boletim da associaÇÃo dos pesquisadores em histÓria...

18
ABPHE – NOTÍCIAS MARÇO DE 2009 EDITORIAL TAMÁS SZMRECSÁNYI (1936-2009) Com profundo pesar, recebemos, no dia 16 de fevereiro, a notícia do falecimento do Prof. Tamás Szmrecsányi. Por sua iniciativa, a ABPHE foi fundada em 1993. Nosso primeiro Presidente e membro nato do Conselho de Representantes, Tamás também criou e foi editor de nossa revista História Econômica & História de Empresas. Na história da ABPHE, Tamás ocupa, mais do que ninguém, um lugar especial. Nascido em Budapeste (Hungria), Tamás formou-se em Filosofia, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1961. Concluiu o Mestrado na New School of Social Research (New York) em 1969 e o Doutorado em Economia na Unicamp em 1976. Pós- doutorado na Universidade de Oxford, tornou-se Professor Titular em História Social da Ciência no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de

Upload: others

Post on 29-Dec-2019

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PESQUISADORES EM HISTÓRIA ECONÔMICA

ABPHE – NOTÍCIAS

MARÇO DE 2009

EDITORIAL

TAMÁS SZMRECSÁNYI (1936-2009)

Com profundo pesar, recebemos, no dia 16 de fevereiro, a notícia do falecimento do Prof. Tamás Szmrecsányi. Por sua iniciativa, a ABPHE foi fundada em 1993. Nosso primeiro Presidente e membro nato do Conselho de Representantes, Tamás também criou e foi editor de nossa revista História Econômica & História de Empresas. Na história da ABPHE, Tamás ocupa, mais do que ninguém, um lugar especial.

Nascido em Budapeste (Hungria), Tamás formou-se em Filosofia, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1961. Concluiu o Mestrado na New School of Social Research (New York) em 1969 e o Doutorado em Economia na Unicamp em 1976. Pós-doutorado na Universidade de Oxford, tornou-se Professor Titular em História Social da Ciência no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi professor visitante em várias universidades no exterior. Sua vasta produção científica inclui contribuições para o estudo da agricultura brasileira, para a história do pensamento econômico, para a história econômica do Brasil e para a história da ciência e da tecnologia. Além de sua intensa atuação na ABPHE, Tamás teve importante papel na articulação dos pesquisadores de história econômica latino-americanos e participou como nosso representante na Associação Internacional de História Econômica.

A seguir, transcrevemos duas notas – uma de Wilson Suzigan e a outra da Associação Mexicana de História Econômica – que expressam, melhor do que o registro acima, as múltiplas atividades desenvolvidas por Tamás e sua enorme relevância no ambiente acadêmico brasileiro e internacional.

UMA NOTA DE UM AMIGO SOBRE UM AMIGO

Wilson Suzigan

Nós, amigos e colegas de Tamás József Márton Jároly Szmrecsányi na ABPHE e na Unicamp, estamos profundamente consternados por sua morte no dia 16 de fevereiro de 2009, depois de uma longa e corajosa batalha contra um câncer no pâncreas. Infelizmente, sua grande determinação em lutar por sua vida foi incapaz de superar a doença e nós o perdemos. Mas seu legado e sua memória estarão conosco por muitos anos.

Tamás foi o fundador, primeiro presidente e membro permanente do Conselho da ABPHE. Mais do que isso, ele cuidou da ABPHE como alguém cuida de uma criança querida, sempre encorajando, estimulando, checando e, acima de tudo, usualmente com um sorriso, demandando de nós o mesmo cuidado e o cumprimento de metas e diretrizes de nossa associação. Sua dedicação para nossa associação foi ao ponto de assumir o pagamento da primeira taxa anual da filiação da ABPHE à Associação Internacional de História Econômica. Essa afiliação foi sua iniciativa logo após a fundação da ABPHE. Mas talvez o mais eloqüente exemplo de sua dedicação foi o fato de no último mês de janeiro, já muito debilitado pela quimioterapia, ter chamado alguns membros da presente diretoria da ABPHE e eu para encontrá-lo e discutir assuntos relativos à próxima eleição da nova diretoria e ao Congresso Brasileiro de História Econômica e Conferência Internacional de História de Empresas deste ano. Tamás foi também o fundador e primeiro editor da revista da ABPHE, História Econômica & História de Empresas, organizador de nosso primeiro congresso e conferência em 1993, e membro do comitê científico de todos os congressos e conferências subseqüentes.

