boletim do morador 2013

4
Caro/a morador/a Desde que há um ano assumi a presidência da Câmara Municipal de Valongo tenho imple- mentado uma série de mudanças que preten- dem contribuir para uma política de proximi- dade que tenha como principal objetivo servir melhor cada um dos munícipes do concelho de Valongo. Aliada a uma liderança rejuvenescida e mais dinâmica, está uma estrutura mais leve e mais centrada nos problemas reais do conce- lho e dos seus munícipes. Temos trabalhado incansavelmente na moder- nização das nossas instalações e na qualidade dos serviços que prestamos à população. Abrimos recentemente o renovado Gabinete de Apoio ao Munícipe onde pode tratar dos mais variados assuntos e com a vantagem de às quartas feiras estar aberto até às 20h00 para que quem trabalha possa tratar dos seus assuntos. Queremos também apostar claramente na promoção externa do muito que temos para oferecer, pelo que entendemos que o primeiro passo seria apostar numa nova imagem para o concelho. Esta nova imagem respeita a nossa identidade e as nossas tradições, sem descurar a moder- nidade que entendo ser fundamental para nos distinguirmos dos demais. É o resultado de um trabalho totalmente concebido interna- mente e que espero que seja do seu agrado. “Ligado a si” é o novo mote para a relação que pretendemos aprofundar com cada munícipe. “Ligado a si” porque é para si e para a sua família que diariamente trabalhamos. Ligado a si… sempre. NESTA EDIçÃO: Conselho de administração da vallis habita E. M. vallisajuda · recrear com a família · MORADOR EM FOCO: MARIA MARTINS ALMEIDA João Paulo Baltazar Cecilia Rua Maria João Moreira João Paulo Baltazar Presidente da Câmara Municipal de Valongo e do Conselho de Administração da Vallis Habita E. M. jan - abr 2013 publicação quadrimestral da vallis habita e.M.

Upload: vallishabita

Post on 21-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

1º Quadrimestre - 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim do Morador   2013

Caro/a morador/a Desde que há um ano assumi a presidência da Câmara Municipal de Valongo tenho imple-mentado uma série de mudanças que preten-dem contribuir para uma política de proximi-dade que tenha como principal objetivo servir melhor cada um dos munícipes do concelho de Valongo. Aliada a uma liderança rejuvenescida e mais dinâmica, está uma estrutura mais leve e mais centrada nos problemas reais do conce-lho e dos seus munícipes. Temos trabalhado incansavelmente na moder-nização das nossas instalações e na qualidade dos serviços que prestamos à população. Abrimos recentemente o renovado Gabinete de Apoio ao Munícipe onde pode tratar dos mais variados assuntos e com a vantagem de às quartas feiras estar aberto até às 20h00 para que quem trabalha possa tratar dos seus assuntos. Queremos também apostar claramente na promoção externa do muito que temos para oferecer, pelo que entendemos que o primeiro passo seria apostar numa nova imagem para o concelho.

Esta nova imagem respeita a nossa identidade e as nossas tradições, sem descurar a moder-nidade que entendo ser fundamental para nos distinguirmos dos demais. É o resultado de um trabalho totalmente concebido interna-mente e que espero que seja do seu agrado.

“Ligado a si” é o novo mote para a relação que pretendemos aprofundar com cada munícipe. “Ligado a si” porque é para si e para a sua família que diariamente trabalhamos. Ligado a si… sempre.

NESTA EDIçÃO:

Conselho de administração da vallis habita E. M.

vallisajuda·recrear com a família·MORADOR EM FOCO: MARIA MARTINS ALMEIDA

João Paulo Baltazar Cecilia Rua Maria João Moreira

João Paulo BaltazarPresidente da Câmara Municipal de Valongoe do Conselho de Administração da Vallis Habita E. M.

jan - abr2013

publicação quadrimestral da vallis habita e.M.

Page 2: Boletim do Morador   2013

vallisajudaum novo serviço da vallishabita

No passado dia 12 de abril, a Câmara Municipal de Valongo aprovou por maioria o Relatório de Gestão de 2012 da Vallis Habita, EM. Neste exercício económico apresentamos um resultado líquido do período na ordem dos 85.000 euros, tendo atingido todos os objetivos económico-financeiros propostos no início do ano.

No decorrer do ano e, por imposição legal, aprovou uns novos Estatutos, os quais podem ser consultados na página da internet em www.vallishabita.net .

Toda a atividade da empresa está explanada no referido relatório que também poderá ser consultado na referida página da internet na seção Documento/Relatórios de Gestão.

