boletim ipb alfenas ano 10 n 03

4

Click here to load reader

Upload: janio-bastos

Post on 24-Oct-2015

12 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim IPB Alfenas Ano 10 n 03

“cumprir seu papel no relacionamento com base num respeito mútuo fixado no reconhecimento deste fato. Deus odeia o divórcio (Ml 2.16), entretanto provê para isto um procedimento que proteja a esposa divorciada (Dt 24.1-4); isto, disse Jesus (Mt 19.8), acontecia "por causa da dureza do vosso coração". O meio natural de compreender seu ensino em Mateus 5.31,32 e 19.8,9 é que a infidelidade conjugal (o pecado do adultério) destroi o pacto do casamento e justifica o divórcio (embora seja preferível a reconciliação); mas aquele que se divorcia de sua esposa por qualquer motivo menor torna-se culpado de adultério, quando ele se casa novamente e leva-a ao adultério quando ela se casa com outro. Nisto Jesus está simplesmente afirmando o princípio de que todos os casos de divórcio e novo casamento envolvem o rompimento da ideia de Deus para o relacionamento sexual. Ele respondeu à pergunta, "Quando é lícito o divórcio?", dizendo que ele é sempre deplorável (Mt 19.3-6), mas não negou que seus corações continuavam endurecidos; assim, pois, o divórcio, embora sempre um mal em si mesmo, pode algumas vezes ser permitido sobre uma base menos ruim. Paulo diz que alguém que se tornou cristão e foi abandonado pelo parceiro não-crente não está "obrigado" (1Co 7.15). Isto evidentemente significa que ele ou ela pode considerar terminada a relação. Se isto deve servir de apoio para conferir o direito a novo casamento tem sido discutido, e a opinião Reformada há muito está dividida sobre o assunto. A Confissão de Westminster (XXIV.5,6) afirma com cautelosa sabedoria o que a maioria dos cristãos Reformados, refletindo sobre os textos citados acima, no correr dos séculos se mostraram concordes a respeito do divórcio: No caso de adultério depois do casamento, à parte inocente é lícito propor divórcio, e depois de obter o divórcio casar com outrem, como se a parte infiel fosse morta. Posto que a corrupção do homem seja tal que o incline a procurar argumentos a fim de indevidamente separar aqueles que Deus uniu em matrimônio, contudo só é causa suficiente, para dissolver os laços do matrimônio o adultério ou deserção tão obstinada que não possa ser remediada nem pela igreja nem pelo magistrado civil; para a dissolução do matrimônio é necessário haver um processo público e regular, não se devendo deixar ao arbítrio e discrição das partes o decidir em seu próprio caso.”

INFORMAÇÕES À IGREJA

1. Resoluções do Conselho O Conselho da Igreja esteve reunido no dia 12 (sábado), e dentre outras resoluções, segue algumas delas:

a) Recebeu carta do irmão Bernardo Rafael, solicitando transferência de membresia pessoal e da família, ou seja, esposa e filhos. E o conselho resolveu atender o referido pedido, solicitando as devidas transferência das igrejas das quais os irmãos são membros.

b) Atendeu ao pedido do Conselho da Igreja de Bambuí, solicitando transferência dos irmãos: Harley e família.

c) Atendeu pedido para enviar carta de transferência do Daniel Bornelli Campos Sério para a igreja em B. H. d) Conceder férias ao pastor, neste mês, de janeiro por 15 dias. Este decide sair de férias a partir do dia 22/01 a fim de ficar mais tempo e com toda disponibilidade com a D. Mirai.

3. Participe do acampamento de Carnaval que acontecerá na cidade

de Lavras, no Colégio Gammon. O valor da inscrição será de 110,00 por pessoa. Além do valor monetário, vá com disposição para crescer espiritualmente. Muitos entendem que este “retiro” serve apenas como uma fuga, e outros, de lazer e oportunidades para brincar comer e dormir. Se for algum destes o seu proposito, desista. O objetivo maior será adorar a Deus em todas as suas proporções.

5. A lista atualizada dos membros da igreja, esta afixado no mural. Se porventura, seu nome não apareceu e foi por nossa falha, por favor, entre em contato com o pastor e saiba qual o motivo. Ser membro da igreja de Cristo é fazer parte do corpo. Quem tem parte com Cristo, tem parte no seu corpo, quem não tem, está, peremptoriamente fora. Se é isso que se quer, tudo bem, respeito!

DIRIGENTE NA REUNIÃO DE ORAÇÂO DE SEXTA 25/01 Pb Donizete REUNIÃO DE ORAÇÃO DA TERÇA-FEIRAEm casa de Vera Lucia, na rua General Costa Campos, 572 - Vila Formosa.

