•boletim l. onloe i~ - biblioteca.ibge.gov.br · cartografia e geografia das dipeqs e digeos,...

4
•BOLETIM . l . i aGE- c onloE oec I E D E DE B I n LI O TE ( A IBGE A LARGADA PARA O CENSO 2.000 A pesar de a população considerar que o censo é feito apenas quando o censeador está na verdade é um processo demorado e oneroso. O começando os preparatz Censo 2.000, com a Olrl'nnrrJF'n territorial do país, ou construção de mapas e vão permitir o conhec território a ser recenseado. dessa base cartográfica, ta conhecida como base operacional, se estima o número de que se organiza a operação de coleta, nos municípios, distritos e .---- setores. Esse trabalho, coordenado pela DGC - Diretoria de Geociências, começa agora e só encerra sua primeira fase no primei- ro semestre do ano 2.000, com a preparação das cadernetas dos recense- adores, que contêm o mapa e a descri- ção do setor de cada um. Essa é uma tarefa que envolve todos os Departamentos da DGC.e das Unidades Regionais do IBGE. Por isso, as instruções estão sendo transmiti- das, durante os meses de maio e junho, às supervisões de bases e serviços de cartografia e geografia das Dipeqs e Digeos, respectivamente. Os projetos que estão sendo repassados têm duas vertentes: urbana e rural. Na urbana, estão a seleção e aquisi- ção de bases cartográficas cadastrais em escala de 1:5.000 e 1:10.000, onde se pode identificar os setores urbanos; a construção da malha setorial, ainda preliminar, que o território se modifi- ca até o ano 2.000; detalhamento de cada setor com um cadastro que especifique todas as ruas com início e fim, além da questão da informatização, tanto da malha setorial como da base cartográfica. Na vertente rural, estão os projetos de consolidação da divisão política, que visam representar corretamente, atra- vés de mapas, os limites estaduais, municipais e distritais; a elaboração de """'""·'·.,estatísticos, por meios onvetlCliDmu's;· a construção de localidades rurais e atuali- próximos números o ._..v'"'"'" estará divulgando os trabalhos dos demais departamentos envolvidos nessa super- produção que é a realização do censo num país do porte do Brasil. O CENSO 2.000 DEVE MOBILIZAR 100.000 PESSOAS. PRESIDÊNCIA RIO DE JANEIRO

Upload: truonghuong

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

•BOLETIM . I~

l. i aGE- c onloE oec I E D E DE B I n LI O TE ( A

IBGE DÁ A LARGADA PARA O CENSO 2.000

A pesar de a população considerar que o censo é feito apenas quando o censeador está

na verdade é um processo demorado e oneroso. O começando os preparatz Censo 2.000, com a Olrl'nnrrJF'n

territorial do país, ou construção de mapas e vão permitir o conhec território a ser recenseado. dessa base cartográfica, ta conhecida como base operacional, se estima o número de que se organiza a operação de coleta, nos municípios, distritos e .---­setores.

Esse trabalho, coordenado pela DGC - Diretoria de Geociências, começa agora e só encerra sua primeira fase no primei­ro semestre do ano 2.000, com a preparação das cadernetas dos recense­adores, que contêm o mapa e a descri­ção do setor de cada um.

Essa é uma tarefa que envolve todos os Departamentos da DGC.e das Unidades Regionais do IBGE. Por isso, as instruções já estão sendo transmiti­das, durante os meses de maio e junho, às supervisões de bases e serviços de cartografia e geografia das Dipeqs e Digeos, respectivamente.

Os projetos que estão sendo repassados têm duas vertentes: urbana e rural.

Na urbana, estão a seleção e aquisi­ção de bases cartográficas cadastrais em escala de 1:5.000 e 1:10.000, onde se pode identificar os setores urbanos; a construção da malha setorial, ainda preliminar, já que o território se modifi­ca até o ano 2.000; detalhamento de cada setor com um cadastro que especifique todas as ruas com início e fim, além da questão da informatização, tanto da malha setorial como da base cartográfica.

Na vertente rural, estão os projetos de consolidação da divisão política, que visam representar corretamente, atra­vés de mapas, os limites estaduais, municipais e distritais; a elaboração de """'""·'·.,estatísticos, por meios onvetlCliDmu's;· a construção de

localidades rurais e atuali-

próximos números o ._..v'"'"'" estará divulgando os

trabalhos dos demais departamentos envolvidos nessa super­produção que é a realização do censo num país do porte do Brasil.

