boletim nacional - 22 de março de 2015

8
Brasília, DF - 22 a 28 de março de 2015 - Edição 2248 Boletim Nacional Igreja Presbiteriana Nacional BABILÔNIA

Upload: igreja-presbiteriana-nacional

Post on 08-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo da Igreja Presbiteriana Nacional, Brasília, Distrito Federal.

TRANSCRIPT

Brasília, DF - 22 a 28 de março de 2015 - Edição 2248

BoletimNacionalIgreja Presbiteriana Nacional

BABILÔNIA

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela (Babilônia), povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes de seus

flagelos.

Ap 18. 4

Considerando que o assunto encontra-se em voga, vale a pena tecermos algumas considerações históricas e espirituais sobre o mesmo.

Babilônia foi uma cidade que surgiu pouco antes do dilúvio a partir da migração de pessoas para o Vale de Sinar (Gn 11. 2), uma terra fértil, banhada pelos rios Tigre e Eufrates ao Sul do Iraque, conhecida por Terra de Acade ou Terra dos Acadianos, depois como Caldeus e Suméria mais ao Sul do Golfo Pérsico. Consagrou o nome de Filhos de Babel e assim, finalmente, Babilônia, e foi para lá que o povo de Israel foi levado como exilados.

Surge no cenário bíblico a figura de um caçador poderoso de nome Ninrode (Gn 10.8-9), que liderou a construção da Torre de Babel e posterior a isso foi morto. Diz a história (Alexander Hislop e Flavio Josefo) que Ninrode foi considerado como o deus sol e que sua esposa teve um filho, de nome Tamuz, que foi apresentado como o salvador (conheciam a profecia de Gn 3.15), e passou a ser adorado juntamente com a mãe criando um sistema de idolatria onde se usavam símbolos misteriosos, imagens, fogos rituais e velas (citado por Ralph Woodrow em seu livro Babilônia, a Religião dos Mistérios).

Posteriormente, no apogeu da grande Babilônia, orgulho semelhante ao de Ninrode tomou conta de Nabucodonozor, que foi humilhado e abatido por Deus para que ficasse claro que o poder maior dos reinos era do Senhor dos céus e da terra.

Alguns autores entendem que houve um sincretismo onde o paganismo babilônico se fundiu com práticas do cristianismo no Império Romano incentivado com a abertura proposta pelo Imperador Constantino (323 D.C.) que se converteu ao Cristianismo e baixou um decreto colocando a religião dos Cristãos como religião oficial, abrindo a porta para o primeiro Cristianismo Universalista e

Secularizado da história com influências claras de práticas religiosas aprendidas na Babilônia, ficando conhecido como Catolicismo Romano tão distante do Cristianismo Bíblico.

Em Roma não adoravam a Tamuz e sua mãe, mas a prática de se adorar mãe e filho permaneceu, dentre outros rituais.

Na Revelação do Apocalipse, João usa a cidade da Babilônia como símbolo de altivez, arrogância, degeneração e mundanismo agora espalhado por todas as nações. No capítulo dezoito, versos dois e três diz: se tornou morada de demônios, covil de toda a espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também comerciantes da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.

Pode-se concluir que o paganismo, secularismo, hedonismo, homossexualismo, existencialismo e tantas outras filosofias de vida anti-cristãs, encontradas e divulgadas hoje, fazem parte sim dessa grande Babilônia. Séculos antes o Profeta Miqueias havia profetizado a queda da cidade de Ninrode (Mq 5.6), mas ao Apóstolo João foi dada a revelação da queda de todos os poderes satânicos resumidos na palavra Babilônia caindo diante do poder de Jesus, agora entronizado.

Caiu! Caiu! a grande Babilônia. (Ap 18.2)

O que está sendo mostrado na novela da Globo, em filmes, livros e no dia a dia, nada mais é do que a manifestação da influência dos demônios na vida de pessoas já corrompidas pelo pecado. Pessoas corrompidas se tornam propagadores das obras infrutíferas das trevas.

O que fazer? A igreja de Jesus não precisa temer pois a queda da Babilônia já está prevista. Porém, o Apóstolo João admoesta com todas as letras:

Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela (Babilônia), povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes de seus flagelos. (Ap 18. 4). A exortação deve ser atendida!

BABILÔNIA

Rev. Obedes Jr.

