boletim informativo da diocese de bacabal -...

20
BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE DE BACABAL - MA ANO XXIII E XIV N° 107 NOVEMBRO E DEZEMBRO/2014 E JANEIRO/2015 Encarte Especial: Assembleia Diocesana de Pastoral Pag. 03: 2015 O Ano da Vida Consagrada. Pag. 02: Somos da Paz

Upload: vannhi

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE DE BACABAL - MA

ANO XXIII E XIV N° 107 NOVEMBRO E DEZEMBRO/2014 E JANEIRO/2015

Encarte Especial:

Assembleia Diocesanade Pastoral

Pag. 03: 2015 O Ano da Vida Consagrada.

Pag. 02: Somos da Paz

2

PÓRTICO

+ Armando Martín Gutierrez

SOMOS DA PAZ

Em 2014, os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram, por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral, que o 2015 fosse o Ano da Paz. Esta proposta do Ano da Paz, nos convoca a vivermos um tempo especial de reflexões, orações e ações pessoais e sociais em favor da Paz, com o intuito de ajudar na superação da violência e agressividade, despertar para uma convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas e implantar a cultura da paz.

Paz é o que desejamos e pedimos todas as pessoas de “boa vontade”. Entretanto este nosso anseio é contrariado pela dolorosa realidade histórica que vivemos. Constatamos que a cultura da violência e da morte predomina a todos os níveis: relações pessoais, vida familiar, ambiente social, convívio entre religiões, credos e nações... A paz é bem precioso, porém sempre ameaçado, frágil e delicado.

Neste Ano, nós cristãos queremos reavivar o nosso compromisso com a Paz pois ela está ao centro da nossa fé e da nossa vivência de discípulos e missionários de Jesus Cristo. “Ele é a nossa Paz” (Ef 2,14) e o seu Evangelho é “Boa nova da Paz” (Ef 6,15). Viver em Cristo é viver a Paz; anunciar Jesus Salvador é proclamar a Paz pois estamos chamados a ser “promotores da Paz” (Mt 5,9).

A paz é um dom precioso que vem de Jesus Ressuscitado, vencedor da morte e de todo o que nos divide: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz” (Jo 14,17). É um dom que devemos acolher com gratidão, celebrar com fervor e implorar com insistência. Por isso celebraremos o Ano da Paz com momentos especiais de oração, aproveitando os tempos fortes do Ano Litúrgico, Quaresma e Pascoa, Advento e Natal, e as festas populares como a do Corpus Christi ou dos Santos padroeiros; assim como os meses temáticos: o mês Vocacional, o mês da Bíblia e o mês da Missão. Organizaremos também um dia para manifestar nas ruas de nossas cidades que “Somos da Paz” porque somos de Cristo e que acreditamos que um mundo de paz e fraternidade é possível.

A paz é também uma conquista, uma tarefa. É urgente, pois, que cada um cristão, durante este ano, assuma esta tarefa como sua, empenhando-se nela com total dedicação. Nos esforçaremos por viver e implantar a cultura da Paz com criatividade, dedicando o tempo e os recursos necessários. Com sentimentos, palavras e gestos concretos de paz procuraremos a superação dos preconceitos e barreiras que nos dividem das pessoas, a reconciliação em família, o perdão dos inimigos, o diálogo com as diferentes ideologias ou crenças, a aproximação com outros povos.

Neste ano, sobre tudo, sejamos propagadores e testemunhas da paz, essa paz que vem do Senhor. E imploremos com insistência como São Francisco: “Senhor fazei-nos instrumento da vossa paz”!

3

COTIDIANO

“2015 O ANO DA VIDA CONSAGRADA” DECLARA PAPA

FRANCISCO

O Papa Francisco anunciou que o ano de 2015 será dedicado à Vida Consagrada. O anúncio foi feito durante a 83ª Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais. Quando o Papa afirmou que a radicalidade é pedida a todos os cristãos, mas os religiosos são chamados a seguir o Senhor de uma forma especial. “Eles são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia”.

Ao falar sobre os desafios da missão dos consagrados, o Pontífice destacou que as prioridades permanecem as realidades de exclusão, a preferência pelos mais pobres. Destacou também a importância da evangelização no âmbito da educação, como nas escolas e universidades.

No final do encontro, Francisco agradeceu aos superiores gerais pelo “espírito de fé e serviço” à Igreja.

O Papa Francisco não só abrirá e encerrará pessoalmente o Ano da vida consagrada, mas também estará presente nos principais eventos.

Começará oficialmente no dia 30 de novembro, primeiro domingo do Advento, de 2014 e se estenderá até o dia 2 de fevereiro de 2016.