O CENSO 2.000 DEVE MOBILIZAR 100.000 PESSOAS.

PRESIDÊNCIA RIO DE JANEIRO

~ ........................................ 2

Unidades Regionais terão treinamento via satélite MAIS 43 CURSOS DOPAT 97

O IBGE começa a utilizar uma nova tecnologia de ensino à distância que envolve a criação e a concepção pedagógica de aulas a serem transmitidas por televisão participativa. A partir de um estúdio, ao vivo, o instrutor ministrará as aulas, que serão assistidas em tempo real pelos treinandos espalhados em diversos pontos do território nacional. O sinal de transmissão do programa chegará por satélite às localidades onde se organizarão as turmas. E mais: estes treinandos poderão fazer perguntas diretamente a uma central que encaminha as dúvidas comuns para o instrutor responder. Antes das teleconferências os treinandos receberão o material didático composto de manual auto-

instrucional e fitas de vídeo, como complementação da metodologia de ensino à distância.

Este novo método já será utilizado a partir do segundo semestre, quando 1.500 servidores das Unidades Regionais receberão treinamento em Conceitos de Contabilidade de Empresa pelo sistema de teleconferência. Este curso é uma antiga reivindicação da área técnica e das Unidades Regionais, cujos entrevistadores das Pesquisas Anuais do Comércio, do Transporte Rodoviário e Industrial precisam saber identificar nos livros contábeis dos informantes os dados que interessam ao IBGE.

Serão oferecidos no mês de junho sete cursos na área administrativa, 27 de micro­informática e nove do projeto técnico, para cerca de 600 servidores, inclusive das Unidades Regionais. Será dada maior ênfase ao pacote MS Office, devido à crescente utilização de microcom­putadores no ffiGE.

PROJETO ESCOLA

O IBGE começa a atingir um novo público - de crianças e jovens- que já vai se

Brincando e Estudando com o IBGE suporte das práticas de ensino.

familiarizando com os produtos e serviços da Casa nos próprios bancos

·escolares. Trata-se do Projeto Escola­Brincando e Estudando com o IBGE, cujo objetivo é a formação de toda uma geração de futuros usúários.

Em sua primeira etapa de operacionalização do Projeto, o IBGE tem como parceiro principal o "LEIA BRASIL", programa que trabalha com o eixo de formação cidadã, através do incentivo da prática de leituras. São 14 caminhões que circulam por cinco estados levando às escolas uma biblioteca sobre rodas. Os veículos levam em seu acervo até 15.000 livros de literatura infanto juvenil, convidando os alunos das escolas visitadas a viajar através do prazer de ler.

Com sete anos de atuação junto à rede escolar, o Leia Brasil traz este ano o IBGE a bordo dos seus veículos, apresentando uma série de produtos

O programa também contempla os professores em suas visitas à rede pública do ensino fundamental, para que se tornem agentes do incentivo ao hábito de ler.

Os caminhões levam, além de livros, exposições, peças de teatro, oficinas de criação, contadores de história, desenvolvendo, assim, formas criativas de atrair os estudantes para o mundo da leitura.

VAMOS C, LORIR o BRASIL O Projeto Brincando

e Estudando com o IBGE literalmente

desenvolvidos especialmente para estabelecer empatia com esse novo público. Conteúdos do IBGE estão sendo transpostos para linguagens didático-pedagógicas adequadas à faixa etária do público-alvo para atuar como

pegou carona nesta viagem para mostrar que a leitura estatística

e numérica do Brasil também é importante na formação de leitores críticos e participantes diante das políticas públicas e decisões tomadas para definir questões fundamentais na vida do País.

e MAPA MURAL AGORA EM CD-ROM

O grande mapa do Brasil Político, tamanho mural, feito na escala de 1:5.000.000 e que mede 1,20 m x 1,00 m, é a primeira referência territorial de abrangência nacional a ser convertida para o meio digital, chamando-se agora Mapa da Série Brasil-Geográfico.

