boletim de outubro - rio.rj.gov.br · clube da mama, no renascença clube, para cerca de 80...

8
Boletim SPM-RIO | Ano 3 nº30 - OUTUBRO de 2015 SPM RIO

Upload: lenhan

Post on 26-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Boletim SPM-RIO | Ano 3 nº30 - OUTUBRO de 2015

SPMRIO

3ª Conferência Livre Feminina de Juventude

No dia 5 de outubro, a secretária Ana Rocha participou da mesa de abertura da 3ª Conferência livre feminina de juventude e falou sobre Políticas Publicas para as Mulheres e Juventude Feminina na política. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Mackenzie, no Centro do Rio e contou com a presença de 80 representantes de coletivos do Estado. O objetivo central da Conferência foi reunir mulheres jovens de coletivos ou organizações, dispostas a defender propostas para o gênero.

Participaram da mesa de sobre política, a subsecretária de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS, Jurema Batista, que falou sobre perfil da jovem negra no país e contou sua experiência pessoal, incentivando as jovens a lutarem para mais avanços e direitos. A presidente do PMDB Mulher, Márcia Raposo, que ressaltou que as jovens precisam lutar contra o século de opressão em que vivemos, para que lutem e não desistam. E Thais Nascimento da Cojuerj, representado as jovens negras.

Em seu discurso a secretária Ana Rocha falou das ações da SPM-Rio para incentivar maior participação política das mulheres, como o seminário 'Mais Mulheres na Política", que aconteceu na Escola do Judiciário sobre o direito à participação política das mulheres, a subrepresentação que decorre de vários fatores como a educação diferenciada, à sobrecarga doméstica e a legislação eleitoral que favorece os homens. Além de explicar o processo eleitoral e o que foi feito nos países em que as mulheres tem maior presença feminina, como é o caso da Argentina e México, que adotam a lista fechada com posição de alternância. Saiba mais

2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos

Ocorreu no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova, a 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. Nos dois dias de conferência, mais de 400 pessoas interessadas estiveram reunidas para discutir os novos eixos

que serão propostos para garantia de direitos da população. O tema desta edição foi “Direitos Humanos para todos e todas: Democracia, Justiça e Igualdade”, e seguiu a linha proposta pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos para as conferências realizadas este ano em todo o país.

A cerimônia de abertura contou com o secretário m u n i c i p a l d e Desenvolvimento Social e Vice-Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Adilson Pires, a secretária da SPM-Rio Ana Rocha, a secretária estadual de Ass istência Social e Direitos Humanos Teresa Consentino, a presidenta da F u n d a ç ã o Pa l m a r e s , o subsecretário de Direitos

Humanos Ernesto Braga, a representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos Monica Alkmin, a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos Humanos Regina Bordallo, o representante do Grupo Arco-Íris Almir França, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Marcelo Charleo, a defensora Pública Eufrásia Maria de Souza das Virgens, o verador Jefferson Moura, o coordenador da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual Carlos Tufvesson e a coordenadora especial de Promoção da Igualdade Racial Leniete Couto. Saiba mais

2º Fórum de Futebol Feminino

Com o objetivo de discutir as questões que envolvem o futebol feminino fora e dentro de campo, aconteceu, no dia 28 de outubro, na Faculdade Integrada Hélio Alonso - FACHA, o 2º Fórum de Futebol Feminino, promovido pelo Instituto Esportivo Estrela Nova e com o apoio da CBF, por meio do Programa de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A secretária Ana Rocha participou do debate falando sobre a história da mulher no futebol e iniciou o discurso

falando sobre um evento em que participou na França, que tinha como campanha: "Nenhuma mulher fora do jogo". De acordo com ela, os avanços foram muitos mas não se pode deixar escapar aspectos em que ainda permeiam a discriminação de gênero no esporte. Em sua apresentação ela falou sobre os avanços, como por exemplo, na Grécia antiga as mulheres eram proibidas de praticar e assistir esportes, no Renascimento as mulheres podiam praticar algumas modalidade e atualmente elas tem livre acesso à prática esportiva. Além disso, apresentou os desafios como, ampliar presença feminina na gestão esportiva, uma maior igualdade de acesso e participação das mulheres. "Precisamos de políticas públicas que ampliem acesso e possibilidade de dedicação das mulheres ao Esporte em seus diversos aspectos" disse a secretária.

Também participaram da m e s a d e d e b a t e , o coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Fabricio Maia; o técnico que comanda a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Oswaldo Alvarez, o "Vadão", e a coordenadora e x e c u t i v a d a Re d e d e Desenvolvimento Humano -Redeh, Schuma Schumaher.

AconteceuAconteceu

Lançamento do Outubro Rosa na ALERJA secretária Ana Rocha participou do lançamento da campanha do Outubro Rosa, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 1° de outubro. O evento aconteceu na escadaria do Palácio Tiradentes, que foi iluminado de rosa, visa alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

Cristo Redentor iluminado de rosa

No dia 5 de outubro, a secretária Ana Rocha participou da cerimônia de iluminação cor-de-rosa do Cristo Redentor, como forma de conscientização para o combate ao câncer de mama. O ato é uma parceria entre a Fundação Laço Rosa, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Américas Amigas. Participaram as atrizes Fabiana Carla, Rosa Maria Murtinho, a bailarina Ana Botafogo e da vereadora Tânia Bastos.

