boletim informativo -...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Intolerância religiosa “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo. 1.11). duas semanas acompanhamos atônitos por meio dos noticiários o atentado terrorista ocorrido na Norue- ga. O autor da barbárie, o norueguês Anders Behring Breivik, matou 93 pessoas para protestar contra o Islã, contra os islâ- micos e contra aqueles que os toleram. Anders foi associado a grupos ultradireitistas e fundamentalistas cristãos na Noruega. Motivado por razões políticas e religiosas, ele exteriorizou sua intolerância usando covardemente a violência. A intolerância está presente nos mais diferentes segmentos na socie- dade, sendo exercida invariavelmente contra as minorias. Temos tam- bém o exemplo do Oriente Médio, onde a intolerância entre judeus e árabes já vitimou milhares. No mesmo Oriente Médio, há quase 2.000 anos, Jesus também foi ví- tima de intolerância, não por parte de um extremista ou de um grupo opositor, mas daqueles que serviam ao mesmo Deus que ele e, mais que isso, freqüentavam a mesma sinagoga (Lc. 4.16-30). Judeus que não aceitavam a presença de outro judeu por não se enquadrar nos padrões preestabelecidos pelo meio religioso do qual faziam parte. Esse quadro de intolerância religiosa dentro do mesmo nicho de fé pode ser visto também nos dias de hoje, entre os evangélicos. Ca- rismáticos, progressistas, pentecostais, tradicionais, liberais e funda- mentalistas não to- leram conviver uns com os outros. Por isso tantas igrejas e denominações di- ferentes, já que es- sas pessoas não têm a humildade de con- siderar “cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp. 2.3b). A pluralidade de deno- minações é um desfa- BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 375 • 7 DE AGOSTO DE 2011

Upload: phungthuan

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Intolerância religiosa“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo. 1.11).

Há duas semanas acompanhamos atônitos por meio dos noticiários o atentado terrorista ocorrido na Norue-ga. O autor da barbárie, o norueguês Anders Behring

Breivik, matou 93 pessoas para protestar contra o Islã, contra os islâ-micos e contra aqueles que os toleram. Anders foi associado a grupos ultradireitistas e fundamentalistas cristãos na Noruega. Motivado por razões políticas e religiosas, ele exteriorizou sua intolerância usando covardemente a violência.

A intolerância está presente nos mais diferentes segmentos na socie-dade, sendo exercida invariavelmente contra as minorias. Temos tam-bém o exemplo do Oriente Médio, onde a intolerância entre judeus e árabes já vitimou milhares.

No mesmo Oriente Médio, há quase 2.000 anos, Jesus também foi ví-tima de intolerância, não por parte de um extremista ou de um grupo opositor, mas daqueles que serviam ao mesmo Deus que ele e, mais que isso, freqüentavam a mesma sinagoga (Lc. 4.16-30). Judeus que não aceitavam a presença de outro judeu por não se enquadrar nos padrões preestabelecidos pelo meio religioso do qual faziam parte.

Esse quadro de intolerância religiosa dentro do mesmo nicho de fé pode ser visto também nos dias de hoje, entre os evangélicos. Ca-rismáticos, progressistas, pentecostais, tradicionais, liberais e funda-mentalistas não to-leram conviver uns com os outros. Por isso tantas igrejas e denominações di-ferentes, já que es-sas pessoas não têm a humildade de con-siderar “cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp. 2.3b). A pluralidade de deno-minações é um desfa-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 375 • 7 DE AGOSTO DE 2011

vor para a fé cristã. Esse divisionismo testemunha contra uma prática de fé que apregoa o amor, a unidade e a tolerância.

Invariavelmente essas tendências evangélicas optam por caminhar isoladamente em seus próprios templos e cultos, mas há também ca-sos em que esses grupos coexistem dentro de uma mesma igreja. O que acontece então é uma falsa tolerância, na qual o diferente é acei-to apenas porque cada um tem a “fé” de que em algum momento ele vai se converter e passar a fazer parte do seu grupo.

Irmãos e irmãs de uma mesma igreja se rotulam e se classificam como mais ou menos espirituais, esquecendo-se de que, em última análise, todos são pecadores e carecem da graça de Deus. Não podemos criar estereótipos do que é ser crente ou de quem é mais ou menos santo. A referência de conduta do cristão e da igreja é a Palavra de Deus. Tudo o que for feito ou falado que fuja da Bíblia deve ser corrigido e evitado, pois a nossa referência é e sempre será a Palavra, e não os padrões humanos.

Tolerar nada tem a ver com concordar com o pecado do outro, mas sim aceitar aquele que pensa e pratica a fé de forma diferente da mi-nha. Quando vemos que nosso irmão ou irmã está trilhando um cami-nho que desagrada a Deus, é nossa responsabilidade alertá-lo e aju-dá-lo a tomar o rumo certo. Contudo, como e por onde nosso próxi-

mo quer caminhar para Deus não nos cabe julgar. Te-mos, sim, é que dar as mãos uns aos outros e cami-nhar juntos, já que desejamos chegar ao mesmo lu-gar (Ef. 4.1-2).

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira nem veremos se-não uma parte da verdade, e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi, líder pacifista indiano (1869-1948)

MISSÃOUma Semana para JesusFoi uma experiência inesquecível e de grande impacto na vida das pessoas de nossa igreja que par-ticiparam do Projeto Missionário Uma Semana pra Jesus, da Igre-ja Metodista. Neste ano, o even-to ocorreu no Perequê, um bairro carente do Guarujá (SP), na Baixa-da Santista. Cerca de 400 voluntários das igrejas da 3ª. Região se reu-

niram ali, entre os dias 16 e 23 de julho, para atendimento à comuni-dade no sistema de mutirão, nas áreas de saúde, educação, promoção social e evangelismo.

