido de três anos de preparação, cadaum dedicado a uma das Pessoas da Santíssima Trindade(1997 foi o Ano de Jesus Cristo, 1998 o Ano do Espíri-to Santo e 1999 o Ano de Deus Pai).

Além dos Jubileus Ordinários celebrados a cada25 anos, o Papa pode convocar um Jubileu Extraor-dinário quando julgar oportuno, como é o caso doJubileu da Misericórdia que iremos celebrar. O últi-mo Jubileu Extraordinário foi celebrado pelo PapaSão João Paulo II em 1983, recordando os 1950anos da morte de Cristo. Ficou conhecido como AnoSanto da Redenção.

A novidade do Jubileu da Misericórdia é a possi-bilidade de abrir uma Porta Santa em cada diocese,de preferência na Catedral. Consequentemente, as

celebrações jubilares (peregrinações à Porta Santa porgrupos: sacerdotes, religiosos, jovens, catequistas, etc)

se realizarão também nas dioceses. Assim, “o Jubileuserá celebrado, quer em Roma, quer nas Igrejas particu-lares, como sinal visível da comunhão da Igreja inteira”(Misericordiae vultus, n. 3).

Que neste Jubileu seja tempo favorável para “a Igre-ja reencontrar o sentido da missão que o Senhor lhe con-fiou no dia de Páscoa: ser sinal e instrumento da miseri-córdia do Pai” (Papa Francisco, Homilia nas I Vésperasdo Domingo da Misericórdia, 11 de abril de 2015).

André Florcovski

1 LC 10, 21-242 MT 15, 29-373 MT 7, 21.24-274 MT 9, 27-315 MT 9, 35-38-10.1.6-86 LC 3, 1-67 LC 5, 17-268 LC 1, 26-38

9 MT 11, 28-3010 MT 11, 11-1511 MT 11, 16-1912 LC 1, 39-4713 LC 3, 10-1814 MT 21, 23-2715 MT 21, 28-3216 LC 7, 19-23

Evangelho do DiaMÊS DE DEZEMBRO DE 2015

DIA EVANGELHODIA EVANGELHO DIA EVANGELHODIA EVANGELHO

17 MT 1, 1-1718 MT 1, 18-2419 LC 1, 5-2520 LC 1, 39-4521 LC 1, 39-4522 LC 1, 46-5623 LC 1, 57-6624 LC 1, 67-79

25 JO 1, 1-1826 MT 10, 17-2227 LC 2, 41-5228 MT 2, 13-1829 LC 2, 22-3530 LC 2, 36-4031 JO 1, 1-18

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 6: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

6 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Dezembro.2015

Dízimo

Grande parte dos dizimistas, tanto os antigoscomo os mais recentes, no exercício de sua fideli-dade dizimal, acabam por transformá-la em umcompromisso entre os demais de sua rotina de vidae paulatinamente vão deixando de refletir commaior intensidade sobre o significado de sua con-dição de dizimistas na comunidade. Mas o fim doano se aproxima e em atitude de avaliação da nos-sa caminhada de fé talvez valha a pena refletir umpouco sobre isso e, claro, sobre outros aspectos denossa pertença à Igreja, Corpo de Cristo, povo deDeus e com Deus - a caminho.

Quantas situações acontecidas neste ano quecada um pode rememorar - algumas muito alegrese dignas de celebração, outras tristes que só nosfazem lamentar. Existem, também e até em maiornúmero, as situações que preencheram nossa roti-na apressada e das quais já nem conseguimos noslembrar. Esquecemos a maioria das coisas queacontecem em nosso dia a dia e muito poucos se

O Dízimo às vésperas do Natal

lembram até mesmo do que aconteceu no dia deontem.

O risco do esquecimento é uma das causas queexigem de nós a celebração da vida, para que nãonos esqueçamos daquilo que é essencial.

Por isso celebramos os aniversários e, dentreeles, o aniversário mais especial que é o Natal, festado nascimento do menino Jesus, prenúncio e iní-cio do mistério pascal de Cristo que se consumana sua paixão, morte e ressurreição - e que, comomemorial vivo de nossa libertação, celebramos naEucaristia em contínua atualização do Mistério deCristo. O dízimo deve ser visto nessa dimensãocelebrativa, afinal, ele é o fruto do nosso trabalho,dom que recebemos de Deus e que a Deus restitu-ímos com espírito de ação de graças, tanto por tudoque Deus nos oferece gratuitamente, quanto peloprivilégio de poder partilhar entre irmãos. O dízi-mo é um acontecimento que gera vida e dinamis-mo à nossa comunidade e que traz a ela a possibi-lidade de proclamar a Boa Nova de Deus a todasas pessoas de boa vontade.