Outubro Rosa no Renascença Clube

No dia 17 de outubro, a assessora de gênero e raça da SPM-Rio Vanda Ferreira fez uma apresentação sobre o Empoderamento da Mulher Negra, no evento Outubro Rosa do Clube da Mama, no Renascença Clube, para cerca de 80 mulheres. O evento contou ainda com a palestra da Dra Sandra Gioia sobre o Câncer de Mama.

Outubro Rosa na Nuclep No dia 29 de outubro, a secretária Ana Rocha visitou a Nuclep, em Itaguaí. A secretária participou de um almoço com os operários e fez uma palestra sobre o câncer de mama para as trabalhadoras. A atividade faz parte da campanha do Outubro Rosa da Nuclep. Ana fez um panorama sobre o Outubro Rosa, o câncer de mama, sua prevenção e os tratamentos. A secretária também destacou os obstáculos enfrentados pelas mulheres na luta pelo papel da mulher como cidadã de direitos. “Precisamos quebrar os tabus, enfrentar os medos arraigados pela sociedade machista e fomentar o acesso às informações sobre a saúde da mulher e a prevenção contra o câncer de mama”, disse a secretária.

CEAM integra ação para celebrar o Outubro Rosa

No dia 26 de outubro, o Ceam Chiquinha Gonzaga participou do evento promovido pela Clinica da Família Sergio Vieira de Mello, para celebrar o Outubro Rosa. Com o apoio da equipe de residentes de Saúde da Família, da Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP/FIOCRUZ) foi realizada uma atividade de reflexão sobre o que é ser mulher. Além disso, o Ceam fez uma parceria com a Clínica da Família para a criação do Grupo de mulheres, que acontecerá quinzenalmente, no espaço.

Concessionária Porto Rio debate sobre o Outubro Rosa

No dia 30 de outubro, a assistente social da Casa Viva Mulher Cora Coralina participou do evento em comemoração ao Outubro Rosa, promovido pela equipe de serviço social da Concessionária Porto Rio, voltado para as trabalhadoras do local. A assistente social abordou a importância do auto exame para detecção precoce do câncer de mama, e principalmente, a necessária relação íntima das mulheres com seus corpos, para identificação de qualquer alteração corporal.

Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas

No dia 1° de outubro, a secretária Ana Rocha participou da mesa de abertura do Encontro Internacional nas Escolas: Conversando sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas, na Casa de Tras-os-montes e Alto Douro. Participaram também da mesa a coordenadora do CAO das promotorias de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher Lúcia Iloízio, o especialista em prevenção à violência de gênero Quentin Walcott e a adida cultural do Consulado-Geral dos EUA, Beata Angélica. Durante dois dias, o especialista promoveu palestras

Visita da SMS à SPM-Rio

A subsecretaria de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, Doutora Betina e sua equipe, visitaram, no dia 7 de outubro, a sede da SPM-Rio e se reuniram com a secretária Ana Rocha e a subsecretária de Ações Temáticas, Helena Piragibe, para estabelecer futuras parcerias em prol da saúde da mulher carioca.

Exposição #Afrografiteiras

A assessora de gênero e raça da SPM-Rio, Vanda Ferreira, participou, no dia 8 de outubro, representando a secretária Ana Rocha, da abertura da exposição de graffiti #Afrografiteiras, a posição da mulher afrobrasileira em nossa sociedade de curadoria de Panmela Castro, que aconteceu no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, no Centro. O evento foi uma realização da Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, por meio da Superidentência de Políticas Intersetoriais para as Mulheres e da Rede Nami. Além da exposição, teve oficina de Graffiti com a temática de gênero e raça.

Encontro de fundação da União Nacional LGBT

No dia 16 de outubro, a secretária Ana Rocha participou do encontro de fundação da União Nacional LGBT (UMA), em São Paulo. O fórum que reuniu 400 militantes de 19 estados, teve o intuito de fortalecer a unidade de luta, para enfrentar as opressões e contruir uma s o c i e d a d e m a i s e q u â n i m e e emancipacionista.

CEDIM debate o Sistema Nacional de Políticas para as mulheres

No dia 19 de outubro, a secretária Ana Rocha participou de um debate sobre o Sistema Nacional de Políticas para as mulheres no novo contexto de fusão dos ministérios da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no CEDIM.

junto aos alunos, pais e professores da rede municipal e estadual de ensino e realizou um workshop com promotores de Justiça que atuam no projeto, delegados da DEAM e gestores públicos.

Para a secretária é importante levar às escolas as políticas públicas que fomentam o combate à violência contra a mulher. “Um trabalho preventivo garante condições de direitos às mulher, através da quebra dos paradigmas machistas arraigados na sociedade”, disse a secretária.