LiturgiasCULTO MATUTINOANO DA ADORAÇÃO

- Prelúdio

- Saudação

- Cânticos

- Pastorais

- Coro IPN - Louvai Seu Poderoso Nome

- Mensagem - Rev. Obedes Jr.

- Coro IPN - Louvor Total

- Entrega dos Dízimos e Ofertas

Hino 57 - Fonte de Todo Bem

- Oração pelas Famílias e Aniversariantes

- Cântico de Comunhão

- Oração e Bênção

- Momento EBD

CULTO VESPERTINOANO DA ADORAÇÃO

- Prelúdio

CONFISSÃO

- Saudação

- Leitura Bìblica - Isaías 1.18-20

- Hino - 71 - Perdão

- Oração de Confissão

ADORAÇÃO E LOUVOR

- Conjunto Amor Maior - Pela Manhã

- Pastorais

- Entrega dos Dízimos e Ofertas

- Hino 62 - Hino de Gratidão

- Cânticos

- Saída das Crianças

CONSAGRAÇÃO

- Mensagem - Rev. Marco Antônio Baumgratz

- Conjunto Amor Maior - Tudo Novo

- Oração e Bênção Final

- Poslúdio

- Hino 56 - Ação de Graças e Súplicas

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

PERGUNTA 38. Qual é o dever que Deus exige do homem?

R. O dever que Deus exige do homem é obediência à sua vontade revelada.

Ref. Mq 6.8; Lc 10.27-28; Gn 17.1

ADORAÇÃO

PROJETO ANA O Lema do Projeto ANA de nossa SAF é “Perseverar em oração, em favor dos filhos”. Venha orar conosco por seus filhos. Aos domingos, de 9h-9h20 e de 18h30-18h50.

EM COMUNHÃO COM DEUS E OS IRMÃOSVocê pode se dedicar também à oração, durante a semana, de segunda a sexta-feira de 7h30-8h30 e aos sábados e feriados de 8h30-9h30 e ver o quanto sua vida poderá mudar. Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Is. 55.6.

ENSINO

EBD CONSOLIDAÇÃO 2015As aulas do nosso novo programa da Escola Bíblica Dominical já começaram. Se você ainda não se matriculou, procure fazê-lo. As informações estão disponíveis no estande da EBD ou no site www.ipn.org.br/ebd. Acesse o QR Code para baixar a Revista do Aluno. Boas aulas para todos nesse domingo!

cOmuNhÃO

REUNIÃO DE ORAÇÃO ADALGISA PAULINELLIO Grupo de Oração Adalgisa Paulinelli, se reunirá na próxima terça-feira, dia 24/03, às 15h15, na Igreja Presbiteriana Nacional – IPN.

MINi - MINISTÉRIO INFANTILACAMPAMENTO - #partiuCANAÃ!O nosso acamps acontecerá nos dias 2 à 5 de abril e o Rev. Josué com seu boneco Barnabé estarão conosco. As vagas são limitadas e as inscrições (com desconto para os primeiro 30 com inscrição completa - pagamento e documentação) vão até o dia 29/03! Crianças, preparem-se para dias de muita diversão e, principalmente, deleite na Palavra do Senhor :) Pais, para efetivar a inscrição tenha em mãos o RG ou a certidão de nascimento da criança.

CANTINA ESPECIALHoje, após o culto vespertino, venha saborear o delicioso cachorro quente do Tio Careca e da Tia Eliane para nos ajudar a organizar este acampamento!

UMP - UNIÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANAENCONTRO UMP - ENSINONo sábado, dia 28 de março, teremos Encontro UMP de Ensino com a preleção do Rev. Paulo Oliveira. às 20h aqui na IPN. Participe!

FIQUE INFORMADOSe você quer ficar por dentro das programações de 2015, curta a nossa página no Facebook (MocidadeIPN) e participe no Whatsapp (Broadcast UMP). Mais informações com Elisa Cunha e Simone Dalmedico.

NMJ - JOVENS ADULTOSVenha estudar conosco a Palavra de Deus na série Vida completa nos relacionamentos (Jo 10.10). Nos reunimos todas as quintas-feiras, na IPN, às 20h. Não deixe de participar!