Tamás obteve o título de Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), o grau de Mestre (M.A.) pela New School for Social Research, New York, e o Doutorado em Economia pela Unicamp. Nesta última instituição, sua brilhante carreira culminou com o título de Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) na disciplina de História Social da Ciência e Tecnologia. Sua atividade internacional incluiu posições como professor visitante e pesquisador na Inglaterra, França, Bélgica e em vários países latino-americanos. Ele foi por muitos anos membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de História Econômica (IEHA) e membro de várias organizações profissionais e científicas internacionais, entre elas a Economic History Association (USA), Economic History Society (UK), Conference on Latin American History (CLAH), Latin American Studies Association (LASA) e Association Française des Historiens Economistes (France). A grande contribuição de Tamás ao estudo da história econômica e da história de empresas na América Latina exerceu papel ativo na congregação da ABPHE com suas associações irmãs da Argentina e do Uruguai. Tendo amigos nessas três associações, ele desejava a participação deles em cada um desses congressos e assim sugeriu que cada congresso nacional tivesse lugar em anos diferentes, uma prática que é respeitada até hoje. Em 2007, quando as associações latino-americanas de história econômica iniciaram a discussão da possibilidade de organizar um primeiro congresso latino-americano conjunto, Tamás imediatamente deu à idéia um entusiástico e incondicional suporte.

As publicações de Tamás inclui um grande número de artigos, livros, capítulos de livros, monografias e trabalhos apresentados em encontros científicos nacionais e internacionais, congressos e conferências, cobrindo um extenso número de tópicos de pesquisa em áreas como história econômica, história da agricultura, história do pensamento econômico e história da ciência e tecnologia. No DPCT ele manteve suas aulas, orientação de teses e atividades de pesquisa mesmo após a aposentadoria. De fato, ainda no último mês de dezembro ele coordenou um grande encontro de pesquisadores da Unicamp e de várias outras instituições que participaram de um projeto de pesquisa inter-institucional sob sua coordenação.

Como seu amigo próximo, colega na ABPHE e na Unicamp, eu testemunhei a profunda tristeza que sua morte causou em todos os seus amigos, colegas na Unicamp, ABPHE e várias organizações nacionais e internacionais. Nós o perdemos e, com ele, a permanente dedicação aos ideais que ele partilhava com todos nós. E, acima de tudo, nós perdemos o otimismo e a determinação com a qual ele encarava a vida em geral, e seu sempre presente bom humor, em qualquer situação. Um belo momento que dividi com Tamás foi na cerimônia em que recebi um importante prêmio como professor e pesquisador. Ao passar às minhas mãos o pesado prato de bronze, ele percebeu meu espanto com o peso e disse “isto será muito útil para impedir que sua porta bata”. Esta é uma lembrança duradoura e bem humorada que guardo de meu amigo Tamás.

NOTA DA ASSOCIAÇÃO MEXICANA DE HISTÓRIA ECONÔMICA

Recebemos no dia 16 de fevereiro a trágica notícia do falecimento de Tamás Szmrecsányi, que foi fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de História Econômica (ABPHE, estabelecida em 1993). Durante muito tempo o Dr. Szmrecsányi foi professor de Política Científica e Tecnológica no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, onde realizou inumeráveis trabalhos sobre história econômica, história agrária e história do pensamento econômico e científico.

Durante muitos anos, Tamás foi membro do comitê executivo da Associação Internacional de História Econômica (IEHA) e impulsor fundamental da crescente participação dos historiadores econômicos latino-americanos nos congressos internacionais. Tamás manteve laços com numerosos historiadores do México desde muitos anos. Tamás colaborou assiduamente na revista América Latina en la Historia Econômica: Boletin de Fuentes, que é editada no Instituto Mora e conseguiu a participação de muitos investigadores brasileiros nessa revista e em reuniões acadêmicas que contam com uma importante participação mexicana. Em poucas palavras, o Dr. Szmrecsányi foi a ponte acadêmica mais importante entre os historiadores econômicos do México e do Brasil há uma década.

