boletim nº 3 - especial transportes

4
BOLETIM DO MANDATO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO ESPECIAL TRANSPORTE ANO I - Nº 3 Instrumento de luta AMAZONAS CRIA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE Nova instância ajudará na busca por mais direitos e melhores condições de transporte A lcides Amazonas é o primeiro motorista de ônibus a exercer o mandato de deputado es- tadual em São Paulo. E logo que chegou à As- sembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transporte, que envolve todas as categorias relacionadas à circulação de pas- sageiros e de cargas. “Na Alesp, vi que havia mais de 80 frentes, mas nenhuma voltada para este segmento, o que é um con- trassenso; afinal, esses profissionais são extremamente importantes para a população, a economia e o desen- volvimento das cidades”, explica Amazonas. Entre os temas que serão abordados pela Frente estão a regulamentação da profissão de motorista, o transporte escolar, a situação dos trabalhadores do transporte público coletivo, dos metroviários, ferroviários, motoboys e taxistas. Outro foco é a ampliação, integração e a eficiência no transporte público. Amazonas ainda integra as comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, onde também vai atuar em favor dessas questões, bem como da valorização dos serviços públicos e de seus funcionários. A mazonas esteve com os condutores em plenária na sede do sindicato com a presença do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e do presidente da entidade, Isao Hosogi (Jorginho). Na ocasião, foi discutida a licitação do serviço de transporte na cidade de São Paulo. Amazonas defendeu que neste processo devem ser garantidos os direitos dos trabalhadores e a manutenção dos empregos, além da me- lhoria da qualidade do transporte oferecido à população. O deputado também colocou seu mandato à dis- posição da prefeitura e dos trabalhadores: “Vamos atuar juntos por um transporte público de qualidade e com ta- rifa acessível, uma maneira de melhorar o nosso trânsito e, ainda, garantir mais empregos”. Diante dos condutores, Amazonas reafirma compromisso com a categoria Ao lado de Jorginho e Jilmar Tatto, Amazonas defende trabalhadores Para Amazonas, licitação deve garantir qualidade e empregos no transporte público boletim numero 3.indd 1 11/06/2013 12:43:53

Upload: alcides-amazonas

Post on 08-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação do mandato do deputado Alcides Amazonas mostra suas ações na lurta por um transporte público de qualidade e pelos trabalhadores do setor.

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim nº 3 - Especial Transportes

BOLETIM DO MANDATO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO

ESPECIAL TRANSPORTEANO I - Nº 3

Instrumento de luta

AMAzONAS CRIA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS TRABALhADORES EM TRANSPORTENova instância ajudará na busca por mais direitos e melhores condições de transporte

Alcides Amazonas é o primeiro motorista de ônibus a exercer o mandato de deputado es­tadual em São Paulo. E logo que chegou à As­

sembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transporte, que envolve todas as categorias relacionadas à circulação de pas­sageiros e de cargas.

“Na Alesp, vi que havia mais de 80 frentes, mas nenhuma voltada para este segmento, o que é um con­trassenso; afinal, esses profissionais são extremamente importantes para a população, a economia e o desen­volvimento das cidades”, explica Amazonas.

Entre os temas que serão abordados pela Frente estão a regulamentação da profissão de motorista, o transporte escolar, a situação dos trabalhadores do transporte público coletivo, dos metroviários, ferroviários, motoboys e taxistas. Outro foco é a ampliação, integração e a eficiência no transporte público.

Amazonas ainda integra as comissões de  Administração Pública e Relações do Trabalho  e de  Assuntos Metropolitanos e Municipais, onde também vai atuar em favor dessas questões, bem como da valorização dos serviços públicos e de seus funcionários.

Amazonas esteve com os condutores em plenária na sede do sindicato com a presença do secretário municipal de

Transportes, Jilmar Tatto, e do presidente da entidade, Isao Hosogi (Jorginho).

Na ocasião, foi discutida a licitação do serviço de transporte na cidade de São Paulo. Amazonas defendeu que neste processo devem ser garantidos os direitos dos

trabalhadores e a manutenção dos empregos, além da me­lhoria da qualidade do transporte oferecido à população.