Carta circular aos consagrados e às consagradas

A Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, enviou uma Carta, datada aos 02 de Fevereiro deste ano e assinada pelo seu Prefeito, Dom João Braz de Aviz, com o tema “'Alegrai-vos', Carta Circular aos consagrados e às consagradas do Magistério do Papa Francisco”.

A carta é uma espécie de coletânea das principais palavras que o Santo Padre dirigiu à Vida Consagrada e de reflexões próprias do Dicastério responsável pelos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, girando em torno do conceito da alegria que “não é um ornamento inútil, mas uma exigência e fundamento da vida humana” já que “Não há santidade na tristeza”, cita o Papa Francisco.

4

O testemunho da alegria se enraíza “na escuta fiel e perseverante da Palavra de Deus” na escola do Mestre, que, para um religioso, nasce também do momento no qual Jesus olhou para ele e o chamou.

A fonte dessa alegria é o contato com o mestre. A oração é a fonte de fecundidade da missão. “Quando falta um olhar de fé 'a própria vida vai perdendo gradativamente o sentido'”, “os acontecimentos da história permanecem ambíguos, quando não desprovidos de esperança”.

Sempre citando o Papa Francisco a carta afirma que “Hoje as pessoas precisam certamente de palavras, mas, sobretudo, têm necessidade que testemunhemos a misericórdia, a ternura do Senhor, que aquece o coração, desperta a esperança, atrai para o bem”. Que os consagrados, então, sejam “sinal de humanidade plena, facilitadores e não controladores da graça, prostrados no sinal da consolação”.

Os consagrados, para tornar fecunda e verdadeira a sua alegria, são chamados, a “levar o sorriso de Deus, e a fraternidade é o primeiro e mais credível Evangelho que podemos narrar”.

No final da carta o Dicastério selecionou uma série de perguntas, uma espécie de questionário, que permite “um leal confronto entre Evangelho e Vida”, perguntas que o mesmo Papa Francisco elaborou ao longo dos seus discursos e homilias dirigidas aos consagrados e consagradas.

A segunda carta circular para o Ano da vida consagrada - A esperança numa pequena nuvem

Vigiar, progredir, abrir-se às novidades: o arcebispo José Rodríguez Carballo, secretário da Congregação para os religiosos, atribuiu estes três significados ao verbo «perscrutar», que inspirou a segunda carta circular redigida pelo Dicastério para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica em preparação para o Ano da vida consagrada. Nesta segunda carta o ponto de partida é a imagem bíblica da nuvem, «como sinal da presença, da bondade e da fidelidade de Deus, que guia o povo ao longo do deserto». Ao mesmo tempo, remete para a «nuvem pequena como a mão do homem» que o profeta Elias entrevê no horizonte quando se eleva do mar, abrindo-se então à esperança e ao futuro. E para os religiosos isto quer dizer – comentou – «examinar em profundidade, com cuidado e atenção para ver, encontrar e compreender o que não é evidente nem visível», ou seja, «buscar com cuidado, com atenção» e, ao mesmo tempo, «buscar intensamente, com paixão». Consequentemente, «a perscrutação não é para pessoas distraídas nem cansadas, mas inclui uma elaboração intensa, esforço e paixão»: paixão por Deus e pelo homem.

5

PERSONAGEM EM FOCO

PASTORAL DA SOBRIEDADE

É um Organismo da CNBB. Uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. É uma atuação especial em resposta ao problema social das drogas. A Pastoral vai além da depen-dência química, pela Terapia do Amor que se revela como proposta de mudan-

ça de vida e contra qualquer tipo de dependência. Vem para resgatar e reinserir os excluídos. Valoriza a pessoa humana.

Atua em cinco frentes: Prevenção, Intervenção, Recuperação, Reinser-ção e Atuação Política. O Grupo de Auto-Ajuda, trabalha para Prevenir e Recu-perar das dependências a partir do Programa de Vida Nova vivenciado nos 12 Passos rumo à Sobriedade.

Preocupado com o aumento de famílias, jovens e adultos envolvidos no mundo das drogas, lícitas ou não, além da destruição de famílias e vidas ceifadas por causa do uso desenfreado, D. Armando vinha tentando implantar na Diocese a Pastoral da Sobriedade. Sabendo que já havia tido em Bacabal um Centro de Recuperação e que dois agentes de pastoral já haviam trabalhado com depen-dentes, através do coordenador diocesano de pastoral, Frei Ribamar, que infor-mado sobre um Curso de capacitação de agentes em São Luís, encaminhou os dois agentes para uma capacitação imediata para que os dois posteriormente implantassem a Pastoral da Sobriedade na Diocese.

Após o Curso em São Luís, ficou agendado com a Coordenação Regional NE V da Pastoral da Sobriedade uma capacitação de agentes para a Diocese que ocorreu em Bacabal, nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2014.

