boletim internacional 83

4
Outubro de 2011 ano 11 nº 83 APRESENTAÇÃOO mês de outubro é um mês eminentemente missionário. Ainda nos ecoam as palavras de Bento XVI em Madrid, mas chegou a hora de fazer-las realidade. Depois desta vivência de encontro com Cristo na eucaristia e com tantos jovens, cabe a Igreja - da qual nós somos parte, e nos sentimos missionários, ou seja, proclamadores da Palavra de Deus - viver e anunciar, de forma renovada o Evangelho. Em 23 de outubro, a Igreja universal celebra a Jornada Mundial das Missões. O lema deste ano diz: “Assim eu vos envio" (Jo. 20, 21) A Igreja vive a missão de Cristo e nos envia a todos os que dela fazemos parte, a viver esta missão salvadora, especialmente com todos aqueles que não tem a felicidade de conhecer o Evangelho. Só, a partir do encontro com Cristo, viveremos nossa fé, e mostraremos ao mundo com alegria, que vale a pena ser cristão, que vale apena seguir a Jesus Cristo, ser membro da JMV, viver com mais afinco a nota missionária de nossa Associação. Será o testemunho de todos os jovens da JMV que vivem o Evangelho o que fará mudar o mundo, inundando-o de amor. Estamos enraizados na fé? Nos atrevemos a viver mais radicalmente o Evangelho? Somos muitos, mas se necessita de muitos mais. Junte-se a esta corrente. Esta é a sua oportunidade. Com Maria, a primeira cristã, ela que viveu a vontade de Deus, como nenhuma outra pessoa. Razão pela qual é a Mãe do Redentor. Nós nos perguntamos como ela é, e como fez a vontade de Deus? Como a viveu? As vezes não é fácil, mas a vida de um cristão é a melhor aventura que se pode viver -, a aventura do amor - é uma forma de promover o melhor. Como nos recordou Bento XVI em Madrid: “A Santíssima Virgem soube dizer 'SIM' a vontade de Deus e nos ensina como ninguém a viver a fidelidade a seu Divino Filho a quem seguiu até sua morte de cruz." Ir. Bernardita García,FC Delegada Internacional da JMV

Upload: secretariado-internacionaljmv

Post on 28-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

SI JMV - BI - Outubro 2011

TRANSCRIPT

Outubro de 2011 – ano 11 – nº 83

APRESENTAÇÃO…

O mês de outubro é um mês eminentemente missionário. Ainda nos ecoam as palavras de Bento XVI em Madrid, mas chegou a hora de fazer-las realidade. Depois desta vivência de encontro com Cristo na eucaristia e com tantos jovens, cabe a Igreja - da qual nós somos parte, e nos sentimos missionários, ou seja, proclamadores da Palavra de Deus - viver e anunciar, de forma renovada o Evangelho. Em 23 de outubro, a Igreja universal celebra a Jornada Mundial das Missões. O lema deste ano diz: “Assim eu vos envio" (Jo. 20, 21) A Igreja vive a missão de Cristo e nos envia a todos os que dela fazemos parte, a viver esta missão salvadora, especialmente com todos aqueles que não tem a felicidade de conhecer o Evangelho.

Só, a partir do encontro com Cristo, viveremos nossa fé, e mostraremos ao mundo com alegria, que vale a pena ser cristão, que vale apena seguir a Jesus Cristo, ser membro da JMV, viver com mais afinco a nota missionária de nossa Associação.

Será o testemunho de todos os jovens da JMV que vivem o Evangelho o que fará mudar o mundo, inundando-o de amor. Estamos enraizados na fé? Nos atrevemos a viver mais radicalmente o Evangelho? Somos muitos, mas se necessita de muitos mais. Junte-se a esta corrente. Esta é a sua oportunidade. Com Maria, a primeira cristã, ela que viveu a vontade de Deus, como nenhuma outra pessoa. Razão pela qual é a Mãe do Redentor. Nós nos perguntamos como ela é, e como fez a vontade de Deus? Como a viveu? As vezes não é fácil, mas a vida de um cristão é a melhor aventura que se pode viver -, a aventura do amor - é uma forma de promover o melhor. Como nos recordou Bento XVI em Madrid: “A Santíssima Virgem soube dizer 'SIM' a vontade de Deus e nos ensina como ninguém a viver a fidelidade a seu Divino Filho a quem seguiu até sua morte de cruz."

Ir. Bernardita García,FC Delegada Internacional da JMV

AMÉRICA...

BRASIL:

Fortaleza: Os Regionais Fortaleza e Serra realizaram, em setembro, sua tradicional gincana (jogos e missão em um bairro carente).

Curitiba: Realizaram, em 27 de agostos, a Consagração Mariana 08 jovens da JMV Toledo - Paraná.

Recife: Felicitamos a JMV Itapetim - PE por seu 15º aniversário. Foi realizado o IV Encontro da JMV Regional Natal, em Campina Grande, de 30-03 outubro, com a participação de 100 membros, com o lema: "Precisamos ser os Vicentes de hoje".

Amazônia: A província se prepara para receber a Assembleia Nacional que será em 2012.