Tamás Szmrecsányi é autor de grande número de obras de história econômica e um promotor editorial da disciplina sem par no Brasil, especialmente pela Editora Hucitec. Entre suas obras se encontra uma colação especial publicada pela ABPHE entre 1998 e 2000: Tamás Szmrecsányi e José Roberto do Amaral Lapa (orgs.). História Econômica da Independência e do Império; Tamás Szmrecsányi (org.). História Econômica do Período Colonial; Sergio Silva e Tamás Szmrecsányi (orgs.). História Econômica da Primeira República; Wilson Suzigan e Tamás Szmrecsányi (orgs.). História Econômica do Brasil Contemporâneo; Tamás Szmrecsányi e Ricardo Maranhão (orgs.). História de Empresas e Desenvolvimento Econômico.

Uma das últimas obras mais importantes de Tamás foi o volume que editou conjuntamente com Francisco da Silva Coelho, Ensaios de História do Pensamento Econômico no Brasil Contemporâneo, Editora Atlas/Ordem dos Economistas do Brasil, 2007, 464 p., que inclui cerca de trinta ensaios de destacados economistas e historiadores econômicos brasileiros.

Por sua vez, Tamás foi fundador e promotor da excelente revista da ABPHE, História Econômica & História de Empresas, publicada desde 1998.

Lamentamos muitíssimo o falecimento de nosso querido amigo Tamás o que representa uma enorme perda para a história econômica brasileira e latino-americana.

AMHE, fevereiro de 2009.

______________________________________________________________________

AGENDA

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E

9ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS

CAMPINAS - 6, 7 E 8 DE SETEMBRO DE 2009

Os eventos serão realizados no Instituto de Economia da Unicamp. A Comissão Organizadora está composta por: Josué Modesto dos Passos Subrinho (Presidente da ABPHE, UFS); Pedro Paulo Zahluth Bastos (Coordenador, IE/Unicamp); Ismênia de Lima Martins (UFF), Vera Lúcia do Amaral Ferlini (USP), Lígia Osório Silva (Unicamp), Maria Lúcia Lamounier (USP), Eduardo de Barros Mariutti (Unicamp), Flávio Saes (USP) e Hernani Maia Costa (Unicamp).

Está prevista a presença de três conferencistas estrangeiros (já confirmados Robert Brenner e Peter Cain) e a realização de quatro mesas-redondas e trinta e seis sessões de comunicações. Estas serão organizadas nos seguintes módulos:

I. Brasil Colônia

II. Brasil Império

III. Brasil República

IV. História Econômica Geral e Economia Internacional

V. História do Pensamento Econômico, Historiografia e Metodologia

VI. História de Empresas e História da Tecnologia

Os textos completos das comunicações, a serem avaliados pela Comissão Científica, devem ser enviados até 30 de abril de 2009 para o endereço eletrônico [email protected] juntamente com a ficha de inscrição disponível no site da ABPHE (www.abphe.org.br). Os textos devem ser encaminhados no programa Word for Windows, máximo de 20 páginas com resumo de no máximo 10 linhas; fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5. Para demais especificações, acompanhar o padrão da revista História Econômica & História de Empresas contidas no site da ABPHE. Até 31 de maio de 2009 será divulgada a relação das comunicações aprovadas pela Comissão Científica. As taxas de inscrição para os que tiverem seus trabalhos aprovados são as seguintes:

Sócios da ABPHE: Profissionais – R$120,00; Estudantes: R$ 60,00

Não sócios: Profissionais – R$150,00; Estudantes: R$ 75,00

II. Outros eventos a serem realizados em 2009

No Brasil:

1)III Encontro de Economia Catarinense: Blumenau – 23 a 25 de abril de 2009.

Informações na página da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense: http://www.apec.unesc.net

2) XIV Encontro Nacional de Economia Política: São Paulo, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), 9 a 12 de junho de 2009. Organizado pela SEP (Sociedade Brasileira de Economia Política), o evento será realizado conjuntamente com o IX Colóquio Latinoamericano de Economia Política e o IV Colóquio de la Sociedad Latinoamericana de Economia Política y Pensamiento Critico (SEPLA). Site: http://www.sep.org.br/pt/evento/php

3) International Symposium on the History of Economic Thought: São Paulo, FEA-USP, 3 a 5 de agosto de 2009. Programa e informações: http://www.usp.br/feaecon/ishet/

4) III Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistema-Mundo: Brasília, UnB, 26 e 27 de agosto de 2009. Submissão de resumos até o dia 13 de abril de 2009. Informações: Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPEPSM). ([email protected]).