Foram capacitados neste Curso 24 agentes de três Foranias:

São Pedro – Poção de Pedras: Reinilson Araújo Silva e Denilson Araújo da Silva, Dioclécio Alves de Macêdo – Rua Ribeiro, 101 0 Centro; (99)3636-1125 e Lourenço Monteiro Vieira – Pov. Centro dos Bispos – (99)98123-4038;

Santo Antonio - Santo Antonio Lopes: Francisco Cordeiro Muniz e Nab-mir da Paixão Silva - Av. Maranhão Sobrinho, 181 – Centro; (99)98176-5308;

Maria Imaculada - Igarapé Grande: Antonia da Silva Santos - Rua Tira-dentes, 10 Centro; (99)3647-1329/98103-0074 e Francisco Libório Brito

6

– Rua do Sol, 02 Centro; (99)3647-1440/98138-3657;

Sagrado Coração de Jesus - Bom Lugar: Letícia Paulo Silva – Pov. Santa Luzia; (99)98404-6812, Eduardo de Sousa Araújo – Pov. Santa Luzia; (99)98412-6840, Cirlene Silva Ferreira – Pov. Poção Cumprido; (99)98420-8363 e Maria Nilvia Magalhães dos Santos – Rua Manoel Seve-ro s/n; (99)98420-3809;

São Francisco das Chagas – Bacabal: Antonio de Sousa Oliveira Neto e Wilson Francisco da Silva, Josemi Muniz Santos - VP29-Qd. 46- C67 – COHAB III; (99)98115-7629 e Synthya do Vale Freire - (99)98115-7629, Raimunda Gomes Maciel – Rua Antonio Lobo, 937 Centro; (99)3621-1030/98149-3650, Maria do Socorro dos Santos – Av. Pres. Kennedy, 532 – Centro – LV; (99)98806-4558 e Maria de Fátima da Costa – Trav. Padre M o h a n a , s / n ; (99)98131-8733;

Sant'Ana e São Joa-quim – Bacabal : Francisco Manoel Fontineles – Rua da Esperança, 803, Espe-rança, (99) 8132-4700, Maria das Gra-ças Sousa Reis – Rua Artur Azevedo, 33; (99)3621-3130, José Ribamar Lima da Silva – Rua Cuiabá – Pantanal; (99)99121-6037 e José de Sousa Ribeiro – Rua São José - Parq. Bacabal; (99)98166-7835.

A Coordenação Diocesana é composta pelo Frei Ribamar, assessor ecle-siástico; Francisco Manoel Fontineles, Coordenador; Josemí Muniz Santos, Vice-Coordenador; Maria das Graças Souza Reis, Secretária e Raimunda Gomes Maciel (Irmã Iracema), Tesoureira.

As reuniões do Grupo de Auto-Ajuda acontece todo sábado às 17:00 horas no Centro Paroquial São Francisco e às 16:00 horas no salão da Igreja de Sant'Ana e São Joaquim.

PERSONAGEM EM FOCO

7

CLERO

No Conselho Diocesano de Presbíteros, realizado dia 09/12, foram decididas algumas significativas mudanças entre os padres, em vista da necessidade pasto-ral da diocese, entre estas a do:

Ÿ Pe. Frederico Carvalho, antes reitor do Seminário Maior da Diocese, situado em São Luís, agora passa a ser Pároco da Paróquia de São Pedro (Poção de Pedras). A este nosso irmão, nossos votos de agradecimento pelo tempo dedicado a formação dos nossos futuros presbíteros.

Ainda no âmbito da formação também outras mudanças se deram:Ÿ Pe. Auriélio Martins que antes atuava como formador no Propedêutico São José (Seminário Menor da Diocese), assume a reitoria do Seminário Maior da Diocese de Bacabal. Em vista de tal missão, está fazendo o curso de preparação para formadores oferecido em Londrina/PR.Ÿ Para o Propedêutico São José, foi destinado o jovem seminarista Johon Sidney, que após ter concluído seus estudos filosóficos e teológicos passa a contribuir com a formação, com atividades na Catedral Diocesana de Santa Terezinha e a Cúria Diocesana.

Outras transferências de relevância seu deram entre os padres:Ÿ Pe. Valtemir Teixeira vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, passa a colaborar na Paróquia de São Pedro (Poção de Pedras), assumindo a função de vigário ;Ÿ Pe. Pedro de Jesus, Administrador Paroquial na Paróquia de São Pedro (Poção de Pedras), passará a colaborar como vigário com o Pe. José Nilson, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Vitorino Freire).