Rio de Janeiro: Nos dias 18 e 19 de junho, aconteceu um Retiro de Formação do Regional Serrano, onde cinco jovens fizeram a consagração foi eleita a nova Diretoria do Regional.

Belo Horizonte: Celebrou o 18 de julho com um encontro regional onde participaram 45 membros de três grupos, e em 31 do mesmo, a província ganhou mais um grupo: JMV Virgem de Fátima em Contagem - Minas Gerais.

ESTADOS UNIDOS:

A JMV-FIAT da paróquia Santo Antônio foi

nomeada, e receberá, em 18/11/2011, o prêmio de Grupo Jovem Destaque em Filantropia do Estado de Alaska.

Foi criado um novo grupo de JMV, com dez jovens, em Emmitsburg.

PERU:

Realizaram, no mês de outubro, uma missão em Arequipa e em Puno, e externam sua alegram de haver evangelizando aquele grupo de pessoas.

COSTA RICA:

Em 19 de setembro a JMV celebrou com toda a Família Vicentina os 150 anos de presença Vicentina em Centro-América.

VENEZUELA:

A JMV Venezuela renovou seu estatuto na Assembleia Nacional celebrada de 21 a 23 de outubro, cujo o lema "O tempo é hoje"

MÉXICO:

A JMV está vivendo seu ano jubilar (150 anos). Em novembro realizarão sua Assembleia Nacional, onde Yasmine e Argelys participarão.

CENTRO AMÉRICA:

As chuvas torrenciais caídas constantemente provocaram o transbordamento de rios e a morte de numerosas pessoas em El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Costa Rica e Panamá. as Filhas da Caridade destes países e a JMV ajudam no que podem às vitimas, chegando a acolher a famílias interas.

EUROPA OCIDENTAL... PORTUGAL:

Realizaram o XXVII Encontro Nacional da JMV Portugal, nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Filgueiras, com o tema: “Enraizados em Cristo, Firmes na Fé” onde participaram cerca de 100 pessoas. E em 05 de outubro, celebraram o VII Encontro Nacional da FV.

ESPANHA: Durante o curso 2010-2011 realizaram envio de

missionários: 03 a Moçambique, 03 a Bolívia e 05 a Cuba.

O Conselho Nacional da JMV está divulgando o Documento de “Processo de Amadurecimento na Fé” pelas 09 províncias de Espanha, no mês de outubro.

Tem como lema do ano 2011-2012: “Gritemos a Grande Verdade!”

ITALIA:

O Conselho Nacional se reuniu 03 e 04/09/2011 em Nápoles, onde se avaliou o último curso e se planejou o seguinte que terá como lema: "Compartilhemos o sonho da entrega em missão". Entre outras cosas se decidiu que terão como símbolo nacional um cachecol onde levará

estampada a Medalha Milagrosa. FRANÇA:

Aconteceu em Paris em 22 e 23 de outubro, a

Assembleia Nacional da JMV França.

Boletim Internacional JMV - Outubro de 2011

UMA FAMÍLIA MUITO ESPECIAL…

Quando nos perguntam: - "Quem é a sua família?" A resposta simples e original aponta para a nossa família biológica: pais, irmãos e parentes mais próximos. Esta noção de família varia de uma cultura para outra, segundo como se a perceba. Na África por exemplo, "família" é um conceito muito amplo, e engloba toda uma tribo ou etnia. Algo que podemos trasladar a nossas comunidades de fé, com as que compartilhamos uma espiritualidade herdada de nossos santos fundadores: São Vicente e Santa Catarina; bastante compatível com a resposta de Jesus no Evangelho quando lhe informam que seus familiares “biológicos” lhe buscam (Lc. 8: 20-21). A resposta, a sabemos de sobra. Daí que todos os que compartilhamos a espiritualidade vicentina somos uma Família, e como tal, co-responsáveis unos pelos outros para dar vida em abundância.

Um ano depois de celebrar o 350º aniversário da morte de São Vicente e Santa Luisa, é tempo de recolher os frutos daquela celebração. Ao longo deste ano, nos diferentes ramos, estamos vendo que uma boa colheita nos correspondeu. Leiam um pouco as notícias destes três últimos meses dos distintos ramos para pôr nomes aos frutos colhidos. Tudo é benção! E um dos frutos que vimos como jovens vicentinos foi, sem dúvida alguma, o grande Encontro EJV + JMJ de Madrid de 12 a 21 de agosto. Desenvolvido com o lema “Vicentinos, um estilo de vida para hoje”. O EJV reuniu a mais de 1600 jovens de mais de 57 nacionalidades, que vieram com vontade e sonho de compartilhar sua fé na Igreja, aprofundar nas raízes de nosso carisma vicentino e viver em comunidade. A todos nos marcou cada momento compartilhado: oficinas, missas, visitas a obras vicentinas, folclores, etc. Porém, a todos nos impactou de forma especial a celebração na que se descobriu o rosto de São Vicente. E o nosso Diretor Geral descreve muito bem nossos sentimentos em sua carta de agradecimento: "Os rostos dos jovens, eram brilhantes e cheios de alegria, ... isso nos fez sentir um saudável orgulho de pertencer a um Carisma muito importante para o mundo e a Igreja de hoje”. Sim, esse rosto de São Vicente não deixa indiferente, nos chama à urgência de servir aos pobres, seguindo o exemplo de Maria, nossa Mãe e fundadora de nossa Associação.