No Exterior:

Obs.: Sugerimos aos associados interessados em eventos realizados no exterior que consultem o site da Associação Mexicana de História Econômica (http://www.economia.unam.mx/amhe/). Nesse site há um grande volume de informações relativas à área de História Econômica (e áreas conexas), inclusive uma relação com inúmeros eventos (congressos, seminários, simpósios, colóquios) a serem realizados nos mais diversos países. Trata-se de uma inestimável fonte de informações sobre nossas áreas de interesse que certamente poderá ser consultada com grande proveito por nossos associados. Desse site, destacamos apenas alguns eventos a serem realizados no ano de 2009 entre as dezenas que estão ali registrados.

Eventos com inscrições encerradas:

1) XVth World Economic History Congress (organizado pela Associação Internacional de História Econômica). Utrecht (Holanda), 3 a 7 de agosto de 2009. Site: http://www.wehc2009.org/

2) XXIII International Congresso f History of Science and Technology. Budapeste (Hungria), 28 de julho a 2 de agosto de 2009. Site: http://www.conferences.hu/ichs09/index.htm

Eventos com inscrições abertas:

1) XXIX Congresso da Associação Portuguesa de História Econômica e Sócia

(APHES). 13-14 de novembro de 2009. Submissão de propostas até 30 de abril

de 2009. Site: http://www.aphes.pt

2) Segundas Jornadas de Historia de la Industria y los Servicios. 23-25 de setembro

de 2009. Resumos até: 18/5/2009. Informações pelo e-mail: [email protected]

3) V Congresso de História Ferroviária. Palma de Mallorca, 14-16 de outubro de

2009. Site: http://www.docutren.com/congreso_palma/index.html

NOTÍCIAS DE EVENTOS REALIZADOS EM 2008

ABPHE na ANPEC

No dia 12 de dezembro pp., a ABPHE realizou sua sessão no XXXVI Encontro Nacional de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia) em Salvador-Ba. A sessão, com o tema geral “Economia, história e demografia do norte agrário do século XIX”, foi organizada por nosso Presidente, Prof. Josué Modesto dos Passos Subrinho que também coordenaria a sessão. Por compromissos como Reitor da Universidade Federal de Sergipe, o Prof. Josué não pode comparecer; na sessão foram apresentadas as seguintes comunicações de nossos associados:

Maria José Rapassi Mascarenhas: “Fortunas baianas no alvorecer do século XIX”.

Teresa Cristina de Novaes Marques: “Tensões políticas e interesses em Pernambuco, 1817”.

Flávio Versiani: “O escravismo no “Leão do Norte”: uma análise das zonas da mata, agreste e sertão pernambucano nos oiteocentos”.

Renato Leite Marcondes:”As desigualdades regionais no século XIX: uma análise da propriedade escrava e do comércio marítimo do norte agrário no Brasil Imperial”.

______________________________________________________________________

NOTÍCIAS DE LIVROS DE ASSOCIADOS

Foram publicados recentemente os seguintes livros de nossos associados:

SILVA, Ligia Osório. Terras devolutas e latifúndio: efeitos da lei de 1850. 2ª ed., Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2008. Trata-se da segunda edição sob a forma de livro da tese de doutorado de Ligia Osório Silva, secretária da ABPHE. Esta nova edição do livro, originalmente uma tese defendida na PUC-SP sob orientação do Prof. Octavio Ianni, é bastante oportuna por se tratar de uma referência obrigatória nos estudos sobre a questão da terra no Brasil.

SUPRINYAK, Carlos Eduardo. Tropas em marcha: o mercado de animais de carga no centro-sul do Brasil imperial. O livro resulta da dissertação de mestrado do autor, defendida, sob orientação do Prof. Renato Marcondes, no Programa de Pós-Graduação em Economia da FCL da Unesp/Araraquara. “Por meio de vasta e rica documentação, o autor traça a evolução deste mercado [do comércio de animais de carga] ao longo de quatro décadas, identificando, ao mesmo tempo, o enorme impacto ali exercido pelo complexo exportador e a diversidade de respostas suscitadas por tal impulso”.