Ÿ Nos dias 12 a 24 de janeiro, deste ano corrente, foi aberta a primeira turma para a Pós Graduação em Direito Canônico, oferecido pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA, em São Luís. De nossa diocese estão presen-te Pe. Mateus, os seminaristas Sidney e Edmar, este segundo pertencente aos Servos do Sagrado Coração de Jesus (que atualmente desenvolvem seu trabalho pastoral na cidade de Bom Lugar). Tal empenho em participar deste encontro reside no anseio de que sejam viabilizados os trabalhos na Câmara Eclesiástica da Diocese.Ÿ Dia 22 de dezembro, numa clima de muito lazer e conversa, aconteceu a Con-fraternização Natalina dos padres jovens, no Sítio da Dona Aldenora, em Pedrei-ras. Estiveram presente os padres: Luís Portela, Auriélio Martins, Airton Bezer-ra, José Manoel, José Gerlado, além do Fr. Jailsom e do Ir. Santana.

8

SEMINÁRIO

O que pensar ou falar do ano que se encerrou? Quantas momentos bons, oportunidades ímpares de cres-cimento e escuta. Um ano marcado por perca, quedas, mas que de certo modo foram pontes para novas e possíveis conquistas. E qual a atitude correta frente a tudo isto? Celebrar. Celebrar porque nos é dada por Deus a possibi-lidade de construir no novo ano novas páginas nessa história em que todos somos protagonistas.

O término da teologia significa para nós a ruptura com uma etapa e o iní-cio de outra. A pouco soube que estava sendo enviado para Bacabal, com o intui-to de trabalhar com nossos seminaristas no Propedêutico São José, Seminário Menor de nossa diocese. Uma missão belíssima, que corresponde em cultivar e zelar pela vocação de outros jovens. Mas uma missão um tanto desafiadora, até mesmo porque a dividirei com o trabalho de colaboração a Cúria Diocesana e na Catedral Diocesana de Santa Teresinha. Espero e conto com as orações de todos!

Entretanto, como eu, outros também se preparam para uma nova missão. E nós também celebramos a dádiva de suas vocações. Pe. Frederico, até agora nosso reitor, e que passa a desempenhar um novo trabalho na Paróquia de São Pedro, em Poção de Pedras. A ele manifestamos nossa gratidão pelo esforço e tempo dedicado na formação dos presbíteros de nossa diocese. Deus recompen-se a ele por toda entrega feita à frente da formação e favoreça a ele bons frutos em sua nova missão.

E Pe. Auriélio, que até então desempenhava seu ministério junto ao semi-naristas menores no Propedêutico São José, em Bacabal. Este jovem padre, sem-pre tão perspicaz e sereno agora é destinado a desenvolver seu ministério junto ao seminarista maiores no Seminário Dom Pascásio, aonde estão nossos semina-ristas que cursam a filosofia e teologia. A ele, fazemos votos de um tempo de muito crescimento e colaborações valiosas aos nossos seminaristas e a toda nossa diocese.

Deus seja sempre Aquele que vai a nossa frente. Ofereça e nos proporcio-ne dons e instrumentos corretos para realizar a missão para qual nos envia. “Ele conduz, eu vou!”.

Johon SidneySeminarista - Teologia

9

ENCARTE ESPECIAL

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORALCEFRAM, DE 07 A 09/11/2014

CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE

“SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (cf. MT 5,13-14)

Nos dias 07 a

09 de novembro de

2014, esteve reunida

em Assembleia Dioce-

sana de Pastoral, toda a

representação pasto-

ral, composta do bispo

diocesano, padres,

diáconos permanente,

religiosos e religiosas,

leigos e leigas, da Dio-

cese de Bacabal. A

mesma teve início dia

07, às19h30, no Auditório Frei Solano, composição do Centro Franciscano de

Animação Missionária – CEFRAM. Um momento de profunda importância,

pois se torna símbolo de unidade da diversidade presente em toda a diocese, lem-

brou Dom Armando em sua fala de abertura da assembleia. Quando ainda, res-

saltou que a assembleia deste ano tem caráter avaliativo e de estudo, de modo

especial do documen-

to recém-lançado pela

CNBB, que retrata o

p r o t a g o n i s m o d o

leigo em seu papel

eclesial, enquanto

papel para os tempos

atuais.

Dom Arman-

do, quis neste início

sublinhar alguns pon-

tos que evidencias-

10

sem este momento pasto-

ral da diocese, destacan-

do: a Forania, que ganha

ênfase por corresponder a

proposta da setorização

como um instrumento

pastoral para a renovação

missionária; aos Ministé-

rios Leigos, evocando as

imagens aprofundadas

nos documentos de Apa-

recida e o novo documen-

to da CNBB, que ressalta

a importância do leigo e seu protagonismo; o Jubileu da Diocese, que se prepa-

rar para logo celebrar seus 50 anos, e que nesta assembleia se deveria pensar em

comemorações prévias e durante o ano jubilar; a Peregrinação da Imagem de

Nossa Senhora de Aparecida, que em comunhão com a Igreja do Brasil percor-

rerá todas as dioceses do país em vista da celebração dos 300 anos que a imagem

foi encontrada nas aguas do rio Paraíba; e a respeito da Questão Financeira,

sublinhando a iniciativa, já começada por Dom Belisário, quanto o auto sustento

da diocese e das próprias paróquias.