Fonte: http://pastoraldodizimopgua.webnode.com.br/

Aproveito o momento para agradecer e desejar a todos os dizimistas da Comunidade Catedral Basílica um Feliz e Santo Natal. Que o Deus de nossasvidas lhes recompense por toda ajuda e colaboração que dão ao devolver com gratuidade e generosidade a Deus as muitas graças que Dele receberam.

Com seu dízimo você tornou possível a vida e a evangelização desta Comunidade Catedral. Obrigado.Côn. Genivaldo Ximendes da Silva, Pároco

O Ciclo de Natal começa n o Advento e temseu encerramento com a solenidade do Batismode Jesus. Durante este período algumas festas fa-zem parte do calendário litúrgico como: Solenida-de da Imaculada Conceição, Solenidade do Natal,a Oitava de Natal que comemora a Sagrada Famí-lia, Santo Estevão, São João, Santos inocentes e aSolenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Aindacompondo o Ciclo de Natal destacamos duas gran-des festas, a Epifania do Senhor e o Batismo doSenhor.

Epifania é uma palavra que vem do grego e sig-nifica "manifestação". A mensagem principal daEpifania é a manifestação de Jesus para todos ospovos, sem exclusões, e os Reis Magos são a re-presentação de todas as nações. Esta festa tam-

Animação Litúrgica

Ciclo de Natalbém é conhecida popularmente como Dia de Reise é comemorado no dia 6 de janeiro. Na tradiçãopopular os Reis Magos têm os seguintes nomes:Baltazar, Melquior e Gaspar.

O Batismo de Jesus ocorre no domingo que vemapós a festa da Epifania do Senhor e com ele en-cerra-se o Ciclo de Natal. Esta festa é celebradaentre os dias 9 e 13 de janeiro, se não houver do-mingo nesses dias, ela ocorre na segunda-feira de-pois da Epifania.

Neste sentido, os cantos natalinos podem sercantados até o final do Ciclo de Natal, ou seja, atéa festa do Batismo do Senhor. Após, inicia-se oTempo Comum.

Jackson e [email protected]

Page 7: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

7 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais |Dezembro.2015

Agenda do mês de dezembro de 2015Programação

LOCALACONTECIMENTOHORADATA

Novena em honra de N.S. da Luz dos Pinhais - Toda quinta-feira às 15h.Grupo de Oração "São João Paulo II" - Toda quarta-feira às 19hOração da Manhã - Liturgia das Horas - De segunda a sexta-feira às 11h20.Catequese - Todo sábado às 9h (adultos) e às 10h (crianças).Reunião da Legião Maria - Toda sexta-feira às 9h30.

Reunião da Ação Social - Toda terça-feira às 14h.Oficinas de Oração e Vida - Toda quarta-feira às 9h e às 14h30.Reunião das Mensageiras de Capelinhas - Toda 2ª quarta-feira do mês às 14h.

Reunião da Congregação Mariana de Jovens da Catedral Basílica - Todo 1º domingo decada mês, após a Missa das 8h30 (na sede da Congregação)

AGENDA FIXA

Missa em honra de Santa EdwigesMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusReunião do Apostolado da OraçãoMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusHora Santa do Apostolado da OraçãoMissa em louvor ao Sagrado Coração de JesusConcerto Natalino do Coral da Catedral Basílica, com a participação especial dos CoraisCamerata de Ars Nova e ParanáTerço e Coroação de N. Sra. com os Arautos do EvangelhoMissa com os Arautos do EvangelhoMissa de Encerramento da Escola Arquid. de Acólitos e CoroinhasCasamento de João Henrique de Souza Arco Verde e Samara Alice da SilveiraReunião da Congregação MarianaBatizados

Bazar Beneficente de Natal da Ação Social da Catedral BasílicaReunião com os Missionários Leigos da CatedralReunião das Mensageiras de CapelinhasHora Santa da Congregação MarianaMissa com bênção do Menino Jesus e de Ação de Graças pelas atividades pastoraisdesenvolvidas no ano de 2015.Encontro com todas as lideranças da Paróquia