A grande vantagem da versão em CD-ROM é proporcionar ao usuário a possibilidade de montar o seu próprio

O Mapa da Série Brasil-Geográfico foi lançado em maio pelo IBGE e está destinado a todo usuário que requeira representação espacial, a nível nacional, como por exemplo, das distâncias entre as cidades brasileiras ou dos principais aeroportos do país, das estradas pavimentadas, das áreas especiais do IBAMA, ou de qualquer um dos arquivos-base disponíveis no CD-ROM. Dependendo da atividade do usuário, seja de marketing, revenda, transporte, etc., ele pode associar o seu Banco de Dados para formar um SIG. Sem essa base cartográfica, nenhum sistema de informação funciona.

SIG - sistema de informação geográfica - associando à base cartográfica fornecida pelo IBGE a informação temática de sua área de atuação. Por estar estruturado em vários níveis, a versão em CD-ROM apresenta um conjunto de arquivos­base relativos a hidrografia, limites, localidades, sistema viário, obras e edificações e toponímia (Unidades da Federação e serras), aos quais o usuário acrescenta o seu Banco de Dados específico.

Esse CD-ROM fornece a base cartográfica indispensável para que o usuário, de qualquer área de atuação, monte o seu SIG -

sistema de informações geográficas.

Lotus Notes substitui Exchange O antigo sistema SMTP do mail microsoft está sendo desativado, gradativamente, para que os servidores do IBGE possam ter um único endereço internet (@ibge.gov.br). Dessa forma, as mensagens que chegarem com o endereço @ibge.gov.br.- serão automaticamen­te enviadas para o servidor SMTP do Lotus Notes. Para visualização e envio das mensagens que utilizarem os endereços de E-mail (internet) os usuários terão que acessar o Lotus Notes.

O Lotus Notes não é apenas um correio eletrônico, é um aplicativo para automação de escritório, que, além de oferecer um software ma i! (para envio

de mensagens), permite que o usuário também envie e receba faxes, indepen­dentemente de seu posicionamento geográfico. Usando o Notes, o usuário poderá trocar informações eletronica­mente

O Notes já está em vigor na Sede desde o dia 15 de maio. Internamente, no entanto, os usuários continuarão a utilizar o Exchange, pois no Rio de Janeiro existem algumas Unidades onde o Lotus Notes ainda não foi implantado.

- 3 PREVENÇAO AINDA

É O MELHOR REMÉDIO

"Viva mais e melhor". Esse foi o tema da Campanha que o IBGE, em conjunto com o Hospital Silvestre, realizou nos meses de março e abril para avaliação do Risco Coronariano e do Nível de Stress nos servidores do IBGE no Rio de janeiro.

À avaliação do Risco Coronariano compareceram 607 servidores, sendo que, no teste, foi observado um alto risco de acidente coronariano entre os participantes (43,4%).

Ou seja, 257 servidores apresentaram problemas significativos. Quanto ao Nível de Stress, 1.033

funcionários foram avaliados constatando que22% dos participantes (227

funcionários) têm alto grau de stress, e, pelo menos3%

(30 funcionários) necessitam de

algum tratamento médico e/ou psicológico para o atendimento de suas dificuldades.

Já no mês-de maio, o IBGE e o Centro de Reumatologia e Ortopedia de Botafogo realizaram testes que visaram a analisar a postura da coluna e a diagnosticar problemas posturais que possam acarretar futuros compro­metimentos de coluna nos servidores.

Dando continuidade ao projeto de prevenção e esclarecimento sobre a saúde, em junho, o IBGE do Rio realizará o 1 º Ciclo de Palestras do ano nos auditórios da Sede, Lucas e Canabarro. O cronograma do evento bem como os temas a serem apresenta­

dos serão divulgados posteriormente.

MUDANÇA PARA O RIO METROPOLITAN CENTER A curiosidade já não existe. O Rio

Metropolitan funciona a todo vapor e seus "habitantes" redefinem o espaço de trabalho, que a princípio parecia um mistério.

Hoje, o belo prédio inspira nas pessoas o prazer pelo novo. Mobiliário, telefonia e tecnologia eletroeletrônica estão próximos às necessidades pre­mentes. Situado no centro do Rio, o prédio da Av. Glile permite o acesso tantn pela Rio Branco, como pela Praça Tiradentes e Mem de Sá. Dife­rentes opções de transporte, como metrô e ponto final de várias linhas de ônibus, são oferecidas, além da facilidade do estacionamento no próprio prédio, para os que vêm de automóvel. Na hora do almoço as oportunidades para alimentação e compras são bem maiores e atendem diferentes gostos e bolsos.