Já para o segundo dia (08), após ser dadas todas as orientações práticas na

noite anterior. Agora se inicia um dia intenso de trabalho, que findado o momen-

to orante se assinalava pelas orientações para a eleição da nova coordenação

diocesana de pastoral, a transcorrer ao longo deste dia. A respeito disto, Dom

Armando esclareceu que por conta de uma dinâmica da própria Igreja, se faz

necessár io que se

alcance uma maioria

absoluta (50%+1).

Desta forma, se consi-

derou o resultado e

uma segunda eleição,

só que desta vez ape-

nas entre as duas pro-

postas mais votadas,

que se dará ao decorrer

da assembleia, em um

momento oportuno.

11

Após este tempo de memó-

ria e considerações a respe-

ito do primeiro dia de

assembleia, se abriu o

momento formativo, guia-

do por Fr. Ribamar, admi-

nistrador da Paróquia de

Sant'Ana e São Joaquim

(Bacabal) e Coordenador

Diocesano de Pastoral,

responsável, em sintonia

com Pe. Lauro Henrique,

pároco da Catedral Diocesana de Santa Terezinha, pelo momento formativo

desta assembleia sob o tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”,

fruto do documento 107 da CNBB. Fez a partir do marco histórico-eclesial a

apresentação do papel do leigo e leiga que vai sendo conquistado e delineado a

partir do Concílio Vaticano II que originou uma profunda transformação em todo

o seio da Igreja. Ainda se expressou, fundamentado nos pontos 3 e 4 do docu-

mento 107 da CNBB, sobre os “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Socieda-

de”, para este protagonismo do cristão leigo, sujeito no processo evangelizador

da Igreja e na sociedade.

O momento formativo foi seguido pela plenária em que se discutiu as

resoluções obtidas à luz dos elementos VER e JULGAR previamente trabalhado

através do questionário respondido pelas paroquias, pastorais e movimentos e

quando ao final se discutirá e aprovará ações concretas para serem trabalhadas

até a próxima assembleia diocesana de pastoral.

Para este tercei-

ro dia (09), os deteriam

no AGIR, que corres-

ponde em fazer propos-

tas em vista das refle-

xões, resultadas do

trabalho de grupo feito

na tarde do segundo dia.

Assim, dadas as devi-

das orientações e distri-

buídos os materiais

necessários para este

momento. Ao final, após

indicação, discussão e

aprovação dos presen-

tes, foram apresentadas

as propostas eleitas

como ações concretas

para serem trabalhadas

para 2015 ficou:

·� �Fazer uma forma-ção sobre fé e políti-ca a nível paroquial,

forâneo e diocesano;·�Despertar, capacitar e acompanhar novos líderes para atender as neces-sidades pastorais e missionárias;·�Promover uma formação para coordenadores e dirigentes a nível de forania.

A respeito do Jubileu da Diocese, Dom Armando apontou que para prepa-

ração para a preparação na celebração do Jubileu caberia à assembleia votar

entre as propostas das Santas Missões Populares ou de um aprofundamento dos

Sacramentos, as demais ações deveriam ser vista pelo Conselho Diocesano de

Pastoral em sintonia com a Comissão de Preparação para a Celebração do Jubi-

leu. Sendo eleita a proposta das SMP como preparação para a festa do jubileu.

Apresentadas as finalizações das propostas decididas em assembleia, ao

fazer o uso da palavra, Dom Armando chamou atenção para que estas propostas

fossem abraçadas por todas as paróquias e não apenas por algumas. Ao final, o

bispo convidou a todos

os presentes para que se

dirigissem para capela

no intuito de encerrar

com a celebração da

Santa Missa.

Johon Sidney

Pela Secretaria da

Assembleia Diocesana

de Pastoral

12

13

SETOR JUVENTUDE

REUNIÃO SETOR JUVENTUDE

No dia 19 de novembro de 2014, às 9:30 na Cúria Diocesana, realizou-se a reunião do Setor Juventude, iniciou-se com a oração do Oficio Divino e na recor-dação da vida foi lida a ata da reunião anterior. Estavam presentes: Dom Arman-do, Ir. Helena, Pe. Lauro, Ir. Ísis, Audriene (RCC), Leonardo (PJ) Marcones (PJ) E Paulo César (Acólitos).

Foram tratados os seguintes assuntos:

Ÿ Congresso do Setor Juventude: se realiza de 01 a 03 de maio, em Trizi-dela do Vale, com tema relacionado a prevenção ao uso das drogas e a recupera-ção dos dependentes.

