boletim informativo - dezembro 2019 contigo nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “a...

10
1 De perto Conheça mais profundamente o processo de Atualização e Revisão de Constituições atualmente em curso na Congregação. Notícias Informe-se sobre as notícias mais relevantes das nossas Províncias nos últimos meses. #Comprometidos Apresentamos-lhe Fegue MBA Féline Claire, uma jovem voluntária do nosso centro de Yaoundé (Camarões). A fundo Descubra como se vive o Natal nos centros da Irmãs Hospitaleiras, localizados em Itália. CONTIGO Nº 35 Boletim informativo - Dezembro 2019

Upload: others

Post on 30-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

1

De pertoConheça mais profundamente o processo de Atualização e Revisão de Constituições atualmente em curso na Congregação.

NotíciasInforme-se sobre as notícias mais relevantes das nossas Províncias nos últimos meses.

#ComprometidosApresentamos-lhe Fegue MBA Féline Claire, uma jovem voluntária do nosso centro de Yaoundé (Camarões).

A fundoDescubra como se vive o Natal nos centros da Irmãs Hospitaleiras, localizados em Itália.

CONTIGO Nº

35

Boletim informativo - Dezembro 2019

Page 2: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

2

FELIZ NATAL!O Natal é a festa mais bonita do ano

O Natal é a festa mais bonita do ano, uma festa de luzes e cores para crianças e adul-tos que celebram o nascimento de Jesus.

Durante esta época, em todos os centros de Irmãs Hospitalárias, em Itália, sente uma atmosfera de paz e amor.

No centro de AlbeseNo centro de Albese “Casa di cura San Benedetto” para celebrar o Natal, um sábado de dezembro, reúnem-se para almoçar as irmãs, os colaborado-res e os utentes com as suas famílias. Depois do almoço há jogos, distribuem-se presentes, acima de tudo, muita diversão. Todos os presentes vivem momentos inesquecíveis de enorme partilha.

Sabemos também que para alguns dos nossos utentes, em geral, o Natal pode ser vivido com tris-

teza e nostalgia por um tempo passado que já não existe, e é precisamente por isso que se realizam muitas visitas: grupos de canto que chegam para nos deleitar, grupos de jovens que organizam es-petáculos, grupos folclóricos e uma grande tôm-bola.

A novena vive-se de forma muito sentida e espe-cial, tanto pela comunidade de irmãs presente no centro como pelos utentes. Também se realiza uma Missa de Natal a que assiste uma grande parte da Comunidade Hospitaleira. Todos se juntam para celebrar com alegria o nascimento do Menino Je-sus, que se faz homem para trazer paz, serenidade e esperança.

No dia de Natal, além de celebrar a Eucaristia, todo o centro se reúne para partilhar um saboroso al-

O Natal é a festa mais bonita do ano, uma festa de luzes e cores para crianças e adultos que celebram o nascimento de Jesus. Em toda a

Itália, as ruas estão iluminadas e as casas decoradas para a ocasião. Sente-se uma atmosfera de paz e amor.

A fundo

Page 3: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

3

moço, onde não pode faltar o Panettone, pastel tí-pico milanês, acompanhado de um copo de vinho espumante.

No centro de NettunoNo centro de Nettuno, a alegria do Natal é enorme e familiar, porque o nosso centro “Villa Miramare” antes de ser um lar de descanso é, acima de tudo, um “lar” para os residentes. Como em todos os la-res, os preparativos são muito animados, o que faz com que o Natal se viva com enorme alegria. Ce-lebrações religiosas acompanham as solenidades.

As atividades dos educadores centram-se na pre-paração dos enfeites para as árvores típicas de Na-tal, os presépios, os presentes para os voluntários e para quem vier visitar o centro nesses dias. Durante o mês de dezembro prepara-se um grande número de eventos temáticos: tômbola para os residentes e suas famílias, exposições, concertos dos alunos das escolas próximas, reuniões com diversos grupos ju-venis das paróquias próximas... E, finalmente, algu-mas saídas para ver os presépios, assistir a alguns concertos e passear pelos mercados típicos desta época. Alguns dos residentes vão a casa para viver estes dias junto dos seus entes queridos.