Foi a edição que reuniu mais jovens e juvenis, desde o lançamento do projeto, em 1996. Da Igreja Metodista em Itaberaba, participaram seis juvenis – Bia Bentley, Bia Chinelo, Danilo Melo, Felipe Lakatos, Maria-na Wada e Vinícius Moreno – e também nossas irmãs Doroti Fenner, Íris Meira Nascimento e Salete Lakatos.

Todos colaboraram intensamente com as várias atividades do projeto. A Bia Chinelo e a Mariana se dedicaram à iniciativa “Evangelizando através da Dança”, enquanto a Bia Bentley e o Felipe atuaram na ati-vidade “Evangelizando através do Teatro”. O Danilo e o Vinícius, por sua vez, cooperaram na realização da Escola Bíblica de Férias (EBF).

“Nunca tinha tido a experiência de evangelizar”, disse Bia Bentley em testemunho que enviou ao Boin. “Eu já tinha participado de uma edi-ção anterior do projeto, mas havia ficado apenas na EBF”, conta ela. “Desta vez, porém, Deus permitiu que a gente se preparasse antes de ir. Passamos três dias nos capacitando no Jucami (Juvenis Capacita-dos para a Missão).”

Para o grupo, a experiência em Perequê foi o pontapé inicial para se dedicarem à missão de evangelizar. “Foram dias de muita comunhão com Deus e de um com o outro”, prossegue Bia em seu testemunho. “Tive experiências com Deus que marcaram minha vida para sempre. Saí de lá transformada e renovada. Valeu a pena dedicar uma sema-na pra Jesus, mas valerá muito mais dedicar todos os dias a Ele. Agora é a hora de colocarmos tudo o que aprendemos em prática, ganhan-do almas para Cristo!”

Por Benjamin Gonçalves

“A intolerância fecha os caminhos da compreensão e da sensibili-dade, aos quais só têm acesso as almas que sabem da sua seme-lhança com as demais.” Carlos Pecotche-Raumsol, pensador argentino

PARA MEDITARDez jóias do livro de Provérbios1. A fofoca: “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos” (Pv. 16.28).2. A correção: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido” (Pv. 12.1).3. A sabedoria: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. (Pv. 9.10).

4. A raiva: “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime” (Pv. 29.11).5. O adultério: “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Pv. 6.32).6. Aprender das formigas: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem ofi-cial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento” (Pv. 6.6-8).7. Uma palavra bondosa: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra” (Pv. 12.25).8. A oração: “O Senhor está longe dos perversos, mas atende à ora-ção dos justos” (Pv. 15.29).9. Sete coisas: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que se-meia contendas entre irmãos” (Pv. 6.16-19).10. Não falar: “O que despreza o próximo é falto de senso, mas o ho-mem prudente, este se cala” (Pv. 11.12).Adaptado de um texto de Timóteo Carriker, missionário e professor de teologia presbiteriano norte-americano, que atua no Brasil desde 1977. Fonte: www.imw3.com.br.

Aniversariantes7/8 Juracy U. Camargo e Felipe Spedo Laguna10/8 Valéria Gomes Barreto11/8 Dora de Oliveira Dorta11/8 Maria Amélia Fonseca12/8 Marcelo dos Santos Dutra

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Manoel Men-

donça, Bruno Estrozi, Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba) e Márcia Lílian;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do bispo Adriel Maia, da nossa Região.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

Não deixe de contribuir com alimentos para compormos a

Cesta do Amor. Traga as doações de preferência no primeiro

domingo de cada mês. Sua participação é fundamental!

Programação de agosto:Dia 14: Café da manhã do Dia dos Pais e apresentação da peça “O Filho Pródigo”, durante o culto;Dia 21: Aniversário do Coral, com a participação do Pr. Edson Cézar;Dia 28: Aniversário do Coral, com a apresentação da cantata “Jesus, Nome de Poder”.

Classe de novos membrosNo terceiro domingo de agos-to, dia 21, iniciaremos uma classe para novos membros na Escola Dominical. Os(as) interessados(as) devem procurar o Pr. Tiago.

Curso “Casados para Sempre”

O Ministério da Família oferece aos casais de nossa igreja o cur-so “Casados para Sempre”, que terá início em de 21 de agosto, no horário da Escola Dominical. Os casais que tiverem interesse em participar devem procurar a Fernanda ou o Emerson.

Vem aí o Acampamento de Casais

Data: De 18 a 20 de novembro;Local: Hotel-Fazenda Morada do Verde, em Campo Limpo Paulista;Investimento: R$ 450,00 (por casal).Em breve, mais informações.

Avisos

O Filho Pródigo

14/819h00

Promoção:Ministério de Teatro e Ministério de Música e Louvor (com a participação dos grupos de louvor e Coral da IMI.

T E A T R O

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Edward/Gina Roberto/Edward

GUARDADOR DOS CARROS Manuel Arrais Júlio Felipe

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Carolina ---

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Cláudio

OPERADORA DO DATASHOW Beatriz Eula

DIREÇÃO DO CULTO Flávia Gonçalves/Pr. Tiago Silas/Samuel

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feIRA 4ª feIRA 6ª feIRA DOMINgO

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã

Folga

8h30 – 11hTiago - 8h30 – 11h

Tiago - - 9hLaura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Guará e sua sinhá: “O que você quer?”