Ÿ Romaria da Juventude: acontece nos dia 10 e 11 de outubro, na Paró-quia Santa Teresinha.

Ÿ DNJ: o DNJ de 2015 será realizado nas paróquias.Ÿ Festa de aniversário da Diocese 1º de Novembro: será realizado um

Festival de Música Católica, com o tema: “PAZ”. Para este evento haverá um período de preparação: apresentação e seleção das músicas, com premiação para a música vencedora.

Ÿ Encontro das Santas Missões Regional: será realizado nos dias 10,11 e 12 de abril na Paróquia de Santa Teresinha – Bacabal.

Ÿ RECIDE: Marcones comunicou que no próximo ano a RECIDE vai continuar com o convênio, e ele gostaria de no próximo ano organizar cursos de formação com módulos com qualificação.

Ÿ Datas para 2015: Romaria dos Coroinhas dias 18 e 19 de julho em Pedreiras; Amar e Servir dias 19 e 20 de dezembro. PJ: Curso de Formação de Espiritualidade, abril em Santo Antonio dos Lopes; 14 a 15 de agosto, em Satubi-nha; 13 de dezembro de 2014, Reunião da coordenação ampliada das foranias. RCC: o cronograma só vai ser organizado após a eleição do novo coordenador que vai acontecer nos dias 29 e 30 de novembro de 2014 no CEFRAM, no momento foi ressaltado o grupo de Promoção Humana da RCC que vem organi-zando algumas ações.. / SAV: nos dias 21 a 23 de maio vai ser realizada a Assem-bléia Regional do SAV em Coroatá, os demais encontros ainda não foram pro-gramados.

Ÿ Outros assuntos: Pe. Lauro vai participar do curso de Assessores de Jovens em São Paulo nos dias 25 a 31 de janeiro. 02 jovens da PJ irão participar do Encontro Nacional da PJ em Manaus.

Ÿ Próxima reunião: ficou marcada para o dia 26 de fevereiro de 2015, na Cúria Diocesana às 9:00, onde será feita a programação do Congresso do Setor Juventude, da Romaria e da Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Apareci-da na Diocese de Bacabal.

14

Dia 1º de novembro foi celebrado o aniversário da Diocese de Bacabal. Na parte da manhã foi realizado um almoço de confraternização, quando se festejou os 46 anos da Diocese de Bacabal e o aniversário de um ano de ordenação dos 12 pri-

meiros diáconos perma-nentes. Enquanto na parte da noite a comemo-ração teve sua continui-dade com a celebração na Paróquia de Sant'Ana, com a bênção de sua nova Matriz, que dispôs da presença de fieis advindos de todos os cantos da cidade e de diversas paróquias.A frente da presidência da celebração estava

Dom Armando, juntamente com padres de vários municípios da região da dioce-se. Também se fizeram presente nossos seminaristas e diáconos permanentes. No ensejo deste momento, e logo no início da celebração, Fr. Ribamar saudou todos os presentes, manifestando a a alegria deste momento.Vivido os momentos em torno da Palavra e da Eucaristia, os fiéis puderam acom-panhar a apresentação de um slide que mostrava a história da Diocese, com ilus-trações e históricas, desde Dom Pascásio até hoje, evidenciando momentos mar-cantes na história da diocese. Uma calorosa salva de palmas marcou o final da apresentação, quando Zizi e Ivane concluíram aquele momento, parabenizando a Diocese.

Ao concluir, Fr. Ribamar, falando da construção da nova Matriz, agradeceu o empenho de todos na realização desta grande obra. Destacou que a Igreja não está concluída, mas que é apenas uma questão de curto espaço de tempo, tendo em vista o trabalho minucioso e a colaboração de tantos parceiros. Também lem-brou que há exatamente um ano, nossos primeiros Diáconos Permanentes eram ordenados e os chamou para receber de todo o povo ali reunido os parabéns, assim como Padre Geraldo, Reitor do Santuário São Benedito de Pedreiras - MA, que na ocasião completava mais um ano de vida.

No dia 03 de novembro se realizou na Casa dos amigos do Posto Canaã a con-fraternização de fim de ano dos religiosos e religiosas da Diocese de Bacabal, foi um dia de oração, descanso, avaliação e programação e é claro de muita alegria.