Na ceia de Natal, utentes, irmãs e colaboradores reúnem-se como uma família. A casa enche-se de alegria por todos os cantos, as decorações natalí-cias invadem todas as unidades e departamentos com um jogo de luzes quentes e festivas. Por vezes

regressa algum dos nossos antigos residentes para fugir à solidão e desfrutar da nossa companhia du-rante estas festas. O Natal em “Villa Miramare” é acolhedor.

No centro de Ascoli PicenoNo centro de Ascoli Piceno “Villa San Giuseppe”, o Natal tem um sabor particular. Tal como em todos os centros da Província, os utentes preparam as de-corações de toda a casa juntamente com os volun-tários, os educadores e os colaboradores. Presta-se especial atenção à criação de pequenos presépios que depois se mostram em todas as unidades e de-partamentos, incluindo a administração.

Desde há três anos, durante o período natalício, realizamos o “Festival San Giuseppe” no auditório do centro. É um evento de canto onde participam utentes, irmãs e colaboradores com o objetivo de passar um bom bocado e encher o coração de to-dos os presentes de alegria. Este festival tem um júri que, com os seus votos, escolhe vencedor ou vencedores da melhor canção apresentada.

O Ano NovoNa reta final do período natalício vivemos o Ano Novo, acontecimento muito celebrado em toda a Itália. Atualmente, a maioria das pessoas, em vez de ir celebrar para os clubes, vão para as praças onde se realizam espetáculos musicais e se brinda com espumante para celebrar a chegada do Novo Ano.

A fundo

Page 4: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

4

Mesmo nos nossos centros, os residentes que pos-sam esperar acordados até à meia-noite para ver o fogo-de-artifício das suas janelas, como já é costu-me, e fazem um brinde com a esperança de que o ano novo seja melhor que o passado. No primeiro dia de janeiro é tradição, depois da missa do Ano Novo, comer um bom prato de lentilhas, porque como diz a lenda… “quem come lentilhas no dia um de janeiro terá muito dinheiro o ano inteiro”.

A partir dessa data, em todos os centros de Irmãs Hospitaleiras em Itália, organizam festas e jogos para terminar as celebrações natalícias e, aos pou-cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade da Epifania, encerra as festas de Natal com chave de ouro. Quando terminam as festas de Natal, fica um pouco de tristeza: apa-gam-se as luzes, tiram-se as decorações, a vida co-meça de novo, mas no coração de cada um perma-nece a alegria vivida e a expectativa para o próximo ano.

Agradecemos ao Senhor porque, mesmo hoje, quando o Natal se apresenta como um negócio, ainda conseguimos vivê-lo profundamente e de acordo com as tradições religiosas dos nossos pais. Porque o Natal é sempre o início de uma nova era, a era de Cristo no meio de nós. Feliz Natal!

Todos os centros de Irmãs

Hospitaleiras em Itália

organizam festas e jogos para encerrar as celebrações natalícias

A fundo

Page 5: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

5

Sor Léontine Judith Ngo Mbock, segunda Conselheira geral e coordenadora da Comissão de Revisão de Constituições explica-nos detalhes deste processo, tão significativo na nossa Congregação.

Porquê uma revisão de Constituições neste mo-mento?A revisão e atualização das nossas Constituições não é um evento novo na Congregação; ao longo dos anos, desde a chamada do Concílio Vaticano II para o ”aggiornamento”, a nossa Congregação foi renovando e adaptando a sua “Regla de vida” às necessidades dos tempos.

Neste momento, a necessidade de adaptação tem um caráter mais global, por isso, no XXIV Conselho Plenário reconhecíamos a oportunidade de iniciar este processo, pelas seguintes razões:- Acolher a reflexão, que se vem fazendo, sobre a identidade e missão da vida consagrada na Igreja e no mundo.- Aprofundar o nosso carisma e espiritualidade, juntando perspetivas que possam enriquecer mui-to mais a vivência da vida consagrada e a missão hospitaleira.- Abrir-nos à diversidade cultural, aos valores uni-versais do carisma, à inculturação e à intercultura-lidade.