Santa Missa com abertura da Porta Santa do Jubileu Extraordinárioda Misericórdia com Dom Peruzzo

Obs.: neste dia NÃO haverá a Missa das 8h30Aniversário de Ordenação Sacerdotal de D. José MárioHora Santa do Apostolado da OraçãoMissa da Vigília de Natal com Dom José Antônio PeruzzoMissa do Natal do SenhorMissa do Natal do Senhor com Dom José Antônio PeruzzoMissa do Natal do SenhorMissa - Movimento Pró-Vida da ArquidioceseMissa de Ação de Graças (Te Deum) pelo Ano de 2015Missa da Solenidade de Maria, Mãe de Deus.Missa da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, com D. José AntônioMissa da Solenidade de Maria, Mãe de Deus.

8h3011h12h

14h3015h3016h15

18h19h

11h12h15h

19h3010h11h

19h14h14h15h

16h15

10h

14h20h

8h3010h18h12h18h

8h3010h18h

Catedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaIgreja da Ordem

Catedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaSede da CongregCatedral BasílicaCatedral BasílicaCentro PastoralCentro PastoralIgreja da OrdemCatedral BasílicaCentro Pastoral

Catedral Basílica

Igreja da OrdemCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral BasílicaCatedral Basílica

3 / Quinta

4 / Sexta

5 / Sábado

6 / Domingo

7 a 12/128 / Terça

9 / Quarta

12 / Sábado

13 / Domingo

16 / Quarta

24 / Quinta

25 / Sexta

28 / Segunda31 / Quinta

1º/01/2016

AVISOS1. Do dia 1º a 11 de dezembro deverão ser realizadas as Novenas de Natal na igreja e nos Condomínios ou setores de Capelinhas. No dia 12 de dezembro, sábado, às 15h,

faremos o encerramento das Novenas de Natal, com Missa e bênção das imagens do Menino Jesus, na igreja Catedral Basílica2. Está aberta a Campanha do Natal para as crianças carente. Neste Natal, coloque um sorriso no rosto de uma criança. Traga à igreja Catedral Basílica um brinquedo para

ser doado às crianças mais carentes assistidas por nossa Comunidade. Tenha certeza que Deus o recompensará.3. Durante o mês de janeiro de 2016, o Centro Pastoral permanecerá fechado. Não teremos reunião das pastorais. A Secretaria, a Sacristia e a Loja da Catedral

funcionarão normalmente e as missas serão nos horários de costume, bem como, o atendimento das confissões na parte da manhã de terça à sexta feira.4. As atividades pastorais terão seu reinício no começo de fevereiro de 2016.

Page 8: Boletim Paroquial - Dezembro/2015

8 Boletim da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Dezembro.2015

Aprendendo sobre os SalmosDavi queria reatar o relacionamento com Deus.

Seus atos servem como um modelo para nós, naqualidade de indivíduos, dev emos nos arrepen-der quando pecamos.

Durante o processo de arrependimento deDavi, ele foi acometido por certas emoções. Pri-meiramente ele se sentiu inadequado. Tivesse sido

LOJA PAROQUIAL DA CATEDRAL BASÍLICAPROMOÇÃO DE NATAL

A cada R$ 50,00 em compras você ganha um cupom para concorrer a 1 camiseta bordada OU 1 quadro OU 1 imagem.

Venha conferir nossa linha completa de presépios, imagens do Menino Jesus, artigos natalinos e artigos religiosos em geral.

Adquirindo conosco, você nos ajuda com a manutenção do templo e com os projetos desenvolvidos pela igreja Catedral Basílica

seus atos apenas acidentais, ele poderia ter expia-do o seu pecado através do oferecimento em sa-crifício de um animal, combinado com o seu arre-pendimento.

Davi, entendeu que, sob aquelas circunstânci-as, Deus não estava interessado no sacrifício deum animal. Ele queria que Davi retornasse para

Ele. Foi então que Davi entendeu que poderiaretornar a Deus através da prece. Deus não querapenas sacrifícios e holocaustos. Ele quer o es-pírito quebrantado e o coração contrito. De pes-soas que manifestam essas atitudes, ele aceitaráo louvor e manterá comunhão entre elas.

Marival Tavares