O deputado também colocou seu mandato à dis­posição da prefeitura e dos trabalhadores: “Vamos atuar juntos por um transporte público de qualidade e com ta­rifa acessível, uma maneira de melhorar o nosso trânsito e, ainda, garantir mais empregos”.

Diante dos condutores, Amazonas reafirma compromisso com a categoria

Ao lado de Jorginho e Jilmar Tatto, Amazonas defende trabalhadores

Para Amazonas, licitação deve garantir qualidade e empregos no transporte público

boletim numero 3.indd 1 11/06/2013 12:43:53

Page 2: Boletim nº 3 - Especial Transportes

EM DEFESA DO TRANSPORTE ESCOLAR gRATuITO

PELOS SERvIçOS PúBLICOS E SEuS TRABALhADORES

APOIO AOS TRABALhADORES DO METRô

Amazonas está apoiando a luta dos trabalhadores do transporte esco­

lar gratuito (TEG) – o antigo Vai e Volta –, que há oito anos não recebem reajuste da prefeitura de São Paulo. “Estou dialo­gando com a administração municipal e apoiando as ações do TEG porque é es­sencial que estes trabalhadores recebam o que é justo. Nossas crianças dependem disso e não podemos deixar que a situa­ção continue como está”, disse.

O deputado é um dos autores do Fórum em Defesa dos Serviços Públicos e

seus Trabalhadores. A instância, criada após audiência pública, vai reunir repre­sentantes dos trabalhadores, das centrais, dos sindicatos e parlamentares para lutar contra o sucateamento, a terceirização e a privatização dos serviços públicos pelo governo estadual, por melhores condições de trabalho para seus funcionários e pela qualidade dos serviços públicos.

A luta dos metroviários é outra priori­dade de Amazonas. Ele esteve em

assembleias da categoria defendendo melhores salários e condições de tra­balho. Também destacou que é preciso haver maior investimento do estado na ampliação da rede. “A população sofre com a superlotação e as panes frequentes e os trabalhadores estão desgastados. Na Assembleia, estou trabalhando para mudar esse quadro”.

Manter mobilização por mais conquistas

Ao completar dez anos de Lula e Dilma na presidência, o povo tem muito a

comemorar. Afinal, o país se desenvolveu, o desemprego despencou, os salários au­mentaram, a distribuição de renda me­lhorou e o Brasil figura entre as nações que mais se destacaram na redução das desigualdades.

Nesse novo cenário, os trabalhadores e sindicatos tiveram importantes vitórias. Em 2012 mais de 96% das categorias con­seguiram, em média, 2,23% de aumento aci­ma da inflação. O governo também apostou nas desonerações e regulamentou as profis­sões de empregada doméstica e de motorista.

Tudo isso só foi possível porque o povo, os movimentos sociais e os partidos comprometidos com a população, como o PCdoB, lutaram muito, superando os obs­táculos colocados pelas elites.

Porém, ainda há muita coisa a ser feita e os trabalhadores devem se mobilizar. Duas lutas essenciais são o fim do fator previden­ciário e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, entre outras.

Também merece atenção, especial­mente dos motoristas, o movimento que alguns setores empresariais têm feito para aumentar seus lucros, em detrimento das conquistas dos trabalhadores. Tem sido co­mum o discurso de que as estradas não têm infraestrutura para garantir o descanso dos profissionais. Se isso for mesmo verdade, te­mos de lutar para que elas passem a ter boas condições ao invés de anular uma lei tão im­portante para os traba lhadores e a segurança da população. Outro ponto é lutar pela re­conquista da aposentadoria especial dos mo­toris tas, extinta no go verno de FHC.

Além do abatimento do PIS e Cofins no transporte coletivo, o governo Dilma estuda a possibilidade de haver isenções no custo dos pneus, diesel e na folha de pagamento do setor. Se isso acontecer, é importante que os recursos gerados sejam usados para me­lhorar a qualidade dos transportes e as con­dições de trabalho. Portanto, manter a união dos trabalhadores é fundamental para apro­fundarmos as mudanças e fazer do Bra sil um país cada vez melhor e mais justo.