O que significa concretamente para a Congre-gação, e para a Instituição, rever as Consti-tuições de Irmãs Hospitaleiras?O processo de Revisão e Atualização das nossas

Constituições é para a Congregação um tempo de graça, comunhão, celebração e louvor pelo gran-de dom do Carisma da Hospitalidade, que nos foi oferecido para que ”o vivamos, custodiemos, apro-fundemos e desenvolvamos constantemente” (Cons-tituições, 1995, nº9).

Nesta perspetiva, é também uma responsabilidade, de fidelidade ao espírito dos nossos Fundadores, o que exige de nós: criatividade, conversão e camin-hos de revitalização. É uma oportunidade para vol-tar às origens e beber das fontes do carisma hospi-taleiro, acolher o hoje da Igreja, do mundo… assim como o parecer e a vivência de todas as irmãs da Congregação.

Qual o objetivo que se pretende alcançar, se-gundo a proposta feita no XXI Capítulo geral?A o objetivo desta revisão, lembra-nos sor Ana-bela Carneiro, Superiora geral, na Circular n.º 38, quando apresenta o processo: “pretende-se não só fazer mudanças para adaptar a nossa legislação à realidade, como “revisitar” o nosso “Livro de Vida” de modo a que, à luz do Espírito, fonte de todos os carismas, e acompanhadas dos nossos Fundadores, revitalizemos a nossa identidade vocacional de mul-heres consagradas a Jesus, testemunhos da sua com-paixão e misericórdia para com os doentes e todos os que sofrem”.

A metodologia é simples; contempla uma ilumi-nação a partir dos textos bíblicos, a experiência carismática e espiritual dos nossos fundadores, o

De perto

Segunda Conselheira geral e coordenadora da Comissão de Revisão de Constituições.

Léontine Judith Ngo Mbock

“O processo de Revisão e Atualização das nossas Constituições é para a Congregação um tempo de graça, comunhão, celebração e agradecimento pelo grande dom do Carisma da Hospitalidade”

Page 6: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

6

De perto

magistério da Igreja, a revisão da nossa vida pessoal e comu-nitária (à luz desta história de misericórdia e compaixão que Deus vai tecendo com cada uma). Através de todo este tra-balho, as irmãs contribuem com o seu parecer sobre os números de Constituições corresponden-tes ao tema estudado.

Os contributos das comunida-des, depois de serem avaliados pela Comissão, e por especialis-tas, serão introduzidos no texto atual das Constituições. Este ma-terial constituirá a versão provi-sória das novas Constituições, que será estudada e aprovará num Capítulo Geral Especial.

Qual o itinerário definido para realizar este processo? Que passos já foram dados?O itinerário, em forma de camin-ho espiritual, consta de 12 temas desenvolvidos em fichas. Men-salmente estudamos uma ficha; o que implica três reuniões co-munitárias, precedidas sempre por um trabalho de reflexão e oração pessoal, para acabar com uma celebração festiva.

Este processo foi iniciado em 16 de março de 2019. No mês de abril foi explicada a metodologia e o itinerário nas Províncias, e em maio começamos com a pri-meira Ficha. Em grandes traços o itinerário é o seguinte:

- De maio de 2019 a abril de 2020: estudo mensal das Fichas. - Em maio de 2020: conclusão da fase de trabalhos nas Províncias.- De junho a outubro de 2020:

introdução das mudanças no texto de Constituição pela Co-missão.- Em novembro de 2020: reenvio do novo texto de Constituição às comunidades para a sua re-leitura- Em 20 de janeiro de 2021: en-vio das propostas de cada co-munidade à Comissão. - Em fevereiro de 2021: intro-dução dos contributos no texto de Constituições. - Em 16 de março de 2021: en-trega do texto das Constituições revistas à Superiora geral.