Hoje temos ainda muitos desafios que superar, como por exemplo seguir trabalhando para que nossos projetos alcancem os Objetivos do Milênio (ODM), fixados pelas Nações Unidas no ano 2000, para 2015. A quatro anos da data prevista, podemos nos perguntar o quê fizemos para contribuir com a erradicação da pobreza extrema e a fome; promover a educação primária universal; a igualdade de gênero e a autonomia da mulher; a mortalidade infantil; a saúde materna; a luta contra a AIDS, a Malária e outras enfermidade; a sustentabilidade ambiental e a criação de uma Associação mundial para o desenvolvimento. Graças a Deus, todos estes ODM são as diferentes áreas pelas que temos alguns projetos em comum como FV, e onde a colaboração entre os distintos ramos nos pode ajudar a superar todas as dificuldades, se temos também em conta uma arma poderosa de trabalho que desenvolvemos: a Mudança de Estruturas. Demos graças a Deus por ser parte desta Família, porque, como nos recorda mais uma vez o Pe. Gregory, “Cada ramo tem seus dons particulares e juntos somos uma força transformadora na sociedade, que vai gerando vida onde mais se necessita”.

Ghislain Atemezing Conselheiro Internacional

"Se alguma vez você pensou viver uma aventura em um país diferente, fazer uma missão juvenil, conhecer gente e convidar-la para a Igreja de Cristo, esta é sua oportunidade. Se tens um nível alto de Inglês seja voluntário do SIJMV! Contate-nos: [email protected]."

NOTÍCIA IMPORTANTE!

Boletim Internacional JMV - Outubro de 2011

INTERNACIONAL…

O Diretor Geral confirmou as seguintes nomeações: Pe. Miguel Oscar Muñoz Ruiz, CM (Assessor, Espanha), Ir. Jeanne D´Arc Uwamahoro- Buruku, FC (Assessora, Burundi e Ruanda), Luis Le Tuam Phoc Tam (Presidente, Vietnã);

Foram aprovados os Estatutos Nacionais da JMV Ruanda e Burundi (julho 2011) e da JMV Brasil, (outubro 2011);

O Superior Geral escreveu uma carta em agradecimento à Família Vicentina pela realização e participação no EJV Madrid 2011. Ler-la em nosso site;

Durante a JMJ (16/08/2011) realizamos a Jornada de Portas Abertas do SIJMV para a FV, que teve a oportunidade de conhecer mais de perto este lugar de referência para a internacionalidade da Associação;

Outubro/Novembro 2011 Argelys Vega (Conselheira) fará uma visita a JMV Centro América (Nicaragua, El Salvador e Guatemala) e México. Yamine Cajuste (Presidenta) também estará em México para celebrar os 150 anos de existência da Associação no país.

REALIZANDO A MUDANÇA DE ESTRUTURAS EM FILIPINAS NO ÁMBITO UNIVERSITÁRIO…

Entre as atividades que realizaram desde janeiro de 2010 estão: seminários e oficinas sobre a Mudança de Estruturas para diferentes grupos de pessoas, os Prêmios Nacionais de São Vicente de Paulo, a inclusão no currículo de uma disciplina sobre a Herança Vicentina tanto para os estudantes universitários como para a Escola de Graduação, formação vicentina do pessoal e projetos comunitários para as comunidades adotadas pela universidade. Ademais da formação, destacamos como projetos concretos de mudança de estruturas no país: SV Sudz - Sabão para Lavadoras e Suavizante para Roupa, "Padyak" - Distribuição de Triciclos e Bigasam - Centros para a venda de arroz no varejo, destinados a povoados das vias férreas que foram trasladados para longe da área metropolitana de Manila. .

Em novembro do 2009, dez representantes dos diferentes ramos da Família Vicentina (FamVin) de Filipinas participaram da Reunião Continental da FamVin - Ásia e Oceania em Bangkok, Tailândia. Ao regressar à Filipinas, alguns nos reunimos e discutimos a melhor forma de atender a este chamado. Entre os mais entusiasmados e decididos promotores da Mudança de Estrutura no país está a Universidade de Adamsam (AdU), uma universidade Católica e Vicentina sobre a responsabilidade da Congregação da Missão. Através da liderança do Pe. Gregório L. Bañaga Jr.CM, Presidente da universidade, a disseminação do conceito e prática da Mudança de Estruturas se converteu em uma prioridade na universidade. O Escritório da Identidade e Missão Vicentina (OVIM) e os Serviços para uma Comunidade Integrada (ICES), dois escritórios diretamente subordinados ao presidente, tem a tarefa de promover esta iniciativa.

Pamela B. Mantuhac Diretora do Escritório de Identidade e Missão Vicentina

(Ex Voluntária Internacional do SIJMV)

www.secretariadojmv.org

Boletim Internacional JMV - Outubro de 2011