MONTEIRO, Denise Mattos. Terra e trabalho na História. Estudos sobre o Rio Grande do Norte. Natal: Edufran, 2008. Coletânea de quatro artigos em que a autora examina a política de terras e a formação do mercado de trabalho no região nordeste do Brasil durante o Império e a primeira República. “Terra e trabalho, como temas fundamentais para compreensão histórica do Brasil, há muito tem sido objeto da historiografia brasileira. Carecemos, contudo, de estudos que enfoquem especificidades locais/regionais dessa história (...) Os artigos reunidos nesse livro compõem um painel da história econômica e social do Rio Grande do Norte a partir dessa temática específica”.

Pelo interesse que pode ter para vários pesquisadores de nossa história econômica, divulgamos a seguir a publicação, pela Editora da Unesp com o apoio da Fapesp, da “Trilogia da Imigração”: é o resultado de projeto financiado pela Fundação Casamarca (Itália) e desenvolvido pelo Nepo/Unicamp. Seus autores são: Maria Sílvia Bassanezi, Carlos de Almeida Bacellar, Ana Sílvia Volpi Scott e Oswaldo Serra Truzzi. A trilogia é composta pelos seguintes volumes:

I. Atlas da imigração internacional em São Paulo, 1850-1950.

II. Roteiro de fontes sobre a imigração em São Paulo, 1850-1950.

III. Repertório de legislação brasileira e paulista referente à imigração

Para outras informações consultar www.editoraunesp.com.br

_____________________________________________________________________

NOTÍCIA BIBLIOGRÁFICA/CONCURSOS

REVISTAS

1) Fronteiras, Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados: Paulo R. Cimo Queiroz, conselheiro da ABPHE, solicita a divulgação da chamada de artigos, resenhas e documentos para o dossiê Ensino de História a ser publicado no número 20 da revista (2009/2). Prazo para recebimento: 15 de agosto de 2009. Informações e normas de publicação: http://www.periodicos.ufgd.edu/index.php/FRONTEIRAS.

2) HEERA – Revista de História Econômica e Economia Regional Aplicada: o editor, nosso associado Anderson Pires, informa o lançamento do último número dessa revista eletrônica e que o prazo para o envio de artigos para o próximo número se encerra no dia 31 de julho de 2009 (www.heera.ufjf.br).

3) AEDOS – Revista do Corpo Discente do PPG em História da UFRGS: o Conselho Editorial informa o lançamento de seu primeiro número e o site da revista: www.ufrgs.br/ppghist/aedos

4) Leituras de Economia Política – Revista dos alunos de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Unicamp. Os interessados em submeter artigos para a revista devem enviá-los para o e-mail: [email protected] . Para informações sobre as normas da revista, entrar em contato por meio desse endereço.

CONCURSOS DOCENTES

Temos divulgado com freqüência, por e-mail para nossos associados, a abertura de inscrições para concursos docentes nas áreas de História Econômica, História e Economia. Como, em geral, entre a abertura do concurso e o encerramento das inscrições o prazo é relativamente curto, não reproduziremos neste boletim as notícias já enviadas por e-mail. Mas pedimos a atenção de nossos associados interessados nesses concursos para as mensagens enviadas sempre que temos notícia de algum concurso. E também pedimos aos associados que tenham conhecimento da abertura de inscrições para concursos docentes que informem a Secretaria da ABPHE, pelo e-mail [email protected] para que possamos passar a notícia aos associados.

______________________________________________________________________

VISITE O SITE DA ABPHE!

Confira as notícias e novidades no site da associação: www.abphe.org.br . Além dos Boletim ABPHE-Notícias, os sumários e textos/artigos (arquivos pdf ) da nossa revista História Econômica & História de Empresas já estão online! Acompanhe também no site notícias sobre a preparação do VIII Congresso da ABPHE e 9a. Conferência Internacional de História de Empresas/2009.

______________________________________________________________________

HISTÓRIA ECONÔMICA & HISTÓRIA DE EMPRESAS

Em janeiro foi lançado novo número da revista da ABPHE, História Econômica & História de Empresas (Volume XI, n° 1, jan-jun 2008), com os seguintes artigos:

Tamás Szmrecsányi.. “Contribuição de Edith Penrose (1914-1996) à historiografia das empresas multinacionais”.

Carlos Alberto Cordovano Vieira. “Interpretações da colônia: leitura das contribuições de Nelson Werneck Sodré e Alberto Passos Guimarâes”.

Graciela de Souza Oliver. “Análise comparativa das políticas de combate ao mosaico da cana-de-açúcar em São Paulo e em Minas Gerais”.