Eventos

As transferências vêm ocorrendo desde 24 de março. Os funcionários do DERNA e do DEGEO, pioneiros na ocupação do edifício -pois lá estavam em caráter provisório, desde maio do ano passado- mudaram-se definitiva-

As demais Unidades serão transferidas conforme o cronograma

7' DEAGRO 02/06/97

5' DESIP (POF) 09/06/97

13' DJ/DEATE 09/06197

42 e 52 DECSE 16/06/97

9' DEPJS/CONTAGEM 16/06/97

3° c 4' DEIND 30/06/97

6' DEREN {PARTE) 30106197

mente para o 15º pavimento - o primeirc a ser concluído. São, ao todo,

114 pessoas. No 14º e 12º pavimentos está grande parte da Diretoria de Informática, totalizando, aproximadamente, 200 pessoas. A Diretoria de Pesquisas também já iniciou sua mudança, a partir do dia 28 de abril. O Gabinete da DPE, sua Assessoria, seus coordenadores, a área administrativa e o DEMET, com aproximadamente 94 pessoas, já estão ocupando o 10º andar. Nos dias 05, 12 e 26 de maio, o 9º, 8º, 5º e 6º pavimentos estão sendo ocupados por, aproximadamente, 400 pessoas, pertencentes ao DECNA, CTD, DEPIS, DESIP e parte do DEREN. A ocupação dos 3º e 2º pavimentos ainda se encontra em definição por parte da DPC e do CDDI.

Lançamentos O IBGE participa nos meses de maio e junho de

diversas feiras, congressos e seminários: a 8 de junho, em Recife, e deverão reunir mais de 100 mil pessoas. O IBGE estará mostrando ao público os últimos

CONIP 97- no III Congresso Nacional de Informática Pública, que ocorre de 20 a 22 de maio, em São Paulo, serão apresentados e debatidos diversos aspectos de uso e aplicação da tecnologia de informática nos diferentes setores da Administração Pública, no Brasil e no exterior.

Semana N acionai do Meio Ambiente e IX Simpósio sobre Recursos Naturais e Meio Ambiente- reunirá, de 2 a 6 de junho, no auditório da Petrobrás, no Rio de Janeiro, cerca de 1.500 pessoas para discutir questões sobre o meio ambiente. Paralelamente será montada uma exposição de fotografias.

I Feira Internacional do Livro de Pernambuco e I Feira de Livros dos Países de Língua Portuguesa - ocorrerão paralelamente, de 3

lançamentos em publicações, disquetes e CD-ROM.

I Encontro Internacional de Geografia da Bahia - acontecerá de 8 a 11 de junho, em Salvador, e reunirá especialistas de universidades nacionais e internacionais, para discutir "Os lugares do mundo e a globalização dos lugares".

(*) A programação completa dos eventos de que o IBGE participará está à disposição dos usuários via Internet. Para isso basta ir à home page do IBGE (http:// www.ibge.gov.br), clicar em "O que há de novo" e a seguir clicar em "Eventos".

Coordenador do projeto e editor

Entre os lançamen­tos deste mês, no GIS Brasil 97, estão osCD­ROM Mapa da

Série Brasil Geográfico e Diagnóstico Ambiental da Amazôni(l Legal, e a 3ª edição do Atlas Nacional do Brasil.

Publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, produzida pela Coordenação Geral de Comunicação Social

Carlos Vieira (Reg. Prol. n• 18.508 MTb-RJ) Redatores Adilson Ribeiro, Fátima Santos, Léa Aguiar, Regina Mac Cord e Sheila Riera Colaboradores Angelo pavan (DGC}, Francisco Alchorne (DPE), Gisela A vila (CDDI), M. Angélica de Araújo (ENCE) e Vilma Peixoto (COT)

rts~~=-= Av. Franklin Roosevelt, 166- 9° andar Rio de Janeiro/RJ Tei.:(021)220-0411: Fax:(021)262-5429 Endereço na Internet http://www.ibge.gov.br

Programação Visual e editoração L Gonzaga

Impressão e circulação Centro de Documentação e Disseminação de

Informações- CDDI Tiragem: 9500 exemplares