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

Semana SantaSexta-feira (03/04)

17h - Culto da Paixão de Cristo - Coro Evangélico de Brasília

Domingo (05/04)07h - Culto da Ressureição & Santa Ceia

09h - Café Comunitário19h - Musical de Páscoa - Celebrai -

Grande Coro da IPN Autores: Deborah C. Claar e David T. Clydesdale

Celebrando a morte e ressureição do Senhor Jesus em favor da nossa salvação, teremos uma abençoada programçaõ em abril

SAF - SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININADEPARTAMENTO ISABELConvidamos todas as sócias da SAF e amigas para nossa reunião departamental na próxima quinta-feira (26/03), às 20h na residência da Leila (SHCGN 708 Bloco H Apt. 501 Tel. 3447-4346). Não falte! Sua presença é indispensável. Traga uma convidada.

DEPARTAMENTO RUTHConvidamos todas as sócias da SAF e amigas para nossa reunião departamental no próximo sábado, às 16h na residência da Leila (Praça Pardal, Quadra 204, Lote 04, Ed. Paulo Freire, Bloco A, Apt. 303, Águas Claras). Não falte! Sua presença é indispensável. Traga uma convidada.

REUNIÃO ExECUTIvA E PLENáRIA Próximo domingo, dia 29/03, esteja conosco para a Reunião Executiva às 16h e Plenária às 17 (1ª convocação) e 17h30 (2ª convocação) na Sala 28, 1º andar. A data foi alterada, excepcionalmente, porque dia 5 de abril é domingo de Páscoa. O lanche está a cargo do Departamento Rute.

SERvIÇOJUNTA DIACONAL - CARONA SOLIDáRIAA Junta Diaconal coloca-se à disposição das pessoas que têm dificuldades de locomoção ao virem aos cultos na IPN, para trazê-las à Igreja e levá-las de volta às suas residências. Os interessados podem procurar os diáconos de plantão.

COMISÃO DE EVENTOSNão há mais mais íntimo que compartilhar o pão, não é verdade? E você sabia que a Comissão de Eventos da IPN é uma das responsáveis por promover esses momentos de confraternização em nossa igreja? Estamos precisando de voluntários dispostos a servir ao Senhor e se você se interessou é só falar com o Rev. Obedes ou com a Juliana Larissa - 8637-2880. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Sl 133.1

EvANGELISmO

MISSÃO VIDAA Diretoria do Projeto Resgate (SOPÃO) convida toda Igreja a contribuir com itens de higiene pessoal e de vestuário masculino (roupas, calçados, cuecas) para a Missão Vida.

PROJETO RESGATE (SOPÃO) Sábado, dia 28/03, das 10 às 12 horas teremos a I Palestra do Projeto Resgate. Essa é uma excelente oportunidade para todos que desejam conhecer melhor o projeto, que visa resgatar moradores de rua através do evangelismo e distribuição de sopa. O evento acontecerá na Capela com um delicioso café da manhã. O almoço na Missão Vida, seguido de um tour pela instituição, é opcional e custa R$ 15,00.

cOmuNIcADOS

AGENDA IPN 2015Você sabia que todas as Programações da Igreja estáo disponíveis no site da IPN para consulta ou baixar para a sua agenda pessoal? Acesse www.ipn.org.br/agenda.

ATENDIMENTO PASTORALOs irmãos que precisarem de aconselhamento poderão solicitar junto à Secretaria da Igreja.

BOM JESUS E SANTA LUZ/PIEstamos precisando de instrumentos musicais como violão, contrabaixo, teclado, guitarra, bateria e violino para um projeto Musical que está sendo desenvolvido. Os que desejarem doar os instrumentos façam contato com a secretaria da Igreja.

CURSO PARA GESTANTES CARENTESO próximo curso será de 13 a 17 de abril. Pedimos o apoio da igreja em oração, doação de lanche e participação nas comissões de apoio. Estamos solicitando a presença de profissionais disponíveis nas áreas de assistência social e psicologia para entrevista e orientação às gestantes. Inscrições e informações com Marlene Galdino pelo telefone (61) 3242-9406 e 8119-4421.

NOvOS MEMBROS

Os irmãos e famílias que desejarem se tornar membros da IPN, devem dar os nomes na secretaria da IPN, através do telefone 3244-4049 ou e-mail [email protected], marcando com um dos pastores da igreja.

