bobinadeira manual

2
Bobinadeira Manual Enrolar um indutor ou um pequeno transformador em casa é uma tarefa bastante chata que de vez em quando temos que enfrentar. Enrolar manualmente o fio em um carretel é, sem duvida, algo cansativo e que nem sempre conduz a um bom resultado. Para me auxiliar nessa tarefa procurei um meio fácil e barato de construir uma bobinadeira manual. Para isso me inspirei em diversas construções propostas na internet (ver exemplos). Contudo, adotei uma ideia mais simples ainda, sem automação alguma e sem contadores eletrônicos ou acionamentos elétricos. Em outras palavras, adotei um tipo de construção completamente mecânica, barata, fácil e rápida de montar. A base da construção foi toda confeccionada em MDF, entre outras sucatas que eu tinha à mão. O ponto de partida real foi adquirir uma furadeira manual em uma loja de ferragens, tal como mostrado abaixo: Achei este modelo bastante conveniente para meus propósitos uma vez que ela pode ser completamente desmontada e adaptada. O primeiro passo foi remover o cabo, que é parafusado no corpo da furadeira. Em seguida, removi o mandril e desmontei o mesmo, conservando as castanhas na sua posição original. Então, introduzi pela parte posterior do mandril um parafuso longo com cabeça sextavada juntamente com algumas arruelas para centrar o conjunto. Tal parafuso servirá de eixo onde os carretéis são fixados com o auxilio de dois batentes circulares, também confeccionados em MDF. Sendo assim, após posicionar e centrar o carretel, este será pressionado por tais batentes sendo o conjunto fixado por uma porca auxiliada por uma arruela de pressão. No eixo da furadeira acrescentei uma segunda porca para fixar uma haste contra a parte posterior do mandril. A finalidade de tal haste será acionar o contador mecânico de espiras. Na presente montagem usei um contador UpGreen modelo RS‐5 comprado em uma loja de material eletro eletrônico. Os detalhes desta parte da montagem são mostrados na foto abaixo. Manete Haste Mandril Eixo Punho Cabo

Upload: sergio-gomes-jordao

Post on 20-Jan-2016

45 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bobinadeira Manual

Bobinadeira Manual

Enrolar um indutor ou um pequeno transformador em casa é uma tarefa bastante chata que devez em quando temos que enfrentar. Enrolar manualmente o fio em um carretel é, sem duvida, algocansativo e que nem sempre conduz a um bom resultado. Para me auxiliar nessa tarefa procurei ummeio fácil e barato de construir uma bobinadeira manual. Para isso me inspirei em diversas construçõespropostas na internet (ver exemplos). Contudo, adotei uma ideia mais simples ainda, sem automaçãoalguma e sem contadores eletrônicos ou acionamentos elétricos. Em outras palavras, adotei um tipo deconstrução completamente mecânica, barata, fácil e rápida de montar. A base da construção foi todaconfeccionada em MDF, entre outras sucatas que eu tinha à mão. O ponto de partida real foi adquiriruma furadeira manual em uma loja de ferragens, tal como mostrado abaixo:

Achei este modelo bastante conveniente para meus propósitos uma vez que ela pode sercompletamente desmontada e adaptada. O primeiro passo foi remover o cabo, que é parafusado nocorpo da furadeira. Em seguida, removi o mandril e desmontei o mesmo, conservando as castanhas nasua posição original. Então, introduzi pela parte posterior do mandril um parafuso longo com cabeçasextavada juntamente com algumas arruelas para centrar o conjunto. Tal parafuso servirá de eixo ondeos carretéis são fixados com o auxilio de dois batentes circulares, também confeccionados em MDF.Sendo assim, após posicionar e centrar o carretel, este será pressionado por tais batentes sendo oconjunto fixado por uma porca auxiliada por uma arruela de pressão. No eixo da furadeira acrescenteiuma segunda porca para fixar uma haste contra a parte posterior do mandril. A finalidade de tal hasteserá acionar o contador mecânico de espiras. Na presente montagem usei um contador UpGreenmodelo RS‐5 comprado em uma loja de material eletro eletrônico. Os detalhes desta parte damontagem são mostrados na foto abaixo.

Manete

Haste

Mandril

Eixo

Punho

Cabo

Page 2: Bobinadeira Manual

A furadeira é então fixada na base, sendo a mesma presa por dois parafusos, um na parteposterior, substituindo o cabo, e outro que fixa o punho de madeira na base de MDF. O aspecto geral damontagem é ilustrado abaixo. Aqui deve‐se salientar que a haste do manete deverá ser adequadamenteencurtada para evitar interferências com o movimento da haste que acionará o contador de espiras.Além disso, na base de MDF foi adicionado dois parafusos (veja vista lateral) que possibilitam a fixaçãoda bobinadeira em uma morsa, ou algo do gênero.

Para operar a engenhoca, recomenda‐se que o conjunto seja fixado em algum ponto da bancadade trabalho, via de regra uma morsa (ou torno) de bancada. Em condições normais de utilização, abobinadeira é acionada usando a mão esquerda, enquanto a mão direita posiciona e guia o fio nocarretel. Isso é ilustrado nas fotos abaixo.