O que representa para as ir-mãs, em concreto, e em geral para toda a Comunidade Hos-pitaleira este processo?As irmãs da Congregação estão a vivê-lo com muito empenho, entusiasmo e agradecimento. O processo vai-nos ajudando a mergulhar na experiência da consagração hospitaleira e a va-lorizar mais o dom da chamada, ao serviço do Reino em hospita-lidade.

Ao fim de quase um ano a animar este processo, a nível pessoal, o que está a significar para si, como Irmã Hospitalei-ra e como Conselheira geral?A nível pessoal está a ser mui-to enriquecedor. É uma forma concreta de aprofundar as nos-sas origens, “de onde vimos”, mas também os ensinamentos da Igreja e a realidade do mun-do. Trabalhar junto das irmãs da Comissão, a maioria delas com muita experiência de vida hos-pitaleira e de aprofundamento dos temas carismáticos, é um

prazer para mim.

Sinto-me próxima, e em comun-hão, com cada irmã da Congre-gação neste processo; as mensa-gens que nos chegam de todo o mundo são muito encorajadoras e esperançosas; enchem-nos de agradecimento pelo que Deus vai construindo em cada uma de nós. É certo que é uma grande responsabilidade, mas partilha-das com todas, assumida com simplicidade e entrega genero-sa.

Uma mensagem que queira enviar a toda a Comunidade Hospitaleira, neste momento tão significativo de revisão de Constituições.À Comunidade Hospitaleira en-vio uma mensagem de comun-hão e agradecimento, a todos os que nos estão a acompanhar e a apoiar com a sua oração neste processo. Às irmãs da Congre-gação digo-lhes que sigamos o itinerário com ânimo, entusias-mo e agradecimento.

Termino com estas palavras de sor Anabela, na Circular n.º 38, tão iluminadoras: “que signifi-cativo seria se, neste processo, conseguíssemos, a nível pessoal e congregacional, reavivar o dom recebido e sentir-nos, com sinais visíveis, mais mulheres; mais chamadas e consagradas como seguidoras de Jesus samaritano; mais irmãs com outras irmãs; mais enviadas a servir os doen-tes e pobres; mais hospitaleiras, a exemplo de Maria”.

Page 7: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

7

50 anos de fidelidade ao SenhorProvíncia de Portugal

Notícias

Nos dias 19, 24, 27 e 30 do passado mês de outubro, em Assumar, S. Miguel-Açores, Funchal e Lisboa, as Irmãs Hospitaleiras da Província de Portugal juntaram-se com um mesmo sentimento: agradecer o amor de Deus nas suas vidas. Quatro irmãs da Província renovaram os seus votos junto das suas comunidades religiosas, utentes, colaboradores e familiares. Graças à sua generosidade, partilhamos o testemunho do que cada uma delas sentiu, ao celebrar esta importante data.

“Celebrar 50 anos de consagração ao Senhor é um momento muito feliz. Um momento de agradecimento pela vocação recebida no serviço da hospitalidade. Um momento para ver como Deus nos está a ajudar a viver a nossa vocação e a oferecê-la em fidelidade à missão”, Irmã Floripes.

“Para mim, celebrar 50 anos de vida consagrada é celebrar a hospitalidade sempre e em todas as coisas. Servir Jesus nos doentes foi a minha opção de vida. Peço sempre ao Senhor que envie novas vocações para servir os mais necessitados. Deus é tudo para mim, mas devo saber que sou tudo para Deus, e só seguindo Cristo tem sentido a minha vida”, Irmã Cremilde.

“Entrego-me a ti, Senhor, toda inteira, seguindo o exemplo de tua Mãe, e digo SIM novamente. Depois de 50 anos de consagração, a minha vida ganhou um novo significado com o desejo de continuar a viver, proclamando: À TUA FIDELIDADE SENHOR, CANTAREI PARA SEMPRE! Entrego o meu passado à tua misericórdia. Consagro o meu presente ao teu amor. Em tuas mãos providentes coloco o meu futuro”, Irmã Arminda Inês.