Jantar branco pela paz no Jardim Botânico

No dia 19 de outubro, a secretária Ana Rocha participou do jantar branco pela paz no Jardim Botânico, que recebeu cerca de 300 convidados, no corredor cultural, a convite da coordenadora de Gênero do Jardim Botânico Ana Batista. A renda do evento foi destinada aos projetos sociais do Centro de Responsabilidade Socioambiental e Programa de Equidade de Gênero.

Exposição de peças do Museu Negro do Rio

No dia 20 de outubro, a assessora de gênero e raça da SPM-Rio, Vanda Ferreira, representou a secretária Ana Rocha, na abertura da exposição de Peças do Museu do Negro, pertencente a Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, em comemoração aos seus 84 anos. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal do Rio foi uma iniciativa do vereador Leonel Brizola Neto. A exposição ficou aberta para visitação até o dia 30 de outubro.

Violência obstétrica é debatida em evento da ALERJ

No dia 23 de outubro, a secretária Ana Rocha compôs a mesa sobre Violência Obstétrica, que fez parte da Roda de Conversas “Saúde da Mulher – Debate e Reflexões”, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em conjunto com ALERJ. A secretária levantou duas questões que reforçam o estereótipo de opressão da mulher na sociedade: a violência doméstica e a mortalidade materna. “A mortalidade materna é a expressão

m á x i m a d a v i o l ê n c i a o b s t é t r i c a . A l é m d a s ques tõe s méd i ca s que precisam ser revistas, é preciso uma visão transversal que combata a imagem da mulher como objeto e propriedade, e afirma a imagem de sujeito de suas vidas, autônomas de seus corpos.”, disse a secretária.

Reunião do secretariado da Prefeitura do Rio

A secretária da SPM-Rio Ana Rocha, participou no dia 24 de outubro, da reunião do prefeito Eduardo Paes com representantes dos vários órgãos municipais. O evento serviu para discutir as metas do governo e a implantação de importantes projetos para a cidade se tornar ainda mais inclusiva e integrada e menos desigual. Após a reunião de governo, o prefeito fez um balanço de 8 anos de governo, e falou sobre a importância de manter os encontros com secretários, subprefeitos, coordenadores e presidentes de empresas do município.

Reunião de gestoras no CEDIM

No dia 20 de outubro, a secretária da SPM-Rio Ana Rocha, participou da reunião de gestoras que aconteceu no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM, no Centro.

Os assuntos abordados na reunião foram um breve balanço das conferências municipais, além de debater sugestões para as ações dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que inicia no dia 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

Casa Cora Coralina participa de capacitação No dia 1 de outubro, a assistente social Rose Santos Pedreira e a psicóloga Waléria Gonzalez, integrantes da equipe técnica da Casa Viva Mulher Cora Coralina, apresentaram o trabalho realizado na instituição, durante capacitação da equipe que vai integrar uma Casa Abrigo do Estado, a ser instalado no interior fluminense.

EQUIPAMENTOS DA SPM-RIO

Câmara Temática discute programação dos 16 dias de ativismoNo dia 28 de outubro, a secretária Ana Rocha conduziu a Câmara Temática sobre a programação de atividade da SPM-Rio dentro da campanha “16 dias de ativismo pelo f im da violência contra as mulheres”.

Tema da redação do Enem

No dia 25 de outubro alunos de todo o Brasil estavam realizando a prova do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, que teve como tema da sua redação deste ano a violência doméstica. A secretária Ana Rocha comemorou a escolha do tema: "Mais de sete milhões de jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre a violência contra as mulheres, reflexo da cultura machista que vê a mulher como objeto e propriedade". Nesse sentido é preciso reforçar o papel das mulheres como cidadãs de direitos.

OUTU

BRO

Fotografia: Jeanne Mello

1 de outubro – Dia Internacional do Idoso

10 de outubro – Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

12 de outubro – Dia Nacional de Luta por Creches

12 de outubro de 1810 – Nascimento de Nísia FlorestaEducadora, escritora e poetisa brasileira, considerada uma pioneira do feminismo no Brasil.

15 de Outubro - Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural A data foi estabelecida na IV Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, em 1995. Essa data foi escolhida por ser a véspera do Dia Mundial da Alimentação, e esta seria a forma de dar maior destaque ao papel que as mulheres do campo desempenham na garantia da segurança alimentar e na erradicação da pobreza no meio rural.

17 de outubro – Dia Internacional de Luta Contra a Pobreza e a Violência Sexista

26 de outubro – Dia Nacional da Juventude

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde adere à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.

CEAM promove capacitação para assistência socialA equipe do CEAM Chiquinha Gonzaga promoveu nos dias 20 e 27 de outubro na sede do Instituto Nacional de Assistência, Trabalho, Oportunidades e Saúde (INATOS), em Vila Isabel, curso de capacitação para os profissionais que atuam em equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social bem como para aqueles que atuam em projetos do instituto. O encontro teve como tema o combate à violência contra as mulheres, com informações, orientações e atividades de sensibilização quanto à situações de violência e a rede de atendimento.