A empresa municipal está neste momento a estudar a possibilidade de lançar um novo projeto de apoio à população do concelho de Valongo.

Este projeto será designado por “Vallis Ajuda” e tem por fim, ajudar a população idosa do concelho na realização de pequenas reparações

domésticas nas suas habitações. Todo o trabalho prestado será gratuito para o utente, apenas ficado ao seu cargo o custo dos materiais/bens a ser utilizados na reparação.

Para o efeito, este serviço terá um veículo próprio e colaboradores da empresa dedicados exclusivamente ao projeto,

sendo que estes poderão ser contactados por diversos meios (telefone móvel e fixo, email e SMS).

Em breve será comunicado à população o início desta atividade e será disponibilizado o regulamento na página da internet em www.vallishabita.net

APROVADO O RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2012

serviços PRESTADOS PELA vallisajuda

CARPINTARIAColocação de dobradiças em portas de armários e janelasColocação de puxadores em portasColocação/reparação de fechaduras em portasColocação de guarnições em madeiraPequenas reparações em pavimentos em madeiraColocação/reparação de prateleiras em paredes e armários

SERRALHARIAColocação de puxadores e vedação em caixilhariasReparação simples de estores e réguas em plástico/pvcSubstituição de fitas e comandos de estoresColocação/reparação de fechaduras e fechosColocação de ajudas técnicas na casa de banhoColocação de toalheiros e acessórios nas casas de banho e cozinhasLubrificação de dobradiças e fechaduras

CANALIZAÇÃOReparação/substituição de torneiras, misturadores e válvulasSubstituição de sifões e acessórios nas casas de banho e cozinhas

ELETRICIDADESubstituição de lâmpadas e arrancadoresSubstituição de tomadas e interrutoresPequenas remodelações na rede de distribuição de energia elétrica interior e de rede de telecomunicaçõesColocação/reparação de campainhasColocação/reparação de candeeiros/armaduras

ISOLAMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÃOCalafetagem de caixilharias e portasAplicação de cordões de silicone em caixilharias e louças sanitárias

SERVIÇOS DIVERSOSSubstituição de vidros partidosColocação de suportes diversosColocação de fitas antiderrapantes em espaços interiores

CONSULTE O REGULAMENTO EM WWW.VALLISHABITA.NET

BOLETIM DO MORADOR // jan-abr 2013

Page 3: Boletim do Morador   2013

O projeto “vamos recrear com a família “ teve o seu iní-cio nas férias de verão do ano 2011, nos Empreendimentos da Serra Amarela e Baldeirão I e II, na Freguesia de Alfena e Sobrado respetivamente.

O referido projeto consistiu na realização de várias ativi-dades ao ar livre, no sentido de fomentar ações de ani-mação sociocultural e ateliers interativos, que potenciem a convivência inter-relacional, as relações interpessoais e a

participação de toda a comu-nidade residente. Pretendia--se com as diversas ações contribuir para o desenvol-vimento das competências pessoais, sociais, e parentais, facilitadoras de modificação familiar e social. As ações fo-ram dinamizadas pela equipa do Centro de Apoio à Vida.

Considerando a boa parti-cipação/adesão às atividades por parte da população resi-dente nos empreendimentos da freguesia de Sobrado

(Baldeirão I e II), encontra-se a decorrer o referido projeto, tendo iniciado em outubro de 2012 e a terminar a 26 junho de 2013.

Com o objetivo de celebrar o encerramento das atividades no período de férias de verão, vai realizar-se no próximo dia 5 de julho, no Centro Cultural de Sobrado uma exposição de trabalhos realizados por todos os participantes bem como apresentação de uma peça de teatro e danças.

Na sequência do acompanhamento efetuado nos Empreendimentos de Habitação Social da Câmara Municipal de Valongo, nomeadamen-te na freguesia de Alfena tem-se verificado a necessidade de delinear uma intervenção que vá de encontro a uma nova conjuntura sócio-económica que potencie a melhoria das competências dos moradores.

No âmbito da intervenção efetuada no em-preendimento do Barreiro de Cima, propôs-se em colaboração com o Centro de Apoio à Vida, a dinamização do Projeto, “Re-desenhar famí-lias” – Programa de Competências Parentais, que se realizará todas as 2ª feiras nas instala-ções do ATL do Barreiro, no horário da manhã (09H30 às 11H30), com início a 3 de maio.