“Celebrar 50 anos de consagração na hospitalidade é louvar e agradecer a Deus pelo caminho que realizou em mim. A sua paciência para me dar forma, cada vez que a minha vida se deformava. Celebrar 50 anos é reconhecer e agradecer as maravilhas que Deus me revelou: - Na Palavra que me aliviou e aplanou o caminho.- Na vida dos Fundadores, que continuam a ser uma grande inspiração para mim na vivência do carisma hospitalário.- Em tantos utentes que no mar Hospitaleiro foram verdadeiras “âncoras” para mim.- Nas irmãs de quem recebi tantos gestos de comunhão, ajuda e amizade.- Nos colaboradores com quem partilhei a missão hospitaleira”, Irmã Maria Anália

Page 8: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

8

Dia da Saúde MentalProvíncia de França

O encanto de ser mulherProvíncia de Itália

Notícias

No passado dia 12 de outubro, no Centro de Saúde Mental TELEMA, das Irmãs Hospitaleiras em Kinshasa (República Democrática do Congo), celebrou-se com grande entusiasmo o Dia Mundial da Saúde Mental. Foi um dia cheio de alegria, em que os médicos e psicólogos do nosso centro puderam partilhar os seus conhecimentos, através de uma conferência de sensibilização sobre a depressão e a prevenção do suicídio. O objetivo principal destas conversas era consciencializar sobre a saúde mental, como uma doença, combater o estigma associado e lutar pela inclusão social das pessoas que dela sofrem.

As conferências também se focaram em ajudar as famílias e os próprios doentes a detetar, precocemente, qualquer sintoma da doença.

Conhecer as causas, como se manifesta e quais são as consequências da depressão.

Após as conferências, os participantes puderam visitar uma exposição realizada pelo gabinete de terapia ocupacional do centro. O dia foi muito positivo e viveu-se diretamente a Hospitalidade, que caracteriza a nossa Instituição.

No centro Villa San Benedetto das Irmãs Hospitaleiras em Albese (Itália) realizou-se um projeto para melhorar e reconhecer a figura da mulher na nossa Organização.

Todos os dias, cerca de 110 mulheres trabalham em Villa San Benedetto. Cada uma destas mulheres tem uma história pessoal única, uma formação profissional diferente das restantes e um trabalho atribuído dentro da estrutura.

Esta iniciativa consistiu em dedicar a semana de 19 a 25 do passado mês de novembro às mulheres, através de diferentes atividades em que participou toda a Comunidade Hospitaleira. Atividades como: testemunhos de mulheres contra a violência de género, oficinas itinerantes de teatro e dança, um aperitivo acompanhado de belos poemas, uma Eucaristia e uma exposição de fotos com os rostos das mulheres de Villa San Benedetto.

O nosso centro realizou-as esta semana com o objetivo de se juntar às palavras do Papa Francisco: ”a mulher é a harmonia do mundo, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo algo belo”. Com isso pretendem que estejam cientes da sua força e engenho, querem incentivá-las a atingir posições profissionais cada vez mais altas, fomentando a cultura do respeito e da igualdade.

Page 9: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

9

Projeto “Mortalidade Materna Zero”Província Inglaterra

O Hospital St. Francis Xavier, das Irmãs Hospitaleiras em Assin Foso (Gana), está mergulhado num projeto chamado “Mortalidade Materna Zero”. É uma missão ambiciosa, que começou há vários anos, e tem por objetivo combater a mortalidade infantil na zona, bem como reduzir o risco de infeção associado aos partos. O projeto consiste na construção de uma nova unidade de maternidade.

Esta iniciativa é uma enorme necessidade porque a unidade de maternidade existente tornou-se obsoleta e não cumpre as condições necessárias para oferecer um atendimento médico de qualidade. Além disso, não existe espaço suficiente para as camas necessárias. Por outro lado, a instalação deve albergar serviços pré-natais, pós-natais, de obstetrícia e ginecologia, assim como outras funções necessárias, como laboratórios e salas de cirurgia.