Dia 08 de novembro, às 19h, na Praça da Catedral de Santo Antônio se deu a Solene Celebração da Eucaristia, na qual Dom João (Jan) Kot, OMI, tomou

NOTICIÁRIO

16

NOTICIÁRIO

Posse da Diocese de Zé Doca e iniciou o Serviço pastoral episcopal. O Povo era muito numero-so vindo de todas as Paróquias, Comunida-des e povoados da Dio-cese de Zé Doca e das Dioceses vizinhas tendo uma representação dos amigos de Dom João vindos de Pernambuco, Piauí e São Paulo. A multidão estava muito animada e empolgada. A cerimônia contou com a presença de bispos do Regio-nal Nordeste 5 (Maranhão), bispos oriundos de outros lugares, do Mons. Tomaz Grysa, representante da Nunciatura Apostólica no Brasil. Ainda se fez presente, o Pe. Francisco Rubeaux, Padre Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada, demais padres da mesma Congregação, padres amigos de Dom João, a presença

do clero da Diocese de Zé Doca, numerosos Religio-sos e Religiosas da mesma Diocese junto com Padres, Religiosos e Religiosas vindos de outras Dioceses e amigos do novo Bispo. Além de regista a presença de autoridades do Poder legislativo, judiciário e autoridades militares.

Nos dias 28 a 30 de novembro realizou no

CEFRAM o Retiro Vocacional Diocesano, participaram 15 jovens vindos das paróquias da Diocese de Bacabal, foi assessorado por Pe. Auriélio, foram dias de muita oração e reflexão.

No dia 30 de novembro em Pedreiras teve o encerramento da Festa de São Bene-dito com a participação de milhares de pessoas vindas várias cidades da Diocese de Bacabal. Nesta grande festa presidida por Dom Armando se deu oficialmente a carta escrita por Dom Armando dando abertura na Diocese do Ano da Vida Consagrada esta foi lida por Ir. Antonia, coordenadora no núcleo da CRB na diocese de Bacabal, muitas religiosas estiveram presentes na celebração.

15

NOTICIÁRIO

Dia 05 de dezembro se reuniu na Cúria Diocesana o Conselho Diocesano de Pastoral, para avaliação e dar andamento as propostas e prioridades assumidas pela Assembleia Diocesana realizada no início do mês de novembro.

Dia 16 de dezembro realizou-se na Cúria Diocesana a última reunião Pastoral, estiveram presentes muitos padres e religiosas. Entre muitos assuntos foi decidi-do que a missa do Crisma de 2015, que será celebrada em São Luiz Gonzaga. Foi também comemorado o aniversário de alguns padres e religiosas e principal-mente de Dom Armando.

Dia 26 de dezembro por ocasião do dia de Santo Este-vão, protomártir da Igreja, padroeiro da Escola Diaco-nal da Diocese de Bacabal, os Diáconos Permanentes reuniram em assembleia para avaliar e planejar. A Assembleia aconteceu na Catedral Diocesana Santa Teresinha, e contou com a presença de Pe. Lauro Hen-rique, diretor espiritual da Escola Diaconal. A Assem-bleia foi motivada pelas palavras do presidente do CDD - Conselho Diocesano dos Diáconos, diácono João Bosco, que falou sobre a força do anúncio da Pala-vra na vida dos discípulos missionários. Como conteú-do, a Assembleia avaliou a missão dos diáconos na Diocese e nas paróquias, destacando: a participação nas organizações pastorais da Diocese; celebrações dos sacramentos; presença nas comunidades urbanas e rurais; visita aos enfermos; acolhimento dos párocos. Os diáconos em assem-bleia destacaram que falta ainda aceitação por parte de algumas comunidades. Depois da avaliação foi planejado o ano de 2015, marcando as datas das forma-ções permanentes, retiro, espiritualidades e confraternização. Na conclusão da Assembleia foi celebrada a Eucaristia com a presença das esposas e filhos dos diáconos. Após a celebração realizou-se uma confraternização com a presença dos Candidatos ao diaconado permanente da região de Bacabal. Que Maria San-tíssima interceda pelos nossos Diáconos e suas famílias. Santo Estevão, rogai por todos nós! (Notícia enviada por Pe. Lauro Henrique).

No dia 29 de dezembro, pela manhã realizou-se na Casa Episcopal a Reunião Regional dos Articuladores das Santas Missões Populares, para iniciar a prepa-ração dos encontro Regional dos Articuladores das Santas Missões Populares que se realizará na Catedral de Santa Teresinha em Bacabal.

No dia 29 ,pela tarde se realizou na Casa Episcopal a reunião da PASCOM para a avaliação da Radio e da TV na Diocese de Bacabal.

No dia 30 de dezembro se realizou, na Casa Episcopal, a reunião da Pastoral da Sobriedade, o principal assuntos foi a abertura de uma Casa de Recuperação de Dependentes Químicos na cidade de Bacabal.

17

PASTORAIS SOCIAIS

Pastoral da Criança realiza Assembleia, culminado com celebração dos 30 anos do Santuário de São Benedito, em Pedreiras - MA

A Coordenação da Pastoral da Criança da Diocese de Bacabal se reuniu neste último final de semana (21-23) para realizar a Assembleia Avaliativa, planejamento e Eletiva. Ir. Alessandra foi confirmada Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança por mais 2 anos.