Luis Augusto Farinatti. “Os grandes estancieiros e além: criadores de gado na fronteira meridional do Brasil (Alegrete, 1831-1970)”.

Paulo Roberto Cimó Queiroz. “O desafio do espaço platino às tendências do antigo sul de Mato Grosso ao mercado nacional brasileiro: um hiato em dois tempos”.

Maurício C. Coutinho. Resenha bibliográfica do A Farewell to Alms – a brief economic history of the world de GregoY Clark.

Lembramos que a revista HE&HE da ABPHE está recebendo contribuições de artigos.

Os artigos a serem submetidos à Comissão Executiva devem ser remetidos por e-mail e uma via impressa para:

Renato Leite Marcondes

FEA-RP/USP; Avenida dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto; SP, CEP 14040-900

e-mail [email protected]

Telefone: 0XX 16 3602 4479

Sumário dos últimos números da revista:

HE&HE , X, 2, jul.dez. 2007

Marcelo Magalhães Godoy

Civilizações da cana-de-açúcar: Dois paradigmas de atividades agroaçucareiras no Novo Mundo, séculos XVI a XIX.

Luciana Suarez Lopes

Uma economia em transição: a economia e a alocação de riqueza na antiga Vila de São Sebastião do Ribeirão Preto, década de 1870.

Felipe Amin Filomeno

Pedro Antonio Vieira

Impacto da transição da hegemonia financeira mundial do Reino Unido para os EUA sobre a política econômica brasileira e argentina nos anos 1920

Suzana Quinet de Andrade Bastos

Lourival Batista de Oliveira Júnior

Rogério Silva de Mattos

Implantação da Companhia Paraibuna de Metais. (CPM) em Juiz de Fora (MG).

Resenha bibliográfica do livro Indústrias têxteis na periferia: origens e desenvolvimento – o caso do Vale do Paraíba de Fábio Ricci, por Tatiana Pedro Colla Belanga

Resenha bibliográfica do livro Café e expansão ferroviária: a Companhia E. F. Rio

Claro (1880-1903) de Guilherme Grandi, por Paulo Roberto Cimó Queiroz.

Resenha bibliográfica do livro Paisagem estrangeira. Memórias de um bairro judeu no Rio de Janeiro de Fania Fridman, por Carlos Lessa.

HE&HE , X 1, jan.jun 2007

Diogo de Carvalho Cabral

A economia madeireira no colonial tardio fluminense: uma primeira aproximação

Cláudia Regina Salgado de Oliveira Hansen

Alexandre Macchione Saes

Poder Municipal e as concessões de serviços públicos no Brasil no início do século XX

Alcides Goularti Filho

A lenta trajetória da construção do porto de Laguna

Gustavo Pereira da Silva

Armando Dalla Costa

Companhia Ararense de Leiteria (1909-1920): Louiz Nougués e a realização de um sonho

Julio Cesar Bellingieri

Origem e evolução da aglomeração de empresas fabricantes de filtros de água em Jaboticabal- SP, 1920-2005.

Resenha bibliográfica do livro Crescimento Econômico e Crise na Argentina de 1870 a 1930: A Belle Époque de Maria Heloisa Lenz, por Fausto Saretta.

HE&HE. IX n 2, jul. dez., 2006

João Luiz Maximo da Silva

As empresas de energia e o consumo doméstico de gás em São Paulo no início do século XX.

Francisco Luiz Corsi

O I Congresso Brasileiro de Economia.

Carlos Eduardo Suprinyak

Tropas conduzidas pela Barreira de Itapetininga e o comportamento do mercado de muares 1854-1869.

Renato Perim Colistete

As forças das idéias: a CEPAL e os industriais paulistas na primeira metade da década de 1950.

Zephyr Frank

Padrões de riqueza no sudeste do Brasil 1815-1860.

Isabel Maria Madaleno

Companhia das Lezírias – O passado e o presente.