Page 2: Boletim IPB Alfenas Ano 10 n 03

ANIVERSARIANTES DA SEMANA (Ore e se possível ligue para seu irmão)

22-(terça-feira) Gabriel Pereira Soares 8867-109723- (quarta-feira) Maria Zilda Pires de Souza 8703-813525- (sexta-feira) Marilza Helena da Costa Sacconi 3292-494526- (sábado) Bruna Pires de Souza 8703-8135

Parabéns! Que o Senhor da vida aumente mais e mais os seus dias e anos com qualidade e muita felicidade!

RESPONSÁVEIS PELO CHÁ20/01 Vera Lúcia, Ana Paula, Myrtes, Rachel, Beatriz, Laura, Élio Dias

27/01 Luzia, Rosângela, Juraci, Nina, Mª Isabel, Renata, Meire, Luciene, Vander

TRABALHOS DA SEMANA

Terça-feira Sexta-feiraReunião de oração nos lares – 19h30min Reunião de Oração no Templo – 19h30min Quarta-feira Sábado Estudo Bíblico – Templo - 19h30min. Programação UMP – 19h30min.

Quinta-Feira Domingo Programação da UMP- 19h30min Escola Dominical – 09h.

Culto Público – 19h30min (Templo)

PARA O IRMÃO PRATICAR NA ORAÇÃO1. Pastor e família;2. Igreja - para que haja despertamento espiritual.3. Enfermos-- D.Nadeje, D. Mirai, D. Noemi, D. Sônia, D. Terezinha e

D. Dejanira (no Rio de Janeiro).4. Missionários: Jô e seu projeto Missionário; Labieno e família;

Gessé Rios e a recuperação de sua saúde (missionário na África).5. Família de oração sugerida na Escola Dominical-

Assis Vieira da Silva, Mirai, filhos e netos

DEPOSITE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A IGREJA NO BANCO ITAU AG. 8101; C/C 00390-6

Presbíteros: João Adolfo Costa Hanemann, José Donizetti Moreira, José Henrique Souza Franco e Mozart da Guarda Pereira.Diáconos:Richard Gerhardt da Silva, Wesley Batista, José Tito, Élio de Souza e Edevaldo Andrade.

Editoração do Boletim Pastor Assis Vieira da Silva – (cel. 9181-4071) –

[email protected]

Igreja Presbiteriana de Alfenas Avenida São José, 1306, Centro, Alfenas - MG CNPJ: 74014846/0001-17

CEP: 37130-000 – Tel: 35 - 3292-2331 ou [email protected]: www .ipbalfenas.com.br

BOLETIM DOMINICAL Nº 03 –10º ANO20 DE JANEIRO DE 2013

"O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros." (Hebreus 13.4) O MATRIMÔNIO DEVE SER UM PACTO DE RELAÇÃO PERMANENTE Ontem, o meu filho Marcel e Queila, receberam a benção nupcial. Esteve presente um numero significativo de irmãos da igreja. A cerimônia foi realizada na residência pastoral. Achei deveras oportuno, o comentário do Presb. José Henrique sobre o casamento e resolvi transcrever em nosso boletim. Leia-o e aproveite os ensinos nele contidos. “O casamento é uma relação exclusiva em que um homem e uma mulher se entregam um ao outro num pacto para a vida, e com base neste voto solene tornam-se fisicamente "uma só carne" (Gn 2.24; Ml 2.14; Mt 19.4-6). "O matrimônio foi ordenado para o mútuo auxílio de marido e mulher, para a propagação da raça humana por uma sucessão legítima e da igreja por uma semente santa, e para impedir a impureza [licença sexual e imoralidade] (Confissão de Westminster, XXIV.2; Gn 2.18; 1.28; 1Co 7.2-9). O ideal de Deus para o casamento é que o homem e a mulher experimentem o mútuo completamento (Gn 2.23) e participação em sua obra criativa de gerar novas pessoas. O casamento é para todos os seres humanos, mas é desejo de Deus que seu próprio povo se case somente com parceiros da mesma crença (1Co 7.39; cf. 2 Co 6.14; Ed 9-10; Ne 13.23-27). A intimidade em sua maior profundidade é impossível quando as partes não estão unidas na fé. Usando a relação de Cristo com sua igreja para ilustrar o que deve ser o casamento cristão, Paulo ressalta a responsabilidade especial do marido como líder e protetor de sua esposa, e concita a esposa a aceitar seu marido neste papel (Ef 5.21-33). A distinção de papeis não implica, porém, que a esposa seja uma pessoa inferior: como portadores da imagem de Deus, o marido e a mulher têm igual dignidade e valor, devendo”