Além dos Coordenadores Paroquiais, Área e Diocesana, o encontro contou com a presença da Coordenadora Estadual e do Assessor Pe. Railson que desenvolveu o tema abordando o Documento de Estudo 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trata sobre "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade".

O momento foi de muita partilha das experiências vividas através das ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança nas bases.

Romaria em ação de graças pelos 30 anos da Pastoral da Criança na Diocese

Dezenas de líderes da Pastoral da Criança finalizaram a assembleia realizando uma romaria até o Santuário de São Benedito, em P e d r e i r a s - M A . O m o m e n t o cu lminante fo i a ce lebração eucarística presidida por Dom Armando, rendendo graças ao Senhor pelos 30 anos de existência da Pastoral da Criança nesta Diocese de Bacabal, completados no último dia 16 de novembro, data em que nossa saudosa Dra. Zilda Arns visitou a Diocese pela primeira vez e capacitou algumas lideranças.

18

AGENDA DE JANEIRO E FEVEREIRO

JANEIROData Atividade Local

10 Abertura do Proc. de Beatificação da Dra. Zilda

11 Assembleia Diocesana da PASTHOM

16 a 30 XXIII Curso de Formação Missionária

16 a 18 Pastoral da Sobriedade – Curso de Formação

23 a 25 Escola Catequética 1ª Etapa

Setor Bíblico Catequético – Reunião com todos os coordenadores paroquiais

Privativa dos Bispos

CEB's Diocesana – Reunião da Equipe – 15hs

Repasse da CF/2015 – Foranias

24

28

26 a 29

31

Curitiba

CEFRAM

Bacabal

Sant'Ana

Lago da Pedra

Cúria

Grajaú

FEVEREIRO

Data Atividade Local

IESMA

Poção de Pedras

Chapadinha

São Luís

São Francisco

Sítio St. Teresinha

São Francisco

Pedreiras

CEFRAM

CEFRAM

Cúria

Cúria

Cúria

Cúria

01 Posse de Pe. Frederico Santos Carvalho

02

06

09

23 a 27

06

09 a 11

28

07

20

10

06 a 08

21 e 22

15 a 17

06 a 08

23

18

03

Aula inaugural

COMIDI – Reunião preparação curso missionário

Preparação FÉ E POLÍTICA

Reunião Conselho Diocesano de Economia

RETIRO DO CLERO

Reunião Eq. Ampliada Romaria da Terra

Encontro Regional de Padre Novos

Reunião Conselho Diocesano de Leigos

1° Encontro dos Religiosos

1ª Reunião Conselho Diocesano de Pastoral

1ª Reunião Pastoral

Pastoral Litúrgica Formação Diocesana

Escola Diaconal

Carnaval

CEB's Diocesana – Planejamento

1ª Reunião Conselho de Presbíteros – 15hs

CINZAS

NATALÍCIOS11.01.1974 – Frei Willian Alves dos Santos 12.01.1970 – Irmã Helena Martins Coelho 20.01.1949 – Pe. Sebastião Raimundo Oliveira Sousa26.01.1966 – Irmã Antonia Lourenço de Sousa

ORDENAÇÕES13.01.200 - Frei Willian Alves dos Santos 20.01.1986 – Pe. Antonio Carlos Lima de Carvalho22.01.2011 – Pe. José Geraldo Teófilo da Silva 29.01.1977 – Pe. Sebastião Raimundo Oliveira Sousa

CONSAGRAÇÃO EPISCOPAL05.01.2007 – D. Armando Martin Gutiérrez

VIDA RELIGIOSA05.01.1994 – Irmã Helena Martins Coelho 05.01.1992 – Irmã Antonia Lourenço de Sousa 07.01.1995 – Frei Cláudio Santos19.01.2003 – Frei Jailson Bizerra Sandes 20.01.1963 – Irmã Carmelina Maria Lazzari 20.01.2003 – Pe. José Geraldo Teófilo da Silva 30.01.1963 – Irmã Lucila Martendal 31.01.1982 – Irmã Maria do Socorro Chaves Oliveira .01.2003 – Frei Osmar Rodrigues de Jesus

NATALÍCIOS01.02.1962 – Frei José Luís do Carmo Salomão 09.02.1965 – Padre Cláudio Gilotti 25.02.1970 – Padre Antonio Ribeiro da Silva

VIDA RELIGIOSA01.02.1993 – Frei Bernardo de Sousa Brandão Neto01.02.1981 – Frei José Patriarca Nunes Brandão01.02.1983 – Frei Francisco Lima de Araújo01.02.1998 – Irmã Brandina Serafim dos Santos 02.02.1967 – Irmã Maria Bernadete Andrade 10.02.2001 – Irmã Alessandra de Jesus Reis Barbosa

19

FEVEREIRO

JANEIRO

ANIVERSARIANTES