Para Amazonas, mobilização dos

trabalhadores é fundamental

para o Brasil avançar

OPINIÃO

Por Alcides Amazonas

Arq

uivo

tUu

Amazonas participa de marcha em Brasília por mais diálogo entre o

governo e os trabalhadores

2 Boletim do Mandato Especial Transporte

boletim numero 3.indd 2 11/06/2013 12:43:55

Page 3: Boletim nº 3 - Especial Transportes

Leis e projetos de Amazonas beneficiam milhares de pessoas

Autor das leis do cobrador e do motor traseiro, deputado luta para que garantias sejam estendidas para todo o estado

Atuação legislativa

Lideranças sindicais destacam o papel de Amazonas na luta dos trabalhadores

Convivo com o Amazonas há mais de 20 anos. Participamos de muitas lutas

no Sindicato dos Condutores, buscando sempre melhores condições de trabalho e mais qualidade para o transporte público.

Gregório Poço, presidente do CMTC Clube

Amazonas sempre esteve com os metroviários em diversas lutas em busca

da valorização da categoria. Na Frente Parlamentar, certamente será um firme

defensor dos trabalhadores do transporte. Wagner Gomes, presidente CTB

Através do Amazonas, os motoristas conquistaram uma importante vitória:

a lei obrigando a troca dos ônibus de motor dianteiro pelos de motor

traseiro. Com ela, ganhou a saúde de nossos companheiros. José Carlos

Negrão, diretor do Sindicato dos Motoristas de São Paulo

Amazonas é uma referência entre os condutores porque sempre soube

defendê-los. Foi isso que o levou a aprovar a lei que garantiu o emprego de mais de 20 mil cobradores na cidade de São Paulo. Edmar Norberto, o Perninha,

diretor do Sindicato dos Motoristas

A chegada de Amazonas na Assembleia é uma grande vitória dos trabalhadores do transporte, que passaram a ter um deputado comprometido com as nossas causas. Juntos, vamos conseguir mais conquistas para a categoria. Sandrinho, diretor do Sindicato dos Motoristas

Amazonas é companheiro dos condutores e está sempre pronto a ajudar os trabalhadores de todas as áreas, a lutar pelos serviços e servidores públicos, a combater as privatizações, terceirizações e a precarização do trabalho. Olivar da Silva, militante da categoria

O mandato de Amazonas é comprometido e aberto aos trabalhadores. Foi assim que elaboramos o projeto propondo que a fiscalização dos ônibus seja feita pelo poder público e não pelas empresas, o que beneficia os trabalhadores e a população. Geraldo Abílio Meireles, presidente do Sindficot-VLP

Com Amazonas na Assembleia, os trabalhadores do transporte estão bem representados. Ele é uma voz atenta às necessidades do setor, mas também às demandas de nosso povo. Valdir Pestana, presidente FTTRESP

Lei da FiscaLização: Amazonas também é autor do PL 59/13, que determina que a fiscalização dos ônibus nos pontos finais e iniciais seja feita pelo poder público e não pela própria empresa, o que ajuda a garantir um transporte de melhor qualidade. “Não é justo que a própria empresa se fiscalize”, explica. Além disso, diz, “defendemos que os atuais fiscais tenham prioridade no preenchimento das vagas”.

Lei do cobrador: Quando foi vereador, Amazonas aprovou a Lei 13.207/01, que garantiu a manutenção dos cobradores nos ônibus, assegurando milhares de postos de trabalho. Agora, ele apresentou o PL 36/13, visando à aplicação da lei em todo o estado. “Os cobradores não são meros passadores de troco, mas agentes sociais que ajudam o motorista e os usuários. São, portanto, essenciais para o bom funcionamento do transporte público”, explica. A medida visa também evitar que o motorista exerça dupla função.

Lei do Motor traseiro: Amazonas também quer aplicar no estado a lei 13.542/03 (atual PL 35/13), obrigando as empresas que operam no transporte coletivo a adquirirem ônibus com motor traseiro. “Quem dirige ônibus de motor dianteiro por alguns anos acaba tendo uma série de problemas de coluna, circulação e audição. Queremos garantir a saúde dos trabalhadores e o bem-estar dos usuários”, diz.