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

Aniversar iantes da S emana

Casais Aniversar iantes

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

DOMINGO - 22/03/2015Diac. Alberto C. de Macedo Júnior 3567-8303 / 8422-1487Carlos Tiago Rocha Martins 3242-0280 9653-9122Edson Tsuboi 9986-7172 Pedro Jaime Vieira Alves (MINI) 3383-1802Philipe (ÁFRICA DO SUL. Filho Rev.Gessé Almeida e Iolanda) [[email protected]]

SEGUNDA-FEIRA - 23/03/2015Adrianh Kallika Araujo da Silva 3468-7220 / 8311-7967Anna Lara de Carvalho (MINI) 3597-3691 / 8416-4062Roberpaulo Eller 3542-4586 / 8408-7212Rosane de Oliveira Vargas Monteiro 8178-3870Kézia (INGLATERRA. Esposa Rev. Cléber Macedo de Oliveira) [[email protected]]

TERÇA-FEIRA 24/03/2015Diac. Danilo Gomes Matias 3877-4133 / 9215-7579Guilherme Diniz Marques 3297-0635 / 8101-4875Luciana Nogueira Noronha 3349-5087 / 8156-9692Nivercino Alexandrino Teixeira 3344-6347 / 8177-0140Sarha Hoffmann Pontes [email protected]

QUARTA-FEIRA - 25/03/2015

Bárbara Maria de Alencar Pedroso 3548-4890 / 9921-4890Dalva Del Vigna (ALEM) 3468-7220 / 9961-4540 [[email protected]]Sabrina Coelho Saud (UPJ) 3361-0382 / 8112-8408

QUINTA-FEIRA - 26/03/2015João Gabriel Abreu Macedo 3380-1816 / 9992-1557João Paulo Souza Flores (UPA) 3532-9399 / 8131-3002Presb. Josimar Santos Rosa 3427-1352 / 9156-5281Myriam Bezerra Botelho 3245-4061 SEXTA-FEIRA - 27/03/2015Elcio Gomes da Silva 3380-2722 / 9906-7086Leonardo Bitencourt de Amorim 3468-6570 / 8161-2021Luis Fernando da Silva França (UPA) 3257-9407 / 8526-9562Martha Balby Gandra 3526-1279 / 9963-6797Thiago de Carvalho Oliveira 3364-3134 / 8167-7473

SÁBADO - 28/03/2015Alex Gonçalves Barbosa 3368-4425 / 9289-7687Marilene Frossard P. Troncoso 3577-2105 / 9964-1511Sílvia Maria de Souza 3272-2019 / 9984-9643Vitor Brasileiro Gomes (UPJ) 3380-2722 / 9677-3585Elinéia (SENEGAL. Esposa Rev. Marco Antônio Mota) [[email protected]]

SEGUNDA - 23/03/2015Júlio e Márcia Fafé (AMIDE) [[email protected]]

TERÇA-FEIRA - 24/03/2015Nivercino Alexandrino Teixeira e Hulda do Amaral Teixeira 3344-6347 / 8177-0140

QUINTA-FEIRA - 26/03/2015Milton Wesley e Haidi (ASAS DE SOCORRO) [[email protected]]

SEXTA-FEIRA - 27/03/2015Rev. Marco Antônio e Elinéia Mota (SENEGAL) [[email protected]]

SÁBADO - 28/03/2015Rones José da Silva e Lílian de Oliveira Rodrigues Silva 3254-1421 / 8152-1221

Famíl ias de O ração

FAMíLIA IPNAlessandro Severino Carneiro, sua esposa Sâmia e seu filho Giovani

3879 8303 – 8164 8303

FAMíLIA IPNAlex Gonçalves Barbosa e seus filhos

Daniel e Guilherme9289 7687 – 3368 4425

FAMíLIA IPNDalva del Vigna

Rua 20 Norte, Lotes 1 a 4, apart. 505; Green Park Center; Águas Claras,

71915-750. Brasília, DF. E-mail: [email protected]

Fones: 9961-4540 - 3702-4540

I P N 2 0 1 5 - C o n s t r u i n d o V i d a s

Escalas

DOMINGOMINISTÉRIO INFANTIL HINOS DIÁCONOS LITURGIA

BERÇÁRIO MATUTINOAnita Aniceto, Esdras Rafael, Eliane Xavier, Sara

Parreira, Shirlane Araujo e Isadora Burjack

BERÇÁRIO NOTURNO Renata Nunes, Juliana Figueiredo Cecília Brito

e Isac Lima

CULTO INFANTIL03 a 04 anos – Ana Clara Caetano e Layla Cunha

05 a 07 anos – Érika Santos e Débora Souza08 a 10 anos – Bruna e Fillipe Feitosa

MANHÃPiano: Simone Moraes

Regência: Priscila Bispo

NOITEPiano: Simone Dalmédico

Regência: Priscila Bispo

22/03Alberto M., Allan K., André S.,

Augusto H., Carlos T., Danilo M., Denis P.