Resenha Bibliográfica do livro História Econômica da Cidade de São Paulo de Tamás Szmrecsányi (org.), por Maria Lucia Caria Gitahy

_______________________________________________________________

TAXAS DE ANUIDADE

A Diretoria da ABPHE começou a emitir os boletos bancários das ANUIDADES de 2009. Como vocês já sabem, desde 2008, a ABPHE passou a cobrar as anuidades por meio do boleto bancário enviado pelo BANCO ITAÚ para as residências dos associados. Em vista disso, solicitamos que caso tenha havido alguma alteração nos seus dados: Endereço para correspondência (Av. Rua, bairro, Cidade, CEP, UF); número do CPF; E-mail e categoria de sócio (profissional ou estudante) comuniquem à Secretaria da ABPHE email [email protected]

ANUIDADE de 2009

Até

30/04/2009

Desconto de 10%

Depois de 30/04/2009

PROFISSINAIS

108,00

120,00

ESTUDANTES

54,00

60,00

A cobrança via boleto bancário importa em custos para ABPHE de emissão e de baixa de boletos, quando o pagamento não foi efetuado. Portanto, solicitamos aos associados que façam o pagamento do boleto até o prazo do VENCIMENTO de 31 DE AGOSTO DE 2009.

Reiteramos que a receita da ABPHE é formada basicamente pelas contribuições de seus sócios e que, por meio deste recurso, a ABPHE pode dar continuidade as suas atividades: publicação da revista História Econômica & História de Empresas, HE&HE, com mais de 10 anos de existência: Congressos e Conferências, que cumprem com sucesso a periodicidade de 2 em 2 anos; divulgação de informações de interesse dos associados por meio do ABPHE-Noticias (via email), com periodicidade trimestral e de mensagens enviadas pela Secretaria da ABPHE quase que diariamente por e-mail.

Aguardem seus boletos de 2009!

LIVROS E REVISTAS DA ABPHE À VENDA!

Revistas:

História Econômica & História de Empresas (exemplar avulso): R$15,00

Livros:

Coletânea de textos apresentados no I Congresso Brasileiro de História Econômica (1993). São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1996 (5 volumes conforme abaixo)

História do Período Colonial (Org. SZMRECSÁNYI, T.; LAPA, J. R. A.) – R$ 40,00

História Econômica da Independência e do Império. (Org. SZMRECSÁNYI, T.; LAPA, J. R. A.) – R$ 48,00

I República (Org. SZMRECSÁNYI, T.) – R$ 62,00

História Econômica do Brasil Contemporâneo. (Org. SZMRECSÁNYI, T.; SUZIGAN, W.) – R$ 48,00

História de Empresas e Desenvolvimento Econômico (Org. SZMRECSÁNYI, T.; MARANHÃO, R.) – R$ 62,00

VILLELA, A. Escritos selecionados de Aníbal Villela. Brasília: IPEA, 2000. – R$ 20,00

COSTA, A. Dalla; FERNANDES, A. S.; SZMRECSÁNYI, T. (Org.). Empresas, empresários e desenvolvimento econômico no Brasil. São Paulo: Hucitec/ABPHE, 2008 – R$ 40,00

Diretoria e Conselho de Representantes (2007-2009)

Presidente: Josué Modesto dos Passos Subrinho

Vice-Presidente: Flávio Azevedo Marques de Saes

Primeira Secretária: Maria Lúcia Lamounier

Segunda Secretária: Ligia Maria Osório Silva

Primeira Tesoureira: Maria Alice Rosa Ribeiro

Segunda Tesoureira: Pedro Paulo Zahluth Bastos

Conselho de Representantes:

Região Norte1º. Titular - Roberto Oliveira Santos 2º. Titular - Fábio Carlos da Silva

Região Centro-Oeste1º. Titular - Maria Tereza Ribeiro de Oliveira 2º. Titular - Paulo Roberto Cimó Queiroz Suplente - Tereza Cristina de N. Marques

Região Nordeste1º. Titular - Luiz Fernando Saraiva2º. Titular - Cesare GalvanSuplente - Amilcar Baiardi

Região Sudeste1º. Titular - Sonia Regina de Mendonça 2º. Titular - Eduardo Motta Albuquerque

Suplente: Ângelo Alves Carrara

_______________________________________________________________

EXPEDIENTE:

SECRETARIA DA ABPHE

CONTATO: EMILIANA CRISTINA OLIVEIRA

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO (FEA-RP/USP)

AVENIDA DOS BANDEIRANTES, 3900. RIBEIRÃO PRETO, SP. CEP 14040-900

TELEFONE: 0XX 16 3602 3886

E-MAIL DA SECRETARIA: [email protected]

SITE: www.abphe.org.br

� EMBED Word.Picture.8 ���

_1286340633.doc