3Boletim do Mandato Especial Transporte

boletim numero 3.indd 3 11/06/2013 12:43:58

Page 4: Boletim nº 3 - Especial Transportes

ExpEdiEntE

Esta é uma publicação do mandato do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB)Chefe de gabinete: Fernando Henrique Borgonovi Assessora de imprensa: Priscila Lobregatte Diagramação: Cláudio Gonzalez

CONTATOS:

Assembleia Legislativa: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 2º andar - sala 2039 - Tels: (11) 3886-6738/6719

Escritório político Rua Irineu Bonardi, 129 - São Miguel - São Paulo – Tels: (11) 2037-2900/1106

ACOMPANHE O AMAZONAS NA INTERNET

Acesse o site www.alcidesamazonas.com.br Curta no Facebook: deputadoalcidesamazonasSiga no Twitter: @DepAmazonasEscreva para: [email protected]

JORgINhO: AMAzONAS gARANTIu O EMPREgO DOS COBRADORES

Mobilidade urbana também é prioridade para Amazonas

Amazonas é motorista profissional e já foi cobrador; na Alesp, está lutando por um transporte melhor para o povo

Amazonas está atuando para ajudar a prefeitura de São Paulo a viabilizar pro­jetos importantes no transporte. Também tem cobrado mais investimentos do estado na área e maior integração com as prefeituras especialmente da região metropolitana.

Para o deputado, são essenciais a ampliação dos corredores e faixas exclusivas para ôni­bus e da rede metroferroviária; a criação do Bilhete Único Mensal, que necessita ser esten­dido ao metrô e CPTM; a maior integração entre as diversas formas de transporte coletivo visando à extensão da rede para os bairros mais distantes e região metropolitana e o estabe­lecimento de uma política que garanta tarifas justas capazes de baratear os deslocamentos, financiar a qualidade do transporte e melhorar os salários dos trabalhadores do setor.

“As pessoas perdem horas indo de um lugar a outro, tempo que poderia ser usado para outras atividades. Ao melhorar o transporte coletivo, estamos contribuindo para me­lhorar a fluidez do trânsito e a qualidade de vida de todos”, explica Amazonas.

“Às vezes os companheiros não dão valor a algumas pessoas, mas quando o Amazonas foi vereador em São Paulo, garantiu o emprego de todos os cobra­

dores. Amazonas, muito obrigado”. A declaração foi dada por Isao Hosogi, o Jorginho, presidente do Sindicato dos Motoristas, durante plenária que reuniu em torno de 5 mil trabalhadores no CMTC Clube em apoio à sua candidatura. Jorginho concorre à reeleição pela Chapa 1 e tem o apoio de diversas forças políticas e sociais, entre elas a grande maioria das centrais sindicais: CTB, CUT, Força Sindical e Nova Central.

Por sua vez, Amazonas declarou: “Conseguimos garantir o emprego de 20 mil cobradores e agora peço a ajuda de vocês para garantirmos o dos cerca de 80 mil que exercem essa fun­ção no estado de São Paulo. E onde não houver mais cobrador, vamos devolvê­lo para dentro dos ônibus”.

Amazonas com condutores da CTB: unidos por mais conquistas

Na mesma plenária em apoio à Chapa 1, Amazonas desta­cou a importância de manter a categoria unida. “Jorginho

unifica os trabalhadores. Essa unidade, que vai reconduzi­lo à presidência do sindicato, deve continuar depois para ajudá­lo na gestão da entidade e a trazer mais conquistas para os traba­lhadores, como o aumento de 10% obtido neste ano”.

Com Wagner Gomes, presidente da CTB e o vereador orlando Silva em apoio a Jorginho e à Chapa 1

aMazonas apoia chapa 1 para uniFicar e FortaLecer a categoria

4 Boletim do Mandato Especial Transporte

boletim numero 3.indd 4 11/06/2013 12:44:03