A nossa unidade é a única estrutura hospitaleira que existe em toda a área e é utilizada não só por utentes do nosso distrito, como também pelo

hospital de referência dos distritos circundantes. Nos últimos anos, o nosso hospital foi-se adaptando às crescentes necessidades da sociedade, assim como às exigências das autoridades sanitárias do Gana. Foram reconstruídas as unidades de medicina, cirurgia, pediatria e salas de cirurgia.

A construção desta nova unidade de maternidade está orçamentada em 1.025.113€.

Sociedade Espanhola de PsiquiatriaProvíncia de Espanha

No âmbito do XXII Congresso Nacional de Psiquiatria, Manuel Martín Carrasco, Diretor Clínico dos Centros de Irmãs Hospitaleiras em Navarra, foi eleito vice-presidente da Sociedade Espanhola de Psiquiatria (SEP).

Os sócios da Sociedade Espanhola de Psiquiatria (SEP) reuniram-se em assembleia no âmbito do XXII Congresso Nacional de Psiquiatria, realizado em Bilbau, para eleger o seu novo vice-presidente, que será Manuel Martín Carrasco, Diretor Clínico dos Centros de Irmãs Hospitaleiras em Navarra. Desta forma, o Dr. Martín Carrasco acompanhará nos próximos três anos Celso Arango na liderança da SEP e posteriormente passará a ocupar a presidência desta sociedade científica.

O Dr. Martín Carrasco encara com grande entusiasmo e responsabilidade este novo desafio, estando ciente da tarefa árdua que a SEP tem pela frente.

Notícias

Page 10: Boletim informativo - Dezembro 2019 CONTIGO Nº 35 · cos, tudo vai voltando à normalidade. “A visita dos três Reis Magos ao menino Jesus” chamada liturgi-camente: Solenidade

Mais informações e contacto:[email protected]

www.hospitalarias.org

O meu nome é Fegue MBA Féline Claire. Sou de nacionalidade camaronesa, tenho 20 anos e vivo na cidade de Yaoundé. Sou estudante do terceiro ano de direito na Universidade de Yaoundé II, opção de direito privado.

Como Fiel cristã da Igreja Católica, frequento a capela dos Santos Carlos e Martín de Efu-flán. Sou uma apaixonada pela leitura e es-pecialmente pelo serviço litúrgico, além disso sou membro do grupo Saint Jerome (grupo de leitores em francês da paróquia) e estou responsável pelo Grupo de “Companheiras de Jesus” criado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Foi através deste grupo que conheci a Congregação das Irmãs Hospitaleiras e me juntei à Comunidade Hos-pitaleira criando e consolidando grandes ami-zades.

Fegue MBA Féline Claire

Datas em destaque: dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020

O meu amor pelo serviço aos mais pobres e necessitados foi-se tornando cada vez mais forte graças à minha participação, como vo-luntária, nas visitas que as Irmãs Hospitaleiras de Yaoundé realizam para ajudar as pessoas que vivem na rua, especialmente as pessoas com doença mental; uma atividade fabulosa e muito rica em significado. A minha primeira experiência foi a melhor de todas, nunca o es-quecerei. Embora seja uma pessoa reservada, gosto de superar as minhas limitações para ajudar os outros e responder à chamada do Senhor.

Estou muito agradecida a Deus e às irmãs que me permitem viver esta experiência tão im-pactante e ao mesmo tempo tão maravilhosa. Muito obrigada!

“O meu amor pelo serviço aos mais pobres e necessitados foi-se tornando cada vez mais forte graças à minha participação, como voluntária, nas visitas que as Irmãs Hospitaleiras de Yaoundé realizam para ajudar as pessoas que vivem na rua”

9 e 10 de janeiroAssembleia da “Constelação Roma” da UISG, em que participará sor Anabela.

De 15 de janeiro a 28 de fevereiroEncontro do Governo-geral em Roma.

De 19 de dezembro a 6 de janeiroSor Anabela Carneiro, Superiora geral, e sor Mª Begoña Pérez, 4ª Conselheira geral, realizarão uma visita familiar às comunidades do Gana e Libéria. Além disso, irão encontrar-se com a Comissão Hospitaleiras de

#Comprometidos