Multimídia: Daniel T.

29/03Frederico H., Jefferson A., José F., Júlio B., Luciano T., Márcio S.,

Diego M.Multimídia: Paulo H.

HojePresb. Amaro

Paixão

Próximo Domingo:

Presb. André dos Anjos

CORRENTE DE ORAÇÃOPedidos Urgentes

Sra. Hennalva: (3443-9415 / 9282-9702)Sra. Cássia: (3345-7084 / 8162-5223)

Sr. Kleber e Sra. Dalva: (3340-4798 / 8400-0544)

Listagem de Enfermos Sra. Salete Carvalho: (8153-1676)

SEMANADom 22 Seg 23 Ter 24 Qua 25 Qui 26 Sex 27 Sab 28

DIREÇÃO DA REUNIÃO DE ORAÇÃO

SAF Presb. Mauricio Valle

Presb. Osvaldo Sampaio

Presb. Elias Santos

Sem. Javã Atayde

Presb. Josimar Rosa

Diac. Augusto Honório

LEITURA BÍBLICA

Ex 33 Ex 34 Ex 35 Ex 36 Ex 37 Ex 38 Ex 39

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. Salmo 119.18

Desde janeiro 2014, estamos promovendo em nossa Igreja, mais uma leitura completa da Bíblia em 3 anos. Quem lê a Bíblia regularmente, tem sua vida transformada, como fruto de uma maior intimidade com Deus.

Em 2015 e 2016 leremos todo o Antigo Testamento (exceto Salmos).

REV. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAúJO (VILA TELEBRASíLIA)

[email protected] 8161-2333

REV. MARCO ANTÔNIO BAUMGRATZ [email protected]

REV. MARCOS ALEXANDRE DOS REIS G. FARIA marcosalexandre@ brturbo.com.br 9976-3689

REV. WALTER PEREIRA DE [email protected]

PASTORES AUXILIARES:

PASTORES JUBILADOS:

IMPRESSÃO DO BOLETIMTodos os avisos e informações para o boletim devem ser encaminhados para www.ipn.org.br/criativa até 17h de quarta-feira.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO - CRIATIVA IPNwww.ipn.org.br/criativa

PASTOR TITULAR: REV. OBEDES FERREIRA DA CUNHA JUNIOR

[email protected] - 9259-1428

CORRESPONDÊNCIASSGAS 906 Conjunto A Bloco 1CEP 70390-060 – Bras í l ia-DF

E N D E R E Ç O : W 5 9 0 6 S U L | T E L E F O N E : + 5 5 6 1 3 2 4 4 - 4 0 4 9

PROGR AMAÇ ÃO HOR ÁRIOCultos Dominicais 09h30 e 19h (Ao Vivo pela WebTV IPN)

Escola Bíblica Dominical 10h45 (Ao Vivo pela WebTV IPN)

Projeto ANA (Mulheres orando pelos filhos) 2º, 3º e 4º Domingo: 9h-9h20 e 18h30-18h50

Reuniões de Oração Segunda a Sexta às 07h30 | Sábados e Feriados às 08h30

Palavra & Oração Quartas-feiras: 19h-20h

Entre em Contato

twitter.ipn.org.br youtube.com/[email protected] www.ipn.org.br

IPN – CNPJ 00.096.388/0001-76D ízimos e O fer tas : BB – AG. 1004-9 – c/c 40.159-5

M issõ es - CEM/IPN: BB – AG. 2883-5 – c/c 422.525-2O fer tas da Construç ão: BB – AG. 1004-9 – c/c 40.160-9

Horário da Secretaria2a. a 6a. feira: 8h às 18h

Sábado – 08 às 12h

3244-0260

REV. GERALDO FERREIRA DA [email protected]

REV. SILAS INÁCIO [email protected]