Na sequência da implementação do Projeto-Piloto Mediadores Municipais - Mediador Cigano, colocou-se em prática mais uma atividade dirigida à comunida-de cigana local, agora para os residentes no empreendimento de habitação social de Balse-lhas- freguesia de Campo. A atividade – “ sessão de sensibi-lização da comunidade de etnia cigana para os cuidados básicos de saúde”- teve como objetivo motivar adultos e crianças para questões básicas, como o plano nacional de vacinação, planea-mento familiar, consultas de desenvolvimento, higiene oral e outros. A Sessão, que decorreu no dia 15 de março no CATL do empreendimento de habitação social de Balselhas, contou com a presença de uma Enfermeira de Família Voluntária, profissio-nais do DISCI-IS e 12 moradores de etnia cigana. No fim todos tiveram direito a um certifica-do de presença entregue pela Exma. Sra. Vice-Presidente da Câmara – Dra. Trindade Vale.

Câmara municipal de valongo // DEpartamento de ação social e educação

Vamos Recrear com a Família PROJETO-PILOTOMEDIADORES MUNICIPAIS MEDIADOR CIGANO

RE-DESENHAR FAMÍLIAS: PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS PARENTAIS

BOLETIM DO MORADOR // jan-abr 2013

Page 4: Boletim do Morador   2013

Nunca imaginei viver com esta qualidade de vida. Antes vivia numa casa sem as mínimas condições para criar os meus filhos. Vir para aqui foi o melhor que nos podia ter acontecido”.

É assim que Maria Martins Almeida, moradora no Empreendimento Social de S. Bartolomeu, Alfena, nos fala do acontecimento que em março de 2001 lhe mudou a vida.

“Tenho que agradecer à Câmara pela oportunidade e por me ter permitido criar os meus filhos em melhores condições”. Atualmente, Maria Almeida vive com o filho mais novo “mas as minhas filhas vêm cá todos os dias. Hoje vivo bem”.

Durante sensivelmente doze anos viveu na mesma habitação, contudo, um trágico acidente reduziu-lhe a mobilidade e foi necessário mudar para uma habitação com um mais fácil acesso. “Gostava muito da outra entrada, acostumei-me com as pessoas e tinha muitos amigos. Agora é diferente mas também não tenho problemas com ninguém. Tenho a minha rotina, faço as minhas coisas, limpo a entrada todas as semanas. Apesar dos meus problemas sou uma pessoa muito positiva e posso dizer que sou feliz”.

como minimizar condensações...

ESTA CASAMUDOU-ME

A VIDA

VALLIS HABITA, E.M. Rotunda 1º Maio, 160 - Sala 254440-519 Valongo

t. 224 229 138f. 224 229 139t. 916 172 [email protected]

DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIALE EDUCAÇÃOAvenida 5 de Outubro, 3604440-503 Valongo

t. 224 219 [email protected]

CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGOAvenida 5 de Outubro, 1604440-503 Valongo

t. 224 227 [email protected]

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VALONGOAvenida 5 de Outubro,4440-503 Valongo

t. 224 220 002

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ERMESINDERua 5 de Outubro, 10024445-310 Ermesinde

t. 229 710 029

VEOLIA - ÁGUAS DE VALONGOVALONGOAvenida 5 de Outubro, 3064440-503 Valongo

t. 224 227 390

ERMESINDEEdifício Faria SampaioRua Aldeia dos Lavradores, 2444445-640 Ermesinde

t. 229 725 131

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICAVALONGO Rua Joaquim Marques dos Santos4440 Valongo

t. 224 219 800

ERMESINDERua da Cancela, 157 4445-369 Ermesinde

t. 229 774 340

GUARDA NACIONAL REPUBLICANAALFENARua da Funda4445-120 Alfena

t. 229 686 211

CAMPORua da Igreja 4444-127 Campo

t. 229 672 347

SOS - NÚMERO NACIONAL DE SOCORRO

112WWW.VALLISHABITA.NET

MoradorA em FocoMARIA MARTINS ALMEIDA

contactosúteis

Um dos aspetos que mais contribui para a existência de humidade dentro das habitações é o da con-

densação. A existência de vapor de água dentro das casas é natural e deriva da respiração dos seres

vivos, da secagem de roupa, da preparação de refeições, etc. Muitas vezes, o vapor de água assim pro-

duzido, encontra superfícies frias, como as paredes e os tetos das habitações, e condensa, isto é, fica

no estado líquido. A acumulação desta humidade favorece o desenvolvimento de fungos que provoca

mau aspeto no interior das diversas divisões. Para eliminar os efeitos das condensações, recomenda-

-se que as casas sejam devidamente arejadas, abrindo frequentemente as janelas, nunca devendo ser

tapadas, também, as grelhas de ventilação, quer das caixas de estores, quer dos quartos de banho.